Ligados.com História 5º ano

Page 70

A imagem do monumento deve suscitar uma discussão sobre a função dos monumentos como símbolos da memória coletiva de uma comunidade. Instigar os alunos sobre a função dos monumentos hoje e sobre a importância da preservação da memória e do respeito ao patrimônio histórico. Ler a seguir texto que explica o conceito de patrimônio e de educação patrimonial.

A definição mais abrangente do termo “patrimônio” indica bens e valores materiais e imateriais, transmitidos por herança de geração a geração na trajetória de uma sociedade. A ideia de cultura não é mais aquela que indicava acúmulo e refinamento de informações e conhecimentos, mas a de um processo contínuo de transmissão de valores e crenças, de saberes e modos de fazer e de viver que caracterizam um grupo social, uma comunidade. O patrimônio cultural se manifesta, assim, como um conjunto de bens e valores, tangíveis e intangíveis, expressos em palavras, imagens, objetos, monumentos e sítios, ritos e celebrações, hábitos e atitudes, cuja manifestação é percebida por uma coletividade como marca que a identifica, que adquire um sentido comum e compartilhado por toda a sociedade. Trabalhar com a educação patrimonial não pode ser uma tarefa de passagem de informações e discursos pré-fabricados, mas levar o educando, no processo de conhecimento, a identificar o significado atribuído às coisas por uma determinada cultura, a mergulhar no universo de sentidos e correlações que eles oferecem à descoberta, a procurar entender a linguagem cultural específica utilizada naquelas manifestações e envolver-se efetivamente com elas, através das vivências e experimentações. A Educação Patrimonial pode ser um instrumento chave para a leitura do mundo e para a comunicação com o outro. Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/V-historia.html>. Acesso em: junho de 2014.

Para organizar e fundamentar o trabalho de visita aos monumentos ou a exploração de locais do patrimônio cultural, sugere-se o roteiro a seguir, em três etapas:

Pré-visita Reunir uma equipe de professores de outras disciplinas, como, Educação Física e Arte, para ajudarem-no a preparar os alunos para essa atividade. Propor perguntas, apresentar imagens, ler pequenos textos para preparar os alunos sobre o bem material que irão conhecer. Visita ao bem Organizar um conjunto de atividades variadas durante a visita, como, por exemplo, sessões de desenho ou de fotografia, entrevistas (aos guias, aos funcionários ou aos alunos), redação individual de um diário da visita, registro por meio de filmagem, em alternância com tempos de descanso e de diversão. Após a visita A continuidade da visita é tão importante quanto os preparativos. Deixar os alunos assimilarem a experiência que viveram e incentivar a troca de pontos de vista. Algumas sugestões de encaminhamento:

230 PROSA_Hist5_MP_201a288_parte específica.indd 230

7/16/14 5:01 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.