
2 minute read
NOTÍCIAS
Boletim Informativo Semanal 16 De Maio De 2022
jetos de práticas pedagógicas ainda não executadas. Já a categoria Escola conta apenas com a modalidade Gestão com Equidade e Antirracista (GEA). Os professores terão que estar em atividade nas diferentes etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e de todas as Modalidades de Ensino (Educação de Jovens e Adultos; Educação Escolar Quilombola; Educação Indígena; Educação Pro ssional e Tecnológica; Educação Especial e Educação à Distância). Também podem participar gestoras/es de escolas (diretoras/ es e coordenadoras/es pedagógicas/os) que estejam em atividade na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e de todas as Modalidades de Ensino (Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Escolar Quilombola; Educação Indígena; Educação Pro ssional e Tecnológica; Educação Especial e Educação à Distância).
Advertisement
Pr Mios
Da premiação - Serão eleitas oito propostas na categoria Professor, sendo que cada uma levará o prêmio de 7 mil reais, além de um kit de livros na temática de equidade racial e de gênero na educação básica. Será ofertado também um curso virtual de formação continuada no mesmo tema. Na categoria Gestão de Escola, os vencedores também receberão o curso e o kit. Além disso, cada uma das oito propostas eleitas na etapa nal do processo de seleção receberá equipamentos para a escola, elegíveis numa listagem fornecida pelo CEERT, dentro do valor de 10 mil reais. Mais informações neste link: https://premio2022.ceert.org.br/
ESTUDO REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE MAN- TER MÁSCARAS NAS ESCOLAS
O uso disseminado de máscaras de alta qualidade, como a N95 e a PFF2, somado ao monitoramento dos casos de COVID-19 e outras medidas não farmacológicas, pode manter muito baixos os níveis de transmissão do novo coronavírus nas escolas até mesmo em cidades com baixa taxa de vacinação. Já em um cenário em que ninguém usa máscaras, variantes mais transmissíveis como a ômicron poderiam infectar até 80% da população. Essas são algumas das conclusões de um Estudo publicado na plataforma arXiv em versão preprint.
O trabalho é liderado por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos. O trabalho concluiu que o uso de máscaras de má qualidade (como as de pano) por estudantes e pro ssionais da educação aumentaria em cinco vezes as transmissões em relação ao cenário com escolas fechadas. No caso de os estudantes usarem máscaras consideradas de boa qualidade, como as cirúrgicas (e cácia de ltragem de 50%), e os funcionários das escolas utilizarem as N95 ou PFF2 (que têm 95% de e cácia de ltragem), o aumento da transmissão seria de três vezes, comparado ao período sem aulas presenciais. O artigo Quantifying protocols for safe school activities, ainda sem revisão por pares, pode ser lido em: arxiv. org/abs/2204.07148.
(Retirado da Agência Fapesp, por André Julião).
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SINTEP-PB
Secretários: Sarturno Medeiros e Manoel Brasileiro
Jornalista: Antonia Sousa - DRT14789/92
Diagramação: Ana Holanda