1 minute read

NOTÍCIAS

BOLETIM - RETROSPECTIVA 202227 DE DEZEMBRO DE 2022

ocasião, foi distribuído também uma carta aberta à população pessoense, pedindo apoio de toda sociedade para os pro issionais que não puderam estar presentes izeram ampla mobilização nas redes sociais, solicitando apoio de parlamentares em defesa da educação.

Advertisement

de o início do primeiro Governo João Azevedo e da gestão deste Secretário de educação que continuou em silêncio e omisso com tudo isto e não respondeu o pedido de audiência para receber a entidade, para solucionar o ‘caos’ estabelecido nas escolas paraibanas.

GANHOS JURÍDICOS PARA TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO

REMUNERAÇÃO COMPLETA DURANTE LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO (Com vencimento, bolsa desempenho, GHA e bolsa cidadã)

A ação coletiva impetrada pelo SINTEP-PB, cobrando que todos e todas as professoras que entraram em licença para capacitação e recebem sua remuneração integral, obteve ganho em primeira instância, pois a justiça concedeu sentença procedente. Mesmo cabendo recurso por parte do Governo, a Diretoria do Sindicato está con iante na vitória neste processo. Atualmente, o Governo da Paraíba corta a bolsa cidadã e a GHA de professores e professoras que solicitam licença para capacitação (especialização, mestrado e doutorado).

Foram vários o ícios enviados pelo SINTEP-PB ao Secretário de Educação, Cláudio Furtado solicitando audiência para tratar da situação caótica das escolas do Estado, após o início do ano letivo, com um cenário agravante encontrado na maioria das unidades escolares distribuídas em todo Estado, sem condições para funcionamento. Para tanto, a diretoria do Sindicato cobrou responsabilidade do Gestor, que o mesmo se pronunciasse e recebesse os dirigentes da entidade, apresentando um plano de soluções para a in inidade dos problemas administrativos e tecnológicos vividos pelos pro issionais em Educação nas escolas estaduais, sem poder exercer suas atividades, bem como toda comunidade escolar. Situação que se arrastou des-

O SINTEP-PB tem outras duas ações semelhantes, cobrando que o Estado pague a remuneração integral, para quem usufrui de licença maternidade e licença saúde. As ações ainda aguardam julga-