
1 minute read
NOTÍCIAS
BOLETIM - RETROSPECTIVA 202227 DE DEZEMBRO DE 2022
crie dívidas para um próximo governo. A categoria decidirá se mantém um acordo informal com o governo ou se faz um acordo judicial, em ação já ajuizada pelo SINTEP-PB, para garantir um acordo formal.
Advertisement
(5% a cada 3 anos) e progressões verticais (com uma ampliação salarial de 100% entre docentes com doutorado e docentes com nível médio) que não iria ser levado em conta pois o Governador havia alegado perdas e diminuição das verbas no orçamento e não haveria condições de pagar estes os bene ícios, caso fosse aprovado. A mobilização da categoria nas redes sociais foi importante para a mudança da proposta do governo. Seguiremos juntos na luta para que a valorização da nossa carreira deixe de ser promessa e passe a ser realidade.
DELEGAÇÃO DO SINTEP PARTICIPA DA II CONAPE 2022, REFERENDADA ‘CONAPE DA ESPERANÇA’
O referido PL que seria votado nesta quinta feira (30/06), em caráter extraordinário, atendendo o posicionamento da categoria, que rejeitou a proposta, em assembleia geral realizada no último dia 22 de junho, pois não valorizava a carreira dos pro issionais e contemplava apenas duas, das 16 propostas apresentadas pelo SINTEP-PB, com as reivindicações da categoria. Este ‘novo’ Plano da reformulação do PCCR apresentado pelo Governo, não acrescentava melhorias na valorização da carreira docente, alterando apenas 2 artigos do atual PCCR e suprimiu todos os outros criando um regime de trabalho T 40, sem lexibilização da carga horária das escolas integrais. Além disso, outra proposta do Sindicato de incluir todos pro issionais da educação no PCCR, iria icar de fora o pessoal que trabalha como apoio escolar (merendeiras, porteiro, técnicos administrativos, etc.), sacramentando a terceirização destes pro issionais na rede pública. Outra questão fundamental era a proposta das tabelas que o SINTEP-PB elaborou sobre a ampliação das progressões horizontais para 11 níveis
O SINTEP-PB participou com cerca de 30 delegados(as) que se juntaram aos mais de 2500 inscritos de todo país para debater o futuro da educação no Brasil na II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), realizada nos dias 15, 16 e 17 julho, em Natal-RN Entre os temas que foram discutidos a educação pública, popular e gratuita e uma profunda re lexão sobre qual projeto de nação e projeto de educação que o País precisa.
Referendada em plenário como “CONAPE da Esperança”, e marcou não só por percorrer as ruas de
