Issuu on Google+


sumário pág.12 REGIÃO Informação, agenda cultural e serviços...O melhor da região você encontra na Sinal Verde!

pág. 39 BELEZA Esmaltes coloridos, adesivos e truques para deixar suas unhas na moda.

Os melhores cliks do Vale do Paraíba, Serra, Litoral Norte e Capital...

pág.47 SAÚDE Veja como manter a higiene bucal quando se usa aparelho odontológico.

pág.50 GASTRONOMIA Almoço e sobremesa...Duas receitas especiais do Chefe Helioenay Osório.

pág.56 MODA Moda Praia: Acessórios que prometem deixar você mais elegante.

pág.69 LAR DOCE LAR É hora de reformar a casa! Confira o que fazer para cortar gastos e cumprir prazos na obra.

20

30

pág. Daniel Rocha mostra que além de ator, é talentoso no universo musical

pág. Na coluna Vale Mais: a RP, Gislaine Rossetti , da BASF, laureada com o Prêmio Aberje “Comunicadora do Ano.”

editorial: Felicitações

“Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades... muitos anos de vida!” A Revista Sinal Verde está em festa! Comemoramos nosso 4º aniversário. Felizes, olhamos para trás e vislumbramos um caminho construído à base de confiança, qualidade, dedicação, profissionalismo, feedbacks, equilíbrio na interação veículo-público-anunciante, credibilidade, resultados positivos e, muito, muito sucesso! Com esse mesmo olhar, enxergamos novas oportunidades, parcerias estratégicas no presente e futuro, empenho redobrado de nossa abnegada equipe, metas desafiadoras e a necessária competência para realizarmos com expertise a excelência editorial-mercadológica. E como não podia ser diferente, nessa edição em que assopramos 4 velinhas, reunimos o creme de la creme do mundo da moda, saúde, beleza, gastronomia, tecnologia, setor automotivo com o Salão do Automóvel, mercado financeiro e imobiliário. Tudo o que você precisa saber para se manter conectado com o planeta, na aldeia global. Estampando nossa capa... Daniel Rocha. O ator tira suspiros das mulheres não só pela beleza, mas pelo talento que mostrou diante das telecâmeras, interpretando o “Roni” da Avenida Brasil. Em entrevista exclusiva, Daniel revelou ser apaixonado pelo universo musical e já estar investindo na carreira de DJ. A título de exemplo, nossa coluna Vale Mais prima por trilhar um jornalismo investigativo, moderno e que produza reflexão. Busca inovação despertando no leitor a necessidade de um novo olhar. De questionamento. De inquietação. De busca de soluções para si e para a sociedade. Nas demais 72 páginas desta edição especial de aniversário, ótimo conteúdo aliado às belas imagens. Ivan Leyraud Neto Fique à vontade para ler, reler e folhear a Revista, pois trabalhamos para agradá-lo. Somos contemplados com a sua aprovação. Diretor Boa leitura! Leitores, amigos, parceiros e colaboradores, o nosso muito obrigado por esses deliciosos quatro anos! O anunciante é o único responsável pela veracidade das informações contidas nos anúncios que contratar, bem como pela conferência dos dados, cadastrados por ele, nesta publicação. A veiculação de informações falsas ou de titularidade de terceiros implicará na suspensão imediata da veiculação do anúncio, sujeitando o anunciante às sanções legais cabíveis. A Revista Sinal Verde não se responsabiliza por quaisquer danos diretos e/ou indiretos causados aos usuários ou a terceiros, advindos da exibição dos anúncios, colunas e artigos em desacordo com a legislação brasileira vigente e/ou contrários à política desta Revista. A opinião dos colunistas não representa a opinião da Revista.

Capa: Daniel Rocha Fotos: Arquivo Pessoal Daniel Rocha

Use seu smartphone para ler o QR Code ao lado e curtir nossa Fan Page.

expediente I.L.M. RIBEIRO NETO PUBLICIDADE - ME I CNPJ 10.674.673/0001-80 I Inscrição Estadual: ISENTA I Inscrição Municipal: 120949 I ADMINISTRATIVO /FINANCEIRO Paula Canettieri atendimento.sinalverde@hotmail.com I DIRETOR COMERCIAL Ivan Leyraud NETO (12) 7813 3140 - ID 85*228699 - ivan. sinalverde@hotmail.com - Administrador CRA - SP n° 6-001236 I Jornalista MTB/DRT 0070901SP I PROJETO GRÁFICO Agência Sinal Verde I DESIGNER GRÁFICO Eduardo Castro - arte.sinalverde@hotmail.com I JORNALISTA RESPONSÁVEL Ivan Leyraud FILHO MTB/DRT nº 033.815 - valemais@uol.com.br - Administrador CRA-SP n° 6-000320 I REDAÇÃO/DIAGRAMAÇÃO Thalíta Miranda - jornalsinalverde@hotmail.com I SEDE Avenida JK - 580, conjunto 22 - Campo do Galvão - Guaratinguetá-SP - CEP 12.505-300 / Tel. 12 3133-7415 I DISTRIBUIÇÃO Gratuita e Dirigida nas cidades de: Piquete, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté, São José dos Campos, Campos do Jordão, São Paulo, Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilha Bela I DATA DA EDIÇÃO 20 de NOVEMBRO de 2012 I TIRAGEM 15.000 exemplares. Filiado e Auditado:

Redes Sociais:


cinema 08

Dicas de Filmes O DITADOR A heróica história do General Aladeen (Sacha Baron Cohen), ditador da República de Wadiya, localizada no norte da África. Ele dedica sua vida inteira a garantir que a democracia jamais chegue ao seu país, enquanto ergue estátuas em sua homenagem e cria seus próprios Jogos Olímpicos. Quando a comunidade internacional suspeita que Wadiya está construindo uma arma nuclear, ele é intimado a se explicar na sede da Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos. Mas seu encontro com a democracia americana não se passa exatamente como ele esperava...

OS MERCENÁRIOS 2 O grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) se une para uma nova empreitada. Após perderem um amigo assassinado pelo temido Vilain (Jean-Claude Van Damme), a turma embarca em uma jornada em busca de vingança. Ao mesmo tempo, recebem a missão de evitar de Vilain coloque as mãos em uma quantidade impressionante de plutônio, que possibilitaria a produção de armas nucleares. Ross contará com a ajuda de Christmas (Jason Statham), Gunner (Dolph Lundgren), Hale (Terry Crews), Toll (Randy Couture) e Trench (Arnold Schwarzenegger), isso sem falar no misterioso Booker (Chuck Norris).

GREY’S ANATOMY - 8a. TEMPORADA Meredith, Cristina, Alex, Jackson e April estão no 5º ano como residentes. E nesse ano eles podem fazer com que tudo dê certo, ou podem acabar com as suas carreiras de cirurgiões. Meredith e o marido estão morando separados. A relação do casal está balançada, assim como o destino de sua filha recém-adotada, Zola. A felicidade conjugal de Cristina e Owen está em risco quando não conseguem chegar a um acordo sobre se deve ou não ter o bebê que Cristina está esperando. April, a nova chefe dos residentes tem sua autoridade testada por seus colegas.

O VINGADOR DO FUTURO Doug Quaid (Colin Farrell) leva uma vida pacata. Ele mora na Colônia, trabalha em uma fábrica na Bretanha Unida e é casado com a bela Lori (Kate Beckinsale). Um dia, resolve visitar a Rekall, uma empresa que oferece aos clientes a inserção de memórias no cérebro, simulando viagens que não aconteceram de verdade. Doug se submete ao tratamento, mas durante a inserção algo dá errado. Sem saber o que está acontecendo, Doug foge para casa. Lá descobre que Lori também está contra ele e deseja matá-lo. Após escapar da esposa, Doug começa a decifrar o enigma.

BONES - 7a. TEMPORADA A dupla de investigadores mais sensuais da televisão – a antropóloga forense Dra. Temperance “Bones” Brennan (Emily Deschanel) e o Agente Especial do FBI Seely Booth (David Boreanaz) – é precisa e combina a capacidade infalível dela para decifrar os vestígios escondidos nos restos mortais das vítimas, as técnicas investigativas impetuosas dele e uma avançada tecnologia forense para resolver alguns dos mais desconcertantes e bizarros crimes já vistos.

DOIS COELHOS Edgar encontra-se numa situação natural para a maioria dos brasileiros, espremido entre a criminalidade, que age impunemente, e o poder público, corrupto e ineficiente. Cansado desta situação, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano que colocará os criminosos e corruptos em rota de colisão. Dois Coelhos é um enigmático suspense de ação como nunca visto no cinema nacional.


social 10

sociallife

1. José Henrique Pacetti celebrou seu aniversário ao lado de amigos. A bela Fernanda Lopes Pinto não deixou de presenteá-lo com sua presença. 2. Celeste Chad ao lado da amiga Lú Alckmin comemora o sucesso da Campanha “Pense Rosa” e os 13 anos da ONG Orienta Vida. 3. O sorriso suave e marcante de Fernanda Costa traduz a feliz expectativa do “ano novo” que a espera. Feliz Aniversário! 4. Lu Areco feliz da vida ao lado de Paulo Cesar. Missão cumprida com o sucesso dos participantes de seu grupo na corrida da Unimed. 5. João Caltabiano não poderia deixar de marcar presença no show do J Quest na Cervejaria do Gordo. Amigo de Rogério Fausino foi o anfitrião na cidade. 6. Embora nascido e criado no Rio de Janeiro o cantor lírico e artista plástico Rodrigo Caldeira Martins adora refugiar-se no interior paulista. Seu refúgio preferido é a cidade de Guaratinguetá. 7. Em poucas palavras Andreia Moreira resume o dia de seu casamento com Luiz Marcelo Ortiz: “Dia mágico! ... Perfeito como a vida!” 8. Maurício Querido curtindo os primeiros momentos de Papai com seu filho Bento.

1.

2.

3.

5.

4.

Ana Cristina Lobo Empresária anacrislobo@hotmail.com

6.

7.

8.


região 12

AGENDA II Chopada Tá Dando Onda

Vem aí “II Chopada Tá Dando Onda”. Uma mega produção de 6 horas de OPEN BAR e 10 HORAS DE FESTA. A festa acontecerá dia 1 de dezembro, a partir das 14h no Espaço Festas de Lorena - Avenida Coronel Marciano 300. Estrada Velha Guará/ Lorena - . Muitas atrações irão animar a festa, entre elas o DJ Ivan Louzada + DJ Sifi e, ainda dois DJ’s convidados com os maiores sucessos do sertanejo e funk do momento. O local conta ainda com equipe de segurança para você se divertir com tranquilidade. Não fique de fora dessa super festa. Reúna os amigos e garanta já seu ingresso!

Prefeito Junior Filippo e Presidente da FIESP assinam escritura da área do SENAI O prefeito Junior Filippo e o assessor de Indústria e Comércio, Mauro de Castro, foram recebidos pelo presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, em São Paulo, para a assinatura da escritura da área doada pela Prefeitura para implantação de uma escola do SENAI em Guaratinguetá. Trata-se de uma área de 21.856 metros quadrados próxima ao Aeroclube de Guaratinguetá, no bairro da CECAP, destinada à doação com a aprovação da Câmara Municipal para a construção de uma escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), conforme projeto desenvolvido pela área técnica da FIESP. Na oportunidade, o prefeito destacou seu empenho na implantação de cursos profissionalizantes na EMETEP em parceria com o SENAI. “Foi numa dessas formaturas, que Paulo Skaf esteve em Guaratinguetá e viu que temos vocação e potencial para uma escola do SENAI. E aqui quero enaltecer sua postura firme e determinada de investir em Guaratinguetá”, resumiu Junior Filippo. Paulo disse que, a partir dessa assinatura, vai soltar o edital para início imediato das obras

Os cursos irão garantir que alunos formados consigam empregos na região do Vale do Paraíoba

visando à inauguração da nova escola em 2014. “Assim, além dos cursos que pretendemos continuar promovendo em parceria com a Prefeitura, poderemos oferecer uma estrutura melhor para muitos outros cursos de formação de mão de obra qualificada para a cidade e região”. Segundo ele, os cursos serão definidos de acordo com a demanda de Guaratinguetá e região para assegurar que os alunos formados pelo SENAI consigam emprego na região.

Defesa Civil de Guaratinguetá recebe veículo doado pela BASF O veículo para ser utilizado nas ações da Defesa Civil é do modelo Toyota Hilux .

Grito de CARNAVAL 2013 !!!!! Já é hora de esquentar os tamburis para o carnaval 2013! Vem aí dia 16/12 no Itaguará Country Clube de Guaratinguetá, o “Grito de Carnaval 2013!!!!” . Show com DuDu Nobre, Andrezinho ex-Grupo Molejo e muitas outras atrações para animar a a galera. Camarote open bar e pista. Os ingressos já estão a venda. Mais uma mega produção da Ello Eventos.

No início de novembro, o prefeito Junior Filippo esteve no Complexo Químico de Guaratinguetá, onde recebeu da BASF a doação de um veículo modelo Toyota Hilux para ser utilizado nas ações da Defesa Civil do município. Na cerimônia de entrega, estiveram presentes o vice-presidente da BASF para América do Sul, Willi Nass, o secretário de administração, Dairo Barbosa dos Santos, o assessor de Planejamento Estratégico, André Luís de Paula Marques, o engenheiro José Benedito Angeliéri, coordenador da Defesa Civil, e sua equipe. Na oportunidade, o prefeito Junior Filippo agradeceu a valiosa doação da BASF e enalteceu a parceria que a empresa mantém com a Prefeitura em diversas áreas, com grandes benefícios para a comunidade, além da geração de emprego e renda

no município. Willi Nass destacou que segurança para a BASF é um valor inegociável, por isso, a empresa apoia as ações de prevenção, redução de riscos e consequências.

Entrega do veículo à Defesa Civil


O núcleo Educafro (Educação e Cidadania para Afrodescentes e Carentes) de Guaratinguetá está com inscrições abertas para o processo seletivo 2013. Os interessados podem fazer sua inscrição na sede da Educafro, na Rua Vigário Martiniano, 288 – Centro (Igreja Nossa Senhora das Graças), de segunda à sexta – feira, das 19h ás 22h30. A Educafro é uma rede de cursinho prévestibular comunitário fundado pelo Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) sem fins lucrativos, e tem como objetivo promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e privadas. Em Guaratinguetá o núcleo existe há 10 anos e, assim como nas outras unidades, conta com a colaboração voluntária de professores, ex – alunos e simpatizantes. Mais informações pelo telefone (12)3122 – 2441

A Prefeitura deu início às obras no começo de novembro A feira livre de Aparecida começa a ter mudanças. As obras para revitalizar o espaço da feira começaram no início do mês de novembro. Sem prazo para término, a nova avenida vai abrigar os ambulantes da Getúlio Vargas e Júlio Prestes, além das bancas que existem próximas às ruas principais da feira. Para ganhar espaço e asfalto, a Avenida Monumental, local da feira livre, teve suas árvores retiradas. o objetivo das obras é facilitar o trânsito entre policiais e bombeiros e, claro, dar mais comodidade aos turistas que visitam o local. A empresa que realiza o serviço está trabalhando somente de segunda à quinta-feira, para não atrapalhar os ambulantes.

Prefeitura de Lorena apoia Projeto Caminhar Projeto do Centro de Reabilitação e Equoterapia atende portadores de necessidades especiais e utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação Desenvolvido há doze anos em Lorena, o Projeto Caminhar – Centro de Reabilitação e Equoterapia – utiliza o cavalo como instrumento para a reabilitação de pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo a coordenação do Projeto, as atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, formada por uma psicóloga, um fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, uma pedagoga, uma terapeuta ocupacional e um instrutor de equitação. Ainda de acordo com a coordenação do Caminhar, o processo terapêutico com o paciente só pode ser iniciado após indicação médica. As sessões são semanais e tem duração de 30 minutos. O Projeto Caminhar começou, em Lorena, no ano de 1999. Em 2000, passou a ser uma ONG (Organização Não Governamental) e, em 2006, assumiu o título de Organização Social Civil de Interesse Público, podendo, com isso, aumentar o número de pessoas atendidas, principalmente as de baixa renda, através das parcerias com o Poder

Público e privado. Durante estes 13 anos, já atendeu a centenas de pessoas. A Prefeitura de Lorena apoia o Projeto, para que se desenvolva cada vez mais na cidade. Para quem não conhece, o Projeto Caminhar – Centro de Reabilitação e Equoterapia está localizado na Estrada Municipal do Campinho, 303 – bairro Santa Lucrécia.

AGENDA

Diogo Portugal é atração em Lorena

A FATEA – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – e a AT Produções apresentam “Hã?!” com Diogo Portugal. Destaque no stand up nacional, o humorista se apresenta dia 24 de novembro, sábado, às 20h no auditório da FATEA. Com um repertório criativo e muito engraçado, o evento é garantia de muitas gargalhadas. Ingressos à R$20,00 mais 1kg de alimento.

Horse Hall Especial de Natal Mais uma festa para agitar seu fim de ano! Prepare-se porque dia 22 de dezembro tem “Horse Hall Especial de Natal” na Sociedade Hípica de Guaratinguetá. Depois de muitos sucessos, o 61° Horse Hall vem com uma mega produção com participação da banda Junkie Box. “Feche o ano com chave de ouro e não fique de fora dessa!”

A equoterapia foi reconhecida como método terapêutico em 1997, pelo Conselho Federal de Medicina.

13 13 região região

Obras para revitalizar Feira de Aparecida já começaram

14 I social

EDUCAFRO está com inscrições abertas para processo seletivo 2013


região 14

14 I social

Sarau reúne professores e promove a arte e cultura

Uma bela mostra de cultura foi apresentada final de outubro na casa da Professora Neide Canettieri. Algumas amigas se reuniram para declamar poesias e apresentarem pequenos concertos musicais. O Sarau foi realizado pelas professoras Neide, Eunice e Eta Maria, e contou com a participação de alunos e convidados. Dona Neide, idealizadora do Sarau, agradeceu a presença de todos e mostra que a vida é uma canção feita de notas.

Convidados de todas as idades prestigiaram o evento

Dona Neide tocando piano

Alunos e convidados participaram das atividades

Cinema na Lagoa – 2ª Mostra de Vídeo Amador O evento “Cinema na Lagoa – 2ª Mostra de Vídeo Amador” promete, em seu segundo ano, agitar as memórias e percepções dos pouco mais de 5 mil habitantes de Lagoinha. A mostra que se realizará no dia 23 de dezembro às 20h, no auditório Rafael Coelho, exibirá curtas produzidos pela população local. Além desse aspecto em comum, todos os vídeos terão como eixo o resgate da memória social e dos aspectos positivos do município. O evento vem ao encontro do 59° aniversário da cidade de emancipação política, além do aniversário do Portal Lagoinha que completará dois anos de existência. Nada mais justo para homenagear um município do que registrar sua história por meio da perspectiva de seus próprios moradores. As inscrições para a 2ª Mostra de Vídeo Amador estão abertas até 30 de novembro pelo site Portal Lagoinha. Os vídeos inscritos deverão conter de

cinco a 15 minutos de duração. O vídeo premiado da edição de 2011 foi o curta “Adeus” de Carlos de Oliveira (João Gaspar). Toda a população de Lagoinha e região está convidada a participar. Para mais informações acesse: www.portallagoinhasp.com.br onde há uma página específica do projeto.

CIEE oferece mais de 70 mil vagas de estágio O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) prevê a oferta de 74 mil vagas de estágio em todo o Brasil, até o final de dezembro, para alunos de praticamente todos os tipos de curso dos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior. Esse volume é gerado pelo vencimento de um grande número de contratos de estágio, boa parte por conta da formatura de estudantes que, assim, não podem mais estagiar. “Além disso, muitas empresas oferecem novas vagas porque efetivaram seus estagiários ou desejam renovar seu quadro”, destaca Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE. Atualização cadastral – Para aproveitar a maior oferta prevista, é importante que os interessados acessem o site www.ciee.org.br e atualizem seus dados, aumentando as chances de serem convocados para processos seletivos. Estudantes ainda não cadastrados também podem fazê-lo gratuitamente. Caso o estudante prefira, a atualização dos dados pode ser feita, gratuitamente, nas unidades e postos de atendimento do CIEE. Em diversas situações, a inclusão da informação de que o aluno avançou uma fase em seus estudos de inglês, pode fazer toda a diferença entre a contratação ou a rejeição de um candidato.

Mais de 1.800 vagas de estágio estão abertas no Vale do Paraíba neste mês de novembro

De acordo com Oliveira, o estágio é uma ótima forma de o estudante iniciar-se no mundo do trabalho. “Por meio dessa atividade, o jovem tem a oportunidade de aprender a prática da área que escolheu seguir. O estagiário de ensino médio, por sua vez, será beneficiado com a aquisição de posturas comportamentais e pessoais requeridas pelo ambiente corporativo, sem mencionar o contato que terá com várias áreas de atuação, o que o auxiliará na escolha da futura profissão”, completa.


15 região

AGENDA 14 I social

Uma solução possível para o Start do Turismo Paulista

Baile do Hawaí no Clube Comercial de Lorena Por Ivan Leyraud Com a devida vênia aos esforços do Governo do Estado, de seus órgãos de ponta do turismo, da UVESP – União de Vereadores e Associação de Câmaras do Estado de São Paulo e das entidades articuladas do setor, como ABRAJETSP Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e a UMIR - União dos Municípios de Interesse Turístico, uma possível solução para o efetivo fomento do Turismo no Estado de São Paulo está nas mãos do Governo Alckmin. É simples. Trata-se de remanejar no Orçamento de 2013 recursos do Serviço da Dívida Estadual para a conta Turismo. Negocia-se com os credores (organismos financeiros internacionais e nacionais) um período emergencial de carência; posterga-se desembolsos financeiros de juros, correções, taxas, spreads e do principal e; se destina estes valores para o segmento turístico. Óbvio que, com total anuência da Assembleia Legislativa. Ou, utilizando-se de outro possível remanejamento orçamentário. Fomentar o Turismo torna-se inócuo quando o Estado exige do município pesqueiro produtividade na pesca sem antes lhe garantir os equipamentos vitais a essa prática. Fomentar, sem garantir o start, os meios técnicos e recursos que viabilizem o crescimento da atividade turística, está fadado ao insucesso, em qualquer atividade. A cidade de interesse turístico, com a alavancagem do Estado, com certeza, irá encontrar sua melhor vocação e sua melhor performance turística. No proveitoso 2º Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico, dia 23 de outubro de 2012, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos, do plenário, sugeri aumento da verba anual para o Turismo à Diretora do DADE- Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, aos Deputados Estaduais Celia Leão, PSDB, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo e, Eduardo Borges, PMDB e, aos dirigentes

do Turismo Paulista. Ao invés de o Estado continuar distribuindo a verba de R$ 250 milhões para os 67 municípios turísticos integrantes do DADE ou ainda, de uma segunda proposta que corre a boca pequena e, que nos foi revelada pelo Deputado Eduardo Borges, de o Governo injetar mais R$ 30 milhões ao caixa do DADE e retirar desta mesma caixinha mais R$ 30 milhões de municípios que não vêm apresentando desempenho “à altura”, entre aspas, formando um novo montante de R$ 60 milhões para serem distribuídos aos 338 novos municípios de interesse turístico, postulantes, de maneira que estes novos pré-integrantes do DADE receberiam a quantia irrisória de R$ 200 mil por ano, ou seja, R$ 16 mil por mês é paliativa. Esconde o sol entre os dedos. Ainda que a Diretora do DADE tenha revelado subliminarmente esta possibilidade, explicitada em sua resposta “R$ 200 mil para quem não tinha nada é uma grande conquista!”Franz Kafka, em seu livro “Profeta da Fome” escreveu: “Se o que me dão para comer não é do meu agrado, não como.” Acredito que uma possível solução para o start da vocação turística paulista está longe de se distribuir R$ 16 mil por mês àqueles municípios que vêm investindo com amor e muito trabalho, o suor de sua gente para se tornar integrante do DADE e receber investimentos concretos, significativos para fomentar sua vocação turística. “Uma esmolinha para todos” é nivelar por baixo, como fez Mao Tsé Tung em sua Revolução Cultural Chinesa. Não alivia, não acolhe, não estimula, não fomenta e, consequentemente, não avança na longa e belíssima estrada que o verdadeiro turismo reserva aos municípios paulistas e à gente brasileira. Matéria publicada no site da ABRAJET (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo), entidade em que o autor é filiado.

Uma mega produção para o Baile do Hawaí do Clube Comercial de Lorena. A festa acontecerá dia 15 de dezembro, às 23h. Reunirá nomes da música como Serjão Loroza & Us Madureira, Banda Puro Encanto e Grupo Toke de Samba. Serão dois ambientes para curtir a noite toda. Não perca tempo e garanta sua mesa ou convite individual na secretaria do Clube.

Festa do Branco INSANI ORIGINAL Pergunta capciosa: O que é ser ORIGINAL? ORIGINAL adj. Relativo à origem. 1- Que parece produzir-se pela primeira vez; 2- Que tem caráter próprio, que tem cunho novo; 3- Singular, que é realizado de modo extraordinário. Agora, se imagine vivendo essa originalidade, em uma noite única, especial. Todos de branco em um lugar e uma festa assim: com caráter próprio, personalidade forte e que acima de tudo brinda seus convidados com uma experiência extraordinária. Senhoras e senhores, chega de saudade. A Original está de volta. M. Officer apresenta “ FESTA DO BRANCO INSANNI – A ORIGINAL”. Dia 8 de dezembro, sábado às 23h, na Villa Z (Antiga Casa da Sogra) - Av.Brasilia, 555 – Estrada da Jararaca. Não perca essa mega festa!


região 16

The Beetles Return se apresenta em São José dos Campos

Após três apresentações, o grupo “THE BEETLES RETURN” faz seu último show no Teatro Colinas, em São José dos Campos, dia 30 de novembro. Como banda cover, o grupo The Beetles Return tem como principal objetivo mostrar ao público uma reprodução fiel do maior grupo de rock da história: The Beatles. Com um repertório diversificado, o grupo dá atenção aos mínimos detalhes das músicas e mantém a originalidade dos instrumentos, amplificadores e figurino, proporcionando ao público a essência da década de 60. Viajando por todo o país, destacam-se por apresentarem uma performance diferenciada e envolvente, conquistando novos fãs a cada apresentação. O repertório do grupo vai da chamada “primeira fase”, com clássicos como “I Saw her Standing There”, “Please please me”, “I want to hold your hand” até a chamada “segunda fase”, com clássicos como “Something”, “Here Comes the Sun”, “Hey Jude”, “Come Together” entre outras. O show possui 1:40h de duração e três trocas de figurino. Ingressos a R$40,00 inteira e R$20,00 meia-entrada. Garanta já seu ingresso e se emocione com os clássicos da maior bandas de todos os tempos.

Circuito Brasileiro de Stunt Etapa Paulista Agradecimentos! “Gostaríamos de agradecer a todos os patrocinadores que confiaram em nosso evento, mesmo que por motivos de força maior ele não tenha ocorrido, mas mesmo assim cumprimos todos nossos compromissos com eles na confecção do material publicitário e divulgação. Lembramos a todos, que os mesmos patrocinadores e suas logomarcas serão utilizados novamente em nosso próximo evento, com data ainda a ser marcada.”

Novo shopping de Taubaté tem inauguração adiada para dezembro O mais novo empreendimento de Taubaté, o shopping Via Vale Garden, teve sua inauguração adiada para dia 5 de dezembro, devido a mudanças estratégicas da administração. Programado para abrir as portas dia 20 de novembro, o shopping será inaugurado no dia do aniversário de Taubaté. Com expectativa de gerar cerca de 3 mil empregos e

aquecer a economia da cidade, o shopping deve receber só no mês de dezembro mais de 1 milhão de pessoas. A inauguração vai contar com decoração natalina e atrações surpresas, além de 120 lojas em funcionamento, no total de 201 lojas. O Via Vale Garden está localizado as margens da Via Dutra.

Shopping Via Vale Garden em construção

Projeto virtual do Via Vale Garden

Concurso de Presépio em Taubaté

Pindamonhangaba abre exposição de fotos antigas

Concurso será realizado dia 10 a 14 de dezembro As tradições populares devem ser preservadas para que nossos descendentes conheçam a nossa história. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Cultura realiza o XXI Concurso de Presépios, que acontece entre os dias 10 e 14 de dezembro. A montagem de presépios nos dias que antecedem o natal é uma tradição secular que une a família para comemorar o nascimento do menino Jesus. Os interessados podem fazer suas inscrições na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro. É imprescindível a apresentação de uma foto do presépio já montado. Efetuada a inscrição, o concorrente já fica sabendo o dia e horário que os jurados estarão em sua residência, para avaliação da obra. E, ainda, contará com a presença da tradicional Folia de Reis. Mais informações: (12) 36216040 ou (12) 3624-4195.

Pindamonhangaba está com uma exposição de fotos antigas da cidade. As fotos retratam ruas e prédios do município, no período de 1910 até 1980. O material foi doado ao Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina pelo Engenheiro Eduardo Cunha San Martin e as fotos pertenciam à coleção do pai dele, o Sr. Eduardo Guaycuru San Martin. A exposição até abril de 2013 no Museu Histórico e Pedagógico. “Estamos expondo a história de Pinda, é primordial que a população prestigie a exposição para ter uma noção da evolução e entender as características arquitetônicas, culturais, entre outros aspectos”, explica o diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, Paulo Tarcízio. O Museu Histórico e Pedagógico fica localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, s/n – Centro. Funciona de terça-feira a sábado, com entrada gratuita.


a importância do peixe na

ALIMENTAÇÃO

Por Paula Carvalho

N

âo tem quem não saiba que o Peixe é um alimento nutritivo para ser consumido pelo menos duas vezes por semana. Deve ser incentivado o consumo de peixe, visando a diminuição da ingestão de ácidos graxos saturados e o aumento de poliinsaturados , omêga 3, vitaminhas e minerais. Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade: por serem ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo),os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior ao das carnes vermelhas. Os peixes possuem menos gorduras que a maioria das carnes vermelhas: A porcentagem de lipídios (gorduras) da maioria dos peixes encontra-se entre 0,2 a 23,7 %. Os peixes de carne clara como bacalhau, badejo, pescada, linguado,apresentam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como atum, sardinha, cavala, salmão, tainha. Os peixes são ricos em Omega 3: o tipo de gordura predominante nos peixes é a polinsaturada diferentemente das carnes vermelhas as quais contém uma alta proporção de gordura saturada. que esta por sua vez, consumida em grande quantidade pode ser prejudicial

para o coração. O omega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de água salgada e fria como: atum, arrenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os peixes são boas fontes de vitaminas e minerais: eles apresentam boas concentrações de vitaminas lipossolúveis, como A,E e pricipalmente D. Também são ricos em vitaminas hidrossolúveis como niacina e acido pantotênico, essencial no “metabolismo de proteínas”. Os peixes são versáteis: são muito fáceis de ser preparados, cozinham em pouquíssimo tempo e tem muitas variações de preparo. Por causa disso tudo ,incluir ou aumentar o consumo de peixes em sua alimentação é uma boa atitude, para obter os beneficios que os seus nutrientes essenciais oferecem.


C

ontinuando nossa preparação para o verão agora vamos conversar sobre os preenchimentos, que nada mais são as substâncias que injetamos para dar volume a uma região do corpo. Dentre ele o que na minha opinião merece destaque é a bioplastia. Bioplastia é um termo derivado de um produto francês chamado Bioplastic. Produto que não dava um resultado muito natural e depois com o surgimento de outros implantes mais naturais, porém temporários, essa técnica foi abandonada. A medicina evoluiu e com ela os implantes também, como o surgimento do novo 35 e depois metacrilato, usado hoje em larga escala. O metacrilato é um implante composto de microesferas de um tipo de silicone diluído em gel de celulose. Essas microesferas uma vez implantadas ficam retidas no tecido gorduroso onde ela é revestida por um colágeno do nosso corpo podendo aumentar o tamanho de cada esfera em até 80 vezes. Pode ser usado para esculpir a face aumentado o lábio, as maças do rosto, bumbum, trabalhar o nariz para levantar a ponta, bigode chinês, ângulo da mandíbula, com perfeição. O processo do implante é feito com anestesia local sendo indolor, em consultório. É uma técnica duradoura, com efeitos colaterais mínimos e resultado espetaculares. Tido pelos grandes profissionais do mundo como a melhor técnica de preenchimento desde que seja feito por mãos experientes.

ANTES

ANTES

DEPOIS

BIOPLASTIA DE NARIZ

DEPOIS

BIOPLASTIA DE QUEIXO

19 estética

Bioplastia

Mauro Frazili Cirurgião Plástico maurofrazili@hotmail.com


capa 20

Daniel Ele ĂŠ lindo, simpĂĄtico e talentoso!

ro c h a


Brasil, que foi uma das sensações da TV brasileira, como foi isso pra você? Eu tinha feito teste para a temporada passada de Malhação, mas não passei. Meu material ficou guardado para outro momento. A produção da novela viu, gostou e me chamou para dois testes, um em São Paulo e outro no Rio, no qual contracenei com o Thiago Martins. Depois fui chamado para esta grande oportunidade de estar ao lado de grandes nomes da teledramaturgia e me fez crescer, à ter novas oportunidades.

SV - O que essa experiência agregou à sua vida pessoal? É uma grande responsabilidade fazer um trabalho deste, por isso deu um pouco de medo por conta de ser meu primeiro trabalho na TV e estar com um núcleo experiente, mas com a ajuda de Otávio Augusto, da Isis Valverde e do Thiago Martins, aos poucos fui me soltando. Com tudo isto, minha vida pessoal passou por várias fases. Ser conhecido no Brasil todo, ter um monte de gente a tua volta e ganhar todo este carinho, agregou muitas alegrias em minha vida.

SV - Novos planos para a TV?

Estou no projeto “Menina Fantástica”, programa onde vou apresentar, como um Big Brother interessante, onde uma nova modelo vai se destacar na cena da moda. Um trabalho muito importante e de muita reponsabilidade pois o Brasil todo vai ficar antenado naquele horário para saber quem vai ser a próxima top model revelação do Brasil. O programa vai contar com muitas marcas e muitas pessoas importantes da moda.

SV - Além de ator, você também é DJ...Como começou esse lado musical? Eu toco violino desde os meus cinco anos de idade que é totalmente diferente de DJ. Quando me mudei para o Rio, conheci o Dukka Calliery, que comentou ser DJ e me mostrou um pouco da música dele. Achei algo diferente e passei a gostar mais de música eletrônica. O Dukka Calliery me deu algumas aulas e estou aprendendo, cada dia que passa, a gostar mais desta fase de música e festas. Hoje tocamos em todo lado e, juntos, temos uma festa In The House que está bombando.

SV - Alguma inspiração?

Estou conhecendo um pouco mais de música eletrônica, mas gosto de Miguel Migs e de músicas da Hed Kandi. O Dukka tem me mostrado muita música diferente e ainda não tenho algo que me dá uma inspiração nesta nova fase de DJ, mas gosto de House bem cantado, que já é uma inspiração boa (risos).

21 capa

SV - Você acabou de gravar a novela Avenida

Sucesso na telinha brasileira, o jovem ator Daniel Rocha falou sobre a rsponsabilidade de estrear logo no horário nobre e de como foi realizar o trabalho em “Avenida Brasil”. Em entrevista, o gato ainda contou que adora música revelando o novo ofício, ser DJ! Talentoso esse menino! Família, projetos profissionais e planos para 2013, isso e mais um pouco de Daniel Rocha.

SV - Como tem sido esse “boom” na carreira de DJ, pra você? Na verdade estamos em uma fase muito boa, eu, Diego Aguiar e Dukka Calliery. Nós viajamos sempre de jatinho, frequentamos boas festas e estamos recebendo propostas de marcas para patrocínio. Estamos muitos felizes com o resultado. Futuramente quero fazer mais festas e tocar para meus amigos, conhecer mais sobre música .

SV - O DJ português Dukka Calliery te acompanha

nas pickups, como é estar ao lado de alguém tão experiente? O Dukka Calliery é um grande amigo e super profissional. No começo ele avisou que eu ia sofrer muito preconceito por ser um ator global, então ele me deu umas dicas para tocar de cds e não usar muito a figura do personagem Roni. A mídia cobra isso, então graças ao talento dele eu me sinto seguro na cabine. Ele tem muitos projetos que, juntos, estamos desenvolvendo com outros artistas.

SV - Vocês têm juntos a “In The House Hotel

Fasano & Londra”. Nos conte um pouco de como vai ser essa novidade na noite carioca? Toda quinta-feira estamos com este projeto no Hotel Fasano junto com o Londra. Agora estamos com o luxo da piscina, mas já programamos novas festas para o verão. A ideia foi do Diego Aguiar, um promoter que faz grandes festas no Rio. Juntamos com o Dukka Calliery que entende de marketing e, estamos rodando o Brasil com a festa. Meus amigos da novela estão sempre por lá e, a presença da mídia nas festas é muito forte. A Revista Caras, Quem, o portal Ego sempre publicam uma nota sobre o evento.

SV - O que te realiza mais, atuar ou tocar?

Os dois. Atuar é diferente de tocar, tem que estudar muito. Já tocar você precisa ter talento e boa música ao seu dispor, estar sempre de bem com a galera que vai para ouvir tua música. Mas gosto dos dois, até porque tocar para mim é uma novidade.

SV - O que não pode faltar em sua vida?

Boa música, grandes amigos e a frase do Dukka Calliery ao mais alto nível!!!

SV - Quem é Daniel Rocha?

Amigo, verdadeiro, carismático e família .

Rapidinhas: AMOR: Família. FAMÍLIA: Segurança. SONHO: Ganhar um Oscar. MEDO: Altura. VIDA: Arte. MUNDO: O nosso “In The House”. CARREIRA: Sucesso. SINAL VERDE PARA? No momento a House Music.


saúde 22

ACUPUNTURA o da Enxaqueca

no Tratament Por Caroline Faria

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, que desencadeia uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos da pessoa, e também de uma predisposição genética. O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. A dor de cabeça da enxaqueca pode ser latejante (pulsátil), em peso, ou uma sensação de “pressão para fora”, como se a cabeça fosse explodir. Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas (enjôo), vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade do couro cabeludo, visão embaçada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Podendo ser muito forte, a ponto de impedir o indivíduo de exercer qualquer atividade. O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos! A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las! Quando é indicado o tratamento de acupuntura, os pontos escolhidos poderão estar localizados em qualquer parte do corpo (cabeça, tronco, mãos, pernas e pés). Esses pontos variam entre os pacientes. Cada pessoa adoece de uma maneira diferente. Portanto, os pontos de acupuntura e tipos de estímulos a serem utilizados podem variar de uma sessão para outra. A acupuntura é, então, uma forma eficaz para combater a enxaqueca, uma das dores de cabeça mais fortes e uma das doenças mais incapacitantes do mundo, que afeta entre 10 e 20% da população.


Este t r a t a m e nt o O r t o d ô n t i c o f o i rea liz a do e m 1 8 m e s e s

Alto Padrão

23 saúde bucal

Ortodontia Especializada de

A sua boca merece um tratamento especializado, com planejamento e resultados previsíveis no menor prazo possível. Sua saúde, seu bem-estar começam pela boca! O Instituto HGS de Odontologia é Sinônimo de qualidade e seriedade no seu atendimento, com mais de 26 anos de experiência clínica na ortodontia e na ortopedia funcional dos maxilares (ATM) e também no ensino da pós graduação. Evidências científicas sugerem: Um boca saudável e equilibrada, com as ATM sem sobrecargas funcionais, influencia decisivamente em sua SAÚDE FÍSICA + EMOCIONAL e na sua AUTO ESTIMA. Fig. 1 – JHX – Início do Tratamento

Fig.2 JHX – Final do Tratamento.


Aldo Arantes - Crefito 27573.

U

ma paciente de 11 anos de idade é encaminhada para fisioterapia com diagnóstico de escoliose. Escoliose se trata de um desvio tridimensional da coluna vertebral. Quem nunca ouviu: minha coluna está um “S”, isso mesmo, a coluna fica parecendo um “S” e as crianças e adolescentes são as maiores vítimas desta alteração, devido ao seu período de crescimento. Hoje são cada vez mais sedentários, vítimas das tecnologias que só permitem exercícios dos dedos, o computador. Não é contagioso, mas pode se dizer que é uma epidemia. Perguntem aos seus filhos se eles sabem brincar de “garrafão”, “queimada”, “mãe da rua”, “elástico”... Este caso trata-se de uma menina em que suas alterações posturais só foram percebidas no caimento das roupas, pois não apresentava nenhum quadro de dor e quando levado ao consultório de ortopedia, a bomba: a escoliose da sua filha é cirúrgica!!! Tratava-se de uma curvatura de 50 graus de inclinação dorsal à direita. Inicialmente foi indicado o colete Milwaukee, que já está em uso há um ano. A indicação da fisioterapia, até mesmo no conceito do ortopedista era apenas uma preparação pré-cirúrgica. Para surpresa de todos, em resposta à dedicação de paciente que hoje se encontra na prática do RPG (Reeducação Postural Global) e aulas de natação regulares, após 17 sessões de RPG, houve uma redução de 12 graus de curvatura primária. Claro que continuaremos o tratamento. É um caso realmente excepcional, por isso o interesse em divulgá-lo. Isso mostra que quanto mais cedo a identificação e início do tratamento torna-se possível chegar a esse resultado. Por trás disso existe a dedicação da família, o empenho dos profissionais e principalmente a vontade e dedicação pessoal. Ver isso numa garotinha de 11 anos enche de orgulho qualquer fisioterapeuta, pais e a si mesma.

Parabéns Giovana!!!

de

Fisioterapia ANTES

DEPOIS

25 saúde

DIA A DIA DE UM CONSULTÓRIO


27 saĂşde


social 64 28 lardocelar

Sinal Hot

1. Charme e simpatia você encontra no salão da Betinha, em Aparecida. Excelente profissional. 2. Marcela Gomes e seu lindo sorriso marcante! É pura alegria está jovem. 3. O talentoso e charmoso músico João Nogueira, em momento de descontração. 4. Equipe Boa pesca preparados para atender com estilo e qualidade vale a pena conferir. 5. Claudia proprietária da Academia Happy Day Rodrigo Coordenador promoveram no dia das crianças “Happy Day Kids”, na escola Balão Azul de Aparecida. 6. O jovem com futuro promissor Diego Santos. Quando se tem um sonho e acredita nele tudo pode, então acredite! 7. Virginia Santos proprietária do Cavs Restaurante e sua bela filha Núbia. Tal mãe tal filha! Lindas!!! 8. Ana Maria curtindo noite com os amigos Douglas Faria e Nágila Monique na Cervejaria do Gordo. 9. Fábio Lucas e Pablo Guimaraes, grandes amigos se preparando para treinar, afinal o verão está chegando. 10. Nosso querido amigo Paulo e sua netinha a pequenina Marina pousando para foto em grande estilo. 11. Michelly Gome e Isabelly Rodrigues. As simpáticas irmãs no chá de bebe da tão esperada Ana Beatriz. 12. Atendimento em grande estilo é no salão de beleza e estética Vitorino. Essa equipe está bem preparada para lhe atender. 13. Grandes amigos do Posto Santa Rita...Equipe de atendimento rápido e eficiente!

1.

4.

Adriana Lucas adriana.sinalverde@hotmail.com

5.

6.

7.

9.

10.

12.

3.

2.

8.

11.

13.


29


Ivan Leyraud FILHO

Ivan Leyraud FILHO Jornalista MTB/DRT-SP 033.815, Radialista, Administrador CRA-SP nº 6000.320 (Gestão Pública), Diretor do Vale do Paraíba e Conselheiro Fiscal da ADJORI/SP, Membro da ABRAJET-SP Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e Conselheiro da Sociedade Hípica de Guaratinguetá.

61º HORSE HALL Será dia 22/12, das 22h30 às 04h00, na Sociedade Hípica de Guaratinguetá a 61ª edição glamurosa do HORSE HALL! INGRESSOS: SÓCIO: R$ 45,00 (antecipado). NÃO SÓCIO: R$ 100,00 (antecipado). MESA: R$ 80,00. OPEN BAR E BUFFET INCLUSO. BANDA: JUNKIE BOX. No comando da festa, o trio: Presidente Cesinha Zangrandi, Gutinho Sigaud e Celeste Macedo.

Divulgação

valemais 30

Vale MaisV+

TURISMO PAULISTA Defendendo os interesses das cidades de interesse turístico e o desenvolvimento do turismo paulista, o Presidente da ABRAJET-SP, CLAUDIO LACERDA OLIVA e, à direita, MIRIAM PETRONE, Apresentadora de TV e Diretora de Mídias Sociais da ABRAJET-SP, no II Encontro Estadual de Turismo, em São José dos Campos.

Foto: Ivan Leyraud

GISLAINE ROSSETTI DA BASF ELEITA COMUNICADORA DO ANO

GISLAINE com o Troféu ABERJE 2012 ao lado do amigo FERNANDO FIGUEIREDO, Presidente da ABIQUIM Associação Brasileira das Indústrias Químicas. A 38ª edição do Prêmio Aberje homenageou Gislaine Rossetti, Diretora de Relações Institucionais da BASF, com o prêmio “Comunicadores do Ano”.

Gislaine Rossetti tem 20 anos de experiência na comunicação corporativa, 16 anos dedicados à BASF. Na empresa liderou importantes ações e processos comunicacionais, como aquisições de outras empresas, a comemoração dos 100 anos da BASF no Brasil e o maior investimento da BASF na região, a construção do Complexo Acrílico de Camaçari. Há cerca de um ano, assumiu a Diretoria de Relações Institucionais que engloba áreas de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Relações Governamentais. A votação foi realizada pelo Conselho da Aberje (formado por representantes de comunicação de 21 segmentos da economia). “Verificamos no mercado, profissionais que contribuíram

para a valorização da comunicação empresarial em sua empresa e também no mercado ao longo de sua trajetória profissional”, afirma Paulo Nassar, presidente da Aberje. A cerimônia do Prêmio Aberje 2012 aconteceu em São Paulo, e contou com a presença de 500 profissionais da área. O Prêmio reconhece, anualmente, as melhores práticas do mercado, destacando os cases de sucesso na história da comunicação empresarial brasileira, como referência na contínua construção das novas narrativa empresariais. Estivemos com a delegação de Guaratinguetá no evento, prestigiando a amiga GISLAINE.

GONZAGA (GÃO & GUINHA)

Para José Antonio Soares Vieira, o filme GONZAGA é “Um reencontro! Um resgate de toda uma vida! A raiva, a dor e o perdão - nas relações de Pai e Filho! Imperdível!” Curti show do Luiz Gonzaga, Rei do Baião e, pensei estar diante de Elvis Presley, o Rei do Rock. Participei no Colégio Equipe, de um show do Gonzaguinha, organizado pelo Serginho Grosman, em 1972. Saí de lá cantando...” Em tempo ruim, a gente também dá bom dia!”

REELEIÇÃO A D J O R I SP Dia 02 de dezembro, em Assembleia no Hotel San Raphael, em SP, a ADJORI-SP Associação das Empresas Jornalísticas do Interior de São Paulo irá reeleger sua Diretoria, comandada pelo Presidente Carlos Alberto Buzano Baladas. Este colunista deixará o Conselho Fiscal para assumir a 2ª secretaria, para 2013/2014.

CAMPARI 2013: DESCONSTRUINDO A SUPERSTIÇÃO Com um beijo de adeus à superstição, assim se expressou a mega star Penelope Cruz: “Adorei a experiência de estrelar o Calendário Campari 2013. O tema superstição é extremamente intrigante, estimulante. É um prazer trabalhar com o fotógrafo Kristian Schuller e sua talentosa equipe. Amo seu trabalho. Como atriz, costumo ser desafiada a retratar o ‘inexplicável’, e não foi diferente nesta sessão de fotos. Criamos uma personagem que precisava transmitir atitude forte e positiva, e que fosse à essência de cada superstição para desconstruir esses mitos com uma atitude confiante. Espero que gostem das fotos tanto quanto nós gostamos de produzi-las.”


ENCONTRO DE PREFEITOS ELEITOS Estivemos no interessante Encontro promovido pela CONAM, no Espaço Noah, em São Paulo. Lá foram apresentados temas importantes, como: PPPs Parcerias Público Privadas, A dignidade do Poder Executivo e as ameças intercorrentes, Fontes de Financiamento, Planejamento e Gestão da Administração Municipal e a expertise dos especialistas em Administração Pública. Ressalte-se a palestra-apresentação do francês Renaud Proveur sobre Segurança Pública e a de Douglas Rodrigues Caetano sobre Gestão Pública com uso de Tecnologia. Na oportunidade representei o prefeito eleito Francisco Carlos.

Foto: Ivan Leyraud

Deu na FOLHA DE SÂO PAULO: O eminente jurista alemão Claus Roxin, esclareceu: “Participação no comando de esquema tem de ser provada”. “Domínio do fato” é o conhecimento de uma ocorrência, em princípio criminosa, por alguém com posição de realce nas circunstâncias do ocorrido. Fator fundamental na condenação de José Dirceu, por ocupar o Gabinete Civil na época do esquema Valério/PT. As jornalistas da Folha de SP, Cristina Grillo e Denise Menchen perguntaram ao jurista alemão se “o dever de conhecer os atos de um subordinado não implica corresponsabilidade”. Claus Roxin respondeu: “A posição hierárquica não fundamenta, sob nenhuma circunstância, o domínio do fato. O mero ter que saber não basta”. E citou, como exemplo, a condenação do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, na qual a teoria do “domínio do fato” foi aplicada com a exigência de provas existentes - do seu comprometimento nos crimes. A teoria de Roxin foi adotada, entre outros, pelo Tribunal Penal Internacional.

No Polo Tecnológico de São José dos Campos, conheci pessoalmente o quase-prefeito de Bananal. Jorge da Silva, que se tornou celebridade nacional por ter empatado na votação para Prefeito e perdido por ser mais novo do que sua concorrente!

OPINIÃO FEMININA A linda Publicitária MARIA SANINI tem os atributos de uma mulher de sucesso: inteligência & beleza. Ela compartilhou no Facebook a seguinte opinião: “ E o Sarney, nada...O Collor em Brasília, o Maluf no palanque. Só a esquerda é corrupta? Não! Só a esquerda é condenada! Bom dia, Brasil” Por Eu lia, tu lias.

Vale MaisV+ Ivan Leyraud FILHO

31 valemais

GANHOU MAIS NÃO LEVOU

CONDENAÇÕES 1

PROFESSORES DISCUTEM O PROGRAMA ReAção Apoiado pela BASF, ReAção promoveu encontro com 500 professores da rede municipal de ensino de Guaratinguetá, para opinar sobre a avaliação dos seis anos do programa, realizada pelo IQUSP, do projeto Nós reAgimos?!?, dia 13.11, na Igreja dos Mórmons, no bairro Pedregulho. Presentes, também, os professores Gilda Cortez, secretária municipal da Educação e Guilherme Marson e Cassius Stefani do IQUSP (Instituto de Química da Universidade de São Paulo), parceiro da BASF desde o início do programa. Qual o impacto causado pelo ReAção na qualidade do ensino de Ciência na rede pública? O que os indicadores mostraram? Quais resultados foram alcançados? Questionário específico foi aplicado na ocasião para aferir indicadores. O ReAção capacita professores para a abordagem dos princípios básicos da ciência nas salas de aula, com experiências práticas. Os resultados são permanentemente monitorados, considerando o registro de alunos e professores em cadernos e pesquisas.

SEXY

Divulgação

Tenho notado no Facebook que as mais belas, portentosas, extravagantes, periguetes, avantajadas, esculturais e deliciosas mulheres têm causado inveja às nem tanto providas de tais atributos. O preconceito sempre grassa quando se depara com a graça das mais sexys. Os homens continuam amando.

HOMENAGEM AO FIVE DO BASQUETE Foto: Ivan Leyraud

No décimo almoço de confraternização, promovido pelo General Aquino e sua brilhante equipe (Caloi, Lula, Rogérinho, Edno e outros amigos não menos importantes), no casarão do Itaguará Country Clube, com serviço de Myriam’s Buffet, as homenageadas foram as viúvas e os familiares dos campeões de basquete da década de 1940 (Ivan Leyraud, Evandro Giannico, Augusto Lucchesi, Gustavo Mollica e Mario Rodrigues) espetacular equipe de Guaratinguetá, apelidada de “five”. Mais de 150 “trancas” (nascidos na cidade), uma grande maioria deles com mais de 70 anos, vivenciaram uma tarde de muito amor, recordações e orgulho de uma geração vitoriosa! O Prefeito eleito de Guaratinguetá, Francisco Carlos, prestigiou o evento.


social 32


social 34

Sinal Hot

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, é o mais importante evento automotivo da América Latina. Todos os apaixonados por automóveis podem desfrutar das grandes tendências do setor e o que há de mais moderno no mundo dos automóveis, sem sair do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 24 de outubro à 04 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Confira alguns cliks especiais que Revista Sinal Verde registrou do maior evento da América Latina.

Plínio Caninéo Filho plinio.sinalverde@hotmail.com


VEJA DICAS PARA ADQUIRIR UM BOM PC

C

onfiguração. Começar escolhendo o formato que mais se adapta ao que você precisa é só o primeiro passo. A partir daí existe toda a configuração do computador: ou seja a configuração da máquina. Vamos começar pelo processador. Mais importante é saber se a linha do processador é compatível com os novos lançamentos da indústria. Hoje, o ideal é escolher um processador com dois núcleos. Para usuários domésticos que usam aplicativos leves, os processadores com dois núcleos são mais do que suficientes para que os programas rodem sem aqueles travamentos chatos. Nessa área, a opção custo-benefício, são os processadores Dual Core. Mais a melhor opção é o processador Core i3. Outro fator relevante na hora de escolher um micro, é a memória RAM. De nada adianta um processador super rápido, de vários núcleos, se não houver memória suficiente. Dois giga de memória RAM normalmente satisfazem a maioria dos usuários domésticos. Para uso profissional, ou para games, é bom pensar em muito mais. Para o sistema operacional Windows 4GB de memória RAM serve para a maioria das necessidades dos usuários. As placas de vídeo também merecem atenção especial. Hoje o processador gráfico integrado – à chamada

Atenção!!! Não procure seu novo PC apenas pelo preço, mas pelo desempenho que ele vai proporcionar a sua necessidade.

placa onboard – satisfaz a maior parte das necessidades. O maior erro dos consumidores é querer máquinas que vão além de sua necessidade real, e as vezes, quanto mais simples melhor. Então a não ser que você seja um gamer ou um profissional que trabalhe com edição de vídeo ou algo do gênero, dificilmente você vai precisar de uma placa de vídeo dedicada. Preço. O valor de cada computador, seja ele desktop, notebook ou netbook varia muito de acordo com as especificações. A configuração que acho bacana é de um PC, com um processador de dois núcleos Core i3, 4 giga de memória RAM, pelo menos 500 GB de espaço em disco e placa de vídeo integrada. Essa receita sai, em média, por R$ 1,4 mil. Mas fica uma dica especial aos leitores da revista Sinal Verde, você pode gastar menos se pesquisar as promoções de grandes lojas de magazine.

29 tecnologia 35 fitness

Fique atento ao comprar um computador Por André Oliva


saúde 36

Nilo Sérgio Graduando em Educação Física

VASCULARIZAÇÃO N

o meio esportivo e especialmente na musculação é comum a busca por veias mais aparentes, seja nos antebraços, deltoides, panturrilhas etc. Não se trata de achar bonito ou feio, até porque gosto não se discute e o que é feio para alguém pode ser bonito para outra pessoa. Uma boa vascularização depende inicialmente de alguns fatores. Em primeiro lugar é necessário ter uma pele fina, o que faz da dieta algo fundamental. Você precisa ter um percentual de gordura mais baixo para que as veias se tornem mais visíveis, visto que elas estão localizadas basicamente abaixo da pele. O mesmo vale para a retenção hídrica, que causa a mesma dificuldade de visualização. A genética também tem grande importância para quem quer ter veias mais aparentes. Algumas pessoas simplesmente não desenvolvem

um maior calibre dessas veias e precisam se conformar com isso. Sabe aquele inchaço percebido durante o treino que você sempre deseja que nunca acabe e parece ir embora pelo ralo algum tempo depois? Nada mais é do que o “pump”, nome dado ao maior carregamento de sangue nos músculos, ou “recrutamento vascular muscular periférico localizado”, causado pelo treinamento. Com a contração muscular a pressão sanguínea naquele músculo aumenta, causando dilatação das veias e criação de novos vasos para conseguir entregar todos os nutrientes que aquela região necessita. Quanto melhor for a sua vascularização mais oxigênio e outros nutrientes serão carregados aos músculos, melhorando principalmente a recuperação muscular. Não podemos esquecer que a gordura também é transportada pelo sangue para ser usada

como fonte de energia, processo que terá mais eficiência com uma melhor vascularização. Outro ponto importante nesse processo é a maturidade muscular. Com o tempo as veias naturalmente vão aumentando de tamanho. Quem malha há mais tempo costuma ter veias mais aparentes. Hoje se encontra à disposição vários produtos com ação vasodilatadora, que vão melhorar a vascularização, prevenir o catabolismo, aumentar o rendimento dos treinos, dentre outros benefícios. Com relação ao treino, embora basicamente seja necessário um treino pesado e intenso, existem algumas técnicas que otimizam o fluxo sanguíneo e têm bons resultados.Procure sempre um educador físico para ajudar nos seus treinos e um nutricionista para ajustar sua dieta de acordo com o seu objetivo e individualidade.


i D

emocrático e super acessível, os esmaltes e suas diferentes cores vem proporcionando grandes produções nas unhas femininas. Já considerado acessório fundamental para a composição de um look, o esmalte ganha versões e decoradas e cheias de detalhes. As cores não precisam combinar com alguma peça do vestuário, muito menos serem discretas. A moda primavera verão 2013 mostra que os tons vibrantes e metalizados seguem em alta. Para quem prefere as cores mais básicas, os tons nude nunca perdem espaço, mas ousar nos enfeites ou no estilo da pintura será o diferencial.

ii

das unhasi

39 beleza

A original moda i i

Tons pastéis

Os tons pastel e claros, também conhecidos como candy colors, não perdem espaço. Você pode optar por variar de cor. Experiemente um azul claro, rosa bebê, amarelinho e até um verde água. Você mantém o básico e fica com um look romântico.

Cores fortes

A cara do verão! As cores vibrantes são marca registrada do verão. Com os esmaltes, a moda é a mesma. Aposte nos esmaltes azuis, laranjas, vermelho, verde, pink…O importante é deixar as unhas coloridas! Quem quiser, pode misturar as cores e criar o efeito de unhas bicolores, filha única ou até a inglesinha – quase igual à francesinha, mas com as pontas coloridas.

Outros estilos

Metalizados

Sucesso nas estações mais frias, os metalizados continuam fazendo as mãos das mulheres. Dourado, prata, bronze são cores elegantes que deixam o look mais sofisticado.

Para quem gosta de unhas decoradas e diferentes, muitas são as opções para transformar cada semana a produção. Aposte nos adesivos. São simples de colocar e você pode escolher entre centenas de estampas, cores e tamanhos. Se não quiser ousar muito, faça uma filha única, no qual o dedo anelar recebe cor diferente dos demais. Basta escolher dois tons de esmalte de sua preferência. Já ouviu falar de unha Ombré? Unha em degradê. Você mesmo pode fazer. Passe duas camadas do esmalte de sua preferência e limpe as laterais com algodão embebido em removedor de esmalte. Aplique esmalte com glitter na ponta, como se fosse fazer uma francesinha. Retire o excesso de esmalte do pincel e puxe o brilho para baixo, formando um degradê. Há estilos como unha caviar, meialua, veludo, inglesinha e até a conhecida francesinha. Qualquer que seja o estilo, o interessante é mudar, criar e se diferenciar. Há cada semana uma cor ou um detalhe, você vai perceber que em pouco tempo estará viciada em deixar as unhas originais e lindas.


plussize 40

FASHION DAY PLUS SIZE VALE DO PARAÍBA

Como sempre digo: “Não fazemos apologia à gordura. Só queremos valorizar a beleza de cada um, a seu tamanho”. Renatha Silva renathavida@yahoo.com.br plussizeaparecida.lorena

2012 Fotos: Thatá Fonseca

O Vale do Paraíba tem agora a própria Miss Plus Size: Marcela Paixão. Ela foi selecionada entre 19 candidatas, no Fashion Day Plus Size Vale do Paraíba. No evento – realizado dia 27 de Outubro no Umuarama Clube, em Aparecida - , a região teve, pela primeira vez, um concurso que escolheu uma gordinha para representar o Vale. Marcela agora irá disputar o Miss São Paulo Plus Size, que deve ocorrer em Março de 2013 e, se ganhar, irá concorrer ao Miss Brasil GG. A morena foi escolhida pelos jurados pelos requisitos beleza, elegância, desenvoltura e simpatia. Marcela tem 25 anos, é casada e mora em Aparecida. Além da faixa e da coroa, ganhou um final de semana em Penedo, roupas, óculos de sol, book impresso e digital e um ano de agenciamento na HF Models, em São Paulo. O concurso também elegeu a 1º Princesa Plus: Débora Fernandes, a 2ª Princesa: Taty Baraldi e a Miss Plus Size Virtual, que também ficou para a Taty Baraldi; ela se empenhou e recebeu o maior número de “likes” na foto do perfil do evento, no Facebook. O 1º concurso de Miss Plus Size Vale do Paraíba foi realizado com o objetivo de diminuir o preconceito às gordinhas e de movimentar o comércio GG na região. Várias famosas do mundo Plus estiveram presentes no evento, entre elas a Miss Brasil Plus Size Barbra Monteiro e a Modelo Profissional Alessandra Linder.

“Toda vida fiz dieta e não era feliz. Cheguei a tomar remédios, mas sempre que parava voltava a engordar ainda mais. Essa oportunidade me fez sentir bonita, valorizar meu momento e minha realidade. Ali, conheci mulheres como eu, de várias cidades, e cada uma com uma história diferente.” “Olhava no espelho e me sentia feia. Fiquei muito magra e me sentia mal comigo mesma. Foi quando desisti de fazer regime. Cheguei a dois extremos, a magreza e, depois, a obesidade. Passei, em menos de um ano, de 100 a 60 quilos e voltei a engordar novamente. Hoje, visto roupas com numeração que varia do 46 ao 48 e me sinto muito bem. Me amo do jeito que sou.” “A força do meu marido foi muito importante. Ele estava na primeira fila assistindo e torcendo de perto com toda a família. Um recado que dou às mulheres como eu é que nosso corpo não reflete tudo o que somos, mas, sim, o modo de pensar e agir, independente do nosso manequim”. Por Marcela Paixão


saúde 42

COMBATA INFECÇÕES E MICOSES DE MANEIRA PRÁTICA E SAUDÁVEL Óleo de Melaleuca é o aliado natural

E

Folha de Melaleuca

xtraído de uma árvore nativa da Austrália, o óleo de melaleuca possui efeito multiuso. Seus benefícios, descobertos por antigas tribos que utilizavam a seiva da árvore de melaleuca para cicatrizar ferimentos, foram valorizados pelo governo durante a Segunda Guerra Mundial, quando o óleo se tornou essencial na maleta de primeiros socorros de todos os soldados e era chamado de “kit medicinal engarrafado”. O Óleo de Melaleuca é uma substância que pode substituir muitos produtos industrializados. A própria indústria deu início à fabricação de produtos a base do óleo, devido à sua eficácia medicinal e cosmética,

Juliana Yumi Saito Tessaro Farmacêutica - CRF-SP 52.828 julianasaitotessaro@hotmail.com

além de ser um produto não tóxico. Este simples óleo possui propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas, utilizado para uma variedade de condições da pele, como: acne, pele oleosa, erupções cutâneas, bolhas, pé de atleta, micose, queimaduras, cortes, ferimentos leves, aftas, candidíase, infecções e caspa. Também possui forte ação anti-inflamatória e o melhor de tudo, além de ser natural, nenhum micróbio infeccioso consegue criar resistência a ele como atualmente vem acontecendo com outros antibióticos. Nos casos de afecções da pele, como micoses de unha, picadas de inseto e ferimentos, o óleo de melaleuca pode ser usado diretamente na área acometida, sempre massageando para que haja uma melhor absorção do ativo. Também pode ser diluído em shampoos e sabonetes para higiene íntima. É importante ressaltar que o óleo de melaleuca não deve ser usado via oral (pela boca). Sua eficácia está em agir diretamente sobre as afecções e sua ingestão pode ser perigosa. O Óleo de Melaleuca é encontrado em farmácias de manipulação. Procure uma farmácia de confiança para adquirir um óleo de qualidade e de alta pureza para que seu tratamento tenha um ótimo resultado. Mesmo sendo um produto natural seu uso pode promover reações alérgicas. Em casos de alergia suspender o seu uso imediatamente.


Aparecida Antiga

am Retratos que mssaarchaisrtó ria no

Por Lúcio Mauro Dias

Fotografia tirada da ladeira da atual Prefeitura de Aparecida provavelmente em 1923 que retrata o Cemitério Velho, inaugurado em 1921 e a Rua Santa Rita.


beleza 44

Sobrancelhas perfeitas num piscar de olhos

U

ma sobrancelha bem desenhada realça a beleza do rosto e deixa o olhar mais bonito e marcante. Muitos cuidados são tomados para deixá-las delineadas corretamente. Hoje em dia existem diversos tratamentos que auxiliam na recuperação dos fios, na melhora de algumas falhas e no preenchimento. A causa de muitas falhas nas sobrancelhas são simples e acontecem quase sempre, principalmente com as mulheres. É só retirar um ou dois pelos do lugar errado para deixar falhas e até mudar a expressão de um rosto. Os pelos na região dos olhos crescem mais devagar, por isso é tão difícil deixar os fios crescerem para recuperar totalmente o formato da sobrancelha. Dentre muitas dicas para a recuperação dos fios, separamos algumas para que você possa, sem desespero, ter uma sobrancelha bem delineada novamente.

“Segredo das sobrancelhas perfeitas é respeitar o desenho natural e não seguir tendências” 1. Mantenha distância de todas as pinças. 2. Não espere o mês todo para refazer as sobrancelhas - isso gera ansiedade e vontade de tirar os pelos em casa. Faça a manutenção a cada 15 dias. 3. Quando perceber sua sobrancelha com muitos pelos e uma expressão poluída, corra até um especialista: ele vai tirar o excesso sem extrair o que não deve. 4. Corrija as falhas com um lápis castanho, próprio para sobrancelhas - algumas pessoas corrigem as falhas tirando cada vez mais pelos com a pinça. 5. Deixe os fios crescerem por 20 dias no mínimo. Antes de procurar um bom designer, deixe os fios crescerem sem interferência. 6. Procure um BOM DESIGNER de sobrancelha. Um bom designer vai levar de 40 minutos a uma hora, para modelar a sobrancelha a primeira vez. Uma nova técnica que vem fazendo a cabeça das mulheres, é a sobrancelha de Henna. Ela permite cobrir pelos brancos, preencher falhas e destacar o olhar. A sobrancelha de henna tem duração de uma semana à 20 dias. Dependendo da pele e dos cuidados, pode durar até mais alguns dias. Como o resultado é passageiro, a Henna pode servir como uma alternativa para quem deseja fazer a maquiagem definitiva ou simplesmente corrigir algo. Tanto para corrigir falhas ou para aderir à nova tendência da henna, procure um profissional para te auxiliar e realizar um bom trabalho.


Imagine-se como uma orquestra, em que cada órgão do seu corpo, como um instrumento, toca em conjunto uma música . Para que esta seja agradável, todos os instrumentos (órgãos) devem estar afinados e os músicos (células) funcionando em perfeita harmonia.

O ser humano é na verdade um conjunto (...)

45 bem estar

Terapia Frequencial Simone Murad Simurad.terapias@ig.com.br

O ser humano é na verdade um conjunto, ou seja, um acorde de frequências. Essas frequências formam um acervo de informações codificadas no DNA, que controlam o desenvolvimento da saúde e da doença, assim como a auto-regeneração. À medida que sofremos influências externas, seja através de ondas eletromagnéticas dos celulares, computadores, seja através da alimentação contendo moléculas sintéticas (como hormônios nas carnes, agrotóxicos nos vegetais), excesso de produtos refinados e conservantes, compostos industriais no ar, água contendo metais pesados e estímulos sociais e ambientais gerando medo, estresse, depressão...a Bioenergia enfraquece; ocorre então, uma elevação do potencial elétrico do organismo, causando assim a acidificação do sangue. Num ambiente ácido , o meio aquoso reduz o oxigênio, gerando assim o que se chama “Síndrome da Inadaptação”, onde o organismo se desestabiliza, isto é, a orquestra passa a desafinar. Ficando um meio próprio para o desenvolvimento de disfunções orgânicas. A Terapia de Frequência, entra como um Maestro que sabe a frequência exata de cada instrumento e as necessidades próprias de restauração. Esse maestro torna-se o harmonizador, o afinador, fazendo com que o conjunto (corpo) volte a tocar harmonicamente. A Física Quântica datada do início do século XX, já mensurava a frequência de minerais e metais. Ex.: Cálcio...422,7 hz, Magnésio...285,2 hz , etc. Como um afinador, a Terapia de Frequência, gera ressonância no organismo, estimulando-o a usar todo o seu potencial de auto-regulação. Esta terapia pode ser feita através de aparelhagem que emite frequências de acordo com a necessidade individual do cliente, aliada à mudança de hábitos alimentares e auto-conhecimento geram excelentes resultados de saúde.


papopet 62

Papo PET!

Chevrolet Onix

OH DÚVIDA Tecnologia inovadora

CRUEL!!! GOLDEN ou LABRADOR ??? É uma decisão difícil mesmo, ainda mais quando a dúvida fica entre ter um desses dois cães tão belos e similares a ponto de serem confundidos! Nessa edição do PAPO PET nós vamos esclarecer algumas diferenças e semelhanças entre as duas raças para que você não erre na escolha.

Parte 3

Paulo Marcondes

O Golden Retriever Originado nos Planaltos Escoceses no final do século XIX é uma das raças mais populares hoje em dia, não apenas como companheiros, mas também para auxílio de profissionais tais como policiais, ajudando-os na detecção de narcóticos, e também como cães-guia para cegos, ou mesmo para fins terapêuticos. Os Golden Retrievers possuem pêlos longos, e sua coloração varia dos tons dourados até os cremes. São bem comportados, inteligentes, pacientes e gentis (especialmente com crianças) são cães devotados aos seus donos e amigáveis até mesmo com outros cachorros. Por isso os cães dessa raça não são muito bons cães de guarda, já que não atacam e são amistosos. Eles precisam de disciplina e liderança, além de exercícios físicos e estimulação mental, senão se tornam emocionalmente desequilibrados. Caso suas necessidades não sejam satisfeitas, podem ser tornar hiperativos e destrutivos. Esses cães são mais tranquilos do que os Labradores, mas nem por isso você pode deixá-los o dia todo trancados, mas sim fazer caminhadas longas diárias de modo que ele gaste com o passeio a sua energia natural. O Golden Retriever pode se integrar em quase todas atividades familiares, podendo se adaptar a apartamentos médios e grandes, desde que respeitadas suas necessidades de exercícios, sendo que o ideal para a raça são casas com quintal.

O Labrador Retriever O Labrador é nativo do Canadá, onde ele auxiliava pescadores a pegar peixes que se soltavam das linhas, e eram treinados a mergulhar nas águas para ajudar a puxar as redes, devido aos seus instintos caçadores. O Labrador é altamente treinável e é popular não apenas como um bicho de estimação, mas também empregado em várias tarefas, como trabalho policial, detecção de narcóticos, cão-guia para cegos e deficientes físicos, resgate, etc. Existem dois tipos de Labradores, o Inglês e o Americano. O Inglês possui uma aparência mais pesada e robusta, já o Americano é mais alto e esguio. O pêlo de ambos é macio, liso e curto, e existem em três cores: preto, dourado ou chocolate. Eles são leais, fiéis, confiáveis, amáveis, afeiçoados, pacientes e se dão bem com todos, adultos e crianças, o que faz deles uma excelente escolha para a família. São inteligentes, brincalhões, adoram água e possuem um temperamento ótimo. Labradores precisam de liderança e se sentir parte da família. Caso eles sintam que não há um líder, podem se tornar destrutivos. Normalmente são reservados com estranhos, não fazendo amizades de imediato, por isso o Labrador pode vir a ser um cão de guarda adequado. Outra característica do Labrador é seu porte atlético e força muscular, por isso é de extrema importância que ele receba muito exercício físico. O local ideal para um Labrador viver é em uma casa com quintal, no entanto, se respeitadas suas necessidades de exercícios físicos e brincadeiras, ele pode viver em um apartamento também.

Por fora, um design atraente com várias customizações diferentes. Por dentro, a exclusiva tecnologia do MyLink e o confortável espaço interno se juntam à performance e economia do novo motor. Conheça mais sobre o novo lançamento da Chevrolet. Oferecido nas versões 1.0 e 1.4 (os mesmos motores do Prisma), o Onix foi desenvolvido sobre a plataforma GSV, já usada no Sonic, Spin e Cobalt. O modelo supera os problemas crônicos de outros modelos da marca (derivados de uma plataforma mais antiga) e oferece um custo-benefício atraente: todos os Onix virão de série com ABS, airbag duplo e direção hidráulica. O trem de força também foi atualizado: agora o motor 1.0 oferece 80 cv de potência (78 cv com gasolina), enquanto o 1.4 gera 106 cv (98 cv com gasolina). Onix chega às lojas com preços partindo de R$ 29.990 (LS 1.0) a R$ 41.990 (LTZ 1.4), sempre com câmbio manual – a opção automática com caixa de seis velocidades chegará em 2013. Air bag duplo frontal para motorista e passageiro

Ótimo espaço interno e mais conforto para os cinco passageiros Versões LS, LT e LTZ


47 saúde bucal

Sabe manter seu aparelho odontológico? DICAS DE ORTODONTIA PARA A MANUTENÇÃO DO APARELHO FIXO E REMOVÍVEL

Dr. Maxmiler Barbosa Silva

A

escovação adequada dos dentes durante o tratamento ortodôntico é fundamental para manter a saúde da boca. O aparelho ortodôntico propicia o acúmulo de alimentos nos dentes e torna a escovação mais demorada, por isso é importante saber realizar a técnica de escovação corretamente: - Troque regularmente sua escova de dentes, a vida útil da escova dental dos pacientes em tratamento ortodôntico é menor. - Evite alimentos duros ou crocantes, como pipoca, amendoim, nozes, frutas com caroço, gelo etc; bem como alimentos pegajosos e grudentos como goma de mascar e caramelos. Evite doces, biscoitos, balas e chocolates por terem alto

índice cariogênico. Procure cortar em pedaços as frutas, legumes crus e carnes antes de consumí-los, desta forma a pressão sobre o aparelho reduzirá. - Cuidado com os hábitos ruins, como roer unha, morder caneta, utilizar a língua para remover os elásticos do aparelho. - Ao perceber algum incômodo no seu aparelho, entre logo em contato conosco. - Evite faltas e atrasos a sua consulta, o intervalo de atendimento entre as ativações do aparelho, devem ser respeitados para evitar que o tempo de tratamento não ultrapasse o previsto, bem como para evitar danos a saúde dos seus dentes, gengivas e ossos. - Para quem usa aparelho removível, siga corretamente os períodos de uso do seu aparelho para que os resultados apareçam. Mantenha

seu aparelho sempre limpo, para isso use uma escova de dentes e o deixe de molho uma vez na semana em um copo de água com uma colher de café de hipoclorito de sódio durante 30 minutos, desta forma evitará a proliferação de bactérias e fungos. Após este período, lave-o em água corrente e o deixe sempre guardado em uma caixa limpa e seca. Não coma com o aparelho removível na boca. - Dores de cabeça, ruídos articulares, zumbidos no ouvido podem estar relacionados com problemas de oclusão. Um tratamento ortodôntico adequado pode lhe trazer equilíbrio e função mastigatória adequada. Seguindo essas dicas você mantém seu aparelho odontológico em boa conservação e limpo.


social 48

social

Dai Aldebrand

Litoral Mais um sucesso absoluto no meio dos paulistanos, a “Festa Glamour” no Café Beach CLub São Pedro - Guarujá, reuniu os tops da noite e muita gente bonita! Idealizada por FADI ALAMEDDINE e FÁBIO PAGNOZZI, a Glamour estreou dia 1º de Maio 2010 em São Paulo e partir desta data criou um novo conceito de festas no País. Magia, Charme e Sofisticação são as chaves do sucesso das festas da GLAMOUR. Quem comandou esse mix de sensações e sentidos e colocou a galera pra dançar foram os queridos Fadi Alameddine, Fábio Pagnozzi, Edu Poppo e Gui Ferraz.

Dai Aldebrand Relações Públicas Colunista social daialdebrand@hotmail.com


Tudo o que você precisa saber para aderir ao tratamento novas máquinas permitem que peles negras, morenas e bronzeadas também sejam depiladas Se os seus pelos formam uma discreta, suave, sexy, penugem loira, harmoniosamente distribuída pelo seu corpo, a depilação a laser, definitivamente, não é prioridade na sua vida. Mas, se você faz parte da legião de mulheres que sofre com uma massa de fios escuros, grossos, rebeldes, espalhados pelo corpo todo, o método pode ser libertador. Sim, porque ao final de algumas sessões praticamente 100% dos pelos terão desaparecido. Além disso, já na segunda aplicação, eles estarão mais claros e finos. Como o laser funciona? Ele elimina o pêlo porque a sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável

pela sua coloração. Essa energia térmica destrói ou retarda a capacidade de o folículo produzir um novo fio. Os pelos que não são eliminados na hora crescem lentamente, mais claros e finos. A aplicação dói? Depende. Se você aguenta firme a cera, não vai sofrer tanto assim com o laser. Mas saiba que há, sim, um desconforto em cada disparo. A sensação de ardência varia conforme a sensibilidade de cada mulher. Como fica a pele após a primeira sessão? O local fica quente e vermelho.“O incômodo dura de duas a quatro horas em média e, posteriormente, algumas áreas podem escurecer um pouco e formar crostinhas, que desaparecem em questão de dias. Qual o número mínimo de sessões? Por quê? Segundo a Sociedade Brasileira de Laser, o tratamento dura seis sessões, em média. A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pelos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. A cada sessão adicional, os sobreviventes vão diminuindo e, depois de quatro a seis aplicações, restarão apenas alguns pelos na área tratada. Se eu tiver poucos pelos, posso eliminá-los

49 estética

DEPILAÇÃO DEFINITIVA

em uma só sessão? Não. O pelo só é destruído durante a fase de crescimento. Mesmo em uma área com poucos fios, parte estará crescendo, parte em repouso. As sessões são realizadas em média a cada 30 dias para que possam atingir os pelos nas duas fases. Após a primeira aplicação, os resultados já são visíveis e, ao final de seis aplicações, quase todos os pelos são eliminados. Que cuidados devo ter antes e depois da sessão? O ideal é ficar pelo menos três semanas sem tomar banho de sol antes de começar o tratamento. Depois de cada sessão, é comum a aplicação de um gel calmante ainda na clínica. Evite calor ou transpiração intensos e sol no local. No caso de ardência ou queimação, faça compressas geladas por 30 minutos.


gastronomia 50

Receitas do Chefe Helioenay Osório

Chefe de Cozinha

FAROFA DE CAMARÃO NAMORADO RECHEADO COM FAROFA DE CAMARÃO INGREDIENTES 1 namorado de aproximadamente 2 kg. Escamado e limpo. 1 xícara de chá de vinho branco seco. Temperos a gosto (sal, limão, pimenta do reino). Azeite o necessário para untar o peixe. MODO DE PREPARO Deixe o peixe limpo, inteiro, de molho em todos os ingredientes acima (com exceção do azeite) durante algumas horas, na geladeira. Coloque o peixe em uma assadeira forrada com alumínio. Recheie com a farofa de camarão, prenda com palitos ou amarre com barbante próprio para culinária ou fio dental. Derrame por cima a marinada em que ficou, mais o azeite e leve para assar em forno moderado nos primeiros quinze minutos, banhando de vez em quando com os temperos. Depois, forno quente para dourar.

INGREDIENTES ½ kg de camarão sete barbas descascados e limpos. 1 cebola picadinha. 2 dentes de alho amassados. 1 tomate sem sementes, picado em cubinhos. ½ xícara de chá de cebolinha verde picadinha. 4 colheres de sopa de azeite. 250 grs farinha de mandioca grossa crua (Em Ubatuba encontramos uma deliciosa, fresquinha, flocada - mas na falta de oportunidade de tê-la, use a comum). MODO DE PREPARO Tempere o camarão com sal. Reserve. Numa panela, refogue no azeite a cebola e o alho. Logo em seguida junte o camarão com o caldo que se formou, o tomate e logo a seguir a farinha de mandioca. Mexa bem. Prove o sal. Adicione a cebolinha batidinha.


Com o calor que vem fazendo nos últimos dias, nada como se refrescar tomando um sorvete. Pensando nisso, preparamos uma receita super fácil de “Sorvete de Massa Caseiro”. O custo da receita é baixo, rende até 1 1/2 litro e o mais interessante, com essa mesma fórmula, você pode fazer sorvete de qualquer sabor. Nada como ter uma “sorveteria” na cozinha não é? Aprenda e se delicie a qualquer hora do dia com o sorvete caseiro. INGREDIENTES • 1 1/2 litro de leite. • 1 xícara (chá) de açúcar. • 1 colher (sopa) de liga neutra. • 1 colher (sopa) de essência em pó para sorvete (sabor à seu gosto). • 1 lata de leite condensado. • 1 colher (sobremesa) de emulsificante. MODO DE PREPARO • No liquidificador, bata o leite, o açúcar, a liga neutra e a essência em pó para sorvete por 2 minutos. • Despeje em um recipiente e leve ao congelador até começar a endurecer (cerca de duas horas). • Retire do congelador e leve à batedeira. • Acrescente o leite condensado e o emulsificante. • Bata por 15 minutos, em velocidade média, até ficar bem cremoso. • Leve novamente ao congelador por no mínimo quatro horas. • Sirva decorado com frutas.

Tá calor!

Tá calor!

Tá calor!

Tá calor!

51 gastronomia

SORVETE DE MASSA CASEIRO Aprenda a fa zer um cremoso


social 54

1

Social KIDS

1

Mais uma edição que esses baixinhos nos agraciam com seus lindos e sinceros sorrisos!

Isabelly

João Vitor e Alice

Criançada se divertindo

Luiz Miguel

Miguel

Pequeno torcedor corinthiano

Julia Carolyne e Nicolle

Clarinha

Lara

Ramon

Giovanna

Sofia

Maria Lívia


Brinquedos que podem machucar os olhos A escolha de “ brinquedos seguros,

Márcia Wirth

MW- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde As crianças não nascem com o sistema visual completamente formado. À medida que elas vão se desenvolvendo, o sistema visual vai amadurecendo também. “Entre o sexto e sétimo meses de desenvolvimento intrauterino já existe a capacidade de perceber a luz. Quando nasce, consegue enxergar o que o rodeia bem de perto - entre 15 e 40 centímetros -, na forma de vultos enevoados, sem detalhes ou profundidade, e apenas distingue algumas cores, principalmente os tons fortes”, explica o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstia Oculares (CRM-SP 13.454). No início da vida é como se os bebês vissem o mundo através de um vidro embaçado. “À medida que crescem, a visão se desenvolve. É como andar ou falar, uma conquista gradativa, que depende de treino e do amadurecimento neurológico. As conexões da retina com a região do cérebro que recebe os impulsos da visão só ficam maduras por volta dos seis meses de idade”, explica o oftalmopediatra Fabio Pimenta de Moraes, que também integra o corpo clínico do IMO. (CRM-SP 124.321) Os principais avanços no desenvolvimento da visão ocorrem nos seis primeiros meses de vida. “Aos dois meses, o bebê ainda não consegue distinguir bem um gato de uma criança que passa ao lado do seu carrinho. No sexto mês, ele já sabe a diferença entre um e outro. Nessa fase, ele começa a ver objetos em três dimensões e tem maior noção de espaço”, explica Fabio Moraes. A visão é um dos primeiros sentidos que o bebê utiliza para interagir com a mãe. Além do choro, é pelo contato olho no olho que o bebê busca expressar o que está sentindo nos primeiros meses. “É também pela visão que o bebê percebe que é igual às pessoas que o cercam, momento em que descobre a própria imagem no espelho, o que costuma ocorrer entre o primeiro e o segundo ano de vida”, explica Fabio Moraes. Por volta dos dois anos de idade, a criança já percebe o ambiente tal qual um adulto, porém ainda não com toda a capacidade visual definida, pois o desenvolvimento neurológico completo da visão só se dá entre seis e oito anos. Ao longo do crescimento, as crianças são muito estimuladas visualmente. E nada estimula a visão de uma criança com mais facilidade do que um brinquedo. “Por isto é importante ter em mente que no ambiente doméstico são mais comuns os traumas oculares em crianças provocados por objetos pontiagudos, substâncias químicas e brinquedos. Como a maioria das crianças passa uma grande parte do tempo brincando, os pais precisam se certificar de que estes brinquedos são seguros para a saúde em geral, bem como para a segurança dos olhos. Normalmente, quando os brinquedos não são seguros é porque eles não

que não causem problemas aos olhos, é uma preocupação para todos os pais

são adequados à idade da criança”, defende o oftalmopediatra Fabio Moraes. No caso de traumas oculares graves, cerca de 30% dos pacientes acabam com uma visão muito baixa ou subnormal, e isto corresponde, aproximadamente, a 10% de todo ferimento ocular em crianças. “A prevenção é o melhor tratamento para o traumatismo ocular infantil. Educação e orientação são fundamentais. Informar a sociedade, fiscalizar a indústria de brinquedos, utilizar equipamentos e medidas de prevenção como cintos de segurança, capacetes e eventualmente óculos de proteção podem contribuir na prevenção dos traumas oculares na infância”, diz o médico.

COMO ESCOLHER BRINQUEDOS SEGUROS • Na hora de escolher um brinquedo, além de observar a indicação da idade, é preciso ter certeza que o brinquedo é seguro. “Por exemplo, partes bem pequenas podem ser encontradas em brinquedos rotulados para crianças acima de 3 anos de idade. Se a criança tem 4 anos e ainda gosta de colocar as coisas na boca, esse brinquedo não é adequado para ela”, explica o oftalmologista; • O tamanho do brinquedo também é importante. “Se um brinquedo não é grande o suficiente para não caber dentro da boca de uma criança, você pode guardar este brinquedo até que seu filho fique mais velho”, recomenda o médico; • É importante certificar-se que os brinquedos foram construídos de forma robusta e que não vão quebrar ou desmontar com o uso. É aconselhável verificar se as tintas ou os acabamentos não são tóxicos e/ou susceptíveis a descamar; • Brinquedos de pelúcia devem ser laváveis na máquina de lavar. E para as crianças mais novas devem ser feitos sem pedaços minúsculos e fáceis de retirar, como botões ou fitas; • “É importante também evitar a compra de brinquedos com pontas ou pedaços afiados ou ásperos. Certifique-se de que os brinquedos com cabo longo - cavalo de pau, vassoura ou aspirador - tenham extremidades arredondadas e sempre supervisione de perto o uso de tais brinquedos pelas crianças”, orienta o oftalmopediatra Fabio Moraes; • Evite também comprar brinquedos que atiram objetos no ar - estilingues, armas de dardos ou flechas - para crianças menores de 6 anos. Sempre supervisione qualquer criança brincando com tais brinquedos; • “Se a criança está brincando com um kit de química ou com ferramentas para trabalhar com madeira, forneça-lhe um par de óculos de segurança”, afirma o médico.


moda 56

A despojada f moda praia Fim de Ano + Verão = PRAIA!

MÉDIA DE PREÇO: Chapéu: R$59,00 Óculos de sol: R$89,90 Saída de praia: R$45,00 Colar: R$35,00 Pulseira: R$15,00 Bolsa de praia: R$60,00 Chinelo/Rateirinha: R$49,00 Biquíni: R$75,00

Essa continha faz a cabeça de muitos brasileiros. E nada mais justo para quem passa o ano todo trabalhando à espera de umas férias ou alguns dias de folga, dar um belo mergulho no mar. Relaxar o corpo e a mente, sem relaxar no modelito, afinal a moda praia é uma das mais belas do ano. No Brasil, esse mercado está em constante crescimento, oferecendo um grande leque de opções para mulheres e homens. Compor um look moda praia não tem segredo. Basta usar um biquíni, um chinelo e uma saída de praia que você já está pronta para arrasar nas areias do litoral. Mas como para a moda, acessórios nunca são demais, você pode incrementar o modelito sem parecer exagerar. Obrigatórios não são, mas são quase indispensáveis para os dias de sol, os óculos escuros. Quadrados, redondos, esportivos, discretos ou coloridos, muitas são as opções. Para escolher o modelo que mais combina com você, é sempre bom considerar seu tipo de rosto e estilo. Além de serem ótimos para a proteção, os óculos de sol irão deixá-lo mais elegante. Quem não usa um boné velho na praia para se proteger do sol? Aposto que sua resposta foi sim. Bonés, viseiras são vistos facilmente nas praias, já os chapéus, mesmo estando em alta, ainda não são muito usados pelos brasileiros. Os chapéus são vistos como acessórios mais sofisticados, mas engana-se quem acha que não pode usá-los normalmente na praia. São diversos modelos e materiais, que vão desde a palha até tecidos com estampa. Dos pequenos aos mais largos, é só escolher um que combine com seu biquíni ou maiô. As saídas de praia são peças versáteis, e que dão elegância, dependendo do modelo, comprimento ou estampa, deixam o look sofisticado ou simples. Isso vai depender de como você deseja se sentir. Práticas, as bolsas de praia são ótimas. Elas auxiliam na hora de levar protetor solar, carteira, canga ou outros objetos pessoais. Praia não combina com salto alto. Por isso aposte em chinelos ou rasteirinhas para garantir o conforto e a elegância. Os demais acessórios como brincos, colares, pulseiras, relógios, são muito bem-vindos para ajudar a compor o look praia. Só tome cuidado para não exagerar no tamanho dos itens. Nessa ocasião, o menos é mais. Para os homens, a moda praia não tem muito segredo, a sunga ou o bermudão já fazem o look, o óculos escuro e um camisetão branco caem bem e dão elegância. Mesmo com um estilo mais despojado que o clima do litoral nos sugere, nunca é demais usar acessórios para ficar ainda mais elegante.


57 moda


social 58

social

São José dos Campos

1 e 2. Presenças ilustres na inauguração do Boteco Bistro Santonofre, em São José dos Campos, o ator Nelson Freitas e o ex-jogador de futebol Washington. 3. A charmosíssima Elisete Castilho arrasando nos ensaios. 4. Carol Toseto na gravação do 1° capítulo novela da Rede Globo, “Guerra dos Sexos”. 5. Ensaio Bela da Ilha, um sucesso. 6. Instituto RicoViver - Rico Basano ajudando o próximo. 7. A linda modelo Mayra Azevedo está fazendo muito sucesso em São Paulo. 8. Nathalia Carvalho...Muito glamour e beleza. 9. Isabella Fernanda, novo talento de modelo e atriz de São José dos Campos.

1.

2.

3.

4.

Well Babo Fotógrafo wellbabo@hotmail.com www.wellbabo.com.br

5.

7.

6.

8.

9.


MOTO

59 autonews

“ECONOMIZE” SUA para maior durabilidade!

Mantenha hábitos de cuidados com frequência e tenha sempre uma moto com carinha de nova

N

ão há moto que resista a boas aventuras. Estradas esburacadas, trilhas precárias, muito sol, muita chuva, esses são alguns dos obstáculos que podem impedir sua moto de ficar com cara novo por mais tempo. Alguns segredos podem “economizar” sua moto, aumentando sua durabilidade. Veja quais. 1. Ao dar partida no motor ainda frio, evite acelerar. Deixe que funcione em marcha lenta por alguns minutos até que atinja aproximadamente 40 graus; 2. Evite manter o motor ligado, com a moto parada, depois de suficientemente aquecido; 3. Procure passar as marchas no “tempo” certo, sincronizando corretamente a rotação, para não causar trancos no câmbio e embreagem; 4. Acelere e desacelere o motor sempre com progressividade, sem mudanças bruscas de velocidade;

5. Procure antecipar as suas ações sempre que possível para não frear bruscamente. Isso economiza pneus e sistema de freios; 6. Mantenha os pneus sempre calibrados, o que previne desgastes excessivos da banda de rodagem e evita esforço extra do motor; 7. Troque o óleo do motor, bem como o filtro correspondente, após transitar em locais alagados ou muito poeirentos. Ou sempre que notar alterações de cor no lubrificante, causadas por contaminação com água (esbranquiçado) ou outros produtos (esverdeado); 8. Mantenha sempre limpos os filtros de ar e combustível. No caso de componentes descartáveis, troque-os sempre que “enfrentar” viagens ou abastecimentos em locais sujeitos a muita fuligem, poeira ou sujeira; 10. Verifique regularmente a carga da bateria e

o nível de solução (se necessário), para prevenir sobrecargas e esforços extras no sistema elétrico; 11. Não permita que a corrente de transmissão trabalhe folgada ou sem lubrificação, o que causa desgaste prematuro e aumento do esforço do motor; 12. Faça as revisões com frequência. Não espere o problema aparecer para ir verificar o prejuízo. 13. Após receber a moto de uma revisão faça uma verificação para confirmar se os serviços foram realmente feitos e se não ficou nada pela metade. Para a limpeza, utilize esponjas, flanelas, discos de microfibra e de algodão para evitar riscos.


autonews 60

Dicas para motoristas idosos guiarem com

segurança à noite

Márcia Wirth MW- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde O que um motorista idoso pode fazer para continuar dirigindo à noite, em segurança, numa estrada? Confira o que os oftalmologistas do IMO, Instituto de Moléstias Oculares, sugerem, a seguir: 1. Não deixe de fazer sua consulta oftalmológica anual, ou até mais frequentemente, se você tem uma doença ocular crônica ou apresenta queixas visuais. “É importante que o motorista informe ao oftalmologista qualquer problema ou alteração de visão que ele experimente na estrada, à noite, para que o profissional possa fazer a avaliação do campo visual ou testes de sensibilidade ao contraste”, recomenda o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO; 2. “Se o motorista idoso é um candidato a uma cirurgia de catarata, pode conversar com seu oftalmologista sobre a substituição de suas lentes naturais (cristalino) por lentes intraoculares esféricas. Essas lentes artificiais são projetadas para oferecer melhor contraste e sensibilidade, além de uma visão mais nítida do que seria possível com a implantação de lentes esféricas intraoculares tradicionais”, orienta o Centurion, que também é membro da ALACCSA, Associação Latino-Americana de Cirurgiões de Córnea, Catarata e Cirurgias Refrativas; 3. “Se o motorista tem diabetes, além da consulta oftalmológica anual, é preciso seguir corretamente as recomendações sobre dieta, aferição dos níveis de

Atividades rotineiras podem se tornar mais complexas ou impossíveis de serem realizadas na terceira idade, se o idoso apresentar algum problema de visão.

açúcar no sangue, controle de insulina e autocuidados para reduzir os riscos de retinopatia diabética, doença que pode progredir para perda de visão severa, sem aviso prévio”, informa o oftalmologista Juan Caballero, que também integra o corpo clínico do IMO; 4. O motorista deve procurar atendimento oftalmológico imediato quando detectar sintomas de doenças que ameacem a sua visão. “Muitos dos sintomas de problemas oculares mais graves aparecem quando a doença já está num estágio bem adiantado, por isso uma ação preventiva neste sentido é extremamente importante”, diz Juan Caballero; 5. Motoristas mais idosos podem apresentar problemas para perceber e reagir rapidamente a acontecimentos inesperados. “Durante a consulta oftalmológica o motorista idoso pode ser orientado sobre a escolha de óculos especiais, que podem ajudá-lo a enxergar melhor na estrada, à noite. Óculos com revestimentos antirreflexo podem reduzir o brilho. Lentes desenvolvidas com alta tecnologia podem reduzir halos, ‘explosões de estrelas’ e outras aberrações visuais”, explica o oftalmologista Juan Caballero; 6. O motorista idoso deve ser especialmente mais cauteloso ao se aproximar de cruzamentos, onde 40% das colisões fatais envolvem motoristas idosos. Os dados são de um estudo de 2007 do Insurance Institute for Highway Safety. A razão mais comum para este tipo de acidente é uma propensão de falha para realizar o cruzamento, especialmente ao fazer uma curva à esquerda.

PARA DIRIGIR COM SEGURANÇA À NOITE: As dicas, a seguir, para uma condução segura à noite foram elaboradas pelo National Institute on Aging, U.S. National Institutes of Health: • É possível minimizar os riscos de dirigir à noite, à medida em que envelhecemos, planejando as viagens, antes de sair de casa; • Dirija apenas nas ruas que você já conhece, evite estradas escuras e sem iluminação. Limite suas viagens para lugares que você pode chegar facilmente e que estão próximos de sua casa. Evite estradas muito movimentadas e que apresentem muitos obstáculos, como rampas e cruzamentos; • Planeje um atraso natural na duração da viagem se as condições são ruins. Não dirija se você está estressado ou cansado. Mantenha-se focado na condução apenas, evitando distrações; • Dirija sempre defensivamente. Respeite o espaço entre você e o carro da frente e mantenha ainda mais distância em casos de mau tempo ou quando estiver dirigindo depressa; • Mantenha as janelas do seu veículo limpas. Dirija um carro com recursos que tornem a condução mais segura, como direção hidráulica, freios e pneus em bom estado, transmissão automática e grandes espelhos retrovisores; • Mantenha seu carro em bom estado de conservação: para-brisas limpos, faróis alinhados...; • Respeite rigorosamente o tempo determinado para a renovação de sua carteira de motorista.


Aplicação de cera e lavagem frequente são cuidados básicos para manter a pintura do veículo

E não bate uma raivinha quando você uma sujeira no seu carro? E quando passarinhos deixam sua marca? Isso sim é de deixar qualquer motorista de cara feia. Esse exemplo são alguns dos problemas que atingem a pintura de seu carro. Expostos o dia todo, é quase impossível que o veículo volte para a garagem do jeitinho que saiu. É por isso que a manutenção da pintura deve ser feita constantemente, não só pelo prazer de ver o carro brilhando, mas pelo cuidado, mantê-lo em bom estado é vantagem pra você mesmo, no caso de uma revenda por exemplo. Sem exageros, os cuidados devem ser bem avaliados para que não deixem marcas ainda piores das que estavam. Comece pelo básico. Lave o carro pelo menos uma vez por semana, assim evitando que muita sujeira grude. Use produtos adequados como shampoo especializados, escova e esponjas próprias, e panos 100% algodão. No momento da lavagem, opte por lavar o carro

de cima para baixo, para evitar o desperdício de água e certificar-se de que toda a sujeira vá embora. Não se esqueça de lavar os para-lamas e pneus, já que se ficarem sujos ao andar podem voltar a sujar o carro. Encere o veículo pelo menos quatro vezes por ano de preferência com uma cera que contém teflon ou silicone, de modo que a sujeira grude no carro e que lavá-lo seja um atividade muito mais fácil. Para remover pequenos arranhões, marcas de água, manchas e outras imperfeições na pintura, é necessário polir o carro, mas essa ação dilui a tinta de forma que deve ser feita no máximo uma vez por ano. Se o carro tem arranhões ou pequenas batidas que afetem a pintura deve ficar atento, já que as partes expostas a água, por exemplo, podem apresentar ferrugem e corrosão com o tempo. O sol queima a pintura dos carros, por isso o aconselhável é que se estacione em um local coberto e bem ventilado. Se não for possível, colocar uma capa de tecido ajuda muito.

61 autonews

Pintura em dia!


Crenças

LIMITANTES O

dicionário define crença como: “profunda e íntima convicção; certeza; confiança; aquilo que uma pessoa ou grupo consideram como verdadeiro”, ou seja, é o que se acredita que é. Vejo nas sessões de coaching que o maior trabalho com o coachee (cliente) é convencer que ele é capaz. É romper as barreiras de seu temor, do medo, é ajudar a ver que pode e que é possível realizar seu desejo ou plano. De que nunca dependeu tanto dele como somente depende. Tommy Newberry (2007) afirma que a influência mais poderosa sobre o caráter de uma pessoa é aquilo que acredita sobre si mesmo. Para ele, regularmente vaticinamos nossas vitórias e derrotas ao dizer, a nós mesmos, o que será um sucesso ou um fracasso na vida, o que de certa forma acabamos experimentando concretamente, mesmo que em alguns casos não se deseje. Intencionalmente ou não, todo ser humano tem um diálogo interno e essa conversa pode ajudar ou atrapalhar, dependendo da ênfase que se dá. Nesse diálogo interno nós incentivamos ou desestimulamos nosso comportamento. Podemos fazer

Gerson Sena de Castro Personal & Professional Coaching desenvolvendo-voce.blogspot.com.br skype: gerson.sena.de.castro

isso para um fim proveitoso ou prejudicial, a nós mesmos. Faço meu alerta e não estou enredando para o misticismo, estou falando de neurologia. Nosso cérebro é dotado de muitas capacidades e de um intrincado sistema de funcionamento, para simplificar vamos dividi-lo em consciente e subconsciente. A nossa crença está sediada no subconsciente, que envia comandos ao consciente, dali expressarmos para o mundo exterior. Dessa forma o que cremos sobre nós determina nossas ações, de sucesso e fracasso. Fica o alerta para pensar o melhor de si, o melhor para si, buscando silenciar o diálogo derrotista e de fracasso vociferando o diálogo vitorioso e de sucesso. Por esse motivo eu digo...MANTENHA A FÉ & VIVA INTENSAMENTE!

Um forte abraço, SACRIFÍCIOS SÃO TEMPORÁRIOS, A RECOMPENSA É PARA SEMPRE


finanças 64

Sinal de mercado Caro leitor,

Seguindo na linha de apresentação das opções que você tem hoje no mercado financeiro para aplicar os seus recursos, apresentaremos nesta edição os investimentos mais comuns e que possuem características de Renda Fixa (RF), voltados para investidores mais conservadores. Na próxima edição, falaremos dos produtos de Renda Variável (RV). INVESTIMENTOS RENDA FIXA: Como informado anteriormente, o perfil do investidor em renda fixa é o CONSERVADOR, no máximo MODERADO e esta modalidade tem como principais investimentos os abaixo listados. Conheça um pouco mais sobre eles: Caderneta de Poupança - Modalidade mais tradicional e conservadora do mercado. Permite ao investidor aplicar pequenas somas com rendimentos a cada 30 dias, contados das datas de cada depósito. O Banco Central define a remuneração, que é igual em todas as Instituições, sendo que desde maio de 2012, ela pode ter duas possibilidades, ou seja, nada muda para depósitos feitos até 3 de maio de 2012. Nesse caso, a poupança continua rendendo 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais a variação da TR (Taxa Referencial). Já para depósitos feitos a partir de 4 de maio e contas abertas a partir dessa data, sempre que a SELIC (taxa básica de juros) ficar em 8,5% ao ano ou abaixo disso, o rendimento da poupança passa a ser de 70% da SELIC mais a TR. Os ganhos são isentos de imposto de renda, o risco da poupança está diretamente associado ao banco que faz a captação desses recursos, pois o investidor, na verdade, está emprestando dinheiro ao banco captador, embora exista a garantia do FGC Fundo Garantidor de Crédito - até o limite de R$ 70.000,00 por CPF e por instituição. Possui liquidez diária. Certificado de Depósito Bancário – CDB - É um título de crédito (captação) emitido por bancos (comerciais, de investimento, desenvolvimento e múltiplos) que tem por objetivo captar recursos de investidores, repassando posteriormente esses aos clientes, na forma de empréstimos. Os CDBs consistem em um depósito a prazo determinado com rentabilidade prefixada ou pós-fixada. Os prefixados tem sua rentabilidade expressa em taxas de juros e os pós-fixados são atrelados a algum índice (TR, TJLP ou TBF) como correção, mais taxas de juros referentes ao ano, com prazo mínimo de um mês. Os CDBs não podem ser prorrogados, mas renovados de comum acordo, havendo nova contratação. O CDB tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC (R$ 70.000,00 por CPF/CNPJ para cada instituição). Títulos Públicos - São papéis emitidos pelos poderes públicos federais, estaduais ou municipais. Um dos principais

objetivos dessa emissão é os governos poderem financiar as suas dívidas, pagando remuneração com taxas prefixadas ou pós-fixadas. As instituições financeiras interessadas compram esses títulos, emprestando recursos aos governos e colocam esses papéis nas carteiras dos fundos de investimento, remunerando o investidor. O risco dos títulos públicos é o risco dos governos não honrarem os compromissos assumidos. • NTN – Notas do Tesouro Nacional – São títulos pós-fixados (com exceção de NTN-F descrita a seguir), que podem ter uma remuneração através de uma taxa de juros fixa + um índice de correção específico, (TR, TJLP etc.) São títulos nominais. • NTN-F – Notas do Tesouro Nacional Série F - Títulos prefixados, rentabilidade conhecida no momento da aplicação. • LTN – Letras do Tesouro Nacional – Títulos prefixados, rentabilidade conhecida no momento da aplicação. • LFT – Letra Financeiras do Tesouro - Títulos pós-fixados e remunerados pela taxa, acumulada no mercado, SELIC. • Tesouro Direto – Recentemente se abriu a qualquer pessoa física a compra através da Internet. Limite mínimo para investimento é de R$ 100,00 e o máximo de R$ 400.000,00 por mês. Debêntures - Títulos de crédito emitidos por sociedades não financeiras de capital aberto, com a garantia em seu ativo e com o intuito de obter recurso de médio e longo prazo. Equivalem a um empréstimo que o comprador (credor) do título faz à empresa emissora, garantindo esta uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Geralmente utilizado para financiar projetos de investimento ou alongamento do perfil de suas dívidas. Normalmente com características de renda fixa, podendo, no entanto, serem considerados como de renda variável desde que a remuneração oferecida seja

João Vaz Administrador, Gerente Geral da Caixa Econômica Federal com base na participação dos lucros da empresa emitente. Classificando-se em: • Simples – O credor recebe juros e correção monetária e não pode convertê-las em ações. • Conversíveis – O credor pode optar em transformar suas debêntures em ações (da empresa emissora) na data do vencimento. • Permutáveis – Permitem ao credor optar por transformar suas debêntures em ações que não as da empresa emissora. Fundos de Renda Fixa - São investimentos que buscam retorno através de investimento em ativos de rendas fixas excluindo-se estratégias que impliquem risco de índices de preço, moeda estrangeira ou de renda variável (ações etc.). Tipo de fundo de investimento que deve aplicar pelo menos 80% de seus recursos em títulos de renda fixa - públicos ou privados, pre-fixados ou pósfixados - e ter como principal fator de risco a variação da taxa de juros e/ou de índice de preços. O administrador de um fundo de renda fixa pode utilizar ativos derivados tanto para proteção da carteira quanto para alavancagem. Exemplos: Renda Fixa Crédito, Renda Fixa Multiíndices, Renda Fixa Alavancados. O que é Alavancagem? Em finanças, alavancagem é o termo geral para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade através de endividamento. O incremento proporcionado através da alavancagem também aumenta os riscos da operação e a exposição à insolvência. Letras de Crédito Imobiliário (LCI) - São papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel e que dão aos seus tomadores direito de crédito pelo valor nominal, juros e atualização monetária, se for o caso.


horóscopo 66

horóscopo#

novembro

Excelente momento para assumir desafios e mostrar sua competitividade. Faça planos, busque metas mais arrojados, aposte em sua capacidade de superar obstáculos.

Dê mais atenção às suas finanças, não compre nada por impulso. A semana não para precipitações, por isso, é melhor adiar decisões importantes.

Encare as dificuldades no trabalho com mais seriedade e determinação. Boa semana para ler, assistir filmes interessantes e curtir sua casa.

Estará com um ótimo astral e espalhará felicidade a todos, o que poderá melhorar o ambiente ao seu redor. Sua saúde vai merecer um pouco mais de atenção.

Procure cumprir com todas as responsabilidades que assumiu no trabalho e mantenha a calma em situações de conflitos de ideias com os colegas.

Terá facilidade para encontrar soluções para os problemas cotidianos. Siga sua intuição. Com amigos e familiares, cuidado com o mau humor, pois pode magoar as pessoas.

A semana está propícia para começar novas atividades ou até projetos pessoais. No trabalho, será preciso resistir às pressões.

Saberá demonstrar sua capacidade e produtividade no serviço. Sua inteligência e intuição estão aguçadas, assim, poderá conseguir grandes realizações.

Boa semana para pedir ajuda e formar parcerias no trabalho. Também poderá investir em novos contatos profissionais e criar oportunidades para crescer.

Use e abuse do seu carisma para expor suas vontades em família, mas não force a situação. Cuide de sua saúde e seu bem-estar, não cometa excessos.

Saberá encontrar soluções para os problemas que vem lhe afligindo. Preste atenção ao que faz no dia a dia, a distração pode gerar pequenos contratempos.

Procure ampliar os seus conhecimentos para melhorar a qualidade do que faz em seu trabalho. Poderá assumir novas responsabilidades no serviço.


Avião exclusivo do presidente dos EUA

(?) de sódio: é usado para tratar a Criador da acidez estomacal Orlando Copa do Brasil Condição religiosa da Teruz, (fut.) madre superiora pintor

Moeda instituída no Brasil em 1994

Tecido que compõe o esqueleto do tubarão Concerto dado por apenas um artista

Interjeição que exprime nojo

Que não é da Igreja; secular

100, em romanos

Caligrafia incompreensível Logros É feita pela máquina xerox

Transtorno Obsessivo Compulsivo (sigla)

Pirose A doença como a nefrite

"Não", na linguagem dos internautas Instrumento de palheta dupla (Mús.)

Enchente (pop.) Emprestar, em inglês Distinguir as letras

Rumavam

"Irmão", na gíria negra dos EUA Suzy (?), atriz de "Amor Eterno Amor"

Símbolo de velocidade (Fís.)

3/ami — bad — bas — old. 4/loan — naum. 11/air force one — lima barreto.

82

Solução B A M B L I A T C O NO

B A I C A R B

R F O A R T E E C I T A R A R C D O C P O D I N P A D E L I S S A S M A B

R I C A R D O T E I X E I R A

R C E O N L A G E L R L O L A BI S C I S C A M A R Z A L E I T N A U U A T L O A L B R E G O R R E T

L E M A D O C I N E M A N O V O

BANCO

Pensar longamente

Operação bancária O HomemMacaco

Órgão que registra patentes (sigla) Cervo mais famoso do Cinema Mau, em inglês Conceito máximo no boletim Pronome escolar pessoal

Baixo, em francês Romancista de "Clara dos Anjos"

Amigo, em francês Título logo abaixo de marquesa

Planta ornamental de cor branca

Projétil como o Scud

Escola Naval (sigla) (?) Glory: a bandeira dos EUA De novo!

Tradicional reduto da boemia (?) na garganta: desconforto físico de quem prende o choro (bras.)

"Uma câmera na mão Seres co- e uma mo Shrek ideia na cabeça" (Cin.)

67 entretenimento

© Revistas COQUETEL 2012

CRUZADA

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Novos desafios. Novas charadas. Novas palavras. É hora de se divertir desvendando as dicas da CRUZADA!

Boa sorte!


Dicas que podem baixar o custo de sua reforma T

arefa nada agradável, a reforma de uma casa ou apartamento pode custar tempo, paciência e investimento. Para não sofrer com nenhum desses aspectos, faça um planejamento para que a reforma não lhe dê prejuízo, nem gaste mais tempo do que você pensa. Listamos alguns itens que vão te auxiliar a reduzir custos e evitar qualquer dor de cabeça no período de construção. Antes de qualquer coisa, contrate um arquiteto ou engenheiro para ajudar na reforma. O profissional saberá analisar melhor a estrutura da casa, sabendo onde deve-se ou não mexer, além de estabelecer um prazo para o término da obra. Depois de decidido os reparos que serão feitos, liste os gastos possíveis e até os não previstos, afinal parar a obra por motivos financeiros só acarreta mais despesas e tempo. E falando em despesas, elas são muitas na hora da reforma, e mesmo tentando economizar, às vezes fica difícil evitar alguns gastos mais altos. Para não pesar no orçamento, faça um cálculo antecipadamente para se ter ideia do quanto será investido. Depois pesquise preços, fique atento às promoções e não tenha vergonha de pedir descontos. Procure os melhores materiais em grandes lojas de construção até nas lojas menores, a variação pode ser significativa na hora da compra. Só tenha cuidado para não perder em qualidade nos produtos, às vezes querendo diminuir custos, você compra produtos inferiores. É economia a longo prazo. Se a reforma subir um andar, a atenção deve ser redobrada. São muitos os detalhes que fazem diferença, as escadas são um exemplo disso. O piso dos degraus deve ter, no mínimo, 25 centímetros, o suficiente para caber o pé de um adulto. Já a altura dos degraus deve ter, no máximo, 19 centímetros. Sabia que ignorar a importância da iluminação é muito comum em reformas? Quando se imaginar um novo ambiente, leve em consideração a posição do imóvel em relação ao sol e a posição mais indicada para a instalação

de janelas. Tudo deve ser milimetricamente pensado. Outro fator importante e muitas vezes esquecido é a impermeabilização para uma boa manutenção do imóvel. As infiltrações podem aparecer e deixar as paredes mofadas. Veja algumas recomendações para consertar possíveis problemas e evitar os do futuro. - Regularizar a superfície com argamassa de cimento e areia fina peneirada. - Utilizar argamassa para regularização com baixa porosidade. - Nunca aplicar nenhum tipo de impermeabilizante flexível em superfícies com umidade, pois a evaporação da água contida na argamassa poderá causar bolhas na membrana do impermeável. - A superfície a ser impermeabilizada deve estar limpa, seca e isenta de óleo, graxa ou pontas de aço. - Os encontros das paredes com o piso e todos os ângulos retos verticais a serem impermeabilizados, deve ser boleados (meia-cana). - O encontro das tubulações com o concreto devem ser colocado com argamassa flexível. - Os rodapés deverão ser reforçados com estruturante. - Os ralos devem receber um reforço de estruturante. Todos os passos são necessário para que a reforme dure o tempo certo, não gere custos altos e saia conforme o esperado. Esses são alguns pontos importantes que irão te auxiliar, durante o planejamento dúvidas podem surgir, mais um motivo para se ter por perto um profissional qualificado para te auxiliar. Anotou tudo? Então mãos à obra! DICA: A cor da tinta na parede pode ficar diferente da que consta no catálogo. Antes de comprar uma lata de Sunivil, a dica é adquirir ¼ de galão e testar em uma pequena área.

69 lar doce lar

PENSANDO EM REFORMAR A CASA?


social 70

Sinal Vip

1. Batata e Dr. Matheus Galhardo tirando a noite de sábado para curtir uma balada com os amigos. 2. O casal Dudu e Márcia curtindo o show na Cervejaria do Gordo. 3. Minha adorável cunhada Kátia Dalmarco, proprietária do OUTBACK – Vila Olímpia/SP Restaurante de qualidade, ótimo atendimento e bom gosto. 4. Família simpatia. Simone, Renato Murad e seus filhos. 5. Os parceiros Lucas Castro e Enéas se preparam para um fim de ano de muitas vendas no comércio de Aparecida. 6. Lindas! Thaís, herdeira de Chico Anysio e Lilian Dalmarco. 7. Os amigos Wagner, proprietário da Pharma Express, Ítalo, Gerente Geral da Virage e Jackson conferiram as novidades do Super Mega Feirão das Concessionárias. 8. Flávio da DF Automóveis homenageia a esposa Sílvia no dia de seu aniversário. “Confesso que não consigo expressar toda minha alegria, simplesmente pelo fato de saber que nesta data tão maravilhosa você está muito mais feliz. Que Deus ilumine todos os dias da sua vida, abençoando seu aniversário! 9. A equipe da Fiat Buono foi conferir as novidades do Salão do Internacional do Automóvel de São Paulo 2012. 10. Paulo do Élcio Pneus e o amigo também prestigiaram o evento e os maiores lançamentos. 11. Os proprietários do Paulo Acessórios, Alessandra, Paulo e a filha, marcaram presença no maior evento automotivo da América Latina.

1.

3.

2.

5.

4.

7.

6.

8.

Ivan Leyraud Neto Empresário, Administrador, Jornalista MTB/DRT n° 0070901SP e Diretor do Grupo Sinal Verde. ivan.sinalverde@ hotmail.com

9.

10.

11.


Inauguração em Novembro

Sob medida

para proporcionar muitas histórias

Av. Dom Pedro I, 6965 - Taubaté www.trilhaserramar.com.br / trilha.serramar (12) 3681-4000 PANT ONE 485C


Revista Sinal Verde