Hybrid Linearity

Page 1

Linearidade Híbrida : Experimentações poéticas e investigativas com o bioplástico Kathy Carvalho1

A Imaginação como forma de (re)existência Particularmente o que me cativa no cotidiano é a materialidade em si, ao mesmo tempo que reconhecer isso me traz para o meu corpo, esse intermediário dos sentidos, me deparo com a dicotomia de que o imaterial se manifesta no material. Atravessada por uma visão mais holística, chego a curiosa elucidação de que a pele do rosto são finas com grandes poros, enquanto a pele das costas são espessas com poros pequenos e ainda assim continuam sendo a mesma pele, concluindo que na natureza as coisas não são uniformes. Esse exercício de observação toca outro grau de interação, quando após comer um abacate, germino seu caroço em água e acompanho seu desenvolvimento a olhos nus, o que me faz esquecer momentaneamente os limites entre a vida e a morte. Isso me leva a crer que existem coisas que podem ser explicadas e outras extrapolam qualquer explicação, minha relação com o bioplástico se trata disso. Tentarei conduzir o percurso analítico que se manifestou de modo intuitivo na criação do bioplástico de tapioca, no entanto, justamente por estas ideias estarem profundamente associadas a questões existenciais a minha percepção da realidade metafísica ou algo assim,será um grande desafio e é inevitável concordar que também é uma dificuldade. Conforme Bergson nos diz já na primeira frase do Ensaio Sobre Dados Imediatos da Consciência (1988,p.69) Se agora procurássemos caracterizar este acto, veríamos que consiste essencialmente na intuição ou, antes, na concepção de um meio vazio homogêneo. Pois não há outra definição possível do espaço: é o que nos permite distinguir entre si várias sensações idênticas e simultâneas; é, pois um princípio de diferenciação, distinto do da diferenciação qualitativa e, por conseguinte, uma realidade sem qualidade.

Espero ter sua companhia nesse fluxo de pensamento e que a reflexão venha de um campo “libere sua mente para a performance''. O disparador da pesquisa são os biomateriais a partir do composto de tapioca que desenvolvi com os recursos que possuía em casa durante o período de isolamento social na pandemia do Covid-19. Ao me dar conta que materiais biodegradáveis são compostos orgânicos, me senti desafiada a trazer à tona um material 100% natural, logo, iniciei um processo combinatório de ingredientes. Pela 1

Licencianda em química pela Unicap/PE. Dedica-se à arte-ciência e sua pesquisa dialoga com biologia, engenharia e moda


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.