Issuu on Google+

Efeito estufa e Aquecimento global Criado por: Alexandre, Arthur, Catarina e Vitória profª.: Sirlene Gonçalves – 5º Ano junho / 2011


O que é Aquecimento global? n

n

As principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis como: petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.


O que é Efeito estufa? n

O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.


Quais o efeitos para o planeta e , consequentemente, para os seres vivos? n

n

n

Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências: - D e s e rt ific a ç ã o : com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazônica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana. - D e rre t im e n to d a s g e le ira s d o s p ó lo s d o p la n e t a : este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo. Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.


Como evitar? n

n

O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão). Ob je t iv o s e I n fo rm a ç õ e s No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.


Como evitar? n

n

n

n

n

- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) biodíesel) e etanol. - Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada – o uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões. - Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias. - Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis. - Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta. bicicleta.


Curiosidades!! n

n

O clima ficará mais frio apenas no hemisfério norte; quanto ao resto do mundo a temperatura média subirá e os padrões de secas e chuvas serão alterados em todo o planeta. De 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas, segundo diferentes hipóteses.


Fontes n n n

www.suapesquisa.com.br Suapesquisa/ imagens.com Acesso em 15 e 16/06/2011.


Trabalho Efeito Estufa e Aquecimento Global