Erosão

Page 1

EROSÃO Criado por: DANIEL OLIVA GABRIELLA JÚLIO LUCCA GRESSONI profª. Sirlene – 5º Ano junho / 2011


O QUE É EROSÃO? n

A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, trazendo como consequências, a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d'água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos.

n

De acordo com sua origem, o processo erosivo pode ser classificado em: erosão pluvial (ação das chuvas), erosão fluvial (ação das águas dos rios), erosão por gravidade (movimentação de rochas pela força da gravidade), erosão eólica (ação dos ventos), erosão glacial (ação das geleiras), erosão química (alterações químicas no solo) e erosão antrópica (ação do homem).


Quais as consequências para o planeta e seres vivos? A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano: Ø Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte. Ø A desmatamento (desflorestação) desprotege o solo da chuva. Ø A construção de favelas em encostas que, além de desflorestar, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno. Ø As técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desflorestações extensivas para dar lugar a áreas plantadas. Ø A ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem o seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.


Como evitar? A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. Os prejuízos econômicos também são significativos, pois é comum as erosões provocarem fechamento de rodovias, ferrovias e outras vias de transporte. Para se evitar, deve-se: vNão retirar coberturas vegetais de solos, principalmente de regiões montanhosas. v Planejar qualquer tipo de construção (rodovias, prédios, hidrelétricas, túneis etc.) para que não ocorra, no momento ou futuramente, o deslocamento de terra. v Monitorar as mudanças que ocorrem no solo. v Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, principalmente em regiões de encosta.




REFERÊNCIA www.scribd.com www.suapesquisa.com www.brasilescola.com www.portalsãofrancisco.com.br Acesso em 15 e 16/06/2011.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.