Laboratório de Arte e Tecnologia - LAB

Page 1

S E S C

P A L L A D I U M

A P R E S E N T A

De 6 de novembro a 9 de dezembro



A combinação entre arte e tecnologia permite experiências extremas. Do que nos permite o corpo humano até a inteligência artificial, os avanços tecnológicos não conhecem limites de tempo ou espaço e transformam inevitavelmente a fruição artística, bem como suas possibilidades de produção, criação, mediação e consumo. Esse é o pensamento norteador do eixo curatorial do Sesc Palladium Arte e Tecnologia, que direciona a programação do centro cultural de meados de agosto a dezembro de 2018, reunindo artistas locais, brasileiros e estrangeiros, numa programação variada e transversal, ampliando sentidos, diálogos e sonhos de futuro. Parte dessa programação é dedicada ao campo da ciência e tecnologia, seja em interface com a arte, seja na decifração do universo dos algoritmos e sua insondável teia de possibilidades. Para isso, criou-se o Laboratório de Arte e Tecnologia – LAB, espaço de formação que inova na ocupação do Mezanino do Sesc Palladium, cujo mobiliário, produzido sob as diretrizes de sustentabilidade ambiental e de estímulo


ao convívio e intercâmbio entre as pessoas, é fruto da parceria entre o Sesc em Minas e a CasaCor Minas Gerais 2018. A mesma proposta, trabalhada pelo coletivo Guaja e pelo escritório Dobra Arquitetura, foi utilizada no espaço Campo das Palestras Sesc, durante a edição 2018 da CasaCor, com a intenção de quebrar a rigidez estabelecida entre palco e plateia, tão presentes em salas de aulas e auditórios. Nos meses de novembro e dezembro, no Sesc Palladium, o LAB vai abrigar seminários, oficinas e vivências de variadas linguagens artísticas, celebrando a comunhão entre arte e tecnologia. Conheça a programação completa e participe! Confira a programação completa: www.sescmg.com.br


Programação


Seminรกrios


Seminários 06/11 Performance da Cia. Sesc de Dança | 16h30 Local: Foyer Augusto de Lima

Abertura do Seminário e das Mesas Cultura nas Capitais | 16h30 Convidados: Eliane Parreiras (Sesc em Minas/MG) Rodrigo Linhares (JLeiva Cultura e Esporte/SP)

Mesa 1: Cultura nas Capitais – Apresentação da pesquisa | 17h30 Convidados: Ricardo Meirelles (JLeiva Cultura e Esporte/SP) Rodrigo Linhares (JLeiva Cultura e Esporte/SP) Ana Flávia Machado (UFMG) Afonso Borges (Sempre um Papo/MG) Chico Pelúcio (Galpão Cine Horto/MG)

Acesso e exclusão: quem vai e quem não vai a atividades culturais. Resultados gerais da pesquisa com foco nas principais variáveis sociodemográficas e comportamentais: educação, renda, gênero, idade, cor e religião.


Mesa 2: Cultura nas Capitais – Hábitos culturais em Belo Horizonte | 19h30 Convidados: Ricardo Meirelles (JLeiva Cultura e Esporte/SP) Rodrigo Linhares (JLeiva Cultura e Esporte/SP) Rosália Diogo (FMC-PBH/MG) Wagner Tameirão (Memorial Minas Gerais Vale/MG) Bruno Golgher (Savassi Festival/MG)

Os dados gerais de BH foram comparamos com os das demais capitais. Destaque para questões que tratam de música, museus, festas populares e grau de conhecimento de alguns equipamentos.

07/11 Entrevista: Artes, audiovisual e poéticas contemporâneas | 17h30 Convidada: Marina Gazire (MG) Entrevistadora: Daniella Zupo (MG)

Como a tecnologia digital vem trazendo mudanças na produção artística e interferindo na dinâmica observador e obra? Nos dias atuais, novos imbricamentos entre arte, tecnologia e ciência trazem questões jamais imaginadas, ocupando um espaço interartes e transdisciplinar, evocando a participação e o protagonismo do público em experiências artísticas multissensoriais.


Entrevista: A cultura na era do big data | 19h30 Convidado: Vinicius Romanini (ECA-USP/SP) Entrevistador: Israel do Vale (BH)

Nossa recém-adquirida capacidade de registrar informações digitais a partir de dispositivos móveis com geolocalização, armazená-las em gigantescos bancos de dados, recuperar e filtrar essas informações a partir de ferramentas de big data e computá-las em máquinas “inteligentes” conectadas on-line está provocando grandes ondas de choque na esfera da cultura. Novas possibilidades criativas surgem misturando poéticas tradicionais com diversas manifestações de realidades aumentada e virtual. Ainda não sabemos se o encontro da cultura com o big data vai apenas inflar exponencialmente a informação digital ou se essas novas formas de produção de sentido e fruição estética produzirão uma inédita camada global de circulação de signos em tempo real.

08/11 Palestra Centro de Criação para Atores e Diretores (Cecad) em pauta | 18h Convidado: Diogo Horta Miguel

Propomos uma conversa a respeito do histórico e da metodologia utilizada no Centro de Criação para Atores e Diretores (Cecad), núcleo de investigação para atores e diretores com atividades fundamentadas na criação, composição e apresentação de cenas teatrais.


13/11 Mesa: Tecnologia na literatura, livro e bibliotecas | 17h30 Convidados: André Vallias (RJ) Glicélio Ramos Silva (MG) Mediadora: Rosana Mont’Alverne (MG)

A tecnologia revoluciona as práticas em torno da literatura, impactando tanto a criação literária em meio computacional quanto suas formas de consumo, fruição e distribuição. Na onda digital, bibliotecas e editoras vêm revendo sua forma de atendimento a leitores, tendência que vem sendo observada de perto também no intuito de ampliar as possibilidades de inclusão das pessoas com necessidades especiais. A mesa proposta enfocará todas essas nuances a partir dos olhares dos convidados, todos com larga experiência em seus ramos de atuação. Entrevista: O futuro não é mais o que era | 19h30 Convidado: Leno Veras (PI/RJ) Entrevistador: André Nigri (SP)

O futuro, como projeção das condições do presente, advindas dos processos do passado, apresenta-se como um habitat predominantemente urbano, em que estratégias de colaboração, cooperação e contribuição tornam-se essenciais para o bem viver. Tendo como base a proposição de que a cultura é um sistema contínuo de reinvenção, tornou-se claro que é preciso estabelecer espaços para concepção, construção e difusão de iniciativas que impactem positivamente os


sistemas de vida em nossas cidades. Sendo assim, imaginar uma história do futuro, hoje, não é mais uma missão da ficção científica, mas, sim, de uma sociedade tecnológica que conecta teorias e práticas inovadoras, articulando, em um espaço conjunto, éticas, estéticas e políticas do bem comum.

14/11 Mesa: Tecnologia, inclusão e acessibilidade cultural | 17h30* Convidados: Gabriel Aquino (Grupo Svoa/MG) Felipe Barros (Signum Web/MG) Mediadora: Sônia Pessoa (UFMG)

Esta mesa visa apresentar e discutir como a tecnologia possibilita a inclusão social da pessoa com deficiência em diferentes âmbitos da sociedade, especialmente na participação de atividades culturais. * Acessível em Libras - o intérprete estará on-line na plataforma Signum Web.

Mesa: Transformações nas práticas musicais a partir das tecnologias digitais | 19h30 Convidados: Henrique Souza Lima (SP) Makely Ka (MG) Mediador: Roger Deff (MG)

Indústrias culturais e a ciência do meme sônico. Pequena arqueologia da razão instrumental sobre os fluxos de áudio: do rádio a cabo à gestão algorítmica dos fluxos


de sinal digital. Som e ecologia dos afetos. Pensamento eletrônico e pensamento mítico. Experimentalismo musical e ficções sônicas. Afrofuturismos e audiovirologias. Contraponto entre razão instrumental e pensamento mítico no seio da cultura do áudio. “Todo mundo é criador”. Galáxias de estúdios caseiros, mercantilização da audiência, institucionalização do jabá. Nostalgias da fisicalidade. Economia da experiência. Fragmentação e proliferação de mercados musicais. A música é uma arte do corpo. Reinvenção dos formatos. O formato álbum, a mixtape, a playlist. Experimentações recentes na era pós-álbum. Estamos em uma era pós-álbum?

16/11 Ateliê Aberto: Maquinações | 13h30 Programa Educativo do Sesc Palladium

O Programa Educativo do Sesc Palladium convida todos a mergulharem na cultura maker, num improvisado universo criativo pautado essencialmente na gambiologia, no analógico e em recursos de baixo custo.

21/11 Leia Mulheres BH | Das 19h30 às 21h30 O Leia Mulheres BH é um convite à leitura e a um posterior bate-papo sobre obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Nesta edição será discutido o livro Emma, de Jane Austen.


Oficinas


Oficinas Inscrição para as oficinas: recepção do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro/BH) Cliente Sesc: apresentar o cartão do cliente Sesc na categoria Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. Público geral: obrigatoriamente apresentar RG, CPF e comprovante de residência. 10/11 Oficina de produção de podcast | 9h30 Convidado: Rodrigo Cornélio - Podcast Entre Fraldas

O podcast é como um programa de rádio, distribuído pela internet e que pode ser consumido onde, como e quando você quiser. Nesta oficina vamos apresentar os conceitos básicos para a produção de um podcast, desde sua concepção até a sua distribuição, apresentando as ferramentas mínimas necessárias para sua produção, abordando conceitos de captação de áudio, edição, produção de pauta, vitrine, construção de rss/feed e ferramentas de distribuição.


14/11 Oficina laboratório de imaginação futurista | Turma 1: das 9h às 12h | turma 2: das 14h às 17h Convidado: Leno Veras (PI/RJ)

O Laboratório de imaginação futurista se insere no contexto do começo do século XXI, em que as utopias do passado se reconfiguraram em um presente complexo que, por vezes, parece apontar para distopias no futuro. É, no entanto, nesse panorama que surge a catástrofe como cenário em que formas inovadoras têm emergido, sendo a ficção especulativa um campo profícuo para analisar as possibilidades de nosso tempo. Nesta oficina, que integra uma programação dedicada à arte e à tecnologia, propomos estruturar narrativas por meio de métodos experimentais, com foco no desenvolvimento de protótipos de produtos culturais.

20/11 Oficina música e tecnologia: iniciação à produção musical | 14h às 18h Convidado: DJ Black Josie (MG)

Esta oficina visa apresentar ferramentas digitais disponíveis para produção musical, criação de arranjos utilizando midi e áudio, bem como a realização de remix a partir da construção de base musical (baixo, harmonia, bateria eletrônica ou beat) para melodia de música conhecida e o estabelecimento de uma metodologia para lidar com os programas, e, por fim, a escuta e discussão dos resultados.


21/11 Oficina Todas Podem Mixar (TPM) | Das 14h às 18h Convidada: Miria Alves (SP)

Esta atividade, destinada a mulheres, visa incentivar o potencial das “minas e monas”, propondo uma conscientização por meio da educação musical com base na cultura hip-hop e na metodologia de aulas teóricas e práticas com equipamentos profissionais.

23 e 24/11 Oficina construa! Robô de combate controlado por arduíno – módulo I | Das 14h às 18h Convidado: Gui Kominami (SP)

Esse workshop é inspirado no Hebocon – uma iniciativa no Japão que tem o objetivo de criar uma batalha de robôs criativa e divertida – e apresentará os conceitos básicos de programação com arduíno, motores e sensores.

25/11 Oficina construa seu minidrone com modelagem e impressão 3D | das 9h às 12h e das 13h às 16h Convidado: Gui Kominami (SP)


O público utilizará a impressão em 3D para criar frames de minidrones, realizar a montagem e aprender a fazê-los voar.

27 e 28/11 Oficina princípios de videomapping indoor | Das 14h às 18h Convidado: José Sampaio (Studio Intro/SP)

O curso aborda as principais técnicas de mapeamento de espaços internos para a criação de animações por meio de projeção. Os alunos farão as suas próprias criações de videomapping indoor com auxílio do oficineiro.

De 4 a 9/12 Oficina de animação na parede da mostra Mumia | 14h às 18h Convidada: Adriane Puresa (BH)

A oficina de animação sobre superfície é uma técnica de stop motion sobre uma parede vertical, feita de forma rápida, livre e expressiva. Consiste em desenhar em sequências sobre um plano.


FICHA TÉCNICA Sesc em Minas Gerais Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac Lúcio Emílio de Faria Júnior Diretor Regional Luciano de Assis Fagundes Gerente Geral de Cultura Eliane Parreiras Execução Técnica Equipe Sesc Palladium Projeto de Comunicação e Produção Editorial Assessoria de Comunicação Sesc em Minas Gerais



sescmg.com.br

SescPalladium

sescmg

sescmg

31 3270-8100

Alvará de Funcionamento e Localização do Sesc Palladium - 2016028126, válido até 20/06/2021. Órgão expedidor: PBH. ART Obra e Serviço do Sesc Palladium - 14201300000015052285, válido até 28/11/2018. Órgão expedidor: CREA-MG.