Decore sua casa gastando pouco

Page 1

DECORE SUA CASA GA$TANDO POUCO GUIA ECONÔMICO PARA SALA, QUARTO E COZINHA


ÍNDICE

É possível ter uma casa linda e decorada gastando pouco? ................. 3 1. Como decorar uma sala pequena? ............................................. 4 1.1. Para as paredes: escolher bem as cores é fundamental .............. 4 1.2. Papel contact é o novo papel de parede ................................. 5 1.3. Espelhos são sempre uma boa pedida ................................... 6 1.4. Como escolher o sofá ideal? ................................................ 7 1.5. Faça você mesmo: móveis e objetos de decoração .................... 8 2. Como decorar um quarto de casal com pouca grana? ..................... 9 2.1. Pode ter paredes modernas no quarto? Claro que sim! ............... 9 2.2. Espelhos também são bem-vindos ...................................... 10 2.3. Organização e estilo: crie estantes e nichos ........................... 11 2.4. Faça você mesmo: luminária criativa ................................... 12 3. Como decorar sua cozinha com estilo e pouco dinheiro? ............... 13 3.1. Mais cor com azulejos adesivos .......................................... 14 3.2. Utensílios à mostra ......................................................... 14 3.3. Uma horta muito linda e prática ...........................................15 3.4. Beleza e organização no armário .........................................16 3.5. A cozinha pode ter espelhos também? ................................. 16 3.6. Faça você mesmo: cortina simples e barata para cozinha .......... 16 3.7. Fazendo a sua cortina ...................................................... 17 Soluções criativas são a alma da decoração .................................. 19 Sesc em Minas ....................................................................... 19


É possível ter uma casa linda e decorada gastando pouco? Está enganado quem pensa que é preciso gastar muito para deixar a casa bonita e bem decorada. Ter a cozinha dos seus sonhos ou aquela sala linda que você viu na revista pode ser mais fácil que você imagina. Hoje em dia, há uma grande variedade de materiais, acabamentos e revestimentos disponíveis no mercado, e isso ajuda a reduzir bastante o custo para quem quer renovar a casa. E, para te ajudar nessa tarefa, vamos dar, neste e-book, várias dicas práticas e bastante simples para transformar os seus ambientes, sempre pensando em soluções que tenham um ótimo custo-benefício. Além disso, há um fator que é fundamental para o sucesso da sua decoração e é de graça: a sua criatividade. Por isso, use e abuse dela para tornar a sua casa mais aconchegante e fazer com que os ambientes tenham a sua cara! Está preparado? Então vamos lá!

3


1

Como decorar uma sala pequena? Hoje em dia, os ambientes de casas e apartamentos estão cada vez mais compactos, o que poderia ser um problema para a sua decoração. Porém, veja isso como uma vantagem, já que, dessa forma, você consegue criar espaços mais interessantes e bonitos com poucos elementos. O primeiro passo para decorar um ambiente pequeno, independentemente se ele é uma sala ou um quarto, é estar atento ao tamanho desse ambiente. Afinal, de nada adianta comprar aquele sofá lindo que você viu na promoção se ele não vai caber na sua sala. Por isso, tenha sempre uma trena, ou fita métrica, em mãos e anote todas as medidas do ambiente que você quer renovar. Você precisará recorrer a essas medidas com bastante frequência.

1.1. Para as paredes: escolher bem as cores é fundamental Quando estamos falando de ambientes pequenos, também é importante ter cuidado com a escolha das cores, uma vez que você consegue criar efeitos e fazer com que o espaço pareça maior e mais aconchegante por meio delas. Por outro lado, uma escolha ruim pode causar o resultado inverso e fazer com que a sua sala pareça ainda menor e, em alguma medida, desconfortável. Por isso, a dica dos arquitetos e decoradores é sempre optar por cores mais claras, como branco, bege, areia e outros tons neutros. Essas cores dão mais amplitude a qualquer ambiente pequeno, além de aumentar a sensação de conforto e bem-estar.

4


Ao pintar uma das paredes da sala com uma cor forte, prefira usar tons mais claros no entorno.

1.2. Papel contact é o novo papel de parede Quer investir em um papel de parede, mas a grana está curta? Uma ótima alternativa é o uso de papel contact, também conhecido como vinil adesivo. O papel contact pode ser aplicado a diversos tipos de materiais, como paredes de alvenaria, de gesso ou de madeira, por exemplo. Para fazer a aplicação, a superfície deve estar bem limpa. Caso a parede seja de madeira, é importante lixá-la antes, para que o papel grude perfeitamente. Feito isso, a aplicação do adesivo na parede é supersimples: basta retirar a parte protetora do papel contact e colá-lo na superfície, de cima para baixo. À medida que o papel for grudando na parede, passe uma flanela ou qualquer outro pano limpo por cima para evitar que apareçam bolinhas enquanto você faz a colagem. Após a aplicação, o papel contact cria o mesmo efeito do papel de parede.

5


O papel contact é muito versátil, e isso permite que você o utilize em diversos lugares além das paredes da sua casa. Ele tem sido bastante usado, por exemplo, para dar aquela cara nova aos eletrodomésticos, como é o caso da geladeira.

1.3. Espelhos são sempre uma boa pedida Outra dica valiosa para maximizar espaços pequenos é a instalação de espelhos. Exatamente por isso, eles são o item de decoração favorito para salas e quartos que têm tamanho reduzido. Além de trazer muita elegância para o espaço, já que espelhos são peças muito bonitas por si só, esse recurso vai “duplicar” uma parte do seu ambiente, e, por isso, é importante escolher bem a parede onde eles serão instalados. Para que o efeito dos espelhos funcione, o ideal é cobrir uma parede inteira com eles. É bastante comum aproveitar essa parede espelhada para encostar a mesa de jantar da sala. A ilusão de ótica criada pelo reflexo aumenta a sensação de amplitude do espaço, e o efeito fica incrível! Usar espelhos na parede ajuda a ampliar o ambiente, além de trazer um ar de sofisticação.

6


Mas, se a grana está curta, não se preocupe! Outra possibilidade, que também funciona muito bem, é fazer a aplicação dos espelhos a partir de uma altura de 60 centímetros do chão. Assim, você reduz a área do espelho, mas continua aproveitando os benefícios estéticos dele na sua sala.

1.4. Como escolher o sofá ideal? O sofá é, sem dúvidas, um dos itens de decoração mais importantes de uma sala. Se o espaço que você tem em casa não é muito grande, dê preferência para sofás mais estreitos, com assentos de até 80 centímetros e braços finos, ou até mesmo sem braços. Ter um sofá menor na sala vai permitir que você utilize no ambiente outros itens “curingas” de decoração, como uma mesa de centro, por exemplo, que trará mais praticidade para receber amigos na sala, ou mesmo um abajur de canto, para dar mais aconchego ao espaço. Tudo isso sem abrir mão do conforto e da beleza.


1.5. Faça você mesmo: móveis e objetos de decoração Cada vez mais em alta, a reciclagem de materiais e o reaproveitamento de móveis antigos podem ser uma ótima alternativa para quem tem pouco dinheiro para investir na renovação do ambiente. Se você quer apostar em algo mais moderno, uma boa pedida são os móveis feitos com blocos de concreto e madeira de demolição. Com esses materiais, você consegue fazer bancos, aparadores, estantes e, até mesmo, um sofá superdescolado para a sua sala. Veja alguns exemplos abaixo e aposte na criatividade para produzir novos itens.


2

Como decorar um quarto de casal com pouca grana? Aconchego e conforto: essas são as principais características que um quarto deve ter. O quarto de casal é um dos ambientes que mais merece a sua atenção, já que é nele que você vai descansar e renovar suas energias todos os dias. Por isso, veja as nossas dicas e transforme seu cantinho em um lugar delicioso e encantador.

2.1. Pode ter paredes modernas no quarto? Claro que sim! Se você é mais ousado e deseja criar um ambiente mais moderno no seu quarto, há a possibilidade de usar cores diferentes nas paredes. Para isso, escolha sua cor preferida e aplique-a, preferencialmente, à parede onde a cabeceira da sua cama será encostada. Para manter a harmonia do ambiente, escolha pintar as demais paredes com uma cor branca ou outro tom que seja neutro. O efeito fica lindo e, sem dúvidas, você dará um toque de personalização ao local mais acolhedor da casa. Importante: se o seu quarto de casal for pequeno, prefira usar cores mais claras nas paredes para valorizar o espaço que você tem. As cores escuras podem fazer com que o ambiente pareça bem menor do que ele realmente é. Pense nisso!


2.2. Espelhos também são bem-vindos O que falamos sobre a aplicação de espelhos na sala também vale para o quarto. Nesse caso, os espelhos são inseridos, geralmente, na parede da cabeceira da cama; dessa maneira, eles contribuem para ampliar o espaço e criar um efeito de extensão no ambiente. Outra maneira de aproveitar os espelhos no quarto é colando-os nas portas dos armários. Além de ser bastante prático no dia a dia, já que o espelho vai ganhar, neste caso, uma utilidade, esse recurso também ajuda a embelezar o ambiente.

Usar espelhos na porta dos armários amplia o ambiente, além de ser muito útil no dia a dia.

10


2.3. Organização e estilo: crie estantes e nichos Além de ser o local de descanso, o quarto de casal também é, muitas vezes, o ambiente em que as pessoas aproveitam para colocar a leitura em dia, ou mesmo para trabalhar. Por isso, ter um suporte para guardar livros, um computador ou outros objetos de decoração pode ser uma ótima ideia. Os pallets, ou caixotes de madeira, são uma opção boa e barata para fazer estruturas, servindo de base para a criação de estantes, mesas e nichos muito estilosos. Os mais criativos podem, inclusive, aproveitar os pallets para fazer camas e sofás, que vão ficar muito confortáveis com um colchão macio por cima ou almofadas coloridas. Para integrar ainda mais os pallets ao ambiente, você também pode pintá-los de acordo com a proposta da decoração que está fazendo.

11


2.4. Faça você mesmo: luminária criativa Quem diria que é possível construir uma luminária a partir de um escorredor de macarrão? Sim! Não só é possível como essa peça de decoração pode ficar linda no seu quarto. Para fazer a luminária, você vai precisar de um escorredor de metal, uma lâmpada, um soquete, uma base para teto e os fios elétricos para instalar. Todos esses itens você encontra em lojas de materiais para casa ou de artigos importados e, de forma geral, eles têm um precinho bem camarada. Quando fizer a compra do escorredor, prefira o modelo que tem furinhos redondos, para facilitar a passagem dos fios. Se não encontrar, use uma furadeira para criar o canal dos fios no fundo da peça. Inclusive, se quiser uma luminária mais moderna, você pode pintar o escorredor com tinta spray, usando sua cor favorita. A montagem da luminária é bastante simples: passe os fios pelo orifício no fundo do escorredor e, na parte de dentro da peça, instale o soquete e a lâmpada. Depois, prenda os fios na base para teto e instale a peça. Pronto: você tem uma linda luminária para o seu quarto, e ela é tão versátil que também pode ser usada na sala ou na cozinha.

12


3

Como decorar sua cozinha com estilo e pouco dinheiro? Dizem que a cozinha é o coração de uma casa, e exatamente por isso ela merece atenção especial na hora da decoração. Entretanto, não se esqueça que esse ambiente precisa ser, acima de tudo, muito funcional, já que é um espaço que será muito usado e produz, diariamente, bastante sujeira. Logo, o desafio aqui é deixar a cozinha linda, sem comprometer a praticidade.

13


3.1. Mais cor com azulejos adesivos Se você tiver uma parede livre na sua cozinha, esse pode ser o espaço ideal para trazer mais vida ao ambiente, por meio de azulejos coloridos. Bom, você deve estar pensando que azulejos são caros e necessitam de mão de obra qualificada para a instalação, certo? Errado! Hoje em dia, há uma ótima solução para isso, que são os adesivos que imitam azulejos hidráulicos. Além de apresentar um custo bem menor, você mesmo pode aplicá-los sem nenhuma dificuldade. Existe grande variedade de cores e estampas disponível no mercado, basta escolher a que melhor se adapte à sua cozinha e agrade você. Os azulejos adesivos também podem ser usados para dar uma cara nova àquela mesa de madeira que está na sua cozinha. Basta aplicar o adesivo escolhido no tampo da mesa, e, para aumentar a durabilidade, você pode colocar um tampo de vidro transparente por cima. O resultado fica incrível!

3.2. Utensílios à mostra Uma dica superlegal para ter uma cozinha mais moderna e chique é usar uma chapa perfurada de eucatex na parede. O eucatex é um material feito de fibra de madeira e, como ele possui vários furinhos, permite que você pendure o que quiser nele, dando um ar mais sofisticado à sua cozinha. Além de usar o eucatex para expor colheres, panelas e outros utensílios de cozinha, você também pode criar uma horta vertical inserindo vasos com plantas e temperos nesses espaços. Lembrando que o eucatex é apenas uma opção, pois as hortas verticais também podem ser feitas usando caixotes ou pallets de madeira. De forma similar, basta fixar os caixotes na parede e colocar os vasos de plantas dentro. Não é legal?

14


Horta vertical é uma ótima solução para ambientes pequenos e apartamentos.

3.3. Uma horta muito linda e prática Esta dica também é supersimples e possui custo baixíssimo: criar uma horta vertical a partir de pallets ou caixotes de madeira reaproveitados. Comece pela base da horta vertical: lixe a madeira e, depois, limpe-a completamente com um pano úmido. Para aumentar a durabilidade do suporte, aplique duas camadas de verniz, apropriado para áreas externas, na madeira. Depois que o suporte estiver seco, instale os fixadores de parede na parte de trás do suporte. Então, meça a altura adequada para pendurar a horta na sua parede, faça as marcações na peça e, só depois, fure a madeira. Na sequência, instale os vasos onde ficarão suas plantinhas e temperos. Existem vários tipos de vasos, que são facilmente encaixados no suporte por meio de parafusos ou pregos. Feito isso, coloque sua horta vertical na parede e escolha as plantas que vão dar mais vida à sua casa! O resultado é, além de lindo, muito funcional, já que agora você pode ter diversos temperos fresquinhos a qualquer momento.

15


3.4. Beleza e organização no armário Já pensou que os porta-mantimentos podem ser ainda mais bonitos e coloridos? Para isso, basta usar a criatividade e reutilizar garrafas de vidro de suco. Veja como é simples: higienize as garrafas, seque-as e aplique um adesivo preto no lado de fora da garrafa, criando um rótulo. Se você tiver habilidade com pintura, pode usar tinta spray em vez do adesivo. Esse rótulo vai servir para que você escreva o nome do mantimento que será guardado em cada garrafa. O resultado fica lindo, sem falar que esses objetos são muito funcionais no dia a dia.

3.5. A cozinha pode ter espelhos também? Poder até pode, mas os espelhos não são uma boa opção para a cozinha, já que esse é um ambiente em que há muita gordura, principalmente se você gosta de cozinhar. Como os espelhos tendem a destacar essa “sujeira”, é melhor evitar o uso deles. Porém, lembre-se que não há nada proibido quando o assunto é decoração, e se o seu sonho é ter espelhos na cozinha, você pode aplicá-los nas portas dos armários superiores, por exemplo, evitando sempre as áreas mais próximas ao fogão e à pia.

3.6. Faça você mesmo: cortina simples e barata para cozinha Quem disse que cozinha não tem cortina? Tem, sim, senhor! Além de proteger você do sol, enquanto estiver preparando alguma refeição, a cortina transforma esse ambiente em um local mais acolhedor. Logo, a sua cortina deve ser bonita e, também, funcional, ou seja: fácil de usar e também de limpar.

16


Por esses motivos, a nossa dica é o uso da cortina de tecido, que além de bonita e prática também possui um precinho bem camarada. Se preferir, você mesmo pode fazer a sua cortina, com a estampa que mais gostar e no tamanho ideal para a cozinha.

3.7. Fazendo a sua cortina Escolha o tecido na cor ou com a estampa preferida e na medida adequada para a janela. O tecido mais recomendado para confeccionar cortinas para cozinha é o Richelieu (fala-se Ríchêliê), porque é fino, delicado e muito fácil de lavar. Mas, se quiser, você também pode escolher outros tipos que combinem com a sua decoração. Para chegar na medida certa da cortina, meça sua janela de uma ponta à outra e acrescente meio metro de tecido ao valor encontrado. Por exemplo: se sua janela possui 1 metro de comprimento, corte 1,5 metro de tecido. Caso tenha habilidade e uma máquina de costura, você pode usá-la para alinhavar a cortina. Mas, se você não tem nada disso, não se preocupe: dá para usar cola de tecido no acabamento, e o resultado também será ótimo.

17


Para fazer sua cortina, comece costurando uma bainha de cerca de 1 centímetro em todas as pontas do tecido. Para facilitar a costura, ou a colagem, você pode medir o tecido e passar um ferro quente, criando vincos para marcar exatamente onde é preciso passar a costura. Feito isso, chegou a hora de colocar o passa varão, ou os ilhoses, que servem para dar mobilidade à cortina depois que ela for instalada na parede. Se você optar pelo passa varão, basta costurá-lo na ponta de cima da cortina. Já se a sua opção for o ilhós, faça uma dobra no tecido para acomodar, com folga, o tipo de ilhós escolhido e costure a ponta. Depois, meça quantos ilhoses serão necessários para que a sua cortina fique certinha no varão. Geralmente, a distância ideal entre um ilhós e outro é de 10 centímetros. Feita a contagem, marque com uma caneta onde cada ilhós será inserido e, depois, faça um corte no tecido, para que a parte interna no ilhós fique vazada (é por ela que sua cortina será pendurada no varão). Na sequência, basta encaixar os ilhoses em seus respectivos lugares e instalar a cortina na parede!

18


Soluções criativas são a alma da decoração Como você viu neste e-book, é possível criar uma decoração linda para diferentes espaços da sua casa sem gastar muito, ou seja, apenas reaproveitando peças antigas e reciclando garrafas, potes, tecidos e outros materiais que você já possui em casa. No fim, o que realmente vai dizer se a sua decoração é um sucesso será sua criatividade e o uso que você fará dos novos ambientes que construiu. Esperamos que você aproveite ao máximo as dicas que trouxemos neste material e que, a partir delas, consiga criar espaços ainda mais aconchegantes e lindos em sua casa. Afinal, esse é o melhor lugar para desfrutar de momentos especiais com as pessoas que amamos, não é mesmo?

Sesc em Minas Mais cultura, mais saúde, mais educação, mais assistência e mais lazer: é isso que a gente quer pra sua vida. Em seus mais de 70 anos, o Sesc tem participado do dia a dia das pessoas de várias maneiras, e o nosso objetivo é estar ao seu lado, proporcionando sempre novas oportunidades. O Sesc está presente em Minas por meio de 48 unidades, e toda essa infraestrutura visa oferecer atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, sempre em busca da transformação social. Quem sabe o Sesc não pode ser mais para você também? Conheça todas as nossas atividades no site www.sescmg.com.br.


sescmg.com.br

SescMinas

sescmg

sescmg

31 3270-8100


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.