VOZ NO CAMINHO | Abril

Page 4

PÁSCOA

A “Ressurreição Social” de Gabriel Foto | Bruno Santos

André Botelho andre@saojudasrp.org.br

Dezembro de 2013. Durante a formatura dos adolescentes do Serviço Social São Judas Tadeu, Gabriel Brito, 15, “solou” uma canção. O educando, que recebe instruções musicais na Entidade, teve a sua apresentação gravada e divulgada em uma rede social pela irmã. Dias depois, para a surpresa de ambos, um convite fortaleceu ainda mais a paixão dele pela música. “Aprendiz” no curso de Eletricidade, Gabriel iniciou a sua caminhada no São Judas em agosto de 2011. Artes Gerais, Pintura em Gesso, Ética e Cidadania, Restauração e Assistente Administrativo fazem parte do currículo dele desde então. Mesmo diante de tantos conceitos assimilados, a música é a atividade preferida pelo adolescente. “Dois meses depois que entrei no Serviço Social comecei a estudar na Banda e estou nela atualmente. Por incrível que pareça, foi minha mãe quem me motivou. Até então eu não queira entrar. Comecei por curiosidade e hoje não quero mais sair”, disse ele. Além de Sax Soprano, Alto, Tenor e Sopranino, Gabriel tem conhecimentos básicos em Violino, Clarineta e Flauta Doce. Ainda que considerada a grande variação de instrumentos, a rotina do adolescente não permite que ele se dedique por muito tempo à música. Aulas regulares na Escola Pública pela manhã, atividades no São Judas à tarde e o C u r s o d e Te l e c o m u n i c a ç õ e s à n o i t e preenchem o tempo do jovem instrumentista. “Eu tento dar o meu melhor em tudo”, completou.

“Eu tenho o sonho de entrar em uma orquestra e obter mais experiência musical” O testemunho de superação de Gabriel se confunde com as histórias de mais de 15mil 06 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

adolescentes profissionalizados pelo Serviço Social São Judas Tadeu. A Entidade, fundada em 1692, nasceu do ideal do Missionário Comboniano, padre Ângelo Dell'Oro, que desejou oferecer oportunidade de “vida nova” para meninos que andavam, sem atividade, pelas ruas de terra do Jardim Roseiral. Hoje sob a presidência do padre Luiz Caputo, que atua em nome da Diocese de São José do Rio Preto (SP), esse ideal se atualiza. “Passamos a atender crianças a partir dos 6 anos de idade. Estamos em sintonia com as demandas do município, mas a nossa meta é resgatar cada vez mais cedo a dignidade de parcelas excluídas da sociedade”, disse o religioso.

“Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10) A história de Gabriel se insere, no contexto pascal, como exemplo de “ressurreição social”. Analisadas as possibilidades, seria fácil justificar o abandono dos sonhos pela falta de oportunidades. Ele, ao contrário, preferiu se manter firme na busca por alternativas de “vida nova”. “Em nenhum momento eu pensei em desistir. Percebi que isso (conhecimento) vai ser muito bom para a minha carreira profissional”, disse o adolescente (que tem Jesus como a coisa mais importante na vida; seguido pela família, música e amigos).

“Comecei passar meu conhecimento a futuros músicos e eu gosto muito disso” Depois que teve a sua apresentação postada na Internet, Gabriel foi procurado pelo vereador Marcio Larranhaga. O parlamentar convidou o adolescente para visitar o seu gabinete. Durante o encontro, o jovem músico foi presenteado com um sax e recebeu o convite para dar aulas de música, na periferia de São José do Rio Preto, em Entidade apoiada por Larranhaga. “Comecei passar meu conhecimento a futuros músicos e eu gosto muito disso”, concluiu Gabriel Brito da Costa, 15 anos, “exemplo de persistência” e músico! 07

Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.