Edição 26 | Março 2024

Page 1

@ s e n t i r a l h o s v e d r o s Alhos Alhos Vedros Vedros Alhosvedrense Novo Comércio Local na Freguesia Sentir Sentir E d i ç ã o 2 6 | M a r ç o 2 0 2 4 Na Primeira Pessoa Luís Nobre (Re) Descobrir Alhos Vedros Futuras Instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes KKleopatra leopatra DancingBar

F i c h a T é c n i c a P e r i o d i c i d a d e : M e n s a l A n o 3 º 2 6 / 2 0 2 4 I S S N : 2 9 7 58 3 9 4 I r i n a C a r d o s o .

u l o : " S e n t i r A l h o s V e d r o s " E d i ç ã o , C o o r d e n a ç ã o d e E d i ç ã o , R e d a c ç ã o e F o t o g r a f i a : A n a C r i s t i n a R o s a d o , F á b i o S i l v a n o , P a u l o S é r g i o P e r e i r a , R o s a P a u l a M a r q u e s , C o l a b o r a ç ã o : A n t ó n i o S a n t o s , D a n c i n g B a r K l e o p a t r a , L u i s N o b r e , C a r l a M e s q u i t a , A d e l i n a V i n a g r e , M a r g a r i d a S a l g a d o

A revista digital “Sentir Alhos Vedros” pretende dar a conhecer a toda a população em geral o que de bom existe, se faz e há na freguesia de Alhos Vedros.

Temos como objectivo dinamizar e aumentar a economia local, aproximando pequenos negócios, comerciantes em nome individual e empresas da população Alhosvedrense.

Pretendemos conciliar passado e presente e traçar um futuro próspero para a freguesia de Alhos Vedros e para as suas gentes.

Somos a plataforma que ajudará a freguesia de Alhos Vedros a dar-se a conhecer a todo o nosso país e quiçá, dar a conhecer Alhos Vedros a nível europeu e/ou mundial.

Sugestão:

Se tem um negócio na freguesia de Alhos Vedros (negócio físico ou online) e/ou outras informações sobre a freguesia que queira partilhar e divulgar, se pretende contribuir com sugestões para a melhoria contínua da revista digital “Sentir Alhos Vedros”, contacte-nos via e-mail para geral@sentiralhosvedros.pt ou sentiralhosvedros@gmail.com.

T í
t

Alhos Alhos Vedros Vedros

Sentir Sentir
Olhar Alhos Vedros pág. 11 pág. 11 Destaque do Mês pág. 3 pág. 3 À Mesa Com... pág. 14 pág. 14

Alhos Alhos Vedros Vedros

Editorial Editorial

Falar de Alhos Vedros é também contar uma pequena estória com a duração de 24 anos do Grupo Os Indefetíveis. Esta associação surgiu em 2000 pelas mãos de um conjunto amigos Benfiquistas, que se juntavam para ver o glorioso seja em cafés, seja em estádios em Portugal ou no estrangeiro.

Com a evolução e exigência dos tempos este Grupo conseguiu uma sede no centro da vila de Alhos Vedros alugada, o conjunto de membros jogou as mãos à obra e restaurou o espaço, logo marcando a diferença – conseguiu espaço próprio para desenvolver a sua atividade sem recorrer ao município como outros o fazem.

Foi desenvolvendo uma atividade diversificada ao nível do desporto, cultura e recreio, vários torneios organizados de Futsal no pavilhão da “Velhinha” que era alugado para o efeito, como vários concertos na sua sede e quem não se lembra dos famosos Rallys Pappers, torneios de sueca, setas e snooker, enfim uma panóplia de atividades desenvolvidas para financiar os custos mensais que o Grupo tinha a seu cargo.

Em 2003 o Grupo deu o maior passo da sua existência, a criação da secção de futsal. Este projeto foi sem duvida revolucionário não só para a freguesia, como para o distrito. Em 2005 a Grupo entra no campeonato distrital da 2ª divisão, foi um processo sinuoso e difícil. Em Alhos Vedros não existia pavilhão disponível para a pratica da modalidade, tentámos o pavilhão Mouzinho da Silveira, mas a abertura era difícil, pois os clubes da Baixa da Banheira não nos queriam naquele espaço. Tivemos de ir para a Escola Augusto Cabrita – Barreiro fazer a nossa casa – muito mais dispendioso e sem ajudas de ninguém! Foi revolucionário porque a média de assistências aos jogos foi uma novidade para AF Setúbal, normalmente estavam os jogadores, árbitros, a GNR e pouco mais... Os árbitros não estavam preparados e habituados a tal coisa. Com a mudança para Alhos Vedros em 2006, essas médias aumentaram em casa e fora. Os jogos dos Indefetíveis eram muitas vezes verdadeiras romarias ao Pavilhão Jose Afonso.

Sentir Sentir
1

Editorial Editorial

O facto e apesar da mudança, foi que nunca deixamos de pagar utilização de pavilhão. Isto durou alguns anos, até que o ex-Presidente da Câmara Rui Garcia ter resolvido a situação quando ainda era vice-presidente, alias fica na história do Pavilhão Jose Afonso como o único clube a pagar efetivamente a sua utilização. Tentamos junto do antigo e novo executivo camarário solicitar a reposição desta injusta situação, ao qual nunca obtivemos mais do que a resposta “Vamos analisar a situação”.

No plano desportivo o Projeto Futsal Indefetíveis, atingiu um pico de 140 atletas masculinos e femininos, com vários títulos conquistados, como campeão da 2ª divisão distrital, 1ª divisão Distrital, 3ª divisão Nacional e ascensão à 2ª divisão nacional em seniores masculinos. Em juniores masculinos Tricampeões distritais, taça Distrital e subida à 1ª divisão nacional, tal como em femininos vários títulos distritais e na formação. Ver um jogo dos indefetíveis, era apaixonante e emocionante em casa e fora, com gente a apoiar e a vibrar, uma paixão que foi sendo criada e alargada – o maior património dos Indefetíveis eram as pessoas!

Noutras modalidades, os Indefetíveis também tiveram equipas a competir em setas e em snooker variante Pool 8, onde vimos jogar grandes nomes nacionais da modalidade.

A cultura foi também uma “arma” da sua atividade, 12 anos de grandes noites de fado, muitos concertos rock incluídos na quinzena da Juventude, que deixou de ter atividade em Alhos Vedros, assim que os Indefetíveis deixaram de ter Projeto para o evento. Mais recentemente o Alhos Vedros Rock Fest ao qual os Indefetíveis não foram convidados para a sua organização em 2024, sem que lhes tenha sido dada qualquer explicação, uma ideia que não partiu do executivo da junta e nem por nenhum outro interveniente, mais uma das traições e falta de respeito que os Indefetíveis foram sujeitos durante estes anos. Muitas seriam as linhas que poderíamos escrever sobre jogos de poder, feira de vaidades, chantagens, mentiras e verdades, mas não seria a estória que estaria a escrever.

Muito mais haveria para contar sobre o conjunto de paixão, dedicação, trabalho, abnegação e amor que foi o Projeto Grupo Os Indefetíveis, Alhos Vedros ficará mais pobre com o seu fim!

António Santos

Os Indefetiveis

Alhos
Sentir Sentir
Alhos
Vedros Vedros
2

DestaquedoMês DestaquedoMês

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
3

DestaquedoMês DestaquedoMês

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
4

Alhos Alhos Vedros Vedros

Grande Grandeplano plano

Kleopatra Dancing Bar está aberto ao público desde 27 de março de 1998.

FlávioSerrinhagerentedesteespaçodesde2015,foi também o músico residente desta casa há quinze anos

Dispõe de quatro bares para servir os seus clientes, sendo os mesmos distribuídos por dois no piso inferioreosoutrosdoisnopisosuperior.

Contando com os seguranças, trabalham neste local seis pessoas fixas.

“Para além das diversas bebidas que temos, servimos também bifanas, cachorros, tostas e hambúrgueres para os nossos clientes.”

“Temos oferta de bifana nas matinés de domingo.”

Sentir Sentir
5

“Normalmente os bailes do turno da noite terminam por volta das 03h00.”

“As matinés da tarde terminam por volta das 19h30.”

A lotação deste espaço é de trezentas e noventa pessoas

Alhos Alhos Vedros Vedros

“Somos a casa que mais bailes faz no País inteiro, ou seja, sete bailes por semana.”

“Em ocasiões específicas como a passagem de ano ou Carnaval, temos sempre lotação esgotada.”

Dada a sua boa reputação, esta casa é frequentada por clientes do País inteiro.

“Somos a única casa aberta do Concelho da Moita, com este conceito.”

Sentir Sentir 6

Alhos Alhos Vedros Vedros

Grande Grandeplano plano

“Durante a altura da pandemia, apesar de termos estado dezoito meses fechados, não reduzimos pessoal e conseguimos repor as despesas em dia no pós-pandemia.”

“Somos das poucas casas que ainda tocam todos os géneros musicais.”

“Tocam nesta casa artistas nacionais do País inteiro.”

“Os Calema e o Nininho Vaz Maia lançaram-se aqui.”

“Nós temos clientes muito antigos com mesas fixas.”

Caso queriam reservar uma mesa, deverão fazer com duas semanas de antecedência.

Horários dos bailes:

Segunda-feira – 22h00; Quarta-feira – Matiné 15h00, Soirée 22h00; Sexta-feira – 22h00; Sábado – 22h00;

Domingo - Matiné 15h00, Soirée Ladies Nigth 22h00;

Sentir Sentir
7

Alhos Alhos Vedros Vedros

Grande Grandeplano plano

Os espetáculos a realizar, são divulgados atempadamente nas suas redes sociais (Facebook e Instagram).

“Temos zona de esplanada no exterior, onde mandámos fazer uns telheiros, para os fumadores.”

Podem alugar o espaço ou uma parte dele para festas de aniversário ou outras.

Existe um consumo mínimo que é 5€ para as senhoras e 8€ para os homens.

Têm máquina de tabaco e Wi-Fi.

Os pagamentos neste local podem ser feitos de duas maneiras, por dinheiro e MB WAY.

Sentir Sentir
8 Estrada nacional N11 - 2860 Alhos Vedros Reservas +351 933 768 111 Informações +351 961 938 385

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Vivo em Alhos Vedros desde os 9 anos e tenho excelentes memórias desta terra que os meus pais escolheram para trabalhar e residir após o 25 de abril de 1974.

A infância e adolescência, foram passados muitas vezes na rua, com muitos jogos de futebol, no jardim junto à igreja, no campo da largada ou no campo das figueiras, nas Morçoas. Os jogos com o Bairro Gouveia por vezes tinham de acabar antes do tempo por discordâncias das regras do jogo. Os passeios de bicicleta até à praia da gorda durante o dia antecediam as noites de verão no Parque junto à igreja e mais tarde nos torneios de futebol de salão na “Velhinha”.

As idas ao cinema em grupo eram especiais, as matinés de sábado, o inevitável pirolito no café da esquina e a observação detalhada, por vezes a compra, de um livrinho de banda desenhada entre os expostos no passeio junto à parede. Quando deixou de haver em Alhos Vedros, já mais crescidos íamos a pé à Baixa da Banheira, já não era a mesma coisa.

De 15 e 15 dias a romaria era até ao campo do CRI, junto à passagem de nível das Arroteias para ver os craques da época: Arnaldo, Passarinho, João Manuel, Chana, Leitão, Vítor “Pinguim” e muitos outros... Foi em 1979/80 que fomos campeões e nesses domingos à tarde os alhosvedrenses estavam lá em peso.

Chegando à fase de jovem adulto, entrei na Helly Hansen em 1987, com 21 anos, primeiro no armazém e pouco depois na área administrativa, ficando por lá com funções na área de informática entre 1990 e 1999, incluindo o período em que voltou a denominar-se Norporte (1997-1999).

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
9

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

Nessa fábrica multinacional que se instalou em Alhos Vedros em 1972, apesar das exigências inerentes à produção, principalmente com as costureiras, não se pagava mal, havia muitos e muitas jovens e o ambiente no geral era bom. Alguns estudavam à noite, outros aproveitavam e muito bem as aulas de inglês ou a formação patrocinada pelos empresários nórdicos. Também pela positiva recordo as festas de Natal para todos e as idas às sextasfeiras, de alguns grupos, à “Mobil Garden” e à “Dinossaurus” que, entretanto, abriram junto ao Luso-Chinês. Os almoços anuais do pessoal do Armazém em Setúbal ou ocasionais nas tascas da zona, como “A Raposa” completavam um ambiente de amizade. Atualmente sou Profissional de Documentação numa Biblioteca do ensino superior, que partilho com outras atividades, nomeadamente no associativismo:

Clube Recreio e Instrução, sócio desde 1984, 1º Secretário da Direção desde 2014 e atual Diretor da Entidade Formadora, contribuindo para que o CRI seja uma entidade certificada pela Federação Portuguesa de Futebol. Criação, gestão e dinamização do website do clube desde 2002 e um pouco mais tarde também das redes sociais.

SFRUA "A Velhinha", sócio desde 1982 e atual vice-presidente da Assembleia-geral. Criação, gestão e dinamização do website do clube desde 2006 e um pouco mais tarde também das redes sociais.

Outra atividade, um hobby especial é a minha colaboração de 18 anos com o departamento de recrutamento para o futebol de formação do Sport Lisboa e Benfica.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
10
Nobre
Luís

OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
11 Desfile ESUCA

OlharAlhosVedros OlharAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
12 Desfile S F R U A

(Re)DescobrirAlhosVedros (Re)DescobrirAlhosVedros

FuturasInstalaçõesdoCentrode FuturasInstalaçõesdoCentrode RecolhaOficialdeAnimaisErrantes RecolhaOficialdeAnimaisErrantes

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
13
Junto ao Cemitério do Pinhal do Forno

Àmesacom... Àmesacom...

OssosCarregados OssosCarregados

Ingredientes

Cebola

Alho

Pimentos

Vinho tinto

Cominhos

Tomate

Tomilho

Ervas Provence

Cravinho

Sal

Knorr

Azeite

Preparação

1. Colocar todos os ingredientes em cru num tacho e regar com vinho tinto.

2. Levar o tacho ao lume e após começar a ferver, ir mexendo para misturar todos os ingredientes.

3. Quando a carne estiver tenra e a soltar do osso, pode retirar do lume.

4. Deixe a apurar tapado durante 1hora

Contacto: 913127967

Horário: 9:30h as 22h todos os dias

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
14
ONE
Sede do Cri - Rua Cândido dos Reis, NR 18 1º andar, 2860-048 Alhos Vedros

Passado&Presente Passado&Presente

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
Antiga passagem de nivel junto à estação 15
Fonte: Arquivo RTP

ReviverAlhosVedros ReviverAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
16

Revive Revive

Alhos Alhos V V Sentir Sentir
17

ReviverAlhosVedros ReviverAlhosVedros

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
18

DaraPalavra DaraPalavra

Professora Adelina

Escola Nº 2 de Arroteias

De 1978 a 2006

Como sinto saudades dos tempos em que vivi na Lagoa da Pêga!

Era uma jovem de vinte e poucos anos, com dois filhos pequenos ainda bebés, nessa altura a trabalhar na Moita.

Sempre gostámos do campo, por isso procuramos casa nos arredores e em boa hora entrámos este lugar.

Aqui cresceram felizes os meus filhos, a brincar livremente na rua, a sujarem-se na terra, a frequentarem a casa dos vizinhos eles a nossa, sem entraves nem preocupações.

Não precisavam de grande vigilância porque havia sempre por ali alguém que resolveria qualquer conflito que surgisse.

Nunca frequentaram infantário ou pré-primária e sinceramente nunca achei que lhes fizesse falta. Convívio com outras crianças não lhes faltava e experiências variadas também não.

Podia ir descansada trabalhar que, se por exemplo deixasse roupa estendida, ela estaria seca e dobrada quando chegava a casa, acaso chovesse.

Podia sair uma ou duas semanas no Verão que haveria sempre alguém disponível para me regar o quintal e trata dos animais.

Tinha vizinhas fantásticas!

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
19

DaraPalavra DaraPalavra

Em 1982 fiquei colocada na escola Nº 2 de Arroteias. Como ficava perto de casa ia sempre a pé. Comigo iam as crianças do bairro que tinham o mesmo horário (tínhamos que atravessar a linha) e pelo caminho mais se iam juntando.

Era uma escola simpática, com uma arquitetura diferente de todas as que conhecia.

Uma escola que nasceu nos pós vinte cinco de Abril, fruto do empenho e união da população local que deitou mãos à obra e a pôs em pé.

Deram-lhe o nome Escola Henrique Galvão.

Havia nesta altura cerca de cem alunos, divididos por quatro turmas, como só tinha duas salas de aula trabalhava-se em regime de desdobramento, duas turmas de manhã e duas de tarde.

Ao longo dos anos os alunos foram diminuindo, de quatro turmas passámos a duas e com número reduzido de alunos.

Em 2005/2006 eram apenas 20 e eu era a única professora.

No entanto o seu encerramento deveu-se sobretudo a problemas que advinham da cedência do terreno em que estava implantada.

O mesmo tinha sido cedido por um senhor de apelido Caiado (se bem me lembro) e, segundo o que os populares me diziam, nõ era apenas o que o edifício ocupava mas também a zona do pátio e do parque infantil. Só que o acordo foi apenas verbal, nada ficou registado.

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
20

DaraPalavra DaraPalavra

Acontece que nesta data, o dito senhor já havia falecido e os herdeiros não autorizavam que se fizesse a vedação que há muito vinha sendo reivindicada por nós. A estrada tinha cada vez mais trânsito, a escola era de vez em quando vandalizada e para segurança dos alunos era urgente que fosse feita.

À Câmara faltou vontade política para resolver a situação.

Foi mais fácil optar pelo encerramento e transferir os alunos para a escola nº 1 que por ter mais alunos, seria por lei esta a encerrar.

Foi na altura um grande choque para mim.

Fui forçada a concorrer a outra escola a um ano da idade da reforma.

Aqui fui feliz a fazer o que gostava.

Aqui fui professora, conselheira, psicóloga, enfermeira…

Também fui “contínua” (era assim que se dizia) e jardineira… só tivemos auxiliar uns três ou quatro anos, o que seria impensável hoje.

Agradei a todos?

Claro que não. Mas procurei sempre ser justa e fazer o melhor que podia. Quantos alunos passaram por mim!

A todos tentei não só transmitir conhecimentos, mas também ajudá-los a crescer, ajudá-los a fazerem as suas escolhas, a serem livres, a serem homens e mulheres de bem.

Será que consegui?

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
21 AdelinaVinagre

SentirLândia SentirLândia

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
22

SentirLândia SentirLândia

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
23

PénaRua PénaRua

às

Tantas... Há uma Oficina Para Fazer - Especial Dia do Pai - Vamos construir uma surpresa para oferecer ao Melhor Pai do Mundo!

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
24
deLuísGuerreiro
deSabrinaMoyle;IlustraçãodeEuniceMoyle BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 11 31 31 Março Março a a 111h 1h
Exposição de Azulejaria “ORioeaMoitanaAzulejaria”
Oficina:“ExpressãoemInteração” comTataMachado “OMeuPaiéIncrível”
Março Março BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 110h 0h Oficina Março Março 116 6 FAVO FAVO 111h 1h BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS 112
115
Março
a a
110h
115
AcademiavaiàBiblioteca” dinamizadaporDoresNascimento Sábados
Ler em Família: Março Março 23 23 115:30 5:30 BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS “ExpressãoemInteração” comTataMachado NoitePoética Entre Leitores Março Março 22 22 21h 21h BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS BIBLIOTECAMUNICIPALDEALHOSVEDROS
Páginas
2
5
Março
Às Páginas Tantas... Há uma História para Ouvir:
0h 113 3
5 a a “AOficinadeEscritaCriativada
a

Alhosvedrense Alhosvedrense

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir 25
Novo Comércio Local na Novo Comércio Local na
Freguesia Freguesia

Rua Joly Braga Santos nº 19 2860-129 Alhos Vedros

(+351) 210 189 315

Horário:

Segunda a Sexta: 08:30h às 18:30h

Almoço:

Das 13:00h às 15:00h

Sábados:

Das 09:0h às 13:00h

Domingo: Encerrado

Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
NovoComércioLocalna
Alhos
Alhosvedrense Alhosvedrense NovoComércioLocalna

Alhos Alhos Vedros Vedros

Alhosvedrense Alhosvedrense

NovoComércioLocalna NovoComércioLocalna Freguesia Freguesia

Praça Almada Negreiros 3A 2860-115 Alhos Vedros

(+351) 210 859 134

Horário:

Segunda a Sexta: 09:00h - 13:00h 15:00h - 19:00h

Sábado: 09:00h - 13:00h

Domingo: Encerrado

Sentir Sentir
27

NovoComércioLocalna

Praceta do Bpa

Alhos Vedros

(+351)968 318 530

Horário:

Terça a Sábado: 09:00h - 19:00h

Folga semanal: Domingo e Segunda

Alhos Alhos Sentir Sentir
Alhosvedrense Alhosvedrense
28
NovoComércioLocalna Freguesia Freguesia

UtilidadePública UtilidadePública

Farmácia Gusmão - 21 204 0020

Farmácia Tágide - 21 204 1174

Farmácia Portugal - 21 204 0250

Farmácia D'Avó - 21 585 9736

Biblioteca Municipal de Alhos Vedros – 21 081 6800

Piscina Municipal de Alhos Vedros – 21 202 5140

Junta de Freguesia de Alhos Vedros – 21 204 0256

Câmara Municipal da Moita – 21 280 6700

Resolução de Avarias (Águas e Esgotos) – 21 289 0209

GNR – Posto Territorial da Moita – 21 765 7610

PSP – Baixa da Banheira – 21 202 9010

Bombeiros Voluntários da Moita – 21 280 8170

Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro – 21 214 7300

Extensão de Saúde de Alhos Vedros – 21 202 9470

Balcão de Munícipe de Alhos Vedros – 21 081 690

Iluminação Pública - E-Redes - 800 506 506

Alhos Alhos Vedros Vedros Sentir Sentir
ContactosTelefónicos 29

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.