1 minute read

Editorial Editorial

Com o passar dos anos comecei a colecionar pequenos presépios, uns mais comerciais, outros mais artesanais. Pelos locais por onde passava era habitual dirigir o olhar para uma montra ou escaparate, à procura daquela peça especial para juntar à coleção, tendo já exposto presépios em diversos locais.

Com a moda das feirinhas de Natal, e através da Associação Aliusvetus, começámos a montar uma casinha do presépio na Praça da República, a fazer lembrar aos passantes a origem e o significado do Natal.

Advertisement

Neste ano de 2023, lembramos S.Francisco de Assis e os 800 anos do acto visionário que teve em Gressio, no norte de Itália em que, pela primeira vez representou o nascimento de Jesus com um cenário vivo. Nesse ano de 1223, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal aos camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento.

Em Portugal os primeiros vestígios de um presépio português datados de 1569 foram encontrados no Convento de Santa Catarina da Carnota, no concelho de Alenquer. Dos conventos o costume passou aos palácios e depois à classe média e ao povo. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

Alhos Alhos Vedros Vedros

Editorial Editorial

Lembrando esta comemoração dos 800 anos dos presépios, a Associação Aliusvetus promove esta exposição de “Presépios do Mundo” onde vão estar presentes cerca de 200 presépios da minha coleção. Também não poderia faltar um presépio monumental, montado todo em cortiça virgem, fornecida pela única fábrica a laborar no concelho, Correia, Branco & Nunes Lda, a quem agradecemos.

Um agradecimento especial à Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros pela cedência da Capela e à Junta de Freguesia de Alhos Vedros e Câmara Municipal da Moita pelos apoios habituais.

Feliz Natal para todos

Exposição “Presépios do Mundo”

Abertura dia 8 às 12h, encerramento dia 24 às 18h

Horário: todos os dias das 14h às 18h

This article is from: