1 minute read

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

#3. Mamografia

Exame de diagnóstico que permite a visualização de nódulos, mesmo que a palpação não os denuncie. Dum modo geral, a primeira ecografia deve ser realizada por volta dos 35 anos.

Advertisement

Devo acrescentar que esta patologia não é exclusiva das mulheres e surge também nos homens. Sabe-se que em Portugal surgem, em média, 7000 novos casos/anos, sendo que 10% são de homens.

É, portanto, uma doença transversal, no género, na idade, na religião e estrato social… pode atingir qualquer um/a.

De facto, a Doença, no seu sentido lato, não é discriminatória e afecta-nos a todos. A par e passo com a literacia em saúde, e não menos importante, é a responsabilização de cada um de nós pelo nosso próprio bem-estar, com Promoção da Saúde e Prevenção da Doença. Devemos ter atitudes em prol da nossa Saúde, não delegando essa responsabilidade para outrem, assumindo o controlo, tomando medidas que contribuem para um Estilo de Vida Saudável.

Contudo, existem outras condicionantes que em nada contribuem para a Promoção da Saúde e Prevenção da Doença, condicionantes essas que nada dependem das pessoas, sendo fruto de uma má gestão dos recursos existentes.

Algumas vezes, neste artigo, mencionei “Médico Assistente”, vulgarmente conhecido como “Médico de Família”, que, avaliando pelo actual estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), atrevo-me a concluir que se trata de de uma definição profissional em vias de extinção, não só na nossa freguesia como a nível nacional. Só no concelho da Moita existem mais de 39000 utentes sem Médico de Família atribuído… é cada vez mais difícil o acesso à Saúde, tal como está consagrado na Constituição da República Portuguesa.

Quero, com a escrita deste artigo, para além de beneficiar a literacia em saúde da nossa população, apelar, a quem de direito, que tenha um papel mais profícuo e activo na Promoção da Saúde e Combate da Doença, permitindo que todos os utentes inscritos no UCSP de Alhos Vedros tenham Médico de Família atribuído e possam fazer as suas consultas, análises e exames de diagnóstico regulares… para bem da nossa SAÚDE!!!

This article is from: