
1 minute read
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa
#5. Amamentação
A amamentação parece ter um papel protector preventivo desta doença, pois verificou se que tem menor incidência nas mulheres que amamentam, sendo que quanto mais tempo amamentar maior será o efeito protector.
Advertisement
#6. Prática de exercício físico
Ter uma vida activa é sempre uma mais-valia, a todos os níveis, dos cognitivos e mentais aos físicos. A prática de exercício físico evita o excesso de peso e obesidade, para além de outros benefícios.
#7. Evitar terapia hormonal de substituição por muito tempo
Esta dica depende muito do médico assistente, contudo estudos confirmam que estes medicamentos usados durante períodos superiores a 3/5 anos, para minimizar as queixas inerentes à menopausa, incrementam o risco de cancro de mama
Relativamente ao Diagnóstico Precoce do Cancro da Mama, que aumenta a probabilidade da proficuidade do tratamento instituído, este assenta em 3 abordagens:
Deve ser feito mensalmente, sempre depois da menstruação, por todas as mulheres com mais de 20 anos. Existem várias fontes de informação de como este exame deve ser efectuado, consoante a idade de quem o faz. Deve procurar-se o Médico Assistente sempre que se notarem alterações, nomeadamente: nódulos, alterações de tamanho/formato da mama, alteração na coloração, sensibilidade ao nível da pele ou auréola, retracção da pele da mama/mamilo e corrimento mamilar.
Exame clínico da mama
Trata-se da palpação da mama pelo Médico Assistente, nas mulheres a partir dos 20/30 anos. É um processo, em todo semelhante ao auto-exame, mas feito pelo Clínico