
1 minute read
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa
Na Prevenção do Cancro da Mama há que ter presente que a taxa de cura será tanto maior quanto mais precocemente for detectado. Assim, a luta contra esta doença começa pela Prevenção e Diagnóstico Precoce.
O grande desafio que se coloca é: “Como Prevenir o Cancro da Mama?
Advertisement
Embora existam condições pré-existentes não alteráveis, temos estudos científicos publicados que confirmam que mudanças ao nível do estilo de vida poderão reduzir o risco de padecer desta doença, nomeadamente:
#1. Alimentação equilibrada
Fazer uma alimentação equilibrada e diversificada contribui para o melhor funcionamento do metabolismo. Deve evitar-se o açúcar, os lacticínios, as gorduras hidrogenadas, ou seja, evitar os alimentos processados. Deve substituir-se o desembalar pelo descascar, optando por uma alimentação sazonal (consumir produtos da época) e biológica (“o que a terra dá”), sempre que possível.
#2. Manter um peso adequado
Estudos científicos comprovam que o excesso de peso e obesidade aumentam bastante o risco de cancro da mama, principalmente se as mulheres ficarem obesas após a menopausa.
#3. Não fumar
É certo e sabido que o facto de se fumar é um factor de risco transversal a TODAS as doenças, pelo que neste caso não será diferente. O tabaco é um poderoso agente cancerígeno!
#4. Não consumir bebidas alcoólicas
Existem estudos que comprovam que o consumo de álcool em excesso aumenta o risco de cancro de mama em 15%.