
1 minute read
NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa DaraPalavra eeDaraPalavra
Destacam-se a conquista da primeira medalha na Taça das Nações em 1990 por uma tripulação feminina em double-skull, a participação nos Jogos Olímpicos em 1992 e em 1996, e a conquista da primeira medalha em um campeonato mundial em 1994 por uma tripulação de quadri-skull peso ligeiro. Em 1999, uma tripulação de double-skull masculino conquistou seu primeiro título mundial no Campeonato do Mundo de Juniores em Plovdiv, Bulgária.
Em 1993, foi publicada legislação sobre o regime jurídico das federações desportivas, que exigiu a alteração dos estatutos para a obtenção do reconhecimento de utilidade pública desportiva. Em Lisboa, foi realizada a Conferência Anual da FISA (Federação Internacional de Sociedades de Remo) com a presença de técnicos de todo o mundo. Em 1997, iniciou-se um plano de apetrechamento dos clubes, apoiado pela Federação, que contemplou mais de 100 embarcações, dezenas de ergómetros e centenas de remos. Três anos depois, cinco árbitros portugueses obtiveram licença internacional e quatro deles passaram a marcar presença em grandes regatas internacionais, incluindo campeonatos do mundo.
Advertisement
No Congresso Ordinário da FISA em Lucerna, Suíça, em agosto de 2001, José Nunes foi eleito presidente da Comissão de Remo Adaptado, tornando-se o primeiro português a ocupar um cargo executivo na Federação Internacional. Em 2002, após um processo iniciado em 1997, a pista de Montemor-O-Velho foi inaugurada, seguindo as especificações da FISA para pistas internacionais. No mesmo ano, uma tripulação de Remo Adaptado de Soure conquistou a primeira medalha em um campeonato do mundo. A prática desportiva do remo tem-se diversificado nos últimos tempos, e hoje encontramos o Remo Indoor, o Remo de Mar, o Remo Adaptado e o Remo de Turismo nos planos de atividades federativos. A conquista do primeiro título mundial em 1999, a organização do Congresso Extraordinário da FISA na cidade do Porto em 2001, com a participação de 200 delegados de 60 países, e a realização em Montemor-O-Velho em agosto de 2002 da Coupe de la Jeunesse, competição com a presença de 400 participantes de 10 países europeus, deram à Federação e ao país uma visibilidade externa impensável há alguns anos.
O remo em Portugal é uma jornada de paixão e tradição, marcada por conquistas, participações olímpicas e um desenvolvimento contínuo ao longo dos anos. Com uma história rica e diversificada, o remo é uma modalidade que oferece inúmeros benefícios e significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Seja você um entusiasta do desporto, um praticante de remo ou alguém em busca de uma nova paixão, o remo em Alhos Vedros será uma opção emocionante e enriquecedora.