1 minute read

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa

O remo. É simples.

DaraPalavra eeDaraPalavra

Advertisement

O remo é a nossa paixão. E foi a partir daí que nos propusemos á então Direcção da Associação de Desportos Náuticos Alhos Vedrense (A.D.N.A.), “plantar” a modalidade no clube e ver no que dava.

Quase dois anos volvidos, muito do nosso empenho começa agora a tomar forma. Neste espaço, iremos dar a conhecer a nossa modalidade, bem com a sua historia, e no que ás nossas atividades de desenvolvimento da mesma, estamos a realizar.

A história

O remo, como prática desportiva em Portugal, tem uma história rica que remonta à segunda metade do século XIX. Antes dessa época, a atividade era restrita aos profissionais, mas já era possível testemunhar disputas entre embarcações de transporte de passageiros e até mesmo entre as guarnições dos navios da Armada Real. Essas competições despertavam o interesse das multidões que se reuniam nas margens para aplaudir entusiasticamente.

Em 1853, as Regatas de Paço de Arcos se tornaram famosas e foram organizadas pelo Conde das Alcaçovas e um grupo de aristocratas durante os festejos anuais. Em 1854, o programa incluiu a participação de duas guigas de 4 remos tripuladas por "curiosos". Esses eventos foram fundamentais para a fundação da Real Associação Naval, atual Associação Naval de Lisboa, em 1856. Essa entidade é a mais antiga agremiação desportiva da Península Ibérica e uma das mais antigas do mundo.

Já em 1861, surgiram dois grupos de remadores que podem ser considerados os precursores do desporto do remo em Portugal. Abel Power Dagge, fundador da Real Associação Naval e também do Club Naval de Lisboa, fazia parte de uma dessas tripulações. A partir desses desafios acalorados, foram criados em Lisboa o Rowing Tagus Club e o Club dos Remeiros Lusitanos, os dois primeiros clubes de remo do país.

Enquanto o remo desportivo era a modalidade de eleição da elite inglesa residente no norte do país, em 1876, o Club Fluvial Portuense foi fundado por um grupo de portuenses entusiastas dos desportos náuticos. Essa é a coletividade desportiva mais antiga do Norte de Portugal e a terceira mais antiga do país.

This article is from: