1 minute read

NaPrimeiraPessoa NaPrimeiraPessoa DaraPalavra eeDaraPalavra

A Real Associação Naval, o Real Club Naval de Lisboa, o Club dos Aspirantes de Marinha e o Club Naval Madeirense promulgaram as Bases da Convenção e aprovaram o primeiro regulamento de regatas de Remo, estabelecendo as bases para a regulamentação dessas corridas. A Convenção tinha como objetivo promover o "desenvolvimento do rowing português" e foi responsável pelo rápido crescimento do remo nos anos seguintes.

A proclamação da República teve repercussões nos desportos náuticos, principalmente na vela, com o desaparecimento dos Yachts Reais. Como resultado, os clubes apadrinhados pela Família Real sofreram um golpe duro. No entanto, eles conseguiram se reformar, diversificando sua ação e criando seções com diferentes modalidades desportivas. Além disso, intensificaram sua atividade cultural e social, organizando festivais náuticos e promovendo passeios a vela e a remo que atraíam um grande número de sócios, suas famílias e despertavam o interesse da sociedade da época. Paralelamente, esses clubes promoveram a construção dos primeiros barcos a remo de corrida em Portugal.

Advertisement

Em 1919, a Figueira da Foz sediou o Campeonato Internacional de Remo para comemorar a vitória das forças aliadas na Primeira Guerra Mundial. Essa competição foi disputada pela Taça da Vitória e permitiu a participação de todas as coletividades desportivas nacionais e estrangeiras legalmente constituídas. A Taça da Vitória foi instituída pela Associação Naval 1o de Maio e adquirida por subscrição entre as Nações Aliadas da Grande Guerra. Ela foi destinada a ser disputada em outriggers de oito remos.

No Congresso Náutico Nacional realizado no Porto em abril de 1920, por iniciativa do Clube Fluvial Portuense, a Associação Naval de Lisboa e o Clube Naval de Lisboa apresentaram as bases para a criação de uma Federação Nacional de Remo. A partir dessa data, passou a existir uma entidade reguladora do desporto do remo em Portugal. Nesse mesmo congresso, foram instituídos e regulamentados os Campeonatos Nacionais de Remo. A Federação Nacional de Remo, atual Federação Portuguesa de Remo (FPR), inscreveu-se na FISA em 1922, o que permitiu a representação de Portugal nos campeonatos europeus de remo em Como, Itália, em 1923, com uma tripulação do Sport Clube do Porto, e em Lucerna, Suíça, em 1926, com uma tripulação do Clube Naval de Lisboa.

This article is from: