Ed. 4 - Ano 1 - 05/2009

Page 17

Revista Large Lover 17 Por serem feitos artesanalmente, a grande maioria dos móveis orientais apresenta grande durabilidade e padrões estéticos ao mesmo tempo elaborados e rústicos.

fortes na linha de bancos e poltronas”, diz Rodrigues. “Também temos muitas almofadas e colcha de cama”. Nesses 17 anos de vendas, Edmundo Rodrigues já viu muita coisa, pesquisou e procurou muitos produtos e teve alguns problemas, que, depois de solucionados, entraram para o folclore da empresa. Foi o caso de uma encomenda de colcha para cama. O fornecedor se enganou e fez do tamanho de um chale. O que parecia ser um grande mico, revelou-se um ótimo produto, vendeu muito, foi um sucesso. Em outra ocasião, o faro de vendedor não funcionou direito e uma canoa trazida da Indonésia amargou um bom tempo na loja, até que foi vendida para um cliente de Angra dos Reis que a transformou em uma linda e exclusiva floreira. Mas de todos os objetos que já passaram pela loja, uma porta foi a peça que mais marcou. “Era uma porta de 250 anos de idade, que tirei de um desmanche na Índia”, lembra saudoso Rodrigues. “Ficou com a gente na loja por quatro anos, virou capa de revista, mas um dia chegou a hora dela e foi vendida. Quando percebi, me emocionei, estava com as lágrimas nos olhos. Não por que eu tinha me apegado a ela, mas porque tinha toda uma história, por eu ter tido coragem de comprar

algo de valor alto alguns anos atrás e finalmente foi pra casa de alguém”. Administrador de empresas experiente e com um poder de concentração muito alto, Edmundo Rodrigues soube conduzir seus negócios de maneira tranquila e eficiente. “Com a crise econômica, seguramos a alta do dólar sem repassar para o cliente”, explica. “Trocamos lucratividade por venda contínua, através de promoções e adequações de preços. Conseguimos manter o crescimento, mesmo com a crise. Estamos indo bem, apenas com uma menor lucratividade”. Rodrigues avalia que o brasileiro está mais aberto e conhecendo a cultura hindu, ainda mais devido à novela que está passando, mas garante que já havia esse interesse por parte dos decoradores e de algumas mostras em utilizar peças, além da própria globalização que traz informação do oriente para o Brasil. O sucesso do Espaço Til pode ser explicado pela grande divulgação graças ao trabalho dos decoradores, arquitetos, paisagistas e o famoso boca-a-boca de clientes que acabam comprando as peças e divulgam para a família e amigos. “Os ambientes que passam a ter nossas peças também servem como vitrine e as pessoas acabam se interessando”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.