Selfie Hashtag #0

Page 1

Edição 0 - R$4,90 Distribuição gratuita

Aprenda a tirar fotos em ambientes escuros


Divulgue produtos e serviços para o público específico de fotografia e tratamento de imagem digital.

Anuncie! contato@selfiehashtag.com.br /selfiehashtag www.selfiehashtag.com.br


Editorial Colaboradores É com grande prazer que convido os colegas, amigos e profissionais para fazer parte do nosso time! Mande suas fotos ou seu texto e, como sempre, faça parte!

Diretor Executivo Joni Arata Editor Responsável Ronnie Arata

Convite! Fotógrafos, entusiastas, designers gráficos e fotojornalistas, sejam bem vindos! Esta é a edição número 0 da revista #Selfie Hashtag. Aqui, nos apresentamos e fazemos um convite para todos vocês: Venham fazer parte! D e s d e j á , go s t a r i a d e d e i x a r c l a ro q u e , contamos com o contato de todos, sejam leitores ou colaboradores. Não queremos ser como um mural de avisos, onde a informação vai apenas para um lado. Pelo contrário, estaremos acessíveis e também queremos crescer junto com esta publicação. Queremos criar um certo tipo de comunidade. Apesar de assumir um formato impresso muito conhecido e famoso nos últimos tempos por enfrentar o que muitos chamam de crise editorial , a revista #Selfie Hashtag, leva em conta as características dos meios de comunicação moderna auxiliados pelas plataformas digitais. Por isso, nosso impresso, representa apenas uma parte de todas as atividades que pretendemos criar ao longo do tempo. Por ainda se tratar de um projeto, neste editorial, não compartilharei mais informações sobre tudo o que está aqui na gaveta, porém, posso adiantar de que não é pouca coisa, no entanto, dependemos de muitas outras para que tudo acontece e seja bem sucedido.

As matérias e fotos assinadas são de exclusiva responsabilidade do autor. Não assumimos a responsabilidade por mudanças nos preços e na disponibilidade de produtos mencionados nas matérias, ou pelos anúncios, após o fechamento da edição. Anuncie! contato@selfiehashtag.com.br Assine! contato@selfiehashtag.com.br

Curta em: http://www.facebook.com/selfiehashtag Leia em: http://www.selfiehashtag.com.br

Por hora, você pode nos visitar no Facebook, deixar seu comentário e ainda ler sobre os bastidores no site oficial: www.selfiehashtag.com.br. Todo projeto novo é desafiador, porém, espero que esta publicação traga tanta informação e prazer de leitura quanto os desafios. Nesta edição de apresentação, explicamos cada seção e apresentamos uma palinha de algumas delas, como por exemplo, as dicas de Sketchbook Pro, na seção Dicas e Truques, e as primeiras impressões com a Nikon D3100, na seção Arsenal. Por fim, não posso deixá-los começar esta leitura, sem antes dizer o quanto sou grato por todos que me ajudaram até aqui e a todos que ainda farão parte de algum jeito. Boa leitura e sintam-se em casa!


12 11 16

15 6 Nossa seção de opinião! 7 Por que você não usa o Paintbrush? 8 De olho no mercado 9 A galeria da galera 10 Equipamentos e acessórios 11 Ambiente escuro e foto com longa exposição 12 Primeiras impressões Nikon D3100 14 Dicas, técnicas e truques 15 Uma maneira de pintar no Sketchbook Pro 16 Varanda de casa 18 Gato em PB

PENSEI

Negocios

arsenal

Frame Popular

Dicas e Tecnicas


Receba em casa Matérias exclusivas e informação de qualidade

Assine! contato@selfiehashtag.com.br /selfiehashtag www.selfiehashtag.com.br


PENSEI

Nossa seção de opinião! A s e ç ã o “ Pe n s e i ” é o n o s s o e s pa ç o o p i n a t i vo e d e t ro c a d e experiências! A q u i , vo c ê va i c o n c o rd a r e d e s c o rd a r ! A f i n a l , n e m to d o m u n d o p e n s a d a m e s m a m a n e i r a , p o ré m , d u a s c a b e ç a s s e m p re p e n s a r ã o melhor do que uma só! Q u a l q u e r d i s c u s s ã o g e r a d a a pa r t i r d a q u i va l e r á a p e n a . Seja nos nossos meios de c o m u n i c a ç ã o o n l i n e o u n a p ró p r i a c a b e ç a d o l e i to r, e n q u a n to a b s o r ve o s d i f e re n te s p o n to s d e v i s t a publicados nesta seção. A l é m d i s s o , to d o s n ó s te m o s u m a h i s tó r i a pa r a c o n t a r e u m a e x p e r i ê n c i a pa r a c o m pa r t i l h a r. Com uma linguagem mais informal, sem deixar de lado a seriedade da informação, a Selfie Hashtag c o n v i d a a to d o s q u e te n h a m a l g o pa r a f a l a r o u re p l i c a r. S e m p re q u e p e r m i t i d o , g o s t a r í a m o s d e i d e n t i f i c a r o a u to r c o m f o to e m i n i C V. 6

Duas cabeças sempre pensarão melhor do que uma só!


?

PENSEI

Por que você não usa o

Na primeiríssima coluna, começaremos a seção de opinião de maneira bem descontraída. Alguma vez, já ouviram a frase Usa o P a i n t b r u s h ! ? P r o v av e l m e n t e , q u e m trabalha no ramo de edição de imagem, já deve ter esboçado um sorriso. Muito familiarizado com os poderosos softwares atuais, os profissionais desta área preferem fugir quando escutam algo desse tipo. C o nv e n h a m o s , o P a i n t b r u s h , h o j e conhecido como Microsoft Paint, já teve seus dias de glória. Na verdade, foi um dos primeiros softwares a permitir alguma forma de pintura no computador e o incentivador para muita gente que trabalha com imagem digital atualmente. Eu por exemplo, costumava brincar na versão do Windows 3.1 e fazia umas obras de ar te que beiravam a excelência, bem parecidas com a imagem da figura 1:

F1: Obra de arte feita no MS Paint atual.

Deixando a brincadeira de lado! Hoje, é possível imaginar que qualquer designer trabalhe uma vida inteira sem precisar abrir, sequer, uma vez o MS Paint. I s s o p o rq u e , s u a s f u n çõ e s s ã o b e m limitadas. Além do que, na época em que

surgiu, o tipo de arquivo mais utilizado era o bitmap, com extensão BMP. Este tipo de arquivo, pelas propriedades que contêm, não colaboram na hora de mexer em uma imagem. Felizmente, agora já é possível aproveitar da evolução do Paint e trabalhar com imagens em formatos PNG, GIF, TIFF e JPEG. Ainda assim, de forma bem limitadas. Hoje, nas versões mais atuais, o Paint evoluiu bastante e, apesar de não conseguir fazer frente a um software de porte maior, tem suas utilidades. No uso mais amador, os screenshots são a maior preferência. Outra f unção bem simples e muito funcional para os iniciantes, é o corte (crop) de outras imagens e fotos já existentes. Obviamente, ainda é preferível trabalhar com outros softwares, como o famoso, Photoshop, ou o GIMP, por exemplo, mas nem sempre estes estão facilmente disponíveis no computador. Apesar do GIMP ser gratuito, nem todo mundo instala logo que pega um computador novo para trabalhar. Aliás, o GIMP, muito conhecido, mas pouco utilizado, provavelmente ganhará seu espaço aqui na Selfie Hashtag. Enfim, mesmo que muita gente torça o nariz quando se fala em Paintbrush, verdade é que ele é útil em certas horas. Vai de cada profissional saber a hora certa de usar as ferramentas disponíveis!

Ronnie Arata No clichê do perfil jornalístico, gosta de café, livros e música boa! Já encarou os mercados de informática, de cultura e agora procura semelhantes na fotografia.


Negocios

De olho no mercado O mercado de fotografia e tratamento de imagem é enorme e continua a crescer. Aqui, publicaremos entrevistas com profissionais da área, matérias que trazem informações sobre as mudanças que acontecem no ramo, compra e venda de produtos e contratação de serviços. Não há maneira melhor de conhecermos o mercado de fotografia se não pelos próprios profissionais que trabalham neste ramo. Afinal, o crescimento profissional não depende apenas das habilidades, mas conhecer o mercado e ter noção de valores e saber onde procurar por oportunidades também faz dos fotógrafos e designers profissionais melhores.

8


Frame Popular

A galeria da galera E s te e s pa ç o , re s e r va d o pa r a c o l a b o r a d o re s f o tó g r a f o s e d e s i g n e r s , t r a z vá r i o s a s p e c to s i n te re s s a n te s . A l é m d e s e r v i r c o m o u m a g a l e r i a pa r a o p ú b l i c o g e r a l , a n o s s a e x p o s i ç ã o p re te n d e re t r i b u i r a o s e to r n a r u m e s pa ç o pa r a d i v u l g a ç ã o d o s p rof i s s i o n a i s e ainda, um meio de inspiração ao f a z e r c o m q u e n o s s o s l e i to re s a n a l i s e m o s t r a ba l h o s d e o u t ro s c o l e g a s d e p rof i s s ã o e a b s o r va m m a i s i d e i a s à s u a p ró p r i a experiência.

A c a d a e d i ç ã o , a n u n c i a re m o s o te m a pa r a a p róx i m a g a l e r i a e va m o s d i v i d i r a s i m a g e n s e m d i f e re n te s c a te g o r i a s , p re to e b r a n c o , pa n o r â m i c a , g r a n d e a n g u l a r, m a c ro , e n t re o u t r a s . “ U m a i m a g e m va l e m a i s d o q u e 1 0 0 0 pa l a v r a s ”. E s s a to d o m u n d o c o n h e c e ! Po ré m , t a m b é m p re te n d e m o s p u b l i c a r u m a b re ve descrição de cada imagem, e s c r i t a s p e l o p ró p r i o a u to r, a s s i m , to d o s p o d e re m o s c o n h e c e r m a i s d o m u n d o a t r a vé s d e d i f e re n te s p o n to s d e v i s t a . S e vo c ê t i ve r i n te re s s e e m ve r s e u s t r a ba l h o s p u b l i c a d o s n a n o s s a re v i s t a , e n t re e m c o n t a to e m a n d e s u a s o b r a s pa r a a va l i a ç ã o . E s t a re m o s a n s i o s o s pa r a c o n h e c e r c e n te n a s d e g r a n d e s artistas.

Esta é uma casa de cerâmica medindo apenas 8 cm de altura. Foi tirada com um stack de lentes macro.


arsenal

Equipamentos e acessórios To d a p rof i s s ã o te m s u a s f e r r a m e n t a s e a s d e f o tó g r a f o e d e s i g n e r n ã o p o d e r i a m s e r d i f e re n te s . Pe l o c o n t r á r i o , o a r s e n a l d e s te s p rof i s s i o n a i s é s e m p re p e c u l i a r. Na época das câmeras analógicas, p o r e xe m p l o , o s f o tó g r a f o s c o s t u m a va m te r e n t re s e u s e q u i pa m e n to s , u m a c a i x a o u u m c o l e te , c h e i o d e b o l s o s , a p e n a s pa r a g u a rd a r to d o s o s ro l o s d e f i l m e q u e s e r i a m u s a d o s e m u m d e te r m i n a d o t r a ba l h o .

10

H o j e a s c o i s a s e s t ã o d i f e re n te s , m a s , a p e s a r d o s ro l o s d e f i l m e s te re m s u m i d o , d a n d o e s pa ç o pa r a o s c a r t õ e s d e m e m ó r i a d i g i t a l , o s f o tó g r a f o s e p rof i s s i o n a i s q u e t r a ba l h a m c o m imagem ainda continuam bem e q u i pa d o s , s ã o a s p ró p r i a s c â m e r a s , f i l m a d o r a s , va r i a d a s l e n te s , m e s a s d i g i t a l i z a d o r a s , flashes, tripés, bolsas de t r a n s p o r te , s e m c o n t a r o s e q u i pa m e n to s pa r a e s t ú d i o e iluminação. E s t a s e ç ã o a va l i a r á , c o m a n á l i s e s d e t a l h a d a s , to d a s e s s a s c a te g o r i a s , e p re te n d e a j u d a r n a h o r a d e re s o l ve r a s d ú v i d a s q u e s u rg e m q u a n d o q u e re m o s s a b e r m a i s s o b re o s e q u i pa m e n to s , s e j a pa r a c o m p r á - l o s o u i n d i c á l o s a o u t r a s p e s s oa s e a m i g o s .


Dicas e Tecnicas

Ambientes escuros, fotos com longa exposição Texto: Ronnie Arata

No estúdio, um ambiente de luz controlável, o trabalho do fotógrafo fica fácil. Principalmente se o local for próprio, onde as coisas já ficam mais ou menos ajustadas. Quando o dia está ensolarado, em um ensaio a céu aberto, a luz natural também ajuda bastante no ofício. Porém, quando a iluminação é escassa, o fotógrafo logo sabe que terá algumas dificuldades e precisará de equipamento extra. O problema é quando não há equipamento extra disponível. Fique atento! O ideal é não ser pego de surpresa e não ficar sem ferramentas na hora do trabalho, no entanto, às vezes, simplesmente acontece! A dica deste artigo é simples, mas ajuda bastante na hora de tirar uma foto em um ambiente escuro, quando não há equipamentos auxiliares de iluminação. Os contras: este tipo de dica só servirá para cenas estáticas e você precisará de um lugar para deixar a câmera fixa, serve um tripé ou uma superfície firme.

Na regulagem da sua câmera, escolha a velocidade baixa do obturador, ou seja, a que vai manter o tempo de exposição maior. Enquadre a cena e faça sua foto. Pode ser necessário usar mais do que um clique, dependendo, obviamente, do que o fotógrafo pretende. Uma dica, utilize o timer de disparador automático da câmera, deixe-o com tempo baixo, dois segundos são suficientes, assim, quando você acionar o disparador, pode desencostar da câmera, tranquilamente, sem que nenhuma vibração atrapalhe a captação. Um disparador remoto também pode ser muito útil, já que ajuda em não ter que mexer na câmera para acionar ou parar a exposição. Dependendo da cena e em alguns casos, os quais a iluminação é quase zero, é necessário até usar a função “Bulb”, que depende de um segundo clique para encerrar a exposição. Faça testes! Não espere se deparar com uma situação inesperada para ter que usar a função de exposição longa da sua câmera. Assim, terá uma noção de como regular o seu equipamento e economizará tempo. 11


arsenal

Primeiras impressões Nikon D3100 Apesar de já estar no quarto aniversário, a Nikon D3100 ainda é uma das preferidas entre a galera que está tendo os primeiros contatos com fotografia. E isto, provavelmente, acontece por conta do custo relativamente baixo para as câmeras de entrada. Falo da média de R$1.000. Como muitos cursos de fotografia profissional pedem que seus alunos tenham pelo menos uma câmera do tipo ref lex (DSLR - Digital Single-lens Ref lex), a maioria, na hora da pesquisa, certamente, não parte de um investimento inicial de R$3.000 e, assim, acaba encontrando a Nikon D3100 com um dos preços mais acessíveis e possíveis para um começo.

Começo que vem com qualidade! Obviamente, a D3100, com o kit inicial e a lente Nikkor 18-55mm (figura 1), pode não ter todas as qualidades e recursos avançados, porém, com o formato DX de sensor (na Nikon isso representa 23,1 mm x 15,4 mm) e 14 megapixels efetivos, já é possível ter uma ideia do que as câmeras profissionais podem fazer. Na figura 2, temos um exemplo.

F1: A lente DX NIKKOR 18-55mm vem com ajustes de foco automático e redução de vibração.

12


Será possível notar, logo nas primeiras fotos tiradas no modo manual, que a lente do kit é um pouco escura como alguns fotógrafos costumam dizer. Assim, em ambientes mais claros, a Nikon D3100 tem mais vantagens, veja o exemplo na figura 3. O lado bom é que sua lente pode ser trocada e ela suporte um f lashe extra. O que são duas características muito importantes para uma câmera desse porte e, de certo modo, até indispensáveis, atualmente. Inclusive, não se deixe enganar pelo ISO de 3200 e Hi 2 de 12.800. mesmo em ISO 1600 as fotos ficam visivelmente granuladas . O vídeo, não é dos melhores, apesar de ter a resolução Full HD 1080 x 1920 p, em 24 qps, e a lente com foco ajustável, este não é o propósito dessa câmera. Por questões técnicas de armazenamento, a duração máxima de cada vídeo também é limitada a 10 minutos. No geral, a Nikon D3100 não desaponta, pelo contrário, é uma ferramenta ótima para aprendizado. Apesar de trazer uma grande quantidade de botões no seu corpo, característica que muita gente estranha quando passa de uma compacta para uma semi profissional, a D3100 fica fácil de usar, já com pouco tempo na mão. O peso do kit, de aproximadamente 800g, também ajuda. F3: Mais um exemplo de foto tirada em ambiente mais claro.

F2: Exemplo de foto tirada com o kit Nikon D3100.

Nota: Este artigo é um demonstrativo feito para a edição de divulgação (nº 0) e trata apenas do resumo e das primeiras impressões que tive com a Nikon D3100 e seu kit com a lente DX Nikkor 1855mm, a primeira câmera que pude obter. Na próxima edição, uma análise mais completa será publicada, trazendo informações detalhadas e indicações mais relevantes sobre o produto.

Ronnie Arata No clichê do perfil jornalístico, gosta de café, livros e música boa! Já encarou os mercados de informática, de cultura e agora procura semelhantes na fotografia.

T1: Resumo das especificações Nikon D3100 14,2 milhões Pixels efetivos 23,1 mm x 15,4 mm Tamanho do sensor DX Formato do sensor de imagem Mídia de armazenamento SD, SDHC e SDXC 3 quadros por segundo Vel. Máx. de disparo contínuo ISO 100 - 3200 Sensibilidade ISO Hi - 1 (ISO 6400) Hi - 2 (ISO 12.800) Full HD 1.920 x 1.080p / 24 qps Vídeo HD 1.280 x 720p / 30 qps HD 1.280 x 720p / 24 qps VGA 640 x 424 p / 30 qps 3,0" na diagonal Tamanho do monitor TFT-LCD com visão grande angular Tipo do monitor Bateria recarregável de Li-ion Bateria EN-EL14a ou EN-EL14 124,46 mm x 96,52 mm x 73,66 mm Dimensões (L x A x P) 455 g apenas o corpo da camera Peso aproximado 800 g kit completo


Dicas e Tecnicas

Dicas, técnicas e truques D i c a s e té c n i c a s p o d e i r m a i s l o n g e do que pensa. S i m ! Tr a t a re m o s d e a s s u n to s s i m p l e s c o m o , p o r e xe m p l o , c o m o t i r a r u m a f o to m e l h o r, c o m o t i r a r u m a f o to d i f e re n te , c o m o u s a r u m a f e r r a m e n t a d e u m s of t w a re . Po ré m , n o s s o e s f o r ç o s e r á pa r a b u s c a r d i c a s p e c u l i a re s , q u e e n vo l va m q u a l q u e r a t i v i d a d e re l a c i o n a d a c o m a s p rof i s s õ e s d e f o tó g r a f o o u d e s i g n e r g r á f i c o . Afinal, não é só comprar uma c â m e r a n o va e s a i r a p e r t a n d o o botão.

14

Pe q u e n o s p ro b l e m a s p e r i f é r i c o s s e m p re a pa re c e m e , a c u m u l a d o s , podem fazer com que o p rof i s s i o n a l p e rc a d i n h e i ro o u u m c o n t r a to va l i o s o . O p r i n c i pa l o b j e t i vo d a s e ç ã o d e d i c a s e té c n i c a s s e r á e v i t a r e s s e s p ro b l e m a s . C o m o l i d a r c o m o s a rq u i vo s e f o to s d i g i t a i s . Fa ç a ba c k u p . C o m o s e f o r m a l i z a r pa r a t r a ba l h a r n e s te r a m o . A p e s a r d e t r a z e r c u s to s , a c re d i b i l i d a d e pa r a q u e m t r a ba l h a l e g a l m e n te s e m p re va l e m a i s .


Dicas e Tecnicas

Uma maneira de pintar no Sketchbook Pro Como qualquer atividade, a pintura digital requer muita prática até a perfeição e, enquanto a pintura analógica envolve a escolha do material, seja lápis de cor, tinta ou cera. Na pintura digital, parte da prática consiste na escolha da melhor combinação entre software e equipamentos, como as mesas digitalizadoras, por exemplo.

Autodesk, que dispensa apresentações. Alinhado a uma mesa digitalizadora, como a Bamboo Connect, de uma empresa também muito bem conceituada, como no caso do William, o Sketchbook Pro se torna uma poderosa ferramenta. A sensação, é possível dizer, é como pintar no papel mesmo!

Antes da pintura em si, certamente, quanto mais equipamentos e programas o artista usar, melhor ele saberá escolher as ferramentas que mais lhe agradam para exercer sua função na hora de realmente fazer dinheiro com esta atividade.

Passo a passo O William explicou assim:  Sempre começo com um esboço em uma cor menos contrastada, como o ciano, por exemplo, chego o mais próximo do desenho final, sem apagar os riscos errados porque eles podem fazer a diferença depois.  Assim que termino o esboço, mudo para o preto, para poder fazer os traços definitivos.  Quando vou colorir, separo as cores em camadas para ficar mais organizado.  Por último, aplico sombras e brilhos em camadas separadas também.

A dica deste artigo veio do William Estrela. Ele usa o Sketchbook Pro 2015 e uma mesa Bamboo Connect, da Wacon. Combinação usada para muitos de seus trabalhos. Ele dividiu um pouco da sua experiência e nos explicou as etapas de suas pinturas digitais. Assumimos que nossos leitores já tenham um certo nível de familiaridade com o Sketchbook Pro.

Vale a pena lembrar de que esta é a maneira que o William trabalha, não O Sketchbook Pro é um dos programas significa que seja a única, nem a melhor, m a i s f a m o s o s e n t r e i l u s t r a d o r e s e tampouco a maneira "correta" de colorir. designers, não a toa, pois pertence a Por isso, se você faz diferente, discorda ou, ainda, gostaria de acrescentar mais algum ponto, faça seus comentários. Ronnie Arata No clichê do perfil jornalístico, gosta de café, livros e música boa! Já encarou os mercados de informática, de cultura e agora procura semelhantes na fotografia.

Nota: A dica aqui é bem simples, mas, vamos aprofundar as técnicas e dicas, assim que a Selfie Hashtag for evoluindo. Tanto com base de conhecimento quanto com colaboradores.


Frame Popular

Foto: Ronnie Arata Dos clich锚s de p么r do sol. Da varanda de casa, na verdade, s贸 d谩 para ver o dia amanhecendo.


17


Frame Popular

Foto: Ronnie Arata Esse ai vive no quintal de casa. O chamamos de ‘‘Vesguinho’’.


Divulgue produtos e serviços para o público específico de fotografia e tratamento de imagem digital.

Anuncie! contato@selfiehashtag.com.br /selfiehashtag www.selfiehashtag.com.br


Divulgue produtos e serviços para o público específico de fotografia e tratamento de imagem digital.

Anuncie! contato@selfiehashtag.com.br /selfiehashtag www.selfiehashtag.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.