1 minute read

Calunga

Next Article
Refererências

Refererências

Esse cordão de negras, ele é aberto por uma negra que carrega a calunga. No nosso caso, a gente faz sempre a mesma roupa, a brincante e a calunga usam a roupa com o mesmo tecido. E esse posto de calungueira, ele foi entregue a uma pessoa que brinca há onze anos nessa função, sabe? Ela é também uma pessoa que tem assim uma força espiritual, e que tem uma relação de ter fundado junto com a gente o Maracatu, e é uma pessoa que tá sempre muito presente. Então, por que isso? Porque a calunga, no sentido simbólico, ela tem a mesma importância da rainha.

A calunga é o axé do Maracatu, sabe?

Advertisement

Ali, naquela bonequinha, vestidinha, ali, pode tá só um adereço de mão, mas o nosso olhar não é esse. Ali está a força, a energia, assim, que a gente devota, que a gente olha e sente uma relação, assim de espiritual. Abstraindo a questão do Maracatu, é uma bonequinha vestida. Mas ela ali, dentro daquele cortejo, todo mundo sente essa vibração, sabe, porque é uma relação, assim, simbólica, da espiritualidade. Aí é que vem esse viés do negro (Calé Alencar, presidente do Nação Fortaleza, 30/04/2015).

A calunga tem grande valor e agência simbólica no Maracatu. Trata-se de uma pequena boneca infantil, pintada de preto e adornada com acessórios diversos. É carregada na mão de uma integrante, com vestimentas de mesmo modelo, e, à medida que a personagem dança, a boneca é exaltada com movimentos leves. Outras vezes, são postas sobre a cabeça de várias integrantes da ala. Como exposto ao longo da descrição acima, percebemos o valor simbólico que a calunga pode ter para alguns grupos, sendo uma figura que remete à noção de sabedoria.

This article is from: