Jornal de Negócios - 01 de Março 2018

Page 6

6 | JORNAL DE NEGÓCIOS

O bom negócio

O mercado de refeições caseiras cresce com a diversificação do cardápio

C

ristiane Alcantara acorda todos os dias às 5h30 para dar conta de uma rotina dupla, que envolve os cuidados com os dois filhos e a atividade como empreendedora. Além de ter de arrumar principalmente o mais novo, de cinco anos, para a escola, ela organiza o seu tempo para preparar os pratos da Caseirices da Cris, um negócio de marmitas caseiras que começou há pouco mais de três meses e já vem se tornando o principal ganha-pão da família, moradora do Planalto Paulista, na zona sul de São Paulo.

Também na capital, mas na zona leste, no bairro da Penha, o despertador da Caroline Domingues toca um pouco mais tarde, mas a rotina não exige menos desta empreendedora que também divide suas atenções, mas entre as marmitas saudáveis da Sisters Fit, negócio que toca com a sua irmã nutricionista há nove meses, e o último ano de engenharia de produção, que cursa no período noturno. A realidade dessas duas Microempreendedoras Individuais (MEIs) faz parte de um cenário que vem se con-

solidando nos últimos anos no Brasil. De acordo com dados da Receita Federal e do Portal do Empreendedor, a atividade de “fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar” passou do nono lugar em 2014 para o sexto lugar em 2017, alcançando um crescimento de 22,5% neste período. São aproximadamente 172 mil MEIs registrados nesta atividade, que compreende a preparação de refeições ou pratos cozidos, inclusive congelados, entregues ou servidos em domicílio, como entrega de marmitas.

Para a consultora do Sebrae-SP Karyna Muniz, esse crescimento no número de MEIs trabalhando com marmitas vai além de uma simples tendência. “Marmita nunca foi moda, sempre foi necessidade a partir do momento em que uma família precisa equalizar questões como ter tempo disponível para cozinhar, comprar refeições congeladas, ou ter recursos financeiros para contratar uma empregada doméstica que exerça tal função”, explica. Segundo a especialista, a indústria lançou muitos produtos de comida pronta ao longo dos últimos

Cristiane Alcantara, da Caseirices da Cris: gosto pela cozinha virou fonte de renda


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.