TWIS 03-09_JUL_25PT

Page 1


O Impacto MudançasdasClimáticas na Evolução

Marte Sempre foi Destinado a ser Seco? Novo Estudo Oferece uma Nova Teoria

A IA Agora Pode Rivalizar com os Humanos na Leitura de Emoções, Preconceitos e Sarcasmo Online

cada vez!

Compre agora

Marte Sempre foi Destinado a ser Seco?

▶ Crédito: NASA/JPL-Caltech/ MSSS

Um dos maiores mistérios da ciência planetária está gravado na paisagem de Marte. Os vastos cânions esculpidos por rios do planeta revelam que ele já foi quente o suficiente para suportar água líquida fluindo. Então, como ele se transformou no deserto seco e sem vida que vemos hoje — e por quê?

Um novo estudo liderado pelo cientista planetário Edwin Kite, da Universidade de Chicago, oferece uma nova explicação para o motivo pelo qual Marte tem lutado para manter condições quentes e favoráveis à vida.

Estudo sugere que Marte foi brevemente aquecido por surtos de luz solar — mas seu clima sempre esteve destinado a secar novamente

“Pesquisadores propõem, em estudo publicado na Nature, que aumentos ocasionais na luminosidade

solar provavelmente desencadearam os períodos de água líquida em Marte.” No entanto, devido às características únicas do planeta, ele naturalmente retorna a condições secas e desérticas — ao contrário da Terra, que se manteve consistentemente habitável.

O estudo baseia-se em descobertas recentes do rover Curiosity, da NASA, que em abril descobriu rochas contendo minerais carbonáticos. Elas podem conter pistas sobre o que aconteceu com a atmosfera perdida de Marte.

“Por anos, nos perguntamos por que a Terra permaneceu habitável enquanto Marte não“, disse Kite, professor de ciências geofísicas e cientista da missão Curiosity. “Nossos modelos indicam que a habitabilidade de Marte tem sido rara e de curta duração — seu estado padrão é o de um mundo desértico.“

Apesar das qualidades

semelhantes às da Terra, Marte se tornou um deserto congelado — levando os cientistas a se perguntarem por que a vida escolheu este planeta

“Marte se assemelha muito à Terra: é um planeta rochoso, contém carbono e água, e gira em torno do Sol a uma distância que permite receber calor sem ser incinerado. Ainda assim, apesar dessas semelhanças, Marte se transformou em um deserto congelado, enquanto a Terra sustenta uma grande diversidade de vida.” Por décadas, os cientistas buscaram entender por que evoluímos aqui e não em Marte.

O mistério do estado congelado e árido de Marte se aprofundou quando os cientistas encontraram antigos leitos de rios e lagos — evidências de um clima outrora mais quente, com água corrente.

“Estamos em uma era de ouro na pesquisa sobre Marte“, disse o cientista planetário Edwin Kite, citando dados de rovers e sondas orbitais que revelam sinais de um colapso ambiental passado.

Ao contrário da Terra, Marte carece de reciclagem vulcânica — causando o colapso de sua atmosfera após breves períodos de calor

A Terra permanece habitável graças a um ciclo estável do carbono, onde o CO₂ é reciclado

por meio da atividade vulcânica. Marte, no entanto, não possui geologia ativa. A equipe de Kite sugere, porém, que breves períodos de calor — desencadeados pelo aumento gradual do brilho do Sol — fazem com que o CO₂ fique preso nas rochas, resfriando o planeta novamente, sem atividade vulcânica para reabastecê-lo.

Simulações mostram que Marte provavelmente passou por curtos períodos de calor separados por até 100 milhões de anos de congelamento profundo — tornando improvável a habitabilidade a longo prazo.

A recente descoberta de rochas ricas em carbonato em Marte pelo rover Curiosity forneceu uma pista há muito procurada sobre a atmosfera perdida do planeta.

Marte precisaria de uma atmosfera espessa e rica em dióxido de carbono para sustentar água líquida, mas hoje possui apenas uma fina, o que levanta a questão: para onde foi todo o carbono?

“As pessoas vêm procurando o local de sepultamento da atmosfera de Marte há muito tempo“, disse o pesquisador principal Edwin Kite.

As primeiras missões encontraram poucas evidências de rochas carbonáticas, mas isso mudou quando o Curiosity escalou o Monte Sharp e as detectou. Testes em andamento revelarão a extensão

desses depósitos.

“Não é possível descobrir esse tipo de evidência sem um rover em solo“, disse o coautor Benjamin Tutolo.

O estudo envolveu pesquisadores da Universidade de Chicago, NASA, Caltech, Universidade Brown e do Laboratório de Propulsão a Jato.

A IA Agora Pode

Rivalizar com os

Humanos na Leitura de Emoções, Preconceitos e Sarcasmo Online

cional consegue captar o significado oculto em nossas palavras e, se consegue, quais são as implicações?

A análise de conteúdo latente se concentra em descobrir os significados, emoções e nuances mais profundos do texto. Por exemplo, ela pode revelar inclinações políticas que não são imediatamente óbvias.

Reconhecer a intensidade emocional ou o sarcasmo pode ser vital para o apoio à saúde mental, atendimento ao cliente e segurança nacional.

▶ Créditos: Pixabay

Ao nos comunicarmos por e-mail ou redes sociais, muitas vezes sugerimos, em vez de afirmar, as coisas diretamente, confiando no subtexto para transmitir nosso verdadeiro significado — e esperando que o leitor o compreenda.

O que acontece quando não é uma pessoa, mas um sistema de IA que recebe nossas mensagens? A IA conversa-

E estes são apenas alguns exemplos. Das ciências sociais e formulação de políticas aos negócios, as aplicações potenciais são amplas. À medida que a IA conversacional avança rapidamente, é fundamental compreender suas capacidades e limitações na interpretação dessas sutilezas.

Descobertas Iniciais Revelam Limites e Variabilidade na Detecção de Viés e Sarcasmo

pela IA

A pesquisa nessa área ainda está em estágios iniciais. Até o momento, estudos demonstraram que o ChatGPT tem apenas um sucesso modesto na detecção de viés político em sites de notícias. Outro estudo, comparando a detecção de sarcasmo em diferentes modelos de linguagem de grande porte (LLMs) — a tecnologia por trás de chatbots de IA como o ChatGPT, constatou que o desempenho varia entre os modelos.

Pesquisas adicionais constataram que os LLMs podem identificar a “valência” emocional das palavras, ou o sentimento positivo ou negativo que elas transmitem. Em um novo estudo publicado na Scientific Reports, testamos se a IA conversacional especificamente o GPT-4 e outros modelos — consegue interpretar os significados subjacentes em textos escritos por humanos.

O objetivo era avaliar o quão bem esses modelos compreendem sentimento, inclinação política, intensidade emocional e sarcasmo — todos aspectos-chave do significado latente. O estudo avaliou a confiabilidade e o desempenho de sete LLMs, incluindo GPT-4, Gemini, Llama-3.170B e Mixtral 8×7B.

O GPT-4 se Equipara ao Desempenho Humano — e o Supera em Consistência — na detecção de viés político

Nossas descobertas sugerem que esses modelos agora têm desempenho equivalente ao de humanos na análise dessas pistas sutis. A pesquisa envolveu 33 participantes humanos e 100 amostras de texto cuidadosamente selecionadas.

Na identificação de viés político, o GPT-4 demonstrou maior consistência do que avaliadores humanos — uma vantagem crucial em áreas como jornalismo, ciência política e saúde pública, onde avaliações desiguais podem distorcer resultados ou ignorar tendências importantes.

O GPT-4 também demonstrou uma sólida capacidade de detectar intensidade emocional e, em particular, valência emocional. Ele conseguia distinguir se um tweet refletia irritação leve ou raiva intensa. Ainda assim, a supervisão humana era necessária para verificar esses julgamentos, já que o modelo frequentemente subestimava a expressão emocional. O sarcasmo, por sua vez, permaneceu um desafio tanto para a IA quanto para os humanos, sem que nenhum deles demonstrasse uma vantagem clara — sugerindo que confiar em avaliadores humanos não melhora significativamente a detecção de sarcasmo. Por que isso é significativo? Porque ferramentas como o GPT-4 podem rePage. 4

duzir significativamente o tempo e os custos envolvidos na análise de grandes quantidades de conteúdo online. Cientistas sociais que, de outra forma, passariam meses examinando as postagens dos usuários em busca de tendências, agora podem conduzir pesquisas mais rápidas e adaptativas — um grande benefício durante situações de rápida evolução, como eleições, crises ou emergências de saúde pública.

Ferramentas GPT-4

Podem Dar às Redações uma Vantagem em Tempo Real na Identificação de Viés e Emoções

Jornalistas e verificadores de fatos podem obter uma vantagem real com ferramentas equipadas com GPT-4, que podem ajudar a identificar conteúdo com forte carga emocional ou viés político em tempo real, oferecendo às redações um sistema crucial de alerta precoce.

Dito isso, os desafios permanecem. Questões sobre transparência, justiça e viés político na IA ainda não foram resolvidas. Mas descobertas como essas sugerem que as máquinas estão rapidamente diminuindo a lacuna na compreensão da linguagem e podem em breve servir como parceiras colaborativas, em vez de apenas instrumentos passivos.

Embora esta pesquisa não argumente que a IA conversacional possa

substituir totalmente os avaliadores humanos, ela refuta a noção de que as máquinas são incapazes de captar nuances.

Os resultados também suscitam importantes perguntas complementares: O modelo produzirá julgamentos consistentes se a mesma consulta for feita de maneiras diferentes por meio de reformulação, alteração da ordem das informações ou variação do contexto?

Estudos futuros devem adotar uma abordagem mais sistemática para testar a confiabilidade dos resultados do modelo. Garantir a consistência será fundamental para escalar com segurança o uso de grandes modelos de linguagem, especialmente em ambientes de alto risco.

Pinwheel Lança um Smartwatch Infantil com um Chatbot com Tecnologia de IA

inteligente a um pré-adolescente pode parecer arriscado para os pais, devido às inúmeras ameaças online. Para resolver isso, a empresa de tecnologia voltada para crianças Pinwheel lançou uma nova opção para famílias que desejam se manter conectadas sem recorrer a um smartphone.

Um Smartwatch Seguro e com Inteligência Artificial para Crianças Chega ao Mercado

A Pinwheel Watch acaba de lançar um smartwatch projetado para crianças de 7 a 14 anos. Ele oferece uma alternativa segura, sem acesso à internet ou redes sociais. Os recursos incluem controle parental, rastreamento por GPS, câmera, mensagens de voz para texto, minijogos e — inesperadamente — um chatbot com IA.

O smartwatch ostenta um visual preto elegante e uma tela um pouco maior que a de um Apple Watch. “A Pinwheel o vende por US$ 160, mais

▶ Crédito:Pinwheel Dar um dispositivo

uma assinatura mensal de US$ 15.” Ele ficou

disponível no Pinwheel. com na semana passada, e temos testado nos últimos dias.

Embora o dispositivo inclua controles parentais padrão, um recurso que pode causar surpresa é o assistente de IA integrado, o “PinwheelGPT“.

De acordo com a empresa, o PinwheelGPT oferece uma alternativa mais segura aos chatbots de IA tradicionais, permitindo que as crianças perguntem sobre tópicos que vão desde curiosidades do dia a dia a situações sociais e ajuda com a lição de casa. Ainda assim, alguns pais podem estar cautelosos. Persistem preocupações com a desinformação da IA e o risco de que o chatbot incentive hábitos que priorizem o digital em vez das relações reais com família e amigos.

Proteções de IA integradas ajudam a manter conversas amigáveis para crianças

A empresa afirma que a IA possui proteções e redireciona a criança a um adulto ao detectar tópicos sensíveis ou inadequados. Em nossos breves testes, descobrimos que o PinwheelGPT realmente se recusou a responder a perguntas violentas ou inapropriadas.

Os pais também têm acesso completo a todas as interações do chatbot, incluindo conversas

atuais e excluídas, permitindo que monitorem o uso e intervenham, se necessário.

Os pais não se opuseram, pois podem facilmente desativar ou remover o PinwheelGPT usando o controle parental, se estiverem preocupados, disse o fundador Dane Witbeck, pai de quatro filhos. Ele também enfatizou que a empresa não usa dados pessoais de usuários — crianças ou adultos — para treinar seus modelos de IA.

A Pinwheel lançou seu primeiro telefone seguro para crianças em 2020 e, em 2024, conquistou a 212ª posição na lista Inc. 5000 das empresas de crescimento mais rápido dos EUA.

Expandir para smartwatches é o próximo passo lógico, ajudando a Pinwheel a competir no mercado de wearables inteligentes, que movimenta quase US$ 100 bilhões, ao lado de gigantes como Apple e Fitbit. A empresa pretende conquistar um nicho com foco específico em dispositivos para crianças.

Ao contrário de concorrentes como o Fitbit Ace LTE, que se concentra em rastreamento de localização e monitoramento de saúde, o relógio da Pinwheel se destaca por oferecer uma experiência mais focada na comunicação para crianças.

Repleto de ferramentas

de comunicação para crianças e recursos divertidos

Além da IA, o smartwatch permite chamadas e mensagens por voz ou teclado, traz câmera para selfies e videochamadas, gravação de voz, alarme, calendário, calculadora e minijogos, como um estilo Tetris.

Os pais gerenciam os controles por meio do aplicativo “Cuidador“, onde podem criar uma “Lista Segura” de contatos aprovados para seus filhos e bloquear a adição de números indesejados.

A função “Agenda” permite que os pais limitem o uso do dispositivo conforme o horário, como durante a escola ou acampamento. Eles também podem configurá-lo para permitir apenas contatos de emergência durante o dia e desbloquear o acesso total posteriormente.

Os pais também podem optar por revisar as mensagens de texto dos filhos, o que é especialmente útil para usuários mais jovens. Uma ferramenta de resumo com inteligência artificial fornece breves visões gerais das conversas para manter os pais informados.

O Pinwheel Watch está atualmente disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália, com expansão internacional em vista. Ele também será lançado na Amazon ainda neste verão (no hemisfério norte), embora a data exata ainda não tenha sido confirmada.

Usar Emojis Com Mais Frequência pode Realmente Fortalecer

seus Relacionamentos

▶ Créditos: Domingo Alvarez E no Unsplash

Um estudo recente revela que os emojis desempenham um papel significativo na construção de proximidade nos relacionamentos por meio de mensagens de texto.

Você conhece os emojis — os pequenos símbolos expressivos que transmitem emoções e ideias rapidamente. E sim, tanto “emoji” quanto “emojis” são plurais aceitáveis, mas vou ficar com “emoji”. Só recentemente começamos a entender o quanto eles fortalecem ativamente nossas conexões pessoais.

Como um Estudo Testou o Impacto dos Emojis na Percepção de Conexão

Eun Huh, pesquisadora de estudos da comunicação na Universidade do Texas em Austin, é autora de um estudo publicado recentemente na PLOS One esta semana. No estudo, Huh

pediu a 260 adultos com idades entre 23 e 67 anos que lessem dois conjuntos de 15 mensagens de texto quase idênticas — um conjunto incluía emojis, o outro não. Os pesquisadores pediram aos participantes que se imaginassem como o remetente de cada conversa e refletissem sobre como as respostas de seus parceiros os faziam sentir.

Os participantes então classificaram como as mensagens os faziam sentir em relação aos seus “parceiros” usando uma escala Likert, indicando seu nível de concordância com várias afirmações em uma escala de 1 a 7. Os resultados mostraram que mensagens com emojis faziam o remetente parecer mais responsivo, sugerindo que os emojis ajudam a transmitir atenção e envolvimento emocional.

Isso é importante porque, segundo Huh, a responsividade fortalece

os vínculos, aumentando a proximidade, a satisfação e a simpatia pelo outro. A menos que você esteja atualmente na fase de lua de mel de um relacionamento, é provável que você possa se beneficiar de um impulso em uma ou em todas essas áreas.

Consistência Emocional Importa mais do que o Tipo de Emoji ou Características Pessoais

Curiosamente, o estudo incluiu emojis faciais que expressam emoções claramente e emojis sem rosto, como símbolos ou objetos. Desde que o emoji correspondesse ao tom emocional da mensagem, o tipo específico não influenciou a percepção de responsividade do remetente. Características pessoais como idade, sexo do participante ou a frequência com que ele próprio usava emojis também não tiveram impacto nos resultados.

As descobertas também levaram Huh a sugerir que emojis em mensagens de texto podem funcionar não apenas como ferramentas de expressão, mas também como indicadores de atenção e envolvimento emocional. Isso é especialmente significativo se você tem dificuldade em demonstrar aos outros que está totalmente envolvido em suas conversas com eles.

Não Há Razão Biológica para que os Pais

Não Consigam Acordar com o Choro do Bebê

▶ Créditos: Depositphotos

Frequentemente chamado de “cordão umbilical acústico”, o choro de um bebê forma uma forte conexão com seu cuidador, assim como o cordão umbilical físico o fazia no útero. Na primeira infância, o choro serve como uma forma fundamental de comunicação, com o objetivo de estimular a resposta do cuidador.

Estudo Desafia a Noção de que as Mulheres São Biologicamente Programadas para Cuidar do Bebê à Noite É comum acreditar que as mulheres são naturalmente “programadas” para responder mais intensamente ao choro de um bebê à noite do que os homens. No entanto, um novo estudo da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, desafia essa noção — embora não explique completamente por que as mães ainda assumem a maior parte dos cuidados noturnos

de se tornarem pais — poderiam ajudar a explicar essa disparidade.

com os bebês.

“Ao contrário do que a mídia popular frequentemente sugere, nossos participantes do sexo masculino não dormiram apenas durante o choro do bebê”, disse a Professora Christine Parsons, PhD, do Departamento de Medicina Clínica da universidade. “Observamos muita variação na forma como as pessoas reagiam aos sons, com sobreposição considerável entre homens e mulheres.”

Pesquisadores Avaliam se Fatores Biológicos Explicam Quem Cuida do Bebê à Noite

O estudo se propôs a explorar por que as mães frequentemente assumem mais responsabilidades de cuidado noturno do que os pais. Os pesquisadores se concentraram em descobrir se as diferenças biológicas na forma como homens e mulheres reagem ao choro de um bebê à noite — antes

A pesquisa foi dividida em três partes. No Estudo 1, 140 pessoas que não eram pais (76 mulheres e 64 homens) dormiam em casa enquanto um smartphone tocava choro de bebê e alarmes em volume crescente. Os pesquisadores monitoraram o momento em que cada participante acordava em resposta. O segundo estudo envolveu 117 casais dinamarqueses que haviam se tornado pais recentemente. Cada parceiro monitorou a frequência com que eles e seus cônjuges acordavam à noite ao longo de uma semana.

No Estudo 1, as mulheres tinham apenas 14% mais probabilidade do que os homens de acordar com sons de baixo volume (33–44 dB). Em volumes mais altos, não houve diferença significativa na forma como homens e mulheres respondiam ao choro do bebê ou aos sons de alarme. Em resumo, as mulheres eram um pouco mais sensíveis a ruídos fracos, mas essa vantagem desaparecia com o aumento do volume.

Mães Cuidam da Maioria dos Cuidados Noturnos com o Bebê, Descobre Estudo

No Estudo 2, os pesquisadores observaram que as mães tinham três vezes mais probabilidade do que os pais de acordar e cuidar do bebê à noite.

Apenas cerca de 1% dos casais tinham pais que cuidavam mais dos filhos à noite do que as mães, enquanto cerca de 23% dividiam as tarefas igualmente.

O Estudo 3 utilizou simulações para verificar se pequenas diferenças no despertar em relação ao Estudo 1 poderiam explicar a lacuna na prestação de cuidados no Estudo 2. Se um dos pais acordasse, ele “respondia”; se ambos o fizessem, um deles era designado aleatoriamente. As simulações mostraram que as mulheres realizavam 57% dos cuidados noturnos — bem abaixo dos 76% observados na vida real. De fato, nenhuma das 500 simulações chegou perto de replicar a disparidade de gênero real.

“As mães tinham três vezes mais probabilidade do que os pais de cuidar dos filhos durante a noite”, disse o autor principal, Arnault Quentin-Vermillet. “Nossos modelos indicam que pequenas diferenças na sensibilidade ao som não explicam essa lacuna.”

Limitações do Estudo Reconhecidas, mas os Resultados Minam a Base biológica para a Lacuna na Prestação de Cuidados

Apesar de limitações como o foco na sensibilidade ao som e no contexto cultural, o estudo questiona a crença de que as mulheres são naturalmente mais responsivas às necessidades

noturnas do bebê. Em vez disso, os resultados sugerem que fatores sociais, e não biológicos, podem explicar melhor o desequilíbrio na prestação de cuidados.

“Acreditamos que múltiplos fatores interconectados ajudam a explicar nossas descobertas”, disse a professora Christine Parsons. As mães costumam começar a licença mais cedo do que os pais, adquirindo mais experiência precoce em acalmar o bebê. Além disso, se a mãe estiver amamentando à noite, pode ser razoável que o pai permaneça dormindo.

A pesquisa contribui para o diálogo em andamento sobre a parentalidade igualitária e destaca as mudanças estruturais e sociais que podem ser necessárias para alcançar esse objetivo.

DNA do Egito Antigo Desvenda a Vida de um Oleiro de Alto Status da Era das Pirâmides

Pela primeira vez, cientistas sequenciaram com sucesso o genoma completo de um indivíduo que viveu no antigo Egito há 4.800 anos — durante a construção das primeiras pirâmides.

O genoma provém de um homem mais velho, provavelmente membro da elite. Com base em seus marcadores genéticos, os pesquisadores

acreditam que ele tinha cabelos e olhos castanhos e pele escura.

e culturais com outras regiões do Crescente Fértil, particularmente

▶ Créditos: (Caroline Wilkinson/Universidade Liverpool John Moores)

Aproximadamente 80% de sua ancestralidade genética remonta a populações do norte da África, com os 20% restantes ligados a grupos da Ásia Ocidental.

O Egito Antigo Emergiu como uma Encruzilhada Cultural Ligada à África e à Mesopotâmia

No entanto, as descobertas indicam que os primeiros egípcios viviam em um centro cultural diverso, moldado pela chegada de migrantes e comerciantes de outras regiões da África e da Mesopotâmia — uma área antiga que inclui partes dos atuais Iraque, Turquia e Irã.

Evidências Arqueológicas Revelam os Primeiros Laços Comerciais e Culturais do Egito com o Crescente Fértil

Evidências arqueológicas anteriores demonstraram que o Egito mantinha laços comerciais

por meio da troca de plantas e animais domesticados, sistemas de escrita e tecnologias como a roda de oleiro. No entanto, preservar o DNA humano no clima quente e árido do Egito tem se mostrado difícil. É também o DNA mais antigo já recuperado do Egito, oferecendo evidência direta de ancestralidade ligada à Mesopotâmia.

“O Egito Antigo tem uma rica tradição de registros escritos e arqueologia”, afirma o geneticista Pontus Skoglund, fundador do primeiro laboratório de DNA antigo de alto desempenho do Reino Unido no Instituto Francis Crick, “mas o ambiente hostil tornou quase impossível a recuperação de DNA para estudos ancestrais — até agora”. Ele acrescenta: “Graças aos avanços nos métodos genéticos, superamos grandes barreiras técnicas e eliminamos a contaminação, final-

mente descobrindo as primeiras pistas genéticas da migração humana no Egito antigo”.

Vestígios Antigos Encontrados na Tumba de Nuwayrat Revelam Sepultamento que Remonta a 2855–2570 a.C.

De fato, os restos mortais do homem antigo foram descobertos em uma necrópole na cidade histórica de Nuwayrat, localizada a cerca de 265 quilômetros ao sul do Cairo. Ele foi sepultado em uma tumba escavada na rocha, dentro de um grande recipiente de cerâmica. Sua morte ocorreu em algum momento entre 2855 e 2570 a.C.

Enterro de Elite Desmente Vida de Trabalho Duro para Homem Egípcio Antigo com Idade entre 44 e 64 Anos

O homem tinha cerca de 160 centímetros de altura e provavelmente morreu entre os 44 e 64 anos — uma idade avançada para a época. Embora enterrado em um túmulo de alto status, seus ossos apresentam sinais de trabalho físico pesado.

“Ele tinha sinais de esforço repetitivo e artrite — possivelmente do trabalho com cerâmica”, diz o bioarqueólogo Joel Irish. Um sepultamento tão elitista sugere que ele foi um ceramista excepcional ou incomumente bem-sucedido.

A análise isotópica de seu dente mostra que

ele cresceu no quente

Vale do Nilo com uma dieta típica egípcia de proteína animal e grãos como trigo e cevada.

“Este indivíduo viveu um momento-chave na história do Egito”, diz o arqueogeneticista Linus Girdland Flink. Escavados em 1902 e armazenados no Museu Mundial de Liverpool, seus restos mortais sobreviveram até mesmo aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Embora uma única vida não seja capaz de contar toda a história do antigo Egito, os pesquisadores esperam que essa descoberta abra portas para insights mais profundos sobre seu povo e cultura.

Composto Natural Replica os Efeitos

Antienvelhecimento do Exercício –Sem a Necessidade de Treino

descobriu que o metabólito natural betaína funciona como um “substituto molecular” para o exercício físico. Quando administrado em níveis encontrados em indivíduos altamente ativos, pode retardar — ou possivelmente até mesmo reverter — o envelhecimento das células renais, vasculares e imunológicas.

Substituto Perfeito

Embora ainda não tenhamos encontrado um substituto perfeito para os amplos benefícios do exercício para a saúde, os pesquisadores continuam a explorar alternativas. Avanços recentes — como os medicamentos agonistas do receptor GLP-1 — destacam a rapidez com que estamos aprendendo a utilizar os processos naturais do corpo em nosso benefício.

Em um estudo de seis anos, cientistas monitoraram as respostas

▶ Crédito: Depositphotos

Uma equipe de pesquisa liderada pelo Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências

resistência de longa duração. Surpreendentemente, suas descobertas apontaram para o papel central dos rins na proteção das células contra os efeitos do envelhecimento.

É importante observar que o estudo envolveu apenas participantes do sexo masculino — uma limitação que os pesquisadores reconhecem abertamente.

Ainda assim, a equipe descobriu que atletas de resistência apresentaram níveis significativamente mais baixos de inflamação e marcadores de envelhecimento celular em comparação com indivíduos do grupo controle. Em contraste, exercícios de alta intensidade e curta duração tenderam a causar mais estresse celular, incluindo aumento de cortisol e dano oxidativo.

Exercícios de Resistência Reduzem a Proteína Ligada ao Envelhecimento e Aumentam a Betaína Derivada do Rim para a Saúde Celular

moleculares complexas em 13 homens jovens saudáveis que realizaram treinos de alta intensidade e exercícios de

Entre atletas de resistência, os pesquisadores observaram que a atividade sustentada reduziu os níveis do fator de transcrição ETS1, uma proteína de ligação ao DNA envolvida na regulação de funções celulares importantes, como a resposta imune e a produção de ribossomos — ambas intimamente ligadas ao envelhecimento celular. Curiosamente, eles também

detectaram um aumento na betaína produzida pelos rins, embora os rins não fossem o foco do estudo. Análises posteriores mostraram que indivíduos mais velhos que se exercitavam regularmente apresentavam níveis mais elevados de betaína no sangue, o que se correlacionava com a melhora da força muscular, do metabolismo e da função mitocondrial.

Isso levou os pesquisadores a se perguntarem: a betaína poderia ser mais do que apenas um subproduto do exercício — poderia ela contribuir ativamente para seus benefícios à saúde?

Os pesquisadores testaram a betaína administrando doses orais em camundongos idosos — escolhidos por sua semelhança com o envelhecimento humano — e observaram melhorias significativas na força muscular, resistência, função mitocondrial e redução da inflamação, mesmo sem atividade física.

Betaína

Em resumo, a betaína imitou os benefícios do exercício de resistência para todo o corpo.

“Isso ajuda a resolver o paradoxo do exercício”, disse o professor LIU Guanghui. “Enquanto exercícios de curta duração causam estresse e inflamação, a atividade de longa duração os reduz por meio da betaína produzida pelos rins.”

Encontrada em alimen-

tos como beterraba, espinafre e grãos integrais, a betaína auxilia na proteção celular, na função muscular e na longevidade. No estudo, camundongos idosos apresentaram benefícios antienvelhecimento semelhantes aos de atletas treinados.

Embora estudos mais amplos sejam necessários, os pesquisadores acreditam que a betaína pode oferecer um suplemento seguro para aqueles que não conseguem se exercitar. Como eles observam, esse metabólito derivado dos rins é promissor para o desenvolvimento de uma “pílula do exercício” para promover um envelhecimento saudável.

Implantes Espin-

hais Ajudam Ratos

Paralisados a Andar Novamente

sados. Este avanço nos aproxima do tratamento de lesões incuráveis da medula espinhal que causam perda motora duradoura em humanos e animais.

Implante Ultrafino Proporciona Estimulação Direcionada da Medula Espinhal

A equipe da Universidade de Auckland criou um implante ultrafino que fornece estimulação elétrica precisa à lesão na medula espinhal de um rato.

Lesões na medula espinhal interrompem a comunicação do cérebro com o corpo, principalmente porque esse tecido nervoso não se regenera naturalmente. Para resolver esse problema, o implante foi projetado para promover a cura e ajudar a restaurar funções perdidas, explicou o professor Darren

▶ Créditos da Imagem: Pixabay

Cientistas da Nova Zelândia desenvolveram uma técnica minimamente invasiva que restaurou com sucesso o movimento de ratos parali-

Svirskis.

Implantes biocompatíveis personalizados utilizaram estimulação elétrica de baixa frequência (2 Hz) para promover a regeneração

nervosa e novas conexões em medulas espinhais danificadas.

Pesquisadores trataram um grupo de ratos com lesões espinhais moderadas usando terapia de campo elétrico diária por 1 hora ao longo de 7 a 11 dias, e depois 5 dias por semana durante 12 semanas. O grupo controle foi deixado para se recuperar sem qualquer tratamento.

Campo Elétrico

O tratamento com campo elétrico (CE) levou a melhorias significativas em comparação com a recuperação natural. Os ratos que receberam a estimulação apresentaram função dos membros posteriores significativamente melhor após quatro semanas, com melhora na coordenação, no posicionamento das patas e na liberação dos dedos. Eles também responderam mais rapidamente ao toque mecânico, sugerindo que seu sentido do tato estava retornando. Um vídeo incluído no artigo recente da equipe na Nature Communications mostra o claro contraste entre ratos tratados e não tratados. Um estudo suíço de 2012 utilizou injeções químicas, estimulação elétrica e reabilitação em ratos paralisados. O novo método é minimamente invasivo, auxilia no movimento e na sensibilidade e evita danos à coluna.

A Recuperação Natural de Ratos Eleva o Padrão

para Testes em Humanos

É importante observar que os ratos têm naturalmente uma capacidade maior de se recuperar de lesões na medula espinhal do que os humanos. Isso permitiu que os pesquisadores comparassem a cura natural com o tratamento com mais facilidade, mas requer pesquisas mais extensas antes de aplicá-lo em humanos.

A equipe de pesquisa — que inclui colaboradores da Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia — está investigando como diferentes níveis de tratamento com CE de baixa frequência afetam a recuperação. Seu objetivo de longo prazo é desenvolver um dispositivo médico para ajudar pessoas com lesões na medula espinhal a recuperar a função perdida.

China Constrói as Primeiras Turbinas de Impulso de 500 MW

Embora não entrem em operação por mais alguns anos, a China revelou duas turbinas colossais. Cada uma mede 6,2 metros (20 pés e 5 pol.) de diâmetro, pesa 80 toneladas, é feita de aço martensítico de alta resistência e contém 21 conchas de água.

Cada turbina tem capacidade de 500 MW — uma inovação global — embora ainda não

tenham sido testadas em condições reais. Elas serão instaladas na Usina Hidrelétrica de Datang Zala, no Rio Yuqu, um braço menor do Rio Nu, no leste do Tibete.

Projeto de Alta Queda D’água e Eficiência Aprimorada Aumentam a Produção de Energia

Com uma queda d’água de 671 metros (2.201 pés), o projeto é um sistema hidrelétrico de “alta queda d’água”, que utiliza fluxo de água acionado pela gravidade para alta eficiência. Projetos aprimorados de conchas podem aumentar a produção de 91% para 92,6%, adicionando 190.000 kWh de energia diariamente.

A Usina Hidrelétrica

Datang Zala gerará quase 4 bilhões de kWh de eletricidade por ano, substituirá 1,3 milhão de toneladas de carvão e reduzirá as emissões de CO₂ em 3,4 milhões de toneladas. A usina terá capacidade total de 1.000 MW, apoiando a meta da China de atingir a neutralidade de carbono até 2060.

China Datang Lidera

Projeto Hidrelétrico

Ambicioso com Lançamento Previsto para 2028

A China Datang Corporation está desenvolvendo o projeto, cuja construção principal começou em 2023. A Datang espera que a instalação esteja operacional até 2028. A Harbin Electric passou quatro

anos fabricando as turbinas inovadoras usando sua tecnologia proprietária.

A usina de Datang Zala utiliza turbinas de impulso — especificamente um projeto de roda Pelton — onde jatos de água de alta pressão atingem as pás da turbina para gerar rotação. Ao contrário das turbinas submersas, estas operam a céu aberto e são particularmente eficazes em sistemas de alta queda d’água. Como as turbinas suportam uma força constante e intensa, os engenheiros as construíram com aço martensítico, que oferece resistência e resistência à corrosão superiores a outros tipos de aço.

O tipo de turbina mais utilizado é a turbina de reação — como a turbina Francis, que abastece a Represa das Três Gargantas, na China. Essas turbinas ficam totalmente submersas e geram torque à medida que a pressão e o fluxo da água atuam diretamente em seus componentes.

China Domina o Crescimento Global da Energia Hidrelétrica, Avançando em Capacidade

Em 2024, a China liderou o crescimento global da energia hidrelétrica, adicionando 14,4 dos 24,6 GW em nova capacidade — mais da metade proveniente de armazenamento bombeado. Sua capacidade total se aproximou de 436 GW, superando em muito os 103,1 GW dos EUA. No início deste ano,

abordei o projeto da barragem chinesa de Yarlung Tsangpo, que deve triplicar o tamanho da Barragem das Três Gargantas. Mas, como o rio deságua na Índia e em Bangladesh como o Brahmaputra, isso levanta preocupações com a escassez de água, o impacto ambiental e as tensões regionais.

Datang está construindo a Usina Hidrelétrica de Zala no Rio Yuqu, um afluente do Rio Nu, conhecido como Salween a jusante. Este rio nasce no Tibete e atravessa Mianmar antes de desaguar no Mar de Andamão.

Tensões Transfronteiriças Pairam sobre o Último Grande Rio de Fluxo Livre do Sudeste Asiático

Embora atravesse menos fronteiras do que o Brahmaputra, o Nu/Salween ainda é um rio internacional e um ponto de tensão, especialmente em meio à instabilidade de Mianmar. É também um dos últimos grandes rios de fluxo livre do Sudeste Asiático. Em 2011, Mianmar suspendeu a construção da barragem de Irauádi, proposta pela China, com 6.000 MW de capacidade, sinalizando possíveis conflitos futuros sobre projetos de compartilhamento de água.

O projeto Datang Zala pode ser menos conhecido do que a barragem de Yarlung, mas levanta uma questão fundamental: quem decide o destino de um rio vital para milhões de pessoas em termos de água, agricultura e energia?

▶ Créditos: New Atlas
Compre agora

AI2RE – Imagem para Metaverso Geoespacial 3D com IA

AI2RE é um sistema único inovador que transforma o cenário tradicional ao criar objetos 3D a partir de imagens e sobrepor dados em tempo real para construir um ambiente metaverso estável. O mercado de metaverso deve alcançar $392 bilhões (2028), com países avançados em TI gastando $23 bilhões. No entanto, a estabilidade do sistema é limitada (Prova de Conceito) devido ao uso de diferentes ferramentas em cada fase e problemas de compatibilidade (30% do total) entre dados heterogêneos.

Saiba mais

Clima e Meio ambiente

Observação Direta de um

Terremoto de Deslizamento Lento Revela Potencial de Amortecimento Sísmico

Cientistas observaram diretamente um terremoto de deslizamento lento na Falha de Nankai, no Japão, revelando como parte da tensão tectônica é liberada com segurança ao longo de zonas de falhas rasas. Esses eventos, detectados por sensores de perfuração offshore, se desenrolaram ao longo de semanas e ocorreram onde a pressão do fluido subterrâneo era excepcionalmente alta — oferecendo novas evidências de que essa pressão ajuda a desencadear terremotos lentos.

Crédito: Stock via Scitechdaily.com

Mudanças climáticas ameaçam parcerias entre baunilha selvagem e polinizadores

As mudanças climáticas podem reduzir a sobreposição de habitats entre espécies selvagens de baunilha e seus polinizadores, ameaçando tanto a biodiversidade quanto a cultura da baunilha. Algumas espécies de baunilha podem expandir sua área de distribuição, mas espera-se que os polinizadores enfrentem a redução de habitats.

Devido às suas relações especializadas, a maioria das espécies selvagens de baunilha pode não se adaptar às perdas de polinizadores. Conservar essas plantas e sua diversidade genética é crucial para a construção de sistemas de cultivo de baunilha resilientes ao clima que contribuam para a segurança alimentar global.

Repensando a Teoria da Plataforma de Gelo Gigante do Ártico

Um novo estudo publicado na Science Advances não encontra evidências de uma plataforma de gelo massiva cobrindo o Oceano Ártico. Em vez disso, dados de sedimentos e modelos mostram que a região permaneceu coberta por gelo marinho sazonal por 750.000 anos, abrigando vida mesmo durante glaciações extremas.

A Fragilidade da Terra sob o Estresse Climático Causado pelo Homem

Uma nova pesquisa do IIASA sugere que o sistema carbono-clima da Terra começou a reagir ao estresse já entre 1925 e 1945, muito antes do esperado. Utilizando conceitos de estresse-deformação, o estudo mostra que a Terra está se enfraquecendo fisicamente sob a crescente pressão humana.

As descobertas sugerem que mesmo o cumprimento das metas de emissões pode não impedir perturbações precoces. A equipe recomenda a integração desses indicadores de estresse em modelos climáticos para melhor prever riscos e proteger sistemas planetários frágeis.

Crédito: SciTechDaily.com
Crédito: ❤ Monika ❤❤ Schröder ❤ from Pixabay
Crédito: Morven Muilwijk

Inteligência artificial

Cinco Coisas que Você Deve Saber Sobre Chatbots de IA

Os chatbots de IA dependem de treinamento humano, processamento de linguagem tokenizado e ferramentas como calculadoras e busca na web. Seu conhecimento tem uma data limite — a do ChatGPT é junho de 2024 — e eles frequentemente têm alucinações, produzindo respostas confiantes, mas incorretas. Eles não aprendem como pessoas e precisam de intervenção humana para alinhar o comportamento. Ferramentas como calculadoras ajudam com cálculos, enquanto buscas em tempo real fornecem atualizações, embora erros ainda ocorram. Os usuários devem considerar seus resultados como úteis, mas não definitivos.

A IA Centaur Espelha a Tomada de Decisão Humana

O modelo de IA Centaur da Helmholtz Munich pode prever o comportamento humano usando dados de mais de dez milhões de decisões em 160 experimentos. Ele combina teoria psicológica com poder preditivo, adaptando-se a novos contextos e estimando tempos de reação com alta precisão.

A Ascensão e a Realidade dos Agentes de IA

Os novos agentes de IA do Google visam automatizar tarefas por meio da colaboração entre sistemas por meio do protocolo Agente-a-Agente. Mas o termo “agente” permanece vago e, sem definições mais claras ou confiabilidade, a confiança do usuário pode se deteriorar.

Grandes modelos de linguagem impulsionam esses agentes, mas frequentemente apresentam alucinações. O verdadeiro sucesso exigirá semântica, alinhamento de incentivos e design cuidadoso. Caso contrário, os agentes de IA correm o risco de se tornarem mais uma tendência superestimada.

Ferramentas de IA agora têm preço premium

As ferramentas de IA estão migrando para planos pagos, com ChatGPT, Claude e Perplexity oferecendo planos a partir de US$ 200 por mês. Esses planos premium prometem serviço mais rápido, uso ilimitado e recursos exclusivos, como os “Labs” da Perplexity.

Para usuários comuns, esses preços são excessivos. Mas, à medida que as empresas limitam os planos mais básicos e priorizam assinantes premium, o acesso avançado à IA está se tornando um luxo.

Crédito: Chen from Pixabay
Crédito: Ralph_Altrip_Germany from Pixabay
Crédito: Shutterstock via Tom_s Guide
Crédito: Shawn Suttle from Pixabay

Entretenimento

Crédito: Handout_Asukashinsha

Japão se prepara para 5 de julho em meio a temores de terremoto inspirados em mangás

Um mangá com décadas de existência, Watashi ga Mita Mirai, alimentou a ansiedade pública no Japão ao prever um grande desastre em 5 de julho de 2025. Seu alerta de um tsunami desencadeado por um terremoto coincide assustadoramente com os recentes tremores perto das Ilhas Tokara e com a atividade de deslizamento lento no Vale Nankai, uma conhecida zona de risco sísmico.

Crédito: Tom_s Guide

Crédito: Dangbei

Dangbei DBox02 Pro: Um

Projetor Laser 4K Mais

Barato com Netflix

O DBox02 Pro da Dangbei oferece visuais 4K UHD, Google TV com Netflix e posicionamento flexível com suporte para gimbal. Sua fonte de luz LaserVibe oferece 2.000 lúmens ISO e o sistema suporta Dolby, DTS e tecnologias MEMC para vídeos fluidos e áudio imersivo.

Com Wi-Fi 6, HDMI 2.1 e um preço de US$ 1.599, ele foi desenvolvido tanto para home theater quanto para jogos, oferecendo configuração com tecnologia de IA e suporte para HDR10+ e HLG.

Crédito: Netflix

Melhores Escolhas da Netflix Esta Semana

A nova programação da Netflix inclui a comédia romântica Too Much, o reality show Building the Band e a luta de boxe ao vivo Katie Taylor vs. Amanda Serrano 3. Filmes como Nasce Uma Estrela e Mad Max: Estrada da Fúria também estreiam.

Também estreiam: Quarterback, 2ª temporada, Trainwreck: The Real Project X, e sucessos globais como Under a Dark Sun e Ziam. A programação vai de 8 a 13 de julho e abrange de tudo, desde comédia e anime a esportes e drama.

Caixa de Som Bluetooth Sodapop: Som Inteligente Aprimorado por Garrafas

A caixa de som Bluetooth Sodapop amplifica o som ao ser aparafusada em uma garrafa, aumentando os graves e o volume. Seu design compacto e leve e a bateria com duração de 30 horas a tornam ótima para portabilidade. Os vocais são nítidos, mas faixas com graves pesados podem soar metálicas, e ela possui apenas classificação IPX5. Ideal para fãs de pop e acústico, ela oferece Bluetooth 5.0, pareamento estéreo e controles simples. Embora não seja à prova d’água e não tenha graves consistentes, ela se destaca por seu conceito único e ótimo custo-benefício por US$ 68.

VOCÊ SABIA?

A árvore urticante Gympie-Gympie, nativa das florestas tropicais australianas, é considerada uma das plantas mais venenosas do mundo. Suas minúsculas agulhas, semelhantes a fios de cabelo, injetam uma neurotoxina potente que pode causar uma dor excruciante que dura meses e, em alguns casos raros, até anos!

Brevemente

Como a IA Aprende a Interpretar Texto

▶ Créditos da imagem: Techxplore

As habilidades linguísticas dos sistemas modernos de inteligência artificial são realmente impressionantes. Ferramentas como ChatGPT, Gemini e outras agora permitem manter conversas com um nível de fluência que se assemelha bastante à interação humana. No entanto, ainda há muito a ser desvendado sobre os mecanismos internos dessas redes que produzem um desempenho tão extraordinário.

Um estudo intitulado “Uma Transição de Fase entre Aprendizagem Posicional e Semântica em um Modelo Solucionável de Atenção por Produto Escalar”, publicado no Journal of Statistical Mechanics: Theory and Experiment, ajuda a esclarecer como os modelos de linguagem aprendem.

Redes Neurais Mudam a Estratégia de Linguagem Após o Limiar dos Dados

As redes neurais inicial-

mente dependem da posição das palavras para entender a linguagem, mas, após dados de treinamento suficientes, elas repentinamente passam a usar o significado das palavras — como em uma transição de fase.

Esse processo é semelhante ao aprendizado de crianças: a compreensão inicial ocorre ao reconhecer onde as palavras aparecem em uma frase, o que ajuda a determinar seus papéis gramaticais. Com o tempo, à medida que a aprendizagem progride, o foco muda para os significados das próprias palavras.

A pesquisa demonstra que essa mudança ocorre em uma versão simplificada do mecanismo de autoatenção — um componente-chave de modelos de linguagem baseados em transformadores, como ChatGPT, Gemini e Claude — oferecendo insights mais profundos sobre como esses sistemas processam a linguagem.

A Arquitetura que

Impulsiona os Modelos de Linguagem Modernos por Meio da Autoatenção

Transformadores são redes neurais que processam texto usando autoatenção para detectar relações entre palavras e conduzir modelos avançados de linguagem.

“Para entender as relações entre palavras, uma rede neural pode se basear na posição das palavras”, afirma o autor principal, Hugo Cui, da Universidade Harvard. Em inglês, por exemplo, a ordem típica das palavras coloca o sujeito antes do verbo e o objeto depois dele. “Mary eats the apple” é um exemplo básico dessa estrutura.

“Essa estratégia posicional é a primeira que surge naturalmente quando a rede começa a aprender”, diz Cui. “Nossa pesquisa descobriu que, assim que a rede vê dados suficientes, ela atinge um limite e muda abruptamente do uso da posição para o significado.”

Modelos Abandonam Estratégias Baseadas em Posição Assim que o Limite de Dados é Ultrapassado

“Propusemo-nos a explorar estratégias de modelos, mas descobrimos que, abaixo de um limite de dados, os modelos dependiam da posição; acima dele, mudavam inteiramente para o significado.”

Cui compara essa mudança a uma transição de fase, tomando emprestada a terminologia da física. Físicos estatísticos entendem sistemas

de muitas partículas analisando seu comportamento coletivo — de forma muito semelhante à forma como uma rede neural processa informações internamente. “Da mesma forma, inúmeros ‘nós’ interconectados em redes neurais realizam ativamente tarefas simples, de forma semelhante aos neurônios artificiais. Suas interações dão origem à inteligência do sistema, que os pesquisadores podem analisar usando ferramentas estatísticas.”

Como as Redes Neurais Mudam de Estratégia como a Água se Transforma em Vapor

É por isso que uma mudança repentina no comportamento da rede pode ser descrita como uma transição de fase semelhante à transformação da água do estado líquido em gasoso sob condições específicas de temperatura e pressão.

“Reconhecer, de uma perspectiva teórica, que a mudança de estratégia ocorre como uma transição de fase é significativo”, afirma Cui.

“Embora nossas redes sejam mais simples do que os modelos complexos usados em aplicações cotidianas de IA, elas fornecem insights úteis. Elas nos ajudam a entender quais condições levam um modelo a favorecer uma abordagem em detrimento de outra. A longo prazo, esse tipo de compreensão teórica pode ajudar a tornar as redes neurais mais eficientes e seguras de usar.”

Tecnologia Baseada em Visão do MIT

Permite que Robôs Reconheçam e Entendam Seus Próprios Corpos

▶ Créditos da imagem: MIT Csail

No Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, uma mão robótica macia enrola lentamente os dedos em torno de um pequeno objeto. O que chama a atenção não é sua estrutura mecânica ou quaisquer sensores embutidos — porque ela não possui nenhum. Em vez disso, o sistema depende inteiramente de uma única câmera que observa as ações do robô e usa essa informação visual para guiar seus movimentos.

Essa capacidade vem de um novo sistema criado por pesquisadores do CSAIL, que oferece uma nova abordagem ao controle de robôs. Em vez de depender de modelos criados manualmente ou conjuntos complexos de sensores, o sistema permite que os robôs aprendam como seus corpos respondem a comandos usando ape-

nas informações visuais. Conhecido como “Campos Jacobianos Neurais (NJF)”, o método fornece aos robôs uma forma de autoconsciência sobre sua forma física.

“Estamos deixando de programar robôs passo a passo para ensiná-los”, diz Sizhe Lester Li, doutorando no CSAIL do MIT e principal autor do estudo. “Atualmente, muitas tarefas robóticas exigem engenharia e codificação complexas. Nossa esperança é que, no futuro, possamos simplesmente mostrar uma tarefa a um robô e deixá-lo descobrir como fazê-la sozinho.”

Mudando o Foco do Hardware para o Controle por Meio de Modelos Autodidatas

A equipe percebeu que a principal barreira para uma robótica adaptável e de baixo custo não é o hardware, mas o controle. Tradicionalmente, os robôs são rígidos e repletos de sensores para permitir gêmeos digitais

precisos para guiar os movimentos. Mas essas premissas se desfazem quando se lida com robôs macios, flexíveis ou de formato irregular. Em vez de adaptar máquinas a modelos, a NJF permite que eles aprendam com suas próprias observações.

Separar o processo de modelagem do projeto de hardware pode ampliar significativamente as possibilidades de inovação em robótica. Em robôs macios, os engenheiros frequentemente adicionam sensores ou reforços apenas para simplificar a modelagem e o controle. A NJF remove essa limitação. Sem sensores integrados ou ajustes de projeto, o sistema permite maior liberdade para explorar formas não convencionais de robôs sem preocupações com o controle.

“Pense em como você aprende a mover os dedos — você tenta movimentos diferentes, observa o que acontece e ajusta”, explica Li. “É exatamente assim que nosso sistema funciona. Ele testa ações aleatórias e aprende como cada uma afeta o corpo do robô.”

O método NJF apresentou resultados expressivos em diversos sistemas robóticos. Eles o testaram em uma mão macia, uma mão rígida Allegro, um braço impresso em 3D e uma plataforma rotativa sem sensores. Em todos os

casos, o sistema aprendeu a estrutura e a resposta do robô usando apenas visão e tentativa e erro.

Expandindo o Potencial da NJF

Olhando para o futuro, os pesquisadores acreditam que o NJF tem aplicações muito além do laboratório. Robôs que utilizam este sistema podem realizar trabalhos agrícolas precisos, operar em canteiros de obras ou navegar em ambientes imprevisíveis sem sensores complexos.

O NJF utiliza uma rede neural para aprender a forma 3D de um robô e a resposta a sinais de controle. O sistema se baseia no NeRF, que reconstrói cenas 3D mapeando coordenadas para cor e densidade. O NJF expande isso aprendendo um campo Jacobiano, que prevê como pontos no robô se movem em resposta a comandos.

Para treinar o sistema, o robô executa ações aleatórias enquanto múltiplas câmeras capturam seus movimentos. O modelo não requer entrada manual ou conhecimento prévio — ele aprende os efeitos de controle por meio da observação.

Controle em Tempo Real com uma Única Câmera

Após o treinamento, o robô requer apenas uma única câmera monocular para controle em malha fechada em tempo real a aproximadamente 12 Page. 22

Hertz. Isso permite que o robô se observe continuamente, faça planos e responda em tempo real. Isso torna o NJF mais prático do que muitos métodos mais lentos, baseados em simulação, para robótica leve.

Nos testes iniciais, até mesmo dedos e controles deslizantes 2D básicos conseguiram aprender o mapeamento com apenas alguns exemplos. Ao modelar como certos pontos se movem ou se deformam em resposta a ações, o NJF constrói um mapa detalhado de controlabilidade. Esse modelo interno permite que o sistema generalize movimentos, mesmo com dados ruidosos ou incompletos.

“O fascinante é que o sistema aprende de forma autônoma quais motores influenciam quais partes do robô”, explica Li. “Não é pré-programado — essa compreensão surge por meio do aprendizado, semelhante a como uma pessoa descobre os controles de um novo dispositivo.”

O Futuro é Flexível

Por muitos anos, a robótica se concentrou em máquinas rígidas e facilmente previsíveis — como os braços robóticos industriais usados em fábricas — porque sua simplicidade os tornava mais fáceis de controlar. No entanto, o campo está cada vez mais se voltando para robôs flexíveis e bioinspirados, que podem inter-

agir com o mundo real de forma mais natural. O desafio? Esses robôs são muito mais difíceis de modelar.

“A robótica atual muitas vezes parece inacessível devido a sensores caros e programação complexa”, afirma Vincent Sitzmann, autor sênior e professor assistente do MIT, que lidera o grupo de Representação de Cena. “Com os Campos Jacobianos Neurais, nosso objetivo é reduzir essas barreiras e tornar a robótica mais acessível, flexível e amplamente acessível. A visão atua como um sensor robusto e confiável que permite que robôs operem em ambientes caóticos e imprevisíveis — de fazendas a canteiros de obras — sem depender de infraestrutura dispendiosa.”

“A simples entrada visual permite o controle e a localização sem GPS ou sensores complexos”, afirma a coautora Daniela Rus. Isso permite um comportamento adaptativo em ambientes dinâmicos, desde drones sem mapas até robôs em ambientes desorganizados ou difíceis. Aprendendo com o feedback visual, o sistema constrói modelos internos para um controle flexível e autossupervisionado onde os métodos tradicionais falham.

Rumo a um Método de Treinamento Mais

Acessível para Robôs por Telefone

Atualmente, o trein-

amento de NJF requer múltiplas câmeras e deve ser personalizado para cada robô. No entanto, os pesquisadores já estão vislumbrando uma versão mais amigável. No futuro, amadores poderão simplesmente gravar os movimentos espontâneos de um robô usando um smartphone — como documentar um carro alugado antes de dirigir — e usar esse vídeo para gerar um modelo de controle, sem a necessidade de qualquer conhecimento técnico ou ferramentas especializadas.

O sistema ainda não permite a transferência entre robôs e não possui sensor de toque, o que limita seu uso em tarefas que exigem muito contato. A equipe pretende superar esses limites aprimorando a generalização, lidando com oclusões e ampliando o raciocínio espaço-temporal.

“A NJF proporciona aos robôs uma espécie de autoconsciência incorporada — uma sensação intuitiva de como seus corpos se movem e respondem — usando apenas informações visuais”, afirma Li. É semelhante à forma como os humanos aprendem naturalmente a controlar seus membros. Esse tipo de compreensão é fundamental para permitir que os robôs realizem manipulações flexíveis em ambientes complexos. Em última análise, este trabalho marca uma mu-

dança de modelos codificados manualmente para o aprendizado por meio da observação e da interação.

Um Esforço Colaborativo que Conecta Visão, Aprendizado e Robótica Suave

A pesquisa combina a expertise em visão computacional e aprendizado autossupervisionado do laboratório do pesquisador principal Vincent Sitzmann com os avanços em robótica suave do laboratório da diretora do CSAIL do MIT e professora da EECS, Daniela Rus. Os coautores do artigo incluem Sitzmann, Rus e Li, juntamente com os alunos de doutorado do CSAIL Annan Zhang SM ’22 e Boyuan Chen, a pesquisadora de graduação Hanna Matusik e o pós-doutorado Chao Liu.

O estudo recebeu financiamento do Fundo de Pesquisa Solomon Buchsbaum, por meio do Comitê de Apoio à Pesquisa do MIT, de uma Bolsa Presidencial do MIT, da Fundação Nacional de Ciências e do Instituto de Ciência e Tecnologia de Gwangju. As descobertas da equipe foram publicadas na Nature deste mês.

Leite de Camelo Reduz Sintomas de Asma

Uma nova pesquisa sugere que o leite de camelo pode ajudar a aliviar a gravidade da

asma desencadeada por ácaros domésticos — um alérgeno comum e persistente. Embora ainda em estágio inicial, o estudo sugere o potencial do uso do leite de camelo em conjunto com os tratamentos existentes para asma.

Ácaros domésticos (ACD), organismos microscópicos encontrados em quase todas as casas — especialmente em climas quentes e úmidos — são uma das principais causas de reações alérgicas em pessoas com asma. Como não podem ser completamente erradicados, permanecem um risco constante.

Um estudo internacional demonstrou que o leite de camelo pode ajudar a reduzir tanto o desenvolvimento quanto a gravidade da asma causada por ácaros domésticos (ACD) em camundongos.

Estudo testa o impacto do leite de camelo na asma em camundongos usando exposição a alérgenos e análise da função pulmonar

Pesquisadores testaram o leite de camelo em três grupos de camundongos: saudáveis, com asma induzida por ACD e tratados com leite. O grupo tratado recebeu 0,5 ml por via oral, cinco vezes por semana, a partir de um dia antes da exposição ao alérgeno. A função pulmonar foi avaliada com metacolina, e analisaram-se fluido, tecido e células

pulmonares em busca de inflamação e resposta imune.

promovem a inflamação alérgica na asma, enquanto as células Th17

▶ Crédito:Pixabay

Camundongos expostos ao HDM sem tratamento apresentaram hiperresponsividade aumentada das vias aéreas — um sintoma-chave da asma, caracterizado por vias aéreas excessivamente sensíveis e facilmente estreitadas. O leite de camelo reduziu significativamente essa sensibilidade, aproximando a função das vias aéreas dos níveis normais. Também reduziu o número de células imunes nos pulmões, especialmente eosinófilos, que estão intimamente ligados à asma alérgica.

Leite de camelo reduz células T inflamatórias, citocinas e CCL17 associadas a respostas da asma

Além disso, o leite de camelo reduziu os níveis de células T auxiliares, especificamente Th2 e Th17. As células Th2

estão associadas a condições inflamatórias e autoimunes mais amplas. O leite também diminuiu os níveis de citocinas, os mensageiros químicos que alimentam a inflamação, e suprimiu a CCL17, uma proteína que atrai células T para os locais de inflamação.

No geral, os resultados sugerem que o leite de camelo pode ter efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores que ajudam a aliviar os sintomas da asma desencadeados por alérgenos.

Leite de camelo repleto de nutrientes e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico está associado ao alívio da asma

Pesquisas anteriores destacam os benefícios terapêuticos do leite de camelo, rico em minerais, vitaminas, antioxidantes, proteínas

de soro, lactoferrina e IgG — esta última em níveis baixos em muitos asmáticos.

Apesar da riqueza do leite de camelo em compostos bioativos, os pesquisadores não identificaram quais causaram os efeitos antiasmáticos. O estudo também não comparou com o leite de vaca, conhecido por suas propriedades imunológicas. Além disso, por usar camundongos e leite de uma única fazenda, os resultados podem não se aplicar a humanos nem refletir variações entre diferentes origens.

Apesar dessas limitações, os resultados são encorajadores. O leite de camelo demonstra ser realmente promissor como tratamento de suporte para asma alérgica, graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e imunorreguladores. Esses resultados estão alinhados com os usos tradicionais e com os primeiros estudos em humanos que sugerem benefícios para indivíduos asmáticos.

Ainda assim, ensaios clínicos em humanos são cruciais antes que o leite de camelo possa ser recomendado para o tratamento ou prevenção da asma. Pesquisas futuras podem explorar seu uso em conjunto com as terapias atuais ou como suplemento alimentar para pessoas de alto risco.

Leia mais

Carros e Gadgets

Mercedes-Benz VLE: Versatilidade e Autonomia

Eléctrica Comprovadas

A carrinha eléctrica VLE da Mercedes-Benz completou uma viagem de 1.100 km entre Estugarda e Roma com apenas duas paragens de carregamento de 15 minutos, demonstrando a sua eficiência e adequação ao uso real. Assente na nova plataforma VAN. EA, manteve o conforto da cabine em diferentes terrenos e temperaturas. Com lançamento previsto para 2026, o modelo conta com direcção ao eixo traseiro, arquitectura de 800 volts e tracção integral 4MATIC. Destina-se a famílias, viajantes e serviços de transporte nos EUA, Canadá e China, com versões especializadas em desenvolvimento.

BMW i3 Sedan Chega em 2027 para Rivalizar com a Tesla

O novo BMW i3 sedan, baseado na plataforma Neue Klasse, será lançado em 2027 com várias versões, incluindo o potente i3 M60 xDrive de 630 cv. Equipado com baterias Gen6 de última geração, promete até 900 km de autonomia e carregamento ultra-rápido em 10 minutos com suporte de 300–400 kW.

O novo BMW i3 sedan, baseado na plataforma Neue Klasse, será lançado em 2027 com várias versões, incluindo o potente i3 M60 xDrive de 630 cv. Equipado com baterias Gen6 de última geração, promete até 900 km de autonomia e carregamento ultra-rápido em 10 minutos com suporte de 300–400 kW.

Porsche 928 com Motor Boeing Junta Aviação e Absurdo

Este Porsche 928 de 1982 foi transformado com um motor turboshaft Boeing T50, gerando 300 cv a ensurdecedores 130 decibéis. Originalmente usado em drones da era do Vietname, o motor atinge 28.000 rpm e liberta calor intenso por duas saídas no capô, semelhantes a pós-combustores.

À venda na Duncan Imports por 29.747 dólares, esta máquina única combina potência de jacto com ar condicionado funcional e jantes melhoradas. Pode não ser o 928 mais rápido, mas é certamente o mais barulhento — e talvez o único que já voou.

DJI Power 2000: Uma Estação de Energia Portátil de Peso

A DJI Power 2000 oferece 2.048 Wh de energia, carregamento rápido a 1.800 W e capacidade expansível até 22.528 Wh, sendo ideal para uso fora da rede ou em emergências. Com baterias LFP, garante mais de uma década de desempenho fiável e inclui várias portas de alta potência.

Crédito: Mercedes-Benz
Crédito: Duncan Imports and Classics
Crédito: BMW
Crédito: DJI

Matemática

Crédito: Journal of Mathematics and the Arts (2025). DOI_ 10.1080_17513472.2025.2507568

O Homem Vitruviano de Da Vinci Pode Esconder um Plano Geométrico Natural

Um novo estudo do dentista

Rory Mac Sweeney revela que Da Vinci poderá ter usado o triângulo de Bonwill — uma geometria dentária fundamental — na construção do Homem Vitruviano, criando uma razão de 1,633 entre o quadrado e o círculo, semelhante à de estruturas naturais eficientes. Isso sugere que o desenho codifica geometria tetraédrica.

As conclusões apontam para um conhecimento geométrico mais profundo na arte de Da Vinci, com possíveis aplicações em próteses dentárias e cirurgia craniofacial. O estudo liga o método de Da Vinci a estruturas naturais como o empacotamento hexagonal de esferas e o equilíbrio vectorial, mostrando que o Homem Vitruviano poderá representar tanto arte como ciência espacial avançada.

Estimulação Cerebral Pode Ajudar a Reduzir Lacunas na Aprendizagem da Matemática

Nova investigação mostra que pessoas com fraca conectividade entre o córtex pré-frontal dorsolateral (dlPFC) e o córtex parietal posterior (PPC) podem melhorar o desempenho em matemática com estimulação eléctrica breve. Num estudo de cinco dias, quem recebeu estímulo sobre o dlPFC reduziu em 6% o tempo de reacção em cálculos.

Avanço na Compactação de Esferas Através da Geometria Convexa

Boaz Klartag revitalizou o método do elipsóide de Claude Rogers — outrora desvalorizado — para alcançar um grande avanço na compactação de esferas em dimensões elevadas. Utilizando um processo aleatório de crescimento da geometria convexa, gerou elipsóides que, ao serem transformados em configurações compactas, superaram os recordes anteriores com larga vantagem. O seu trabalho sugere que a simetria e a ordem ainda podem ser a chave para empacotamentos ideais. Embora sem aplicação imediata na engenharia, as descobertas de Klartag reatam a ligação entre geometria convexa e teoria de redes, apontando para futuras descobertas interdisciplinares mais ricas.

Crédito: Gerd Altmann from Pixabay

Estimulação Cerebral Pode Melhorar Habilidades Matemáticas

Nova investigação mostra que pessoas com fraca conectividade entre o córtex pré-frontal dorsolateral (dlPFC) e o córtex parietal posterior (PPC) podem melhorar o desempenho em matemática com estimulação eléctrica breve. Num estudo de cinco dias, quem recebeu estímulo sobre o dlPFC reduziu em 6% o tempo de reacção em cálculos.

Crédito: Pete Linforth from Pixabay
Crédito: marianacostastroberry from Pixabay

Mundo

Quântico

Crédito: Mark Belan_Quanta Magazine

A Descobrir as Origens dos Elementos Pesados no FRIB

No FRIB, cientistas recriam colisões estelares para estudar como isótopos raros se formam através do processo-i, preenchendo uma lacuna entre reacções nucleares conhecidas. As experiências já conseguiram reproduzir proporções de elementos encontradas em estrelas antigas, avançando no entendimento da formação dos elementos pesados.

Avanço em Sensor Quântico Ultrapassa Limites Padrão

Cientistas do Instituto Niels Bohr criaram um sistema compacto que ultrapassa o limite quântico padrão ao combinar luz comprimida com um conjunto de spins. Esta configuração permite reduzir ruído em banda larga, essencial para medições de alta precisão.

Com aplicações que vão desde ressonância magnética e biossensores até à deteção de ondas gravitacionais e comunicações quânticas, o sistema oferece desempenho escalável sem depender de infraestruturas massivas.

Crédito: Ola Jakup Joensen

Aleatoriedade Quântica

Tornada Mais Simples

Investigadores do Caltech descobriram que computadores quânticos podem gerar aleatoriedade com circuitos mais curtos e eficientes. Ao dividir sequências de qubits em partes menores, torna-se mais fácil controlar a aleatoriedade, o que favorece sistemas quânticos mais rápidos e escaláveis.

Crédito: Thomas Schuster, Jonas Haferkamp, Hsin-Yuan Huang

A Explorar uma Quinta Força com Precisão Atómica

Investigadores da ETH Zurique mediram variações subtis de energia em isótopos de cálcio para investigar uma possível quinta força da natureza. Usando espectroscopia ultra-precisa e armadilhas de iões, excluíram grandes desvios e estabeleceram novos limites para a intensidade dessa força.

Embora não tenham detectado nenhuma nova força, o estudo restringe o seu possível alcance e poderá ajudar a esclarecer fenómenos que vão além do Modelo Padrão da física com investigações futuras mais refinadas.

Crédito: SciTechDaily.com

Biotecnologia e Genética

Criorrhodopsinas:

Moléculas de Luz Fria com Grande Potencial

As criorrhodopsinas, proteínas sensíveis à luz encontradas em ambientes gelados, podem ajudar microrganismos a detetar luz UV e regular a atividade de células cerebrais. As suas variantes azuis e função dupla tornam-nas ferramentas promissoras para optogenética.

Recorrendo à biologia estrutural 4D e modelação por IA, os investigadores desvendaram como estas proteínas funcionam e interagem com uma pequena proteína de sinalização. A descoberta abre caminho ao desenvolvimento de sistemas biológicos e médicos avançados controlados por luz.

Descoberta do Hemifusossoma: Um Novo Organelo nas Células

Humanas

Cientistas identificaram o hemifusossoma, um novo organelo que ajuda as células a organizar e reciclar o seu conteúdo interno. Essencial na formação de vesículas, pode ser crucial para compreender doenças como a síndrome de Hermansky-Pudlak. Através de criotomografia electrónica, os investigadores observaram que os hemifusossomas funcionam como plataformas de carga para transferência intracelular. Esta descoberta abre novas possibilidades para tratar distúrbios genéticos complexos.

Crédito: Shutterstock via SciTechDaily.com

Interruptor de RNA dividido aumenta a precisão no controlo dos genes

Crédito: Adapted from Nature Communications (2025). DOI_ 10.1038_s41467-02560392-2

Investigadores liderados por Hirohide Saito e Hirohisa Ohno desenvolveram o split RNA switch, um sistema de ARNm que combina o controlo translacional e pós-traducional utilizando a junção de proteínas. Esta inovação aumenta a precisão da seleção de genes em mais de 25 vezes e permite portas lógicas só de ARN para um controlo celular preciso.

Demonstrado em imagiologia, seleção de células e edição CRISPR, o sistema alcançou uma elevada especificidade, incluindo uma melhoria de 45 vezes na edição de genes em modelos de doenças.

Terapia genética inverte a surdez genética

Os cientistas restauraram a audição em pacientes com surdez relacionada com a OTOF utilizando uma injeção única de genes no ouvido interno. O tratamento revelou melhorias rápidas, especialmente em crianças, sem efeitos secundários graves. O sucesso do ensaio sugere que a terapia genética poderá, em breve, tratar outras formas genéticas de surdez, incluindo as ligadas ao GJB2 e ao TMC1, trazendo uma nova esperança para a restauração da audição em populações mais alargadas.

Crédito: Daniela Velasco_EMBL
Crédito: SciTechDaily.com

IDPS (Sistema de Posicionamento Derivado Independentemente)

O IDPS™ (Sistema de Posicionamento Derivado Independentemente) da Tern AI é o primeiro sistema de posicionamento inteligente com tecnologia de IA que opera sem depender de sinais externos como GPS ou redes celulares. O IDPS™ garante que um veículo ou dispositivo inteligente possa determinar sua posição de forma independente e navegar por túneis, cânions, áreas urbanas, zonas mortas e até mesmo sob condições extremas de interferência, falsificação ou negação.

Saiba mais

NJINGA-1 CubeSat

Nginga-1 é um CubeSat projetado para demonstrar tecnologia avançada de pequenos satélites. Compacto e eficiente, ele incorpora a inovação dos CubeSats, oferecendo uma plataforma de baixo custo para missões avançadas. Nginga-1 está equipado para realizar [missão específica, por exemplo, observação da Terra, comunicação ou pesquisa científica], aproveitando componentes miniaturizados para entregar resultados impactantes no espaço.Ao ingressar na revolução dos CubeSats, Nginga-1 demonstra o potencial dos pequenos satélites para contribuir para a exploração e pesquisa espacial, democratizando o acesso ao espaço para mais participantes.

Bem-estar

Banhos na floresta virtual podem melhorar o humor e aliviar o stress

Um estudo concluiu que as experiências multissensoriais de RV na natureza podem melhorar o humor e reduzir o stress. Os participantes que viram, ouviram e cheiraram uma floresta virtual relataram maior relaxamento e ligação à natureza.

Embora a RV não possa substituir totalmente o ar livre, pode ajudar as pessoas em clínicas, escritórios ou cidades. Os investigadores sugerem que pode contribuir para o bem-estar nos locais onde a natureza real está fora de alcance.

A alimentação com restrição de tempo não tem qualquer efeito no sono ou no humor

Num estudo realizado com 197 adultos com excesso de peso ou obesidade, a restrição horária da alimentação não teve um impacto significativo no sono, no humor ou na qualidade de vida. Independentemente da janela de alimentação - cedo, tarde ou auto-selecionada - os resultados foram iguais aos do grupo de cuidados habituais.

Uma hora de deitar mais cedo aumenta a atividade física diária

De acordo com um estudo realizado com cerca de 20 000 adultos, ir para a cama mais cedo pode levar a um aumento significativo da atividade física no dia seguinte. Dormir mais cedo, nem que seja 30 minutos, sem encurtar o repouso total, aumentou consistentemente os níveis de movimento.

Esta simples mudança melhora a qualidade do sono, aumenta a motivação para o dia seguinte e pode reduzir o risco de obesidade, alinhando os horários de alimentação e de atividade.

Novas diretrizes baseadas em evidências clarificam os benefícios reais dos alongamentos

Uma equipa internacional liderada pelo Prof. Jan Wilke criou as primeiras recomendações de alongamentos claras e baseadas na ciência para acabar com mitos de longa data. As suas descobertas confirmam que os alongamentos melhoram a flexibilidade e a rigidez muscular, mas têm um valor limitado para a postura ou a prevenção de lesões.

Crédito: Haru Udu from Pixabay
Crédito: Victoria from Pixabay
Crédito: MissKarin from Pixabay
Crédito:

ANUNCIE SEU NEGÓCIO AQUI

Nutrição

7 alimentos de verão adequados à boa forma física para alimentar os seus treinos

Frutas hidratantes como a melancia e o pepino, folhas verdes e proteínas magras como o iogurte grego apoiam a recuperação e a digestão durante os treinos de verão. Os hidratos de carbono complexos, como a quinoa e a batata-doce, fornecem energia, enquanto as gorduras saudáveis dos abacates e das sementes de chia ajudam o metabolismo e o controlo da inflamação.

Riscos de saúde ocultos nas escolhas alimentares quotidianas

Um grande estudo revela que pequenas quantidades de carne processada, bebidas açucaradas e gorduras trans podem aumentar os riscos de diabetes, doenças cardíacas e cancro. Mesmo um único cachorro-quente ou bebida açucarada por dia pode fazer a diferença.

Os especialistas sugerem a redução destes alimentos e a adição de frutas, legumes e cereais integrais. A alimentação deve nutrir tanto a saúde como a alegria, e não apenas seguir regras rígidas.

Dieta tradicional japonesa associada a menor risco de depressão

As pessoas que seguem a dieta japonesa washoku - rica em peixe, soja, miso, algas marinhas e chá verde - apresentam menos sinais de depressão. Uma versão actualizada que inclui mais fruta e lacticínios proporciona uma proteção ainda maior.

8 hábitos de pequeno-almoço que drenam a sua energia - e como corrigi-los

Saltar o pequeno-almoço e as bebidas açucaradas provocam quebras de açúcar no sangue e desejos de comer. A adição de proteínas e fibras numa fase inicial aumenta a concentração e reduz a fome. Evite os cereais açucarados; opte por cereais integrais com fruta e frutos secos para uma energia duradoura.

Comer com atenção aumenta a satisfação e evita comer em excesso. Limite as carnes processadas e adicione proteínas vegetais. Faça um lanche antes do brunch para evitar comer em excesso. Pequenas mudanças criam uma energia consistente e um humor estável para alimentar o seu dia.

Crédito: Anne-marie Ridderhof from Pixabay
Crédito: Hannah Chen from Pixabay
Crédito: Pexels from Pixabay
Crédito: Pexels

Fitness

Porque é que a pisada lateral funciona (mesmo que pareça estranho)

O side-stepping fortalece os estabilizadores da anca, como o glúteo médio, e apoia a postura e o seguimento correto do joelho. Com apenas uma banda de resistência e algum espaço, torna-se um exercício altamente eficaz e de baixo impacto.

Apesar da sua simplicidade, o movimento revela desequilíbrios musculares e desenvolve a força. Mantenha a sua forma limpa, os pés alinhados e os glúteos activos - pequenos passos, quando bem executados, conduzem a grandes ganhos.

De quanto exercício precisa realmente?

Não precisa de horas no ginásioapenas 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana. A consistência é mais importante do que a intensidade, e o movimento quotidiano, como caminhar ou limpar, conta.

Pequenas e regulares explosões de atividade melhoram a saúde, o humor e a energia. Comece devagar, mexa-se com frequência e lembre-se: não precisa de maisapenas o suficiente.

Zona 2 Cardio: Fitness sustentável para a saúde do coração e resistência

O cardio da Zona 2 é um treino de baixa intensidade efectuado a 60-70% da sua frequência cardíaca máxima, ideal para queimar gordura, aumentar a resistência e melhorar a saúde do coração. É fácil de executar, permite uma recuperação mais rápida e adapta-se à maioria dos níveis de fitness com actividades como o jogging e o ciclismo.

Embora seja mais lenta a mostrar resultados de queima de calorias, a Zona 2 é segura, eficaz e sustentável. A melhor forma de o fazer é durante 30-45 minutos, três a quatro vezes por semana.

Crescimento muscular vs Pilates: Porque é que levantar pesos constrói mais

O Pilates desenvolve a flexibilidade, o controlo e a força das articulações, mas não uma massa muscular significativa. O verdadeiro crescimento muscular necessita de um treino de resistência com sobrecarga progressiva e levantamentos compostos como os agachamentos e os deadlifts. Para tonificar, o músculo tem de existir. Para isso, é necessário levantar pesos para estimular a hipertrofia. Embora o Pilates complemente uma rotina de fitness, não substitui os ganhos do treino de força estruturado.

Crédito: Shutterstock via Tom_s Guide
Crédito: Pexels from Pixabay
Crédito: DFIT from Pixabay
Crédito: Mircea Iancu from Pixabay

Saúde da Mulher

As lacunas nos cuidados de saúde das mulheres persistem

Historicamente, as preocupações com a saúde das mulheres, como a dor cardíaca, têm sido consideradas como ansiedade - um preconceito que persiste atualmente. Os diagnósticos incorrectos, a dosagem de medicamentos centrada nos homens e a sub-representação na investigação contribuem para resultados mais fracos em doenças que vão desde as doenças cardíacas à endometriose.

Questões sistémicas, incluindo preconceitos médicos e estigma social, atrasam os cuidados. As mulheres têm menos probabilidades de serem acreditadas ou de receberem alívio para a dor, enquanto as lacunas de financiamento perpetuam as carências de conhecimento. Colmatar estas lacunas exige uma investigação inclusiva e uma melhor escutaporque os cuidados de saúde equitativos beneficiam toda a gente.

O papel vital da testosterona para as mulheres

A testosterona, frequentemente negligenciada na saúde da mulher, desempenha um papel fundamental na libido, humor, energia e cognição. Apesar das ideias erradas, a dosagem correta - orientada por recomendações de especialistas - minimiza riscos como a masculinização. No entanto, a falta de formação e de tratamentos aprovados pela FDA deixa muitas mulheres sem tratamento.

A diminuição dos níveis de testosterona a partir dos 20 anos pode causar fadiga, nevoeiro cerebral e perda de massa muscular. É fundamental registar os sintomas e procurar profissionais informados. Com a crescente consciencialização e apoio dos pares, as mulheres estão a defender melhores cuidados, garantindo que a testosterona recebe a atenção que merece na saúde da menopausa.

Crédito: Pexels from Pixabay

Crédito: Kateryna Kon _ Shutterstock

Dieta e microbiota vaginal: Principais ligações reveladas

A ingestão elevada de proteínas animais e de álcool foi associada a uma microbiota vaginal pouco saudável (CST IV), enquanto os nutrientes de origem vegetal, como o ácido ❤-linolénico e a fibra, apoiaram a predominância de Lactobacillus. Os padrões alimentares protectores incluíam mais hidratos de carbono, proteínas vegetais e amido.

Pré-eclâmpsia associada a alterações do cancro

Crédito: Svitlana Hulko _ Shutterstock

Um estudo sueco-finlandês concluiu que a pré-eclampsia (PE) na primeira gravidez pode reduzir os riscos de cancro da mama, do colo do útero e do pulmão, mas aumenta as probabilidades de cancro do endométrio. Os investigadores analisaram 3,4 milhões de mulheres e observaram que os partos prematuros e o baixo peso à nascença eram mais comuns na PE.

Crédito: Paul Winter from Pixabay

País: Egito

Praia de Sangano

Saúde Masculina

Macrófagos no Cancro da Próstata

Cientistas descobriram que certos macrófagos — células do sistema imunitário — ajudam o cancro da próstata a crescer ao proteger os tumores e suprimir a resposta imune. Um subtipo específico, identificado pelas proteínas SPP1 e TREM2, favorece a metástase, mas bloquear a SPP1 em ratos melhorou a eficácia da imunoterapia.

O estudo, liderado por Shenglin Mei, usou técnicas avançadas para mapear a actividade celular no cancro da próstata. Apoiado por uma colaboração entre instituições, abre novas possibilidades terapêuticas ao visar macrófagos associados ao tumor, oferecendo esperança contra este cancro de difícil tratamento.

Saúde na Infância

Determina Bem-Estar no Futuro

Nova investigação associa a obesidade infantil e infecções precoces a maior risco de doenças crónicas na idade adulta. Os cientistas descobriram que estes factores reduzem em 10 a 15% o INSL3, um biomarcador hormonal chave, aumentando a propensão para diabetes e problemas cardiovasculares.

O estudo, baseado nos dados da coorte “Children of the Nineties”, reforça a importância de intervenções de saúde desde cedo. Os investigadores procuram agora desenvolver ferramentas clínicas para prever e prevenir doenças relacionadas com o envelhecimento nos homens.

Saúde Masculina: Quebrar Barreiras

Dados do Ministério da Saúde das Filipinas mostram que os homens em Davao enfrentam altas taxas de doenças respiratórias, hipertensão e diabetes, mas normas culturais ainda os desencorajam a procurar ajuda. Líderes como Dr. Abdullah Dumama Jr., Dr. David Mendoza e Marc Shane Adeva defendem uma nova visão da masculinidade — com foco na autoconsciência, no cuidado pessoal e na busca de apoio.

Destacam que a força está na vulnerabilidade e na intervenção precoce. Conversas abertas ajudam a quebrar o estigma e melhoram o bem-estar masculino.

Dieta Vegan Ajuda na Perda de Peso

Um estudo publicado na Frontiers in Nutrition revelou que uma dieta vegan pobre em gordura reduziu a carga ácida da alimentação, levando a uma perda média de seis quilos em adultos com excesso de peso — ao contrário da dieta mediterrânica. Alimentos de origem animal aumentam a acidez, enquanto os vegetais promovem alcalinização, podendo beneficiar o metabolismo.

Apesar de ser um estudo de pequena escala, destaca os benefícios das dietas vegetais na perda de peso e na redução da inflamação. Embora não seja necessária para todos, uma abordagem vegan temporária pode ajudar a iniciar uma gestão de peso mais sustentável. São necessários mais estudos para confirmar estes resultados.

Crédito: Darko Djurin from Pixabay
Crédito: pavpavpav from Pixabay
Crédito: Pixabay
Crédito: sara Alaa from Pixabay

Gerontologia e Extensão da Vida

Ressonâncias Cerebrais Preveem Envelhecimento

Cientistas desenvolveram o DunedinPACNI, uma ferramenta que usa ressonâncias magnéticas para medir a velocidade do envelhecimento antes do surgimento de problemas de saúde. Baseada no Estudo Dunedin, prevê declínio cognitivo, risco de demência e deterioração física com mais precisão do que os relógios biológicos tradicionais.

O modelo identifica pessoas que envelhecem rapidamente, permitindo intervenções precoces. Com os custos globais da demência a aumentar, esta inovação pode transformar os cuidados preventivos. Embora ainda precise de validação clínica, representa um avanço promissor para compreender — e talvez abrandar — o envelhecimento.

Vacinação Reduz Mortes por Pneumonia em Idosos

Um estudo da Universidade de Hiroshima mostrou que o programa de vacinação antipneumocócica de Sera Town reduziu em 25% a mortalidade por pneumonia entre idosos. A iniciativa, com a vacina PPSV23, também inverteu a tendência de aumento de mortes, segundo publicação no Journal of Epidemiology.

Betaína Imita Benefícios do Exercício

A Capital Medical University e a Academia Chinesa de Ciências identificaram a betaína — molécula produzida pelos rins — como inibidora de vias inflamatórias e do envelhecimento. O estudo publicado na Cell mostrou que o exercício aumenta os níveis de betaína, que por sua vez suprime a TBK1, uma enzima chave no envelhecimento celular. Em ratos, a suplementação com betaína reduziu marcadores de envelhecimento e melhorou a força muscular.

Apesar do seu potencial como substituto do exercício, o estudo com humanos foi pequeno e requer validação em populações diversas.

Crédito: Cell (2025). DOI_ 10.1016_j. cell.2025.06.001

Crédito: Popular Science composite

Avanços na Longevidade, Imortalidade em Espera

A descoberta da insulina por Frederick Banting em 1921 marcou um ponto de viragem na medicina, alimentando o otimismo do século XX sobre vencer a morte. Embora a esperança média de vida nos EUA tenha subido de 58 para 78,4 anos, o sonho da longevidade extrema ainda não se concretizou. Hoje, a edição genética e a reprogramação celular oferecem novas promessas, mas os sucessos em laboratório enfrentam grandes obstáculos na aplicação humana.

Crédito: Gerd Altmann from Pixabay
Crédito: 2024 Aya Sugiyama et al., Journal of Epidemiology, CC BY 4.0

Psicologia

Vinagre Pode Aliviar Sintomas de Depressão

Investigação recente indica que o consumo diário de vinagre pode reduzir sintomas depressivos em 42%, segundo relatos dos próprios participantes. O efeito poderá estar ligado ao aumento de metabolitos da vitamina B3, associados à energia cerebral e ao controlo da inflamação.

Embora não seja uma cura, o vinagre destaca-se pela segurança, baixo custo e potencial como terapia complementar. Estudos maiores são necessários, mas incluir vinagre diluído nas refeições pode ser uma opção simples e de baixo risco para apoiar o humor em algumas pessoas.

Quatro Vias de Progressão do Alzheimer Identificadas

Investigadores da UCLA identificaram quatro trajetórias distintas da doença de Alzheimer ao analisar registos eletrónicos de saúde. O estudo, publicado na eBioMedicine, mapeou padrões diagnósticos sequenciais envolvendo saúde mental, encefalopatia, défices cognitivos e doenças vasculares, revelando riscos de progressão para além de condições isoladas.

Neurónios da Amígdala Regulam Perturbações Emocionais

Crédito: Instituto de Neurociencias

UMH CSIC

Raízes Celulares do PTSD Reveladas

Um estudo da Universidade de Yale revelou como o PTSD (transtorno de stress pós-traumático) altera o cérebro a nível celular. Os investigadores analisaram mais de dois milhões de núcleos celulares cerebrais e identificaram alterações em neurónios inibitórios, microglia e células endoteliais em pacientes com PTSD. Estas mudanças podem explicar sintomas como a hiperexcitabilidade e níveis elevados de hormonas do stress.

As descobertas apontam novos alvos terapêuticos ao identificar vias moleculares específicas.

Um estudo publicado na iScience revela que a atividade desequilibrada de neurónios específicos da amígdala está na origem de ansiedade, depressão e défices sociais. Investigadores do Instituto de Neurociências (IN) conseguiram restaurar a excitabilidade desses neurónios, revertendo esses comportamentos em ratos — até mesmo em modelos selvagens. Os resultados sugerem que agir sobre estes circuitos neuronais pode tratar distúrbios afetivos. No entanto, as dificuldades de memória persistentes indicam a participação de outras áreas cerebrais, como o hipocampo.

Crédito: Loyloy Thal from Pixabay
Crédito: Pixabay
Crédito: ChiaJo from Pixabay

VOCÊ SABIA?

Ao contrário do leite de vaca, o leite de camelo é notoriamente difícil de coalhar e formar um queijo firme. Isso se deve à sua estrutura proteica única, que torna sua coalhada muito mais macia e menos coesa, representando um desafio para os métodos tradicionais de fabricação de queijo!

Siga os canais da SCITKE LLC no WhatsApp para ficar por dentro das informações reais sobre ciência e tecnologia.

ESCANEIE ou CLIQUE NOS CÓDIGOS

Bevemente

Almanaque e Aniversário

3 de julho

Eventos Históricos:

1965 – Mariner 4 conclui a transmissão de dados do sobrevoo de Marte: A Mariner 4 da NASA transmitiu as primeiras imagens em close de Marte em 3 de julho, mostrando terreno craterizado e semelhante à Lua. A missão dissipou as expectativas anteriores de um Marte úmido ou semelhante à Terra e reformulou as prioridades de exploração planetária.

2001 – Lançamento do Satélite Meteorológico GOES-12: O satélite começou a coletar imagens de alta resolução da atmosfera terrestre, com recursos infravermelhos aprimorados. Aprimorou o rastreamento de furacões, a detecção de cinzas vulcânicas e o monitoramento ambiental em tempo real nas Américas.

Aniversários de Cientistas:

1883 – Nascimento de Franz Kafka (ciência e tecnologia na literatura): Embora não fosse um cientista, os temas de alienação em sistemas burocráticos e mecanizados de Kafka forneceram as primeiras críticas culturais à tecnocracia e influenciaram gerações de pensadores em relação às implicações éticas da tecnologia. 1927 – Nascimento de Ken Thompson: cientista da computação americano que foi cocriador do sistema operacional UNIX e desenvolveu a linguagem de programação B, que posteriormente evoluiu para C. Seu trabalho fundamental em programação de sistemas sustenta grande parte da infraestrutura da computação moderna.

Descobertas Científicas:

2016 – A sonda espacial Juno entra com sucesso na órbita de Júpiter: A sonda Juno, da NASA, concluiu uma manobra crítica de inserção orbital ao redor de Júpiter, iniciando sua missão de estudar o campo magnético, a atmosfera e o interior do planeta. Os dados aprofundaram nossa compreensão dos gigantes gasosos e da formação planetária.

1973 – Primeira observação do efeito Hall quântico em estruturas semicondutoras: Cientistas trabalhando com finas camadas de arsenieto de gálio observaram

a resistência Hall quantizada sob baixas temperaturas e fortes campos magnéticos. Essa descoberta viria a ganhar um Prêmio Nobel e desempenhar um papel crucial na metrologia de precisão e na eletrônica quântica.

4 de julho

Eventos históricos:

1997 – A Mars Pathfinder pousa em Marte e lança o rover Sojourner: O rover Mars Pathfinder da NASA pousou com sucesso na região de Ares Vallis, em Marte, lançando o rover Sojourner — o primeiro robô explorador com rodas em outro planeta. O Sojourner realizou análises químicas de rochas e solo e enviou imagens, demonstrando a viabilidade do uso de rovers para exploração planetária e abrindo caminho para futuras missões como Spirit, Opportunity e Perseverance.

2005 – A sonda Deep Impact colide com o cometa Tempel 1: A missão Deep Impact da NASA colidiu intencionalmente com um veículo de impacto de 370 kg no cometa Tempel 1 para estudar sua composição interna. O impacto gerou uma nuvem de poeira e gás, permitindo aos astrônomos analisar materiais primitivos do Sistema Solar primitivo e confirmando que os cometas contêm compostos orgânicos e gelo de água.

Aniversários de Cientistas:

1807 – Nascimento de Giuseppe Garibaldi (Removido conforme instruções)

1903 – Nascimento de John A. Wheeler: Um influente físico teórico americano que cunhou termos como “buraco negro” e trabalhou em fissão nuclear, relatividade geral e mecânica quântica. Wheeler foi mentor de muitos físicos proeminentes e introduziu o princípio antrópico participativo, explorando o papel dos observadores em sistemas quânticos.

5 de julho

Eventos Históricos: 1687 – Publicação da obra “Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica” de Newton: a obra seminal de Isaac Newton lançou as bases para a mecânica clássica. A obra “Principia” introduziu as leis do movimento e da gravitação universal, permitindo previsões precisas da dinâmica celeste e terrestre. Continua sendo uma das obras científicas mais influentes da história, fundamentando a física e a engenharia modernas.

2016 – A sonda espacial Juno da NASA inicia missão científica em Júpiter: Após sua inserção orbital em 3 de julho, a Juno começou a coletar dados em 5 de julho. A missão revelou insights sobre o poderoso campo magnético de Júpiter, ciclones polares, auroras e a possibilidade de um núcleo difuso, remodelando nossa compreensão da formação de gigantes gasosos e da evolução do sistema planetário.

Aniversários de Cientistas: 1891 – Nascimento de John Howard Northrop: bioquímico americano que isolou e cristalizou enzimas como pepsina e tripsina. Seu trabalho comprovou que enzimas são proteínas e lhe rendeu o Prêmio Nobel de Química em 1946. Suas contribuições ajudaram a construir as bases da enzimologia moderna e da química de proteínas.

1950 – Nascimento de Gérard Mourou: Físico francês que co-desenvolveu a técnica de amplificação de pulsos chiados para lasers. Essa inovação permitiu pulsos de laser ultracurtos e ultraintensos, encontrando aplicações em cirurgia ocular, pesquisa de fusão nuclear e física de attossegundos. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 2018. Descobertas Científicas: 2012 – Anúncio da descoberta do Bóson de Higgs: Cientistas do CERN confirmaram a descoberta de uma nova partícula consistente com o bóson de Higgs usando os experimentos ATLAS e CMS no Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider). Essa partícula, há muito prevista, foi fundamental para explicar como outras partículas adquirem massa, estabelecendo um marco monumental na física de partículas e validando o último componente não confirmado do Modelo Padrão.

1947 – Nascimento de Giuseppe Remuzzi: nefrologista italiano e

pesquisador em transplante de órgãos e doença renal crônica. Ele contribuiu significativamente para a terapia imunossupressora e a medicina regenerativa, influenciando técnicas modernas de transplante e o tratamento de longo prazo de pacientes renais.

Descobertas Científicas:

2011 – Descoberta do Primeiro Asteroide Troiano Compartilhando a Órbita da Terra: A NASA anunciou a identificação do asteroide 2010 TK7, o primeiro asteroide troiano conhecido da Terra, orbitando o Sol em um ponto gravitacionalmente estável à frente da Terra. Sua descoberta forneceu insights sobre a dinâmica orbital e ofereceu possibilidades para futuras missões de recuperação de asteroides.

1996 – Anunciado o Primeiro Mamífero Clonado a Partir de uma Célula Somática Adulta (Dolly, a Ovelha): Embora o nascimento tenha ocorrido antes, o anúncio em 5 de julho de 1996 apresentou Dolly ao mundo. Ela foi o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática adulta usando transferência nuclear, abrindo novas possibilidades em genética, biologia do desenvolvimento e medicina regenerativa.

06 de julho

Eventos Históricos:

1885 – Primeiro Uso Bem-Sucedido da Vacina Antirrábica: Louis Pasteur e Émile Roux administraram a primeira vacina antirrábica em um humano, um menino de 9 anos chamado Joseph Meister. O tratamento salvou sua vida e marcou o início da imunologia moderna e da profilaxia pós-exposição. Este evento validou a teoria dos germes e a metodologia de vacinação de Pasteur.

1997 – Pathfinder e Sojourner iniciam operações conjuntas em Marte: O rover Sojourner iniciou testes de mobilidade e análises de superfície em 6 de julho, trabalhando em conjunto com o módulo de pouso Pathfinder em Marte. O sucesso da missão estabeleceu precedentes técnicos e logísticos para a comunicação entre o rover e o módulo de pouso e operações de superfície de longo prazo.

Aniversários de Cientistas:

1924 – Nascimento de Eva Klein: imunologista húngara-sueca conhecida por seu trabalho pioneiro em imunologia do câncer, especialmente com antígenos tumorais específicos e células natural killer. Sua pesquisa influenciou o desenvolvimento de imunoterapias contra o câncer e tratamentos com anticorpos monoclonais.

1907 – Nascimento de Frida Laski: Embora mais conhecida na defesa da saúde pública, as contribuições de Laski para estudos populacionais ajudaram a moldar métodos estatísticos e epidemiológicos modernos em pesquisas sobre saúde reprodutiva.

Descobertas Científicas:

2015 – A New Horizons captura as primeiras imagens em alta resolução da superfície de Plutão: À medida que a sonda espacial se aproximava de Plutão, ela enviou as primeiras imagens nítidas da superfície do planeta anão, revelando uma geologia complexa, montanhas de gelo e uma crosta jovem e dinâmica. Isso transformou a percepção de Plutão de uma relíquia congelada em um mundo geologicamente ativo com potenciais oceanos subterrâneos.

1995 – Descoberta da “Sequência Blazar” em Núcleos Galácticos

Ativos: Astrônomos compilaram dados sobre blazares — galáxias de alta energia com jatos apontando para a Terra — e propuseram um modelo unificador conhecido como “sequência blazar”. Essa estrutura avançou nossa compreensão de jatos galácticos, buracos negros e fenômenos astrofísicos de alta energia.

7 de julho

Eventos Históricos:

1928 – Primeiro Uso de Cores em Transmissões de Televisão (Experimental): Nesta data, o inventor escocês John Logie Baird demonstrou a primeira transmissão de televisão em cores do mundo usando um sistema mecânico. Embora primitiva para os padrões modernos, a demonstração foi um marco importante na tecnologia de radiodifusão, mostrando que imagens coloridas poderiam ser incorporadas aos sistemas de televisão existentes e preparando o terreno para futuros avanços na televisão eletrônica.

2003 – Lançamento do Rover

Opportunity da NASA em direção a Marte: O segundo de dois Rovers de Exploração de Marte, o Opportunity foi lançado com o objetivo de analisar a geologia marciana e procurar sinais de água no passado. Ele iria além do seu plano de missão de 90 sóis, durando quase 15 anos. O Opportunity ajudou a confirmar que Marte já teve ambientes capazes de suportar vida microbiana.

Aniversários de Cientistas:

1906 – Nascimento de Satish Dhawan: engenheiro aeroespacial indiano e figura-chave no programa espacial da Índia. Dhawan supervisionou o lançamento do primeiro satélite da Índia e foi pioneiro no desenvolvimento de foguetes nacionais. Ele enfatizou a integração de dados de satélite com o planejamento nacional em áreas como agricultura e gestão de desastres. 1956 – Nascimento de Susan Solomon: química atmosférica americana reconhecida por seu trabalho sobre o buraco na camada de ozônio na Antártida. Sua pesquisa confirmou que os clorofluorcarbonetos (CFCs) estavam destruindo o ozônio estratosférico, influenciando diretamente o desenvolvimento do Protocolo de Montreal e avançando nossa compreensão da química atmosférica.

Descobertas Científicas:

1997 – Cassini detecta bolhas magnéticas perto de Júpiter: Ao passar por Júpiter a caminho de Saturno, a sonda Cassini observou eventos de reconexão magnética — bolhas de plasma na magnetosfera de Júpiter —, fornecendo insights cruciais sobre os campos magnéticos planetários e suas interações com o vento solar.

2015 – Primeiro sistema de armazenamento de dados de DNA em laboratório demonstrado: Pesquisadores codificaram e recuperaram com sucesso dados digitais usando fitas de DNA sintéticas. Essa descoberta demonstrou o imenso potencial do DNA como meio de armazenamento de dados de alta densidade e longo pra-

zo, com aplicações em arquivamento, biologia e computação quântica. 08 de julho

Eventos históricos:

2011 – Lançamento Final do Programa do Ônibus Espacial da NASA (STS135): O Atlantis decolou na última missão do programa do Ônibus Espacial, encerrando uma era de 30 anos de voos espaciais tripulados. A STS-135 entregou carga à ISS, marcando o fim de uma era de naves espaciais reutilizáveis que havia permitido o lançamento de satélites, a manutenção de telescópios (como o Hubble) e a cooperação internacional em órbita baixa da Terra.

1994 – Primeira Detecção de um Disco Planetário Extrasolar ao Redor de uma Estrela Jovem: Astrônomos, utilizando o Telescópio Espacial Hubble, obtiveram imagens de um disco protoplanetário ao redor da estrela Beta Pictoris. Esta foi uma das primeiras observações diretas de material formador de planetas ao redor de outra estrela, oferecendo evidências vitais de que a formação de sistemas planetários é um processo comum na galáxia.

Aniversários de Cientistas:

1838 – Nascimento de Ferdinand von Zeppelin: engenheiro alemão que desenvolveu o projeto do dirigível rígido. Embora não tenha contribuído diretamente para a ciência moderna, seu trabalho

lançou as bases para a engenharia aeroespacial e influenciou os primeiros estudos atmosféricos utilizando plataformas de observação de alta altitude.

1908 – Nascimento de Nelson W. Taylor: engenheiro ceramista americano que impulsionou a ciência dos materiais estudando sinterização, transições de fase e propriedades térmicas de cerâmicas refratárias. Seu trabalho teve aplicações diretas em processos industriais de alta temperatura, blindagem de naves espaciais e materiais eletrônicos.

Descobertas Científicas:

2009 – Descoberta de atmosfera exoplanetária rica em metais: Utilizando o Telescópio Espacial Hubble, cientistas detectaram a presença de vapor d’água e elementos pesados na atmosfera do exoplaneta HD 209458 b. Essa descoberta marcou um passo significativo no campo da análise atmosférica exoplanetária e sugeriu o potencial de ambientes químicos diversos em planetas fora do nosso Sistema Solar.

09 de julho

Eventos históricos: 1979 – Aproximação máxima da Voyager 2 a Júpiter: A Voyager 2 da NASA fez seu sobrevoo mais próximo de Júpiter, capturando imagens de alta resolução do planeta e de suas luas, incluindo atividade vulcânica até então desconhecida em Io. Esses dados contribuíram significativamente para nossa compreensão dos sistemas climáticos, campos magnéticos e geologia de satélites de Júpiter.

2005 – Lançamento da Missão CryoSat da ESA (CryoSat-1, falhou): Embora o lançamento inicial tenha falhado, o programa CryoSat visava medir as mudanças no gelo polar da Terra com precisão milimétrica. Missões posteriores quantificaram com sucesso a perda de massa de gelo na Groenlândia e na Antártida, tornando o CryoSat crucial para a compreensão das mudanças climáticas e da elevação do nível do mar.

Aniversários de Cientistas:

1997 – Primeiro modelo atômico completo de um vírus (rinovírus): Cientistas publicaram o primeiro modelo de resolução atômica de um vírus completo usando cristalografia de raios X. O modelo permitiu uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos de montagem e infecção viral, acelerando o desenvolvimento de medicamentos antivirais.

1857 – Nascimento de Alfred Binet: psicólogo francês que desenvolveu o primeiro teste prático de inteligência, a escala Binet-Simon. Embora atuasse principalmente na psicologia, seu trabalho influenciou a neurociência, a ciência cognitiva e a avaliação educacional por meio de tentativas iniciais de quantificar a função cerebral.

1926 – Nascimento de Ben Roy Mottelson: físico nuclear dinamarquês-americano agraciado com o Prêmio Nobel de Física por descobertas sobre a distribuição não esférica de cargas em núcleos atômicos. Seu trabalho ajudou a esclarecer a estrutura nuclear e influenciou a medicina nuclear e o projeto de reatores.

Descobertas Científicas:

2013 – Identificação de Filamentos da “Teia Cósmica” via Emissões Lyman-Alfa: Utilizando mapeamento espectroscópico, astrônomos observaram diretamente a estrutura filamentosa do gás hidrogênio que liga as galáxias, conhecida como “teia cósmica”. Isso ofereceu prova física de estruturas em larga escala previstas por simulações cosmológicas.

2008 – Primeiras Imagens de Alta Resolução dos Depósitos em Camadas do Polo Norte de Marte: A sonda orbital Mars Express da ESA retornou as primeiras reconstruções 3D detalhadas das camadas de gelo polar, revelando padrões climáticos sazonais e de longo prazo em Marte. Essas descobertas continuam a subsidiar pesquisas sobre a habitabilidade e os ciclos climáticos marcianos.

Arqueologia

Segredos Submersos da Antiga Sundalândia

Escavações no Estreito de Madura revelaram um vale fluvial submerso com fragmentos de crânio de Homo erectus e mais de 6.000 fósseis de animais, datados de há mais de 119 mil anos. O estudo, liderado por Harold Berghuis, revelou um ecossistema perdido dominado por Stegodon gigantes e dragões-de-komodo, sugerindo um ambiente de savana.

As descobertas reforçam o papel da Sundalândia nas migrações humanas antes da elevação do nível do mar. Com a Indonésia a exigir o registo de fósseis durante dragagens, espera-se que novas descobertas ampliem o conhecimento sobre a dispersão de humanos e animais no Sudeste Asiático submerso.

Enigmacursor Esclarece a Taxonomia dos Dinossauros

Um novo dinossauro, Enigmacursor mollyborthwickae, foi identificado na Formação Morrison, resolvendo um enigma taxonómico antigo. Exposto no Museu de História Natural de Londres, este pequeno herbívoro destaca espécies negligenciadas numa região dominada por dinossauros gigantes.

Os investigadores concluíram que classificações anteriores, como Nanosaurus, se baseavam em evidências insuficientes. A descoberta sublinha a importância da investigação taxonómica contínua para revelar espécies ocultas e aprofundar a compreensão da evolução.

Extração de Gordura pelos Neandertais

Um estudo publicado na Science Advances revela que os Neandertais na Alemanha processaram ossos de mais de 170 animais há cerca de 125 mil anos para extrair gordura. Junto a uma fonte de água, esmagaram fémures e mandíbulas — ricos em gordura — e provavelmente os ferveram para se alimentar. Esta prática antecipa em 100 mil anos outras evidências conhecidas.

Crédito: Kindler, LEIZA-Monrepos

Centro

Estratégico da Civilização Tiwanaku

Investigadores descobriram um complexo de templos da era Tiwanaku perto do Lago Titicaca, revelando o seu papel em rituais e comércio. O local, chamado Palaspata, possui estruturas alinhadas com o sol e copos keru, indicando importância cerimonial e económica.

Líderes locais esperam que a descoberta impulsione o turismo, enquanto os arqueólogos destacam o seu valor para compreender a organização social tiwanaku. Técnicas avançadas de imagem ajudaram a revelar o templo, sugerindo que ainda podem existir outros sítios ocultos na região.

Crédito: José Capriles _ Penn State

Crédito: ScienceDirect
Crédito: The Trustees of the Natural History Museum, London

Espaço Exploração e Cosmologia

Pistas sobre Habitabilidade em Marte Encurtadas

Apesar de Marte ser árido hoje, os rovers da NASA encontraram pistas de habitabilidade. Rochas ricas em carbonatos, identificadas pelo Curiosity e Perseverance, indicam curtos períodos habitáveis. No entanto, a fraca atividade vulcânica perturbou o clima marciano, tornando-o um deserto gelado. Cientistas procuram amostras de rochas para saber se Marte já teve vida. A sua presença sugeriria que a vida é comum; a ausência, que é rara. Estas descobertas podem esclarecer se planetas como a Terra são exceções no universo.

Nuvens de Alta Velocidade Alimentam Galáxias

Crédito:

Cientistas identificaram nuvens de gás de alta velocidade (HVCs) na galáxia M83, movendo-se de forma invulgarmente rápida, sugerindo uma origem externa. A descoberta reforça a teoria de que as galáxias captam gás do exterior para manter a formação estelar, oferecendo novas perspetivas sobre a evolução galáctica.

Liderada por Maki Nagata, a equipa encontrou HVCs moleculares densas que podem alimentar diretamente o nascimento de novas estrelas. Estudar estes fluxos em M83 — uma galáxia análoga à Via Láctea — pode revelar pistas sobre a evolução da nossa própria galáxia. Os próximos passos envolvem identificar a origem das HVCs e o seu papel na formação estelar.

New Horizons Explora Plutão

Durante a sua passagem por Plutão em 2015, a sonda New Horizons da NASA captou imagens impressionantes de planícies geladas e montanhas de 3.300 metros, incluindo detalhes como Sputnik Planum. A missão também fez história ao usar navegação por paralaxe estelar, fotografando Proxima Centauri e Wolf 359 a partir do espaço profundo.

Lançada em 2006, a sonda estudou Plutão antes de entrar no Cinturão de Kuiper. Agora em missão prolongada, prepara-se para cruzar o espaço interestelar, dando continuidade ao seu legado de exploração.

Vénus Monitorizado por Satélites Terrestres

Dados infravermelhos dos satélites japoneses Himawari-8 e -9 permitiram monitorizar as temperaturas no topo das nuvens de Vénus, revelando novas estruturas ondulatórias. Investigadores analisaram imagens entre 2015 e 2025, mostrando que satélites de observação da Terra podem complementar missões planetárias com dados multibanda contínuos. O estudo abre portas à monitorização a longo prazo de Vénus e outros corpos do sistema solar. Nishiyama destaca o potencial para avaliar dinâmicas atmosféricas e propriedades de superfície, aprofundando a compreensão da evolução planetária.

Crédito: Stock via Scitechdaily.com

Crédito: Sanjeevi 777 from Pixabay
Crédito: NASA_Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory_Southwest Research Institute

Engenharia, Robótica e TI

NebulaStream: Motor de Dados para IoT

A BIFOLD lançou o NebulaStream, um motor de processamento de fluxos open-source para IoT, sob licença Apache 2.0. Concebido para computação na periferia (edge), suporta arquiteturas ARM e x86 e adapta-se a recursos variáveis. O Projeto NEEDMI, que usa o NebulaStream para monitorizar pacientes em UCI, recebeu Menção Honrosa no SIGMOD 2025.

Desenvolvido pela BIFOLD, TU Berlin e DFKI, o NebulaStream permite processamento de dados em tempo real em cidades inteligentes e saúde. A sua arquitetura extensível aceita otimizações personalizadas sem alterar o núcleo. “Celebramos este marco com todos os colaboradores,” afirmou Steffen Zeuch, líder do projeto. O motor estreou no SIGMOD 2025.

Crédito: Joseph Mucira from Pixabay

Robôs Ganham Percepção Humana

Crédito: University of East Anglia Investigadores da Universidade de East Anglia descobriram que a interação social, como jogar, faz os robôs parecerem mais humanos. Participantes que interagiram com o robô Cozmo — em forma de caixa — passaram a vê-lo como menos mecânico, chegando a interpretar as suas ações como se fossem humanas.

O estudo mostra que o contexto influencia as relações entre humanos e robôs.

Ferramentas de Deteção de Burlas com Inteligência Artificial

Inovação Sustentável com Cera de Abelha em Foguetões

Estudantes de engenharia da Kingston University desenvolveram um motor híbrido de foguete utilizando cera de abelha como combustível sustentável. Ao longo de 18 meses, a equipa concebeu e testou o motor nos laboratórios da universidade, recolhendo dados de desempenho cruciais. O projeto destaca alternativas ecológicas na indústria aeroespacial, com os estudantes a ambicionarem influenciar práticas futuras.

Burlões estão a usar IA para criar fraudes cada vez mais convincentes, causando prejuízos superiores a 1 bilião de dólares por ano. Para combater estas ameaças, empresas como Bitdefender, Norton e McAfee recorrem agora a detectores baseados em IA. Estas ferramentas analisam e-mails, mensagens e links, sinalizando burlas em tempo real—embora possam ocorrer ligeiros atrasos. Os sistemas de deteção evoluem constantemente, aprendendo com novas fraudes e oferecendo proteção cada vez mais eficaz. Embora não sejam infalíveis, representam a melhor defesa contra ciberameaças em constante mudança—virando a tecnologia dos burlões contra eles próprios.

Crédito: Unsplash
Crédito: Gerd Altmann from Pixabay

Mobilidade Multimissão, Multi-Órbita

O Blue Ring pode suportar uma variedade de missões em órbita média da Terra até a região cislunar. Com capacidades de delta-V sem precedentes, os clientes podem facilmente manobrar o Blue Ring e acessar dados críticos para garantir uma missão bem-sucedida.

Saiba mais

Computação Espacial

A Blue Ring oferece serviços de ponta a ponta que abrangem hospedagem, transporte, reabastecimento, retransmissão de dados e logística, incluindo uma capacidade de computação em borda “no espaço”.

Capacidades de Carga

O Blue Ring pode transportar cargas de mais de 3.000 kg para clientes comerciais e governamentais realizarem uma variedade de missões.

Big Bang:

A principal teoria sobre como o universo começou, partindo de um estado extremamente quente e denso há cerca de 13,8 bilhões de anos. Ela marca a origem do espaço, do tempo e de toda a matéria.

Termo da Semana
Compre agora

O Impacto das Mudanças Climáticas na Evolução

Em algum lugar em uma floresta remota, um pássaro muda o tom de seu canto. No Ártico, a pelagem de uma raposa não fica mais tão branca. Na costa da Austrália, corais trocam silenciosamente seus parceiros simbióticos. Não, esta não é uma cena deletada de um documentário da Pixar — é a vida real, e é a evolução em avanço rápido. Bem-vindos à era da evolução impulsionada pelo clima, onde as regras da seleção natural estão sendo reescritas pelas emissões de carbono e mudanças de temperatura.

Nesta edição da Curiosity, mergulhamos fundo em como as mudanças climáticas estão remodelando a árvore da vida.

De salamandras em declínio a ursos híbridos, o aumento da temperatura do planeta não está apenas derretendo geleiras — está derretendo o manual evolucionário. Então apertem os cintos, porque a evolução acaba de pisar no acelerador.

O que é evolução e como o clima se encaixa nisso?

Evolução é o processo pelo qual populações de organismos mudam ao longo de gerações. Isso acontece principalmente por meio da seleção natural — indivíduos com características mais adequadas ao seu ambiente tendem a sobreviver e se reproduzir, transmitindo essas características.

O clima sempre foi um fator na evolução. Eras glaciais, secas e expansões tropicais moldaram espécies por milênios. Mas a taxa atual de mudanças climáticas não tem precedentes na história da humanidade. Estamos falando de décadas, não de milênios. E os organismos estão sendo forçados a se adaptar — ou perecer — em um ritmo alucinante.

Então, o que acontece quando o clima se torna a maior variável na equação evolutiva? Vamos explorar.

Acelerando o Relógio: Evolução Rápida

Um dos aspectos mais surpreendentes da evolução impulsionada pelo clima é a rapidez com que ela pode acontecer. Costumávamos pensar que a evolução levava milhares ou milhões de anos. Agora? Experimente algumas décadas.

• Cronometragem do Salmão Rosa: O aquecimento dos rios levou alguns salmões rosa a alterar seus horários de migração, chegando mais cedo para desovar. Estudos genéticos mostram que isso não é apenas comportamental, mas evolutivo.

• Lagartos com dedos mais pegajosos: Lagartos anolis em áreas propensas a furacões estão desenvolvendo almofadas nos dedos maiores para se agarrar melhor aos galhos durante tempestades. Sim, os lagartos estão essencialmente evoluindo para o “modo tempestade”.

• Camundongos encolhendo para se manterem frescos: Em algumas regiões, camundongos menores com orelhas maiores estão se tornando mais comuns — exemplos clássicos da Regra de Allen, que relaciona o formato do corpo ao clima.

Esses exemplos mostram que, quando o ambiente muda rapidamente, a evolução acompanha.

• Vencedores, Perdedores e Pressão Climática

• Nem todas as espécies se adaptam igualmente. A mudança climática está priorizando os favoritos, recompensando alguns e punindo outros.

• Vencedores: Generalistas como guaxinins, coiotes e águas-vivas, que prosperam em uma variedade de condições, estão expandindo seus territórios. Insetos como besouros-da-casca estão prosperando em florestas mais quentes, infelizmente

para as árvores.

• Perdedores: Especialistas — organismos com necessidades ambientais limitadas — correm alto risco. Ursos polares, recifes de corais, plantas alpinas e anfíbios como sapos-dourados estão em dificuldades.

• Mudança acontece: Algumas espécies estão se deslocando em direção aos polos ou para áreas mais altas para permanecer em suas zonas climáticas preferidas. As aves na América do Norte estão se deslocando para o norte a uma média de 2,4 quilômetros por ano.

Esta roleta ambiental remodela ecossistemas e rompe teias alimentares, desencadeando uma cascata de efeitos evolutivos em cascata.

Hibridização da Nação À medida que os animais mudam de área, eles encontram parentes que não viam há eras. Que venha o boom dos híbridos.

• Ursos-pizzly: Um cruzamento entre ursos-polares e ursos-pardos, os pizzlies são mais adaptados a condições mais quentes do que seus ancestrais gelados.

• Zonas híbridas em ascensão: À medida que os habitats mudam, também mudam as fronteiras entre as espécies. Zonas híbridas — regiões onde diferentes espécies se encontram e cruzam — estão se tornando mais comuns, impulsionando novos caminhos evolutivos. Às vezes, os híbridos são estéreis, mas outras vezes trazem novas combinações genéticas mais adequadas à nova realidade climática. É a versão evolutiva da cultura remixada.

Mudanças Morfológicas Impulsionadas pelo Clima

O clima está moldando as características físicas dos organismos de maneiras inesperadas.

Sapos e rãs híbridos: Na Europa, climas mais quentes expandiram as zonas de sobreposição entre espécies antes separadas, levando a novas linhagens híbridas.

• Redução de Salamandras: As salamandras das regiões dos Apalaches tornaram-se significativamente menores em apenas algumas décadas. Corpos menores dissipam melhor o calor — uma provável resposta ao aquecimento das temperaturas.

• Aves com Corpos Menores e Asas Mais Longas: Algumas aves norte-americanas diminuíram de massa, mas desenvolveram asas mais longas, possivelmente para voar mais longe em busca de alimento ou migrar com mais eficiência.

• Peixes Ficando Mais Leves e Rápidos: Com o aquecimento dos oceanos, alguns peixes estão apresentando constituição física mais magra e capacidade de natação mais rápida, adaptações a níveis reduzidos de oxigênio e maiores demandas metabólicas.

Essas mudanças podem parecer pequenas, mas, com o tempo, redefinem os limites e os comportamentos das espécies.

Micróbios, Plâncton e a Evolução Invisível

Não são apenas os animais grandes e fofinhos. Organismos minúsculos também estão evoluindo — e eles são muito importantes.

• Adaptação do Fitoplâncton: À medida que os oceanos se aquecem e acidificam, as comunidades fitoplanctônicas desenvolvem novas características para sobreviver, afetando toda a cadeia alimentar marinha.

Mudanças no Microbioma do Solo: As mudanças climáticas estão alterando as comunidades microbianas do solo, o que, por sua vez, afeta a saúde das plantas,

a produtividade das culturas e a ciclagem de carbono.

• Evolução dos Vírus: O degelo do permafrost pode reviver vírus antigos, enquanto novos vírus evoluem em ambientes mais quentes e úmidos. Ainda não está claro se isso é ficção científica ou notícia do próximo ano.

Os micróbios podem ser minúsculos, mas sua evolução pode ter consequências em escala global.

O Problema do Atraso Evolutivo

Nem todas as espécies conseguem acompanhar o ritmo. Esse “atraso evolutivo” ocorre quando a taxa de mudança ambiental ultrapassa a taxa de adaptação.

• Branqueamento de Corais: Os corais podem se adaptar por meio da migração simbiótica de algas, mas muitas vezes não é rápido o suficiente para sobreviver a ondas de calor repetidas.

• Tartarugas e Proporções Sexuais: Muitos répteis determinam o sexo com base na temperatura dos ovos. Ninhos mais quentes produzem mais fêmeas, o que pode desestabilizar as populações.

• Incompatibilidade com Recursos: Se uma planta floresce mais cedo devido ao calor, mas seu polinizador não se ajustou, ambos po-

dem sofrer.

A evolução tem engrenagens, não impulsos de nitro. E, às vezes, uma mudança lenta simplesmente não é suficiente.

Os humanos podem evoluir em resposta às mudanças climáticas?

Agora, a pergunta de um milhão de dólares: os humanos também estão evoluindo? Talvez.

• High Altitude AdapAdaptação a Grandes

Altitudes: Populações no Tibete, Etiópia e nos Andes desenvolveram características genéticas únicas para lidar com o ar rarefeito.

• Tolerância ao Calor: Algumas populações são mais bem adaptadas ao calor, com características como maior densidade de glândulas sudoríparas ou resfriamento mais eficiente.

• Evolução Urbana: Pombos, ratos e até mesmo humanos em cidades podem estar apresentando mudanças microevolutivas relacionadas à dieta, poluição e temperatura.

Ainda assim, a maioria das adaptações humanas são culturais e tecnológicas, e não biológicas. Em vez de desenvolver pelos mais espessos, inventamos o HVAC.

Evolução no Antropoceno

O Antropoceno — a era geológica atual dominada pela atividade hu-

mana — é uma nova era evolutiva. As mudanças climáticas são parte de um padrão maior de pressões seletivas induzidas pelo homem.

• Resistência a antibióticos: Impulsionadas pelo uso excessivo de antibióticos, as bactérias estão desenvolvendo rapidamente resistência.

• Resistência a pesticidas: Insetos e ervas daninhas estão evoluindo para sobreviver a ataques químicos.

• Vida selvagem urbana: Animais como coiotes e raposas estão se tornando mais ousados e inteligentes, adaptando-se à vida urbana.

A evolução nunca parou. Acabamos de adicionar um novo ator: nós mesmos.

Fronteiras do Futuro: Podemos Projetar a Evolução?

E se a evolução não for rápida o suficiente? Eis a edição genética e a biologia sintética.

• Evolução Assistida: Cientistas estão experimentando reprodução seletiva ou modificação genética de corais para resistir ao branqueamento.

Conservação CRISPR: Edição de genes de espécies ameaçadas de extinção para ajudá-las a se adaptar ao estresse climático.

Essas abordagens são promissoras, mas também controversas. Brincar de deus com a evolução levanta questões éticas e ecológicas.

Conclusão: O Teste Climático da Evolução

A mudança climática não é apenas um problema climático — é um desafio evolutivo. À medida que as temperaturas aumentam, o gelo derrete e as estações mudam, a vida na Terra está se transformando diante de nossos olhos.

Algumas espécies estão prosperando. Outras estão ficando para trás. Outras ainda estão se transformando, se fundindo ou se movendo. A evolução não é um processo distante e em câmera lenta — ela está acontecendo agora mesmo, às vezes mais rápido do que podemos acompanhar.

Então, da próxima vez que você ouvir um pássaro cantar ligeiramente desafinado ou ler sobre ursos híbridos, lembre-se: o mundo está se adaptando, evoluindo e se reequilibrando. Estejamos prontos ou não, o futuro da vida na Terra está sendo reescrito, um gene de cada vez.

E se isso não é seleção natural com um toque climático, não sabemos o que é.

• Revitalização de Características: Uso de DNA antigo para trazer de volta características úteis perdidas ao longo do tempo.

Parentalidade e Relacionamento

Como a Educação Molda os Padrões de Casamento

O ensino superior atrasa o casamento, mas não reduz a probabilidade de casar mais tarde, além de aumentar as hipóteses de casar com outro licenciado. Entre os 25 e os 34 anos, cada ano de escolaridade diminui as probabilidades de casamento em cerca de 4 pontos.

Nos adultos mais velhos, a educação reduz as taxas de divórcio, mas aumenta ligeiramente a possibilidade de nunca casar. Tendências mais amplas — como dívidas estudantis, mudanças económicas e tecnologia — também estão a transformar o modo e o momento em que os americanos se casam.

Crédito: Caio from Pexels

Apoiar uma Filha Isolada

A minha filha afastou-se da família e já não nos visita, apesar de antes sermos próximas. O companheiro controla as suas decisões e alimenta sentimentos negativos em relação a nós. Reconheço sinais de controlo coercivo, semelhantes ao abuso que vivi, e temo que ela esteja isolada, tentando agradar-lhe a todo o custo.

Tratamento do Silêncio vs. Pausas Saudáveis

O tratamento do silêncio — recusar-se a comunicar durante conflitos — pode ser emocionalmente abusivo. A terapeuta Jackie Vitek (LMFT, PMH-C) explica que, embora muitos usem o silêncio para tentar acalmar a situação, a estratégia tende a falhar, agravando o sofrimento. Diferente de pausas conscientes, onde o casal combina retomar a conversa depois, o silêncio evita responsabilidades e prejudica a relação.

Educação Sexual e Lacunas Parentais

Os debates sobre educação sexual nas escolas, muitas vezes apresentados como defesa dos “direitos parentais”, ignoram uma contradição central: muitos dos pais que a rejeitam nas escolas não a ensinam em casa. Estudos mostram que são os menos propensos a falar sobre consentimento, contraceção ou relações saudáveis, enquanto os defensores da educação sexual abrangente abordam o tema com mais abertura.

Crédito: Alex Mellon_The Guardian
Crédito: cottonbro studio from Pexels
Crédito:

Investimentos & Finanças

Bitcoin: Potencial de Multiplicar por 10 até 2030?

O Bitcoin valorizou mais de 1.000% em cinco anos e, com o aumento dos ETFs, compras empresariais e oferta limitada, um retorno 10 vezes superior até 2030 é plausível. A procura institucional cresce, enquanto os eventos de halving reduzem ainda mais a oferta.

Apesar disso, a volatilidade continua a ser um risco. Estratégias como o investimento programado (DCA) e uma visão de longo prazo ajudam a enfrentar as quedas. Encarar os ganhos como possíveis — e não garantidos — mantém as expectativas realistas.

Porque a Carteira 60-40 Continua a Funcionar

A carteira 60-40 tem registado bons retornos nos últimos anos, provando a sua relevância contínua. Apesar de um forte revés em 2022, mantém-se resiliente e adaptável, especialmente com a inclusão de investimentos alternativos como fundos imobiliários (REITs), infraestruturas ou futuros geridos.

Os investidores podem melhorar o desempenho ajustando a duração das obrigações ou alterando a proporção ações-obrigação consoante as tendências das taxas de juro. Apesar das mudanças no mercado, a diversificação — com ativos tradicionais ou alternativos — mantém o modelo 60-40 eficaz e atual.

Um estudo com 456 residentes de Lima revelou uma forte relação entre educação financeira e melhores resultados nas finanças pessoais (Rho = 0,726). Investimento e poupança mostraram a ligação mais forte, seguidos pelo uso de crédito, gestão financeira e consumo planeado.

Os dados reforçam a importância de programas sólidos de educação financeira, sobretudo em economias emergentes, para promover decisões informadas, reduzir o sobre-endividamento e melhorar a resiliência financeira.

Otimismo dos Investidores Explica o Paradoxo Risco-Retorno

Novas pesquisas revelam que a relação tradicional entre risco e retorno falha quando o otimismo dos investidores aumenta. Um elevado otimismo reduz os retornos esperados em investimentos arriscados e explica melhor certas anomalias do mercado.

Educação Financeira e Finanças Pessoais em Lima

Crédito: Steve Buissinne from Pixabay

Crédito: Tumisu from Pixabay
Crédito: Oleksandr Pidvalnyi from Pixabay
Crédito: Burak The Weekender from Pexels

Aposentadoria

Repensar

a Reforma: Crenças Ultrapassadas a Abandonar

Chris Farrell desafia as antigas regras da reforma, mostrando que muitos reformados continuam a trabalhar em part-time ou lançam negócios próprios. A carreira não termina aos 65 — os mais velhos oferecem criatividade e beneficiam de trabalho remoto e flexível. Falta de poupança não é um fim: trabalhar mais tempo e adiar a Segurança Social pode ajudar. Os empregadores valorizam cada vez mais a experiência dos reformados. Farrell defende uma reforma centrada no propósito de vida, e não em normas ultrapassadas.

A

Confiança

Pode Ser

Fundamental para a Preparação para a Reforma

O estudo de Ramesh Rao revela que quem acredita entender de finanças (alto SFK) sente-se mais preparado para a reforma, independentemente do conhecimento real. O SFK explica quase 40% da relação entre tolerância ao risco e confiança.

Isto sugere que a educação para a reforma deve focar-se não só nos factos, mas também em fortalecer a confiança — especialmente para quem tem menor rendimento ou educação —, pois acreditar na própria capacidade financeira incentiva melhores hábitos de planeamento e poupança.

A Regra do $1 a Mais na Reforma

Um único dólar extra pode provocar custos significativos na reforma, como aumentos nos prémios do Medicare (IRMAA), impostos inesperados sobre a Segurança Social e perda de benefícios fiscais sobre mais-valias. São os limites de rendimento — e não os escalões — que causam as maiores surpresas. Planear com cuidado, usando conversões para contas Roth, diversificação de ativos e retiradas bem programadas, ajuda a evitar penalizações em cadeia. Decisões estratégicas e revisões anuais com um profissional são essenciais para prevenir erros dispendiosos.

Como uma Utilizadora do Reddit Planeou Reformar-se aos 45

Uma utilizadora do Reddit e o marido vão reformar-se aos 45 anos com mais de 2 milhões de dólares poupados, quase sem dívidas e um orçamento rigoroso. Planearam despesas com os filhos, seguro de saúde pelo ACA e estratégias fiscais como conversões para contas Roth.

Crédito: StartupStockPhotos from Pixabay
Crédito: Mohamed Hassan from Pixabay
Crédito: Anna Shvets from Pexels
Crédito: Barta IV from Pixabay

Capacitando Mentes com Conhecimento de Ponta: Unindo Ciência e Tecnologia para um Amanhã Mais Inteligente

Entre em contato e assine! https://www.scitke.com https://www.instagram.com/sci_tke/ https://www.linkedin.com/company/scitke-llc?trk=organization_guest_main-feed-card_ feed-actor-name

Clique no link abaixo para entrar na nossa comunidade do Whatsapp!

https://chat.whatsapp.com/ Igruy8FOHkdBAKIyV4Svot

Um projeto militar secreto coloca NeoTóquio em perigo ao transformar um adolescente membro de uma gangue de motoqueiros em um psicopata psíquico furioso que só pode ser detido por seu melhor amigo.

Assista Aqui

Conferências

Conferência sobre Ciência e Engenharia Computacional - 02/08/2025Belém, Brasil

Conferência Internacional sobre Matemática e Estatística em Ciências Aplicadas - 01/08/2025 - Edimburgo, Reino Unido

Conferência Internacional sobre Algoritmos e Matemática Aplicada Discreta - 02/08/2025 - Creta, Grécia

Conferência Internacional sobre Inovações Recentes em Engenharia Mecânica e Civil - 01/08/2025 - Bangalore, Karnataka, Índia

Empregos

Diretor/Representante do SRO, D-1, FTA, Kingston, Jamaica - Kingston (Jamaica)

Advisor, Strategy & PerformanceUnited States

Consultor Nacional - Projeto de Governança Urbana para Saúde e Bem-Estar - Cairo (Egito)

Subscritor Sênior - Paris (França)

O universo começou com um Big Bang? A luz é uma onda, uma partícula – ou ambas? Uma “Teoria de Tudo” é possível?

Explicando os principais marcos no campo da ciência de forma clara e simples, “O Livro da Ciência” responde a essas perguntas e muito mais, sendo a introdução perfeita ao assunto. Desvendando teorias complexas e esclarecendo conceitos abstratos, os verbetes desvendam cada ideia complexa com uma combinação de explicações fáceis de seguir, gráficos inovadores e citações intrigantes.

Descubra as teorias mais importantes dos maiores cientistas da história, por que as ideias de Copérnico foram tão controversas, como Einstein desenvolveu o conceito de relatividade geral e especial, o raciocínio por trás da estrutura proposta por Crick e Watson para o DNA, e muito mais.

Totalmente revisado e atualizado com oito páginas inéditas de conteúdo, “O Livro da Ciência” é uma rota verdadeiramente acessível e abrangente para um assunto fascinante. Repleto de citações científicas, perfis de figuras e descobertas importantes, além de fluxogramas e infográficos que explicam os conceitos mais significativos de forma clara e simples, é perfeito para qualquer pessoa interessada em qualquer ciência.

Recomendações

Leitura extra

O comprimento dos seus dedos prevê o comportamento sexual? Um novo estudo diz que sim

Pandemia de COVID-19 teve maior impacto na saúde das mulheres do que dos homens, indica pesquisa

Nova pesquisa revela por que pessoas mais inteligentes tomam melhores decisões

Universo começará a encolher em apenas 7 bilhões de anos, afirma estudo: ScienceAlert

Vídeos de recomendação

O mangá que está gerando temores de um mega terremoto no Japão | CNN

OTD no Espaço – 3 de julho: Japão lança a missão Nozomi a Marte

Steam OS no Lenovo Legion

Go S: Melhores Dicas, Configurações e Jogos para Começar! | Guia do Tom

Compre agora

FICHA DE DADOS TÉCNICOS

Ficha de Dados Técnicos

Propriedade: SCITKE LLC

Telefone: +1 207 4090 708 +244 957 906 038

Inquérito geral: info@scitke.com

Consulta comercial: business@scitke.com

Editor chefe:

Marcílio M. dos Santos

Chefe de Design Gráfico: Salomão André

Designers Assistentes:

Leandro Conceição, Maria Bartolomeu Valeriano Ndeyi

Gestor de Conteúdos: Leandro Conceição

Eduardo Paulo, Valeriano Ndeyi,

Colaboradore de redação: Eduardo Paulo, Valeriano Ndeyi, Cumbo Sumbo, Leandro Conceição, Ana Kiesse, Ana Manuel, Evelina Jeremias, Ngoma Manuel, Jorge Paka, Samilton dos Santos

Periodicidade: Semanal

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.