Saude Business - Hospitais Referência 2008

Page 112

Hospitais Referência - Universitário

Essa caminhada tem nos dado a visão de hospital de referência e melhorado a percepção da comunidade sobre os serviços

Hospital pretende implantar metodologia utilizada no Círculos de Controle da Qualidade

Elói Tramontin, do São Francisco de Paula

ou procedimento novo, mas também utilizar valores como a criatividade para melhorar o processo de trabalho. “Buscamos fomentar a troca de idéias com ações como a disposição do organograma em núcleos de setores e a separação dos departamentos em ilhas de trabalho, para favorecer a interação. Uma outra iniciativa foi o grupo de e-mail proativo, para que todos pudessem trocar experiências e idéias inovadoras”, conta Tramontin. O hospital pretende implantar a metodologia utilizada nos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ ) para formalizar estes encontros e discutir as novas idéias. “Para 2009, a intenção é também valorizar as pessoas inovadoras com uma gratificação em dinheiro. Queremos que os setores mostrem suas necessidades, tenham clareza nas ações e sintam que podem tomar decisões e mostrar os resultados sem medo de serem criticados”. A governança corporativa também aumentará a transparência e, na expectativa do diretor, a vontade de participar e se engajar dos funcionários. “Acontecerá de forma

sui generis. Geralmente, o conceito desce da organização central para as unidades. Aqui, vamos começar no hospital e depois levar para a universidade. A idéia futura é ter toda a parte administrativa centralizada e os outros serviços, como a assistência médica, descentralizados”. A centralização de tarefas como a gestão de recursos humanos e compras ajudará a reduzir custos, fator crucial para manter as portas do hospital abertas. “No caso do hospital, o avanço desenfreado da tecnologia médica, que é cumulativa, não substitutiva, causa um empilhamento tecnológico no trato da saúde e aumenta os custos. Para evitar esta situação, a área de engenharia clínica passa a ter cada vez mais importância, tanto na avaliação do que vamos adquirir, quanto na manutenção preditiva”.

Chico em Ação

Como hospital universitário, o São Francisco de Paula destina grande parte de seu atendimento ao SUS. Para dar “cara” a estas ações,

foi criado o mascote Chico, um boneco presente nas iniciativas de prevenção de doenças e conscientização da comunidade. Além disso, o hospital mantém três unidades básicas de saúde e mais uma em convênio com o município. Para 2009, a idéia é formar uma parceria com a prefeitura de Pelotas para assumir mais duas. A instituição também realiza na cidade o programa Mão na Massa, um convênio com a Secretaria de Cidadania para capacitar os jovens infratores. Como pena alternativa, elas passam a trabalhar em projetos do hospital e aprendem uma profissão. Por seu envolvimento com a sociedade, o hospital espera arrecadar recursos para, no próximo ano, dar início à construção de ala de doenças infecto-contagiosas, que terá 13 leitos, e ao prédio de cinco andares, dos quais dois serão destinados a pacientes particulares. “Temos convicção de que, para ser auto-sustentáveis, precisaremos destinar pelo menos 30% do nosso atendimento aos convênios”, conclui.

114 • Hospitais Referência • 2008

lay_case_saofrancisco 114

12/9/08 6:46:30 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.