__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Informativo

Ano 4 - Julho / 2020

Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres Arquidiocese de Teresina-PI

Família, Obra de Deus, “Santuário da Vida”


Família, Igreja Doméstica e Santuário da vida A família é obra de Deus. Deus desejou criar o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (Gn 1,26). Ele quis o ser humano criado “em família”, numa comunidade de amor, já que “Deus é amor” (1Jo 4,8). O Catecismo da Igreja Católica diz que a família é “vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (CIC, 2205). Por isso, o casal que ama e gera a vida é o verdadeiro modelo vivo capaz de manifestar Deus Criador e Salvador. Desde a Igreja primitiva, a família é a Igreja doméstica, e a casa é o lugar por excelência para o encontro com o Senhor Ressuscitado e com os irmãos. De fato, uma efetiva iniciação à vida cristã começa já no seio familiar. O Papa João Paulo II, na “Carta às Famílias”, chamou a família de “Santuário da vida” (CF, 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. Em tempos de pandemia de Coronavírus, a família é chamada a ser mais do que nunca essa Igreja doméstica. As famílias são convidadas a celebrar a vida, a se esforçar pela proximidade e cuidado para com todos os seus membros, a zelar pela intimidade com Deus através de Sua Palavra. A Evangelização começa em casa, onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido. Para isso, a Família de Nazaré é referência para os lares diante desta alegria em viver e proclamar o Evangelho. O nosso Santuário, em Santa Cruz dos Milagres, chega ao seu lar todos os dias através de nossa programação virtual. Esta é uma forma especial que o Santuário encontrou para que todos possam se sentir dentro da Casa da Santa Cruz dos Milagres. Reúna sua família e esteja conosco em nossas transmissões online. “Família que reza unida, permanece unida”.

Padre Raniery Alencar Moura

Reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres

Maria Madalena, de pecadora à discípula de Cristo Julho traz consigo a celebração e com ela o desespero. “Cristo de uma grande figura em nossa revela o homem ao próprio hoIgreja: O testemunho de Maria mem”, dizia João Paulo II, na EncíMadalena, presente em vários mo- clica Redemptor hominis. A decisão de romper com o mentos importantes registrados na vida de Jesus. Ela fazia parte pecado cabe a nós, e Deus está do grupo dos discípulos de Jesus, se dispondo, com toda Sua graça, seguiu-O até a Cruz e, no jardim a nos libertar. Erramos em tanem que se encontrava o sepul- tas coisas, mas Jesus rompe-nos cro, foi a primeira testemunha da da nossa vida velha, basta que Ressurreição. A partir dos relatos queiramos. “Passou o que era vedo Evangelho, percebe-se que ela lho; eis que tudo se fez novo!” (II sentia um grande amor e gratidão Coríntios 5,17). Maria Madalena a Jesus. Maria tinha sido livrada foi aquela que inflamada de amor por Ele de sete demônios, seguia- foi a procura do amor. Que nós -o como discípula, assistia-o com também sejamos marcados pela seus bens (Lc 8, 2-3) e esteve com Ressurreição de Cristo e, com Maria, a Mãe de Jesus, e as outras um coração inflamado de amor, mulheres quando Jesus foi crucifi- irmos ao encontro Daquele que cado (Mc 15, 40-41). nos ama! Depois que Maria Madalena foi acolhida, pela bondade e compaixão de Jesus, ela mudou completamente de vida e rompeu com o pecado que a aprisionava. Na verdade, para Maria, como para todos nós, o encontro com Jesus Padre Valdiano José de Araújo foi o encontro com si mesma. Sem Vice-reitor do Santuário Arquidiocesano de isso, surge a falta de sentido à vida, Santa Cruz dos Milagres


Notícias do Santuário

Santuário realiza Tríduo de Corpus Christi com programação virtual A Solenidade de Corpus Christi foi vivenciada pelos devotos da Santa Cruz no último mês de junho, com programação online. Devido à pandemia, os fiéis participaram do Tríduo de Corpus Christi nos dias 08 a 10 de junho através das transmissões pelas redes sociais do Santuário. Durante todos os dias do tríduo e no dia 11 de junho, dia em que toda a Igreja celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres celebrou a Santa Missa, que contou com reflexões específicas para cada dia, e realizou a recitação do Terço da Misericórdia seguida pela Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Fiéis se reúnem virtualmente em recitação do Terço da Santa Cruz As transmissões virtuais do Terço da Santa Cruz têm reunido vários devotos, de distintas localidades, no Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Toda sexta-feira, às 17h, os fiéis participam do momento de oração, elevando a Deus suas intenções e pedindo pela saúde das famílias e o fim da pandemia.

Fique por dentro! Santa Marta, padroeira das cozinheiras e donas de casa Neste dia 29 de julho, a Igreja celebra a memória de Santa Marta de Betânia, irmã de Maria e Lázaro. Ela é considerada a padroeira do lar, das cozinheiras, das donas de casa, das faxineiras, das casas de hóspedes, dos hoteleiros, das lavadeiras e das irmãs de caridade. Diante da sua preocupação em servir a Jesus em sua casa, incomodada pela irmã Maria estar aos pés do Mestre e não ajudá-la no serviço, foi a ela que o próprio Cristo disse: “Marta, Marta, tu te inquietas e te preocupas com tantas coisas, quando só uma basta. Tua irmã Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.

ORAÇÃO A SÃO TOMÉ Senhor Jesus, fazei-me conhecer vosso caminho de vida, o caminho da ressurreição. Dai-me os olhos da fé, para que eu seja capaz de enxergar vossa presença em mim e em meus irmãos e irmãs. Não deixeis que as dúvidas me amedrontem e me tragam incertezas. Dai-me os olhos da fé, pois sei que somente em Vós está o sentido para minha vida. Ajudai-me proclamar Vossa verdade, como a profissão de fé feita pelo apóstolo Tomé: “Meu Senhor e meu Deus”. Naquelas horas incertas ou mais difíceis, fazei, Senhor, com que eu não tome nenhuma atitude precipitada, sem pensar direito ou que me leve a dizer coisas sem sentido. Eu creio, Senhor, mas aumentai minha fé, meu desejo é estar em comunhão Convosco e com meus irmãos e irmãs. Ajudai-me a crer sem mesmo ver e dai-me a fé em Vós, para que eu possa ver e crer em Vós. Dai-me o olhar da fé de todos os peregrinos e dos romeiros! São Tomé, ajudai-me seguir Jesus! Amém!


Nome:

F

Ficha de cadastro

Cel: Estado:

Indique mais um devoto a também fazer parte da Campanha Romeiros da Santa Cruz, preenchendo a ficha de cadastro abaixo:

Cidade:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Aniversário:

CEP:

Bairro:

Tel:

M

CPF:

Email:

#RomeirosEmCasa “Para mim, é o maior prazer ir todos os anos para Santa Cruz dos Milagres. Acompanhava sempre os meus pais, hoje acompanho minha mãe. Somos romeiras fiéis. Já faz dez anos que meu pai faleceu, desde então vou à Santa Cruz com minha mãe. Sinto-me muito feliz e agradecida por várias bênçãos recebidas, e estamos muito tristes em não podermos ir esse ano. Mas, no próximo ano, com fé em Deus e na Divina Santa Cruz, estaremos aí. Que Deus nos abençoe e nos livre dessa pandemia!”.

Rosa Célia Palmeirais-PI

PROGRAMAÇÃO - JULHO / 2020 SANTA CRUZ EM SUA CASA! Participe conosco da Santa Missa, todos os dias, às 9h: @santuariosantacruzdosmilagres Facebook: Padre Raniery Alencar Youtube: Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial

Envie-nos o seu pedido de oração, rezaremos por suas intenções!

Expediente: Informativo mensal da Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres Distribuição gratuita e dirigida Bispo: Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho (Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI) Reitor: Padre Raniery Alencar Moura Jornalista: Ingrid Monteiro (Amex) – DRT 3595/CE

Fundado em Janeiro 2017

Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Fotos: Mario Jorge e Liana Nunes. Foto de Capa: Gabriel Paulino Colaboradores: Padre Valdiano José de Araújo, Lidiane Marques, Cosme Pereira da Silva. Impressão: Casa da Arte (Teresina-PI) Tiragem: 3.500 exemplares

Assessoria: Amex - Comunicação, Marketing e Fundraising amexassessoria.com

Profile for Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Julho/2020  

Julho/2020  

Advertisement