__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Informativo

Ano 7 - Maio / 2021

Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres Arquidiocese de Teresina-PI

“De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados” (At 2,2).


O ESPÍRITO SANTOS NOS ENVIA À MISSÃO No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre Maria e os discípulos no Cenáculo. “De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados” (At 2,2). Cumprido assim o pedido de Jesus, os discípulos perseveravam na oração, estando reunidos com as mulheres, dentre elas Maria, a mãe de Jesus. “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8). Antes de receberam o Espírito Santo em Pentecostes, os discípulos estavam trancados por medo dos judeus. Sentiam também a dor da angústia por não estarem mais na companhia de Seu Mestre Jesus, ouvindo e praticando os seus ensinamentos. A comunidade que seguiu Jesus de Nazaré passou por uma experiência extraordinária, estupenda e revolucionária. Todos sabiam que algo tinha tomado conta deles, mas não sabiam o que era. O Espírito os chamava e os enviava para a missão dentro e fora do povo de Israel. Terminando o Tempo Pascal, celebramos liturgicamente este acontecimento em solenidade. Devemos também trazer para as nossas vidas, pedirmos com fé a Deus que tenhamos uma nova experiência com o Espírito Santo, o qual recebemos em nosso batismo. Neste tempo de tanta tribulação com a pandemia, vivamos um Pentecoste de Amor que nos envia à evangelização, à oração pelos enfermos, à caridade para com os mais necessitados. Eis o nosso chamado para respondermos generosamente ao Senhor que nos chama para a missão!

Padre Raniery Alencar Moura

Reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres

ASCENSÃO DO SENHOR – OLHAR PARA O CÉU EM TEMPO DE PANDEMIA A liturgia da Igreja Católica, no tempo pascal, celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor. Jesus retorna ao Pai e promete enviar o Espírito Santo aos seus discípulos (At 1,6-11). A Ascensão do Filho oferece como dom à humanidade sua participação na vida divina, pois Jesus, após a ressurreição, apareceu aos discípulos e, à vista deles, subiu aos céus, a fim de nos tornar participantes da sua divindade. Ao refletir sobre a Ascensão do Senhor, o Papa Francisco pontuou que, ao ir para o Céu, Jesus leva ao Pai um presente: as suas chagas. “Quando o Pai olha para as chagas de Jesus, perdoa-nos sempre, não porque somos bons, mas porque Jesus pagou por nós. Olhando para as chagas de Jesus, o Pai se torna misericordioso. Este é o grande trabalho de Jesus

hoje no céu: fazer ver ao Pai o preço do perdão, as suas chagas”. Com isso, podemos voltar os nossos corações para a certeza de que, neste tempo difícil de pandemia e tribulações que todos nós enfrentamos, Deus se compadece de nós. Ao receber o seu Filho Jesus no Céu, o Senhor recebe também a cada um de nós, as nossas dores e pecados redimidos na Cruz por Cristo e visíveis em Suas Chagas Gloriosas.

Padre Diego da Silva Santos Sousa Vigário Paroquial

Santos Amigos: São Filipe Neri Chamado, até hoje, de “santo da alegria e da caridade”, Filipe Rômolo Néri nasceu em Florença, Itália, em 21 de julho de 1515, pertencente a uma família rica. Felipe Neri recebeu seus primeiros ensinamentos religiosos dos frades dominicanos do Mosteiro de São Marcos de Florença, na Itália. Em 23 de maio de 1551, aos 36 anos, foi ordenado sacerdote. Pouco tempo depois, começou a viver na Igreja de São Jerônimo da Caridade (Itália), onde se dedicou especialmente à confissão. Felipe recebeu de Deus o dom da alegria e da amabilidade. Como era tão simpático no seu modo de tratar as pessoas, tornava-se facilmente amigo dos trabalhadores, funcionários, vendedores e crianças de rua. Felipe tinha o dom da cura e restabeleceu a saúde de muitos doentes. Foi declarado santo em 1622 e, em Roma, foi considerado o melhor catequista e diretor espiritual. Fonte: acidigital.com


CAMPANHA ROMEIROS DA SANTA CRUZ, EVANGELIZAÇÃO E COMPROMISSO DE AMOR Você fez seu cadastro e tornou-se um Romeiro da Santa Cruz a fim de fazer parte da grande Família de fiéis que cuidam do Santuário de Santa Cruz dos Milagres? Confira abaixo algumas dicas e passos para te ajudar nesta missão de amor! 1. REZE PELAS INTENÇÕES DO SANTUÁRIO E POR TODOS OS ROMEIROS DA SANTA CRUZ: A oração é forma primordial de contribuir com a missão de zelo à Igreja. Você pode também interceder pelas necessidades físicas e espirituais de todos os romeiros da Santa Cruz, unindo-se, assim, nesta grande família orante. Quanto mais devotos engajados em oração por esse fim, mais seremos fortes e intercessores. Não se esqueça que a oração nos une, aproxima distâncias, sobretudo neste tempo de isolamento social e pandemia. 2. CONECTE-SE AO SANTUÁRIO PELAS REDES SOCIAIS: O Santuário santa Cruz dos Milagres quer estar cada vez mais perto de você, por isso, mensalmente enviamos aos membros da Campanha Romeiros da Santa Cruz um informativo mensal, com notícias e conteúdo evangelizador. Além disso, você pode estar conectado com o nosso Santuário através de nosso site santuariodesantacruzdosmilagres.com e pelas redes sociais: Instagram: @ santuariosantacruzdosmilagres / @pe_raniery e Youtube: Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial 3. SUA DOAÇÃO MANTÉM O NOSSO SANTUÁRIO: Com doações mensais e espontâneas, os romeiros da Santa Cruz ajudam a manter e conservar a estrutura física do Santuário e da Igreja Matriz, visando o bom acolhimento aos romeiros da Santa Cruz. A nossa união é muito importante para que a evangelização aconteça! Cada vez mais, precisamos contar com a sua generosidade, ainda mais pela redução em nossas romarias e visitas diárias devido à pandemia. O que mantém hoje o nosso Santuário é a sua colaboração mensal. Ajude-nos! 4. ROMEIRO DA SANTA CRUZ EVANGELIZA POR AMOR: A Campanha Romeiros da Santa Cruz foi criada com o objetivo de propagar a devoção à Santa Cruz em todos os lares do Brasil, cumprindo assim a missão evangelizadora do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, no Piauí. Todos os romeiros da Santa Cruz podem colaborar de alguma forma com a evangelização, sem sair de casa. Convide amigos e familiares a também fazerem parte dessa missão de amor. Cadastros pelo WhatsApp 86 8192-2739.


ORAÇÃO INVENÇÃO DA SANTA CRUZ

FESTA DA INVENÇÃO DA SANTA CRUZ EM VERSÃO VIRTUAL Por conta da pandemia da Covid-19, celebramos a tradicional Festa da Invenção da Santa Cruz nestes dias 02 e 03 de maio de 2021, somente de forma virtual, através do nosso Canal no Youtube. Vivemos tempos difíceis e de grande instabilidade em todos os setores da sociedade. Por isso, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, juntamente com a Arquidiocese de Teresina-PI, prioriza e contribui efetivamente com a prevenção do avanço na disseminação do coronavírus, prezando pelo bem comum, segurança e saúde de todos. Pedimos aos romeiros da Santa Cruz que intensifiquem as orações, unindo-se a nós na intenção pelo fim da pandemia, pela cura dos enfermos e pelos profissionais que estão na zona de frente no combate à pandemia. Salvai-nos, ó Deus clemente, em nome da Santa Cruz! Programação disponível em: www.santuariodesantacruzdosmilagres.com Youtube: Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial.

Nos campos de Caifás, com o inimigo da Cruz encontrarás, arreda e afastate Santanás. Tu comigo não tens conta, deixa minha alma passar em paz! Porque no dia da invenção da Santa Cruz, cem vezes me ajoelhei, cem vezes o chão beijei, cem vezes me levantei, cem vezes me persignei, pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos, cem Ave Maria rezei, cem na véspera e cem no dia. Me recomendando a Deus e a Virgem Maria. Cem vezes o cão arreneguei: Arrenego de ti Santanás. Ave Maria...

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS: SANTA CRUZ EM SUA CASA! @santuariosantacruzdosmilagres e @pe_raniery Participe conosco da Santa Missa, Santuariodesantacruz.milagres todos os dias, às 9h, pelo Youtube:

Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial

Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial

Expediente: Informativo mensal da Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres Fundado em Janeiro 2017 Distribuição gratuita e dirigida Bispo: Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho (Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI) Reitor: Padre Raniery Alencar Moura Jornalista: Ingrid Monteiro (Amex) – DRT 3595/CE Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Fotos: Arquivo Santuário. Foto de Capa: Gabriel Paulino Colaboradores: Padre Diego da Silva Santos Sousa, Lidiane Marques, Cosme Pereira da Silva. Impressão: Casa da Arte (Teresina-PI) Tiragem: 3.500 exemplares Assessoria: Amex - Comunicação, Marketing e Fundraising amexassessoria.com

Profile for Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Maio/2021  

Maio/2021  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded