__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Informativo

Ano 4 - Junho / 2020

Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres Arquidiocese de Teresina-PI

“Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”. (Rm 12,12)


Fiéis na tribulação e confiantes na esperança Através da virtude da esperança, buscamos a Deus sem cessar, mesmo diante dos desafios em enfrentamos dia a dia. Neste tempo difícil e tantos desafios que vivenciamos com a pandemia, a esperança não nos deixa desanimar, mesmo no meio das aflições e tribulações da vida. São Paulo nos aponta que jamais Deus nos abandona no meio das tribulações: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?. Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou” (Rm 8,3539). Nada pode nos separar do amor de Deus e da Paz nos dada por Cristo Ressuscitado, pois Jesus venceu por nós todas as nossas mortes ao se doar inteiramente no alto da Cruz. Romeiros de Santa Cruz, é a oração que nos dá forças para vencer as tribulações. A oração exige espera paciente. A oração que brota da experiência amorosa de Deus e do coração deve alicerçar o coração como centro da confiança amorosa. Como nos ensina o Papa Francisco, que a oração seja um escudo, um refúgio do homem diante da onda do mal que cresce no mundo. Nesta experiência orante, podemos estar juntos, com paciência, e deixar que o sofrimento de cada dia seja convertido em fé e esperança. Que este caminho seja trilhado com muita fé, ancorados pela proteção da Virgem Santíssima, Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina, que roga por toda as dores da humanidade junto a Deus.

Santíssimos corações de Jesus e Maria, unidos no amor perfeito Neste mês de junho, vivenciamos a Solenidade do Coração de Jesus. Com isso, ao celebrarmos este grande amor de Deus por nós, somos convidados a renovar nossa devoção ao Coração de Cristo, manifestando com gestos concretos na vivência deste amor em nossa família, em nossa Igreja doméstica. Memorar esse dia tornou-se um importante momento pastoral para que toda comunidade cristã vivencie e partilhe, de coração para coração, a própria vida. O Coração humano de Jesus foi concebido no coração virginal de Sua Mãe. O Coração Imaculado de Maria é todo de Jesus e tem vínculo tão indissolúvel com o Coração do Filho de Deus que essa união consuma os dois em um só. Maria primeiro concebeu Jesus na fé e, depois, na carne, quando disse “sim” ao anúncio que Deus lhe dirigiu através do Anjo. Portanto, os dois corações, de Jesus e Maria, são inseparáveis: onde está Um

também está o Outro. Isto mostra quão unido está o Coração Imaculado de Maria ao Sagrado Coração de Jesus, Seu Filho e Nosso Senhor. O Coração de Jesus é a confirmação da presença de Deus em nós. Peçamos, pois, ao Senhor a graça de termos os nossos corações unidos a Jesus e a Nossa Senhora. E vivamos com a principal motivação de que o Coração de Jesus é um centro de amor e como nos ensinou São João Paulo II, no seu testamento espiritual, “só o amor converte os corações e nos dá a paz”.

Padre Valdiano José de Araújo

Vice-reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres

Fique por dentro! Como surgiu a festa de Corpus Christi? Padre Raniery Alencar Moura

Reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.


Notícias do Santuário

Santos Juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro No mês de junho, a Igreja celebra a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Trazemos nesta edição do informativo um pouco da história e testemunho de fé destes amigos do Céu, nossos intercessores: SANTO ANTÔNIO Nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. Foi primeiramente religioso agostiniano e, depois, tornou-se franciscano. Chegou a conhecer São Francisco de Assis e com ele conviveu por um tempo. São Francisco o nomeou responsável pela formação dos frades, diante de sua grande capacidade intelectual e seu conhecimento teológico. É o santo junino com maior apelo popular. ‘É chamado do Santo dos Pobres’ e também muito procurado como santo casamenteiro, por ter ajudado moças pobres a conseguirem os dotes para o casamento.

Doações de devotos mantém Santuário em tempo de pandemia Fazer doações ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres é uma demonstração de amor. Por meio desse gesto de generosidade, o Santuário segue em sua missão de evangelizar, utilizando as redes sociais e tecnologia para tal fim, sobretudo neste tempo de isolamento social devido à pandemia. Diariamente, a fé e esperança presente na Cruz de Cristo (Mistério de Morte e Ressurreição) chegam às casas dos devotos da Santa Cruz através das transmissões online da Santa Missa, celebrada às 09h.

SÃO JOÃO BATISTA João, cujo nome significa ‘Deus dá a graça’, foi o precursor de Jesus. Ele se alegrou com a chegada do Messias, ainda no ventre de sua mãe, Isabel, quando esta recebeu a visita de Maria em sua casa (Lc 1,39-43). Ele foi o único profeta a anunciar a chegada do Messias e a mostrá-lo no meio do povo. Ele batizou no Rio Jordão o próprio autor do batismo. Foi ele quem apontou Jesus, proclamando-o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1,29). No dia 24 de junho, celebramos seu nascimento. Ele é o único dos Santos que tem o dia do nascimento e o dia da morte celebrados, pois os demais santos têm apenas o dia da morte rememorado. SÃO PEDRO Foi o primeiro a ser chamado por Jesus, com seu irmão André (Lc 6,14). Jesus o convidou para deixar o barco na praia, ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens. Pedro prontamente deixou tudo e passou a caminhar com Jesus. Foi o primeiro a professar a fé no Cristo, quando disse: ‘Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo’ (Mt 16,16) – sobre esse testemunho de fé, Jesus edificou sua Igreja. Pedro foi morto e crucificado de cabeça para baixo. Fonte: A12

Oração à Santíssima Trindade Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. Amém.


Nome:

F

Ficha de cadastro

Cel: Estado:

Indique mais um devoto a também fazer parte da Campanha Romeiros da Santa Cruz, preenchendo a ficha de cadastro abaixo:

Cidade:

Endereço: (nº/ apto/ bloco)

Aniversário:

CEP:

Bairro:

Tel:

M

CPF:

Email:

#RomeirosEmCasa “Estou acompanhando as missas pelo YouTube, mas estou com grande saudade de visitar Santa Cruz dos milagres e o Santuário, de ir ao Olho d’água. Graças a Deus, a Nossa Senhora e à Santa Cruz, está sendo muito bom acompanhar as celebrações através das redes sociais. Sentir que não estamos sozinhos neste momento difícil. Eu e meus familiares, amigos e amigas, estamos com muita saudade do Padre Raniery e do Padre Valdiano, mas temos fé que tudo isso vai passar e o nosso encontro será muito bom!”

Maria do Amparo Pereira da Silva Teresina-PI

Doralice Maria da Conceição Lima Teresina-PI

“A Santa Cruz significa tudo em minha vida. Ela já me concedeu muitas graças. Só tenho gratidão por tudo. Este ano, estamos muito tristes em não podermos ir ao Santuário, mas estamos confiantes em Deus que olha por nós. Com fé em Deus e na Divina Santa Cruz, tudo isso vai passar. Unidos na fé, isso nos torna forte!”

PROGRAMAÇÃO - JUNHO / 2020 SANTA CRUZ EM SUA CASA!

Envie-nos o seu pedido de oração, rezaremos por suas intenções!

Participe conosco da Santa Missa, todos os dias, às 9h: @santuariosantacruzdosmilagres Facebook: Padre Raniery Alencar WebRádio: portaldamisericordia.org/santacruz Youtube: Santuário de Santa Cruz dos Milagres Oficial

Expediente: Informativo mensal da Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres Distribuição gratuita e dirigida Bispo: Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho (Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI) Reitor: Padre Raniery Alencar Moura Jornalista: Ingrid Monteiro (Amex) – DRT 3595/CE

Fundado em Janeiro 2017

Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Fotos: Mario Jorge e Liana Nunes. Foto de Capa: Gabriel Paulino Colaboradores: Padre Valdiano José de Araújo, Lidiane Marques, Cosme Pereira da Silva. Impressão: Casa da Arte (Teresina-PI) Tiragem: 3.500 exemplares

Assessoria: Amex - Comunicação, Marketing e Fundraising amexassessoria.com

Profile for Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Junho/2020  

Junho/2020  

Advertisement