Agosto/2025

Page 1


PALAVRA DO REITOR

VOCAÇÃO E MISSÃO

A vida do cristão é, por essência, uma peregrinação. Desde os primórdios da história da salvação, Deus sempre chamou seus filhos a estarem “a caminho”. Basta lembrarmos de Abraão, que deixou sua terra movido apenas pela fé no chamado de Deus. Assim também os profetas, os apóstolos, os santos… todos foram homens e mulheres em saída, conduzidos pelo sopro do Espírito, rumo à realização da vontade divina.

A Igreja, como Mãe e Mestra, continua a nos lembrar que a fé não é estática. O Papa Francisco constantemente nos convidava a sermos uma Igreja “em saída”, que vai ao encontro, que caminha com o povo e para o povo. Nesse espírito, a romaria se torna mais do que um costume religioso: ela é expressão de nossa fé viva, de nosso desejo sincero de conversão e encontro com Deus. Quem vai em romaria sabe que está respondendo a um chamado: o chamado de Deus à mudança de vida, ao recomeço, à esperança.

Neste Ano Jubilar da Esperança, somos ainda mais convocados a colocar os pés no caminho. Nosso amado Santuário de Santa Cruz dos Milagres foi escolhido como Igreja Jubilar, o que significa que todos os que o visitarem em romaria poderão lucrar indulgência plenária, conforme as condições propostas pela Igreja. É um tempo forte da graça, um presente de Deus para reavivar a fé e renovar o coração.

Por isso, quero lhe fazer um convite especial: venha ao Santuário! Traga sua família, sua comunidade, seu grupo de romeiros! Em especial, participe conosco da Festa da Exaltação da Santa Cruz, de 05 a 14 de setembro, dias de intensa espiritualidade, oração, louvor e celebração da cruz que nos salva. Esta é uma oportunidade única de renovar nossa entrega ao Senhor e reacender a esperança que sustenta o nosso caminhar.

A vida cristã é romaria: somos todos peregrinos, em direção ao céu. Que neste caminho, não nos falte a fé, a coragem e a certeza de que Deus nos conduz. E que a Santa Cruz, sinal do amor de Cristo, nos abençoe e fortaleça.

Padre Raniery Alencar Moura Reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres

Paróquia Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres | Arquidiocese de Teresina-PI

FAMÍLIAS REALIZAM ROMARIA

AO SANTUÁRIO SANTA CRUZ DOS MILAGRES

Neste dia 16 de agosto, o Santuário Santa Cruz dos Milagres sediará a X Romaria das Famílias à Santa Cruz dos Milagres, marcando o encerramento da Semana Nacional da Família no território arquidiocesano. O evento, promovido pela Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar, contará com o tema “É tempo de Júbilo em nossa vida” em alusão ao Jubileu da Esperança vivenciado este ano por toda a Igreja. O evento se iniciará às 19h com a Procissão Luminosa, seguida pela Missa de abertura no Santuário. Palestras, Adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor, momento Mariano, testemunhos e Renovação do batismo fazem parte da programação, que já integra o calendário do Santuário.

FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Expediente:

“Há um ano, o nosso milagre aconteceu. Maria Helena veio ao mundo. Depois de um aborto espontâneo, tentamos ter um filho por um bom tempo, mas nunca fomos bem sucedidos. Deixamos para lá, porque não seria a hora certa. Em agosto de 2023, comecei a sentir muitas dores no abdômen. Após exames, fui diagnosticada com endometriose. . A partir dali, a médica disse que era pouco provável uma gravidez natural, tinha que fazer um longo tratamento. Em junho, eu e minha família formos à Santa Cruz dos Milagres, como fazíamos todos os anos e, aos pés de Santa Cruz, o meu marido pediu a graça de um filho, mesmo sabendo que era quase impossível sem o tratamento que era muito caro. No mês de agosto, tive uma perda de um ente querido, passei mal e fui encaminhada para fazer exames. Para fazer um deles, um de imagem, eu precisa fazer um beta HCg e para a nossa surpresa veio um positivo. Ainda muito baixo a visibilidade do bebê no ultrassom a ponto da médica considerar como gravidez química ou provavelmente gravidez ectópica. Em meio à tristeza, nos apegamos mais uma vez à Santa Cruz e, na semana seguinte, o bebê já era visto em meu útero. Durante a gravidez, tive várias idas ao Pronto-socorro com dores e sangramento. Os médicos sempre falavam que a qualquer momento eu poderia abortar. No dia 20 de abril, não amanheci muito bem, já estava com 38 semanas. Fomos ao Pronto-atendimento, estava com pressão alta e fui logo para a cesárea. A anestesia não pegou, pensei que eu não iria sobreviver. Às 21:20, a Maria Helena nasceu ao som da música Terra Seca. Nunca senti um amor tão grande! Ela precisou ficar no suporte de vida, mas mais uma vez nos apegamos à Santa Cruz e uma hora depois o meu bebê milagre estava comigo no quarto. Com a graça de Deus e da Santa Cruz, no ano de 2026, pagaremos a promessa feita pelo pai dela: ela será batizada e consagrada aos pés da Santa Cruz, a que intercedeu pelo nosso milagre!”.

Mayra Beatriz da Silva Santos e Francielton Silva Araújo, pais de Maria Helena Timon-MA

Informativo Santa Cruz - Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres – Santa Cruz dos Milagres, PI Fundado em fevereiro 2017

Distribuição gratuita e dirigida

Coordenação: Dom Juarez Marques Sousa da Silva (Arcebispo Metropolitano de Teresina-PI), Padre Raniery Alencar Moura (Reitor Santuário de Santa Cruz dos Milagres)

Jornalista: Ingrid Monteiro (Sociallis) – DRT 3595/CE

Colaboração: Lidiane Marques

Diagramação: Daniel Ramos (Sociallis)

Fotos: Arquivo do Santuário Tiragem: 3.500 exemplares

Assessoria: Sociallis www.sociallis.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Agosto/2025 by Santuário de Santa Cruz dos Milagres - Issuu