APRENDIZAGEM ATIVA COM UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E MANUAIS DIGITAIS
2.ª Edição
DÁ-LHES POESIA! - CIRCUITOS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
(Trabalho A - Planificação de uma atividade de aprendizagem ativa)
Sandra Galante
Dezembro de 2022
1. Nome do/a Professor/a
Sandra Galante
2. Turma/ Ano de Escolaridade
Uma turma do 8.º ano de escolaridade
3. Título da atividade
Dá-lhes Poesia! - Circuitos de comunicação escrita
4. Descrição geral
Aplicação de uma sequência de ensino e aprendizagem, na disciplina de Português, numa turma de 8.º ano de escolaridade, tendo em mente as necessidades evidenciadas pelos alunos reais e a criação de ambientes de aprendizagem tendentes a facilitar, inicialmente, o trabalho cooperativo (Legendre, 1993) e, progressiva e desejavelmente, a interação colaborativa (Levan, 2004): a atividade proposta, no âmbito da prática da escrita e, simultaneamente, do estudo do texto literário, é a de compilar, em coletânea, poemas alusivos a uma temática específica, elaborando a introdução e comentário a cada um dos textos, numa primeira fase, em suporte papel, e –imediatamente – em suporte digital (blogue).
• Desenvolvimento da atividade de aprendizagem - estratégia de aprendizagem ativa
As tarefas propostas, nas diferentes vertentes, explicitamente inspiradas nas várias estratégias apresentadas, ao longo do MOOC, assumem-se, no entanto, como uma interpretação e adequação em contexto, tendo em mente a especificidade da disciplina e as características/levantamento de necessidades dos alunos, ao nível do domínio da escrita e da proficiência digital. Implicam, inicialmente, momentos de trabalho individual (pesquisa, reflexãoestudo, produção), na sala de aula física e virtual (Kumospace integrado no ecossistema da Classroom), aos quais se seguirão obrigatoriamente a publicação/partilha do trabalho individual (por exemplo, no Blogger integrado no ecossistema da Classroom). A partir daí, todos os alunos terão de intervir nos diferentes blogues (de acordo com o mínimo de intervenções fixado, a saber, três), iniciando-se uma dinâmica de atividade sincronizada, de acordo com a obrigatoriedade de cumprimento dos prazos definidos, que acabará por se assumir como trabalho colaborativo, uma vez que cada texto final será fruto de trabalho conjunto, sustentado pelas sugestões, indicações e apreciações de todos os outros, num esforço coordenado de trabalho comum e de partilha do saber (Malheiro, 2011:116).
Sandra Galante 2
1) Trabalho individual (pesquisa, estudo, planificação, textualização, edição e publicação);
2) Visita e intervenção em blogues de pares;
3) Leitura dos comentários e do feedback do professor;
4) Integração com sentido crítico das propostas;
5) Publicação e classificação do produto final.
Figura 1 – Esquema da estratégia de aprendizagem ativa
Ou seja, todos os alunos serão incentivados a visitar blogues de colegas e a ler e comentar o respetivo trabalho, havendo um mínimo de três visitas obrigatórias por aluno, e todos os bloggers (pelo menos aqueles que cumpram os prazos estipulados) serão alvo de visitas e comentários (enquanto houver blogues sem um mínimo estipulado de visitantes, não será permitida intervenção em qualquer blogue já comentado). Para além disso, ao longo do processo, em contexto de avaliação formativa, todos receberão comentário avaliativo da parte do professor, sob formato de orientação para a autocorreção e melhoria, que se refletirá certamente no produto final.
Figura 2 – Esquema da estratégia de aprendizagem ativa: itinerário do aluno
Blogue 1
Blogue 2
Blogue 3
Blogue 4
Blogue 5
Blogue 6
Blogue 7
Blogue 8
Blogue 9
Blogue 10
Blogue do aluno
Blogue par 1
Blogue par 2
Blogue par 3
Figura 3 – Esquema da estratégia de aprendizagem ativa: efeitos no blogue do aluno
Todo o processo beneficiará, desde início, de orientação clara (etapas, prazos), deixando, no entanto, ao estudante progressiva margem de manobra (autonomia) para a tomada de decisões, apropriação e mobilização de conhecimento declarativo e processual - nenhuma das etapas do trabalho realizado e publicado, patente nos blogues, será apagada, a fim de se perceber a melhoria do produto, ao longo do trabalho de todos (consultar Anexo 1).
• Apresentam-se seguidamente os objetivos de aprendizagem (em articulação com as aprendizagens essenciais previstas para este ano e nível de ensino, bem como com o PASEO) em desenvolvimento ao longo da atividade proposta:
- Utilizar a escrita para estruturar o pensamento e sistematizar conhecimento;
- Utilizar, com autonomia, estratégias de preparação e de planificação da escrita de textos;
- Redigir textos coerentes, selecionando registos e recursos verbais adequados;
- Utilizar, com autonomia, estratégias de revisão e de aperfeiçoamento da escrita de textos;
- Assegurar a legibilidade dos textos, em papel ou suporte digital;
- Utilizar os recursos tecnológicos para desenvolver projetos e circuitos de comunicação escrita.
• Papéis do professor e do aluno, ao longo da atividade:
- Após explicação da atividade e disponibilização do roteiro, bem como negociação da rubrica avaliativa, o professor funcionará como facilitador e orientador, estando presente num contexto de avaliação formativa, fornecendo feedback, e no incentivo ao aluno, bem como na regulação do curso da atividade e, no final, na avaliação sumativa para classificação. O professor manterá
Comentário par
Comentário par Blogue do aluno
Feedback professor
Comentário par
Comentário par ...
Comentário par
- O aluno assumirá o protagonismo, seguindo o guião orientador, de forma autónoma e em cooperação e colaboração com os pares.
5. Espaço de aprendizagem:
A atividade ocorrerá na sala de aula física (mesas organizadas em ilhas), virtual (Classroom, Kumospace) e digital (ferramentas digitais variadas, utilização dos kits tecnológicos dos alunos).
6. Desenvolvimento da atividade avaliativa
Por necessidade de delimitação de campo de trabalho, tendo em conta a planificação da disciplina, a necessidade de produção de feedback em tempo útil e o volume de trabalho da docente, a avaliação pedagógica incidirá no cumprimento da estrutura proposta para a antologia, de acordo com o roteiro fornecido, no aperfeiçoamento da escrita da introdução ao trabalho (em anexo 1 – ponto 5) e nos comentários e interação nos blogues.
Ao longo da atividade, será privilegiada a avaliação formativa, através da disponibilização de um roteiro, que funciona também, ao longo das etapas, como lista de verificação (cf. Anexo 1), e de uma rubrica de avaliação da atividade (cf. Anexo 2), bem como de feedback ao aluno (de pares e do docente). A versão final publicada pelo aluno será alvo de avaliação sumativa para classificação, mobilizando a mesma rubrica avaliativa
7. Recursos úteis
• Blogger (página Web);
• ISSUU (partilha de apresentações);
• Aplicações Google (E-mail; Googledocs, Agenda);
• Myebook (produção de livros eletrónicos);
• Ecossistema Classroom;
• Kumospace;
• Outras (escolhidas pelo aluno).
Sandra Galante 5 também um blogue de apoio e suporte, onde o aluno poderá procurar orientação e apresentar dúvidas, e presença no Kumospace, bem como na sala de aula física.
Enquanto professora, tento operacionalizar os modos de trabalho recomendados no contexto do conhecimento atual das necessidades do indivíduo, da didática da disciplina e da evolução tecnológica e, ao longo do trabalho de ensinar e aprender, procuro monitorizar o processo, recolhendo explicitamente informação qualitativa contextualizada, útil ao professor, para orientação posterior do desenvolvimento curricular, mas também ao aluno, que procuro responsabilizar, de forma esclarecida, pela regulação do seu processo de aprendizagem e pelo seu desenvolvimento cognitivo, fazendo-o assumir cada vez mais o trabalho inicialmente realizado apenas pelo professor (ex.: procedimentos explícitos de orientação do aperfeiçoamento da escrita, técnicas de (auto)correção)).
Neste campo, devo dizê-lo, as ferramentas tecnológicas são recursos preciosos, propiciando percursos pedagógicos originais, motivantes e eficazes.
Atendendo ao anteriormente referido, em resultado da tarefa pedagógica em discussão, espero que os alunos desenvolvam a competência da escrita e, em simultâneo, a Literacia Digital, tanto no que respeita à proficiência relativa ao manuseio das ferramentas a utilizar como no que se refere à cidadania digital, como explicitado no PASEO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Legendre, R. (1993). Dictionnaire actuel de l’éducation (2e édition). Montréal/Paris : Guérin/ESKA
Levan, S. K. (2004). Travail Collaboratif sur Internet. Concepts, méthodes et pratiques des plateaux projet. Paris: Vuilbert.
Malheiro, S. (2011). Itinerários de @prendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online. Tese (Ciências da Educação, Especialidade em Comunicação Educacional). Lisboa: Universidade Aberta.
Imagens - domínio público com licença CC
Sandra Galante 6 8. Reflexão sobre resultados a alcançar
Dá-lhesPoesia!
Anexo 1
Português
«O Clube dos Poetas Mortos era uma sociedade cujos membros tinham como objectivo extrair todo o sumo da vida. […] Éramos um pequeno grupo de pessoas. Reuníamo-nos na velha gruta índia e, à vez, líamos poetas famosos ou os nossos próprios poemas; e, com o encanto do momento, esses poetas exerciam a sua magia sobre nós.»
Guião do filme «O Clube dos Poetas Mortos» (adaptado)
Roteiro:decomoconstruirepartilharumaantologialiterária
ETAPA 1 - O que é uma antologia?
RECORDE:
✓ Antologia n.f. 1. Coleção de textos escolhidos, em prosa ou em verso, de diferentes autores, SELECTA. ~ de poetas satíricos do séc. XX. 2. Seleção do que há de melhor nas diferentes áreas. Imagens de ~.
✓
Dicionário Verbo da Língua Portuguesa
1.1 Explique,apartirdestadefinição,osprocedimentosnecessáriosparaseproduziruma antologia.
ETAPA 2 – Plano de trabalho: o que vou fazer? Quando? Onde?
2.1 Preenchaagrelhaaseguirapresentada(adequando-aàsnecessidades).
Aula__ BE ___ Casa __ Sim __ Não __
Aula__ BE ___ Casa __ Sim __ Não __
Aula__ BE ___ Casa __ Sim __ Não __
Sandra Galante 7
ETAPA 3 – Planificar a antologia
3.1 Dos tópicos a seguir indicados, selecione aquele que lhe parece mais adequado como critériodeseleçãodepoemasparaasuaantologia:
a. Poemas reunidos em torno de um tema1
b. Poemas que expressam sentimentos positivos
c. Poemas visuais
d. Poemas com grande investimento na sonoridade
e. Poemas de um género poético específico2
3.2 Leiadiferenteslivrosdepoemase/ouantologiaspoéticas3,demodoafazerumarecolha depoemasqueserelacionemcomotópicoqueescolheu.
3.3 Apósarecolhadospoemasquevãointegrarasuaantologia,definaaordempelaqualos poemas deverão estar dispostos: ordem cronológica de nascimento do poeta, ordem alfabéticadonomedopoeta,ordemcrescenteoudecrescentedepreferência,entreoutras.
3.4 Leiacadaumdospoemaseanalise-o.Tenhaemcontaoguiãodeavaliaçãodaleiturade textospoéticosfornecidopelaprofessora.
ETAPA 4 – Produzir a antologia
4.1 Produza um documento Word em que integre a sequência de poemas que escolheu. Coloque um poema em cada página, com o título e com o nome do autor e do livro a que pertence.
4.2 Apósatranscriçãodecadaumdospoemas,redijaumcomentárioqueexpliquearazão pelaqualessepoemafoiescolhidoporsiparaaantologia.
Formularumaapreciaçãocríticadecorrentedoatodelersignifica:
1 Se selecionou este tópico, convém definir desde já o tema em questão. Existem temas como: poemas sobre o mar, sobre a infância, sobre a desilusão amorosa; sobre o amor, sobre o tema da viagem; sobre a liberdade; sobre a amizade e/ou os amigos, entre outros.
2 Neste caso, pode ser uma antologia de sonetos de poetas portugueses contemporâneos, por exemplo.
3 Biblioteca Escolar, Internet, outros.
Pronunciar-se, neste caso, por escrito, manifestando um ponto de vista crítico, expresso num juízo de valor (favorável ou desfavorável…) acerca da capacidade criadora e inventiva do escritor, da profundidade, elevação (grandeza) e universalidade das ideias, da originalidade compositiva e organizativa das formas de expressão e das formas de conteúdo, da riqueza, complexidade, perenidade e excelência da informação codificada, da mundividência e sistema de valores plasmados no texto, etc., etc.
4.2.1 Consulteumexemplodeumcomentárioredigidoporumcolegaseu:
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...
Miguel Torga, Diário VIII
«Sinto, em relação a este poema, uma sintonia de sentimentos relacionados com a privacidade, o segredo que se guarda e vive apenas em nós. Apesar de ser sociável, há assuntos que sinto serem só meus, que são o meu segredo e escusam de me atentar: não os divulgo a ninguém.
Por outro lado, sinto-me solidário com este amigo desprotegido, como – aliás – sou leal a todos os meus amigos. Um ninho é uma casa vulnerável e um passarinho recém-nascido pode transformar-se numa vítima fácil. Ou seja: sou também responsável pelos meus amigos, respeitoosseussegredoseassuasfragilidades.Apreciopoemasassim,muitosimples,curtos na extensão e no verso, que traduzem as nossas emoções como quando éramos meninos: o diminutivo lembra-me a infância, quando andávamos ao pássaros… A verdade é que deve dar muito trabalho escrever um poema assim, que diz tanto com tão poucas palavras.»
Aluno do 8.º ano, 2020-2021
4.2.1.1 O que acha? Tem alguma alteração a propor?
4.2.1.2 Redija agora os seus comentários aos poemas que escolheu.
Sandra Galante 9
5. Escreva o texto que funcionará como introdução da sua antologia. Esse texto introdutório deve seguir um plano cuidadosamente delineado. Siga o plano apresentado e discuta-o com o seu professor e colegas, antes de redigir o texto.
Parágrafos Tópicos a desenvolver
1.º
[parágrafo de abertura]
2.º
[parágrafo de fundamentação do trabalho]
Indicação do tipo de trabalho ou texto que é apresentado.
[espaço para as suas ideias]
Sugestões
Ideias necessárias
- Antologia pessoal breve
- Poemas de poetas de língua portuguesa
- Poetas do século XX
- Número de poemas incluídos na antologia
Justificação do trabalho ou texto que se vai ler. Esta parte do texto implica a apresentação da pertinência do trabalho elaborado. Hipóteses:
[espaço para as suas ideias]
3.º
[parágrafo sobre a estrutura do trabalho]
4.º
[parágrafo de conclusão]
[espaço para as suas ideias]
- partilhar com outros os poemas de que mais se gosta
- desenvolver a sensibilidade estética num exercício de leitura e de partilha literária
Apresentação da estrutura do trabalho ou texto Nesta parte do texto, deve apresentar a estrutura. Após a introdução, a antologia é composta por: - poema, - comentário explicativo da escolha do poema. A escolha dos poemas teve como critério… (critério escolhido) Os poemas surgem de acordo com a ordem… (ordem definida)
Fechamento da introdução
[espaço para as suas ideias]
Nesta parte do texto, poderá retomar alguns tópicos anteriores, de modo sintetizado.
6. Dêumnomeàsuaantologia.
7. Façaumarevisãocríticaantesdeentregar/publicarotrabalho4 .
ETAPA 5 – Publique a antologia5, de acordo com o guião fornecido pela professora (alternativas: blogspot6; myebook7; googledocs8)
ETAPA 6 – Visite as antologias virtuais dos seus colegas e comente-as, tendo por referência o guião fornecido pela professora (mínimo: 3)9
4 Faça-a acompanhar de imagens/outros recursos que considerar adequados.
5 Até 30 de maio 2023.
6 Blogger.com – crie facilmente um blogue único e apelativo.
7 http://www.myebook.com/
8 https://docs.google.com/
9 Até 9 de junho de 2023.
Critérios
Estruturação
(ponderação 25%)
Cumpre todas as propostas constantes do roteiro para a elaboração da antologia ou apresenta alterações pertinentes, que demonstram apropriação da tarefa. Apresenta o blogue num template atraente e com possibilidade de comentários dos visitantes.
Anexo 2
RUBRICA ANALÍTICA
Publicação em blogue de antologia digital de Poesia
Cumpre todas as propostas constantes do roteiro para a elaboração da antologia. Apresenta o blogue num template atraente e com possibilidade de comentários dos visitantes.
Cumpre geralmente as propostas constantes do roteiro para a elaboração da antologia. Apresenta o blogue com possibilidade de comentários dos visitantes.
Cumpre algumas das propostas constantes do roteiro para a elaboração da antologia. Apresenta o blogue com possibilidade de comentários dos visitantes, permitindo o feedback do docente.
Não cumpre muitas das propostas constantes do roteiro para a elaboração da antologia. Não apresenta o blogue ou apresenta o blogue sem possibilidade de comentários dos visitantes.
Escrita (ponderação 25%)
Textualiza com total pertinência de conteúdo, articulação e correção linguística: sem erros de ortografia ou de pontuação, conjugação verbal, concordâncias... Apresenta o texto de
Textualiza com pertinência de conteúdo, articulação e correção linguística: incorre em até 2 erros de ortografia ou de pontuação, conjugação verbal, concordâncias...
Textualiza com pertinência de conteúdo e incorre em até 6 erros de articulação e correção linguística: ortografia, pontuação, conjugação verbal, concordâncias... Publica o texto.
Textualiza nem sempre com pertinência de conteúdo e incorre em mais de 6 erros de articulação e correção linguística: ortografia, pontuação, conjugação verbal, concordâncias...
Não apresenta texto ou textualiza de forma lacunar e sem pertinência de conteúdo e, tendo em conta a extensão do texto produzido, com muitos erros de articulação e
Interação (ponderação 25%)
forma organizada.
Depois do feedback de pares e docente, faz alterações (acrescentando, eliminando, corrigindo conteúdo ou forma).
Garante excelente aspeto gráfico.
Apresenta o texto de forma organizada.
Depois do feedback de pares e docente, faz alterações (acrescentando, eliminando, corrigindo conteúdo ou forma).
Garante muito bom aspeto gráfico.
Depois do feedback de pares e docente, faz, pelo menos, 1 alteração (acrescentando, eliminando, corrigindo conteúdo ou forma).
Garante aspeto gráfico razoável.
Publica o texto sem preocupação com o aspeto gráfico.
Depois do feedback de pares e/ou docente, não faz ou faz de forma incorreta alterações.
correção linguística: ortografia, pontuação, conjugação verbal, concordâncias...
Publica o texto sem preocupação com o aspeto gráfico.
Depois do feedback de pares e/ou docente, não faz ou faz de forma incorreta alterações.
Cumprimento de prazos
(ponderação 25%)
Intervém, de forma pertinente e construtiva, dando sugestões, em 3 ou mais blogues de pares. Responde aos comentários dos pares no seu blogue e integra as recomendações, com sentido crítico.
Cumpre todos os prazos estipulados.
Intervém, de forma pertinente e construtiva, dando, pelo menos, 1 sugestão, em 3 blogues de pares. Responde aos comentários dos pares no seu blogue e integra as recomendações, com sentido crítico.
Cumpre todos os prazos estipulados.
Intervém, de forma pertinente e construtiva, em 3 blogues de pares, mas não apresenta sugestões. Responde aos comentários dos pares no seu blogue e integra (ou procura integrar) recomendações.
Cumpre quase todos os prazos estipulados, ultrapassando ligeiramente (atraso global até uma semana) até 2 dos prazos.
Intervém, de forma pertinente, em, pelo menos, 1 blogue de pares. Responde ao feedback do docente e integra (ou procura integrar) algumas das recomendações.
Não cumpre alguns dos prazos e não apresenta ou apresenta com até 2 semanas de atraso o blogue.
Não intervém ou não intervém de forma pertinente, em, pelo menos, 1 blogue de pares. Não integra as recomendações constantes do feedback do docente.
Não cumpre a maior parte dos prazos e não apresenta ou apresenta com mais de 2 semanas de atraso o blogue.