Fernando Namora na Escola - Concurso Municipal de Leitura e Análise Literária

Page 1

Dizem haver gente que escreve para o futuro Eu também Fernando Namora in «Divagação», Marketing, 1969

O concurso prevê prémios específicos para os diferentes escalões, por nível de ensino, e um prémio de distinção, a atribuir ao melhor trabalho apresentado. Os prémios serão entregues em sessão pública, em local e data a anunciar oportunamente.

Condeixa a Nova, 13 de setembro de 2022

No âmbito da realização das II Jornadas Fernando Namora, e em articulação com a Câmara Municipal de Condeixa, a Casa Museu Fernando Namora, o Nova Ágora Centro de Formação de Associação de Escolas e a Rede de Bibliotecas de Condeixa, o Agrupamento de Escolas de Condeixa a Nova divulga o I Concurso Municipal de Leitura e Análise Literária - Fernando Namora na Escola, exclusivamente dirigido ao público escolar do Agrupamento de Escolas, do Pré escolar ao Ensino Secundário, tendo por objeto a leitura e reflexão em torno dos textos do escritor. As categorias a concurso são a produção de texto escrito e a elaboração de conteúdos multimédia. No que ao corpus textual diz respeito, os participantes poderão deter se num texto poético à sua escolha ou, especificamente na dimensão da prosa, reservar se à obrigatoriedade de referência a um conto da obra referida no ponto 7. do presente regulamento. Pretende se, desta forma, estimular e desenvolver o conhecimento e o estudo da obra namoriana, adequando o objeto de estudo aos diferentes escalões e às características das turmas, concedendo aos docentes a primazia pedagógica da seleção da amostra textual

Pel’A Comissão Organizadora: Avelino Santos

4.1. Produção de texto

1. A organização do Concurso é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, designadamente da Comissão Organizadora das II Jornadas Fernando Namora, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa e em parceria com a Rede de Bibliotecas de Condeixa e Nova Ágora Centro de Formação de Associação de Escolas.

4.1.1. Nesta categoria serão admitidos trabalhos de análise literária de um texto do autor, respeitando-se o atrás referido. Dão-se como exemplos os seguintes géneros textuais: comentário de texto, texto argumentativo, artigo de opinião ou artigo científico.

2. O Concurso decorre desde o dia 1 de outubro de 2022 até 1 de março de 2023.

Artigo 1.º - Disposições Gerais

Regulamento

4. Os trabalhos apresentados a concurso podem ser realizados nas seguintes categorias:

3. O Tema/Objeto do Concurso é o seguinte: Fernando Namora na Escola Leitura e Análise Literária de um texto - Poesia: escolha livre; Prosa: um conto selecionado a partir do corpus textual sugeridodo no ponto 7. do presente Regulamento.

Fernando Namora na Escola Concurso Municipal de Leitura e Análise Literária

6. Os trabalhos serão apreciados por escalão, conforme tabela seguinte:

b) áudio (podcast)

5. O Concurso destina se aos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

4.2. Multimédia

6.2 Cada participação tem por objeto apenas um dos textos do escritor, respeitando se o atrás referido.

pré-escolar x 1.º ciclo x 2.º ciclo x x 3.º ciclo x x secundário x x

4.2.1. Nesta categoria serão admitidos trabalhos de análise e interpretação de um texto do escritor, como atrás referido, produzidos em diferentes ferramentas digitais na área multimédia, para as quais se definem quatro subcategorias:

c) site/blogue

6.1. No caso dos escalões do pré escolar e 1.º ciclo os trabalhos poderão ser realizados em grupo turma ou pequenos grupos.

Escalões produçãoCategoriatextual multimédiaCategoria

a) vídeo

d) outras ferramentas digitais

3. A identificação dos autores deverá ainda constar nos créditos (ficha técnica) dos produtos multimédia produzidos.

1. A inscrição no Concurso é efetuada a partir do momento em que o aluno/grupo de alunos/turma, com a ajuda de um professor, procede à entrega/envio do trabalho a concurso.

7. No que concerne à categoria de Produção escrita, textos em prosa, a comissão indica, nos escalões dos 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário, que sejam considerados os contos inseridos na obra Retalhos da Vida de um Médico, cabendo aos docentes a adequação da amostra textual aos diferentes contextos pedagógicos.

Artigo 3.º - Condições técnicas

2. Na categoria de Multimédia, serão admitidos a concurso trabalhos inéditos e originais, em quaisquer das modalidades atrás sugeridas, respeitando as regras dos Direitos de Autor.

Artigo 2.º - Condições de Candidatura

2. No corpo de texto do e-mail deverão constar os autores de cada trabalho e a Memória Descritiva em anexo.

1. Para os trabalhos de produção de texto deverão ser observadas as seguintes normas: formato Folha A4, fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento 1,5. Não deverão ser ultrapassadas as 2 páginas.

4. Cada participante ou grupo de participantes poderá apresentar um único trabalho a concurso, numa das categorias.

Artigo 4.º - Composição do Júri de Seleção e Secretariado

5. Cada trabalho incidirá apenas num único texto, respeitando se o atrás referido.

1. O Júri é constituído por um representante do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, um representante da Autarquia, um representante do Nova Ágora CFAE e um especialista a designar.

2. O secretariado é constituído pelas técnicas da Biblioteca Municipal Eng.º Jorge Bento.

Artigo 5.º - Envio dos Trabalhos

1.1 Nenhum membro do júri pode participar ou ter familiares (parentes em linha direta) que participem neste concurso.

1. No âmbito da categoria 1, os trabalhos serão apreciados segundo os seguintes critérios:

3. Qualquer indício de plágio é punível com a desclassificação do trabalho.

4.1 Não é possível acumular participação individual e em grupo.

1. Os trabalhos elaborados deverão ser enviados, em formato digital, para o endereço concursomunicipalfernandonamora@aecondeixa.pt, em formato pdf, para a categoria de Produção textual, e através de We transfer ou através de link, para a categoria Multimédia.

Artigo 6.º - Apreciação dos Trabalhos

2.1. Respeito pelo tema; 2.2. Pertinência do ponto de vista da abordagem analítica; 2.3. Criatividade;

Artigo 7.º Atribuição de prémios

3. Será atribuído um prémio especial do júri para o trabalho que, no conjunto de todas as categorias e escalões, se destaque pela sua qualidade, assim como um prémio honroso para os docentes orientadores dos trabalhos distinguidos.

2. Caso não haja qualidade nos trabalhos apresentados, o júri poderá não atribuir prémios.

4. Os trabalhos premiados obterão o selo de qualidade e recomendação do Agrupamento de Escolas de Condeixa a Nova e serão disponibilizados em sítio virtual vocacionado para o estudo da obra do escritor, por jovens do pré escolar ao secundário.

1.1. Respeito pelo tema; 1.2. Pertinência do ponto de vista da abordagem analítica; 1.3. Domínio da(s) técnica(s) de composição textual; 1.4. Coerência e coesão do texto; 1.5. Correção linguística.

2.4. Expressividade (modalidades vídeo/áudio);

2. No âmbito da categoria 2, os trabalhos serão apreciados segundo os seguintes critérios:

1. Serão entregues prémios ao melhor classificado de cada escalão.

2.5. Usabilidade do recurso em contexto pedagógico.

4.1 Poderão receber o selo atrás referido outros trabalhos, ainda que não premiados, de acordo com os critérios de qualidade constantes do regulamento de atribuição do selo de qualidade e recomendação do Agrupamento de Escolas de Condeixa a Nova.

3. Os casos omissos no presente Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.

1. Os trabalhos premiados serão divulgados nos meios de divulgação digital do Agrupamento de Escolas e da Rede de Bibliotecas de Condeixa a Nova, no site da Câmara Municipal e nos canais do Nova Ágora - CFAE.

Artigo 8.º - Disposições finais

5. Todos os concorrentes receberão um Certificado de Participação.

4. A propriedade dos trabalhos colocados a concurso é pertença do autor, podendo estes ser publicados e utilizados em divulgações, devidamente identificados, não sendo os organizadores da iniciativa obrigados a qualquer recompensa ao autor.

2. Será feita uma exposição digital dos trabalhos apresentados a concurso, reservando se ao júri a seleção dos mesmos.

5. A participação no Concurso implica a aceitação das disposições contidas no presente Regulamento.

6. Não há lugar a recurso da decisão do júri.

ANEXO 1

NOME (INDIVIDUAL/ COLETIVO) ESCALÃO A QUE TURMACONCORREEANODEESCOLARIDADE

SUBCATEGORIACATEGORIA

TÍTULO DO TRABALHO

[Anexo referente ao ponto 2 do Artigo 2.º do Regulamento do Concurso “Fernando Namora na Escola - Leitura e Análise Literária”]

DADOS RELATIVOS AO TRABALHO

IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES)

BREVE DESCRIÇÃO/SINOPSE

MEMÓRIA DESCRITIVA

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.