Revista em Família nº49

Page 15

Capa Escola Normal Rural. Em 07 de setembro de 1939 foi inaugurado, em Porto Velho, o Hospital São José. Em 1926, as FMA marcaram sua presença em Pernambuco com o início da Obra em Petrolina. Na década de 30, surgiram três novas comunidades: Manaus, em 1930; Baturité em 1932 e Fortaleza em 1933. 1.3. INSPETORIA SANTA CATARINA DE SENA No período da Consolidação das FMA, no Brasil, foram dados passos significativos em termos de melhor organização das províncias. O território brasileiro foi dividido em três províncias. À primeira Inspetoria, com o nome de Santa Catarina de Sena, ficaram reservados os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde já haviam sido fundadas obras no período anterior. Passaram a ser incluídos nessa província também os Estados de Santa Catarina e de Goiás. Ganhou novamente autonomia a Inspetoria de Mato Grosso, que até 1922 esteve sob a direção de São Paulo. Dessa Inspetoria continuaram dependentes as Casas fundadas na Prelazia do Araguaia. Por último, foi criada a Inspetoria do Nordeste com Casas fundadas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas.

Irmãs chegando a Cucuí, localidade próxima às fronteiras da Venezuela e da Colômbia, em 1967; e ainda Corumbá, próxima à Bolívia”. Essa expansão provoca uma nova organização territorial nas Obras por meio da criação de Inspetorias, com a divisão da Inspetoria Santa Catarina de Sena, de São Paulo, BSP: Inspetoria Imaculada Auxiliadora – Campo Grande – 1941; Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife – 1941, abrangendo as regiões do Norte e Nordeste; Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte – 1948; Inspetoria Laura Vicuña – Manaus – 1961 – desmembramento da Inspetoria de Recife; Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre – 1967; Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Rio de Janeiro – 1984 – desmembramento da Inspetoria de Belo Horizonte; Inspetoria – Nossa Senhora da Paz – Cuiabá – 1993 – desmembramento da Inspetoria de Campo Grande; Inspetoria Santa Teresinha – Manaus – 2005 – desmembramento da Inspetoria Laura Vicuña de Manaus.

Na introdução do terceiro volume das “As Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: cem anos de História”, o historiador Riolando Azzi (2003) afirma que as décadas de 40 e 50 são marcadas pela expansão das obras das Salesianas, por todo o território nacional: “as fundações atingem Uruguaiana, extremo sul do país, na fronteira com a Argentina, e do outro lado, no extremo norte, com as primeiras janeiro | fevereiro | março e abril 2017| 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.