Revista Manutenção Evolution

Page 23

ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA NA CONCESSIONÁRIA

As dificuldades são muitas, mas tudo é superado se o profissional realmente gostar do que faz. Everton dos Santos, Luciano de Andrade Matos, Pedro Henrique de Oliveira, Wendel Lucas Pereira

A atuação do técnico de manutenção automotiva na concessionária é de suma importância, é quem pode melhor instruir o cliente sobre qualquer coisa relacionada ao veículo, pode até auxiliar o cliente na compra, tendo em vista a relação custo benefício de cada veículo para encontrar o que melhor se adequa ao cliente.

Sérgio Raimundo Costa Santos é Técnico Sênior da concessionária Baviera, localizada na Avenida Paralela, em Salvador. Ele atua também como supervisor técnico na mesma concessionária, e afirma que nessa função, ele supervisiona todo serviço realizado no veículo, acompanha tudo o que foi realizado, deixando tudo perfeito e aprovado. Para isso, informa Sérgio, “temos um serviço de reparações automotivas, onde é feito o check list e o pós check list; Temos também o ATC (Atendimento total ao cliente) para uma posterior verificação do sistema do veículo.”

Na Concessionária, o Técnico pode adquirir algumas funções importantes, como inspetor técnico de oficina, onde vai inspecionar todo o serviço feito no veículo antes de voltar às mãos do seu proprietário para que esteja tudo na mais perfeita ordem; Supervisor de Oficina, onde supervisionará todo o trabalho dos mecânicos em veículos na oficina e os auxiliando caso haja necessidade; O Técnico Sênior é quem está abaixo do Engenheiro Mecânico, por ser o mais experiente.

Perguntado sobre como chegou a essa profissão, Sérgio Costa revela que foi por meio de oficinas e depois fez o curso do SENAI; logo após fez o curso da Volkswagen e passou a gostar da

profissão. Com 27 anos de profissão e 28 anos ministrando aulas na área da Mecânica, ele nos conta sua trajetória de trabalho: “Decidi ingressar nessa área quando passei por dentro de uma oficina. Eu estava em casa estudando e necessitava comprar algumas coisas pra mim, então fui trabalhar na oficina de um tio, fui para a funilaria, pintura, e passei por mecânica, a qual eu mais me aproximei. Dai em diante tomei gosto e estou até hoje.”

Segundo ele, as principais características de um técnico são estar bem preparado, ser seguro no que fala, ser bom no que faz e passar para seu cliente a confiança e a responsabilidade de um serviço bem feito. Sérgio declara que nessa área as dificuldades são muitas, a exemplo de ter que ficar longe da família para tomar curso, ou mesmo certos aborrecimentos no trabalho; mas tudo é superado se o profissional realmente gostar do que faz. █

23


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.