Page 1

1


Índice 3 5 6 7 9 10 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Agradecimentos Manutenção Evolution: Palavras iniciais Pronatec: Portas abertas para o futuro Mulheres Mecânicas Automotivas com orgulho! Salão de Genebra: os holofotes se acendem em meio à guerra. Como deixar seu carro mais feminino! Fique por dentro: Companhia de seguros Como funciona uma Companhia de seguros na Concessionária? Jovens estudantes agora, adultos bem sucedidos depois Lançamento de carros: Ford New Fiesta Grávidas ao volante: Limites e cuidados A grande evolução do mercado automobilístico no Brasil e no mundo Qualificação dos profissionais na área automotiva Atuação feminina na área automotiva Entrevista - profissão da vez: Inspetor Técnico Curiosidade: Mulheres que colecionam carros antigos Atuação do Técnico em Manutenção Automotiva na Concessionária Coordenador de Manutenção Automotiva: A importância desse profissional no mercado de trabalho Acessórios automotivos Como atua um Supervisor de Manutenção Automotiva?

FICHA TÉCNICA

EXPEDIENTE

Coordenação Pedagógica SESI EJA RMS - Elisangela Leão Professora de Língua Portuguesa SESI EJA RMS - Sâmara Azevedo Professor de Matemática SESI EJA RMS – Fábio Augusto Ferreira Coordenação Pedagógica SENAI (LTA) – Verônica Cedraz Coordenador de Manutenção Automotiva SENAI – Jorge Cordeiro Supervisor de Manutenção Automotiva SENAI – Enoch Júnior

Revista “Manutenção Evolution”. Produção das turmas de Manutenção Automotiva do Senai (PRONATEC - CAMAÇARI), em parceria com o SESI, sob a orientação, edição e diagramação da professora Sâmara Azevedo (SESI).

Gerente da Unidade SESI EJA RMS - Denise Dib Gerente Pedagógica da Unidade SESI EJA RMS - Márcia Lago

Os textos que constam nessa revista foram redigidos pelos alunos, bem como é dos alunos a responsabilidade pelas imagens utilizadas. Em Agosto de 2013.

CAPA: Marcelo Vasques - celovasques@hotmail.com (71 8144-0722)

2


AGRADECIMENTOS Em nome da turma 42238, agradecemos a todos que nos apoiaram nessa longa caminhada, por ter nos motivado na nossa conquista. A turma 42238 agradece carinhosamente a professora Sâmara Azevedo pela criação desse belo projeto. Graças a pessoas como a Professora Sâmara Azevedo, que acreditam na nossa força de vontade e em nosso trabalho, as lutas sempre valem a pena. Sem deixar de falar do SENAI e do SESI que abriram as portas para que nós alunos possamos ingressar no mercado de trabalho. Aproveitamos para agradecer aos voluntários que puderam nos conceder esta rica pesquisa de conhecimentos que se tornou parte muito importante da nossa revista. Colocamos em destaque também o nosso coordenador Jorge Cordeiro que nos auxiliou nas visitas em algumas concessionárias para que pudesse acontecer o melhor desenvolvimento do nosso projeto, além de nos conceder as entrevistas que tanto foram importantes. Agradecemos a equipe LTA, principalmente à coordenadora Verônica Cedraz. Agradecemos todo o apoio, carinho e atenção da coordenadora do SESI, Elisangela Leão, como também ao supervisor do curso, Enoch Júnior, que sempre se disponibilizou a estar junto à turma sem medir esforços. Muito obrigado!

TURMA 42.238 – TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA (2013) 3


‚Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.‛ [Filippo Tommaso Marinetti, Manifesto Futurista]

TURMA 42.237 – TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA (2013)

4


Manutenção Evolution: Palavras iniciais O projeto ‚Manutenção Evolution‛ surgiu da necessidade de aprofundamento na área de Manutenção Automotiva dos alunos das turmas 42.237 e 42.238 do SENAI – LTA. Assim, resolvi junto às turmas, fazer pesquisas de campo e reuni-las em uma espécie de revista, que seria então o resultado das aulas de Língua Portuguesa ministradas por mim. A construção de um texto acontece fora dele, por meio de vivências, leituras e discussões; Por isso propus aos alunos a aceitação de um desafio: trazer a manutenção automotiva para dentro do texto. Esse desafio acabou se transformando em uma experiência enriquecedora, pois possibilitou aos alunos a busca por aquilo que é a essência do curso, através de visitações, entrevistas, pesquisas práticas etc. As turmas 42.237 e 42.238 são oriundas do PRONATEC, iniciativa do governo federal em parceria com escolas técnicas e outras instituições por todo o Brasil. Desde que surgiu, em 2011, o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vem oferecendo aos jovens de baixa renda a possibilidade de ingressar gratuitamente no mundo do trabalho, através de cursos técnicos profissionalizantes. No SENAI, os alunos que ingressam nos cursos técnicos profissionalizantes, participam do acompanhamento pedagógico oferecido pelo SESI, uma espécie de ‘reforço escolar’ nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que são ministradas pelos professores do SESI. Esse acompanhamento pedagógico é fruto da parceria entre SESI e SENAI, cujo intuito é sanar possíveis dúvidas dos alunos nessas áreas, como também visa subsidiá-los nas disciplinas específicas dos cursos, possibilitando assim, melhor rendimento nos estudos. Com o apoio dos coordenadores Elisangela Leão (SESI - EJA), Verônica Cedraz (SENAI LTA), Jorge Cordeiro (SENAI CIMATEC), professor Fábio Augusto (SESI EJA), professores e alunos de Manutenção do SENAI LTA e a equipe da unidade SESI EJA, foi possível superar todos os obstáculos com êxito, para enfim desfrutarmos de tudo que a manutenção automotiva representa em nossas vidas e assumirmos de vez que somos loucos por carros! █ Professora Sâmara Azevedo

5


Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século (Cora Coralina)

PRONATEC: PORTAS ABERTAS PARA O FUTURO Por Caroline Silva Santos, Edy Carlos Ferreira Batista, Juliana Laísla Barbosa Pereira, Rafaela Santos de Jesus

Criado em 2011, pelo governo federal, o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC), tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. De acordo com Verônica Cedraz Melo, Coordenadora Pedagógica do SENAI-LTA (Camaçari), o funcionamento do PRONATEC envolve um conjunto de iniciativas em acordo de gratuidade com os serviços nacionais de aprendizagem, que objetivam ampliar, progressivamente, os recursos do SESI, SENAI e SENAC, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos, de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda. O Estado da Bahia foi habilitado pelo MEC, (Ministério da educação) no segundo semestre de 2012, para ofertar o PRONATEC, cerca de R$ 15.894.000,00 em investimento. Só em 2013 serão ofertadas 36 mil novas vagas, que serão destinadas, principalmente, a estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio da rede estadual de educação que fazem o curso no turno oposto ao que estão matriculados. Por estar em parceria com o SENAI, o programa oferece cursos técnicos de grande procura, como por exemplo, Mecânica, Manutenção automotiva, Auxiliar administrativo, Agentes de informações aos turistas, Costureiros, Desenhistas da construção civil, dentre outros, com a estratégia de gerar mais oportunidades para que jovens e trabalhadores reforcem o atendimento as demandas como o Porto Sul, Vida melhor (urbano e rural), copa 2014 e das políticas de interiorização estaduais, de saúde, ou agricultura, trabalho, esporte e cultura, alem das demandas territoriais específicas. Ainda segundo Verônica Cedraz Melo, a gratuidade amplia a possibilidade de pessoas de baixa renda, dando prioridade para estudantes e trabalhadores. Com oportunidades oferecidas pelo PRONATEC, SENAI, SESI e seus parceiros, jovens em idade escolar conseguem um diploma técnico, que possibilita mais facilidade para ingressarem no mercado de trabalho.

6


MULHERES MECÂNICAS AUTOMOTIVAS COM ORGULHO! Desde 2011, pesquisas constataram que 78,77% das mulheres optaram pela área de automotivos, fazendo com que essa área adquirisse grande crescimento.

Por Elaine Maria Da Silva, Jarliane Araújo, Stefany Oliveira, Yasmin Câmara da Silva

M

ulheres no comando do mercado de

trabalho: A cada ano que se passa, as mulheres estão tomando conta do mundo, fazendo com que os homens se rendam aos detalhes, percepção, coragem e força de vontade. Esses fatores tornam o mercado de trabalho mais complexo e extensivo para a conquista das mulheres. Desde 2011 pesquisas constataram que 78,77% das mulheres optaram pela área de automotivos, fazendo com que essa área adquirisse grande crescimento.

Com toda delicadeza e charme as mulheres estão conquistando cada vez mais o seu espaço no mundo. Já é hora de os homens se renderem as mulheres enquanto ainda está cedo, pois quem manda no mercado de trabalho agora são as mulheres. Prova disso é o trabalho da mecânica automotiva Iris Santos, 20 anos, da Oficina ADY SERVICE, localizada no Centro comercial radial B, em Camaçari. Trabalhadora, guerreira, esperta e muito inteligente, Iris santos segue a carreia de mecânica automotiva. Desde criança ela sempre observou os seus familiares trabalhando em oficinas e isso fez com que ela criasse curiosidade e interesse por essa área de trabalho.

Para ela, a maior dificuldade das mulheres na área de manutenção automotiva é o problema do peso das peças e dos equipamentos, pois biologicamente, as mulheres não possuem a mesma força dos homens; contudo, segundo ela, esse fator não atrapalha o desempenho no trabalho.

7


é claro, propiciando a conquista do nosso espaço no mundo.

Tudo na vida tem dificuldades, pois os obstáculos estão em nosso caminho para serem superados. (Iris Santos, Mecânica automotiva)

A maior facilidade, segundo Iris, é o balanceamento das rodas do carro, pois exigem somente atenção e compreensão. Pois isso e fácil de apreender e de ensinar as mulheres. O balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda; O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.

Como mulher e trabalhadora, Isis nunca sofreu preconceitos dos amigos por seguir essa profissão, ela afirma que eles a apoiaram e sempre a incentivavam a seguir a profissão do seu pai. Entretanto, ela sofre preconceito por parte dos clientes, pois alguns não confiam no meu trabalho por ser mulher.

Não sofri preconceito, pois eles (amigos) me apoiaram e sempre me incentivavam a seguir a profissão do meu pai, pois eles sabem que eu sou a melhor na área. Um veículo que apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras. O balanceamento serve para melhorar a direção do carro, assim o condutor e o passageiro se sentirão e estarão mais seguros. Sobre o curso de manutenção automotiva, ela acha uma boa área de trabalho, pois cada dia está crescendo, e com isso oferece às mulheres oportunidade de crescimento no mercado de trabalho e,

(Iris Santos, Mecânica automotiva) O proprietário e empresário da Oficina ADY SERVICE, Adilson dos Santos, revela que está satisfeito com a contratação das meninas na sua oficina e diz que elas conquistaram uma grande clientela tanto feminina quanto masculina. Ele acrescenta ainda que elas são ótimas no que fazem, são detalhistas e perfeccionistas, até melhor que os homens. Ele conclui afirmando que agradece a elas por estarem no quadro de funcionários, e que realmente elas são as melhores. Adilson parabeniza a toda as mulheres que estão conquistando o seu lugar no mercado de trabalho principalmente na área de manutenção automotiva. █ 8


SALÃO DE GENEBRA: OS HOLOFOTES SE ACENDEM EM MEIO À GUERRA. Por Carlos Jonathan Maciel Rodrigues _______________________________________________________

Os

holofotes se acendem e a guerra travada entre as construtoras mais famosas no universo dos carros começa na busca pelo destaque em meio ao público. E tem sido assim todos os anos desde 1905, excetuando alguns anos por causa de um fulano chamado Adolf Hitler, que uma hora dessas já deve estar bem longe daqui. O Salão de Genebra é um dos maiores expositores do mundo automobilístico atualmente. É nesse salão que as maiores marcas automotivas mostram todo o seu potencial e força, tentando não apenas superar a concorrência, mas sempre se aperfeiçoando em novidades para sempre surpreender aos críticos e aos apaixonados por carros. E não pense você, que Genebra foi escolhido por acaso. Um dos principais motivos talvez seja o fato de não ter nenhuma construtora de automóveis sediada em seu território.

para um lado nem para o outro. E o território suíço é tudo isso; Como dizem os suíços, não têm indústria automóvel, portanto ninguém joga em casa; futebolisticamente falando. Posto isto, não é de estranhar que o país tenha sido escolhido para sede de algumas das mais importantes organizações internacionais, como é o caso do Fórum Econômico Mundial, Cruz Vermelha, Organização Mundial do Comércio e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. Ah… e claro, do Salão Internacional de Genebra! █

E como se sabe, o campo de batalha ideal para um confronto de cavalheiros deve ser neutro. O campo não deve pender nem 9


Aline da Silva, Bruna de Moura, Dayane Stefanie Bispo, Joilma Am창ncio e Mirian Salom찾o

10


___________________________________________________________________________ Carro não é algo naturalmente feminino, pra dizer a verdade, esse veículo foi feito por um homem para homens, mas as mulheres se encantaram por suas quatro rodas, e hoje em dia as mulheres não vivem mais se ele. Hoje em dia, já é de costume as mulheres desejarem o seu próprio veículo, mas o único problema é que a maioria dos modelos de automóveis tem um estilo masculino, o que leva aquelas mulheres cheias de ideias e inspiração a customizarem seu carro.

Alunas de Manutenção automotiva no SENAI, unidade Camaçari

O carro no século XXI virou um acessório como uma bolsa ou um sapato, os fabricantes de carros sabendo disso tem feito cada vez mais carros com um “jeitinho mais feminino”, por assim dizer. Através do carro, muitas pessoas conseguem inclusive transmitir sua personalidade. Por isso aqui estão algumas dicas pra aquelas mulheres que querem deixar seus „lindos carrinhos‟ um pouco mais parecidos com o carro da Barbie. Primeiro tente deixar seu o carro mais organizado, limpe seu interior, organize papéis, dinheiro, e também a maquiagem, toda mulher sabe que, na hora do desespero, ao saber onde está, é bem melhor para achá-los. Segunda dica: Você sabia que hoje em dia existem muitos enfeites para carro especialmente feito para mulheres? Sim, pode parecer um pouco batido, mas um simples adesivo na porta ou no vidro deixa seu carro mais feminino, e se você quer sair um pouco do padrão, pintar seu carro de uma cor, de um tom que goste, também é uma boa, mas é claro que com moderação, para não ficar chamativo de mais. Lembre-se: Às vezes, menos é mais.

11


Terceira dica: Mudar as cores das rodas. Existem muitos tipos de rodas e calotas de cores e jeitos diferentes. Você pode colocar na mesma cor do carro, se preferir adesivos ou cores que deem uma sintonia com a cor do veículo. Quarta dica: As manoplas de câmbio podem ser substituídas facilmente, e se você preferir pode colocar cores claras e a manopla de couro, o que pode facilitar a limpeza. Quinta dica: Acrescentar „porta trecos‟ também é essencial, afinal mulher tem mania de andar cheia de coisas, e o carro é onde podemos depositar todas elas. Além de colocar pequenos enfeites no retrovisor que faça bem ao seu estilo, como Bonequinhas, Ursinhos, personagens de desenhos etc. Se você divide o seu veículo com marido, filho, amigo é sempre bom possuir acessórios móveis, pois podem lhes causar constrangimento. A nossa última dica é sobre o estofamento do carro. Não é pecado colocar um estofamento de estampa de bichinho, ou cor de rosa, ou outra a seu critério. Os tapetes e tecidos ficam lindos de cores diferentes, dando um toque bem mais feminino. Lembre-se sempre de que antes de você ser uma motorista, você também é uma mulher e tem direito de se sentir bem com seu carro. █ Ter um carro feminino em nada passa franqueza ou fragilidade, mas mostra sua personalidade e capacidade de se destacar na sociedade. O toque feminino no veículo pode sair caro, mas estarás confortável e feliz, onde terás a liberdade de mostrar sua personalidade. SE LIGUE! As mulheres da atualidade querem fazer a diferença, pois os homens acham que nós, por sermos mulheres, não temos a capacidade de exercer o serviço deles na área automotiva. Muitos pensam que mulheres por serem mulheres só servem para serem professoras ou algo do tipo, pois os homens estão muito enganados, pois a mulher vai ser o “Sexo” que vão revolucionar com seu esforço e dedicação elas vão ser as melhores técnicas em manutenção automotiva. A manutenção automotiva na vida das mulheres para muitas um sonho para outras um passatempo. As mulheres estão dando um passo a frente a cada dia que passa no mundo atual temos mulheres mecânicas, mulheres na área automotiva, etc. Estão começando a surgir oportunidades para mulheres se antes não treinavam mulheres porque não as achavam capaz hoje estão tendo que dar a elas a oportunidade cursos, trabalhos que antes eram sós para homens as mulheres já estão exercendo a manutenção automotiva é um exemplo. Hoje em uma sala onde será ministrado um curso técnico em manutenção automotiva 60% dos alunos são mulheres, ou seja, as mulheres estão evoluindo. █

12


Por Afonso Henrique Silva Chagas, Gabriela Melo da Silva, Vanessa de Souza campos ___________________________________________________________________ O seguro automotivo é um acessório indispensável para um carro. Um dos principais motivos para que as pessoas tenham um seguro automotivo em seus veículos é que a seguradora cobre qualquer dano que ocorra no veículo em caso de acidente de trânsito ou se o veículo for roubado. Uns dos maiores índices de roubo de veículos de 2012 foi Volkswagen (Gol),seguido da Fiat (Uno e o Palio). Algumas seguradoras costumam dar descontos para as mulheres. O preço para a mulher é cerca de 9% a 12 % menor do que para homens. Porque elas são responsáveis por apenas 29 % dos acidentes, conforme dados do DENATRAN. Existem várias empresas de companhia de seguros populares no mercado, muitas se destacam pela suas tarifas e seus planos espetaculares que o consumidor pode considerar bem conveniente.

VOCÊ CONHECE O DPVAT? DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório de danos pessoais causado por veículos automotores de vias terrestres, mais conhecido como seguro obrigatório. O seguro é mantido pela Lei n°11.482/07. Com o pagamento anual do DPVAT, significa que o veículo está devidamente licenciado, caso o condutor esteja envolvido em um acidente de trânsito. A Vítima terá direito a uma indenização. De acordo com a gravidade do acidente:  Morte (máximo R$ 13.500,00): pagamento da indenização aos beneficiários da vítima;  Invalidez permanente (máximo R$ 13.500,00): desde que comprovado como definitivo o caráter de invalidez;  Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS) (até R$ 2.700,00): reembolso de despesas mediante prescrição médica. █

13


COMO FUNCIONA UMA COMPANHIA DE SEGUROS NA CONCESSIONÁRIA? Por Gleice dos Santos da Silva, Rafaela De Jesus Silva, Samily Michele Souza Da Silva

Os seguros automobilísticos que são negociados pelas concessionárias têm o objetivo de cobrir o segurado, indenizando-o diante de danos causados por problemas mecânicos, acidentes ou extravio. A responsabilidade da seguradora e o valor da indenização assim como o valor da apólice de seguro, são determinados de acordo com o modelo e ano de fabricação do veículo, entretanto outras características também podem interferir, como local de maior circulação do automóvel e residência do proprietário. Os tipos de seguro de carro são: VMR - Valor de Mercado Referenciado: esta modalidade de seguro garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia variável, em moeda corrente nacional, determinada de acordo com a tabela de referência, expressamente indicada na proposta do seguro, conjugada com fator de ajuste, em percentual, a ser aplicado sobre o valor de cotação do veículo, na data da liquidação do sinistro.

As coberturas comumente oferecidas no mercado são as seguintes: colisão, furto ou roubo e incêndio com perda parcial ou perda total. A cobertura do seguro é chamada de compreensiva quando abrange conjuntamente a colisão, o roubo ou o furto e o incêndio, tudo no

VD - Valor Determinado: esta modalidade de seguro garante ao segurado, no caso de indenização integral, o pagamento de quantia fixa, em moeda corrente nacional, estipulada pelas partes no ato da contratação do seguro. Tipos de Coberturas de Seguro de Carro

14


mesmo pacote. A cobertura também pode ser unida às coberturas RCF-V e APP, que são, respectivamente: cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, e cobertura de Acidentes Pessoais para Passageiros. O corretor de seguros de automóveis também pode oferecer outros tipos de coberturas adicionais, como o seguro do rádio do carro, por exemplo.

Prazo e Limite de Indenização do Seguro A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo de até trinta dias, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado. Os procedimentos para a liquidação de sinistros devem ser claramente informados na apólice de seguro, com especificação dos documentos básicos necessários a serem apresentados para cada tipo de cobertura. A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem

solicitados novos documentos, sendo reiniciada a partir do cumprimento das exigências pelo segurado. O limite máximo de indenização (ou importância segurada) representa, para cada uma das coberturas contratadas pelo segurado, o valor máximo que esse poderá receber em caso de um sinistro amparado pela respectiva cobertura. O segurado deverá estar atento, em cada cobertura, ao valor estipulado para o limite máximo de indenização, pois, dependendo da forma de contratação do seguro, isso poderá acarretar apenas o recebimento parcial dos prejuízos.

O Contrato de Seguro Pode Ser Alterado? O contrato pode ser alterado após a emissão da apólice de seguro, mas, como em qualquer alteração contratual, dependerá de comum acordo entre o segurado e a empresa seguradora. No caso de seguros coletivos, as alterações dependem da anuência expressa de três quartos do grupo interessado na alteração. █

Informações extraídas do Guia de Orientação e Defesa do Segurado. Disponível em: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/orientacao-ao-consumidor/guia-de-orientacao-e-defesa-do-segurado.

JOVENS ESTUDANTES AGORA, ADULTOS BEM SUCEDIDOS DEPOIS Por Bruna Anunciação, Juliana Lopes, Laís Barros, Marinelly Anjos, Norlândia Lima, Thaynara Oliveira

De geração em geração buscando um futuro melhor, estar presente no mundo agora é questão de sobrevivência. Em uma sociedade que gira em torno da indústria que busca jovens que queiram ser os melhores no que fazem, só há um caminho a ser seguido que é estudar. Por mais que às vezes estudar seja cansativo, o sacrifício que é feito hoje é compensado amanhã. Sucesso, dinheiro, carros, entre outras coisas que alimentam a cabeça de um jovem nos tempos modernos, trabalhar para conseguir o que querem é o jeito correto a seguir, mesmo que no mundo de hoje a maneira mais fácil seja a maneira errada. Nos prender a detalhes pequenos como desistir na primeira queda é destruir seu futuro, então jovens que pensam em um futuro realmente promissor e objetivo são aqueles que sabem que a maneira certa e inteligente é estudar. O futuro do país são os jovens; Por isso a indústria tem apostado neles para transformar o mundo em um lugar onde se tem muita concorrência. Ter paciência, dedicação e capacidade de levar seus estudos a frente é questão de esforço, porque ‘esse tal esforço’ nos leva além do sucesso tão desejado e sonhado porque tudo é a base de esforço e estudo. █

15


LANÇAMENTO DE CARROS ______________________________________________________________________________________________________

ford new fiesta hatch: mais conforto e qualidade para você Por Adna Souza Santos, Clara Grilo Paiva, Marcos Pereira Miranda, Michele Lopes

__________________________________________________________

O

novo New Fiesta traz, além de uma beleza deslumbrante,

várias modificações, principalmente a grade maior e angulosa da parte frontal. Esse carro vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, sistema de entretenimento MY connection (rádio com USB e Bluetooth), alarmes, vidros dianteiros, travas, retrovisores elétricos e sistema EASY-STAR, que elimina o tanque auxiliar de combustível para partidas a frio. A versão 1.6, apresenta transmissão automática de dupla embreagem opcionalmente, mas traz de série ESC (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico de tração) HLA (assistente de partida em rampa), ar-condicionado digital, vidros elétricos traseiros, sistema de entretenimento SYNC em português, controle de áudio no volante, tudo para o seu conforto e satisfação. █

16


Com gravidez não se brinca, a atenção deve ser redobrada. Mas quem disse que mulher tem que ficar em casa de ‘perna pra cima’, com um prato de sopa na mão?

Por Thaynara Evelin Silva de Oliveira _______________________________________________

Há muito tempo essa realidade mudou; Hoje a mulher trabalha, dirige, dança, se diverte e faz muitas outras coisas mesmo grávida, mas com responsabilidade. O código de trânsito brasileiro não proíbe a grávida de dirigir; entretanto, ela precisa entender que há riscos. Sobretudo no primeiro trimestre de gravidez, quando os enjoos e as tonturas são muitos frequentes. Mas com a vida corrida, a responsabilidade de pegar os filhos na escola, dirigir pode ser uma necessidade. Teoricamente as grávidas não apresentam nenhum problema durante a gestação, podem dirigir até o nono mês. No entanto, após o sétimo mês, a prática começa a ficar complicada, já que a barriga está muito grande e a posição do cinto atrapalha, as pernas incham. Já no nono mês é necessário reavaliar se a direção é mesmo necessária.

(Abetrans) possui uma lista de recomendações para grávidas sobre o uso do cinto de segurança. E devemos lembrar que independentemente da distância percorrida nunca devem deixar de usar o cinto de segurança, ele salva vidas. Colisões, freadas bruscas, buracos, derrapagens. As ruas e estradas oferecem dezenas de perigos, e com as grávidas os riscos são ainda maiores. Quando a barriga ficar muito próxima ao volante, qualquer colisão ou freada brusca pode fazer com que a barriga encoste nele e haja deslocamento de placenta. Pequenas freadas podem causar ruptura do útero, hemorragia e até parto prematuro. Por isso que alguns cuidados são de extrema importância. █

São dadas várias recomendações para mulheres grávidas ao volante. A Associação Brasileira de Empresas do Setor de Trânsito

17


A GRANDE EVOLUÇÃO DO MERCADO AUTOMOBILÍSTICO NO BRASIL E NO MUNDO A indústria automobilística vem inovando cada vez mais, fazendo carros com uso de alta tecnologia, para satisfazer as exigências do cliente em termos de conforto, segurança, desempenho, consumo de combustível e em seus designs cada vez mais ousados e criativos. Por Anderson dos Santos Campos, André Santana, Kaio José de Andrade, Maíse Brandão, Viviane Matias

Hoje

a sociedade mundial vem avançando muito em termos de tecnologia, com isso em todos os aspectos que envolver uma matéria tendo evolução, sempre haverá curiosidade ou interesse da sociedade. Um grande exemplo disso se encontra no salão de Genebra, que acontece a cada ano mais alegre, e determinado a mostrar seus valores sobre a paixão automobilística. Atualmente o Brasil não tem a mesma força de mercado dos outros grandes países da Europa, mas tem mostrado

pequena evolução. Isso é apenas o começo de um movimento que deverá crescer com a inauguração

de futuras fábricas já confirmadas, como BMW, Cherry, JAC Motors, Suzuki, entre outras. Evolução: Hoje em dia notamos que cada vez mais surgem novos modelos de carros. O Brasil hoje está crescendo muito nesta questão, porque antes a maioria dos carros vinham de fora; Hoje são fabricados aqui mesmo. Alguns dos novos modelos são: o novo Renault Logan, Volkswagen Up, Volkswagen Santana, Citroen C4 Lounge, Renault Sandero, Nissan Altema, Geely EC71.8 Geely LC1.0, Novo Ford Focus, Novo Nissan Tiida, Novo Ford ka. A indústria automobilística vem inovando cada vez mais, fazendo carros com uso de alta tecnologia, para satisfazer as exigências do cliente em termos de conforto, segurança, desempenho,

consumo de combustível e em seus designs cada vez mais ousados e criativos, desmistificando aquela visão de ‘carro de passeio’ para ‘carros esportes’ e com todos os componentes de carro de passeio, a depender do gosto do cliente. Antigamente os carros eram lançados com uma só legenda de como sendo básico, hoje em dia um carro é lançado como básico, esporte, completo e tem deles até com a versão luxo. Para cada versão dessas (exceto a básica) o cliente terá de desembolsar um pouco mais. O automóvel antigamente era tido como um luxo; Hoje em dia passa a ser cada vez mais um objeto de necessidade humana.

18


atletas, e artistas. Com tudo isso a favor, a tendência é expandir cada vez mais a área automobilística no Brasil e no mundo.

Atualmente o Brasil não tem a mesma força de mercado dos outros grandes países da Europa, mas tem mostrado pequena evolução. A TECNOLOGIA E O CONHECIMENTO SÃO FATORES ESSENCIAIS PARA A EXPANSÃO DE UMA MARCA. Com todas essas inovações das empresas automobilísticas no Brasil e no mundo, a mudança no quadro de participação de mercado das marcas será inevitável. Quem tiver produtos de qualidade, preços competitivos e capacidade de atrair e

conquistar o consumidor vencerá a batalha. Porém, quem mais tem a ganhar com tudo isso é mesmo o consumidor, que poderá contar com carros melhores e de alta tecnologia. Por isso as grandes empresas estão se fortalecendo a altura com conhecimento, tecnologia, e principalmente exibindo cada vez mais sua marca em comerciais com

Mas com tantas disputas no mercado automobilístico, levanta-se a questão da boa mão de obra, o belo desenvolvimento da empresa no mercado nacional e mundial, tudo isso leva em conta para a escolha do consumidor adquirir aquela mão de obra de boa qualidade e a expansão daquela marca. █

QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NA ÁREA AUTOMOTIVA Por Claudio Nascimento Brandão Junior, Deigiane Conceição Da Costa, Nilzete Dos Santos Alves, Wicley Bruno Jesus Do Amor Divino

_________________________________________________________ Nos dias de hoje, as vagas de emprego para o cargo de Técnico Automotivo estão muito grandes no mercado de trabalho. A formação desses técnicos é muito pouca e não está agradando as indústrias brasileiras de automóveis, pois boa parte desses formandos não tem uma capacidade ideal para seguir essa profissão tão significativa e importante para os usuários de automóveis. O estado do Rio de Janeiro irá gerar 4 mil vagas de empregos nessa área, dando mais oportunidades às pessoas de baixa renda, dando-lhe uma renda maios e uma formação profissional. No ano de 2010 o número de emprego gerado era de 3.430 empregados, no ano de 2011, o número de emprego subiu para 6.360 empregados nessa área. Além desse aumento no setor automotivo, a quantidade dos empregos formais nas montadoras cresceu 67,5% entre os anos de 2006 e 2010 dados esses do Ministério do Trabalho e Emprego. Essas novas vagas abertas na área de Automotiva estão trazendo mais profissionais para o mercado de trabalho e ajudando nas produções das fabricas do mercado automobilístico. █

19


ATUAÇÃO FEMININA NA ÁREA AUTOMOTIVA Mulheres assumem postos mais altos no mercado automotivo Elyzama Oliveira e Laura Correia

___________________________________________ las despertaram para o mercado automotivo e já ocupam diversos cargos, desde os mais simples como vendedoras, atendentes e no setor de pós-vendas até como técnico em manutenção e mecânica automotiva nas concessionárias e grandes empresas, relembrando o fato de que grande parte dos atendimentos é relacionada a consertos. Além de serem mais cuidadosas, as mulheres possuem e usam de seu charme para conquistar seus clientes tanto pelo seu carisma quanto pela sua dedicação. As mulheres têm atraído mais olhares principalmente onde o mercado de trabalho era mais voltado para os homens, e determinadas empresas aderiram a trabalharem somente com mulheres, eles alegaram que contrataram mulheres porque a atenção dela é bem maior do que as dos homens.

As mulheres representam hoje 8% da demanda dos cursos na área automotiva. (Iracema Marques Barbosa, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Uberlândia) As áreas de trabalho são diversas, a exemplo de Fábricas, Montadoras, Oficinas mecânicas, Concessionárias entre outras. O salário médio de um profissional formado no setor automotivo pode chegar a R$ 5,28 mil para trabalhadores com o ensino médio, e para aqueles com escolaridade mais alta, ganho médio de R$ 5.276,49 não havendo diferença entre homens e mulheres. A entrevistada Luciene Conceição, de 41 anos, trabalha como supervisora na concessionária Baviera Volkswagen de Salvador, e atua na área automotiva há dezessete anos. Seu primeiro trabalho na área automotiva foi através de um convite de uma amiga que trabalhava numa concessionária chamada ‘Nossa Terra’. Lá ela trabalhou cerca de quinze meses até ser promovida a supervisora, logo após de ter feito um curso, pela própria empresa, que durou pouco mais de quatro meses. Seu emprego durou sete anos, a partir daí ela procurou se aperfeiçoar mais na área, adquirindo conhecimento e consequentemente gosto pela sua profissão.

20


Sobre o preconceito, ela afirma: ‚Quando há respeito não existe preconceito, pois, preconceito é uma falta de respeito‛. De acordo com Luciene, os homens não se sentem ameaçados dividindo seu espaço de trabalho com mulheres. Segundo a mesma em toda a sua carreira profissional ela nunca sofreu nenhum desrespeito ou desvalorização pessoal pelo fato de ser mulher. Pelo contrário sempre houve união, trabalho em equipe, ótima convivência, ou seja, cada vez mais esse estereótipo de ‚Mulher é o sexo frágil‛, vai sendo deixado de lado e proporcionando mais opções de áreas de trabalho para o setor feminino. A cada 36 pessoas que trabalham na concessionária Baviera Volkswagen seis são mulheres. █

PROFISSÃO DA VEZ: INSPETOR TÉCNICO Entrevista

Por Alef Oliveira, Larissa Lopes, Riziane Moreira e Weston Nascimento manutenção automotiva, hoje tenho 22 anos, então é um período de 11 anos que eu tive para chegar a onde eu estou hoje.

Entrevistado: Johseli Alves Lima, egresso do SENAI, Inspetor técnico da concessionária Baviera com 11 anos de profissão e 22 de idade.

O que faz um inspetor técnico na área de manutenção automotiva? Ele inspeciona os técnicos auxiliares e os técnicos já formados, e ajuda no diagnóstico de alguns problemas mecânicos; Também ajuda a equipe técnica a dar um préatendimento ao cliente. Isso facilita a vida do técnico na oficina. Como você chegou a essa profissão? Com muita de dedicação, eu comecei trabalhando com 11 anos de idade na área de

Qual a média salarial de um Inspetor técnico? Chega a variar de 2000 a 2500 reais. Qual a possibilidade de um Técnico em Manutenção automotiva ingressar nessa área? É uma área muito boa, principalmente hoje, que a gente trabalha com muitos carros novos, lançamentos. É uma oportunidade de você ter um autoconhecimento e estar sempre se aprofundando em mais oportunidades, inclusive as que as próprias montadoras dão para um inspetor técnico desse nível em uma concessionária.

Qual sua visão na área de trabalho para os recém chegados na área de Inspetor técnico? A minha visão hoje expande muito para área de engenharia, vejo uma escassez muito grande aqui no Brasil em relação à engenharia, inclusive hoje eu estou fazendo meu quarto semestre de engenharia mecânica. Quais foram suas dificuldades encontradas para você entrar nessa área? Dificuldades na verdade a gente não tem, o importante é você ter amor pelo que faz e querer ingressar de verdade nessa área, só se dedicar e mostrar seu esforço que as oportunidades irão surgir. █

Há quanto tempo você trabalha nessa profissão? Como inspetor, há mais ou menos 1 ano, mas de profissão tenho 11 anos, só na parte técnica de automotiva.

21


MULHERES QUE COLECIONAM CARROS ANTIGOS Por Juliana Costa Lopes

O automobilismo deixou de ser coisa só de homens, já temos mais 150 mulheres que colecionam carros antigos.

Há quinze anos mulheres fundaram o primeiro clube feminino de ‚antigomobilismo‛, e já receberam carinhosamente o apelido de ‚Penélopes‛. Elas promoveram um desfile no ‚auto show veículos antigos‛. O desfile sempre atrai muita gente. Um dos modelos que mais chamam a atenção é um conversível 1996 de Deise Hernandes, totalmente cor de rosa, por dentro e por fora . A fundadora do clube, Denise Carrato, participou com seu Mercedes 1969. O desfile ainda contou com a presença de exemplares americanos da década de 60 e o Empala 1961. Também esteve presente no evento o vereador Gular, autor da lei que determina a primeira semana de setembro como a semana do antigomobilismo. Com esta lei a paixão pelo automóvel passou a ser algo oficial do calendário da cidade de São Paulo. █

FOTOS: MARCELO FIORAVANTI (http://www.flickr.com/photos/domfiori/)

22


ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA NA CONCESSIONÁRIA

As dificuldades são muitas, mas tudo é superado se o profissional realmente gostar do que faz. Everton dos Santos, Luciano de Andrade Matos, Pedro Henrique de Oliveira, Wendel Lucas Pereira

A atuação do técnico de manutenção automotiva na concessionária é de suma importância, é quem pode melhor instruir o cliente sobre qualquer coisa relacionada ao veículo, pode até auxiliar o cliente na compra, tendo em vista a relação custo benefício de cada veículo para encontrar o que melhor se adequa ao cliente.

Sérgio Raimundo Costa Santos é Técnico Sênior da concessionária Baviera, localizada na Avenida Paralela, em Salvador. Ele atua também como supervisor técnico na mesma concessionária, e afirma que nessa função, ele supervisiona todo serviço realizado no veículo, acompanha tudo o que foi realizado, deixando tudo perfeito e aprovado. Para isso, informa Sérgio, “temos um serviço de reparações automotivas, onde é feito o check list e o pós check list; Temos também o ATC (Atendimento total ao cliente) para uma posterior verificação do sistema do veículo.”

Na Concessionária, o Técnico pode adquirir algumas funções importantes, como inspetor técnico de oficina, onde vai inspecionar todo o serviço feito no veículo antes de voltar às mãos do seu proprietário para que esteja tudo na mais perfeita ordem; Supervisor de Oficina, onde supervisionará todo o trabalho dos mecânicos em veículos na oficina e os auxiliando caso haja necessidade; O Técnico Sênior é quem está abaixo do Engenheiro Mecânico, por ser o mais experiente.

Perguntado sobre como chegou a essa profissão, Sérgio Costa revela que foi por meio de oficinas e depois fez o curso do SENAI; logo após fez o curso da Volkswagen e passou a gostar da

profissão. Com 27 anos de profissão e 28 anos ministrando aulas na área da Mecânica, ele nos conta sua trajetória de trabalho: “Decidi ingressar nessa área quando passei por dentro de uma oficina. Eu estava em casa estudando e necessitava comprar algumas coisas pra mim, então fui trabalhar na oficina de um tio, fui para a funilaria, pintura, e passei por mecânica, a qual eu mais me aproximei. Dai em diante tomei gosto e estou até hoje.”

Segundo ele, as principais características de um técnico são estar bem preparado, ser seguro no que fala, ser bom no que faz e passar para seu cliente a confiança e a responsabilidade de um serviço bem feito. Sérgio declara que nessa área as dificuldades são muitas, a exemplo de ter que ficar longe da família para tomar curso, ou mesmo certos aborrecimentos no trabalho; mas tudo é superado se o profissional realmente gostar do que faz. █

23


COORDENADOR DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA: A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO Entrevista gentilmente concedida por Jorge Luiz Santos Cordeiro, Coordenador de Manutenção Automotiva do SENAI.

Por Bruna Simões Moisés, Deise Monteiro, Maria da Conceição da Silva, Rhanna Karen Ventura, Rivaldo Carvalho de Macedo, Rosana Reis Guerra _________________________________________________________

Cabe a ele também fiscalizar se o serviço está sendo bem feito ou não, deve interferir sempre que necessário, corrigindo as falhas dos profissionais, pois poderá comprometer o nome da empresa, a equipe responsável pelo serviço e a ele mesmo. É uma área que exige muita paciência, pois é estressante, porém gratificante quando o cliente se agrada pelo trabalho.

Ser

um coordenador de

manutenção automotiva não é uma tarefa tão fácil, porem é o sonho de muitos jovens que estão se descobrindo profissionalmente nessa área. Cabe ao coordenador monitorar toda a área de manutenção, ou seja, manutenção preventiva e manutenção corretiva. É responsabilidade desse profissional verificar qual serviço deve ser feito quando um carro chega à concessionária, ele vai indicar qual funcionário tem maior capacidade de realizar o serviço.

Para conseguir chegar a essa área é necessário enfrentar alguns obstáculos, como a concorrência no mercado de trabalho, pois o mercado hoje está muito competitivo para uma empregabilidade. Sendo assim é necessário concluir vários cursos de treinamento, e ter disposição para aprender cada vez mais, porém é importante que ele goste e busque se destacar, porque tudo que o mercado procura é um profissional competente, honesto, e disposto a aprender. Tudo isso tem sua vantagem, dependendo da competência do profissional e do porte da empresa, um coordenador de manutenção automotiva ganha em média R$ 2.000 à R$ 4.000 por mês. Se formar um técnico em manutenção automotiva não significa que você só pode trabalhar com carros, e sim com algo que relacione a motores, temos varias áreas, entre elas: concessionárias, montadoras, indústrias, supermercados, aeroportos, enfim, onde estiver motor há sempre necessidade de um mecânico independente ou não de áreas. O segredo de um profissional qualificado é ir fundo, aproveitar as oportunidades, pois são únicas, e estar sempre no lugar certo na hora certa. Portanto fica a dica: ‘insista, persista e não desista’ realize o sonho que muitos querem e não podem realizar. █

24


ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS A quantidade de modelos de acessórios automotivos faz com que os consumidores equipem seus carros, com essa grande procura vai aumentando a quantidade de acessórios, surgindo novos modelos. Adhemar Alcone Pires Neto, Eric Santos, Gabriel Ramos de Oliveira e Mario Henrique Sampaio

Os acessórios estão cada vez mais conquistando a população de todo o mundo, aponta uma pesquisa feita no evento de acessórios automotivos que acontece todo ano em Las Vegas: O “SEMA SHOW”. Este evento é o principal evento automotivo em especialidade de acessórios. Ele oferece vários produtos de fabricantes de todo o mundo em um só lugar – O Las Vegas convention Center. A quantidade de modelos de acessórios automotivos faz com que os consumidores equipem seus carros, com essa grande procura vai aumentando a quantidade de acessórios, surgindo novos modelos. Mas temos os campeões em vendas, que são os Faróis de LED, Encosto da cabeça com DVD embutido, vidros elétricos, Banco de couro, Aro de liga Leve, pneus perfil baixo, Capa de retrovisor e Frisos Cromados. Estes são os acessórios mais vendidos no mercado. DICAS DE ACESSÓRIOS PARA CARROS Os carros atuais, desde a época de 1769, quando Nicolas Cugnot usou um motor a vapor para movimentar um veículo, passaram por várias transformações. Desde essa época os veículos estão evoluindo cada vez mais. Existem carros com designers, perfis, aros mais esportivos, com mais segurança, técnicas de segurança para seu condutor e passageiros e variados tipos de acessórios, entre eles: Aros esportivos, tamanhos: 13 ao 30, Orbital é um dos aros mais comprados e um dos melhores designers; Vidros elétricos; Bancos de Couro, alarmes com sensor de presença; Películas de variadas cores: preta, vermelha, amarela, azul, rosa, aqua, lilás, dourado, verde, entre outras cores. █

BANCOS DE COURO

ARO ORBITAL

KIT DE VIDROS ELÉTRICOS

25


COMO ATUA UM SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA? Para quem deseja se especializar na área é necessária uma pós-graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecatrônica. Por Damaris Purificação da Silva, Lindinês de Oliveira Duarte, Wenderson Figueiredo de Souza

Entende-se que supervisor de manutenção é a pessoa que comanda e observa as tarefas em relação a projetos de manutenção de instalações e equipamentos elétricos, baseando-se por plantas, esquemas, gráficos e outros documentos específicos. Para se tornar um profissional desse ramo é necessário ter ensino médio, mais experiência de um a dois anos. Para quem possui nível superior e deseja se especializar na área é necessária uma pós-graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecatrônica. Supervisores de Manutenção trabalham em empresas que comandam equipes de manutenção e reparação, que exercem suas atividades na indústria, no comércio e no setor de serviços. Esses profissionais também atuam em empresas de fabricação de produtos, participam de processos de organização e reforma da produção de serviços e na relação de implantações de novas tecnologias. Muitos supervisores de manutenção migram das atividades para empresas terceirizadas, com novos cargos como coordenador de projetos. Portanto, um supervisor de manutenção zela pelo bem estar da empresa em que trabalha e têm uma responsabilidade muito grande quanto ao funcionamento e o crescimento da empresa como um todo, fazendo assim do seu trabalho algo muito gratificante e favorável para a empresa. █

26


27


Revista Manutenção Evolution  

Produção dos alunos do curso Técnico em Manutenção Automotiva do Senai - Camaçari, com o acompanhamento da professora de Língua Portuguesa (...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you