Anuário RJ 2011

Page 1

anuário de arquitetura e decoração do rio de janeiro

2011 - 2012





índice Rio de janeiro Editorial 07

Apresentação: Rodrigo Jorge e Fábio Bouillet

09

Ademi 10 Patrimóvel 11 CasaShopping 13

Seções: CasaShopping 17 Automação, áudio e vídeo 46 Fitness

Iluminação

50 52

Móveis e objetos 58 Objetos e utilitários 60 Pisos e revestimentos 62 Tapetes, cortinas e tecidos 72 Criare 83 Arquitetos e designers de interiores

99

Paisagismo

185

Serviços

195



Editorial

AD +

Mais uma edição do Anuário A+D Rio de Janeiro chega com muitas novidades sobre o mercado de arquitetura e decoração. Aqui, que você vai conferir o que os principais profissionais e empresas do setor estão fazendo para a próxima temporada. A cidade maravilhosa vive momentos de grande expectativa por conta dos eventos que estão por vir até 2016. Os olhos de todo o mundo estão voltados para a nossa região, ansiosos e curiosos sobre os inúmeros investimentos que serão recebidos. Entre os segmentos em maior expansão, o ramo imobiliário é o que mais tem crescido. E, com essa valorização, arquitetos e decoradores passaram a ter maior reconhecimento, ou seja, os que não enxergavam nesses profissionais a sua importância, perceberam o quanto suas ideias são relevantes para o negócio ter ainda mais sucesso. Outro tema que chama a atenção neste mercado é a sustentabilidade, que já deixou de ser discutido somente no papel e agora é uma realidade na maioria dos projetos. Boa leitura!

expediente Anuário de Arquitetura e Decoração do Rio de Janeiro 2011/2012 • Produção: Target Bang Editora Ltda • Direção Executiva: Marcus Guimarães • Administrativo: Claudio Tavares - (21) 2257-1961 • Comercial: (21) 2255-4308 • Arte: Ruth Pimentel / Karina Pussenti / Colaboradora Aline Miyahira • Redação: Alessandra Ceroy / Fernanda Mathias / Roberta Cardoso - (21) 2236-2050 • Fotolitos e Impressão: WalPrint - Gráfica e Editora • Acabamento: H&D Finishing • Tiragem: 10.000 • Preço sugerido R$ 32,00. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, eletronicamente ou mecanicamente, sem autorização. Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos profissionais e empresas anunciantes.

7



Apresentação

Podemos dizer que o mercado carioca de arquitetura e design de interiores vive um grande momento? Quais fatores determinam esta afirmativa? Sem medo de errar, afirmamos que o momento em que vivemos nos permite uma visão bastante otimista do mercado. Associada à conjuntura econômica nacional favorável, o Rio de Janeiro, especialmente, já vive os momentos que antecedem a preparação de dois grandes eventos mundiais. Poucas cidades no mundo puderam, e poderão, desfrutar de tudo o que se faz necessário para que a cidade possa receber bem uma Copa do Mundo e, em seguida, os Jogos Olímpicos. Intervenções urbanísticas e obras de infraestrutura resultarão numa cidade modernizada. E, como consequência direta de todas estas ações governamentais, nosso mercado se aquece. Expansão do metrô, inauguração da Cidade das Artes, Museu da Imagem e do Som, passando pelas reformas e construções de novos hotéis e pelos grandes empreendimentos residenciais e comerciais da Barra da Tijuca, e chegando até as reformas de interiores impulsionadas pela movimentação do mercado imobiliário. O mercado do Rio de Janeiro vive um momento de efervescência, onde arquitetos, designers e paisagistas poderão mostrar seus trabalhos ao longo destes próximos anos. E, neste cenário, uma publicação já consolidada como o Anuário A+D se torna imprescindível para que todos os profissionais, bem como seus fornecedores e parceiros, mostrem seus trabalhos e/ou produtos. Desejamos que todos os trabalhos a serem exibidos sirvam de inspiração e estudo para as gerações atuais e futuras, além de auxiliarem no entendimento sobre como construir uma carreira no mercado da arquitetura carioca.

Rodrigo Jorge e Fábio Bouillet Arquitetos

9


Arquitetura, arte e decoração O mercado imobiliário do Rio de Janeiro vive um grande momento. Com mais de 23 mil unidades lançadas nos últimos 12 meses e com toda a expectativa positiva criada em torno da década de ouro do Rio, é chegado o momento de pensarmos em uma diferenciação para o setor da construção no Rio, não só pelo volume, mas, principalmente, pela qualidade. Estamos convocando os empresários a cuidar cada vez mais dos detalhes nos seus empreendimentos. Detalhes que fazem toda a diferença. Do paisagismo à portaria, passando pelas áreas de uso comum e pelo projeto da fachada, há que se valorizar cada vez mais o papel dos profissionais de arquitetura e decoração, de quem cuida dos interiores e exteriores de nossas obras. Além disso, estamos empenhados em fazer com que, a exemplo de inúmeros projetos residenciais e empresariais “Triple A” lançados recentemente na cidade, cada vez mais empresas abram espaço para obras de arte nos seus embasamentos, nos seus jardins. Esse movimento de levar arte e cultura ao lugar onde as pessoas moram e/ou trabalham é comum na Europa e já foi muito marcante no Rio nos anos 70. Nossa proposta é aproveitar a grande quantidade de lançamentos de alto padrão de qualidade, hoje e em um futuro próximo, na nossa cidade, para valorizar nossos artistas plásticos. Em contrapartida, os próprios empreendimentos também serão valorizados, podendo vir a se tornar um marco do nosso tempo, um legado para as próximas gerações. Aproveitemos todo esse momento mágico do Rio. E que ele seja eternizado em nossas obras.

José Conde Caldas Presidente da ADEMI RJ

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.