Page 1

EB 2.3 C/ SEC. JOSÉ FALCÃO—MIRANDA DO CORVO

1º PE RÍ OD O 20 11 /12

BIBLIOTECA MANUEL ALEGRE (BMA)

BIBLIOPEDIA BOLETIM INFORMATIVO Nº 1

Chegámos, céleres, a mais um final de período! Altura de fazermos o balanço das atividades desenvolvidas. A equipa da BE e os professores colaboradores desejam Boas Festas e esperança renovada no Novo Ano a toda a comunidade educativa!

ENCONTRO COM A ESCRITORA ÉLIA RAMALHO O Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo (GTCRBMC) organizou um encontro com a escritora Élia Ramalho, que decorreu na Biblioteca Municipal Miguel Torga, em 26 de setembro, tendo participado os alunos do 4º ano do Centro Educativo de Miranda do Corvo.

SERVIÇOS DE BIBLIOTECA NO AGRUPAMENTO O GTCRBMC, na sequência do fecho da EB1 da Casa do Gaiato, transferiu a BE aí instalada para a EB1 de Vila Nova. Assim, todas as EB1 do Agrupamento estão equipadas com BE, à exceção da EB1 de Moinhos. Contudo, quer a BMA, quer a BE da EBI/JIFerrer Correia, quer a Biblioteca Municipal Miguel Torga, asseguram serviço de biblioteca a todos os Jardins de Infância e a todas as EB1 do concelho, através das caixas-biblioteca, bem como de outros apoios.

P. 1 Élia Ramalho na BMMT


Leitura e literacias

DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTOS A BE continuou a divulgação de documentos (livros, CD e DVD), quer os recentemente adquiridos, quer os ligados a diferentes efemérides e autores, tais como Álvaro Magalhães e Alice Vieira. Foram muitas as efemérides assinaladas: Dia Europeu das Línguas, Dia Mundial da Música, Dia Nacional da Água, Dia da Hispanidade, Dia da Alimentação, Halloween, Dia de S. Martinho, Dia Internacional da Filosofia, Dia Mundial do Não Fumador, Dia Nacional da Cultura Científica e Dia Mundial da Ciência, Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, Dia Internacional do Voluntariado e Natal. São ainda divulgados documentos no âmbito da atividade Personalidade do mês.

A BIBLIOTECA VAI À SALA DE AULA Com o objetivo de divulgar o espólio da BE, deu-se continuidade à atividade iniciada no ano letivo anterior , A Biblioteca vai à sala de aula, espaço onde é lido um excerto do livro selecionado. Divulgam-se livros associados a efemérides, a temáticas dos programas curriculares ou, simplesmente, as novidades. Por exemplo, “Os sonhos de Einstein” ou “Kiki Strike na cidade das sombras”, recentemente adquiridos no âmbito do PNL

"Nenhum outro escritor, físico ou filósofo apresentou uma tão bela visão daquilo que o Tempo é ou pode ser." — James Gleic

A vida de Ananka Fishbein nunca mais foi a mesma desde que ela decidiu explorar um enorme buraco nas proximidades do seu apartamento, em Nova Iorque. P. 2


Leitura e literacias

A PERSONALIDADE DO MÊS A BE apostou na continuidade d’ “A personalidade do Mês”, tendo iniciado com Ross Todd, grande pensador na área das biliotecas escolares, no mês de Outubro, “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”. Em novembro, mês em que se celebram várias efemérides que têm a paz como horizonte, a escolha recaiu nas três mulheres galardoadas com o prémio Nobel da Paz, Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakul Karman. Já a evocação natalícia do amor, da solidariedade e da tolerância levou à decisão de homenagear em Dezembro o Padre Américo, personalidade de grande valor pelo amor que dedicou às crianças de rua. A equipa da BE contou com a imprescindível colaboração do Padre Manuel Mendes, responsável pela Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, que disponibilizou os vários documentos presentes na pequena exposição patente na biblioteca. Aproveitamos para convidar toda a comunidade educativa a visitar a exposição que se prolongará pelo mês de janeiro.

O ECOFILME DO MÊS Com vista ao desenvolvimento da literacia ambiental, a biblioteca associou-se, mais uma vez, ao Programa Eco-Escolas. A rubrica “O ecolivro do mês” foi substituída pel’ “O ecofilme do mês” com o objetivo de divulgar DVD existentes na BE ligados à temática do ambiente, através, quer da referência documental, quer de uma sinopse do seu conteúdo. Em outubro foi sugerido o documentário de Al Gore, “Uma Verdade inconveniente”, já em Dezembro a opção foi por um filme de ficção, “Waterworld”.

P. 3


Leitura e literacias

ATIVIDADE CHERUB A EB 2.3 c/ Sec. José Falcão foi convidada a participar na actividade Cherub da Porto Editora, em parceria com os Hipermercados Continente, cujos objetivos foram a promoção da leitura e o gosto pela leitura, através dos livros da coleção Cherub do inglês Robert Muchamore. DIA DA HISPANIDADE A BE cedeu o espaço para exposições de trabalhos dos alunos e de outros documentos ligados às disciplinas. A exposição organizada pelo Grupo Disciplinar de Espanhopl, no âmbito do Dia da Hispanidade, foi exuberante e elucidativa da cultura hispânica. Ficam aqui algumas imagens.

E O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA NÃO PODE SER ESQUECIDO… A BMA celebrou o outono aliando a sensibilidade estética das professoras Graça Silva (EVT) e Dora Conceição (Português), que criaram esta obra de arte. Olá Outono! Chega o Outono … Das árvores soltam-se folhas amarelecidas Fustigadas pelo vento E numa correria tonta, sobrevoam montes e vales, à procura de um repouso final. Os ramos, despidos, esperam o abraço do Inverno Permanecem inertes, solitários Prontos para suportar as agruras do tempo! E as crianças, sacudidas pelo vento outonal Riem, pulam, brincam às escondidas Rebolam sobre as folhas, soltam gargalhadas! E no silêncio do entardecer, escuta-se o eco das suas vozes: “ Viva o Outono!” DC

P. 4


Leitura e literacias

AINDA O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA... A decoração da professora Graça Silva voltou a brilhar na BE. Os livros saíram das estantes e ocuparam os seus lugares no cenário. A cor, a ternura das imagens e a sabedoria das histórias deram a tonalidade. Os alunos, atentos aos murmúrios dos livros que ainda permaneciam nas estantes, quiseram requisitar alguns para ler ou levar para férias. É a magia de Natal na BE!

CLUBE DE LEITURA Os alunos da EB 2.3 c/ Sec. José Falcão podem participar no Clube de Leitura dinamizado por três professoras colaboradoras, no âmbito das línguas portuguesa e inglesa.

ASSINATURA DE PERIÓDICOS Para atender às necessidades dos utilizadores, nomeadamente no desenvolvimento das línguas portuguesa e estrangeiras, a BMA continua a assinar a s revistas Club, Click, Ça va!, Visão Junior, Superinteressante, e passou a assinar a Ahora, para atender também às necessidades dos alunos que frequentam a disciplina de espanhol. Relativamente aos jornais, podem continuar a ser consultados o Jornal de Letras, o Diário As Beiras, o Diário de Coimbra e o O Mirante. Perspetiva-se, ainda, a assinatura do jornal O gaiato. A Visão e a Juvenil continuam a ser ofertas de elementos da equipa da BE. P. 5


nto Apoio ao desenvolvime curricular

OUTUBRO: MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (MIBE)

Outubro

Mais uma vez, a BMA organizou visitas guiadas à BE, para os alunos do 5º ano, durante o mês de outubro — MIBE. Assim, após a explicação das regras de funcionamento, bem como da organização da BE, os alunos receberam o Guia do utilizador e participaram num bibliopaper, tendo sido premiadas as equipas vencedoras em cada turma, com brindes oferecidos pelo Gabinete da Rede das Bibliotecas Escolares. Por fim, todos os alunos requisitaram um livro e a BE ofereceu um marcador com uma das “10+10 boas razões para usar a BMA”, apresentadas por alguns alunos, docentes e pessoal não docente, durante o ano letivo 2009/10, que podem ser lidas num painel existente na BE, criado pelo professor colaborador Sérgio Pais. No final, foi um prazer ver a espontaneidade com que os alunos se sentaram a ler o seu tesouro.

Eu gosto de ir para a Biblioteca para Estudar e fazer perguntas.

10+10 Boas Razões Para Utilizar A B. M. A.

ENIGMAS, PERGUNTAS E PROBLEMAS… A fim de apoiar os curricula, sem perturbar o normal funcionamento das aulas, a BE apostou em concursos a dinamizar no espaço da BE, ao longo do mês, horizonte temporal considerado o mais adequado. Para o 2º CEB centrou-se no novo acordo ortográfico na atividade “Pergunta do mês”; já para o 3º CEB apostou no “Problema do mês”, com a apresentação de um problema de matemática. Para os cursos profissionais, a BE apresenta enigmas que serão resolvidos no âmbito da disciplina de psicologia, “O enigma do mês”. Divulga-se o regulamento e expõe-se a pergunta/problema/enigma num painel da BE. Serão atribuídos 3 prémios no final do ano letivo aos alunos que mais vezes responderam de forma acertada.

P. 6


nto Apoio ao desenvolvime curricular

CONCURSO “SOU CRIANÇA, MAS TAMBÉM TENHO DEVERES” As professoras bibliotecárias do Agrupamento lançaram o concurso “Sou criança, mas também tenho deveres”, dirigido aos alunos dos 3º e 4º anos e do 2º CEB., tendo aquelas que fazer corresponder a cada um dos direitos consignados na Convenção dos direitos da criança um dever. Assim, com vista à sua preparação, a professora Alice Alves trabalhou o livro Uma aventura na terra dos direitos, nas aulas de formação cívica dos 5º C e 6º C.

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS Conjuntamente com o Departamento de Línguas, a BE comemorou o Dia Europeu das Línguas. Alguns alunos puderam fazer a correspondência entre diferentes palavras em várias línguas. Também tiveram a possibilidade de organizar frases em inglês. .

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO A BE distribuiu folhetos aos alunos do 5º ano, sobre como tomar um pequeno almoço saudável, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação. A BE continua a elaboração de DOSSIERS TEMÁTICOS, com artigos ligados a política, saúde, sociologia, economia, ética, património, saúde, ...

P. 7


Difusão da informação

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS A BE apoiou logisticamente a criação do e-book Prolegómenos a uma declaração universal dos deveres humanos, proposto pelo Grupo Disciplinar de Filosofia e elaborado pelos alunos de Filosaofia da EB 2.3 C/ Sec. José Falcão, no âmbito das comemorações desta efeméride, que pode ser consultado em http://www.calameo.com/read/0007663892ee71a504c6e

MURAL O professor Carlos Resende propôs, no ano letivo anterior, aos professores e ao pessoal não docente da EB 2.3 C/ Sec. José Falcão, a criação de um mural, não das lamentações, mas para exorcizar a crise que hoje atravessamos. A BE decidiu divulgar os trabalhos aí colocados, que podem ser observados em http://pt.calameo.com/books/00091574273da0550e91d

PÁGINA WEB, BLOGUE,FACEBOOK, PORTAL A BE divulga alguns documentos na página WEB do Agrupamento, incluindo na plataforma moodle, disciplina Biblioteca/Centro de Recursos Educativos, em http://www.eps-jose-falcao.rcts.pt/home.html A BMA atualiza com regularidade o blogue Preto-no-Branco http://preto-nobranco.blogspot.com/ Existe, ainda, o Portal da Rede de Bibliotecas de Miranda do Corvo http://www.rb.mirandadocorvo.com/ Embora não seja atualizado com regularidade, a BMA está no facebook www.facebook.com/bibliotecamanuelalegre

Se quer divulgar alguns trabalhos no blogue ou no Portal deve enviá-los para bib.ebjosefalcao@gmail.com P. 8


BOLETIM 1º periodo BMA  

BOLETIM 1º periodo BMA

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you