
1 minute read
CAMINHADA QUEM COMO DEUS.
from Espiral 109
by rui_parreira
É este o nome dado à Caminhada que assinala o final do ano letivo e é destinada, há uns anos para cá, só aos alunos finalistas do nosso colégio. Assim, no dia 7 de junho, quarta-feira, também o dia da APPA final, os alunos do 12º ano, juntamente com os seus diretores de turma, caminharam até aos Valinhos, onde tiveram uma celebração da palavra e a sua consagração a Nossa Senhora, com a bênção e entrega das pastas de finalista.
Tudo começou, por volta às 9 horas, na sala D. João Pereira Venâncio, em que os alunos, professores e a direção do colégio se reuniram para uma pequena reflexão sobre aquele momento que marca o final de um percurso, predominantemente, de oito ou três anos no colégio. Por volta das 9.30h, as turmas e os respetivos diretores de turma puseram-se a caminho, ao longo do qual reinou a tranquilidade, a boa disposição e o convívio. Recordaramse momentos vividos, refletiu-se, houve emoções expressas em abraços, risos, lágrimas…
Advertisement
Chegados à Loca do Cabeço, lugar de aparição do anjo aos pastorinhos, todos se acomodaram para a pequena celebração. Seguiram, depois, para junto do monumento a Nossa Senhora onde fizeram a sua oração de consagração e receberam as pastas de finalista, antes benzidas pelo Sr. Padre Varela. Foi o envio destes jovens para outros voos, tal como diz o hino do colégio “Nós somos em campo aberto / Asas prontas a voar”, ideia também expressa nas suas t-shirts brancas, onde se podia ver desenhada uma grande asa. Foi mais um momento cheio de emoções, registado nas muitas fotografias tiradas.



Seguiu-se um pequeno lanche e regressou-se ao colégio, passando pelo Centro Pastoral Paulo VI para um pequeno ensaio para a APPA daquele dia. Às 14.00, todos almoçaram na cantina em ambiente de festa, terminando com a partilha do bolo dos finalistas.
Quando estávamos junto ao Monumento a Nossa Senhora, ficámos a saber da triste notícia da morte do antigo diretor do colégio, Padre Joaquim Ventura. Foi um momento marcante, não só pela notícia inesperada, mas pelo facto de esta caminhada ser da sua autoria e nela ter participado tantas vezes, marcando, pela Amizade, Verdade e Exigência, tantas gerações de jovens finalistas.