
5 minute read
SURF. NATAÇÃO. BASKET.
from Espiral 109
by rui_parreira
Realizou-se, no dia 5 de junho, a atividade de natação "Swimming Non Stop" e as turmas do básico vencedoras foram: 5.º A, 6.º B, 7.º C, 8.º C e 9.º A. Os alunos vitoriosos na competição, do secundário, foram: Isadora Gomes, Lara Manso e Sandro Monteiro do 10.º A, Constança Santos do 10.º B, Carlos Raposo do 10.º F, Francisco Vieira do 12.º A, Simão Cabral do 12.º B, Moisés do 12.º D e o Yuri Martins do 12.º E. Parabéns a todos os participantes!

Advertisement
Os alunos do 11.º ano do Curso de Atividade Física e Desporto Adaptados visitaram, no dia 27 de abril, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e fizeram formação em skate e surf, em Peniche.


Um agradecimento especial ao professor Telmo Teotónio e à sua equipa pela parceria formativa e outro aos nossos antigos alunos Inês Silva e Gonçalo Rodrigues que colaboraram nestas experiências.
No dia 9 de junho, 160 alunos estiveram envolvidos no torneio 3x3 de Basquetebol, que foi organizado em parceria com a Associação de Basquetebol de Santarém. Durante a manhã, os alunos do 2.º ciclo participaram na atividade "Ribas vem à escola" mostrando empenho e dinamismo.

Agradecimento especial ao treinador José Monteiro e a todos os participantes.

No dia 13 de cada mês, um grupo de alunos do 5.º, 6.° e 7.° anos, do nosso Colégio, participou na animação da Oração do Terço das 18h30, na Capelinha das Aparições.
Anamorfose | Trabalhos realizados pelos alunos do 12.º Ano do curso com Plano Próprio de Design, Cerâmica e Escultura, na disciplina de Desenho e Pintura.

Os alunos do 2°ciclo do Colégio de São Miguel, criaram uma ilustração de um Superecolápis para o desafio lançado no âmbito do Projeto Eco-escolas e os cinco mais votados já estão a concurso. Os restantes encontram-se em exposição na nossa escola.


O grupo de alunos da Amnistia Internacional do colégio desafiou os alunos a serem um cravo e não um escravo, a contar o que é a liberdade através da Arte, dando asas à imaginação e deixando-a voar, também ela livremente! Sem medo, aceitaram esse desafio e fizeram projetos incríveis.


O 10.° C rumou ao Santuário de N. Sra. da Ortiga, numa caminhada intergeracional e inclusiva com os utentes da Cercilei de Porto de Mós, as crianças da Casa da Criança de Boleiros e os séniores praticantes de boccia do Vasco da Gama. Foi um dia bem passado!

Duas alunas de Francês, do 11ºC, realizaram, no nosso colégio, a prova do DELF scolaire - B1(“Diplôme d’Études en Langue Française”) para obtenção do respetivo diploma. Foram literalmente postas à prova, demonstrando, com mérito, as suas competências em língua francesa.
Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, os alunos do quinto e do sexto ano do Colégio de São Miguel estiveram à conversa com a escritora Margarida Fonseca Santos, sobre a sua obra, “Bicicleta à Chuva”.

A comunidade educativa do Colégio de São Miguel junta-se, mais uma vez, à campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a fome.

A Dr.ª Cristina Silva, psicóloga escolar do Colégio, participou na Plataforma “Bem-estar e Saúde Mental em Contexto Escolar”, no âmbito do Fórum Saúde Mental, promovido pelo Município de Ourém, em parceria com o Centro Hospitalar Médio Tejo

Com sorrisos e gestos de boas-vindas, foram recebidas, no dia 24 de maio, pelo Departamento de Acolhimento Pastoral do Santuário de Fátima 10 alunas inscritas como voluntárias na Peregrinação de Idosos. A Dr.ª Cláudia, a Dr.ª Rute, o Dr. André e o Pe. Daniel souberam partilhar e transmitir o sentido e a missão do acolhimento. Obrigado pela vossa simpatia, empenho e inspiração.

Os alunos do 9.° ano fizeram uma caminhada até ao Santuário da Nossa Senhora da Ortiga no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular cujo o tema era “Saúde Mental”. Também houve tempo para uma paragem no Santuário de Fátima para agradecer o caminho percorrido ao longo deste ciclo que agora termina.
Os alunos da turma do 12.º C do Curso com Plano Próprio de Contabilidade e Gestão organizaram um workshop sobre o IRS Jovem para todos os alunos do 12.º ano. A iniciativa teve como objetivo fornecer informações valiosas e esclarecer dúvidas sobre este tema tão relevante para os jovens.

Alunos do Colégio participaram, no dia 26 de maio, no XXI Encontro Nacional de EMRC do 1.º ciclo, na Basílica da Santíssima Trindade, com a apresentação de um momento cénico.





Alunos do 7.º B (re)visitam idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia Durante este período, os alunos da turma desenvolveram jogos e atividades recreativas na Cidadania e Desenvolvimento e hoje deram continuidade ao encontro, que já havia decorrido na Páscoa, com estes idosos. No final, ainda houve bolo e música com coreografia para todos!

O município de Ourém promoveu, no âmbito da Semana da Educação, uma palestra subordinada ao tema da sustentabilidade, contando com a presença dos alunos do nono ano e do palestrante Filipe Pinto.
No dia 6 de junho, homenageamos o cinema com uma câmara escura no nosso Colégio com o trabalho dos alunos do 5°ano, na disciplina de Educação Tecnológica e Educação visual.

A horta do Colégio de São Miguel já dá frutos...
Depois de termos já comido umas alfaces, agora é a hora das ervilhas. O clube Ecoescola está de parabéns
O Colégio participou na 14ª edição do Fórum Emprego e Formação, organizado pelo Região de Leiria, este ano na porta 10 do estádio de Leiria. O evento ocorreu entre os dias 3 e 5 de maio e foram muitos os visitantes que foram conhecer as dezenas de ofertas formativas da região.
Espaço dedicado a antigos alunos
Por Maria Olinda Reis
Aminha passagem pelo São Miguel não passou disso mesmo: de uma curta passagem, pois durou um ano letivo apenas.
me momentos de lazer nos bailaricos de aldeia.
Averdade
é que acabara de regressar de França e precisava de aperfeiçoar a língua portuguesa, enquanto aguardava pela equivalência dos meus estudos do 3º ciclo já que, no ano letivo seguinte, iria frequentar o liceu de Leiria.
Ter ido parar ao Colégio de Miguel foi o melhor que me poderia ter acontecido. E são várias as razões.
Lembro-me de ter ficado deslumbrada pela sua arquitetura arrojada. Estávamos no ano de 1975 e edifícios como este eram escassos no nosso país que acabara de acordar de uma longa ditadura cultural e artisticamente castradora. Ainda hoje, sempre que aí me tenho de deslocar, por motivos profissionais ou, durante uns anos, na qualidade de encarregada de educação, brota de dentro de mim uma genuína admiração por estar diante de um estabelecimento de ensino, concebido para ensinar e educar e proporcionar aos seus pupilos um espaço acolhedor onde aprender e crescer se fazem em harmonia.
Mas regressando ao passado, as minhas memórias teimam em dizer-me que foi nesse ano que fiz os melhores amigos, uns que partilhavam comigo o estatuto de “aluno/a de transição”, outros que me abriram as portas das suas casas para me acolher aos fins de semana, proporcionando-
Foi também aí que conheci professores que me marcaram pela sua empatia e simpatia, essenciais para a minha integração. Recordo particularmente o professor Salvador, sempre pronto para nos estender a mão, mas que nos deixava meio atordoados a pensar no real sentido dos seus comentários eivados de humor e ironia.
Três anos mais tarde, quando me vi forçada a ingressar no mundo do trabalho, ainda hesitei. Poderia ter-me tornado engenheira, bancária ou até hospedeira de bordo, mas foi na profissão de professora que apostei, ciente de que a minha passagem pelo Colégio de São Miguel não foi alheia a essa escolha ! Nessa altura, imaginei-me a lecionar a língua francesa nesse ambiente propício a desenvolver imaginários e que, juntamente com as pessoas que por mim passaram, deixou marcas indeléveis.
Odestino não quis que eu fosse professora no Colégio de São Miguel, porém lecionei em algumas escolas, e em todas elas me esforcei por abraçar os grandes desafios desta carreira. Hoje, sei que não poderia ter tido outra profissão. Com os alunos que comigo se cruzaram aprendi muito... sobre pessoas, sobre relações interpessoais, sobre sentimentos. Aos alunos, espero ter passado a mensagem da importância do conhecimento e dos valores humanistas. Sei de alguns que me escutaram... Bem-haja!
