WEB 2.0

Page 1

As ferramentas da WEB 2.0 na Educação

Novos Novas

con torn os possibilidades Profª Ms Rosimeire Vizentim


Em

1991, a idéia para lá de revolucionária de Berners-Lee* ganhou forma, nascia a Internet e assim assegurou seu lugar na História . Ele descrevia o que imaginava ser uma rede mundial de computadores, a World Wide Web. Berners-Lee falava de textos interligados por hyperlinks, e que bastaria você clicar em um link que poderia ser uma palavra, imagem ou ícone - e seria direcionado para outras páginas.

* Berners-Lee é o criador da Internet em 1989. Recentemente, Tim Berners-Lee foi considerado um dos maiores gênios vivos do mundo, segundo o levantamento "Top100 Living Geniuses", da consultoria Creators Synectics.


Web 1.0 - Anos 90 A g ra n d e b i b l i o t e c a d i g i t a l Foi a primeira geração de internet comercial. Seu grande trunfo era a q u a n t i d a d e de informações disponíveis. Mas o conteúdo era pouco interativo. O usuário ficava no papel de mero espectador da ação que se passava na página que ele visitava. Não tinha autorização para alterar seu conteúdo.

BOM : RUIM :

Já tinha hiperlinks Era apenas mais um espaço de leitura


Web 2.0 – Hoje A construção coletiva do conhecimento Sua essência é permitir que os usuários sejam mais que meros espectadores: eles são parte do espetáculo. Os melhores sites são ferramentas para que os internautas gerem conteúdo, criem comunidades e interajam. Alguns, como a Wikipédia, possibilitam a construção coletiva do conhecimento

BOM : a internet ficou participativa RUIM : é difícil lidar com o excesso de informação inútil


Web 3.0 – O f uturo P r o g ra m a s i n t e r p r e t a m n o s s a s p r e f e r ê n c i a s e nos ajudam a navegar

Ainda não é clara a fronteira para a web 3.0. Mas algumas pessoas a entendem como um conjunto de tecnologias com formas mais eficientes para ajudar os computadores a organizar e analisar a informação disponível na rede. Essas ferramentas podem ajudar as pessoas na hora de decidir por um pacote de viagens ou para avaliar opções de investimento financeiro

BOM : É possível analisar muito mais informações com menos trabalho e resultados mais precisos

RUIM : O risco de a máquina fazer tudo sozinha ou errar


Ao meu ver, a grande questão a ser respondida é como os professores podem utilizar essas ferramentas da WEB em sua prática pedagógica, e se tornarem professores digitais. Antonio (2008) afirma que

“um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso dos computadores para ele mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos.” A WEB 2.0 propicia ao professor inúmeras possibilidades com ferramentas de edição de imagem (Flickr, Slide, Picturetrail, Toondoo, entre outras) e de texto (Slideshare, Scribd, Slideboom, etc), mas será que isso é suficiente? Já não basta perder o medo do computador.

É preciso saber para que ele serve se pretendemos fazer bom uso da máquina. Professores que só usaram computadores para bater papo na Internet, jogar games ou, quando muito, digitar um texto mal formatado no Word, estão deixando de aproveitar a chance de serem verdadeiros professores digitais. (ANTONIO, 2008 p.1).

Para pensar um pouco mais sobre esse assunto, sugiro as apresentações que foram organizadas utilizando duas das ferramentas citadas acima; o Slideshare e o Scribd. Ambas são ferramentas de publicação de textos e tratam de professores digitais e o uso do blog na educação.


Sugerimos algumas leituras que irão auxiliar em nossa reflexão sobre novos contornos e novas possibilidades no uso das ferramentas da WEB 2.0 na prática pedagógica dos professores em formação.


Dicas de leitura

1

Avaliação: O Combinado não sai caro http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg= internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola= 43

2

Como planejar atividades a partir de prioridades http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg= internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola= 34

3

@luno @juda @aluno http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg= internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola= 41


Referências http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoc a/0,,EDG77010-6014-465-2,00.html – Acesso em 16/08/2009. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoc a/0,,EDG77010-6014-465-2,00.html – Acesso em 16/08/2009.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.