Page 1

Projeto Vozes que Ecoam * Wiki Escrita Colaborativa

Construindo a hist贸ria da minha comunidade

Jardim Ferreira


Jardim Ferreira


Localização

Localizado na região norte da cidade de Sorocaba, o bairro concentra residências, condomínios e prédios, além do comércio que é muito diversificado. É também conhecido como Jardim Marco Antônio.

É cortado pela Avenida Paes de Linhares, via que liga o Além Linha a Zona Norte..

Bairros cortados por esta via ou que estão nas proximidades da mesma: Vl. Fiore Jd. Brasilândia Vl. Mineirão Vl. Melges Jd. Ferreira Jd. Seriema Vl. Sônia Vl. Olímpia Vl. Almeida Jd. Hungares Vl. Primavera Jd. Alvorada Vl. São Bernardo Vl. Germiniani Vl. Juliana Vl. Odim Antão


Espaços Fotos tiradas pela aluna Vera

Matadouro municipal

Localizado numa área no final da Rua Paes de Linhares (Jd. Brasilândia, Vl. Fiori), o Antigo Matadouro Municipal tem valor histórico e cultural. Durante 50 anos, o casarão, construído na década de 30, serviu para o abate de bois e suínos que abasteciam a cidade. Quem vê o estado precário de conservação do antigo Matadouro Municipal de Sorocaba não pode imaginar que, por trás de tanto matagal, esteja um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Arquitetônico da cidade. “De que adianta tombar um prédio e deixá-lo completamente abandonado?”, questiona o engenheiro Sérgio Aranha, presidente da ONG Memória Viva.

Inaugurado em 6 de janeiro de 1928, o Matadouro Municipal, na rua Paes de Linhares (Zona Norte), abastecia os açougues da região. “Ele era o mais importante matadouro da região e funcionou até a década de 70”, informa o vereador Paulo Mendes, que foi o autor do decreto de tombamento em 1996, quando prefeito de Sorocaba.


Espaços Segundo o restaurador Salvador de Cápua e o arquiteto Alberto Streb, o prédio tem traços românicos e neoclássicos. “É um prédio ímpar na arquitetura da cidade. Mas, se não for feito um restauro urgente, corre o risco de desaparecer e virar ruína”, alerta Cápua. Ele ressalta que, sem revestimentos, as paredes internas do prédio se encontram à mercê da umidade, dos musgos e mofos. Também chama atenção para o risco de desabamento do telhado, que conserva as telhas originais. Em 1996, um decreto municipal determinou o seu tombamento, reconhecendo-o como patrimônio

Fonte: http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/painel.php?cod=1387


Mercado Distrital

Espaços

O Mercado Distrital de Sorocaba é tradicional ponto de venda de produtos culinários e artesanais. Fica localizado na Rua Benedito Galdino de Barros, 300, na Vila São Bernardo - Vila Fiori. A Rua Benedito Galdino de Barros é uma travessa da Rua Paes de Linhares, na Zona Norte.


A Lenda Pelo menos é o que contam muitos dos moradores deste bairro, que tem mais de 60 anos de existência e por isso, é um dos mais antigos da zona norte. O historiador sorocabano Carlos Carvalho Cavalheiro conta as lendas do bairro em seu livro “Folclore em Sorocaba” (1999). A mais conhecida em toda cidade é a do padre enforcado. há cerca de 40 anos, o corpo de um padre foi encontrado pendurado em uma mangueira em frente ao Mercado Distrital. Diz à lenda que ele foi amarrado com correntes e arrastado pelas ruas do bairro até a árvore, onde foi enforcado.

Muitos moradores afirmam ainda verem o fantasma do religioso arrastando correntes, principalmente à noite. A história do tesouro enterrado no Jd. Marco Antônio ele teria sido enterrado por escravos e índios sob uma pedra grande, em uma área verde ao lado do Mercado Distrital. A lenda diz que se alguém tentar pegar o tesouro, será amaldiçoado.

Fonte: http://200.195.199.139/$sitepreview/memoriaviva.org.br/default.asp?id=1&mnu=1&ACT=5&con tent=1605


Casas da CDHU

Associação dos moradores


O nosso Sabe Tudo Endereço: Benedito Galdino de Barros, 47 Fone: (15)32110485

No Sabe Tudo, é disponível a toda comunidade o acesso gratuito a internet. Uma iniciativa da Prefeitura da cidade em estimular a inclusão digital. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h ás 21h e sábados das 8h ás 13h.

Cursos ministrados na unidade: Curso de informática (com inscrições abertas) Documentos necessários para cadastro: Xérox do RG e do comprovante de residência. Curso de Audiovisual (em andamento).


Entrevista

Foto tirada pela aluna Danuza

Bate-papo com a supervisora do Sabe Tudo Qual o seu nome? R: Silvia Antunes Falce de Lima. Qual sua função? R: Supervisora. Porque foi criado o sabe tudo? R: A prefeitura criou o Sabe Tudo para ter interatividade entre a escola e a comunidade. O que o Sabe Tudo oferece? R: Cursos de informática gratuitos para todos da comunidade. Para que é utilizado? R: Ele é um cyber gratuito para MSN, trabalhos e pesquisas. No que o Sabe tudo é mais utilizado? R: Para MSN, pesquisas e trabalhos.


Escolas

Foto tirada pela aluna Mayara

Escolas de nosso bairro Escola Estadual Professora Ossis Salvestrini Mendes. Avenida Paes de Linhares, 1198(15) 3232-7181 /(15) 3231-9004

Escola Municipal Professor Flรกvio de Souza Nogueira-Rua Artur Caldini, 500 - Jardim Ferreira - (15) 3228-2400 / (15) 3228-1530 Foto tirada pela aluna Luisa


Igrejas Igrejas do nosso bairro Fotos: aluna Vera

Rua: Benedito Galdino de Barros nº806

Rua: Paes de Linhares n°1.788

Rua: Paes de Linhares n°1.800

Rua: Manoel Costa Pereira n°44 Rua: Manoel Costa Pereira nº106


Personalidades Entrevista com o Dono da Padaria

Fotos: aluna Vera

Qual seu nome? R: Mauricio dos Santos Flores. Em que você trabalha? R: Trabalho na panificadora CIA do Pão. Quanto tempo você tem seu comercio? R: Há cinco meses. O que você acha do bairro? R: Um bairro limpo, muito bonito e um bairro de classe média. O que falta para melhoria do bairro? R: Um pouco mais de policiamento. O que você acha do Sabe Tudo? R: Falta um pouco mais de informação para comunidade saber o que o Sabe Tudo oferece ao bairro.


Entrevista com jovem morador do bairro Qual seu nome? R: Marcio Mauro Vieira. Quanto tempo você mora aqui? R: 15 anos. Como é a vida aqui na comunidade, o que você faz? R: Eu estudo na escola Flavio de Souza Nogueira e um lugar onde eu gosto de se divertir é aqui no Sabe Tudo. Que tipo de musica você gosta? R: Eu gosto de psy e rap. Você gostaria de usar a quadra de tênis? R: Eu gostaria, mais não é aberto para a comunidade. O que você acha que aqui precisa melhorar? R: O campo que foi destruindo para fazer estacionamento para a copa Devis, e falta terminar uma praça que eles começaram e fizeram pela metade. Você é feliz aqui na comunidade? R: Sim.


Lazer Ciclovia

Fotos: aluna Danuza

A rua antigamente era assim:

(Foto tirada da internet)


Quadra de tênis: grande conquista do bairro

A cidade paulista de Sorocaba ganhou o

direito de sediar o próximo confronto do Brasil na Copa Davis, nas facilidades do Tênis Clube de Sorocaba. Apesar de um contrato formal ainda não ter sido assinado, os sócios do Tênis Clube Hélio da Silva Ferreira e Eduardo Justo confirmaram o acerto com a Confederação Brasileira para receber os jogos, que aconteceram entre os dias 11 e 13 de abril. As obras da disputa do confronto entre Brasil e Colômbia, válido pelo Zona I Americano da Copa Davis,aconteceram entre os dias 11 e 13 de abril, no Tênis Clube de Sorocaba, no interior de São Paulo.O local, escolhido pela Confederação Brasileira de Tênis no final de janeiro,foi palco da briga do Brasil para voltar a disputar uma vaga no Grupo Mundial da principal competição entre nações do mundo.


Um prédio pré-moldado com 600 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, com vestiários, banheiros, lanchonetes e área vip internacional, esta última com ampla visão à quadra central. Foram 15 homens trabalhando 18 horas por dia, somente na adaptação do Tênis Clube Sorocaba, para receber a Copa Davis de acordo com as normas da ITF - Federação Internacional de Tênis. Fontes: http://www2.uol.com.br/tenisbrasil/davis/ultnot/ult500u2365.htm http://www.tenisnews.com.br/modules.php?name=News&file=arti cle&sid=14560

Reivindicações da comunidade * A quadra poderia ser aberta para uso da comunidade; * Um campo de futebol novo, porque o antigo agora é um estacionamento de carros, devido à reforma e o acontecimento da copa Davis; * Um espaço Jovem como há no Jardim Ipiranga;


Colaboradores do projeto

Instrutora: Haphaelle Rodrigues de Mota

Instrutora pedagógica: Juliana Braga Dias Eduardo Menegazzo

Alunos: Larissa Olivette Pires Danusa Nogueira Mendes Luisa Michele Rocha Giampietro Talita Assumpção Ribeiro Mayara Forner Henrique Pereira de Araújo Marcio Mauro Junior Edson Luiz Vieira Junior Vera Lucia Bertola

Coordenadores pedagógicos: Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Profª Rosimeire Vizentim Design: Daniele de Oliveira – CET (Uniso)


Colaboradores do projeto Apoio:

PatrocĂ­nio:

Wiki - Jardim Ferreira  

Wiki - construindo a história da minha comunidade, trabalho elaborado pelos instrutores e alunos do projeto Vozes que Ecoam.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you