1 minute read

Defesa Civil ensina alunos de PG a construírem um pluviômetro caseiro com garrafa pet

Ação de conscientização ocorreu na Escola Municipal Maria de Lourdes Santos

“Você sabia que é possível medir a quantidade de chuva que cai?” Foi com objetivo de responder essa questão que agentes da Defesa Civil de Praia Grande estiveram na Escola Municipal Maria de Lourdes Santos, no Bairro Samambaia, na terça-feira (13), para ensinar os alunos a confeccionarem um pluviômetro caseiro.

Advertisement

Com garrafa pet, os jovens montaram um equipamento simples que os ajudará na medição da quantidade de chuva. A ação também serviu para conscientizar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi comemorado no dia 5 de junho.

Os alunos, que estão no quinto ano do Ensino Fundamental, assistiram um vídeo ilustrativo, conversaram sobre a funcionalidade do equipamento e puderam entender melhor a importância da observação dos volumes de chuva e do trabalho da Defesa Civil. Para Mikael Batista, de 10 anos, a experiência foi surpreendente. “Eu não sabia que dava para medir a chuva de um jeito tão fácil. Gostei muito de aprender isso”.

A aluna Gabriely Araújo também elogiou a atividade e a vinda da equipe da Defesa Civil na escola. “Foi uma aula bem dife-

Com garrafa pet, os jovens montaram um equipamento simples que os ajudará na medição da quantidade de Chuva rente que tivemos hoje, além de montar esse equipamento também descobrimos mais sobre o trabalho da Defesa Civil”.

A professora da unidade escolar, Érika Pimentel, comentou sobre a ação. “Esse tipo de conversa com os alunos proporciona conhecimento sobre as dinâmicas da natureza, uma vez que a chuva é um processo natural e faz com que eles estejam mais atentos ao Meio Ambiente que os cerca”.

A responsável pela aula foi a diretora de atendimento da Defesa Civil de Praia Grande, Maria Eunice Lima de Freitas, que se mostrou satisfeita com o resultado obtido com os alunos. “Nosso principal objetivo é trazer uma conscientização ambiental, fazer com que eles estejam atentos às mudanças climáticas e como isso impacta na vida de cada um. Somente dessa forma conseguiremos que as novas gerações tenham mais cuidado com o mundo em que vivemos, proporcionando uma cidade mais sustentável e um mundo melhor”.

PRAIA GRANDE | Cultura

This article is from: