2 minute read

Judoca Agatha Martins reapresentará o Brasil na Universíade

Atleta de Praia Grande irá para a competição acontecerá em Chegdu, na China, em julho

O judô de Praia Grande demonstrou mais uma vez a sua força. A judoca praia-grandense, Agatha Martins Silv, garantiu a classificação para representar o Brasil na Universíade – Jogos Universitários Mundiais. A competição será realizada em julho, em Chengdu, na China.

Advertisement

A classificação veio após vencer a seletiva realizada durante o Desafio Universitário de Judô, em Brasília. A disputa contou com a participação de 40 atletas de 27 instituições de ensino superior de todo o País.

Agatha Martins, atleta do Time Praia Grande, representando a UniCesumar/SP, venceu por ippon (pontuação máxima do judô) seus dois combates contra uma rival do Rio de Janeiro e outra judoca que, assim como ela, foi indicada pela Confederação Brasileira de Judô para esta disputa.

Esta era a última oportunidade da judoca da Cidade da categoria +78 kg dm disputar a Universíade. A competição tem idade limite de 27 anos, faixa etária que Agatha completará em 2023.

“Eu sempre sonhei em estar nesta competição. Nas outras seletivas onde eu também havia sido indicada pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), acabei perdendo a final

PRAIA GRANDE | Esporte e ficando sem a vaga. Na última chance que tinha, Deus me abriu esta porta e desta vez eu consegui”, comemorou Agatha Martins.

Bastante feliz e emocionada, Agatha desabafou após a cerimônia no pódio: “Almejei muito esta oportunidade. Estou bem feliz. Quando descobri sobre a indicação da Confederação para esta seletiva sonhei muito com esta conquista”.

A judoca projeta agora sua expectativa para a Universíade: “Foram lutas muito difíceis. Enfrentei uma outra adversária indicada pela CBJ e uma outra menina do Rio de Janeiro. Apesar das dificuldades, consegui vencer e agora eu espero também poder realizar uma boa competição na China e conquistar uma medalha para nossa Cidade e o Brasil”.

Agatha representará o Brasil em Chengdu, na China, na categoria +78kg que vem se tornando tradicional no judô brasileiro conquistando grandes

Divulgação resultados internacionais. Nas últimas três Olimpíadas, o Brasil foi representado por Maria Suellen Althman. A experiente judoca conquistou ao longo de sua carreira mais de 60 medalhas internacionais, sendo vice-campeã mundial em duas oportunidades.

Atualmente, a titular do ciclo olímpico ‘Paris 2024’ tem sido Beatriz Souza, com resultados relevantes no Circuito Mundial e também o bronze na Copa do Mundo de Doha deste ano, além da prata em 2022 e bronze em 2021.

Pan-Americano - Mostrando a força do atual momento do judô do Time PG, outra judoca local representará o Páis em uma competição internacional. Na categoria sub-15, -57kg, Tiffany Linka Shinzato Onohara, disputará o Campeonato Pan-Americano, em Lima, no Peru, também no mês de julho.

O cOmbate acOntecerá nO miccOsukee indian GaminG resOrt, em miami

Campeã Mundial - O judô de Praia Grande, em 2011, comemorou o título mundial sub-17 com Tawany Gianelo da Silva. A conquista ocorreu em Kiev, na Ucrânia. Na oportunidade, Tawany tinha 15 anos e foi campeã na categoria até 40kg, feito inédito até então para o esporte da Cidade.

This article is from: