3 minute read

Praia Grande ganhará sua quarta base do SAMU

Unidade fica localizada no Bairro Maracanã

A área da Saúde em Praia Grande ganhará mais um importante equipamento. A Cidade contará, em breve, com mais uma base do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). A nova unidade fica localizada no Bairro Maracanã. A obra entrou na última etapa com os ajustes finais sendo efetuados.

Advertisement

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, realizou uma vistoria na nova casa do SAMU na Cidade. A quarta base descentralizada terá papel importante no aprimoramento dos serviços prestados pelo setor. A entrega do equipamento também cumpre mais uma meta do plano de governo da chefe do Executivo praia-grandense.

Além da prefeita, participaram da vistoria os secretários de Obras Públicas, Eloisa Ojea, e o de Saúde Pública, Cleber Suckow, além de representantes da empresa que realizou a construção da nova base. O grupo visitou todas as instalações que estarão disponíveis para os profissionais da equipe do SAMU.

“A Prefeitura de Praia Grande segue investindo maciçamente na área da Saúde. Esta nova base do SAMU fará com que a Cidade tenha uma dinâmica diferenciada de atendimento deste serviço, o que beneficiará diretamente a população. O Município busca também oferecer a melhor estrutura possível para que os profissionais desenvolverem suas funções”, comentou Raquel Chini.

A nova base do Samu tem área total de 855 metros quadrados, com 121 metros quadrados de área construída de edifício e outros 333 metros quadrados de área de esta- cionamento. A unidade possui duas salas de repouso, copa, almoxarifado, sala de rádio, sala de convivência, área de limpeza e de expurgo. São 10 vagas de estacionamento para ambulâncias e 8 para veículos da Defesa

Civil da Cidade.

Localização estratégica – Com entrada na Rua Mario Daige, a base do Samu no Maracanã fica atrás da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, sendo fundamental para o atendimento de casos mais complexos. O ponto estratégico em que está proporcionará um maior entrosamento entre os serviços.

Urgência e Emergência – Atualmente, Praia Grande conta com três bases descentralizadas do SAMU que estão localizadas também em pontos estratégicos em áreas anexas a unidades do setor de Urgência e Emergência. Os equipamentos ficam nos seguintes bairros: Samambaia, Quietude e Boqueirão.

Ano da Saúde – Completando 56 anos em pleno desenvolvimento, Praia Grande celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema ‘Mais Saúde, Mais Vida’, a Cidade intensificou o desenvolvimento de diversas ações de promoção à saúde ao longo de todos os meses deste ano.

Mais de 900 famílias de Praia Grande estão participando do Programa Casa Legal

O Programa Casa Legal, é uma iniciativa da Secretaria de Habitação (Sehab) visando promover a legalização das construções em áreas que receberam o título de regularização fundiária da Prefeitura e que pela Legislação Municipal não conseguiriam ser oficializadas.

Até o momento, já aderiram ao programa um total de 933 famílias que buscam regularizar as construções de suas moradias nos núcleos Caieiras I, Caieiras II, Jardim Primavera, Cruzeiro do Sul, Vila Sônia, Mirim e Jardim Silmara.

Dessas, 235 construções já foram regularizadas pelo Programa e seus proprietários já podem ir ao cartório inserir a construção no documento do imóvel, proporcionando sua valorização. Os outros 698 pedidos de legalização estão em análise. De acordo com a Sehab, esse processo envolve uma verificação minuciosa da documentação apresentada pelas famílias, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa que tem uma lei própria que o ampara.

O Programa Casa Legal abrange três modalidades de regularização: automática, simplificada e completa. A modalidade automática é destinada a construções de até 100m². A modalidade simplificada abrange construções entre 100,01m² e 500m². Já a modalidade completa é voltada para edificações com mais de 500m².

Para participar do Progra- ma Casa Legal, o morador precisa ser um dos beneficiados pelo programa de regularização fundiária de Praia Grande. O atendimento é realizado no Paço Municipal, nos dias úteis, das 9h às 16h. O endereço é Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, no Bairro Mirim. O prazo final para dar entrada no Programa Casa Legal foi prorrogado até dezembro de 2023.

O secretário de Habitação, Anderson Mendes, comentou sobre o programa. “Todo esse esforço é para garantir que as pessoas tenham acesso a documentação de suas casas, tanto do lote como das construções. Isso garante valorização dos imóveis e segurança para o desenvolvimento das famílias”.

This article is from: