3 minute read

Praia Grande recebe carreta itinerante do Museu da Vida da Fiocruz

Veículo do Ciência Móvel fica de 26 a 28 de abril, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues

Conhecer de perto como funciona um simulador gravitacional ou mesmo ter acesso ao universo lúdico do picadeiro. Essas serão algumas das atrações do museu itinerante do Ciência Móvel do Museu de Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que estará em Praia Grande de 26 a 28 de abril. Mais de 4,5 mil alunos das escolas municipais participarão das atividades que ocorrem durante todo o dia, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude.

Advertisement

Essa será a primeira vez que a museu itinerante da Fiocruz virá a Praia Grande. Após o período de pandemia causada pelo coronavírus, o Ciência Móvel levou as atrações científicas e culturais aos quatro cantos do País. Antes estiveram em cidades como Caxambú e Juiz de Fora (MG), Japeri (RJ) e Brasília (DF). A última vez que a Fundação veio para a Baixada Santista foi em 2011, quando trouxe Museu da Vida para Santos.

A vinda do veículo à Praia Grande ocorre por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Oswaldo Cruz. O Departamento de Educação Ambiental (DEA) ficou à frente das tratativas e organização das escolas que participarão das atividades. A passagem do Museu da

Vida da Fiocruz marca a primeira edição da Jornada Verde, desenvolvido pelo DEA.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Eliane Queiroz, era para a Cidade ter recebido a visita da carreta em 2020. Entretanto, devido a pandemia e necessidade de lockdown na época, precisou ser suspensa.

“A Fiocruz é uma instituição de ponta, reconhecida internacionalmente. Será um aprendizado diferente para os nossos alunos que poderão, na prática, ver assuntos que aprenderam na sala de aula”, explicou.

A realização da Jornada Verde, com participação da carreta Ciência Móvel do Museu de Vida da Fiocruz, enfatiza as ações do Educação Ambiental em atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). “Precisamos conscientizar cada vez aos alunos. O que fazemos numa ponta, que pode aparecer pequeno, às vezes insignificante, serve de motivação e início para que outros sigam exemplos e se tornem hábito no dia-a-dia”, enfatizou Eliane Queiroz.

Aparato – O Ciência Móvel é um museu itinerante que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para as populações de várias cidades da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias, apresentações artísticas e culturais integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores, além de artistas de teatro e circo.

Entre as atrações estão o Giroscópio Humano. Trata-se de simulador de gravidade composto por três anéis que giram em todas as direções e que é inspirado em equipamentos de treinamento de astronautas. Outro ponto de destaque é o espetáculo do Coletivo Nopok, que nos remete ao universo lúdico do picadeiro com um show que combina música, a arte do improviso e números do circo tradicional.

A programação traz ainda modelos anatômicos do corpo humano, jogos e diversos aparatos interativos dos módulos temáticos do Ciência Móvel.

Entre as atrações estão: ‘Por Dentro de Nós’, ‘Na Onda da Transformação’, ‘Água é Vida’, ‘Brincando se Aprende’ e ‘Ciência e Arte’.

Além da ca, a peça ‘O Rapaz da Rabeca e a moça Rebeca” será apresentada para alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inspirado na obra do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo aborda questões importantes de saúde a partir da história de dois jovens de famílias rivais que se apaixonam.

O Ciência Móvel - projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Federal, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz, conta atualmente com

Evento acontece nos dias 14 e 15 de abril

Pensando no incentivo e na conscientização da população sobre a importância da preservação e manutenção das praias limpas, destinando corretamente o lixo e os resíduos sólidos para reciclagem, a Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), apoia o evento ‘Praia

Limpa - Abrace o Mar’, realizado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Praia Grande (AEAPG), com apoio da Mútua e Instituto Biopesca. A programação ocorre nesta sexta (14) e sábado (15).

O evento inicia-se na sexta (14) das 18h às 21h, na sede da AEAPG, com uma exposi- ção promovida pelo Instituto Biopesca, além de palestras do Engº Renato Archanjo, diretor geral da MÚTUA SP, sobre a “MÚTUA e seus benefícios”; da bióloga Karla Marques de Souza sobre a “Gestão de Resíduos Sólidos em PG”; e da presidente fundadora do Instituto Biopesca, a bióloga Carolina Pacheco

Bertozzi, com o tema “Preservando a Fauna Marinha”.

Já no sábado (15), a programação acontece na praia, das 9h às 12h, em frente ao Ocian Praia Clube (Rua Comendador Otto Carlos Golanda, 200 - Bairro Ocian) com a distribuição de kits e sacolas biodegradáveis e a participação de autoridades o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz. públicas e do setor privado, que serão coordenados pela equipe do Instituto Biopesca numa ação de coleta de resíduos de micro lixo na praia. Mais informações pelo e-mail secretaria@aeapg.com. br ou pelo telefone/WhatsApp (13) 99764-5498.

Endereço – O Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues fica na Rua Savério Fittipaldi, s/nº Bairro Quietude.

This article is from: