1 minute read

Como é feito o legítimo uísque? Nutrição & Sabor Abacate, cor e sabor

Em primeiro lugar, comece com a cevada. Se um uísque é “maltado”, significa que a cevada molhada foi espalhada em uma sala enorme e colocada em uma temperatura em que mal começa a brotar. Em outras palavras, o grão pensa que vai se transformar em uma planta e ganha um futuro no seu uísque. Durante este malte, muitas destilarias usam a turfa, que é um tipo de carvão não mineral para “esfumaçar” o malte. Este, amigos, é como você consegue esse delicioso sabor defumado. Algumas outras coisas ajudam, mas este passo no processo realmente dá ao Scotch seu sabor único.

Amassando - O grão é moído em pó e jogado em um grande tanque de água, junto com o fermento que come os grãos e excreta álcool. A bebida é fervida algumas vezes, e depois o líquido resultante é colocado em barris que passaram a sua primeira vida segurando sherry, bourbon ou até mesmo centeio.

Advertisement

Se você já se perguntou por que um bourbon de quatro ou seis anos pode ser a altura da qualidade, mas bons uísques começam mais perto do 10 ou a marca de 12 anos, culpe o clima escocês. No Kentucky e Tennesse, onde também são fabricados uísques, fica tão quente nos armazéns durante o verão e muito frio durante o inverno que o líquido no inte- rior se expande para a madeira e fica espremido muitas vezes durante o seu envelhecimento.

Na Escócia o processo é muito mais sutil. Há um envelhecimento mais gradual e um uísque em duplo tambor vai mesmo passar o tempo em dois tambores diferentes, absorvendo o caráter de cada um. Uma vez que é engarrafado, Scotch não fica melhor, mas se mantido em um lugar fresco e escuro, não deve piorar.

Single Malt e Blended - Há muita confusão sobre a diferença entre single malt e blended. Scotch Blended é apenas isso: uma combinação de até 50 grãos (uísque não maltado) e single malts de vários produtores. Há leis severas que ditam a idade no rótulo. Não pode, por exemplo, ser inferior a três anos, e a idade no rótulo é para o uísque mais jovem na mistura.

O “single” em single malt refere-se a um único produtor ou destilaria. O que vem na garrafa, em outras palavras, é o resultado de um processo de produção e não uma mistura de muitos processos. Isso, para a pessoa que está pronta para mergulhar mais fundo nas águas da vida, é onde as coisas começam a ficar interessantes.

Um bom uísque também tem variações em sabor dependendo da quantidade mistura-

This article is from: