
2 minute read
M ilitares ucranianos dispara M u M a ar M a antiaérea , enquanto o ataque da r ússia à u crânia continua , na cidade de B akh M ut , u crânia , 10/01/2023
from O Regional PG
O vídeo, de um minuto e quarenta segundos, tem imagens chocantes e circula desde a terça-feira (11). Um homem camuflado, usando uma máscara, corta o pescoço de outro homem fardado que se debate no chão gritando “está doendo”.
Após alguns segundos, os gritos param e ouvimos um homem atrás da câmera incitando o carrasco em russo a “cortar a cabeça” da vítima. Este termina sua decapitação com uma faca e mostra a cabeça decepada para a câmera. “Você tem que colocar na bolsa e mandar para o comandante”, diz uma voz em russo.
Advertisement
A câmera também mostra o colete da vítima com o tridente ucraniano e uma caveira.
“A União Europeia vai pedir explicações a todos os responsáveis e cúmplices de crimes de guerra na Ucrânia”, disse Nabila Massrali, porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, durante sua coletiva diária em Bruxelas.
A UE “não tem informações
A missão de direitos humanos da ONU na Ucrânia diz ter ficado “horrorizada” e mencionou um segundo vídeo mostrando “os corpos mutilados de aparentemente prisioneiros de guerra ucranianos”.
Na quarta-feira (12), o presidente Volodymyr Zelensky
denunciou a “monstruosidade” das ações russas. “Este vídeo da execução de um prisioneiro de guerra ucraniano, o mundo deve vê-lo. Este é um vídeo da Rússia como ela é”, disse ele em um vídeo postado no Twitter.
“Não é um acidente [...] Já aconteceu antes. Foi assim em Bucha, milhares de vezes”, continuou referindo-se à cidade nos arredores de Kiev que se tornou símbolo das atroci- dades atribuídas ao Exército russo. “Prisão para os assassinos”, acrescentou.
Autenticidade - O Kremlin pediu que a “autenticidade” das imagens seja verificada. “É claro que essas imagens são horríveis”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, a repórteres.
“No mundo de ‘falsificações’ em que vivemos, devemos garantir a autenticidade deste vídeo”, acrescentou. Desde que a invasão russa da Ucrânia começou em fevereiro de 2022, Kiev e Moscou acusam-se mutuamente de maltratar prisioneiros, o que é considerado crime de guerra. No início de março, um vídeo que mostrava a execução de um prisioneiro de guerra ucraniano por soldados russos causou comoção na Ucrânia. Em novembro, o Kremlin ficou indignado com dois vídeos que mostravam a suposta execução de uma dezena de soldados russos que acabavam de se render às forças ucranianas. No final de março, a ONU acusou as forças ucranianas e russas de cometerem execuções sumárias de prisioneiros de guerra durante a invasão. A Rússia também nega, apesar de evidências, as execuções sumárias de civis, em particular em Bucha, perto de Kiev, há um ano.
Animais foram encontrados escondidos embaixo de uma tonelada de peixe não refrigerado que estava sendo transportado em van

Um cidadão da Costa do Marfim foi detido nesta semana na Alemanha depois que a polícia constatou que a van que ele dirigia transportava uma carga incomum: uma tonelada de peixe não refrigerado e dezenas de morcegos cozidos.
A polícia federal alemã disse que um veículo de patrulha parou a van, que não tinha seguro, na cidade de Aachen, nas proximidades da fronteira com a Bélgica, na segunda-feira (10/04). As autoridades informaram que os morcegos foram encontrados embaixo de uma tonelada de peixes.
Os morcegos e os peixes foram confiscados depois que um veterinário do escritório local de proteção ao consumidor inspecionou o veículo. A polícia também apreendeu a van sem seguro.
A polícia informou em comunicado que o condutor, um cidadão marfinense de 31 anos, vai responder por infrações de trânsito e está sendo investigado por entrar no país sem documentos ou carteira de motorista.
Além disso, serão instaura- dos processos administrativos contra ele por violação das regras de higiene alimentar e também por possíveis infrações relacionadas às leis de conservação ambiental.
O motorista permanece sob custódia por ordem de um tribunal de Aachen, aguardando sua entrega às autoridades da Itália, onde ele está registrado como residente.
Morcegos, principalmente morcegos frugívoros, são consumidos por humanos em países como China, Vietnã e Indonésia.
Bundespolizeidirektion