3 minute read

O Rum pelo mundo

Next Article
Fofo e maduro

Fofo e maduro

O rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do melaço e outros derivados da produção de açúcar, além do caldo de cana fermentado e posterior destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave.

Feito de canas frescas trituradas ou do seu melaço, a bebida começou a ser apreciada no século XVII, quando foi divulgada como um poderoso medicamento capaz até de “exorcizar os demônios do corpo”. Conta-se também que seu alto teor alcoólico (de 40 a 55°GL) o fez famoso entre os piratas a a partir do século XVII, os encorajando antes dos combates. Serviu como moeda de troca de escravos africanos.

Advertisement

O rum pode ser feito de duas formas diferentes: a agrícola e a industrial.O primeiro é obtido diretamente do caldo de cana fermentado e o industrial do melaço. A destilação pode ser feita em alambique ou coluna de destilação. Em ambas, o resultado é uma bebida cristalina. Quanto à cor dourada encontrada em alguns tipos da bebida, deve-se ao envelhecimento em tonéis de carvalho ou à adição de corantes caramelo. Os envelhecidos são muito mais caros e, pelo seu sabor peculiar e característico, devem ser consumidos puros ou com gelo. O rum pode também ser a mistura de dois ou mais tipos de rum , como o agrícola com o industrial, o de alambique com o de coluna de destilação e novo com o envelhecido e diferentes combinações entre estes tipos.1

O rum é o principal ingrediente de muitos drinques famosos,como o banana daiquiri ou o proprio daiquiri. É produzido principalmente nas ilhas do Caribe. A grande quantidade de países produtores de rum se reflete na gama de variedades da bebida.

Principais variedades de Rum

Rum encorpado: é o rum escuro. Têm corpo e aromas marcantes e é originário da Jamaica, Martinica, Barbados;

Rum aromático: além do melaço da cana, contém bagos de arroz vermelho. Produzido principalmente na Indonésia, é levado para a Holanda e a Suécia para ser engarrafado e utilizado na fabricação do ponche;

Navy Rum: é um dos mais encorpados. Produzido na Guiana e em Trinidad e Tobago;

Rum cubano: rum leve, com teor alcoólico de 40°GL, pode ter coloração transparente (para coquetéis) ou dourada. A marca mais famosa deste tipo de Rum é a Havana Club (propriedade do Estado Cubano), esta marca surgiu através da Bacardi quando esta foi privatizada para os EUA. Por esta razão, a Bacardi é uma marca americana, sendo muitas vezes considerada erradamente uma marca cubana;

Rum da Jamaica: o mais forte de todos os tipos de rum. Tem teor de quase 75°GL, e geralmente é exportado para a Inglaterra, onde é envelhecido em tonéis de carvalho por muitos anos;

Rum da Martinica: encorpado, é feito do suco da cana no lugar do melaço;

Rum de Barbados: excelente qualidade, é leve e tem sabor acentuado;

Rum de Porto Rico: figura entre os tipos mais famosos de rum, é leve e de qualidade.

Você vai precisar de:

Massa: 1 pacote de bolacha de leite ou maizena; Meia lata de creme de leite.

Recheio: 1 lata de leite condensado; 2 gemas peneiradas; Meia xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de amido de milho; Meia lata de creme de leite; 1 colher (chá) de raspas da casca de limão; Meia lata de pêssego em calda, cortados em fatias grossas; 2 kiwis, cortados em fatias; 3 morangos, cortados em fatias.

Cobertura: Meia colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor; Meia xícara (chá) de calda de pêssegos.

Modo de preparo:

Massa: Bata a bolacha no liquidificador até obter uma farofa fina. Em uma tigela, misture a bolacha e o creme de leite até obter uma massa úmida. Forre uma fôrma de aro removível (25 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200ºC) preaquecido, por cerca de 10 minutos. Reserve.

Recheio: Misture o leite condensado, as gemas, o leite, o amido e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme liso e consistente. Apague o fogo, junte o Creme de Leite e as raspas de limão e deixe esfriar. Recheie a massa com este creme, decore com as frutas e reserve.

Cobertura: Dissolva a gelatina em três colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até dissolver. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e junte com a calda de pêssego. Reserve. À parte, misture um pouco de gelo com água e coloque a cobertura reservada, como se fosse um banho-maria. Vá mexendo delicadamente até ficar com consistência de geleia mole e espalhe cuidadosamente sobre a torta, formando uma camada brilhante. Leve para gelar até o momento de servir.

This article is from: