Glossário de Tráfego Aéreo e Segurança Operacional 2015 Denisar Fior

Page 191

191 NOTA: Para se determinar o nível de transição, deve-se observar, na coluna da esquerda, qual a altitude de transição do aeródromo e ler o nível de interseção da mesma linha com a coluna correspondente ao valor do QNH do momento. EXEMPLO: A altitude de transição do aeródromo “x“ é de 4000 pés, seu nível de transição será o FL65, quando o QNH for de 942.2 a 959.4 hPa; será o FL60, quando for de 959.5 a 977.1 hPa; e assim sucessivamente. Quanto menor o QNH, maior o nível de transição.

GLOSSÁRIO DE TRÁFEGO AÉREO

NÍVEL DE VOO 1) Superfície de pressão atmosférica constante, relacionada com uma determinada referência de pressão, 1013.2 hectopascais, e que está separada de outras superfícies análogas por determinados intervalos de pressão. NOTA1 : O altímetro de pressão, calibrado de acordo com a atmosfera padrão, indicará: a) altitude - quando ajustado para " ajuste de altímetro" (QNH); b) altura - quando ajustado para " ajuste a zero" (QFE); e c) nível de voo - quando ajustado para a pressão de 1013.2 hectopascais (QNE). NOTA2 : Os termos " altura" e "altitude", usados na NOTA1, referem-se a alturas e altitudes altimétricas em vez de geométricas. Ver USO DA INFORMAÇÃO SOBRE NÍVEIS DE VOO BASEADA NA ALTITUDE DE PRESSÃO NÍVEIS MÍNIMOS IFR FORA DE AEROVIA 1) É responsabilidade do piloto em comando calcular o nível mínimo para voo IFR fora de aerovia, de acordo com o previsto em publicação específica. 2) O cálculo do nível mínimo para vôo IFR fora de aerovia obedece aos seguintes critérios: a) procurar a altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 16NM (30 Km) para cada lado do eixo da rota; b) soma-se a maior correção QNE da rota; e c) soma-se 1000 pés (300m) gabarito. Se o valor encontrado não corresponder a um nível de vôo, arredonda-se para o nível de vôo IFR imediatamente acima. NOTA1: Sobre regiões montanhosas o gabarito é de 2000 pés (600m). NOTA2: A correção referida em (b) anterior é obtida na publicação intitulada “Correção QNE”. NOTA3: Em virtude da insuficiência de dados altimétricos disponíveis, a última edição de cartas WAC BRASIL editada em convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não deverá ser utilizada para determinação de nível MNM para FLT IFR fora de Rota ATS. Somente os dados planimétricos poderão ser utilizados para aquele fim. Em conseqüência, os FLT IFR fora das rotas ATS publicadas nas FIR Brasília e Curitiba não deverão ser realizados em níveis inferiores ao FL110. Na FIR Recife, o nível mínimo de voo IFR fora de AWY será FL120. Nas demais FIR o nível MNM será o FL080, exceto na região localizada entre a fronteira com a Venezuela (FIR MAIQUETIA) e os pontos de COORD N0100/W06640, 0000/W06600, 0000/W06400, N0200/W06125 e N0425/W06125, onde o nível MNM será o FL130. Tal exigência será dispensada se o piloto declarar, no item 18 do PLN, já ter voado VMC, mantendo referência visual com o solo, no nível e rota propostos, obedecido o previsto para as Regras de Vôo Visual.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.