Revista WIT #28 Ed.

Page 1


EDIÇÃO CARBON NEUTRAL DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA

EDUARDO & RAQUEL

EDUARDO AMADO E RAQUEL FONSECA PARA AS LENTES DE ELIANDRO CORRÊA, COM PRODUÇÃO VISUAL DE CLAUDINHO ARAÚJO.

ELA VESTE FARM PARA BONNY CONCEPT, COM JOIAS PALHADÓR

ARIANA GRANDE IN SWAROVSKI CHROMA AND DULCIS

Em um mercado cada vez mais atento à experiência do cliente, oferecer apenas a visualização de plantas ou perspectivas não basta.

No Evidence, a Plaenge foi além da apresentação tradicional e criou, dentro do edifício, um apartamento decorado exclusivo — um espaço real, pensado para inspirar e permitir que o futuro morador vivencie a experiência de morar ali.

Um convite à vivência: o apartamento decorado do Evidence

LIVING
Construir o decorado dentro da torre foi uma decisão estratégica e sensível, pois permite que o visitante tenha a exata noção de vista, incidência de luz, proporções e atmosfera.

O apartamento de 161 m² privativos, mais do que um decorado, é também uma vitrine viva de boa arquitetura e design. Projetado especialmente para o espaço, ele revela como os ambientes podem ser integrados de forma elegante, funcional e contemporânea.

Cada escolha — dos revestimentos aos mobiliários, dos tons à iluminação — foi pensada para dialogar com a linguagem arquitetônica do edifício, assim como refletir a estética do morador atual: um público exigente, que busca morar com conforto e com mais qualidade de vida

O projeto transmite a sensação de casa desde o primeiro olhar, com espaços que convidam à permanência e evocam, de forma genuína, o morar bem. Texturas, iluminação e proporções em harmonia para despertar essa atmosfera sensorial — um equilíbrio entre a beleza e o aconchego que é a essência do Evidence

ENTRE EM CONTATO COM A PLAENGE E AGENDE UMA VISITA AO APARTAMENTO DECORADO DO EVIDENCE

(44) 3293 - 7000

@plaenge.maringa

Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 4770 | Novo Centro, Maringá

Detalhes de uma das três suítes do apartamento
Conheça o projeto do Evidence
Projeto Jhonatan Providelo. Foto Bárbara Casu
Projeto por Ninha Chiozzini. Fotos Jefferson Ohara

História e excelência

Design italiano, e conforto que atravessa gerações.

Em 1959, na charmosa região da Puglia, Pasquale Natuzzi deu início a uma jornada de excelência e harmonia. Hoje, essa paixão pelo design se traduz em peças que vão muito além da estética — são verdadeiros convites ao bem-estar.

Projeto Mariana Cunha. Fotos Huell Franco

Mobiliário e decorações de alto padrão

Av. Paraná, 394 - Zona 1, Maringá - PR • @square.moveis | 44 3227-3677

Foto Maura Mello

Uma poltrona para relaxar. A partir dessa ideia, Maurício Arruda desenhou para a Líder a Poltrona Atlântica, que traduz ao mesmo tempo a informalidade e o espírito afetuoso muito característicos da cultura brasileira. Uma estrutura de pés cilíndricos maciços apoia o estofado que se dobra para dentro de maneira generosa e macia nos apoios de cabeça e braços.

Av. Itororó, 1021 - Zona 2

Maringá/PR @innainteriores

|44| 3031.3850

Projeto Studio Casa. Foto Fellipe Lima
SINTA O DESIGN, VIVA O CONFORTO.

sierra.com.br

EDIÇÃO

ANUNCIE

|44| 99824.2722

www.revistawit.com Siga-nos @revistawit

42

ANDRADE OLIVEIRA ARQUITETURA 50

CASACOR SP 2025 56

TREND DECOR POR RAQUEL AGOSTINHO 58

UMA EXPERIÊNCIA DEXPERIENCE 60

15 ANOS DE BONTEMPO MARINGÁ 62

CIPLART RECEBE PRÊMIO SINDUSCON 66

NÉO BY JUST, ANTES DE TODO MUNDO 68 A SEGUNDA GERAÇÃO DA FAMÍLIA DELICATESSE 70

COM A PALAVRA, EDVANDER DONATTI 72

GESTORES DE INVESTIMENTO NA SILVIO IWATA PRIME

74

A SEGUNDA GERAÇÃO DA FAMÍLIA TIJOTELHAS 76

CADERNO WIT SAÚDE

80

GRUPO FABÍOLA TASCA, DERMATOLOGIA 84

MENOPAUSA E A NUTRIÇÃO FUNCIONAL 86

MENOPAUSA E TRATAMENTOS MODERNOS 88

MEDICINA DO SONO SALVANDO CASAMENTOS 92

NOVA REGULAMENTAÇÃO PARA BARIÁTRICAS 95

SINEIDA E RACHEL APRESENTAM O COOLFASE 100

CAPA: O CASAL ÍCONE DA SAÚDE 106

ZPIXELS FILMES, DE LEANDRO BULLA 110

ENSAIO FASHION: ALFAIATARIA 116

COLUNA TREND ALERT, POR CELESTE OLIVEIRA 124

ADEGA BORCELLE, UMA ADEGA BOUTIQUE 126

CHOCOLATE HARMONIZA COM... 130

TURISMO NA ILHA DA MADEIRA, PORTUGAL 136

CADERNO SOCIAL

Termo em inglês que significa “A habilidade de usar a palavra de forma inteligente e bem-humorada” — Dicionário de Cambridge WIT

@revistawit

www.revistawit.com

Comercial hamilton@revistawit.com |44| 9 9806 4385 REVISTA WIT

Maringá/PR |44| 3346 4446

Editor responsável Vinícius Lima MTB 9416/PR

vinicius@revistawit.com

Consultoria personalizada e os enxovais mais desejados para transformar seu ambiente com sofisticação e conforto. Na Doki, cada ambiente ganha alma com uma curadoria exclusiva de peças de alto padrão e ambientação refinada.

Av. Paraná, 452 • Centro (44) 3026-8002 | 44 99929-1725 @dokihomemaringa

Dos maiores privilégios de editar uma revista como a WIT está, além de poder entrar com profundidade em tantas histórias, o privilégio de pesquisar macro tendências de comportamento e de mercado, e entender, mais ou menos, pra onde caminha a humanidade. Mas como já disse o sábio filósofo cristão Søren Kierkegaard, “A vida só pode ser compreendida olhando para trás; mas deve ser vivida olhando para frente”.

Olhamos para trás e percebemos que a lógica mercantilista tem menos de 500 anos, e já está se tornando um sistema insustentável do ponto de vista ecológico. O que isso aponta em termos de tendência? Que SER se tornará mais importante do que TER, muito em breve. Experiências únicas, vivências para grupos selecionados, vão redefinir novos padrões de luxo. É por isso que tem grifes internacionais abrindo cafeterias, a Ferrari abrindo um parque de diversões e até mesmo a Michelin estrelando experiências gastronômicas em trens históricos, tudo isso para levar às pessoas experiências sensoriais, imersão e pertencimento.

O que isso tem a ver com essa edição? Isso tem a ver com a WIT, de capa a capa, da edição #1 até hoje. Com o slogan “seu principal canal de acesso aos highlights de Maringá e região”, a WIT chega ao seu sétimo ano com sua distribuição exclusiva em condomínios residenciais, levando boa notícia, boas histórias e boa cultura envelopada em cheiro de revista, toque de papel e o gostinho de pertencer a uma fatia selecionada da sociedade.

Porque, no fim das contas, a WIT é isso: um convite para viver melhor, com mais intenção, mais estilo e mais verdade. Boa leitura — e que esta edição te inspire a SER.

Vinícius Lima & Hamilton Mariano

COLABOROU NESTA...

JEFFERSON OHARA FOTÓGRAFO

@jef.ohara

Quem é da velha guarda, lembra: Jefferson Ohara, antes de se tornar o principal nome da fotografia de arquitetura em Maringá, mandava bem na foto de moda. Um dom que resgatamos para esta edição da WIT. Puro talento!

ANDRÉ RENATO

FOTÓGRAFO

@andrerenatophoto

Nesta edição, exploramos o lado retratista de André Renato, que clicou personagens que você encontrará logo mais.

ACKLEY SERRANO FOTÓGRAFO

@ackleyserrano

Ackley, com seu talento multifacetado, fotografou de ensaio de moda à retrato corporativo para esta edição da WIT. No seu currículo também entram fotos de eventos e casamentos, fotografia publicitária e gastronomia!

ELIANDRO CORRÊA

FOTÓGRAFO

@eliandrocorrea_

A capa é dele! Eliandro abraçou o desafio duplo de retratar um casal na capa 28 da WIT. Ficou de ahazar...

DANI MITU WEFFORT

@danimituw

Quem melhor do que ela para dar vida ao nosso sonhado ensaio de moda com alfaiataria feminina. Dani deixou as passarelas e embarcou na carreira da medicina, mas emprestou sua beleza mais uma vez, neste ensaio que está um espetáculo!

VERA GURGEL STYLIST @veragurgel

Letrada no tema moda e passarelas, Vera nos emprestou seu olhar aguçado para o ensaio fashion que trouxe, de forma inédita na WIT, a moda alfaiataria feminina.

ANGELA ALVES BEAUTY ARTIST @angelaalvesmakeup @salaomonikaganem

Convidada para assinar a beleza de Dani Mitu, Angela mostrou que suas pinceladas são de um talento digno de Fashion Week. Aprovamos e amamos.

CLAUDINHO ARAÚJO

BEAUTY ARTIST

@_claudinhomakeuphair

Autor da beleza desta capa maravilhosa, Claudinho faz o que a gente ama: revela a mulher, e não a maquiagem. Clean, atemporal e com aspecto de saúde. Quem não ama?

LUZ E BRASILIDADE

Assinada pelo escritório Andrade Oliveira

Arquitetura Brasileira, do arquiteto Marcos Andrade, esta casa de mais de 1800 m² – localizada em um condomínio horizontal de Londrina – conserva linhas puras e abundância de luz natural que revelam cenários recheados de clássicos do design nacional

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS FELLIPE LIMA

CASACOR /SP 2025

É COR

A 38ª edição da CASACOR São Paulo acontece de forma inédita no Parque da Água Branca, uma edição mais do que nunca conectada com a natureza, imersa na vegetação de Mata Atlântica preservada do parque, com 71 ambientes assinados por profissionais cultuados. Espia só uma fração do que encontramos por lá

KAWAI PAISAGISMO

O escritório paulista comandado por Vitor Kodama criou um projeto de 161 m² que celebra a biodiversidade e a beleza espontânea da natureza.

Foto por Camila Santos

DANIELA ANDRADE

Inspirado pela rica história do Parque da Água Branca e seus personagens, imortalizados nas aquarelas do artista Iury Simões, nasce o café de 203 m². A mesa Célula, criada especialmente pela arquiteta para este espaço, possibilita diversas configurações devido ao seu design singular. Foto por Camila Santos

A casa de 225 m² criada pela designer de interiores em colaboração com a Portinari destaca a convergência entre tecnologia, afeto e ancestralidade para revelar sua nova coleção de revestimentos assinada por ela.

Foto por Bia Nauiack

MARINA LINHARES

DANIELA FUNARI

Um espaço repleta de literatura nacional e livros fotográficos que ilustram o Brasil, revela o propósito da arquiteta: cultivar sonhos por meio das histórias guardadas em cada página. A paleta de cores segue a tendência dopamine decor, que valoriza ambientes vibrantes e coloridos. O piso de granilite, original do edifício, foi cuidadosamente restaurado.

Foto por Bia Nauiack

ROMÁRIO RODRIGUES

Guiado pela ideia de que o futuro deve ser social, o loft de 83m² convida ao encontro e à convivência. Por isso, sua planta se organiza em ambientes para receber visitantes, se aquecer, compartilhar leituras ou simplesmente relaxar.

Foto por Denilson Machado

HENRIQUE FRENEDA

Assim como no poema Casa Arrumada, de Lena Gino, esta tiny house de 29,5m² representa um lar vibrante, cheio de afetos e lembranças. Pensada para um homem moderno e bem-sucedido, que valoriza design, arte e convivência, a residência é um exemplo de construção seca, utilizando madeira de reflorestamento, placas cimentícias, vidro com proteção UV e livre de materiais de alto impacto ambiental.

TREND DECOR

Decoração, arquitetura, estilo de vida, arte e alguns achados

BELEZA QUE SE PÕE À MESA

A mesa Rio, de Charlotte Perriand, é um clássico do design modernista com tampo circular em segmentos e estrutura em madeira. Sofisticada e funcional, expressa a harmonia entre forma e função.

MODERNISMO ITALIANO

Peça icônica do designer

italiano Gio Ponti, a cadeira Ponti 969 combina elegância atemporal e conforto. É marcada por linhas leves e um design que reflete o espírito do modernismo italiano.

UM HOTEL DE ENCHER OS OLHOS

Com vista para o mar e atmosfera descontraída, o hotel Soho House Barcelona oferece interiores elegantes, SPA completo e um rooftop vibrante. Ideal para criativos e viajantes sofisticados.

BRIGHT LIKE A DIAMOND

O lustre Elodie Chandelier, da Soho Home, combina um design retrô com acabamento contemporâneo. Feito em vidro e metal, traz sofisticação e charme suave a qualquer espaço, típico do estilo Soho Home.

BELEZA MILENAR

A tradição milenar do murano italiano continua se destacando como ícone de elegância. Esta jarra Fiori Rigada da Villa Verena é simplesmente uma obra de arte.

CAFÉ COM BOSSA

O Café Lapérouse, localizado em Paris, mistura luxo francês e decoração romântica. Ideal para um brunch elegante, com ambiente encantador e carta requintada. O local, que também abriga o histórico restaurante Lapérouse, oferece uma experiência gastronômica refinada em um ambiente inspirado nas viagens do explorador JeanFrançois de La Pérouse. Além do restaurante, o Café Lapérouse inclui um bar, uma adega, uma loja de produtos finos e uma loja de chocolates e sorvetes.

Da esq. para a dir.: Juliano Burali, Patricia Troli, Thalita Mandelli e Fernando Farinazzo em Milão, Itália, na festa que celebra os vencedores do programa de pontos Dexperience Portinari e Deca. Ao fundo, a catedral Duomo Di Milano, o principal cartão postal da capital mundial do design.

ATELIER PORTINARI

Profissionais premiados embarcam para a Design Week de Milão em uma imersão promovida pelo programa DEXPERIENCE, em parceria com o Atelier Portinari — uma jornada que une design, arte, cultura, sabores e celebração

Milão pulsa arte em cada esquina. Estar lá durante a Design Week foi como mergulhar em um universo de criatividade sem limites. A experiência proporcionada pela Dexperience foi além da arquitetura — foi sobre viver o design, sentir a beleza em cada esquina e, principalmente, voltar para casa repleto de inspiração.

“Participar da Design Week de Milão foi um privilégio — e, mais do que isso, um verdadeiro banho de inspiração. A experiência com o DEXPERIENCE foi sobre conexões: com a inovação, com a estética e com profissionais que realmente amam o que fazem. Milão, como sempre, mostrou o que o design tem de mais poderoso: a capacidade de transformar pessoas, espaços e ideias.

— Thalita Mandelli @mandelliecarvalho

Foi uma imersão que atravessou o olhar técnico e tocou o sensível. A curadoria da Dexperience nos levou por um caminho onde design, arte, história e gastronomia se encontraram com leveza e intensidade. Milão se revelou mesmo a capital do design, e cada detalhe vivido ali agora me inspira em meus projetos.

— Patricia Troli

@arquitetura_ao_cubo

“Participar da Design Week de Milão foi um privilégio e uma injeção de estímulo criativo. A experiência Dexperience traduziu-se em conexão — com o novo, com o belo e com profissionais apaixonados pelo que fazem. Milão nos mostrou o que o design tem de mais humano: sua capacidade de transformar.

— Fernando Farinazzo @farinazzoarquitetura

Av. Gastão Vidigal, 22 (44) 3024-9002

@atelierportinari

BONTEMPO MARINGÁ

15 anos de histórias que permanecem

Depoimentos de clientes revelam como a Bontempo Maringá transformou projetos em experiências memoráveis ao longo de seus 15 anos na cidade, com qualidade, atendimento e design que atravessam o tempo

ão 47 anos de tradição no design brasileiro e 15 anos de presença em Maringá — tempo suficiente para transformar ambientes em capítulos vivos da história pessoal de quem escolheu a Bontempo como parceira de vida. Mais do que móveis sob medida, a marca entrega memórias, afetos e móveis planejados de alta expressão, com um padrão de qualidade que se revela em cada detalhe, mesmo com o passar dos anos.

Em Maringá sob o comando de Hunoel Gonçalves, a Bontempo tem em seu portfólio clientes que vem e que ficam, como é o caso dessas quatro mulheres que selecionamos a dedo para, nos 15 anos da marca em Maringá, celebrar e relembrar com carinho o porquê de a Bontempo fazer parte de suas vidas há tanto tempo.

Jane Junqueira lembra com nitidez do apartamento entregue em 2012. A laca dos móveis, o requinte dos acabamentos e, principalmente, o atendimento que permanece até hoje. “A gente chama e eles nos atendem”, resume, como quem sabe que confiança é algo que não se vende: se constrói. Para Cibelly Bertoco, o encantamento começou nos decorados de uma construtora e foi confirmado durante a execução de seu apartamento em 2021. “Todas as peças chegaram embaladas a vácuo, impecáveis. Eu acompanhei tudo. Quando se fala em marcenaria, pensa-se em pó, em sujeira. Com a Bontempo, foi o oposto: cuidado extremo,

montagem precisa, nenhum contratempo”, relembra. Para ela, a palavra que define a marca é luxo. E não é difícil entender por quê.

A arquiteta Flavia Boff, cliente e conhecedora do setor, resume bem a experiência de quem também optou pela Bontempo no próprio lar. “Eu pesquisei muito, mas quando fui orçar com eles, já sabia: era Bontempo. Projetamos juntos, com liberdade para adaptar, ajustar, dar minha cara ao apartamento. E ficou com a minha cara”. Ela resume em uma frase o que tantos sentem, mas poucos conseguem verbalizar: exclusividade não está na ostentação, mas na sintonia entre projeto e pessoa.

Já Mariluce Esteves, uma das primeiras clientes da marca em Maringá, foi apresentada à Bontempo por sua arquiteta ainda nos primeiros meses de operação da loja. “Eu me mudei no primeiro prédio da Plaenge na cidade, o Plaza Mayor, e os móveis seguem impecáveis até hoje. Tudo laca, com curvas, sem enrosco, com entrega pontual e acabamento primoroso”. Ela diz não ligar para “assinaturas”, mas quis móveis que refletissem bom gosto e durabilidade. Encontrou exatamente isso.

Quinze anos depois de sua chegada a Maringá, a Bontempo continua sendo mais do que uma escolha de interiores: é um manifesto de quem entende que viver bem começa dentro de casa — e se prolonga nos gestos, nas relações e no tempo.

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ACKLEY SERRANO

Na Bontempo Maringá, com uma recepção de dar água na boca, reunimos clientes assíduas da marca para declarar seus testemunhais em celebração aos 15 anos de Bontempo Maringá. Da esq. para a dir.: Mariluce Esteves, Flavia Boff, Jane Junqueira e Cibelly Bertoco

Ciplart conquista Prêmio Sinduscon como referência em gestão de obras

Reconhecimento consagra excelência do empreendimento Avanti e consolida a Ciplart como símbolo de inovação, planejamento e confiança no setor da construção civil

TEXTO VINÍCIUS LIMA IMAGEM A5 ARQUITETURA

Em novembro de 2024, exatamente no mês em que completou quatro décadas de tradição em Maringá, a Construtora Ciplart foi consagrada com o Prêmio Sinduscon Noroeste, na categoria Gestão de Obras para empreendimentos residenciais de médio porte até 15.000 m², uma das premiações mais relevantes do setor da construção civil regional. O reconhecimento veio pelo trabalho realizado no Avanti, empreendimento localizado no Jardim Dom Pedro Peres e que será entregue já no próximo ano, uma honraria que reforça o que Maringá já sabe há 40 anos: quando o assunto é compromisso com a qualidade, planejamento rigoroso e inovação, o nome é Ciplart.

Promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Noroeste do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste), em parceria com o Seconci/PR-Noroeste, o prêmio é concedido com base em critérios técnicos e de gestão que valorizam boas práticas, segurança, responsabilidade e eficiência. Em sua 11ª edição, o tema escolhido foi “Construções Inteligentes, Humanas e Resilientes” — diretrizes que encontram eco direto na filosofia da Ciplart. “Esse prêmio representa o reconhecimento do esforço conjunto de toda a nossa equipe, que não mede esforços para entregar qualidade e eficiência em cada projeto”, afirmou George Khoury Jr., CEO da construtora, ao receber a premiação em cerimônia prestigiada por profissionais do setor, incluindo sua esposa, Sonia Khoury.

Mais do que um troféu, a conquista reafirma a Ciplart

como um dos pilares da construção civil na região, referência em gestão de obras e símbolo de credibilidade no mercado imobiliário. Uma empresa que acredita que construir é ir além de levantar estruturas: é projetar vidas, transformar bairros, entregar valor para a cidade e para cada família que confia em seus empreendimentos.

E o empreendimento homenageado não poderia ser outro. Com entrega prevista para agosto de 2026, o Avanti é um divisor de águas na trajetória da Ciplart. Estreando o novo padrão da construtora, ele traduz o que há de mais atual em arquitetura residencial, aliando estética contemporânea, funcionalidade e bem-estar. As plantas de 48, 65 e 79 m² foram desenhadas com inteligência e harmonia — todos os apartamentos são voltados para a frente do edifício, garantindo vista privilegiada para todos os moradores.

Localizado ao lado do também icônico Fascino, no Jardim Dom Pedro Peres, o Avanti valoriza a cidade ao ocupar um eixo estratégico de Maringá. Com acesso fácil às avenidas Nildo Ribeiro da Rocha, Petrônio Portela e Gastão Vidigal, a região é cercada por universidades, escolas renomadas, áreas de lazer e centros comerciais, como UniCesumar, Colégio Objetivo, Maple Bear, Mercadão Municipal, Eurogarden e Parque do Ingá.

O projeto é ambicioso na medida certa: piscina climatizada, espaço gourmet com piscina privativa, academia equipada, fireplace, lavanderia compartilhada, coworking, mini market, estação para recarga de

Imagem ilustrativa do Avanti, empreendimento premiado, da construtora Ciplart, que está em fase de acabamentos finais no Jardim Dom Pedro Peres, Maringá

veículos elétricos — tudo pensado para uma vida prática, elegante e conectada com o futuro. O paisagismo biofílico se destaca ao integrar praça e boulevard ao convívio dos moradores, promovendo relaxamento e integração com a natureza. Nos apartamentos, os ambientes recebem luz natural com generosidade, valorizam a integração de espaços e incluem churrasqueira a carvão para bons momentos em família.

Ao vencer o Prêmio Sinduscon, a Ciplart não apenas coleciona mais uma conquista — ela reitera um legado. Um legado construído com seriedade, inovação e um olhar atento às transformações da cidade e às necessidades de seus habitantes. Mais do que uma obra bem feita, é a entrega de um estilo de vida que entende que excelência em gestão é também um gesto de respeito com quem vai chamar aquele espaço de lar. Com uma trajetória que combina tradição e vanguarda, a Ciplart segue pavimentando o futuro de Maringá com um histórico de orgulho: nestes 40 anos, absolutamente todas as obras da construtora foram entregues dentro do prazo contratual. Que luxo!

Pensado para um estilo de vida leve, funcional e contemporâneo, o Omni é um empreendimento da GRP Construtora. Um edifício híbrido, com diversas configurações de planta, metragens variadas e acabamentos de alto padrão em todas as unidades. São 18 andares e 106 apartamentos, entre studios de 39 e 42 m², e unidades maiores, com 57 e 79 m², que se adaptam às mais diferentes necessidades — de quem está começando a vida universitária até famílias em fase de expansão, aposentados, casais sem filhos, pais de pet ou profissionais em busca de mais praticidade no dia a dia.

A localização, claro, é um dos grandes diferenciais. O Omni está na Rua São Cristóvão, 1319, no Jardim Aclimação (Zona 8), a 4 minutos do Eurogarden e da ciclovia da avenida Gastão Vidigal. Um endereço estratégico para quem valoriza bem-estar e mobilidade, com fácil acesso a universidades como a Unicesumar, instituições de ensino, áreas verdes e ao futuro Centro Cívico de Maringá.

Mais do que um imóvel, o Omni é um convite à leveza. A escolha de quem prefere carregar apenas o essencial e busca viver com autenticidade, sem abrir mão de conforto, estilo e funcionalidade. Nas áreas comuns, os diferenciais reforçam esse conceito: quadra de beach tennis, academia outdoor training, salão de festas com piscina integrada e um dos maiores espaços de coworking da categoria — ideal para estudantes, profissionais liberais e quem trabalha em sistema híbrido.

Descomplicar a vida começa por morar no lugar certo. E o Omni nasce justamente para isso: ser cenário de novas jornadas, com tudo na medida da felicidade. Omni, tudo começa aqui.

Foto ilustrativa do Neo House by Just, um smart home previsto para rentabilizar já em 2025

JUSTAMENTE

ANTES DE TODO MUNDO

Quando Maringá ainda nem falava em smart homes, a Just já projetava o futuro. O NEO HOUSE, lançado antes da febre dos compactos inteligentes, tem previsão para rentabilizar já em 2025. O empreendimento continua sendo referência quando o assunto é morar bem com praticidade, design e tecnologia

TEXTO VINÍCIUS LIMA IMAGENS 3D DIVULGAÇÃO/JUST

Com 44 anos de trajetória, a Construtora Just é reconhecida por traduzir tendências mundiais em empreendimentos que desafiam o tempo. Muito antes da atual onda de smart houses que tomou conta de Maringá, a Just já mirava lá na frente — e entregava à cidade o conceito com visão de futuro, sofisticação estética e compromisso com a experiência do morador. Um exemplo incontestável? O NEO HOUSE, anunciado ao mercado em 2021 como o primeiro smart home de Maringá, que já naquela época entendia o que só agora virou moda: que viver bem é viver com inteligência.

Localizado em um dos pontos mais icônicos da cidade, na esquina das ruas Piratininga e Néo Alves Martins, o NEO HOUSE é um empreendimento singular, que alia o design contemporâneo à funcionalidade de um lifestyle urbano. Compactos na metragem, grandiosos no conceito, os apartamentos de 40 e 50 m² são voltados para um público exigente, que valoriza a localização estratégica, o uso eficiente dos espaços e uma infraestrutura de serviços que facilita — e encanta — o dia a dia.

Não é exagero dizer que o NEO inaugurou uma nova forma de morar. Muito antes de se falar em aplicativos integrados à moradia, a Just já desenhava soluções digitais: do agendamento de limpeza à entrega de chaves para locações

temporárias via plataformas como o Airbnb, tudo está previsto. Uma lavanderia compartilhada assinada pela OMO, coworking, mini market, espaço de yoga, rooftop com SPA e academia de alto nível completam a experiência — pensada tanto para o morador full-time quanto para o investidor que deseja rentabilidade e liquidez num imóvel com vocação cosmopolita.

O NEO é um manifesto urbano. E um case que mostra que a Just não apenas acompanha o mercado: ela o antecipa. A torre de 24 andares foi desenhada para abrigar desde jovens executivos a aposentados solteiros que desejam conforto sem excessos. Com áreas comuns voltadas ao bem-estar, recarga para veículos elétricos e um projeto arquitetônico que favorece a vista e a iluminação natural, o empreendimento se consolidou como referência de bom gosto e funcionalidade.

Vale lembrar que, para marcar o lançamento do NEO HOUSE, a Just transformou o próprio terreno do futuro prédio em um espaço de convivência e experiências. Um restaurante pop-up assinado pelo chef Bartô fez as honras da casa — literalmente — mostrando que, para a Just, arquitetura é também sobre encontros, sabores e memória afetiva.

Agora, às vésperas de sua entrega, o NEO HOUSE surge como um lembrete elegante: enquanto muitos seguem tendências, a Just as cria.

Sandra e Ivna

Silva, duas gerações e um mesmo propósito: vestir casas com tecidos e acessórios que expressam conforto e qualidade

Pavani

Delicatesse

A delicadeza de um legado que se renova. Com a chegada de Ivna Pavani

Silva, a Delicatesse Tecidos e Decorações inicia um novo capítulo, unindo

tradição familiar e frescor contemporâneo em cada fio

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ANDRÉ RENATO

Em meio a tecidos, texturas e o toque pessoal que só uma loja com alma familiar pode oferecer, a Delicatesse Tecidos e Decorações escreve um novo capítulo de sua história. Fundada em 2008 por Sandra Pavani Silva, a marca foi um dos primeiros nomes a tornar o universo da decoração acessível e personalizado em Maringá. E agora, passados mais de quinze anos de trajetória, a Delicatesse se prepara para seguir adiante com o frescor da nova geração. Ivna Pavani Silva, filha de Sandra, é quem assume com entusiasmo o posto de coautora desse legado, somando à tradição da marca sua vivência profissional, seu olhar contemporâneo e a ternura de quem cresceu em meio aos tecidos.

A relação de Sandra com o mundo têxtil vem de berço. Filha de comerciante atuante no ramo da moda, ela passou mais de duas décadas trabalhando com confecção antes de se apaixonar pelo setor da decoração. Sua primeira experiência prática foi pessoal: ao tentar decorar sua própria casa, descobriu o quanto era difícil, em Maringá, encontrar tecidos para cortinas, almofadas e colchas. Essa necessidade virou oportunidade. Nascia ali a Delicatesse, ainda numa pequena loja na Rua Piratininga. Mas o olhar de Sandra para o futuro sempre foi inquieto. Em 2016, já com nome consolidado na cidade, a loja ganhou novo endereço: um projeto arquitetônico e de interiores além de belo também funcional, em plena Avenida JK — antes mesmo da via se tornar o eixo da decoração em Maringá.

O ambiente da loja traduz, em cada detalhe, o cuidado com a experiência do cliente. Mostruários ao alcance das mãos, luz natural abundante, jardim vertical e um espaço pensado para acolher tanto o público quanto as ideias de arquitetos e designers.

Tudo isso se soma a um portfólio com mais de 5 mil opções de tecidos — incluindo linhas exclusivas, soluções sob medida e muitos lançamentos.

E agora, esse legado ganha fôlego novo com a chegada de sua filha Ivna . Formada em Direito pela UEM, com segunda graduação em Contabilidade e mestrado em Administração. Ela viveu por doze anos em São Paulo, onde construiu uma carreira sólida. “Foi um convite natural. Eu sempre gostei muito da loja, acompanhei a fundação da Delicatesse de perto. Quando minha filha nasceu, repensei meu estilo de vida e percebi que este era o momento ideal para voltar, me aproximar da minha família e me realizar de outra forma”, conta Ivna.

Sua chegada traz não apenas continuidade, mas também atualização. Ela representa um elo entre o passado e o presente, entre a história da marca e as exigências de um mercado cada vez mais dinâmico. “A Delicatesse sempre teve muito retorno positivo dos clientes. Agora temos a chance de manter esse histórico de bons atendimentos e, ao mesmo tempo, agregar novidades, novos fornecedores, estar mais conectados com as tendências — inclusive provocadas pelos próprios arquitetos que nos inspiram a buscar sempre o novo”, afirma Ivna.

Sandra, por sua vez, enxerga na filha o símbolo da longevidade do que construiu. Uma história de mãe e filha, tecida com delicadeza, ponto por ponto. “Vejo com felicidade essa transição acontecendo. A Delicatesse é uma empresa que nasceu do meu olhar, da minha experiência, e agora ganha nova vida com o frescor e a competência da Ivna. Isso dá sentido ao que fazemos.”

e sua

Edvander Donatti fala sobre o mercado de trabalho no contexto empresarial,
visão de futuro

A NOVA ESCASSEZ

Por que falta mão de obra no Brasil?

O empresário Edvander Donatti analisa o novo cenário do trabalho no Brasil

e alerta: falta mão de obra qualificada e não qualificada. Com população envelhecendo, juventude sem ambições e mercado em transição, o maior ativo das empresas virou um desafio estratégico

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO RICKARDO ANDRADE

Edvander Donatti é fundador e CEO do Grupo Unipool, uma das maiores holdings do setor de lazer aquático do país. Mas, quando se senta com outros empresários — de ramos distintos e regiões variadas — o tema é quase sempre o mesmo: mão de obra. Seja qualificada ou não, ela está cada vez mais rara. E esse fenômeno, segundo Edvander, vai além das oscilações do mercado ou da sazonalidade de contratações. Trata-se de um novo padrão social e econômico que está redesenhando o perfil do trabalhador brasileiro.

“A geração Z quer outra coisa. Eles valorizam a qualidade de vida, a saúde mental, a liberdade. Querem começar a carreira já com um bom salário, buscando um crescimento acelerado e alinhamento com os valores da empresa. O problema é que o mercado ainda está tentando entender como oferecer isso”, observa. Ao mesmo tempo, o Brasil vive um paradoxo: sua população está envelhecendo, o que reduz o número de jovens dispostos a funções operacionais e trabalhos mais braçais. Em regiões como o Sul e Sudeste, Donatti afirma que “não existe mais alternativa de jovem disposto a descarregar um caminhão. Jamais”.

Os números comprovam o que os empresários sentem na pele: o déficit na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, ultrapassa meio milhão de vagas. A construção civil também amarga uma crise silenciosa, com canteiros desacelerados por falta de profissionais. E, na outra ponta, empresas recorrem à tecnologia para se adaptarem —

Edvander, inclusive, substituiu uma máquina que exigia 20 operadores por outra que demanda apenas 8.

A rotatividade elevada é reflexo direto da nova mentalidade: o trabalhador hoje está menos disposto a desafios e jornadas longas de trabalho. Se antes a demissão gerava insegurança, hoje ela é encarada com naturalidade.

“As empresas que não investem em bem-estar, benefícios e salários competitivos acabam pagando mais caro em acertos e contratações sucessivas. Hoje em dia, os empresários precisam entender que investir em uma equipe coesa, pode representar menos despesas a longo prazo, porque rotatividade custa caro”, explica.

Outro ponto abordado é a mudança no perfil das famílias. Se décadas atrás era comum que um jovem ralasse para conquistar o primeiro tênis ou bicicleta, hoje a facilidade de acesso a bens de consumo reduziu as ambições imediatas. “Faltam desafios reais para essa juventude, e isso impacta diretamente na disposição para o trabalho”, aponta Donatti. Diante disso, ele acredita que as empresas precisam se movimentar com rapidez para não ficarem para trás. “Quem entender antes esse novo trabalhador vai colher os frutos mais cedo. É preciso rever a forma de atrair, de formar e, principalmente, de reter talentos”, conclui. Na leitura de Donatti, a mão de obra deixou de ser apenas um recurso — virou um ativo estratégico. E entender isso é questão de sobrevivência no mercado.

SILVIO IWATA PRIME

Com um time de gestores de investimentos, atendimento personalizado e curadoria criteriosa, a marca transforma negociações em experiências únicas, guiadas pelo propósito, confiança e visão de futuro que sempre esteve na essência da família Iwata, hoje refletida no olhar de Silvinho Iwata

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS RICKARDO ANDRADE

Na Silvio Iwata Prime, vender imóveis nunca foi uma questão de metragem, localização ou acabamento. Ali, cada contrato assinado é um elo entre pessoas, conquistas e histórias que se entrelaçam. O que a marca entrega vai além das negociações materiais: trata-se de transformar sonhos em patrimônio, de cuidar com inteligência do presente e do futuro dos clientes.

Essa filosofia se reflete desde os primeiros passos dentro da sede da Prime. Um ambiente acolhedor, com design elegante, atmosfera de bem-estar e detalhes que encantam — como a árvore dos tsurus, origami da tradição japonesa que simboliza paz e longevidade. É sob essa energia que nascem relações de confiança duradoura. “A gente recebe o cliente de uma forma e nosso intuito é que ele saia melhor do que entrou”, resume Jonatas de Souza Duarte. Ele relata que o atendimento, cuidadosamente desenhado para ser humanizado, surpreende pela delicadeza: “O cliente recebe um cardápio, escolhe um café, um pão de queijo, uma cerveja. É uma experiência sensorial que ele não

página e na anterior, o time de Gestores de Investimentos da Silvio

Prime espera viver em uma imobiliária.”

Mas a alma da Prime está, sobretudo, em seu time. Aqui, os corretores são gestores de investimentos. Profissionais que não apenas vendem imóveis, mas estudam cenários, identificam oportunidades, montam estratégias e orientam decisões com foco no resultado e na realização pessoal de cada cliente. “Hoje em dia, o mercado está cheio de corretores que simplesmente intermediam vendas. Nós, na Silvio Iwata Prime, vamos além disso: entendemos o foco principal do cliente, buscamos a solução ideal e acompanhamos o processo de ponta a ponta, inclusive com o suporte das nossas equipes de locação e revenda”, explica Gustavo Bezerra.

A expertise é ainda mais evidente no mercado de alto padrão, onde a tomada de decisão exige inteligência, escuta ativa e visão de longo prazo. “Assim como um médico cuida, um professor ensina e um analista interpreta dados, nós gestores trabalhamos com visão de futuro. Nosso papel é proteger o patrimônio do cliente e conectá-lo às melhores oportunidades com verdade e transparência”, afirma Leandro Parola.

Essa visão consultiva também se revela no processo de curadoria. Os imóveis oferecidos não são selecionados apenas por tamanho ou localização, mas por um conjunto de critérios que nem sempre aparecem nos filtros de busca. “Analisamos a reputação da construtora, o potencial de valorização, a liquidez futura… São detalhes que fazem toda a diferença na experiência e no retorno para o cliente”, pontua Mônica Corbetta.

Para Gisely Gravena, a missão vai além da razão e alcança o afeto: “Seja para moradia ou investimento, aquele imóvel será o lar de alguém. Quando entrego um contrato assinado, entrego esperança. Isso me emociona, me inspira. Me faz querer ser uma profissional melhor a cada dia.”

É essa combinação de técnica e sensibilidade, de curadoria e acolhimento, que torna a Silvio Iwata Prime uma referência em Maringá. Uma marca que entende que trabalhar com alto padrão é, antes de tudo, trabalhar com confiança. Porque quem entrega valor, entrega muito mais do que imóveis: entrega experiências que permanecem.

Nesta
Iwata

Julli e Renan Sanches, a segunda geração à frente de um negócio presente há mais de duas décadas na família

TIJOTELHAS

Da solidez familiar à beleza das pedras naturais, uma história que atravessa o tempo com tradição e autenticidade

A história da TijoTelhas é feita de barro, calor e coragem — e, mais recentemente, também de pedra, brilho e reinvenção. Nascida do esforço do empreendedor Carlos Alberto Sanches, que começou vendendo tijolos aparentes no atacado e fazendo ele mesmo as entregas pelas redondezas de São Carlos do Ivaí, a empresa carrega na essência a rusticidade que molda não só o material, mas também o caráter de quem constrói com as próprias mãos. E é nesse mesmo endereço do interior paranaense, onde tudo começou, que até hoje está instalada a matriz da TijoTelhas — agora com a presença de seus filhos, Julli Sanches e Renan Sanches.

Antes mesmo de ter esse nome, a empresa já existia como Tijolu’s, vendendo exclusivamente para CNPJs. Mas foi a partir da entrada de Rose Meyre P. Braite, esposa de Carlos e mãe dos atuais gestores, que o negócio expandiu seu portfólio com a chegada das telhas cerâmicas — movimento que deu origem à nova marca. Com as telhas, veio também a decisão de abrir as portas ao varejo e, logo, a empresa se tornaria a maior distribuidora de telhas do norte e noroeste do Paraná. Uma conquista construída aos poucos, com a força do trabalho em família e a confiança do mercado, consolidando o nome TijoTelhas como referência regional em coberturas cerâmicas.

A nova geração assumiu os rumos do negócio em 2015, imprimindo aos poucos sua visão de futuro. Com a arquitetura contemporânea favorecendo cada vez mais os telhados embutidos, o cenário do setor de coberturas

começou a mudar — e a TijoTelhas não apenas acompanhou o movimento, como se antecipou a ele. Identificando oportunidades, os irmãos Sanches enxergaram no universo dos revestimentos rústicos um caminho de transição natural e elegante. “A própria base do nosso trabalho sempre esteve ligada ao natural, ao que vem da terra. As pedras só reforçaram isso”, explica Julli.

Foi então que as pedras naturais começaram a ganhar protagonismo. De início, como um complemento ao catálogo já existente. Mas, com o tempo, elas passaram a ocupar o centro da cena — não só pela demanda dos arquitetos e clientes finais, mas porque expressam o novo posicionamento da marca. “A pedra natural é atemporal. O Coliseu está aí, feito de travertino. Você muda os móveis, muda o paisagismo, mas a pedra continua ali, intacta e ainda mais bonita com o passar dos anos”, pontua Julli, com o entusiasmo de quem vive diariamente a transformação de ambientes através da matéria-prima mais pura da natureza.

Hoje, a TijoTelhas vive seu melhor momento. A unidade de Maringá é a vitrine contemporânea da empresa, aproximando a marca de um público sofisticado, que valoriza acabamento, estética e permanência. Ao mesmo tempo, o DNA da família Sanches permanece inalterado: aquele que começou com um pai e uma mãe, juntos, construindo muito mais do que um negócio — construindo um legado. Porque, no fim das contas, seja em tijolo, telha ou pedra, é isso o que verdadeiramente sustenta uma casa.

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ANDRÉ RENATO

WITEspecial

Uma seleção, com a curadoria WIT, de vidas e profissionais que integram cuidados com a pele, corpo e mente, para um estilo de vida mais pleno e abundante...

INSTITUTO DO PULMÃO E ALERGIA DE MARINGÁ

Onde respirar é sinônimo de confiança, ciência e cuidado, há 36 anos

Na Rua Luiz Gama, 463, região nobre da Zona 4 de Maringá, o Instituto do Pulmão e Alergia cuida há décadas do bem mais vital que temos — o ar que entra e sai dos pulmões — desde 1989. Fundado por cinco médicos amigos com um propósito comum, o espaço nasceu como um gesto de amor à medicina bem feita, onde conhecimento, tecnologia e humanização caminham juntos. Desde 1996 no endereço atual, o Instituto cresceu, evoluiu e se consolidou como um dos principais polos especializados em saúde respiratória do Sul do país.

Hoje, são mais de 33 mil consultas realizadas anualmente, mais de 6 mil testes alérgicos por ano, mais de 20 mil exames de imagem todo ano, e mais de 900 cirurgias torácicas no portfólio. O Instituto possui recepção ampla e climatizada, consultórios modernos, salas específicas para exames de imagem, função pulmonar e testes alérgicos, além de um Espaço Kids carinhosamente projetado para tornar a experiência mais leve para os pequenos.

As especialidades contemplam Pneumologia, Cirurgia Torácica, Pneumologia Pediátrica, Alergia e Imunologia. Entre as queixas mais comuns estão a tosse persistente, falta de ar, roncos, alergias respiratórias e infecções de repetição. Mas o cuidado não se limita aos sintomas. Aqui, trata-se de ir além, acolhendo as pessoas e suas histórias com o olhar atento de quem enxerga

no outro não apenas um paciente, mas um ser humano inteiro.

A Cirurgia Torácica, especialidade que mais se beneficiou dos avanços tecnológicos das últimas décadas, tem no Instituto um profissional de excelência. Procedimentos por vídeo ou por cirurgia robótica garantem menor agressividade e uma recuperação mais rápida. “A tecnologia trouxe precisão. Mas é a experiência e a escuta que nos conectam ao paciente”, afirma o Dr. Gustavo Falavigna, cirurgião torácico da casa e filho de um dos sócios fundadores, Dr. Edson Waldemar Guilherme. “Poder dar continuidade a esse legado, cuidando com responsabilidade da saúde respiratória das pessoas, é uma honra diária.”

A atuação pediátrica é outro pilar essencial. Com cerca de 10 mil crianças atendidas por ano, o Instituto acompanha desde quadros simples, como gripes e alergias, até condições mais complexas que impactam o desenvolvimento. “Respirar bem é também crescer bem”, é o lema da Pneumopediatria, departamento que trabalha em sintonia com outros profissionais para garantir uma abordagem integral à saúde infantil.

O Instituto também é referência em diagnósticos de alergias e imunodeficiências, oferecendo testes como o Prick Test, Patch Test e vacinas personalizadas (imunoterapia). Com um laboratório moderno e seguro, as interpretações

+900

Cirurgias torácicas realizadas

+9.800

Crianças tratadas por ano

clínicas são sempre feitas à luz do histórico do paciente, para que o tratamento seja de fato eficaz — e humanizado.

+20.000

Exames de imagem realizados

+6.000

Testes alérgicos anualmente

+33.000

Consultas realizadas anualmente

Em exames, o Instituto concentra um parque tecnológico de ponta, com recursos como pletismografia, espirometria, prova de difusão, oscilometria, broncoprovocação e broncoscopia, somando mais de 20 mil exames de imagem por ano. E mais: todas as etapas do cuidado acontecem no mesmo lugar, evitando deslocamentos e otimizando tempo.

É difícil quantificar o que representa, para Maringá e região, um espaço com esse nível de estrutura, entrega e constância. Mas talvez a resposta esteja no ar que respiramos: invisível, essencial, fluido e, no caso do Instituto do Pulmão e Alergia, tratado com a reverência que a vida merece. Afinal, cuidar da respiração é, antes de tudo, cuidar da presença. E isso, aqui, é levado com a seriedade de quem tem um pulmão cheio de histórias para contar — e muitas outras para inspirar.

institutodopulmaoealergia.com.br @institutodopulmaoealergia (44)3123-8158 | 3218-7500 | 3218-7514 (44) 99107-6062

Rua Luiz Gama, 463 Zona 4 - Maringá/PR

Inovações em dermatologia

PARA O INVERNO

A Dra. Fabiola Tasca apresenta novas tecnologias para tratamentos eficazes e com recuperação rápida, como o Novo CO2 e o ElaDerm, combinando tradição e inovação para resultados surpreendentes e cuidados intensivos com a pele

Com a chegada do inverno, a dermatologia ganha uma janela de oportunidade para tratamentos mais intensivos e eficazes. A Dra. Fabiola Tasca (CRM 20830 / RQE 12891), dermatologista com 20 anos de experiência, aproveita esta temporada para indicar a utilização de tecnologias que promovem resultados mais rápidos e seguros, como é o caso das duas mais novas aquisições da clínica: o Novo CO2 e o ElaDerm.

A Dra. Fabiola aposta nas novas versões dos tradicionais lasers, como o CO2, que, embora já consagrado na dermatologia, passou por um processo de inovação. Agora, com sistemas de resfriamento, o novo CO2 oferece a mesma eficácia, mas com a vantagem de uma recuperação muito mais rápida. “A nova versão dessa tecnologia permite que o paciente obtenha resultados incríveis com um tempo de recuperação mais curto, algo essencial para a rotina agitada da vida moderna”, explica Dra. Fabiola.

Famoso entre artistas norte-americanos, como as Kardashians, o protocolo cool laser do novo CO2 oferece uma recuperação em média de três dias, tornando-se uma escolha ideal para quem deseja resultados rápidos. “Este protocolo foi desenvolvido para quem busca um efeito mais imediato, com resultados visíveis sem a necessidade de longos períodos de recuperação”, afirma Dra. Fabiola.

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ACERVO

Além disso, outro grande avanço no campo dermatológico é a radiofrequência microagulhada, que também passou por evoluções importantes. O ElaDerm, um aparelho que combina esses dois conceitos, foi investido pela clínica da Dra. Fabiola para proporcionar tratamentos de ponta, com microagulhas de ouro que penetram em vários níveis da pele, estimulando a produção de colágeno. “A tecnologia do ElaDerm, com seu sistema de resfriamento, torna o procedimento mais confortável e com uma recuperação bem mais rápida que as versões anteriores”, complementa a dermatologista. O tratamento com ElaDerm é indicado para diversas áreas, como o rosto, colo e pescoço, sendo recomendado, no protocolo de inverno, em três sessões.

A Dra. Ingrid Castilho (CRM 28777 / RQE 1353) ressalta que “existe um protocolo específico para tratar lesões pré-cancerígenas e peles que foram danificadas pelo excesso de exposição solar e múltiplas cauterizações”. Sobre esta mesma tecnologia, a Dra. Roberta Volpe (CRM 23795 / RQE 2433) também acrescenta que o ElaDerm é uma excelente opção para pacientes com cicatrizes de acne e poros dilatados.

Quando se trata de tratamentos mais intensivos, a Dra. Fabiola também faz uso do laser de CO2, em uma modulação mais intensa através do protocolo Diamond Lift. Este, realizado no Hospital Saine sob sedação, é indicado para peles mais envelhecidas e exige um tempo maior de recuperação. Essa tecnologia visa resultados mais profundos e duradouros, proporcionando uma verdadeira renovação da pele.

E quando o inverno acabar? A Dra. Fabiola acredita que, para obter os melhores resultados, é fundamental diversificar as tecnologias ao longo do ano. “A combinação de diferentes tratamentos estimula o colágeno de maneira natural, o que é essencial para manter a saúde e a estética da pele ao longo do tempo, com tecnologias como Ultraformer MPT, Volnewmer e Fotona durante o ano todo”, conclui.

Nesta página, Dra. Fabiola posa no Hospital Saine, com aparelho novo de laser CO2. Na página anterior, ela e as doutoras Ingrid Castilho e Roberta Volpe com o ElaDerm

Dra. Tamara Vanzela

CRM 32053 PR / RQE 22212

Médica dermatologista ao lado de tecnologia recém adquirida para tratamentos capilares com medicina regenerativa

O Futuro da Medicina Regenerativa Capilar

A Dra. Tamara Vanzela apresenta a Meta Cell Technology, uma revolução na medicina regenerativa capilar, utilizando o próprio material biológico do paciente para estimular a regeneração dos fios. Uma solução natural, eficaz e aliada à tendência global por uma medicina preventiva

Com a medicina capilar em constante evolução, a Dra. Tamara Vanzela, médica dermatologista tricologista dedicada a tratamentos capilares, trouxe para Maringá uma revolução tecnológica: a Meta Cell Technology (MCT). Esta nova abordagem utiliza o próprio material biológico do paciente para promover a regeneração capilar, com resultados altamente eficazes e naturais.

A MCT é um aparelho de reprogramação celular inovador que utiliza fatores de crescimento extraídos do sangue do próprio paciente para estimular a regeneração do couro cabeludo e aumentar a densidade e a espessura dos fios. “A ideia é utilizar o material biológico do paciente para estimular as células responsáveis pela regeneração do cabelo, sem a necessidade de ativos externos. Isso garante que o tratamento seja seguro, eficaz e, o mais importante, sem riscos de sensibilização futura”, explica Dra. Tamara.

A grande vantagem do MCT é sua capacidade de tratar uma variedade de alopecias, como calvície, alopecia cicatricial, doenças autoimunes e outros tipos de queda de cabelo, com a segurança de usar apenas material biológico do próprio paciente. Essa abordagem autóloga, que evita a manipulação de produtos sintéticos ou de origem botânica, tem se mostrado a forma mais segura e eficaz de regenerar o cabelo de forma

natural. “Os resultados com MCT são incríveis. O tratamento ativa os folículos capilares e dá um impulso na regeneração, estimulando a produção de cabelo novo de forma duradoura e natural”, comenta a especialista.

A MCT pode ser associada a outros tratamentos, como o transplante capilar, sendo até mesmo uma alternativa preventiva para quem já está começando a perceber sinais de afinamento capilar. Dra. Tamara acredita que, hoje, a medicina capilar se tornou muito mais preventiva, focada não apenas no tratamento, mas na manutenção da saúde dos fios. “Com o MCT, conseguimos manter o folículo ativo, evitando que ele se perca ao longo do tempo”, destaca.

Além disso, a MCT se alinha com as tendências de longevidade e biohacking, áreas que buscam otimizar a saúde e a regeneração do corpo de forma inteligente e natural. A tecnologia se baseia em princípios de epigenética, que atuam no DNA celular para promover regeneração e combate ao envelhecimento.

“Se compararmos o MCT ao ChatGPT é como acessar os comandos que seu corpo usava na juventude e reenviar essas instruções com precisão. É isso que a MCT proporciona: uma revolução na regeneração capilar, utilizando a inteligência das nossas próprias células”, conclui a Dra. Tamara.

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ACKLEY SERRANO

MENOPAUSA

um recomeço, não o fim

A nutricionista funcional Paula Ayres Ferreira transforma a menopausa em um recomeço, oferecendo estratégias nutricionais personalizadas para equilibrar hormônios, melhorar a saúde intestinal e proporcionar qualidade de vida, ajudando as mulheres a atravessarem essa fase com mais disposição e bem-estar

A menopausa sempre foi vista como uma fase de fim. Mas, para a nutricionista funcional Paula Ayres Ferreira, ela é um novo começo. Dedicada à saúde intestinal e saúde da mulher, Paula busca ajudar suas pacientes a atravessarem essa transição com qualidade de vida e bem-estar, oferecendo suporte nutricional e estratégias personalizadas.

A menopausa, que geralmente ocorre por volta dos 50 anos, é um processo natural e, segundo Paula, “não é o fim, mas sim uma nova fase de recomeço”. Com uma abordagem que pode iniciar até 10 anos antes da menopausa – a Perimenopausa –, ela explica que é possível enfrentar os sintomas e viver essa fase com mais saúde, desde que se tome atitudes e adote um estilo de vida adequado. “Nos últimos anos, a menopausa tem sido vista com outros olhos, com a perspectiva de que ela é uma fase natural da vida da mulher”, afirma Paula.

Muitas mulheres começam a notar mudanças no corpo ainda antes de chegar à menopausa. A transição pode começar até 10 anos antes da data prevista para a última menstruação. “A Perimenopausa é um período em que os hormônios ainda estão normais, mas você já começa a sentir sintomas como insônia, irritabilidade, alterações no corpo, como o aumento de gordura abdominal, e problemas intestinais”, diz Paula. Esses sintomas são muitas vezes ignorados e podem até ser confundidos com outras condições, como a depressão. Paula ressalta que a modulação hormonal é essencial e que muitos desses sintomas podem ser tratados com uma dieta personalizada, suplementação e um acompanhamento nutricional.

“A menopausa começa no cérebro, não nos ovários”, destaca Paula, explicando que as alterações hormonais influenciam diretamente o estado emocional e até mesmo o desejo por certos alimentos. Durante a transição hormonal, é comum uma busca emocional por doces e carboidratos, pois o cérebro, com a diminuição do estrogênio, busca prazer imediato através da dopamina. Paula, no entanto, trabalha esse desejo com estratégias eficazes, ajudando suas pacientes a equilibrar os hormônios sem culpa, promovendo o bem-estar de dentro para fora.

Em seu programa, Paula guia os pacientes em um processo de modulação intestinal, uma vez que o intestino é o órgão considerado o “segundo cérebro”, não só pelas terminações nervosas descobertas no órgão, mas principalmente porque ele é a fábrica da maioria dos hormônios que regulam o metabolismo, humor e bem-estar das pessoas. Ela acredita que, ao melhorar a saúde intestinal, os hormônios se equilibram e, consequentemente, a mulher passa a se sentir mais energizada e com mais disposição. “O intestino é a chave para a saúde hormonal. Quando tratamos da saúde intestinal, conseguimos aumentar a qualidade de vida e proporcionar mais longevidade”, diz Paula.

Para Paula, a menopausa não é algo que deva ser temido, mas encarado como uma oportunidade de transformação. “Após a menopausa, a mulher tem expectativa de pelo menos mais 40 anos de vida, um recomeço que, se tratado, pode ser muito recompensador e prazeroso”, conclui.

A nutricionista Paula Ayres Ferreira (CRN 8-4875), pioneira em Maringá em nutrição funcional, fala sobre como novos hábitos e boa alimentação podem ressignificar o período da menopausa

Dra. Cristiana Manzotti

CRM 20649 PR - RQE 14366 Médica ginecologista que trabalha para resgatar a saúde integral e íntima da mulher na fase da menopausa. Na página ao lado, foto do aparelho EmSella, uma tecnologia para fortalecimento dos músculos da região íntima.

A

sob uma visão integrativa MENOPAUSA

Dra. Cristiana Manzotti oferece um cuidado integrativo para mulheres na menopausa, abordando desde o equilíbrio hormonal até o rejuvenescimento íntimo, com foco em melhorar a qualidade de vida e restaurar o bem-estar físico e emocional durante essa importante fase da vida feminina

A transição para a menopausa é um dos momentos mais delicados da vida da mulher. Com uma abordagem integrada e humanizada, a Dra. Cristiana Manzotti, ginecologista especializada, dedica-se a oferecer às mulheres soluções eficazes para aliviar os desconfortos e melhorar a qualidade de vida durante essa fase.

Com mais de 10 anos de estudo na área de anti-aging e envelhecimento, a Dra. Cristiana tem se especializado cada vez mais em entender as complexas transformações físicas e emocionais que ocorrem nas mulheres após os 40 anos. “Foi a partir do meu próprio processo de envelhecimento, aos 40+, que comecei a me aprofundar mais na menopausa e suas implicações. Estudar o envelhecimento e seus desafios me permitiu oferecer um cuidado mais próximo e especializado às mulheres que atravessam essa fase”, afirma.

O foco da Dra. Cristiana é, principalmente, entender e tratar as alterações hormonais que surgem com a menopausa. “Os sintomas começam a aparecer até 10 anos antes da menopausa, afetando a qualidade de vida da mulher. Alterações no sono, irritabilidade, ansiedade, ganho de peso, e até problemas com a saúde íntima como infecções urinárias e secura vaginal são comuns. Esses fatores impactam muito na autoestima e no bem-estar da mulher”, explica a especialista.

A busca por uma abordagem integrada é a chave do trabalho da Dra. Cristiana. “Quando a mulher passa por essa fase, ela se sente muitas vezes exausta, sem libido, desmotivada e até com sintomas de depressão. O meu trabalho é ajudar a mulher a atravessar essa fase com qualidade de vida, através de um acompanhamento focado

no estilo de vida, no sono, e com reposição hormonal de forma segura e eficaz”, completa Dra. Cristiana.

Apesar do receio que muitos ainda têm em relação à reposição hormonal, a médica destaca os avanços significativos na fisiologia hormonal e na fisiopatologia de doenças como o câncer de mama, mostrando que é possível tratar de forma segura e eficaz. “A menopausa é um processo natural da vida, mas a maneira como ela é vivida é o que faz a diferença. A reposição hormonal bem indicada é fundamental para minimizar os sintomas e promover o bemestar”, diz a Dra. Cristiana.

Além disso, a Dra. Cristiana também realiza tratamentos de rejuvenescimento íntimo e para perda urinária, utilizando tecnologias como o laser íntimo, o Duoglide e a cadeira de eletroestimulação EMSELLA. Essas técnicas ajudam as mulheres a recuperarem a saúde íntima e melhorarem a qualidade de vida, tratando incontinência de urina e ressecamento íntimo.

Com um olhar acolhedor e um compromisso com o bem-estar integral da mulher, a Dra. Cristiana Manzotti se dedica a transformar a menopausa em uma fase de renovação e equilíbrio, proporcionando uma vida mais plena, saudável e amenizando os desconfortos comuns dessa transição.

Privação de sono e o impacto no relacionamento do casal

Quando bebês e crianças não dormem, os pais também adoecem, colocando em risco até mesmo o relacionamento conjugal, explica a médica pediatra, Dra. Cris Herreira

A Dra. Cristina Herreira, médica pediatra com atuação em medicina do sono infantil, lança um olhar sobre um tema que afeta a saúde mental e emocional de muitos casais: a privação de sono dos filhos. No mês dos namorados, ela convida casais que passaram pelo Protocolo Bom Soninho para compartilharem como a melhora no sono das crianças impactou positivamente seus relacionamentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ChannelMum.com, em parceria com o programa The Baby Show, aproximadamente um quinto dos casais se separa até o primeiro ano de vida do bebê, com um terço dos relacionamentos passando por sérios problemas nos meses após o nascimento. O estudo revela ainda que, entre os fatores que mais afetam o relacionamento, o cansaço decorrente da privação de sono ocupa uma posição de destaque. “Durante o primeiro ano de vida do bebê, a mudança de rotina, as novas responsabilidades, os custos financeiros são desafios naturais da maternidade e paternidade que podem se agravar muito devido ao cansaço gerado pela falta de sono, tudo isso pode afetar profundamente o relacionamento do casal. Muitos casais não percebem que essa falta de descanso afeta diretamente a sua conexão emocional”, afirma Dra. Cristina Herreira. Ela ainda complementa: “Muitas vezes, as mulheres, exaustas, começam a tomar medicamentos para depressão e ansiedade, quando, na verdade, o que estão vivendo é uma fase de privação de sono, que precisa ser tratada de forma

adequada.”

A Dra. Cristina criou o Protocolo Bom Soninho com o objetivo de proporcionar uma melhoria significativa na qualidade do sono das crianças, e consequentemente, trazer um alívio para o relacionamento dos pais. “Quando uma criança dorme às 20h e vai acordar no outro dia os pais ficam abertos à possibilidade de jantar junto, ver um filme, namorar, recuperar sua intimidade, sua conexão emocional e, claro, sua qualidade de vida”, explica. Para ela, o sono é fundamental não apenas para o desenvolvimento da criança, mas para a harmonia familiar.

A mudança no sono da criança é uma verdadeira transformação para os pais. Casais que seguiram o protocolo afirmam que a melhoria no sono de seus filhos teve um impacto profundo em seus relacionamentos, conforme o relato que coletamos de 6 casais que passaram pelo protocolo Bom Soninho:

DEPOIMENTOS

DE CASAIS

Thaisa e Lucas compartilham como o Protocolo Bom Soninho foi um divisor de águas: “O protocolo foi um divisor de águas para a nossa relação como casal, pois antes éramos um casal cansado, que apesar de estarmos imensamente felizes com o nosso filho, não conseguíamos mais desfrutar momentos só nossos. Após o protocolo, percebo que o amor, a união e a

Dra. Cristina Herreira CRM: 21146 | RQE: 14083

gratidão um pelo outro só aumentaram, e nos sentimos mais conectados e felizes.”

Giovana e Claudio destacam a transformação que viveram: “Após o Bom Soninho, voltamos a ser o casal que éramos na época da lua de mel. O bom humor, a disposição e as conversas voltaram a acontecer. Mudança de chave total. Somos fãs!”

Natália e Renan relatam a superação das dificuldades: “A Isis foi uma criança muito desejada e muito amada desde que nasceu, mas sem sombra de dúvidas, um filho muda significativamente o relacionamento entre o casal. O mais desafiador foi a privação de sono. Me lembro da angústia ao chegar a noite e a insegurança sobre quantas vezes iríamos acordar. Após o protocolo, nossa vida como casal foi retomada. A Isis passou a dormir a noite toda, e agora podemos desfrutar de momentos juntos, de datas comemorativas e de um casamento fortalecido.”

Vilma e Eduardo enfatizam a transformação na rotina: “Após o Protocolo Bom Soninho, minha filha aprendeu a ter

autonomia para adormecer sozinha, e tudo ficou mais leve em casa. Com o retorno do sono reparador, eu e meu marido nos reconectamos, e nossa vida em família e nossa união foram fortalecidas.”

Elisangela e Lucas compartilham a mudança no casamento: “Quando nosso primeiro filho nasceu, as noites sem dormir começaram a afetar nosso humor e nossa rotina. Nosso casamento também começou a sentir o peso do cansaço. Foi quando fizemos o Protocolo Bom Soninho com a Dra. Cris, e tudo mudou. Em poucas semanas, voltamos a ter noites tranquilas e momentos a dois, o que parecia impossível. O protocolo é VIDA!”

Renata e Guilherme destacam como o Protocolo Bom Soninho impactou a sua vida: “O Protocolo Bom Soninho não veio para mudar nosso relacionamento, mas para trazer a paz que eu precisava. A partir disso, nosso relacionamento se renovou e nossa família se tornou mais feliz e realizada. Agora, até dá vontade de ter mais um dormindo 12 horas!”.

Cirurgia Ortognática: Função, Harmonia e Autoestima

Por Dr. Angelo José Pavan CRO/PR 7444

A harmonia entre os ossos da face vai muito além da estética; ela é essencial para funções como mastigar, respirar e falar com conforto. Quando essa estrutura está desalinhada, surgem dificuldades que afetam o dia a dia, como problemas na mastigação, alterações na fala, na respiração e até distúrbios do sono, como a apneia.

Quando há desalinhamento ósseo na face, como queixo projetado ou retraído, mordida cruzada ou dificuldades para mastigar e respirar, a Cirurgia Ortognática surge como uma solução precisa e eficaz, devolvendo o equilíbrio facial e proporcionando mais qualidade de vida.

Trata-se de um procedimento que corrige alterações nos ossos da face, reposicionando a maxila, a mandíbula ou ambas, com o objetivo de restabelecer a oclusão (mordida) e, principalmente, melhorar funções essenciais como mastigação, respiração, fala e sono.

Indicada para casos de deformidades faciais de origem genética, sequelas traumáticas ou distúrbios de crescimento ósseo, a cirurgia restabelece a função mastigatória e contribui significativamente para o bem-estar do paciente.

Graças aos avanços tecnológicos, hoje é possível realizar planejamentos virtuais, simulações em 3D e intervenções altamente seguras e precisas.

O CTB – Centro de Tratamento Bucomaxilofacial, liderado pelo Dr. Angelo José Pavan, oferece estrutura de excelência, tecnologia de ponta e acompanhamento personalizado, priorizando o bem-estar e a busca pela harmonia facial com resultados de alto padrão.

DRº ANGELO JOSÉ PAVAN

CRO 7444

Doutor em Diagnóstico Bucal;  Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial;

Professor de Cirurgia Bucomaxilofacial da Universidade Estadual de Maringá-UEM;  Professor de Cursos de Especialização em Implantodontia.

CTB

EXCELÊNCIA EM RESULTADOS

• Cirurgias e estética bucomaxilofacial;

• Cirurgia dos dentes do siso e outros dentes não irrompidos;

• Cirurgia de lesões da boca;

• Implantes dentários;

• Cirurgia ortognática /mentoplastia;

• Cirurgia de enxertos ósseos;

• Cirurgias ambulatoriais.

Rua Princesa Isabel, 564

Zona 4 • Maringá/PR

44 3024.5646

44 9 9136.5874

www.ctbbucomaxilo.com.br  f/drangelopavan @dr.angelopavan

Foto por Rickardo Andrade

Dra. Mirelle Ruivo

CRM/PR 22812 | RQE 06111

Médica ginecologista fundadora da rede de fraquias Mulherez

MULHEREZ

Com 20 anos de experiência, a Dra. Mirelle Ruivo fundou a franquia

Mulherez, referência em rejuvenescimento íntimo feminino, oferecendo tratamentos que aliam tecnologia, inovações estéticas e soluções funcionais para melhorar a qualidade de vida da mulher

20 anos de experiência e uma paixão incansável pela ginecologia e medicina estética, a Dra. Mirelle Ruivo fundou a Mulherez, uma franquia que, com apenas alguns anos de existência, se consolidou como referência no rejuvenescimento íntimo feminino. Com unidades em diversos Estados, incluindo Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora expandindo para Guarulhos, a Mulherez vem se destacando pelo tratamento completo e inovador das queixas femininas estéticas e funcionais, oferecendo opções que vão além do simples procedimento estético.

A Dra. Mirelle enxerga a necessidade das mulheres de terem acesso a tratamentos de alta qualidade, especialmente quando o assunto é saúde íntima. Seu foco na Mulherez é proporcionar rejuvenescimento íntimo através de três vertentes essenciais: a tecnologia, os tratamentos injetáveis e as cirurgias.

“Nosso trabalho com o rejuvenescimento íntimo feminino está centrado em tecnologias, como o uso de laser para o rejuvenescimento vaginal, que melhora a lubrificação, flacidez e até mesmo incontinência urinária de esforço. Também oferecemos a parte de injetáveis, com bioestimuladores, ácido hialurônico e botox para os grandes lábios. Além disso, realizamos cirurgias a laser, como a redução dos pequenos lábios, de forma ambulatorial, com anestesia local, permitindo que a paciente volte às suas atividades diárias no dia seguinte”, explica Dra. Mirelle.

A médica também destaca a importância de tratar questões funcionais que muitas vezes acompanham a mulheres que não têm coragem de se abrir nem mesmo para um profissional, como o vaginismo, que é a contração excessiva do canal vaginal dificultando as relações sexuais, e a hiperidrose, o excesso de suor na região da virilha. “Não podemos apenas olhar para a parte estética, é essencial que o tratamento funcione também de forma funcional. As mulheres têm direito a se sentirem bem e confortáveis, não só em relação à estética, mas também em termos

de saúde”, afirma.

Desde 2016 a Dra. Mirelle faz uso da tecnologia de laser íntimo, que tem transformado a vida de inúmeras mulheres, especialmente no período da menopausa, quando os sintomas de atrofia vaginal, falta de libido e lubrificação podem ser mais intensos. “A ideia de popularizar esse tratamento por meio de uma rede de franquia surgiu ao perceber que muitas mulheres sofrem em silêncio com esses sintomas, mas que é possível sim ter uma vida íntima ativa e prazerosa após a menopausa”, complementa Dra. Mirelle.

A franquia, que conta com unidades em Maringá, Umuarama, Cianorte e Ponta Grossa no Paraná, além de outros estados, representa um novo modelo de atendimento especializado. “Queremos que todas as mulheres conheçam e aproveitem as tecnologias que têm o poder de transformar suas vidas. Nosso objetivo é não só melhorar a estética, mas também a saúde e o bem-estar de mulheres em todo o Brasil”, conclui a Dra. Mirelle.

O médico cirurgião Dr. Lucas Savóia (CRM/PR 23658) fala sobre as novas regulamentações para cirurgia bariátrica, recentemente publicadas pelo Conselho Federal de Medicina

Nova regulamentação do CFM reconhece quatro novas técnicas de cirurgia bariátrica e amplia acesso ao tratamento da obesidade no Brasil

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ANDRÉ RENATO

Uma mudança histórica acaba de ser oficializada no Brasil e promete transformar a realidade de milhares de brasileiros que convivem com a obesidade e suas complicações. No dia 20 de maio de 2025, o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução nº 2.429, um marco para a cirurgia bariátrica nacional. O documento reconhece oficialmente quatro novas técnicas cirúrgicas que já eram consolidadas em centros médicos de excelência ao redor do mundo, como Estados Unidos e Europa, e atualiza os critérios para a indicação da cirurgia no país, tornando o procedimento mais acessível e alinhado com a medicina moderna.

O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Lucas Savóia, presidente do Capítulo do Paraná da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), destaca que a nova normativa representa um avanço significativo: “É um reconhecimento importante das evoluções científicas e da segurança das técnicas que já vinham sendo praticadas em larga escala fora do Brasil, com resultados excelentes. Agora, esses recursos passam a estar formalmente disponíveis também aos pacientes brasileiros”, explica.

Entre as técnicas cirúrgicas que passam a ser reconhecidas estão o Duodenal Switch, o OAGB (bypass gástrico com anastomose única), o SADIs (gastrectomia vertical com anastomose duodenal) e o BTI (bipartição do trânsito intestinal com gastrectomia vertical). Além disso, procedimentos endoscópicos como o balão intragástrico e a gastroplastia endoscópica também foram incorporados à lista de opções recomendadas. Por outro lado, métodos como a banda gástrica ajustável e a técnica de Scopinaro passam a ser

oficialmente não recomendados.

Outro ponto de grande impacto da nova resolução é a reformulação dos critérios para elegibilidade à cirurgia. Agora, além dos já consagrados casos de pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 40, ou a partir de 35 com doenças associadas, a nova regra amplia a indicação para pessoas com IMC a partir de 30, desde que apresentem doenças como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares com lesão de órgão-alvo, doença renal crônica, esteatose hepática com fibrose, doença do refluxo gastroesofágico ou osteoartrose grave. Adolescentes a partir de 16 anos passam a ser incluídos nos mesmos critérios que adultos, e jovens a partir de 14 anos, em casos severos, também poderão ser avaliados mediante critérios específicos, como apoio familiar e avaliação multidisciplinar.

“A nova regulamentação reconhece a obesidade como uma doença crônica, multifatorial e de alto impacto social, com mortalidade ainda elevada no mundo. A cirurgia bariátrica é uma ferramenta comprovadamente eficaz e segura para a redução do peso e, principalmente, para o controle das comorbidades associadas. Hoje, sabemos que o risco de mortalidade em até 30 dias após o procedimento é de apenas 0,03%”, reforça Dr. Lucas Savóia.

“O Brasil é um dos países que mais realizam cirurgias bariátricas no mundo, mas ainda temos muito a avançar no acesso equitativo a esses tratamentos. A nova regulamentação, ao atualizar critérios e reconhecer novas técnicas, pode ampliar o acesso à cirurgia por meio de Planos de Saúde e até mesmo pelo SUS”, conclui.

Dra. Alessandra M. Del Pintor Cirurgiã-dentista, CRO 15425 PR. Foto por João Paulo Santos

ALINHAMENTO DIGITAL EM TEMPO REAL

Na clínica da Dra. Alessandra M. Del Pintor, o futuro da ortodontia já chegou com o scanner intraoral iTero da Invisalign

Na odontologia contemporânea, tecnologia e estética caminham lado a lado — e a Cirurgiã-dentista Dra. Alessandra M. Del Pintor faz disso uma realidade diária em seu consultório. Sempre atenta às inovações que otimizam o tratamento e valorizam a experiência do paciente, ela acaba de incorporar à sua clínica o scanner intraoral iTero, uma das mais avançadas ferramentas da Invisalign.

A novidade representa um salto de precisão e agilidade. Em poucos minutos, a boca do paciente é escaneada digitalmente, gerando uma simulação tridimensional do sorriso que poderá ser alcançado ao final do tratamento com os alinhadores. “É impressionante. O paciente consegue se ver antes mesmo do início do processo, e isso motiva e dá segurança para seguir com o tratamento”, explica a dentista. Além do escaneamento, o diferencial está no recurso 3D interativo da Invisalign, que permite à Dra. Alessandra ajustar o planejamento de forma personalizada, dente por dente, ao vivo,

dentro do próprio software. “É o dentista quem comanda todo o movimento dos dentes. Mesmo com uma proposta automática gerada pelo sistema, posso intervir e redesenhar o sorriso com liberdade total. Isso garante resultados estéticos e funcionais ainda mais alinhados ao perfil de cada paciente”, destaca.

O que antes levava dias para retornar ao consultório — como o envio da simulação feita pela Invisalign — agora acontece em tempo real, e o profissional Invisa Doctor pode atualizar o planejamento em questão de minutos, reduzindo etapas, acelerando decisões e dando mais fluidez ao processo de alinhamento dentário.

Para quem busca conforto, discrição e resultados naturais, os alinhadores Invisalign se tornaram uma escolha certeira. Sem fios e com liberdade para sorrir desde o primeiro dia, esse sistema vem transformando sorrisos pelo mundo — agora, com ainda mais precisão graças à tecnologia incorporada por profissionais como a Dra. Alessandra.

BF DERMATOLOGIA

As médicas dermatologista Dra. Sineida e Rachel Berbert Ferreira apresentam o CoolFase, novo aliado ao combate do envelhecimento cutâneo

Dra. Sineida Berbert Ferreira CRM 12283 | RQE 11131

Dra. Rachel Berbert Ferreira CRM 47.796-PR | 230.574-SP

A BF Dermatologia, da médica dermatologista Dra Sineida Berbert Ferreira, consolidada em Maringá com 35 anos de tradição, é uma referência em pesquisa científica e tecnologias no cuidado com a pele e a saúde estética de seus pacientes. A chegada da médica dermatologista Dra. Rachel Berbert Ferreira à equipe, sua filha, trouxe um sopro de inovação e frescor à clínica, que continua a expandir e a inovar com o lançamento de novas tecnologias. Recentemente, a clínica investiu em mais uma tecnologia de ponta, o CoolFase, um aparelho revolucionário que vem agregar ainda mais ao portfólio de tratamentos de gerenciamento do envelhecimento cutâneo.

O CoolFase é uma tecnologia de radiofrequência monopolar com um sistema exclusivo de resfriamento direto, conhecido como DCC™ (Direct Cooling Control). Desenvolvido na Coreia do Sul, país reconhecido pela sua excelência em tratamentos estéticos, essa tecnologia aquece as camadas internas da pele enquanto protege a superfície com resfriamento constante. A Dra. Sineida destaca a importância dessa inovação: “Este aparelho é um grande aliado no tratamento da flacidez e rejuvenescimento, promovendo resultados visíveis sem a necessidade de intervenções invasivas”, explica.

O CoolFase atua profundamente na estimulação da produção de colágeno, contribuindo para a melhoria da firmeza, densidade e elasticidade da pele. A combinação de aquecimento controlado e resfriamento contínuo cria um efeito lifting natural, definindo contornos faciais e suavizando rugas finas. O

CoolFase é indicado para pessoas que desejam rejuvenescimento sem agulhas, com um tratamento seguro, não invasivo e sem necessidade de repouso. “Com ele, conseguimos resultados incríveis e rápidos, permitindo que os pacientes voltem imediatamente à sua rotina diária”, complementa Dra. Rachel.

O CoolFase é extremamente versátil e pode ser aplicado em diversas áreas do corpo, como rosto, pescoço, colo, abdômen, coxas e braços. Este tratamento é indicado principalmente para pessoas com pele fina e flácida, ou que desejam um rejuvenescimento global. “A novidade do CoolFase na nossa clínica vem para atender à crescente demanda por tratamentos não invasivos que entreguem resultados naturais e eficazes, com conforto e sem necessidade de agulhas”, conclui Dra. Sineida.

Foto por André Renato

Eduardo e Raquel abrem as portas de sua casa para entrarmos na vida e na profissão do casal à frente da MedInfuse Maringá

Eduardo

Raquel e

Na capa da 28ª edição da WIT, a harmonia entre a ciência e o afeto se traduz na história do casal Eduardo Amado e Raquel Fonseca. Ele, médico; ela, enfermeira. Juntos, eles estão à frente da MedInfuse Maringá, uma clínica onde a medicina do bem-estar ganha forma, propósito e humanidade

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS ELIANDRO CORRÊA BELEZA CLAUDINHO ARAÚJO

Existe algo de quase musical na vida do casal Eduardo Amado e Raquel Fonseca. Não apenas pela banda de blues fundada por Eduardo, com ensaios improvisados que nasceram nas salas de espera das aulas de musicalização dos filhos, mas pelo modo como afinam a vida a dois com acordes de cuidado, fé, ciência e entrega.

Ele nunca quis apenas tratar sintomas. Desde o início da sua jornada como médico, o Dr. Eduardo Amado entendeu que a medicina vai além de prescrições e exames. Formado em Medicina, com especialização em Clínica Médica e Nefrologia, dedicou anos ao cuidado de pacientes com doenças crônicas, até perceber que muitos dos problemas que acompanhava tinham origem na forma como lidamos com o estilo de vida, os hormônios e o metabolismo.

Natural de Maringá, Eduardo sempre foi movido por inquietações. Desde jovem, buscava entender como poderia

causar impacto positivo nas pessoas ao seu redor. A escolha pela medicina veio como uma consequência natural dessa vontade de cuidar. Determinado, fez residência, mestrado e doutorado, mas nunca deixou de lado sua sensibilidade com as pessoas. Essa combinação entre técnica e empatia moldou sua maneira única de exercer a medicina.

Apaixonado por música, Eduardo encontra na arte uma forma de manter o equilíbrio e a leveza na rotina. Foi guitarrista da banda de blues Crossroads, com a qual se apresentava em eventos e encontros culturais. A música sempre foi uma parte essencial da sua vida — um espaço onde pode expressar emoções, desconectar-se das demandas médicas e se reconectar com sua essência.

Foi nessa caminhada que conheceu Raquel, enfermeira experiente, apaixonada por gestão e cuidado. O encontro entre os dois foi mais do que afetivo: foi uma fusão de propósitos.

Raquel é uma otimista incurável, irredutível e inabalável.

Cinco minutos na sua presença e você já sai com meta de vida para entrar na academia, ler um livro por mês e aumentar em 20% sua massa magra corporal. Sim, Raquel move legiões –literalmente, a ponto de conseguir reunir mais de 20 amigas para subir e descer as escadarias do Estádio Willie Davids por meia hora, em prol da saúde. (Oi?)

O mesmo entusiasmo Raquel leva para o relacionamento com os filhos de Eduardo, para quem prepara um café da manhã colonial dia sim, dia não. “Eu já ganhei o status de tia preferida, porque sou da bagunça, da diversão, da música alta e da alegria”, diz Raquel. Como uma boa capricorniana (determinação, disciplina e praticidade), Raquel inicia a preparação do seu dia, no dia anterior. Coloca a mesa do café da manhã, e até separa as roupas que Eduardo vai vestir no dia seguinte. “Não tem jeito, eu fui criada pra ser dona de casa”, brinca.

Com o tempo, a parceria cresceu não apenas na vida

pessoal, mas também na profissional. Juntos construíram uma rotina que equilibra a exigência do trabalho com o compromisso de cultivar o que realmente importa: o vínculo familiar, a espiritualidade e o tempo de qualidade.

A carreira profissional de Raquel não começa na faculdade, mas na infância, com exames, médicos e um diagnóstico precoce de insuficiência renal. Uma vida inteira cercada de restrições alimentares, idas e vindas aos hospitais e, mais tarde, um transplante feito com um dos rins da irmã. Vinda de uma família onde a obesidade e a saúde fragilizada deixavam marcas, foi no autocuidado que ela encontrou a força para transformar essa história pessoal em um projeto de vida. Tornou-se enfermeira, especializou-se em transplantes renais e por quase uma década foi responsável por avaliar e inscrever pacientes na fila de espera por um novo rim. Da dor nasceu vocação. E da vulnerabilidade, uma capacidade rara de escutar, acolher e propor mudanças sustentáveis no estilo de vida das

pessoas. “Não é dieta, é hábito”, ela diz. E não é força de expressão.

O despertar do Eduardo para esse mesmo caminho veio da frustração de ver seus pacientes chegarem tarde demais. Como médico nefrologista, acostumado a receber pacientes crônicos com hipertensão, diabetes, obesidade e uma série de hábitos destrutivos acumulados ao longo da vida, ele se sentia impotente diante de tantos quadros irreversíveis. Foi então que conheceu a medicina do estilo de vida, um movimento que vinha ganhando força em universidades como Harvard e no Hospital Albert Einstein, no Brasil. Entendeu que não bastava tratar doenças — era preciso promover saúde. Estudou e se reprogramou por completo: passou a cuidar de si, a valorizar o sono, o movimento, a alimentação, a espiritualidade e os vínculos saudáveis. E então, com Raquel, idealizou um espaço que integrasse todas essas dimensões: nasceu a MedInfuse.

Hoje, como proprietário da unidade Medinfuse Maringá, Eduardo lidera um centro especializado em medicina preventiva, emagrecimento e reposição hormonal. A unidade faz parte de uma rede nacional e se destaca pelo uso de protocolos individualizados, construídos com base em evidências científicas e em uma escuta atenta das necessidades de cada paciente.

Ao lado dele está Raquel, enfermeira gerente da unidade. Sua atuação vai além da organização de rotinas: ela acompanha a evolução dos pacientes, apoia a equipe multiprofissional e contribui ativamente para manter um ambiente de cuidado respeitoso, acolhedor e eficiente.

A clínica Medinfuse Maringá atende pacientes com demandas relacionadas a sobrepeso, obesidade, lipedema, menopausa, andropausa e outras condições hormonais. A abordagem inclui educação alimentar, controle metabólico, avaliação corporal detalhada e, quando necessário, uso de

medicações modernas com segurança

Todos os pacientes passam por uma avaliação inicial completa, com exames laboratoriais e análise de composição corporal. A partir disso, é elaborado um plano terapêutico exclusivo, que pode incluir acompanhamento nutricional, suplementação, terapia hormonal e apoio da equipe de enfermagem. A filosofia de trabalho valoriza o acompanhamento contínuo e individualizado.

Há ainda um lado pouco conhecido de Eduardo, que é seu envolvimento com o voluntariado e a inovação em saúde. Desde 2019, ele é fundador do Hub Connect Health Tech, uma iniciativa que reúne a Sociedade Médica de Maringá, o Sebrae e o Codem com o objetivo de impulsionar conexões entre diferentes setores que atuam no ecossistema da saúde. A proposta é clara: criar oportunidades de negócios sustentáveis e inovadores em hospitais, clínicas, startups e serviços diversos, conectando pessoas, ideias e soluções em favor da saúde coletiva. Por dois anos, Eduardo dedicou metade do seu tempo a esse projeto, coordenando ações, mentorias, indicadores e programas como o “Olha Isso”, que destaca empresas inovadoras em vídeos curtos veiculados no YouTube a preço de custo. Além disso, hoje ele é presidente da Sociedade Médica de Maringá, a principal instituição representativa da classe médica na cidade. “Sempre acreditei no poder do relacionamento, porque ninguém faz nada grande sozinho”, diz.

No universo pessoal, o casal também se complementa com leveza. Raquel é quem organiza a casa, a mesa, os horários, as flores e as orações. Aos fins de semana, ela ouve louvor enquanto rega as plantas e planeja os almoços — sempre com escolhas saudáveis, sem radicalismo, mas com muito propósito. Ela acredita que quem ama o café da manhã tem mais chances de ser feliz, e por isso faz desse momento um

ritual de cuidado. Já Eduardo, que nos tempos livres continua aficionado por música, recorda com carinho a banda Crossroads, que nasceu do acaso e virou refúgio de amizade e expressão. “Levando as crianças nas aulas de musicalização, conheci pais que também gostavam de música e formamos uma banda de blues”, conta. Ele, na guitarra; os amigos Rodrigo, Guilherme, Fabiano e Érico nos outros instrumentos. O ensaio virou compromisso, até que precisaram tirá-lo por falta de dedicação [risos] — mas ficou a memória e o gosto por novas melodias.

Para ele, a paternidade foi uma construção corajosa. Teve de aprender, na prática, a ser o pai que queria ser: fazer jantar, pentear cabelos, rezar à noite, levar ao parque. Hoje, com a vida reorganizada, diz com orgulho que é um pai presente e afetuoso, e que Raquel, com seu jeito leve e bagunceiro, foi um pilar essencial nesse processo de reconstrução familiar.

No futuro, o casal sonha com a expansão da MedInfuse. Mais médicos, mais metro quadrado, mais inovação. Mas, sobretudo, mais gente se reconectando com a própria saúde. Porque, como eles acreditam, o resultado da saúde é... saúde. Simples assim. E, na vida que construíram juntos, ciência e espiritualidade caminham lado a lado. A fé que os move é a mesma que transforma cada atendimento em escuta, cada protocolo em esperança, e cada paciente em protagonista de sua própria história.

E talvez seja esse o maior legado do casal à frente da MedInfuse: mostrar que, quando a medicina é feita com verdade, ela se parece muito com o amor, amor que transbordou nos estúdios de Eliandro Corrêa na sessão que deu origem à 28ª capa da Revista WIT. E que capa! Com tanto repertório, eles não precisavam ser tão lindos. Mas são, e a gente já os ama!

Nas fotos, Eduardo e Raquel aonde passam a maior parte do dia: na MedInfuse Maringá

Leandro Bulla, fundador da Zpixels Filmes

FILMES ZPIXELS

Com olhar sensível e espírito pioneiro, Leandro Bulla transforma a Zpixels

Filmes em referência em vídeos institucionais e publicitários, conectando marcas e pessoas com produções no Brasil e lá fora, de tirar o fôlego

oi ainda nos tempos de fita e câmera nas mãos que Leandro Bulla começou a descobrir o poder de contar histórias com imagens em movimento. Como estagiário em uma das produtoras mais tradicionais do país, ele mergulhou no universo visual em um tempo em que o digital dava seus primeiros passos por aqui. “O mercado era voltado quase exclusivamente para comerciais de TV, mas eu já via nas novas tecnologias uma chance de narrar histórias de modos inéditos”, relembra.

Enquanto o mercado local mantinha seu foco quase exclusivo em comerciais de TV, Leandro decidiu seguir por uma estrada ainda pouco trilhada: a do conteúdo digital. Apostou que o futuro da comunicação estava em vídeos sob medida para internet — e acertou em cheio. Fundou sua própria produtora e, com olhar afiado e ritmo contemporâneo, começou a atender empresas visionárias que buscavam se conectar com o público de maneira mais direta, autêntica e moderna.

Com esse olhar inovador, a produtora rapidamente chamou a atenção de grandes players e marcas de destaque, tornando-se referência em projetos institucionais e publicitários de alto impacto. O segredo? Capturar a essência de cada cliente e traduzi-la em filmes que vão além

de simplesmente comunicar, gerando emoção e engajamento reais.

“Nossa missão é contar a história de cada marca de forma única e personalizada. Não se trata apenas de informar, mas de emocionar e envolver o público por meio de vídeos com ritmo, alma e estética refinada”, explica Leandro. Desde o início, faz parte do DNA da Zpixels ser mais que uma produtora — é ser uma parceira estratégica na construção de narrativas audiovisuais relevantes para os desafios do presente.

O principal foco da empresa são produções audiovisuais institucionais e de apelo publicitário. Com entregas que unem técnica, direção criativa, captação sensível e edição precisa, a Zpixels entrega filmes certeiros e impactantes que se destacam no meio da multidão de vídeos que passam por nossos olhos todos os dias. “Um bom vídeo precisa ser visto, ouvido e sentido. E isso exige mais do que equipamento: exige experiência e repertório”, diz Leandro.

Em um tempo em que todos disputam a atenção do espectador em segundos, a Zpixels se mantém fiel a um princípio: mais do que mostrar, é preciso contar. Porque marcas que se comunicam com verdade e emoção se tornam histórias que valem a pena ser vistas e compartilhadas.

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ACKLEY SERRANO
Foto por Isabela Messias

ALFA

IATA RIA SEMPRE CAI BEM

Para enaltecer a elegância atemporal dos cortes em alfaiataria, convidamos ela, Dani Mitu Weffort, mulher, médica, publicitária, jornalista, dona de uma beleza sem igual, e uma presença que transbordou os estúdios de Jefferson Ohara

CURADORIA HAMILTON MARIANO FOTOGRAFIA JEFFERSON OHARA
ASSESSORIA E ESTILO POR VERA GURGEL BELEZA ANGELA ALVES / SALÃO MÔNIKA GANEM
Ela veste PatBO para Alika. Joias Swarovski.
Ela veste Le Lis. Acessórios Lovet. Botas Capodarte.
Ela veste Dudalina. Acessório Cazza Flor.
Ela veste Lecloá. Joias Swarovski. Sapatos Bonny Rio Branco.
Ela veste Richini. Joias Swarovski. Sapatos Luz da Lua.

O Q VEM POR AÍ

Descubra o que as passarelas internacionais já indicam como musthave para o nosso calor tropical — 5 tendências globais prontas para bombar no verão brasileiro!

ZEBRA‑PRINT

Marcas como Jacquemus e Roberto Cavalli trouxeram o animal print em versão zebrística — peças como saias lápis e casacos ganharam atitude nas passarelas. No verão brasileiro, o contraste preto e branco garante frescor e estilo night-out.

POWDER PINK & ELECTRIC FUCHSIA

Paletas vibrantes estão dominando. O lilás suave e o fuchsia elétrico surgem como apostas da Primavera Verão/26 segundo Coloro/WGSN, trazendo vida e energia ao look. No Brasil, isso vira hit em vestidos leves e camisetas statement

Jacquemus
Miu Miu

UTILITY & CARGO PANTS PIJAMA STREETWEAR

A vibe utilitária e prática virou luxo nas passarelas SS26: Saint Laurent surpreendeu ao inserir cargos oversized em suas composições . Outros nomes como Dries van Noten e Proenza Schouler também apostaram em cargos de visual moderno, com bolsos amplos e cortes atualizados — peça-chave para o verão urbano nacional.

A Dolce & Gabbana levou o “pyjamastyle” à passarela com conjuntos leve e relaxados — visual “acordei chic” chique. No Brasil, isso funciona como opção beach-to-bar com tecidos fluidos e confortáveis.

UM PÉ AQUI, OUTRO

ALI: CALÇA ASSIMÉTRICA

A trend inusitada da one-legged pant apareceu com Bottega, Vuitton e Coperni nas semanas de moda. Para o verão tropical, que tal apostar em uma leve assimetria? Um statement divertido e fresh

Dries van Noten
Dolce & Gabbana
Louis Vuitton

TREND ALERT

Da nécessaire ao turismo, da estante ao closet. Reuni alguns achadinhos que você não pediu, mas vai amar saber que existem!

SKIN-CARE QUE BRILHA (LITERALMENTE)

O Advanced Night Repair

Eye Supercharged Gel-Crème da Estée Lauder é o novo vício de beauté — deixa a região dos olhos descansada como se você tivesse dormido 10 horas (com ventilador ligado e playlist de spa).

P.S.: achei até na Renner!

O PERFUME DA VEZ Mémoire d’une Odeur, da Gucci, é como borrifar uma lembrança elegante no ar. Unissex, leve, herbal e inesperadamente sexy.

VINIL COM TOQUE RETRÔ-CHIC

Para quem curte o som de Vinil, esse LP lançado pela banda AfroJazz vale a pena colocar na coleção. AfroJazz é uma banda carioca formada por músicos apaixonados pelo jazz. Liderados pelo trompetista e pesquisador Eduardo Santana, eles mantêm o legado de um som único, criado a partir da experimentação e misturando elementos do jazz tradicional com ritmos africanos e brasileiros. Uma batida sensacional!

COR DO MOMENTO

Butter Yellow (amarelo amanteigado) está por toda parte — dos cardigans da Ganni aos sapatos da Carel Paris. Um neutro feliz.

BOCA COR-DE-VINHO

Os lábios ganham destaque com tons intensos como vinho, ameixa, marrom café e bordô. Esses batons trazem poder e elegância instantânea para qualquer produção. Esse aqui é o batom Matte M·A·CXIMAL, da M.A.C no tom Vermelho Tijolo.

DRINK NA MESA

a cachaçaria Weber Haus lança no mercado um gin rosado, elaborado a partir do Dry Gin 48 da marca com a adição de infusão de flores de hibisco após a destilação. Um gin orgânico genuinamente brasileiro, é a bebida do verão para quem gosta de fingir ser mixologista em casa.

LIVRO DE CABECEIRA

Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo, escritora, roteirista, dramaturga e artista plástica brasileira, aclamada como uma das principais vozes contemporâneas da literatura no Brasil, é um livro de beleza arrebatadora, junto de um choque de realidade. Um romance que mistura ficção com a triste realidade brasileira do feminicídio.

PRA FICAR DE OLHO Gente, desde que estreou na SPFW em 2021, a marca Bahiana, de Salvador, Atelier Mão de Mãe tem ganhado cada vez mais a atenção dos famosos! Um prato cheio pra quem ama crochê e artesanato.

ÓCULOS COM PROPÓSITO

o novo Ray-Ban KAI Bio-Based une design moderno e sustentabilidade. Com lentes contendo 40% de carbono de base biológica e vibe minimal-futurista, ele é aquele acessório unissex que combina com o verão, com a consciência e com o feed do Instagram.

SOUND ON, MUNDO OFF

Eu sou dessas que vai pra academia até com o fone de ouvido combinando (kkk). O JBL Wave Beam 2 é aquele fone que entrega tudo: som potente, resistência à água e poeira, e o melhor: diversas cores!

A TREND DENTRO DA TREND

As bolsas pillow bag voltam com tudo! A Padded Cassette da Bottega, com essa padronagem de tiras entrelaçadas, segue reinando, mas a Bolsa Pillow Tabby da Coach vem ganhando terreno entre as fashionistas silenciosas.

DETALHE QUE ENTREGA ELEGÂNCIA

O colar de pérola curta (no osso da clavícula), como desfilado na Chanel Haute

Couture Spring Summer 25. Um clássico redespertado — minimalista, mas nada óbvio.

ARREBATANDO CORAÇÕES

Agora explica pra mim o que é esse Colar Tennis Ariana Grande x Swarovski!? Eu tô apaixonada por essa lapidação em forma de corações!!!

URBANO

Para quem vive a com estilo e propósito, essa coleção Páprika é perfeita. Tecidos tecnológicos e cortes precisos revelam uma estética prática e fora do óbvio.

Fotos de nossas clientes vestindo Páprika. De cima para baixo: Janete Rebeque, Adriana Albuquerque e Gabriela Tissei.

@paprikamaringa R. Piratininga, 158 - Zona 1 Maringá/PR www.paprika.com.br

TREND ALERT

HOMEM

Porque o mundo está cheio de homens estilosos, e outros que precisam de um empurrãozinho (kkk). Aqui vão dicas pra elevar o nível sem perder o charme despreocupado

RELÓGIO COM PEGADA

LOW-PROFILE

Este modelo Iconic Link da Daniel Wellington com pulseira de aço e mostrador minimalista é o equivalente relojoeiro a uma camisa branca bem passada. Discreto, mas poderoso.

BARBA SOB CONTROLE

Se você assumiu a barba, bora assumir também que ela merece cuidados especiais. Esse shampoo da Dr. Jones tem textura leve, cheirinho elegante e mantém os fios alinhados mesmo quando o dia é puxado. Porque estilo começa no rosto.

LIVRO DE CABECEIRA COM TESTOSTERONA ELEGANTE “O Lobo das Estepes”, de Hermann Hesse, é introspectivo, existencial e cheio de estilo. Um clássico considerado um dos melhores dos livros de Hesse e um dos romances mais representativos da literatura alemã. O livro conta a história de Harry Haller, um outsider, um misantropo de cinquenta anos, alcoólatra e intelectualizado, angustiado e que não vê saída para sua tormentosa condição, autodenominando-se “lobo da estepe”.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

NOS PÉS

O Allbirds Tree Dasher 2 é o tênis mais cool e ecológico da vez. Visual clean, conforto absoluto e feito com materiais sustentáveis. O planeta agradece. Seu look também.

ÓCULOS DE SOL COM ATITUDE CERTA

O modelo PO0649 da Persol segue como um clássico italiano que nunca falha. Ninguém sabe explicar, mas você fica 17% mais interessante com ele kkkk

GADGET QUE SALVA E ESTILIZA

O Mophie 3-in-1 Travel Charger carrega iPhone, AirPods e Apple Watch de uma vez só. E ainda vem com case dobrável tipo James Bond.

PERFUME DE HOMEM QUE VIAJA

O Terre d’Hermès Eau Givrée, da linha Hermès masculino, mistura limão gelado, vetiver e madeira. Fresco e sofisticado como um voo de última hora pra Lisboa.

CALÇA CURINGA DO VERÃO

A Calça Alfaiataria Linen Classic no tom OffWhite da Osklen tem corte reto e tecido de linho fresco — ideal pra sair da bermuda sem parecer que você está indo pra uma reunião.

Santana e Thiago Hadas trazem a Maringá o conceito de adega boutique, um espaço intimista localizado no número 2309 da Av. Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho

Bruna

ADEGA BORCELLE

Vinhos com alma, rótulos com história. De um e-commerce improvisado na sala de casa à adega boutique mais charmosa de Maringá, Bruna e Thiago criaram um refúgio sensorial onde cada taça celebra encontros, afetos e o prazer de viver bem

Com um nome inspirado na ancestralidade francesa da família de Bruna Santana, a Adega Borcelle nasceu em Maringá com uma proposta clara: cultivar vínculos — entre vinhos e histórias, entre taças e sorrisos, entre o cliente e uma experiência sensorial rara. Fundada por Bruna e seu marido Thiago Hadas, a Borcelle carrega uma trajetória que começa na Itália, passa por marketplaces digitais e desemboca, hoje, numa charmosa adega boutique com alma europeia e coração maringaense.

Foi em solo italiano, durante uma especialização em gastronomia, que Thiago teve seu primeiro contato profundo com o universo dos vinhos. A viagem, que inicialmente visava o sonho de abrir um restaurante, acabou revelando outra paixão: a arte de harmonizar sabores e rótulos. O restaurante veio, funcionou por um tempo, mas a vida — e o pequeno Théo, filho do casal — redirecionou os planos. “A Bruna já trabalhava como Personal Trainer e segue até os dias de hoje, mas as demandas de um restaurante são diárias, incluindo fim de semana e feriados, por isso optamos por encerrar a operação e abrir um negócio que pudéssemos gerenciar de casa, para aproximar nossa família”, explica Thiago.

O que era um projeto de massas virou um e-commerce; o que era apenas gosto por vinho, virou negócio. “Começamos a vender de tudo no online, mas os vinhos tomaram a frente e conquistaram uma clientela fiel. Gente do Brasil inteiro comprando, de forma recorrente, com vínculos que mantemos até hoje”, conta Bruna.

A logística era tocada à noite, depois que o filho dormia — embalando garrafas, emitindo notas, degustando uma ou outra taça para encerrar a jornada. Quando a demanda cresceu,

o casal passou a sonhar com uma loja física. E foi nesse contexto que surgiu a parceria com Jonatas Augusto, experiente comerciante com 9 anos de bagagem na enocultura, que os incentivou a dar o próximo passo. O trio uniu forças, expertises e afetos para criar um espaço que traduzisse tudo aquilo que aprenderam: que vinho bom não é apenas o que encanta o paladar, mas também o que carrega história e afeto.

Na Borcelle, o conceito de “adega boutique” ganha forma e alma. A loja é pequena, charmosa, com curadoria minuciosa de vinícolas menores e rótulos com distribuição exclusiva no Paraná pela Borcelle. Os rótulos são escolhidos com critério e sensibilidade — como um vinho da Puglia que vem adornado com uma corda e um nó em homenagem aos monges que ali viviam e produziam. Ou os exemplares da Manus Vinhas e Vinhos, da Serra do Sudeste Gaúcho, que encantam pela autenticidade e pela produção artesanal.

Mas o atendimento é o que realmente eleva a experiência. Aqui, não há pressa nem autoatendimento — há conversas sobre harmonizações, sugestões personalizadas para um jantar especial, histórias compartilhadas e sorrisos brindados. O cliente pode escolher sua garrafa e degustá-la ali mesmo, do lado de fora da loja, quem sabe acompanhada de uma massa fresca ou focaccia artesanal. Porque na Borcelle, o vinho não é um produto: é um ritual.

Estar na Adega Borcelle é sentir-se convidado a entrar devagar, escolher com calma, brindar com quem se ama — e, por alguns instantes, viver a leveza de um lugar onde o tempo desacelera, e a taça conta histórias que o coração entende antes mesmo do paladar.

DOCE SINTONIA os segredos da harmonização com chocolate

Combinando técnica, afeto e sensorialidade, Lais Ferrari e Beatriz

Bicudo revelam que chocolate bom é aquele que desperta sentidos e conecta memórias. Da seleção das amêndoas à receita perfeita, descubra como harmonizar — e se apaixonar

á um momento em que o chocolate para de ser apenas sobremesa e se torna experiência. Quem já provou um bom “bean to bar” sabe que há muito mais envolvido do que cacau e açúcar. O aroma diz algo. A textura, outra coisa. E o sabor... o sabor pode contar histórias inteiras. “Chocolate é como vinho. Carrega o terroir, o clima, a cultura e até a personalidade de quem o faz”, explica Lais Ferrari, fundadora da Lena Chocolate — a primeira fábrica “bean to bar” de Maringá. Em sua pequena e refinada produção, ela transforma amêndoas de cacau fino selecionadas diretamente de produtores brasileiros em barras com identidade própria, equilibradas, elegantes e absolutamente irresistíveis. O termo ‘bean to bar’ tem a tradução “do grão à barra”, o que resulta em um chocolate puro, com arona natural do cacau, o oposto daqueles produzidos em larga escala pela indústria. Lais é daquelas que falam do chocolate como se estivesse falando de arte. E talvez esteja. “É um alimento vivo. Cada safra de cacau tem notas diferentes: frutas secas, flores, castanhas, madeira, até tabaco”, revela. Daí a importância da harmonização. Não se trata de misturar por misturar — trata-se de encontrar pares que elevam a experiência. Que tal um chocolate 70% com café coado em

filtro de pano? Ou um ao leite com vinho do Porto? Para quem gosta de ousar, ela sugere chocolate com sal e um bom uísque single malt. “É explosivo e sensorial. Só provando pra entender.”

Harmonizar chocolate com espumante pode parecer ousado à primeira vista, mas é justamente essa provocação que encanta o paladar. A cremosidade do chocolate nas versões branco ou com caramelo encontra contraste na acidez e efervescência do espumante, criando uma dança refinada entre doçura e frescor. “É como se o espumante limpasse o paladar a cada gole, preparando o terreno para que o próximo pedaço de chocolate seja novamente uma surpresa”, comenta Lais Ferrari. Os brut rosés, por exemplo, exaltam notas frutadas de chocolates com toque de frutas vermelhas, enquanto os nature ou extra brut equilibram bem caramelo, criando uma experiência elegante e surpreendente. Mas Lais adverte: “não recomendo harmonizar espumantes com chocolates escuros, eles prejudicam a nota do Cacau”. Na outra ponta desse universo saboroso está Beatriz Bicudo, chef pâtissier apaixonada por transformar chocolate em poesia. Em sua pâtisserie, o que sai da cozinha tem menos a ver com doçura e mais com sutileza. Suas criações brincam com acidez, texturas e composições que

desafiam o paladar — e encantam. “Harmonizar não é só sobre o que beber com chocolate, mas com o que comer também”, explica. Uma de suas combinações favoritas? Chocolate branco com frutas cítricas. “A gordura do branco equilibra com a acidez do limão, do maracujá ou da framboesa. É frescor e conforto no mesmo bocado.”

Para ela, chocolate é território de afeto. “É o sabor da infância, das celebrações, das recompensas. Trabalhar com ele é também tocar memórias.” E, justamente por isso, Beatriz se diverte ao criar sobremesas que convidam à experimentação. Camadas de chocolate com pasta de pistache, ganache de chocolate com pimenta rosa, torta de chocolate meio amargo com crosta de amêncoas. Tudo pensado para provocar — inclusive os olhos.

E, já que a provocação está no ar, que tal finalizar essa leitura com uma receita simples e surpreendente?

À esquerda, lascas de chocolate ao leite, com cranberry e pimenta rosa, de Beatriz Bicudo. Abaixo, lascas de chocolate branco caramelizado, com coco queimado, flor de sal e castanha-de-caju, uma edição limitada da Lena Chocolate

TRUFAS DE CHOCOLATE COM TOQUE DE CAFÉ E FLOR DE SAL

Ingredientes:

200g de chocolate intenso Lena

100g de creme de leite fresco

1 colher (chá) de café solúvel de boa qualidade

1 colher (sopa) de conhaque (opcional)

Flor de sal a gosto

Cacau em pó para finalizar

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Aqueça o creme de leite com o café solúvel e adicione ao chocolate, mexendo até obter uma ganache lisa. Acrescente o conhaque. Leve à geladeira por 2 horas.

Com uma colher, faça bolinhas e finalize com cacau em pó e uma pitada mínima de flor de sal.

A combinação entre o amargor do chocolate, a profundidade do café e o brilho sutil da flor de sal é como um acorde bem resolvido: intenso, harmônico, inesquecível.

especialmente nas versões BRANCO ou com caramelo — encontra contraste na acidez e efervescência do espumante, criando uma dança refinada entre doçura e frescor

Seja no formato de barra, sobremesa ou poesia, o chocolate é mesmo uma arte em movimento. E harmonizá-lo é permitir que ele nos conte mais de uma história — de preferência, com final feliz e um leve derretimento no céu da boca.

MADEIRA

PORTUGAL

Entre florestas milenares e penhascos que se debruçam sobre o Atlântico, a ilha portuguesa encanta viajantes com sua beleza bruta e experiências sofisticadas na ilha da eterna primavera

TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS DIVULGAÇÃO

Poucos lugares no mundo combinam natureza intocada e luxo com tanta harmonia quanto o arquipélago da Madeira. Conhecida como a “Ilha da Eterna Primavera”, graças ao seu clima subtropical ameno durante todo o ano, Madeira é um convite ao bem viver. Seu relevo montanhoso, suas falésias dramáticas e o mar azul compõem um cenário que parece ter saído de um sonho. E para os viajantes exigentes, que não abrem mão de conforto e autenticidade, há duas joias da hotelaria que merecem ser conhecidas.

A floresta laurissilva, Patrimônio Mundial pela Unesco, cobre parte expressiva da ilha com sua vegetação ancestral e exuberante que data de 20 milhões de anos, uma relíquia do

Período Terciário. Percorrer suas trilhas é como entrar em um mundo onde o tempo parou — árvores cobertas de musgo, riachos cristalinos e o som das aves endêmicas embalam uma jornada sensorial única. Mas Madeira não vive só da natureza: a gastronomia é vibrante, os vinhos têm personalidade própria, e a cidade do Funchal pulsa cultura, história e hospitalidade. Para quem busca o equilíbrio perfeito entre contemplação e vivência, Madeira entrega com generosidade. De um lado, silêncio e horizonte; de outro, experiências sofisticadas como voos de parapente, passeios de iate, degustações em adegas centenárias ou tardes de spa com vistas panorâmicas para o mar. O luxo aqui não é ostentação — é tempo, é presença, é beleza.

Nesta foto, vista aérea do arquipélago da Ilha da Madeira, Portugal. Ao lado, imagens da cidado do Funchal, presente na ilha

SAVOY PALACE: UM ÍCONE DA SAVOY PALACE: UM ÍCONE DA

HOTELARIA

CONTEMPORÂNEA

Inspirado nas formas fluidas da natureza da Madeira, o Savoy Palace erguese no coração do Funchal como um ícone da hotelaria contemporânea. Seu projeto arquitetônico, com curvas que lembram ondas e vegetação abundante, já anuncia a experiência que espera pelos hóspedes: imersiva, sofisticada e profundamente conectada ao lugar. São mais de 300 suítes elegantemente decoradas, com varandas de frente para o oceano, além de jardins suspensos, piscinas deslumbrantes e uma programação intensa que vai de masterclasses de mixologia a aulas de culinária típica madeirense.

No décimo sexto andar está o Galáxia Skyfood, restaurante que é um espetáculo à parte. A proposta é de fine dining com um toque futurista, onde o sabor, a apresentação e a vista competem pela atenção. A carta de vinhos inclui rótulos da região e de grandes casas europeias, enquanto o serviço é preciso e afetuoso. Logo abaixo, o maior spa de Portugal — o Laurea Spa — ocupa 3 mil metros quadrados, com ambientes inspirados na floresta laurissilva, tratamentos com ingredientes locais e uma atmosfera que redefine o que é relaxar de verdade.

REID’SELEGÂNCIAPALACE:

ATEMPORAL

Com mais de 130 anos de história, o Belmond Reid’s Palace é um capítulo à parte na elegância europeia. Fundado no século XIX para receber nobres britânicos em busca do clima ideal, o hotel preserva sua arquitetura clássica e jardins esculpidos com rigor, contrastando com o azul intenso do Atlântico logo abaixo. Os salões, decorados com afrescos e lustres de cristal, transportam os hóspedes para uma era dourada — sem abrir mão do conforto contemporâneo.

Seus quartos e suítes têm varandas debruçadas sobre a encosta e oferecem aquela sensação rara de se estar em um lugar que não poderia existir em outro ponto do planeta. O serviço é personalizado, discreto e apaixonado, e os hóspedes contam com experiências como o tradicional chá da tarde no terraço, passeios de Jeep por trilhas escondidas da ilha, piqueniques à beira-mar e jantares inesquecíveis no restaurante William, premiado com estrela Michelin.

O Belmond Reid’s Palace é ideal para quem busca uma vivência clássica e contemplativa, aliando passeios de Jeep pelas belezas naturais da ilha a um serviço que há mais de um século é sinônimo de bem receber. Já o Savoy Palace é perfeito para quem prefere a dinâmica vibrante de um resort completo, com programação intensa e diversificada, ideal para casais, famílias ou viajantes solo em busca de movimento, bem-estar e sabor — tudo isso com o Atlântico como pano de fundo.

Tunel de acesso ao Giardino, para o casamento de Karolyne e Octávio. Foto por Victor Knabben.

Celósias, rosas, alstroemerias, cravos e anastásias, tudo no tom pink paixão, paixão esta que nos move na realização dos sonhos dos que nos procuram. A gente ama o que faz. @alexandremartinsdecor |44| 99937.9700 | Alexandre

@decoracoesmartins |44| 99973.0258 | Adriano

Fotos de Thiago Lima

WIT ACONTECE

A seguir, um giro social por cenários onde passa do bom e do melhor...

ROMANCE PELO

CATUAÍ SHOPPING

Clientes Estrela do Programa de Benefícios do Catuaí Shopping Maringá foram convidados para um jantar romântico no dia dos namorados, lá no Coco Bambu, em parceria com a Loungerie. Love is in the air!

Marcela Borges e Pedro Navarro
João Vitor Fernandes e Gabriela Gomes
Jessica Mattera e Giovane Fagundes
Geizy Melo e Sergio Estoian
Bruna Farias e Edinaldo Tasso
Luana Pereira e Gustavo Manoel
Eduardo Mazio e Vilma Pasinato
Andréia de Cássia e Adriano Girardi
Silmara Mochiutti e Marcos Carneiro
Lorena Faria e Fernando Faria
Dilaine e João Brasil
Dani Marsola e Edson Hernandes
Ieda Leão e Reginaldo Freitas

ARUNA TORRES, MANSÕES ÀS MARGENS DO PARAÍSO

Incorporado pela Aruna Urbanismo Arte e executado pela PRC Empreendimentos, o Aruna Torres foi apresentado em um evento reservado no Cidade Aruna, com a presença de Nelson Freitas e do chef Claude Troisgros, que assinou o jantar da noite. Um encontro marcante que antecipou a atmosfera do que está por vir em Porto Rico.

Raphael e Carol Ferreira
Adriana e André Buzzo
Claude Troisgros, Fábio Lima
Vanusa e Givanildo Cossa
Ana Carolina e Cadu Ribeiro
Glaucia e Xande Buzzo, Rafael Rocha, Ritha Capelato
Pedro Buzzo e Marcela Koster
Nelson Freitas
Família Ichida
Guilherme Ribeiro e Bruna Macedo
Miriam Parmezani Luís Henrique Wolf e Suzane Torres
Rodrigo Sório, Eduardo Watfe Lorena Nazario Edvander, Ana e Manuela Donatti
Laís e Desivaldo Gois com Chef Claude
Daniela e André Ribeiro
Gustavo Sabaini, Eduardo Paulino
Bruno Moreira, Maria de Fatima e Julia

KAROLYNE & OCTÁVIO

A assessora de eventos Cida Macedo e sua equipe se esmeraram nos cuidados com o casamento de Karolyne Lima e Octávio Rodrigues Curi Frascareli. Após a tocante cerimônia religiosa o casal celebrou em meio a familiares e amigos no Giardino Eventos ricamente decorado pela Martins Decorações que simplesmente arrasou, começando pelo túnel de acesso revestido de uma profusão sem fim de gipsofilas. No interior o floral também generoso entrou em sintonia com a sessão doceria de Giovana Tintori, o bolo cenográfico de Zuleica Zen e os drinques mirabolantes do Barbox. Radamés fez uma luz contagiante para o momento musical que teve Rodrigo e Ravel, Amon Lima e Josley B. Os clicks ficaram por conta de Victor Knabben.

ALINE & LEONARDO

Impecável! Esta é a palavra de ordem para definir tudo o que acercou o grande momento de Aline Nasser e Leonardo Tanaka. Na majestosa Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória o sim do casal foi embalado ao som do Coral Ébano. No Giardino Eventos o menu assinado pelo chef Marcelo Serafim era de sabores sem fim. O badalado Allexandre Yama combinou uma

decoração e uma cenografia dignas de muitos ohhhsss... O verde e o branco muito bem empregados nas espécies florais resultou num ambiente no melhor estilo simple chic. Doces e bem casados de Pati Piva. O magnifico bolo cenográfico era da Reccatto. Pra dançar até o chão a festa teve Grupo Nasser Mohamed, Diefen Taler Dj., Elton Júnior e Thiago Mansur. Fotos de Ricky Arruda. Assessoria de Heverthon Mariani.

Andrade Oliveira

Arquitetura Brasileira (44) 99869-7691

ADra. Alessandra Del Pintor Cirurgiã-dentista (44) 99973-0060

Dr. Angelo Pavan Bucomaxilofacial (44) 3024-5646

Dra. Andreia Cunha Cirurgia vascular (44) 3224-1616

Anjos Colchões e sofás (44) 99970-0352

Atelier Porcelanatos (44) 3024-9002

Audi Center Maringá (44) 3355-9500

Betoni

Móveis Planejados (44) 3222-8761

Bontempo

Móveis de alta expressão (44) 3023-9191

Borcelle

Adega Boutique (44) 3226-4692

Cashmere

Tecidos e acessórios (44) 3023-5758

Century

Loja exclusiva (44) 3227-1700

Ciplart

Construtora (44) 3025-0207

Doki Home Cama, banho e decorações (44) 3026-8002

Donatti Piscinas e acessórios (44) 3040-1211

EMBRAED

Empreendimentos (44) 3046-8700

GRP

Construtora (44) 3026-9650

Grupo Fabíola Tasca Dermatologia (44) 3025-5158

GS Mármores

Por Guto Bedetti (44) 99974-4647

Dr. Gustavo Falavigna

Instituto do Pulmão (44) 3218-7500

Hospital Santa Rita Maringá (44) 3220-6000

INNA Interiores

Móveis e decorações (44) 3031-3850

Instituto Kássila Nasser Dermatologia (44) 3262-7272

Jamile Elias Artes plásticas (44) 98805-3317

MedInfuse

Maringá (44) 99129-4580

Monolux

Construtora e Incorporadora (44) 3224-3662

Monvizo

Ar Condicionado (44) 3032-6500

Páprika

Moda feminina (44) 99769-0133

Paula Ayres

Nutricionista funcional (44) 99137-5520

Plaenge

Empreendimentos (44) 3293-7000

PRC Empreendimentos

Cidade Aruna (44) 3013-2900

Projetta

Portas by Weiku (44) 3259-5610

Realize

Moveis e decorações (44) 3225-8207

Raquel Agostinho Studio Design (44) 99860-0786

S C

Dra. Cris Herreira Pediatra e medicina do sono (44) 3026-6336

Delicatesse

Tecidos e decorações (44) 3025-6499

Just Construtora (44) 3028-6666

Dra. Tati Colombari

Ginecologia e estética íntima (44) 98831-5667

TijoTelhas Showrooom Maringá (44) 99826-7231

Weiku Esquadrias em PVC (44) 3259-5610

Welle Kitchen & Bath (44) 3037-0500

Zpixels Filmes (44) 3034-2217

K Z

Kelvin Lighting Design Iluminação (44) 3025-6086

Kina Essential Balance

Odontologia Estética (44) 3031-0294

Dr. Lucas Savóia

Cirurgia gástrica (44) 99989-3395

Rickardo Andrade Fotografia (44) 3233-4948

Sheyla Hermoza Personal Chef (44) 99888-7951

Sierra Maringá Mobiliário (44) 99950-1669

Silvio Iwata Prime Imobiliária (44) 4009-8981

Sinduscon/PR Noroeste Sindicato Construção (44) 3025-7999

WIT

@revistawit www.revistawit.com

Maringá/PR |44| 3346 4446

Editor responsável

Vinícius Lima MTB 9416/PR vinicius@revistawit.com

Comercial

hamilton@revistawit.com |44| 9 9806 4385

Um circuito de experiências para celebrar os 7 anos de WIT

DON’T LET ME BE MISUNDERSTOOD

EDIÇÃO SETEMBRO 2025 ANUNCIE |44| 9 9824-2722

AQUI, A ATENÇÃO NÃO É DISPUTADA

— É CONQUISTADA

Em cada página, o leitor mergulha. A publicidade não interrompe: faz parte da experiência. E o que se lê, permanece. Porque o impresso não passa: ELE MARCA.

• 79% dos leitores reagem à publicidade impressa com alguma ação de compra (vs. 45% no digital).

• O impresso exige 21% menos esforço cognitivo para ser compreendido e memorizado.

• Leitores passam 41 minutos em média por edição de revista.

• 57% dizem que os anúncios “combinam” com o conteúdo.

• 82% dos consumidores gostam da publicidade em revistas.

• 78% tomam alguma atitude após ver um anúncio impresso: procuram mais informações online, comentam ou compram.

• Cada R$ 1 investido em mídia impressa retorna R$ 2,43 em valor de marca no longo prazo (3 anos).

• Impressos ativam áreas do cérebro ligadas à valorização, emoção e memória de longo prazo, mais que mídias digitais.

• 81% dos leitores visitaram um lugar ou compraram algo após verem em revista.

— fonte Canada Post em parceria com a TrueImpact

O PAPEL ESTÁ DE VOLTA... E COM TUDO!

QUEM DISSE QUE NÃO HÁ MAIS BANCAS?

Banca do Tazima – Pç. Raposo Tavares

Banca da Getúlio – Av. Getúlio Vargas, 130

Banca do Massao – R. SantoS Dumont, 2556

Banca Esportiva – Av. Prudente de Morais, 515

QUEM DISSE QUE NÃO

TEM MAIS JORNAL?

Leia o JORNAL DO POVO

Leia o JORNAL O MARINGÁ O PAPEL TAMBÉM FAZ SUCESSO NOS OUTDOORS. VEJA: FAZ OUTDOOR

PROJEÇÃO OUTDOOR REDE OUTDOOR

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.