Coleção Waves, por Fabiana Milazzo, Exclusividade na Maison Tressoldi
Linha Maresia, Studio Dona Flor para INNA Interiores
Lass Arquitetura.
A Idélli Ambientes Maringá trabalha com móveis planejados de alto padrão há 11 anos, e há 6 anos expandiu suas operações nos Estados Unidos, com loja em Miami e em Orlando, na Flórida, com o portfólio mais completo do segmento. Em breve em Maringá nova coleção Pantelleria, produto Italiano, direto de Milão para nossa loja.
Av. Colombo, 5556 - Zona 7, Maringá - PR @idelli.maringa | 44 3046-3310
Av. XV de Novembro, 1245 • Centro | 44.99950.1669 @sierra_maringa R. Lima, 302 • Bela Suíça | 44.99950.1669 @sierra.londrina
MARINGÁ LONDRINA
A tecnologia e inovação da Donatti é reconhecida no mercado de piscinas.
Estamos sempre à frente, trazendo inovação e novidades para o ramo de lazer e piscinas. Nossa linha de químicos se destaca pelo alto desempenho e pelas excelentes avaliações dos profissionais da área.
A Donatti tem tudo pra sua piscina.
44 3040 1211
Av. Colombo, 7293
Zona 7, Maringá-PR donattidistribuidora
Foto por Jefferson Ohara. Projeto Ninha Chiozzini
Sofisticação & Design
O rigor nos detalhes e a atenção às pequenas sutilezas resultam em produtos sofisticados e funcionais.
Arquiteta: Zelia Maiorani
PERSPECTIVA ARTÍSTICA DA FACHADA
ANUNCIE |44| 99824.2722
44
A CASA DE JEFERSON NUNES
52
MENDES CARDOSO EDIFICANDO A CIDADE 54
SILVIO IWATA ABRE LOJA POP-UP 56
CONHEÇA O OMNI, BY GRP
60
A5 ARQUITETURA EM PRÊMIO INTERNACIONAL 62
NAVEGANTES, POR LOTEADORA JARDIM 68
IMÓVEIS DA TEMPORADA POR AWG PRIME 70
TELHAÇO: 30 ANOS 80
OS 4 MOSQUETEIROS DA SAÚDE 84
GRUPO FABÍOLA TASCA, DERMATOLOGIA 90
SINEIDA AGORA É BF DERMATOLOGIA 92
CLÍNICA EVOLUIR E O DIAGNÓSTICO DO AUTISMO 93
MICROPIGMENTAÇÃO COM NATURALIDADE 94
CATARATA: COMO ESCOLHER A LENTE CERTA 95
MARINGÁ AGORA TEM CIRURGIA ROBÓTICA 98
AORA, POR SIDNEY KINA 102
O ESQUADRÃO DARTEN DENTAL ART 108
ALEHA: A ESCOLHA DELAS 112
RECCO LINGERIE 45 ANOS 116
www.revistawit.com
Siga-nos @revistawit
Termo em inglês que significa “A habilidade de usar a palavra de forma inteligente e bem-humorada”
O tempo… Alvo de tanta atenção, da literatura, das artes e até mesmo da ciência, tanto se fala do tempo, e tão pouco se sabe sobre ele. Há quem diga que o tempo não existe, que assim como a temperatura não tem uma existência intrínseca – é apenas fruto da intensidade de movimentação das partículas –, que o tempo é invenção humana… Einstein não pensava assim, para ele o tempo é a quarta dimensão espacial, ou melhor dizendo, a dimensão temporal, e que se nos movermos pela dimensão espacial na velocidade da luz, o tempo simplesmente para. Há, o tempo… Tudo o que sabemos é que ele, existente ou não, é implacável, e na mesma proporção que nos leva o colágeno, nos traz sabedoria e discernimento. Nesta edição da WIT celebrativa de um tempo de 6 anos de jornada, te entregamos, de bandeja, um compilado de sabedoria, vivências, experiências e muita, muita vida. Tem um batepapo com um quarteto de médicos, amigos e quase-aposentados, um papo profundo sobre sua carreira de décadas, e dos frutos de uma vida inteira dedicada a um ofício. Tem a passagem de geração, da medicina da dermatologia, de Sineida para sua filha, um amor. E tem também o Dr. Sidney Kina falando que é tempo do mestre ensinar sua arte ao novo aprendiz. Tem a arquitetura singular da casa do escritor Jeferson Nunes, uma casa que já está anos-luz no futuro. Nesta edição vemos o tempo passar sobre duas rodas, com motociclistas entusiastas convidados por nós para posar com suas máquinas. E tem histórias, há se tem! 40 anos de Recco Lingerie. 30 anos de Telhaço. E muitas mais histórias inspiradoras que mostram que o tempo, sim, está a nosso favor, só precisamos dar mais tempo ao tempo. Vire a página e boa leitura, mas não tenha pressa, “o tempo não para…”.
Vinícius Lima & Hamilton Mariano
COLABOROU NESTA...
MÔNIKA GANEM
BELEZA
@salaomonikaganem @monikaganem
Quem mais poderia assinar a beleza da capa, senão ela!? Mônika entende como ninguém como revelar uma mulher colocando em evidência a beleza natural, sem excessos. A gente ama!
HUELBERTI FRANCO FOTÓGRAFO
@huellfotografia
Huel é o fotógrafo desta edição. Ao nosso lado em produções do “Oiapoque ao Chuí”. Amamos!
CLAUDINHO ARAÚJO
HAIR STYLIST
@_claudinhomakeuphair
O talentoso Claudinho cuidou direitinho de emoldurar o lindo rosto de Talia Rocha, nossa capa, com um cabelo liso estilo Kardashian. Um deslumbre!
RAUL FERNANDO FOTÓGRAFO
@_21estudio
Não é de hoje que amamos e flertamos com o estilo único de Raul para revelar a moda. Finalmente conseguimos uma agenda no seu estúdio, e o resultado você confere no editorial fashion desta edição!
WOLKSY MODEL
HENRIQUE FRANCISCO
LEO KAZAKIWZ
@wolksymmgt
A LK Management agora é Wolksy Model, o nosso casting de modelos preferidos!
RICKARDO ANDRADE FOTÓGRAFO
@rickardoandrade
De forma inédita, a capa da WIT foi assinada pelo fotógrafo Rickardo Andrade, e que espetáculo! Ele dirige os convidados com tato e muito alto astral. Ficou um show!
MODELOS
THAIS FERNANDES @_thaai_fernandes
MICHELE FANTAUSSI @michele.fantaussi
ISABELLY GALHARDO @_isgalhardo
FERNANDO VINÍCIUS FOTÓGRAFO
@fer.vinicius.photo
Fer, como carinhosamente o tratamos, revela sua criatividade múltipla nesta edição, com um ensaio fashion para a Aklo e também uma foto publicitária para a Welle. Tinha que ser ele!
Jeferson Nunes em sua casa, na zona rural de Maringá. Na página ao lado, dois livros de sua autoria
Leve como
Pedra
Incrustada no alto de um monte localizado na zona rural de Maringá, encontramos a morada do escritor e compositor Jeferson Nunes, uma casa “de programa mínimo” projetada pelo Brasil Arquitetura, onde cabe uma vida, e a vista do pôr do sol mais bonito da cidade
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS MANUEL SÁ / HUEL FRANCO
O alto do monte escolhido para ser sua casa, Jeferson nos coloca diante da vista deslumbrante de uma paisagem que vai até aonde o olhar alcança.
Eram 5 horas da tarde e o sol já anunciava o fim de mais um dia. “No inverno ele se põe aqui, mais à esquerda”, gesticula Jeferson, apontando para a porção mais ao norte do oeste, “e no verão aqui, mais à direita”.
Se este texto e esta revista perdurassem no tempo e fossem lidos daqui mil anos, certamente este leitor futuro tenderia a um olhar investigativo e quase científico, natural a todos os que se propõem a ler algo muito antigo. Em outros termos, se este texto fosse canonizado, e meticulosamente esmiuçado, uma das conclusões científicas geradas por uma civilização futura, a nossa respeito, através da frase “pôr do sol” seria a de que, nestes tempos e na nossa sociedade, ainda acreditava-se que é a Terra que gira ao redor do Sol, e não o contrário.
A outra conclusão deste leitor futuro certamente seria a de que, em 2024, as pessoas moravam em uma espécie de arquitetura Vernacular, um tipo de arquitetura de caráter regional, na qual são empregados materiais e recursos do próprio ambiente onde a edificação está inserida.
Aqui, faço duas advertências ao futuro leitor: “pôr do sol” é apenas uma expressão idiomática, uma convenção social aceita para descrever este fenômeno astronômico, mas a gente é muito sabido das coisas, inclusive dos movimentos de rotação e translação que marcam anos e estações. A outra advertência é a de que Jeferson Nunes está anos-luz à frente de seu tempo, e encontrou um jeito muito seu, muito particular, e muito genuíno de viver e morar, dentro – porém deslocado – de uma pequena metrópole, chamada Maringá, onde o estilo de vida urbano, e a própria arquitetura que aqui se faz, ainda preserva símbolos de poder e de notoriedade.
Na contramão de quase tudo o que vemos hoje em termos arquitetônicos, Jeferson escolheu para ser sua primeira casa construída, “e talvez a última” – nas palavras dele, uma casa feita em concreto ciclópico, uma antiga técnica na qual as paredes são levantadas em uma proporção que beira os 70% de pedra e 30% de concreto, gerando um aspecto muito peculiar à edificação.
A ideia de utilizar esta metodologia construtiva partiu do renomado escritório Brasil Arquitetura, contratado por Jeferson para projetar sua primeira casa, após anos morando em pequenos apartamentos. Tudo começou, na verdade, quando ele se deparou, na folha de S. Paulo, com o projeto do Museu do Pão, localizado em Ilópolis, Rio Grande do Sul, projetado pelo Brasil Arquitetura.
“Eu fiquei apaixonado pelo projeto e passei a seguir o Brasil Arquitetura. Conheci Marcelo Ferraz quando veio a Londrina, para uma Palestra, ocasião em que trocamos contato”, explica Jeferson.
Anos depois, quando visitou pessoalmente o Museu do Pão, Jeferson diz que se viu morando no pavilhão de vidro do museu, uma obra que mistura concreto armado e madeira em surreal harmonia. Foi assim que Jeferson escolheu o Brasil Arquitetura para desenvolver o projeto em uma propriedade adquirida por ele, e pela família, há 14 anos. “Andando pela região com o propósito de comprar um pedaço de terra, avistei esse monte e, para a minha sorte, estava à venda”.
Após vencer duas porteiras e mais de 5km de estrada sem asfalto, chegamos na casa de Jeferson Nunes e estacionamos ao lado de um talude feito de pedras sobrepostas sem nenhum tipo de argamassa, uma espécie de mosaico que causa uma sensação intrigante, de um trabalho demasiadamente esmerado, com uma matériaprima demasiadamente bruta. Esta riqueza de detalhes acompanha a obra em toda a sua extensão, tudo posto de forma simples, sem a menor pretensão.
A casa é, segundo sua amiga Tânia Verri, um “programa mínimo”, porque abriga apenas um pavilhão central – o coração social da casa, com cozinha, jantar, living, TV e escritório –, um banheiro, um quarto e um gourmet que se abre para a piscina. Como o pavilhão de vidro do Museu do Pão, a casa é inteiramente de vidro nas faces norte e sul, onde nem mesmo cortinas existem para impedir a entrada da luz e da paisagem surreal do entorno. Painéis móveis de madeira, executados por João Antonelli, cumprem com o papel de sombrear em momentos e locais estratégicos, quando quiser, e se quiser.
O conforto térmico da casa fica por conta também do telhado verde que ocupa toda a extensão da laje. Construída praticamente como se fosse uma piscina, a laje possui uma lâmina de água permanente de 8cm misturada com brita, nível este regulado por uma boia. Acima, uma camada de manta bidin, seguido por uma camada de areia e por fim terra vegetal, que somam mais de 40 toneladas pairando sobre nossas cabeças. É como se a casa se fundisse com a paisagem, e a ela pertencesse desde o princípio.
Jeferson conta que, originalmente, havia imaginado uma casa de madeira, que transmitisse a leveza com a qual ele quer e tem levado a vida. Para ele, a sugestão de Marcelo por uma casa de pedra foi inicialmente recebida com surpresa. “Ele perguntou ‘o que que mais tem aí no terreno?’, a resposta mais óbvia foi
‘pedras’, então 9 dias depois ele veio com a proposta de uma casa em concreto ciclópico. ‘Caramba, eu queria uma casa leve e ele me propôs pedra?’, pensei, mas apenas dois dias depois eu percebi que o arquiteto fez uma leitura muito intuitiva de mim e deste momento da minha vida, ao propor uma casa sem maquiagem, de vísceras expostas”.
Autor do livro A Mosca no Cérebro, no qual ele expõe muito de si mesmo, e de seus pensamentos convertidos em crônicas, Jeferson diz que a casa é muito metafórica neste sentido, por se mostrar exatamente como ela é. “A analogia é essa, eu tenho vontade de me mostrar como eu sou, tanto quanto possível, porque cada um de nós tem suas fugas, máscaras, mas minha intenção é me libertar o quanto possível delas, e a casa me ajuda nesse sentido, uma casa rústica, mas de uma elaboração impressionante eu acho”.
Meu pensamento toma este fio, e segue. Da piscina quadrada – sim, de quatro lados iguais – colocada no meio de um pavimento de pedras que segue um desenho completamente orgânico, percebo mais do que o contraste do geométrico com o irregular. As pedras, condensadas ao redor da piscina, vão se espaçando em direção à casa, onde o cimento queimado vai ganhando mais e mais espaço até se tornar completamente homogêneo, e revestir todo o chão interior. Essa brincadeira me remeteu a um vestido bordado com aquela técnica que deixa as pedrarias aglutinadas no busto e vão “rareando” em direção à saia, até desaparecer. Concordo que a casa tem sim uma execução impressionante, com uma nota de intelectualidade.
Jeferson é graduado em Letras, com especialização em Teoria da Literatura, e por muitos anos foi Servidor Público na Justiça do Trabalho. Amante da literatura, ele acredita que seu apreço pelas artes plásticas e arquitetura são relacionados. “Eu gosto muito dessas coisas que dizem respeito a todos os humanos. Morar diz respeito a todos os humanos, e arquitetura, por consequência”, explica.
No mobiliário encontramos peças que já faziam parte do seu acervo há muito tempo, em sua maioria peças assinadas pelo arquiteto José Augusto Bellucci, e que pertenciam ao antigo Hotel Bandeirantes, hoje tombado como patrimônio histórico. “Quando eles colocaram os móveis do Hotel Bandeirantes à venda, eu comprei tudo o que pude”, conta orgulhoso, mostrando as cadeiras da sala de jantar, a escrivaninha no quarto, a mesa lateral com pezinhos de ferro... todos do ano de 1956.
Para prestigiar ainda mais o escritório que assinou o projeto de sua casa, ele adquiriu exemplares da Banqueta Girafa, assinada por Lina Bo Bardi em coautoria com Marcelo
Ferraz, na época em que este trabalhou junto desta renomada arquiteta. “Ele auxiliou Lina em projetos fantásticos, como o SESC Pompeia em São Paulo”. Duas poltronas Filó, em madeira e couro, assinadas por Francisco Fanucci, sócio de Marcelo, também compõem o ambiente do living. Os armários de todos os ambientes foram desenhados pela Barauna, marcenaria do Brasil Arquitetura.
E para dar ainda mais cor e vida à decoração de interiores, quadros dos amigos Paolo Ridolfi, Cris Agostinho e Eduardo Calegari estão na sala e também no quarto.
Despedimo-nos de Jeferson Nunes com a impressão de que ali passamos a semana, tamanha a sensação de deslocamento – da vida cotidiana acelerada – que a atmosfera da casa proporciona. Menos de um minuto depois de deixar a casa, instintivamente olhamos para trás, para descobrir, atônitos, que ela já havia desaparecido por detrás do morro. “Terá sido um sonho?”, ainda que se passe mil anos, não vamos saber.
Na foto da página anterior, Jeferson e sua cachorra Menina, que apareceu no sítio pesando apenas 8kg e ele a adotou. “Se o filho do Caetano se chama Moreno, a do Gil chama Preta, por que minha cachorra não pode chamar Menina?”.
José Carlos Mendes Cardoso posa na Av. Adv. Horácio Raccanello, onde reside um grande volume de edifícios assinados por ele. Em toda Maringá, são mais de 200 edificações com sua marca
José Carlos
MENDES CARDOSO
No ano em que celebra 40 anos de atuação e mais de 200 edifícios presentes no skyline de Maringá com sua assinatura, o arquiteto José Carlos Mendes
Cardoso é convidado da WIT para bater um papo sobre a arquitetura da bela Maringá, um olhar no presente, um passo no futuro e a visão dele que tanto contribui para a paisagem urbana da cidade
Em uma cidade que se transforma constantemente, o arquiteto José Carlos Mendes Cardoso se destaca como uma das principais forças por trás da verticalização de Maringá. Com mais de 200 edifícios assinados na cidade ao longo de sua carreira, Mendes Cardoso tem sido um dos responsáveis por moldar o skyline da cidade e deixar sua marca na arquitetura local.
Ao falar sobre sua trajetória, ele ressalta que a construção de edifícios foi um caminho natural, mas que cada projeto tem uma identidade própria. “Quando comecei a projetar edifícios, minha intenção era criar algo que transcendesse o utilitário. Cada edifício deve ser funcional, claro, mas também precisa dialogar com a cidade e com as pessoas que vão viver ali”, explica. Para ele, arquitetura é mais do que criar estruturas; é sobre criar espaços que se conectam com o entorno e com quem os habita.
Mendes Cardoso é enfático ao dizer que, apesar da grande quantidade de edifícios projetados, ele se esforça para manter uma assinatura única em cada um deles. “Sempre me desafiei a não repetir fórmulas. Cada terreno, cada cliente, cada local tem suas particularidades, e eu gosto de explorar isso”, comenta. Essa abordagem faz com que suas obras, embora componham boa parte da paisagem urbana de Maringá, não se limitem a uma estética padrão, mas sim a uma busca constante por inovação.
A verticalização de Maringá, na visão de José Carlos, é um reflexo do crescimento natural da cidade, e ele vê esse processo como uma oportunidade de elevar o nível da arquitetura local. “É claro que o mercado imobiliário
impulsiona a construção de edifícios, mas temos que ir além. Minha proposta é sempre buscar soluções que melhorem a qualidade de vida dos moradores, criando edifícios que sejam esteticamente agradáveis, funcionais e que tragam diferenciais.”
Entre os mais de 200 projetos já edificados na cidade, alguns tornaram-se verdadeiros marcos. Ele destaca, por exemplo, edifícios que introduziram conceitos modernos de design e sustentabilidade, mesmo em uma cidade que ainda está amadurecendo no que diz respeito a essas práticas. “Maringá está cada vez mais receptiva a novas ideias, e isso nos dá a chance de inovar em nossos projetos”, diz.
Quando questionado sobre o futuro da arquitetura de edifícios em Maringá, ele se mostra otimista. “Estamos apenas no início de uma nova fase. A cidade ainda tem muito espaço para crescer, e isso abre caminho para que a arquitetura de edifícios evolua junto. Maringá tem uma vocação natural para o desenvolvimento imobiliário, e acredito que o futuro trará construções cada vez mais arrojadas, mas que ao mesmo tempo respeitem a identidade local.”
Para José Carlos Mendes Cardoso, a arquitetura é uma linguagem que reflete o tempo e a cultura de uma cidade, e ele se orgulha de ter contribuído com mais de duas centenas de projetos que, segundo ele, “ajudam a contar a história de Maringá”. Seu nome já está entre os mais reconhecidos no setor, e ele não tem planos de desacelerar. “Ainda há muito a ser feito. Continuo motivado por cada novo desafio, sempre buscando o equilíbrio entre o que é funcional e o que é belo. O melhor projeto é o próximo!”
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUEL FRANCO
Silvio Iwata Prime
abre loja pop-up no Mercadão Fratello
Inaugurada com o propósito de aproveitar a efervescência de lançamentos imobiliários do último trimestre do ano, a loja promete um menu de investimentos imobiliários harmonizados com experiências no padrão Prime
VINÍCIUS LIMA FOTOS ACERVO SILVIO IWATA
A Silvio Iwata Prime continua inovando em suas estratégias para oferecer oportunidades exclusivas aos seus clientes. No último dia 18 de setembro, a Imobiliária lançou sua mais nova loja no conceito pop-up, localizada no Mercadão Fratello, em Maringá. A proposta vai além da venda de imóveis, conectando os clientes a um ambiente sofisticado e ao lifestyle que o mercado de luxo representa.
A inauguração contou com a presença da diretoria, corretores, colaboradores e da própria família Iwata, reforçando o compromisso da empresa com a excelência no atendimento e na criação de relacionamentos duradouros. “Cada detalhe do projeto foi pensado para ser mais do que uma loja. Queremos criar uma conexão real com nossos clientes e mostrar que investir em imóveis vai além de números, é uma experiência”, explica Silvinho Iwata, Diretor da Silvio Iwata Prime.
O espaço, além de conceito inovador, está estrategicamente localizado no Mercadão Fratello, um ambiente que mistura gastronomia e cultura. O local foi escolhido para oferecer uma experiência imersiva durante os três meses de funcionamento da pop-up. “Acreditamos que estar no Fratello é uma oportunidade de nos conectarmos com
o público certo. Nosso objetivo é proporcionar algo que vai além da simples comercialização de imóveis, entregando boas vivências e criando um canal direto de diálogo com potenciais investidores”, diz Maycon Domingues, Diretor Comercial da Silvio Iwata Prime.
O mercado imobiliário de alto padrão exige expertise e relacionamentos sólidos, e a nova loja reflete exatamente isso: um espaço que integra inovação, interação e sofisticação. Com grandes lançamentos previstos até o fim do ano, a imobiliária se prepara para um dos melhores momentos do mercado. A loja pop-up também será palco de eventos exclusivos que ocorrerão nos próximos meses, promovendo uma ligação ainda mais próxima com o público da região.
Com 31 anos de atuação, a Silvio Iwata Prime se destaca por ir além da simples comercialização de imóveis. A empresa atua como gestora de patrimônio imobiliário, criando soluções personalizadas que envolvem não só a compra e venda, mas a administração completa dos investimentos de seus clientes. A nova loja pop-up é um reflexo dessa abordagem inovadora, com o foco em estabelecer novas conexões e fortalecer ainda mais os laços com seu público-alvo.
TEXTO
OMNI
por GRP Construtora
Em localização privilegiada e com configurações de plantas para atender a um público amplo e híbrido, o Omni é perfeito para quem quer descomplicar a vida, e viver uma nova jornada
TEXTO VINÍCIUS LIMA IMAGENS 3D DIVULGAÇÃO/GRP
Seguindo uma das maiores tendências do mercado imobiliário em apresentar projetos com formatações que atendem a um público misto, a Construtora GRP lança o Omni, um edifício híbrido, com diversas metragens e configurações de planta, tudo isso com acabamentos de alto padrão em todas as unidades.
São 18 andares e 106 unidades, com plantas de 39 e 42 metros quadrados na versão studio e apartamentos de 57 e 79 metros quadrados. Ah! E o melhor: uma localização mais que privilegiada.
Atingir a meta de ter uma vida descomplicada começa por estabelecer uma rotina e, para isso, a localização de onde se vive tem um peso expressivo na equação da qualidade de vida. Localizado na rua São Cristóvão, 1319, no Jardim Aclimação (Zona 8), o Omni estará pertinho do Eurogarden e da ciclovia da avenida Gastão Vidigal, permitindo que seus moradores desfrutem de espaços ao ar livre perfeitos para recarregar as energias. Para estudantes
universitários e para quem tem filhos em idade escolar, o Omni ficará a poucos minutos da Unicesumar e outras instituições de ensino.
É ainda a moradia ideal para profissionais liberais e servidores públicos, especialmente os que forem atuar no futuro Centro Cívico de Maringá.
Tal como fazer as malas para uma viagem, priorizar o essencial é a melhor opção para quem não quer carregar pesos desnecessários. Uma vida descomplicada, mais leve, saudável e prazerosa é possível e fruto de escolhas diárias. Ao retirar os excessos da bagagem, fica só o que faz sentido. O Omni é assim: a escolha perfeita para quem espera por uma jornada na medida da felicidade.
Seja qual for o momento e a necessidade, o empreendimento é dinâmico e versátil para atender a todos: estudantes, famílias, aposentados e outras configurações cada vez mais comuns, como casais sem filhos, pais de pet, ou ainda quem optou por levar a vida desacompanhado.
DETALHES QUE MARCAM
Além da alta qualidade nos acabamentos e detalhes que fazem a diferença, como design, conforto e praticidade, o Omni tem em sua área comum diferenciais que encantam e caem como uma luva para quem quer um jeito autêntico de viver.
Para quem tem a saúde e o lazer como prioridade, o empreendimento conta com quadra de beach tennis, academia com espaço outside e ainda salão de festas com piscina integrada.
A Construtora GRP também vai entregar no Omni uma dos maiores espaços de Coworking da categoria, pensado para atender a um público de estudantes e profissionais com um ambiente favorável à concentração e produtividade.
“O Omni é mais um marco na história da GRP, um grande orgulho para nós que buscamos sempre atender as demandas mais atuais do mercado, desenvolvendo produtos imobiliários desejáveis, funcionais e que vão permanecer por muito tempo na vida e no cotidiano das pessoas”, destaca Patricia Borges, CEO.
As vendas do Omni iniciaram em agosto de 2024 e a previsão de entrega do empreendimento é março de 2028. Para conhecer o projeto completo visite a Central de Vendas GRP na Av. Itororó, 1346
Ecossistema Urbano por A5 Arquitetura
VENCEDOR DO PRÊMIO
INTERNACIONAL DE ARQUITETURA
Empreendimento de Uso Misto Urbanismo arte
A A5 Arquitetura, com a A5 Urbano e A5 Vertical, empresas da A5 Grupo, venceu o prêmio Americas Property Awards na categoria Empreendimento de Uso Misto através do Masterplan Cidade Aruna, uma verdadeira joia urbana anunciada recentemente pela PRC Empreendimentos e que vai transformar a região da Gleba Itororó. A premiação valoriza a integração eficiente e harmoniosa dos usos residencial, comercial, escritórios, entretenimento, hotelaria, e outras funções complementares, além de considerar a inovação e o impacto positivo no ambiente urbano
Os critérios vencidos foram: DESIGN E ARQUITETURA SUSTENTABILIDADE IMPACTO URBANO EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO VIABILIDADE ECONÔMICA INOVAÇÃO
A5 Grupo é uma empresa com 18 anos de experiência, especializada em criar ecossistemas urbanos que transformam cidades e geram valor estratégico para negócios imobiliários. A empresa atua desde a concepção do produto, lançamento e entrega, usando o design e a arquitetura como uma estratégia de incorporadoras para promover bons negócios. A A5 integra urbanismo, arquitetura horizontal e vertical com uma visão inovadora e unificada, desenvolvendo empreendimentos rentáveis que melhoram a qualidade de vida e proporcionam experiências únicas para as pessoas.
Gustavo Sabaini e João Victor Ferreira recebem prêmio em Los Angeles
Gustavo Sabaini e Eduardo Paulino na inauguração da Galeria PRC Aruna
Raphael Ferreira, Nelson Freitas, André Buzzo, Eduardo Paulino e Gustavo Sabaini
LOTEADORA JARDIM
NAVEGANTES lança o condomínio
Localizado às margens do exuberante Rio Paraná, o Condomínio Navegantes é um empreendimento que carrega a tradição e competência da Loteadora Jardim, um marco arquitetônico para a região de Porto Rico, e seu novo destino de lazer aonde a natureza e o bom gosto se encontram
A família Jardim tem uma longa e respeitada tradição no ramo de loteamentos urbanos, inicialmente através da Santa Alice Loteamentos, uma das mais renomadas empresas do setor no estado do Paraná. Fundada em 1988, a Santa Alice se consolidou ao longo de mais de três décadas com projetos espalhados por diversas cidades, especialmente em Maringá, Arapongas, Londrina e Cornélio Procópio. Agora, a nova geração da família dá continuidade a esse legado com a criação da Loteadora Jardim, que traz um olhar fresco e inovador para o mercado imobiliário. Em entrevista com José Luiz Jardim e Cidinha Jardim, sócios e fundadores da Loteadora Jardim, conhecemos mais sobre essa transição familiar e os novos empreendimentos que estão por vir. “Nós somos do estado de São Paulo, originários de Santa Cruz do Rio Pardo, e minha formação inicial foi em contabilidade”, conta José Luiz. Ele explica que o início no setor de loteamentos foi casual, mas rapidamente se tornou o foco de sua carreira. “Tínhamos um escritório de contabilidade em Santa Cruz do Rio Pardo, e foi através de um cliente, que estava começando um empreendimento de loteamento, que entramos nesse ramo.”
A partir de então, o envolvimento com o setor de loteamentos se intensificou, e José Luiz e seu sócio Jaime venderam o escritório de contabilidade para se dedicarem integralmente à nova empresa. “Nos tornamos sócios da Santa Alice Loteamentos em
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS HUEL FRANCO / ACERVO
1988, e nosso primeiro grande empreendimento foi na cidade de Cornélio Procópio”, lembra José Luiz.
Com o passar dos anos, a Santa Alice Loteamentos expandiu suas operações para várias cidades da região norte do Paraná, centralizando suas atividades em Arapongas. “Atuamos principalmente na região entre Maringá e Londrina, e com o tempo, a empresa se firmou como uma das maiores loteadoras do estado”, explica Cidinha Jardim.
O surgimento da Loteadora Jardim, em 2012, foi um movimento natural para diversificar as atividades da família. “A criação da Loteadora Jardim foi um desejo de ramificar nossos negócios de forma mais familiar”, diz José Luiz. “Apesar de mantermos a conexão com a Santa Alice, a Loteadora Jardim é uma empresa com uma abordagem mais personalizada, voltada para um público específico e com uma visão diferenciada de desenvolvimento imobiliário.”
A Loteadora Jardim já conta com vários projetos importantes, incluindo empreendimentos em Arapongas, Cornélio Procópio, Maringá e Ponta Grossa. Mas o destaque atual é o projeto Condomínio Navegantes, um empreendimento que marca a entrada da empresa no segmento de lazer e segunda residência, localizado às margens do Rio Paraná, na cidade de Porto Rico.
Cidinha e José Luiz Jardim abrem as portas de sua casa para a WIT, quando batemos um papo sobre a tradição da Família Jardim em empreendimentos horizontais e loteamentos urbanos
O Condomínio Navegantes é o primeiro empreendimento da Loteadora Jardim voltado especificamente para o lazer e segunda moradia. Situado em uma das regiões mais belas do Rio Paraná, o projeto oferece a oportunidade de viver em contato direto com a natureza, aproveitando toda a beleza e tranquilidade do local.
“A ideia do Condomínio Navegantes surgiu de uma necessidade que percebemos no mercado”, explica José Luiz. “O estado do Paraná não tem uma infraestrutura de praias litorâneas tão desenvolvida quanto outros estados do Brasil, e, por isso, o turismo de lazer na região do Rio Paraná vem crescendo muito. O governo do estado tem incentivado esse tipo de desenvolvimento, e acreditamos que o Navegantes está inserido nesse movimento de valorização do turismo local.”
O empreendimento é ideal para quem busca uma segunda residência ou um refúgio de lazer, oferecendo lotes amplos, banhados pela área de reserva florestal permanente às margens do Rio Paraná. A infraestrutura é completa, com áreas de lazer que incluem piscinas, academia ao ar livre e quadras esportivas, além de uma marina e trapiche exclusivos para acesso ao rio para atividades náuticas. “É uma experiência de viver em contato com a natureza, mas com toda a infraestrutura necessária para garantir o conforto e a segurança dos moradores”, destaca José Luiz.
Gabriel Lazaro e Fabio Henrique Golas, genros de José Luiz, foram os principais idealizadores desse projeto. “Eles identificaram o potencial turístico da região e tiveram a iniciativa de empreender no setor”, diz José Luiz com orgulho. O condomínio se destaca não só pela sua localização privilegiada, mas também pelo compromisso da empresa em oferecer uma infraestrutura de alta qualidade, que inclui a implementação de redes de energia, água e saneamento, além de ruas asfaltadas e áreas comuns bem planejadas.
Outro diferencial do Condomínio Navegantes é a flexibilidade
nas condições de financiamento. “Nós acreditamos que todos têm o sonho de ter uma casa própria, e estamos aqui para ajudar as pessoas a realizar esse sonho”, afirma Cidinha Jardim. A empresa oferece opções de financiamento direto, facilitando o acesso aos lotes e permitindo que os compradores possam construir suas casas de acordo com seus desejos e necessidades. “Ao longo dos anos, ajudamos milhares de pessoas a iniciar esse processo de conquista do seu lar. E o Navegantes segue essa mesma filosofia.”
No Condomínio Navegantes, toda a testada do terreno voltada para a rodovia foi preparada com lotes comerciais, uma iniciativa que visa diversificar a oferta de serviços e produtos tanto para os moradores, quanto para a cidade.
CREDIBILIDADE QUE VEM DA TRADIÇÃO
Apesar de ser uma empresa relativamente nova no mercado, a Loteadora Jardim traz consigo a credibilidade e o histórico de sucesso da Santa Alice, que ao longo de 36 anos implantou mais de 20 empreendimentos na cidade de Maringá e região. “Nosso nome tem peso no mercado, e isso nos dá segurança para continuar expandindo”, afirma José Luiz. “Quando você vende um terreno, você não está apenas vendendo um pedaço de terra, você está oferecendo a chance de alguém realizar um sonho. E esse é o grande diferencial da nossa atividade.”
Empreendimentos como o Jardim Imperial, Jardim Paris, Jardim Itália e Jardim Europa são apenas alguns exemplos dos projetos de sucesso realizados pela Santa Alice em Maringá. E agora, com o Condomínio Navegantes, a Loteadora Jardim se posiciona para continuar essa tradição de excelência, mas com uma abordagem focada no lazer e na qualidade de vida.
“A atividade de loteadora é uma atividade de ganha-ganha”, diz José Luiz. “Nós geramos desenvolvimento para as cidades,
Na página anterior, imagem ilustrativa da divisão de lotes do Condomínio Navegantes.
Nesta página, de cima para baixo: Imagem ilustrativa da fachada do Condomínio Navegantes; família curtindo o Rio Paraná; pai e filho pescando em momento de lazer às margens do Rio Paraná.
contribuímos para o progresso e ajudamos as pessoas a realizarem seus sonhos. E, no final, todos saem ganhando: os moradores, os trabalhadores envolvidos na construção, os comerciantes locais, e até o próprio município, que arrecada mais tributos.”
Para José Luiz e Cidinha, o maior prazer vem de ver a transformação dos lugares que ajudam a desenvolver. “Gostamos de visitar os empreendimentos depois que estão prontos e ver como eles deram vida a um lugar que antes era apenas terra. Isso nos dá uma satisfação imensa, que vai além do retorno financeiro”, conclui Cidinha.
Com o Condomínio Navegantes, a Loteadora Jardim reafirma seu compromisso de levar desenvolvimento e oportunidades às pessoas, mantendo sempre o foco na qualidade, na responsabilidade e na realização de sonhos.
AWG PRIME IMÓVEIS
Wellington Tasca, Adrielli Gutierre e Guilherme Zirondi no terraço do Green Ville em Maringá
Conectando visão empreendedora e crescimento imobiliário, o time AWG
Prime Imóveis está por dentro dos principais lançamentos que vão aquecer o mercado imobiliário no último trimestre de 2024 e todo 2025, um momento oportuno para quem quer novos horizontes, seja para morar ou para investir
A fusão de talento e visão empreendedora deu origem à AWG Prime Imóveis, que desde sua fundação vem se destacando como um player de peso no competitivo mercado imobiliário de Londrina e Maringá. Comandada pelos experientes corretores Adrielli Gutierre e Wellington Tasca, em parceria com o empresário Guilherme Zirondi, a AWG Prime tem como diferencial a personalização no atendimento e o olhar estratégico para os setores de luxo e investimentos.
Adrielli e Wellington, com anos de atuação de sucesso em Londrina, uniram forças em 2018 para explorar novas oportunidades e consolidar uma abordagem diferenciada. Maringá, com seu ritmo de crescimento acelerado e status de uma das melhores cidades para se viver no Brasil, se tornou o foco de expansão da dupla. “Nos deparamos com uma recepção calorosa do mercado de Maringá, o que nos inspirou a criar um modelo de negócio inovador, voltado para o cliente que busca exclusividade e segurança no investimento”, comenta Wellington.
Além de intermediar grandes negociações, a AWG Prime oferece um serviço completo de consultoria para
seus clientes, envolvendo análise de crédito e viabilidade de financiamentos. Com isso, a imobiliária garante uma gestão patrimonial robusta, que vai desde a aquisição do imóvel até o acompanhamento pós-venda e locações.
O momento atual do mercado imobiliário em Maringá está efervescente, e a AWG Prime está posicionada para aproveitar ao máximo as oportunidades. Com uma série de novos lançamentos previstos para o último trimestre de 2024 e o início de 2025, a empresa já está preparada para atender a demanda crescente de investidores e compradores que buscam imóveis de alta qualidade. “A movimentação no setor de luxo em Maringá está em uma fase excepcional, e nós estamos prontos para entregar soluções que atendam a esse público exigente”, comenta Guilherme Zirondi, reforçando o compromisso da AWG Prime em oferecer atendimento especializado e resultados excepcionais.
A AWG Prime Imóveis consolida sua presença no mercado regional, pronta para continuar crescendo e oferecendo um serviço completo e personalizado, sempre com foco no cliente e nas melhores oportunidades de negócios.
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUEL FRANCO
TELHAÇO
30 anos
Fundada em novembro de 1994 pelos irmãos Paulo e Nicolau Morigi, a Telhaço nasceu de uma necessidade inesperada e se transformou em uma das maiores indústrias de telhas e produtos para estruturas metálicas do sul do Brasil, um exemplo de visão empreendedora e determinação, resultando em uma expansão que hoje abrange 11 cidades no Paraná e sul de São Paulo
A trajetória da Telhaço teve início de forma inusitada. Na época, os irmãos Paulo e Nicolau Morigi eram proprietários de uma panificadora e estavam construindo um barracão na Avenida Guaiapó de Maringá para expandir seus negócios. A cobertura desse barracão foi encomendada de uma indústria de Londrina, mas, após sucessivos atrasos na entrega, os irmãos decidiram ir pessoalmente buscar o material. Durante a visita à indústria, perceberam que Maringá não possuía nenhuma fábrica de telhas de aço. A partir dessa constatação, surgiu a ideia de iniciar a produção localmente, um pioneirismo que há 30 anos é sinônimo de qualidade e confiança.
No início, a panificadora e a nova fábrica de telhas operavam em paralelo, mas logo ficou claro que a Telhaço tinha um enorme potencial. “Fomos pioneiros em Maringá na fabricação de telhas de aço e perfis metálicos”, lembra Paulo Morigi. A empresa rapidamente conquistou o mercado ao oferecer uma solução inovadora e de qualidade para coberturas metálicas, atendendo tanto a construções
industriais quanto o crescente mercado residencial.
O começo não foi fácil. Naquela época, era complicado para uma pequena empresa conseguir cotas de matéria-prima diretamente das usinas. “Apenas a CSN fornecia o material no Brasil, e conseguir comprar diretamente da siderúrgica era quase impossível para uma empresa nova e sem volume de produção”, conta Nicolau. Porém, com persistência, a Telhaço conseguiu estabelecer uma cota fixa na usina, garantindo o fornecimento de aço de qualidade.
Outro desafio inicial foi a fabricação das próprias máquinas. A primeira perfiladeira de telhas da Telhaço foi construída pelos próprios fundadores, com a ajuda de um parceiro que já trabalhava no ramo de tornearia. “Compramos o material, terceirizamos parte dos serviços e, com muito esforço, fabricamos nossa primeira máquina”, relembra Paulo. As primeiras telhas produzidas foram utilizadas para cobrir o próprio barracão que abrigava a fábrica nascente.
Com o tempo, a Telhaço expandiu sua linha de produção para incluir não apenas telhas de aço, mas também perfis U e
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS HUEL FRANCO / ACERVO
Nicolau Morigi e Paulo Morigi posam em um dos barracões da indústria Telhaço, sediada em Maringá com 30 anos de tradição
Nesta página, fotos históricas da Telhaço em seus antigos barracões.
Na página ao lado, Paulo e Nicolau Morigi em frente ao barracão sediado em Maringá
cantoneiras, fundamentais para estruturas de barracões. A empresa se consolidou como uma fornecedora completa de produtos para coberturas metálicas. Nos primeiros anos, o crescimento foi rápido, impulsionado pela demanda crescente por telhas de aço na região. A Telhaço introduziu tecnologias inovadoras, como a fabricação de perfis metálicos para construção a seco, incluindo drywall e steel frame. Esse tipo de construção, que utiliza perfis de aço para erguer estruturas de maneira rápida e eficiente, representou uma novidade no mercado regional.
Com a demanda por seus produtos crescendo, a Telhaço passou a fornecer também para terceiros, processando e cortando material para outras indústrias. Isso se tornou um diferencial, já que antes as empresas da região precisavam enviar o material para São Paulo para esse tipo de serviço. Ao trazer essa capacidade de produção para Maringá, a Telhaço consolidou sua posição como líder no mercado de estruturas metálicas.
NOVOS TERRITÓRIOS
Em março de 2000, a Telhaço deu seu primeiro grande passo rumo à expansão, com a inauguração de uma filial em Cascavel em sociedade com o senhor José Francicani, que também se tornou sócio de diversas outras unidades, permanencendo até hoje.
Quatro anos depois, foi a vez de inaugurar Ponta Grossa, e, em seguida, Londrina, todas com unidades fabris completas. As novas filiais, hoje presentes em 11 cidades, permitiram à Telhaço aumentar sua capacidade produtiva e atender a um número cada vez maior de clientes em todo o Paraná.
Para manter o controle e garantir a qualidade, a empresa sempre manteve a administração das unidades nas mãos de familiares. “Cada filial tinha um nome diferente no início, mas, ao longo dos anos, integramos todas as operações sob o nome Telhaço”, explica Paulo. Esse processo de padronização foi essencial para consolidar o grupo como uma marca única, reconhecida pela excelência de seus produtos e serviços.
Hoje, a Telhaço fabrica e distribui uma ampla gama de produtos, desde telhas e perfis metálicos até soluções completas para coberturas
e estruturas metálicas. A empresa também revende materiais complementares para seus clientes, garantindo que todas as necessidades do projeto sejam atendidas em um único lugar.
Uma das chaves para o sucesso da Telhaço foi a constante inovação tecnológica. Desde o início, os irmãos Paulo e Nicolau investiram em máquinas próprias e na automação de processos. Atualmente, 90% das máquinas utilizadas no grupo são produzidas internamente, incluindo pontes rolantes e sistemas de elevação para transportar bobinas de até 17 toneladas. “No começo, dependíamos de guindastes de terceiros para descarregar as bobinas de aço”, lembra Nicolau Morigi. “Hoje, tudo é automatizado, e nossas máquinas conseguem manusear grandes volumes de material com eficiência e segurança.”
Essa busca por autonomia permitiu à Telhaço reduzir custos e aumentar a produtividade, garantindo a competitividade no mercado. Além disso, a empresa investe constantemente em melhorias para manter a qualidade dos produtos, um fator que sempre foi o pilar da sua estratégia de crescimento.
Ao longo dos 30 anos de existência, a Telhaço permaneceu fiel aos valores que guiaram sua fundação: honestidade, trabalho duro e compromisso com a qualidade. “Nossa empresa sempre foi construída em cima de valores familiares”, afirma
Paulo. “Acreditamos que o sucesso vem da confiança que nossos clientes têm em nós e na qualidade dos produtos que entregamos.”
Um dos grandes marcos da Telhaço ao longo da última década é o fato de que, há 10 anos consecutivos, a empresa atendeu todos os 399 municípios do Estado do Paraná. Foi emitida ao menos uma nota fiscal para cada uma dessas cidades, o que demonstra a abrangência e capilaridade do grupo no mercado. Esse atendimento constante reflete a capacidade da empresa de se adaptar às mudanças do mercado e continuar crescendo, mesmo em momentos de crise.
Com três décadas de história, a Telhaço continua a olhar para o futuro com otimismo. A empresa está presente em cidades estratégicas do Paraná e no sul de São Paulo, com planos de continuar expandindo suas operações. A fidelidade aos princípios que guiaram sua fundação permanece inabalável: foco na qualidade, inovação tecnológica e compromisso com os clientes.
“Temos funcionários que estão conosco há mais de 20 anos, como o Luís Carlos, que começou quando a empresa ainda dava seus primeiros passos”, diz Paulo. Esse tipo de lealdade e dedicação reflete a força da cultura familiar da Telhaço, que é vista como um dos principais pilares de seu sucesso.
Uma seleção, com a curadoria WIT, de profissionais que integram cuidados com a pele, corpo e mente, para um estilo de vida mais pleno e abundante...
*Plano empresarial acima 30 vidas - Faixa etária 0 a 18 anos
44 3033-5656
• @coachfitnessmga
Altos da Rio Branco
Agora na Av. Rio Branco, 641
Os 4 Mosqueteiros
de Batas Brancas
Uma amizade que resiste ao tempo é essa cultivada pelos médicos Alber, Paulo, Hélio e Mario. Muito mais do que colegas de profissão, amigos que dividem a sabedoria de uma vida dedicada ao cuidado de outras pessoas… Em uma tarde de quarta-feira, nos unimos a eles para saber, afinal, o que é preciso saber, para saber viver
Dizem que de médico e louco, todo mundo tem um pouco. Mas lucidez é o que não falta nessa turma de médicos que, descobrimos, reúnem-se semanalmente todas as quartas-feiras para celebrar a vida e a amizade. São eles Alber de Brito, 89 anos, ortopedista; Paulo Roberto, 80 anos, dermatologista; Hélio Pozzobon, 85 anos, urologista; e Mario Peixoto, 90 anos, cardiologista. Além de uma amizade deliciosa que se estende por mais de 4 décadas, estes homens têm em comum o pioneirismo em suas profissões, tendo
sido cada um uma peça importante no estabelecimento da medicina em Maringá, hoje considerada pólo e referência para toda a região. Este encontro fraternal, que nos tempos áureos reunia dezenas de médicos, com o tempo e as despedidas que acabam se tornando cada vez mais comuns, foi reduzindo o grupo a estes quatro, e imensamente guerreiros, remanescentes. Soldados de guerra, podemos dizer. Literalmente sobreviventes de uma guerra que fatalmente travamos contra a condição biológica, e absolutamente
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS HUEL FRANCO
natural, da morte.
A tradição iniciou no Clube Hípico, onde sempre rolava um jogo de tênis, seguido de um jantar e boas conversas. Atualmente, o grupo de 4 mosqueteiros (como chamou o Dr. Mario para o riso geral dos presentes), se reúne em locais diversos, como restaurantes, bares, lanchonetes, para beliscar algo, tomar um vinho, jantar e, claro, jogar muita conversa fora.
Na quarta-feira que a reportagem da WIT teve o privilégio de unir-se ao grupo, o encontro aconteceu na casa de Silvia Brito, filha do Dr. Alber. Sentados na mesa à beira da piscina, com pão de queijo quentinho, bolo de milho fresco e vinho tinto de rótulo chileno, os quatro mostraram que alegria e vivacidade são a chave para uma terceira idade feliz.
Qual não foi nossa surpresa quando Hélio, com expressão solene no rosto, perguntou ao fotógrafo se ele cederia uma imagem sua: “estou precisando de uma foto para colocar na minha lápide”, soltou, arrancando gargalhadas de todos. Após tantos anos de dedicação e entrega a uma profissão comparada à renúncia sacerdotal, ficamos com a impressão de que os quatro, hoje, cada um a seu modo, se voltaram para os aspectos mais essenciais de suas vidas, fazendo, vivendo e acreditando no que realmente importa, sem o peso opressor da corrida pelo sucesso, qualquer que seja ele. “As coisas da vida já não nos preocupa mais. Dinheiro, carro… Tudo isso já passou. O que nos mantém hoje é nossa trajetória, como fomos em nossas profissões, em nossa sociedade e com os seres humanos, e poder dizer que tivemos uma média excelente”, explica Alber.
CORPO ATIVO, MENTE SÃ
A rotina desses quatro amigos não inclui apenas a prática da medicina ou consultas esporádicas. Cada um deles segue um rigoroso regime de exercícios físicos. Mario, por exemplo, dedicase à musculação, esteira e pilates. Hélio é adepto do alongamento, musculação e, claro, da esteira também. Paulo, com sua vitalidade invejável, não fica para trás: faz musculação de segunda a sábado, joga tênis duas vezes por semana, além de caminhar 7 km no Parque do Ingá aos domingos. Alber, o mais pacato do grupo, mantém a forma com exercícios quatro vezes por semana. “Se você ficar sentado, não levanta mais!”, brinca Alber, entre risadas.
Esse cuidado com o corpo tem um propósito claro: viver bem. Nenhum deles se queixa de dores, nem mesmo Helio, que tem a coluna vertebral fraturada em virtude de um acidente de trânsito. “Faço exercícios para fortalecer a lombar, e não sinto dor alguma”, declara orgulhoso.
Para esses quatro amigos, o segredo de uma vida plena está em manter o corpo ativo, a mente afiada e, acima de tudo, preservar os laços que importam. O que começou como um grupo de colegas de trabalho transformou-se em uma irmandade que enfrentou o tempo, as perdas e as mudanças da vida com dignidade e leveza. Se valeu a pena? A opinião no grupo é unânime: valeu muito a pena.
Os Quatro Mosqueteiros seguem firmes, com a certeza de que, mesmo com todas as transformações ao longo das décadas, uma coisa nunca muda: o poder transformador de uma verdadeira amizade.
ALBER DE BRITO
Dos quatro, o melhor ouvinte, o mais sucinto em palavras, e também o mais aculturado. Alber só perde o posto de mais maduro para Mario, porém, de longe, é de Alber o olhar mais terno, o sorriso mais tímido, e a presença mais inescrutável. Seu olhar com curiosa empatia vagava de um amigo para o outro. Enquanto os três têm tanto o que falar, Alber parece ter muito para ouvir.
Ortopedista, Alber mudou-se para Maringá aos 27 anos, vindo de Arapongas com toda sua família, quando já era médico e já havia feito seus 3 anos de especialidade em ortopedia na cidade de São Paulo. Dos quatro, Alber é o único que hoje está efetivamente aposentado. Isso por causa da natureza de sua especialidade médica, que lida muito com cirurgias, traumas e emergências. “Foram anos de muita intensidade”, diz ele.
Com seu tempo livre, ele se tornou um leitor voraz. Os clássicos da literatura mundial já foram todos devorados por ele. Hoje ele lê, majoritariamente, autores brasileiros contemporâneos, romances baseados em fatos reais, como é o caso do livro A Natureza da Mordida, da autora e jornalista mineira Carla Madeira, que provoca uma reflexão profunda sobre o peso do tempo, sobre decisões tomadas.
“Me perguntaram esses dias se não tenho medo de morrer. Ora! Não há ser humano que não tenha medo de morrer. Para nós, que raciocinamos, a morte é um fato. Meu único medo é ficar em um leito, dependente, porque vimos e testemunhamos o sofrimento de muitas pessoas em seus últimos dias”, diz com simplicidade.
HELIO POZZOBON
Dos quatro, o mais alto. Helio ostenta, ainda em sua velhice, um porte europeu característico de quem carrega uma ascendência que vem do norte da Itália. Por detrás dos óculos de aros finos, olhos azuis da cor da piscina. Gaúcho de nascença, Helio mudou-se para o Paraná com a família quando tinha apenas 10 anos de idade. Mudou-se para Curitiba para estudar o ginásio (hoje Ensino Médio) e por lá ficou para ingressar em medicina na Federal do Paraná, onde acabou se tornando o primeiro urologista formado pela instituição.
O que o trouxe para Maringá foi, na verdade, a persuasão do amigo Mario Peixoto. Sim, Helio estava de passagem por Maringá quando conheceu os médicos Mario Lins Peixoto e Ivaldo Borges Horta, este último, na época, um dos proprietários do Hospital Maringá. Foi em uma reunião do Rotary, no qual Ivaldo era presidente, que os médicos convenceram Helio de que sua rara especialidade seria muito bem-vinda em Maringá. Helio acabou ficando, também pelo fato de que estaria mais próximo da família, a maioria de Astorga.
A amizade com Mario se mantém até hoje. Helio também conta que conheceu Alber já em seu segundo dia na cidade de Maringá quando, em passagem pelo Hospital Santa Rita, conheceu o médico ortopedista emergencista. Era fevereiro de 1967.
MARIO PEIXOTO
Alagoano de nascimento, Mario considera-se um filho desgarrado, que rodou o mundo antes de fixar-se em Maringá, onde constituiu família e onde vive desde 1962. “Hoje me considero maringaense, afinal são mais de 60 anos da minha vida, praticamente dois terços de minha existência, vivendo por aqui”, declara.
Quando nossa reportagem brinca dizendo para Mario que sua especialidade, a cardiologia, é a única que realmente toca ao coração, ele explica que, quando menino, o coração era intocável. Foi em 1944, quando ele estava no ginásio, que circulou mundialmente a notícia da primeira cirurgia cardíaca feita no mundo, em Baltimore, pelo Dr. Alfred Blalock, um procedimento conhecido como anastomose cardíaca. Foi esta notícia o grande catalisador que o motivou a estudar medicina em Recife, e mais tarde se especializar em cardiologia nos Estados Unidos, onde morou e estudou por 3 anos. “Antes de ir para os Estados Unidos, eu mudei-me para o Rio de Janeiro, onde fiz residência no Hospital dos Servidores até conseguir a bolsa americana. De volta dos Estados Unidos, eu desembarquei novamente no Rio, onde trabalhei até receber o convite de um primo médico, chamado Propício Caldas Filho, para vir a Maringá. Propício era cirurgião geral e tinha um pequeno hospital na cidade, chamado Casa da Saúde. Ao visitar Maringá, achei a cidade horrorosa [risos], mas acabei me entrosando com novos amigos e conheci também a minha futura esposa”.
PAULO ROBERTO
Outro que deparou-se com uma cena contrastante e chocante na velha e pioneira Maringá foi o médico dermatologista Dr. Paulo Roberto. Natural do Rio, mais especificamente de Niterói, Paulo, que cresceu sobre o solo arenoso e a brisa da corrente atlântica, achou a terra vermelha muito estranha e desanimadora. “À primeira vista, essa terra roxa dava um aspecto velho à cidade, em um cenário dominado completamente pelas plantações de café, e eu nunca havia visto um pé de café antes de chegar em Maringá”.
Paulo chegou por aqui no ano de 1971 para se tornar o primeiro dermatologista de Maringá. Formado em Niterói pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, o conhecimento sobre Maringá nunca havia nem mesmo passado por seus pensamentos quando o amigo Pedro Barros sentou-se com ele em um almoço no hospital de residência e o convidou para se aventurar por Maringá. “Onde é isso?”, perguntou. “Fica quase na divisa do Paraguai com o Mato Grosso”, disse o amigo. “E eu vou fazer o que nesse mato?”, brincou Paulo.
Por fim, sendo ele o único médico residente formado em dermatologia da sua turma, Paulo decidiu de fato vir a Maringá ao perceber na pioneira cidade uma oportunidade de crescimento acelerado pela escassez de sua especialidade em toda a região.
Por aqui ele encontrou uma cidade com pouco mais do que 100 mil habitantes, e menos de 100 médicos para servir à população.
Dra. Fabíola Tasca posa junto do novíssimo Volnewmer, tecnologia coreana presente em apenas 12 clínicas no Brasil
VOLNEWMER
O mais novo sistema de estímulo natural de colágeno sem agulhas, com
tecnologia coreana, agora presente na Clínica Dra. Fabíola Tasca
por Dra. Fabíola M. Tasca
CRM/PR 20830 | R.Q.E. 12891
VINÍCIUS LIMA FOTO TON DIJAN
A Dra. Fabíola Tasca, dermatologista conhecida por utilizar as mais avançadas tecnologias em tratamentos estéticos, acaba de trazer para sua clínica o sistema VOLNEWMER. Essa inovação, vinda diretamente da Coreia, é um bioregenerador de colágeno que estimula a produção natural de colágeno sem a necessidade de injeções ou procedimentos invasivos. A clínica da Dra. Fabíola está entre as 12 primeiras do Brasil em adquirir a tecnologia.
O VOLNEWMER se diferencia ao trabalhar em conjunto com o Ultraformer MPT, tecnologia já consagrada para tratamentos de flacidez. Essa união criou o protocolo chamado VOLFORMER, que combina os efeitos de ambas as tecnologias para resultados ainda mais encantadores e a longo prazo. “O que torna o VOLNEWMER tão especial é sua capacidade de estimular o colágeno sem causar dor ou desconforto aos pacientes. Ele complementa perfeitamente o Ultraformer, promovendo uma regeneração mais profunda da pele”, afirma a Dra. Fabíola Tasca.
O sistema VOLNEWMER utiliza radiofrequência monopolar com uma frequência de 6,78 MHz, otimizando o estímulo das camadas mais profundas da pele. Essa tecnologia é capaz de reorganizar as fibras de colágeno e promover o aumento da firmeza e espessura dérmica. Um dos principais diferenciais do aparelho é sua ponteira de ouro, que garante uma condução precisa da energia, além de uma função de vibração que reduz o desconforto durante o procedimento.
“É uma tecnologia avançada que, além de eficaz, é extremamente confortável para o paciente”, explica a Dra. Fabíola. O dispositivo permite aplicações em movimento, o que aumenta a segurança e a eficácia do tratamento, tornando-o ideal para tratar a flacidez em diversas áreas do corpo, como rosto, pescoço, abdômen e braços.
O aparelho é capaz de melhorar a textura e qualidade da pele já na primeira aplicação. Quantas sessões são necessárias? A resposta é simples: como estimula o próprio colágeno, o recomendável é fazer uma sessão a cada seis meses e pode ser feito antes e após cirurgias plásticas para melhorar os resultados dessas intervenções cirúrgicas.
Para uma cirurgia plástica ter resultados satisfatórios, é importante investir também na qualidade da pele, por isso o estímulo de colágeno sempre será benéfico.
Na clínica da Dra. Fabíola Tasca, os pacientes têm acesso ao protocolo VOLFORMER, que combina o VOLNEWMER e o Ultraformer MPT. Enquanto o Ultraformer atua nas camadas mais superficiais, ajudando na definição dos contornos faciais e corporais, o VOLNEWMER foca na regeneração mais profunda do colágeno. “Essa combinação oferece resultados completos, tratando tanto a flacidez quanto o rejuvenescimento da pele, de dentro para fora”, explica a Dra. Fabíola.
A Dra. Fabíola Tasca acredita que o futuro da estética está nos tratamentos que oferecem resultados naturais e com tempo mínimo de recuperação. “Cada vez mais, as pessoas estão buscando alternativas não invasivas, e o VOLNEWMER se destaca justamente por oferecer resultados cientificamente comprovados e seguros, sem a necessidade de intervenções agressivas”, comenta.
O VOLNEWMER é mais um aparelho que faz parte das grandes inovações da dermatologia que preza pela inovação, segurança e tecnologia para resultados mais naturais e elegantes. A combinação entre tecnologia avançada e o olhar cuidadoso da Dra. Fabíola Tasca garante que os pacientes recebam tratamentos de alta qualidade, com segurança e eficácia.
TEXTO
Dra. Ingrid Castilho
Muito além da beleza
Com a chegada do verão, aumenta a procura por procedimentos estéticos, mas poucas pessoas se preocupam em ter uma avaliação da saúde da pele. Muitas vezes, na ânsia de eliminar manchas e imperfeições da pele, são realizados tratamentos indevidos. Manchas podem abrigar cânceres de pele e o uso de laser e outros tratamentos pode mascarar o problema levando a um diagnóstico tardio, é o que explica a médica dermatologista Dra Ingrid Castilho
Com a chegada das estações mais quentes, as pessoas passam mais tempo ao ar livre, aumentando a exposição ao sol e, consequentemente, a percepção de alterações na pele, como o surgimento de novas pintas ou a modificação das já existentes. Nessa época, é fundamental realizar uma avaliação detalhada dessas lesões para garantir que sejam apenas benignas. Uma ferramenta altamente eficaz para essa análise é o Fotofinder, uma tecnologia usada pela médica dermatologista Dra Ingrid Castilho para examinar as pintas sem necessidade de corte ou dor, fornecendo um diagnóstico preciso e evitando biópsias desnecessárias. Se uma lesão é extremamente suspeita, somente essa é biopsiada, evitando múltiplas cicatrizes.
A Dra Ingrid Castilho é pioneira na realização desse exame. Desde 2020 utiliza essa tecnologia não apenas para diagnóstico precoce de câncer de pele, mas também para indicar tratamentos estéticos de forma mais precisa já que o equipamento também permite diagnosticar e quantificar doenças comuns como melasma e rosácea.
Além disso, o Fotofinder é um aliado importante antes de iniciar qualquer tratamento estético. Neste período pré-verão, a procura por procedimentos de pele aumenta, mas é essencial saber se a pele está saudável ou se há lesões pigmentadas que podem ser tratadas ou que requerem atenção especial. Isso porque alguns procedimentos e lasers podem despigmentar um câncer de pele, mascarando-o sem tratar a raiz do problema. Portanto, o uso do Fotofinder pode ajudar a determinar o tratamento mais adequado, seja laser ou outro procedimento, garantindo que nenhuma lesão suspeita passe despercebida.
Nesta época também aumenta a demanda por cirurgias plásticas e muitos pacientes e até cirurgiões plásticos não se dão conta do quão importante é a avaliação dermatológica do paciente antes cirurgia. A
pele que será removida pode conter lesões malignas ou mesmo pintas de aspecto irregular chamadas nevos atípicos . Saber da existência dessas lesões é importante porque pessoas que têm 3 ou mais nevos atípicos têm maior risco de terem um melanoma ao longo da vida. Além de identificar câncer de pele, o Fotofinder também é eficaz no diagnóstico de outras condições dermatológicas, como rosácea, melasma, psoríase e infecções de pele, tornando-se um excelente aliado na elaboração de protocolos de tratamentos personalizados, evitando tratamentos estéticos ineficazes, conforme explica a Dra Ingrid. “Tenho o caso de uma paciente de 42 anos que passou anos tratando uma mancha na bochecha com laser, clareadores e peelings, sem sucesso. Após uma análise com o Fotofinder, verifiquei que a lesão não era causada por excesso de pigmento, mas sim acúmulo de vasos, explicando a ineficácia dos tratamentos direcionados ao tratamento de manchas por pigmento”.
Outro caso ainda mais grave exemplificado pela doutora envolveu um paciente que tratava uma mancha com laser por dois anos, sem melhora. Ao fazer a dermatoscopia digital (nome do exame feito com o Fotofinder) descobriu-se que era um câncer.
Outra utilidade ainda mais importante é o acompanhamento de pacientes com múltiplas pintas. Nestes casos é feito o mapeamento corporal total que avalia todas as pintas do paciente e permite o acompanhamento ao longo do tempo. Como as imagens ficam armazenadas no software do equipamento, é possível comparar as imagens detectando mudanças mínimas de tamanho, coloração que podem indicar a presença de uma pinta maligna.
Portanto, utilizar o Fotofinder para avaliar a pele antes de procedimentos estéticos ou cirúrgicos não só aumenta a segurança do paciente, mas também garante que o tratamento escolhido seja o mais apropriado e eficaz para cada caso específico.
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO JEFFERSON OHARA
Dra. Tamara Vanzela CRM/PR 32053 | R.Q.E. 22212
TRATAMENTOS CAPILARES O QUE HÁ DE MAIS NOVO
VINÍCIUS LIMA FOTO HUEL FRANCO
A medicina capilar evoluiu muito no último ano graças a novidades importantes lançadas pela comunidade científica, principalmente na área da medicina regenerativa por célulastronco.
A medicina regenerativa representa uma fronteira inovadora no tratamento da queda de cabelo, utilizando o estímulo de células-tronco para regenerar e revitalizar os folículos capilares.
O folículo capilar é riquíssimo em células-tronco, e alguns tipos de alopecias levam à redução da atividade dessas células.
A grande novidade é que hoje existe tecnologia para fazer um transplante chamado micro enxertos autólogos, feito diretamente na clínica e sem necessidade de internação.
A Dra Tamara Vanzela, médica dermatologista especialista em tratamentos capilares explica que os micro enxertos autólogos são feitos a partir da retirada de material genético da região da nuca do paciente, que é centrifugado e processado na hora para ser aplicado na área de tratamento, com resultados científicos comprovados.
Este enxerto é chamado autólogo porque utiliza “fragmentos” do próprio paciente para a retirada de células produtoras de fatores de crescimento, ou seja, não existe rejeição do corpo e diminui-se drasticamente os riscos de contaminação. “Existem procedimentos autólogos que retiram sangue do paciente, nós preferimos esta técnica que retira do próprio folículo capilar, que leva a um estímulo muito mais eficaz dos fatores de crescimento destas células”, explica Tamara.
Outra abordagem promissora da medicina regenerativa é o uso de exossomos, que são vesículos de comunicação intracelular derivados de extratos botânicos das rosas, que contêm fatores de crescimento e outras moléculas bioativas capazes de estimular os folículos pilosos, aplicadas de forma tópica no couro cabeludo,
também em consultório. “Esta técnica também promove cobertura das falhas, melhora a espessura, densidade e qualidade do cabelo, e alguns estudos científicos apontam também para uma melhora dos fios brancos, pois fazem a regeneração dos melanócitos, células que produzem o pigmento do cabelo”.
Além da medicina regenerativa, o uso de medicamentos via oral e tópicos e as tecnologias a laser continuam sendo aliadas no combate à queda de cabelo tanto em homens quanto em mulheres. “Ao estudar cada caso individualmente podem propor protocolos que englobam mais de um procedimento, uma vez que a alopecia é um quadro complexo que pode envolver várias vias de patogênicos”, esclarece Tamara.
Vale destacar que as tecnologias modernas permitem tratamentos de forma completamente indolor, a exemplo do laser Ultra, que tem a capacidade de aumentar a permeabilidade do couro cabeludo na entrega de medicação sem agulhamento, ele também aumenta a vascularização, estimulando o folículo piloso e aumentando seus fatores de crescimento.
Outra tecnologia indolor e com resultados eficazes no tratamento de alopecias é a terapia transdérmico capilar, uma técnica terapêutica que combina tratamentos capilares tópicos com a eletroporação que proporciona o desenvolvimento de canais na membrana celular, sem agulhamento e sem dor.
Todas estas abordagens representam avanços significativos na medicina capilar, oferecendo novas esperanças para pacientes que buscam soluções eficazes para a queda de cabelo. Enquanto a medicação oral e tópica continuam importantes, as tecnologias a laser e as terapias regenerativas emergem como alternativas promissoras, ampliando o leque de opções para o tratamento da calvície.
TEXTO
BF DERMATOLOGIA
A mesma Sineida, agora com uma nova aliada: Rachel Berbert Ferreira, filha, dermatologista e cheia do frescor e inovação que anuncia novos tempos e novos ventos no universo da dermatologia
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO BULLA JR
Em meio a uma agenda lotada de congressos e compromissos internacionais relacionados à comunidade científica de dermatologia, conseguimos nos colocar diante de Sineida Berbert Ferreira em uma tarde de sexta-feira para entender dela esta nova fase de sua vida profissional. “Somente a WIT tem o poder de me fazer ficar na clínica em plena tarde de sexta-feira”, brinca ela.
Sineida anunciou recentemente ao público a entrada de uma nova profissional médica dermatologista ao seu time, uma profissional mais que especial: a sua filha Rachel, que herdou da mãe não apenas o ofício da dermatologia, mas também uma paixão genuína pelo bem-estar de cada paciente.
Para Sineida, a clínica sempre foi mais do que um espaço de atendimento, é um local onde os pacientes se sentem em casa, acolhidos como se estivessem visitando uma velha amiga.
“Os pacientes sempre falam isso, que ao vir à clínica é como estar na casa de uma velha conhecida. Eles se sentem à vontade, seguros, acolhidos. Aqui, eles encontram ciência, conhecimento e as novidades da dermatologia, mas também aquele aconchego de um lugar familiar”, comenta.
Esse espírito acolhedor está presente no relacionamento próximo que Sineida construiu com seus pacientes ao longo dos anos. Ela conta casos de famílias inteiras tratadas na clínica, criando uma conexão que vai além do cuidado com a pele.
“Cuidar da mãe, do avô, dos filhos que têm a mesma condição… isso é algo que quero manter. Consegui passar para minha filha essa paixão pela dermatologia e, principalmente, o cuidado com
as pessoas.”
Com a chegada de Rachel, a clínica ganha novo slogan, BF Dermatologia, mas mantém a mesma tradição. “Estamos modernizando o espaço, trazendo uma clínica mais dinâmica e moderna, sem perder o aconchego de sempre. Vai ser aquele lugar onde você pode tomar um cafezinho, comer um pedaço de bolo e se sentir em casa, mas com toda a modernidade que os tempos exigem”, explica Sineida.
Rachel, com seu olhar jovem e cheio de frescor, traz à clínica uma nova energia, equilibrando a tradição da dermatologia de Sineida com as tendências e inovações que o mercado oferece. “Pra mim é mágico ter o frescor da minha filha ao meu lado, com um olhar mais leve, mais jovem, e ao mesmo tempo, ter a carga do tempo, da experiência”, diz Sineida com orgulho.
Quando perguntada sobre como vê o futuro da clínica, Sineida não esconde o entusiasmo. “Acho que vamos oferecer o melhor dos dois mundos. O pique do jovem, com vontade de fazer coisas novas, e, ao mesmo tempo, toda a sabedoria e tranquilidade que os anos nos trouxeram. Vai ser um ‘mix and match’ bem interessante.”
Rachel, por sua vez, está ansiosa para colocar em prática sua visão de uma dermatologia contemporânea, sempre baseada no cuidado humanizado e na excelência que aprendeu com sua mãe. “Minha mãe sempre me ensinou que dermatologia não é apenas tratar a pele, mas cuidar da pessoa como um todo. E é essa essência que eu quero preservar enquanto trazemos o que há de mais moderno para nossos pacientes.”
novo episódio em suas carreiras profissionais na dermatologia
Dra. Sineida e Rachel Berbert Ferreira inauguram um
Para saber mais acesse evoluirmaringa.com.br ou ligue 44 99894-2963
CLÍNICA EVOLUIR
Pioneirismo no Diagnóstico de Autismo com o ADOS
A Clínica Evoluir é pioneira em Maringá ao introduzir o ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule), considerado o padrão ouro no diagnóstico do autismo
Reconhecido internacionalmente como a ferramenta mais completa no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, o ADOS é um método utilizado em conjunto com o ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised), proporcionando uma avaliação precisa para identificar o espectro autista em diferentes faixas etárias, incluindo crianças e adultos.
“O ADOS nos permite observar o comportamento de forma objetiva e quantitativa, diferente de métodos mais subjetivos. Com ele, temos dados concretos para identificar o autismo em diferentes níveis”, explica Renata Rodrigues, psicóloga e sócia da Clínica Evoluir. O ADOS é dividido em cinco módulos, que abrangem pacientes desde 1 ano e meio até adultos, adaptando-se ao nível de comunicação de cada um.
A clínica trouxe esse método a Maringá para atender à demanda por um diagnóstico mais específico e completo do autismo, como explica Sabrina Moreschi, fonoaudióloga da Evoluir: “Sentíamos a necessidade de uma ferramenta concreta e validada cientificamente para apoiar nossos diagnósticos.” Além disso, o ADI-R complementa o processo ao oferecer uma visão mais detalhada sobre o histórico
comportamental do paciente, por meio de entrevistas com familiares.
O ADOS tem se mostrado especialmente eficaz em casos complexos, como o de um rapaz que, apesar de altamente inteligente, enfrentava grandes dificuldades sociais. “Com o ADOS, identificamos que ele tinha um autismo moderado, o que foi decisivo para seu tratamento e acompanhamento”, relata Renata. Além disso, o método também é capaz de descartar falsos diagnósticos de autismo, trazendo segurança para o direcionamento dos tratamentos.
A capacitação da equipe da Clínica Evoluir para a aplicação do ADOS foi realizada em 2020, com a psiquiatra infantil Amaia Hervás, da Espanha, uma das poucas profissionais no mundo habilitadas a treinar outros especialistas. Desde então, o método tem sido aplicado com sucesso, como destaca a psicóloga Patricia Geron: “O ADOS aguça nosso olhar clínico, permitindo identificar comportamentos sutis que são essenciais para o diagnóstico.”
Com o uso do ADOS e do ADI-R, a Clínica Evoluir reafirma seu compromisso com o avanço no diagnóstico do autismo, oferecendo métodos inovadores que fazem a diferença na vida dos pacientes e de suas famílias.
Foto por Huelberti Franco
PAULA LOCKS
micropigmentação com naturalidade
Técnica desenvolvida por Paula Locks resgata o formato original e aspectos naturais da sobrancelha por meio
do Magic Brown PL
Em sua busca constante por aprimoramento técnico em micropigmentação, a profissional esteta Paula Locks participou de um congresso na Sérvia, Europa, no ano de 2019, quando foi apresentada a um jeito revolucionário de desenhar sobrancelhas. Ela explica que este congresso foi precursor mundial da naturalidade, trazendo sobrancelhas com uma pegada desconectada e extremamente natural. “O maior resultado desse congresso foi apresentar os fios de uma forma natural, porém muito grossos e embaraçados, porque este é o padrão de beleza almejado pelas Europeias, por isso ao voltar para o Brasil entendi que eu deveria adaptar um pouco essa técnica para os padrões brasileiros”.
Como o trabalho de uma artista, Paula desenvolveu uma técnica única, que leva seu próprio nome, o Magic Brown PL. Inicialmente ela desenhou à mão livre por meio de softwares próprios para desenho, depois em diversas modelos, todas apresentando resultados incríveis após a cicatrização. “Vi que a técnica era funcional e muito bonita, e que foi grandemente aceita por meu público”, explica Paula.
O grande diferencial da técnica Magic Brown PL é que esta é livre de padrões, pois respeita a anatomia individual de cada mulher, ou seja, não existe uma fórmula, cada sobrancelha é única. “Cada mulher ou homem que entra no meu consultório é analisado individualmente, e o desenho da sobrancelha segue o formato dos fios naturais da pessoa, para atingir os resultados pretendidos por cada cliente individualmente, como engrossar a sobrancelha, preencher falhas, e até mesmo adquirir um desenho mais natural, para que a pessoa não fique escrava da pinça”.
Muitas pessoas perderam a espessura original da sobrancelha após uma vida toda retirando os fios, às vezes seguindo padrões estéticos ultrapassados, que hoje em dia já não agradam ou não são funcionais, pois exigem muita manutenção. Paula explica que, nestes casos, pode ser possível até mesmo aproveitar os excessos, “abraçando” toda a sobrancelha para devolver a espessura que um dia já foi natural para a pessoa. “Cada trabalho é único, e recupera uma sobrancelha bonita, cheia, sem falhas e extremamente natural”, conclui Paula.
COMO ESCOLHER A LENTE CERTA PARA A CATARATA
Dr. Kristian Santos CRM/PR 33455
Hoje em dia, as lentes intraoculares utilizadas nas cirurgias de tratamento da catarata, podem desempenhar um papel maior do que o de substituir o cristalino opaco: elas podem ao mesmo tempo corrigir a visão a uma, duas ou todas as três distâncias focais
Escolher a lente intraocular (LIO) ideal para a cirurgia de catarata é uma decisão importante que pode afetar significativamente a visão e a qualidade de vida do paciente. Existem três principais tipos de lentes intraoculares: monofocais, multifocais e EDoF (Extended Depth of Focus, ou Profundidade de Foco Estendida), cada uma com características e benefícios distintos.
O médico Dr. Kristian Santos explica que a escolha da lente ideal varia conforme o estilo de vida do paciente, suas expectativas e a presença de outras condições oculares. “Cada paciente é avaliado de forma individual, por isso há casos em que podemos utilizar até mesmo dois tipos de lentes diferentes, uma para cada olho”, explica Dr. Kristian.
As Lentes Monofocais são as mais tradicionais. Elas são projetadas para corrigir a visão em uma única distância — geralmente para longe. Isso significa que, após a cirurgia, os pacientes podem precisar de óculos para visão de perto ou intermediária, como para leitura ou uso de computador. São ideais para quem deseja simplicidade e não se importa em usar óculos para determinadas atividades.
Já as Lentes Multifocais oferecem múltiplos pontos focais, permitindo uma visão de longe, intermediária e perto, o que pode reduzir ou até eliminar a necessidade de óculos. Elas são indicadas
para pessoas que desejam maior independência de óculos após a cirurgia. No entanto, as lentes multifocais podem causar halos ou reflexos ao redor das luzes, especialmente à noite, o que deve ser considerado para pacientes que dirigem com frequência à noite ou em ambientes pouco iluminados.
As Lentes EDoF são uma opção mais recente que proporcionam uma gama de visão mais ampla, de longe até uma distância intermediária, com uma transição mais suave entre os diferentes pontos focais. Essas lentes reduzem a necessidade de óculos para atividades como leitura e uso de computador, mantendo uma boa qualidade de visão para longe. Elas geralmente têm menos efeitos colaterais visuais, como halos e reflexos, em comparação com as lentes multifocais, tornando-se uma opção equilibrada para muitos pacientes.
O Dr. Kristian frisa que é fundamental que o paciente discuta com um profissional suas necessidades visuais e preferências para tomar a decisão mais adequada e personalizada. “Existem pessoas que gostam de praticar esportes como a natação, que são largamente favorecidas pela independência de óculos associada à cirurgia da catarata, outros são músicos e a visão intermediária é a mais importante, há também casos de trabalhadores noturnos que também têm necessidades específicas”, conclui Kristian.
A cirurgia robótica representa um marco revolucionário na medicina moderna, por permitir aos cirurgiões realizar procedimentos complexos com mais precisão e menos danos colaterais para os pacientes. Em Maringá, este tipo de cirurgia hoje é possível graças à chegada do Da Vinci X, um robô cirúrgico adquirido pela Unimed Maringá e já em franco uso pelos médicos habilitados e certificados para operar por meio desta tecnologia, como é o caso do médico cirurgião do aparelho digestivo Dr. Gil Yamaguchi.
Dr. Yamaguchi explica que o robô Da Vinci X entrega uma precisão, flexibilidade e controle muito maior do que as técnicas cirúrgicas tradicionais. “O robô tem movimentos mais delicados, que transmitem menos energia aos tecidos e órgãos adjacentes, proporcionando uma recuperação mais rápida do organismo”, explica.
Isso acontece porque uma das grandes vantagens do Da Vinci X é a sua capacidade de realizar procedimentos que minimizam significativamente os traumas pós-operatórios. A cirurgia robótica permite cirurgias com menor trauma, menos dor pós-operatória,
Cirurgia robótica já é realidade em Maringá
O médico cirurgião Dr. Gil Yamaguchi, profissional habilitado e certificado para operar via robótica, fala sobre esta grande novidade presente na cidade
Dr. Gil Yamaguchi
CRM/PR 20565 | R.Q.E. 12684
menor risco de infecção e uma recuperação mais precoce. Essas características são particularmente benéficas em cirurgias delicadas realizadas pelo Dr. Gil Yamaguchi, como as cirurgias do aparelho digestivo e casos de endometriose profunda, onde a precisão é crucial para preservar tecidos e estruturas vitais.
O Da Vinci X é composto por três componentes principais: o console do cirurgião, os braços robóticos, e a torre de visualização. O console é onde o cirurgião se senta e manipula os controles, que traduzem seus movimentos em ações precisas dos braços robóticos. Esses braços, equipados com instrumentos cirúrgicos miniaturizados, realizam as intervenções com uma amplitude de movimento que supera a das mãos humanas. A torre de visualização fornece uma imagem tridimensional de alta definição do campo cirúrgico, ampliando a visão do cirurgião e permitindo uma navegação mais detalhada. “Além de operar sentado, o cirurgião tem uma visão tridimensional de altíssima resolução que confere uma sensação de profundidade e precisão muito maiores durante a cirurgia”, conclui Dr. Gil.
Foto por Huel Franco
sua performance em outro nível
Confira nesta edição da WIT encarte exclusivo MedInfuse
Av. Pedro Taques, 294, Térreo do Atrium
Maringá/PR | (44) 99129-4580
@medinfuse_maringa
Por Dr. Angelo José Pavan CRO/PR 7444
RECUPERE O SEU SORRISO COM RAPIDEZ E PRECISÃO
Com o Implante
Dentário e Enxerto Ósseo Simultâneo
A solução para quem busca resultados rápidos e eficazes no tratamento dentário chegou. Com a combinação inovadora de implante dentário e enxerto ósseo em uma única etapa, você pode recuperar seu sorriso com mais agilidade e menos desconforto.
VANTAGENS INOVADORAS
• Tratamento acelerado: Ao unir o enxerto ósseo e o implante numa só sessão, o tempo total de tratamento é reduzido, garantindo uma recuperação mais rápida.
• Mais conforto: Com menos intervenções cirúrgicas, o paciente vivencia uma experiência mais tranquila e eficiente.
• Implantes em maxilares atróficos: Mesmo pacientes com pouco osso residual podem ser beneficiados por essa técnica avançada, aumentando a taxa de sucesso e reduzindo a necessidade de múltiplas cirurgias.
Além de restaurar a função mastigatória e a estética, esse tratamento oferece resultados duradouros, devolvendo a saúde bucal e elevando a autoestima.
Procure-nos para uma avaliação. O CTB – Centro de Tratamento Bucomaxilofacial é um centro de excelência em cirurgias e implantes, transformando sorrisos e vidas. Invista em você!
DRº ANGELO JOSÉ PAVAN
CRO 7444
Doutor em Diagnóstico Bucal; Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial;
Professor de Cirurgia Bucomaxilofacial da Universidade Estadual de Maringá-UEM;
Professor de Cursos de Especialização em Implantodontia.
CTB
EXCELÊNCIA EM RESULTADOS
• Cirurgias e estética bucomaxilofacial;
• Cirurgia dos dentes do siso e outros dentes não irrompidos;
No ano em que celebra o sétimo aniversário de fundação de seu Instituto
Kina Essential Balance, Sidney Kina lança uma nova incorporação, o
AORA Invisible Dentistry, marca desenvolvida para trazer ainda mais
agilidade e inovação ao atendimento clínico, com a mesma essência que sempre fundamentou a trajetória Kina: odontologia personalizada, minimamente invasiva, fundamentada em ciência e estética
Na cultura japonesa, o setenário representa uma data muito especial, significando a primeira fase da vida, onde se constrói a própria identidade, um período no qual consagramos todas as energias à construção de nossa consciência, de nossa harmonia e de nossa sobrevivência. Celebrar o sete é, portanto, celebrar a própria vida que se edifica.
Para Sidney Kina, 2024 representa não apenas o sétimo ano da fundação de seu Instituto Kina Essential Balance, como também o quinto ciclo de sete anos em sua carreira profissional. Segundo a teoria dos setênios, o quinto ciclo é um momento de análise interior profunda, que pode significar mudanças significativas e potencial transformação.
É com esta energia vital de novos inícios que Kina anuncia sua nova marca, desenvolvida especialmente para
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS HUEL FRANCO
trazer maior agilidade ao atendimento clínico, com soluções rápidas e econômicas, preservando toda a essência de seu trabalho que o tornou reconhecido no Brasil e no mundo. “AORA é um spin-off de nossa marca, deriva do Kina Essential Balance trazendo toda essa bagagem científica de experiência e tradição, junto do frescor de uma nova geração de talentos escolhidos a dedo”, explica Kina.
Em outros termos, AORA é o canal pelo qual Kina poderá agregar novos talentos e novos nomes para integrar o corpo profissional de sua clínica, e expandir as possibilidades de tratamentos que vão além da já consagrada Restauração e Estética, conforme explica Sidney Kina: “nossa área de expertise sempre foi a estética, mas quero fornecer ao meu paciente a possibilidade de tratamentos bucais completos, adicionando novos talentos ao time, como endodontistas, cirurgiões periodontistas e por aí vai”.
Sidney Kina celebra seu 5º setenário profissional, tradição nipônica que marca a passagem do tempo em ciclos de 7 anos. Foto por Luan Caetano.
INVISIBLE DENTISTRY
O próprio termo AORA foi inspirado no primeiro livro publicado por Sidney Kina, em 2007, de nome Invisível, aonde o conceito ilustrado é a de que uma restauração não pode ser visível, ela deve parecer totalmente natural do paciente. AORA deriva do grego “aoratos” que significa “invisível” e também é inspirado em “Aura”, o conjunto de elementos sutis que caracteriza algo não-físico. “O conceito AORA vem dessa ideia e ganhou o slogan ‘Invisible Dentistry’ porque tem em sua essência o mesmo princípio que guia nosso trabalho desde sempre: transformar sorrisos preservando a naturalidade”. O paciente AORA tem também o privilégio de acessar todas as mais avançadas tecnologias do mundo em tratamentos dentários, isso porque
o Instituto Kina Essential Balance é um centro de desenvolvimento de tecnologias para fabricantes renomados ao redor do globo. Uma clara evidência desta vocação científica do grupo foi o apoio no desenvolvimento da cerâmica E.max, da fabricante alemã Liechtenstein, considerada a melhor do mundo e responsável por mais de 6 bilhões de restaurações em diversos países.
“O AORA permite somar toda essa experiência, toda essa tecnologia e toda a bagagem de tempo que vem da minha carreira e vivências ao frescor criativo de uma nova geração de talentos que estamos recrutando”, explica Kina. Ele completa dizendo que a ideia é que os pacientes sejam atendidos por toda a equipe em conjunto, para juntos oferecerem as melhores soluções para cada caso.
Deste time do profissionais, Nikolas Barros é o mais recente agregado. Natural do Rio de Janeiro, desembarcou em Maringá para um dos cursos de especialização ministrados por Kina em estética e restauração, um talento que se destacou na turma e rendeu, por
parte de Kina, o convite para ficar. “Descobri o Kina através do meu pai, que também é dentista, e o Kina sempre foi uma referência na nossa família; hoje é uma honra poder reproduzir ao lado dele essa odontologia de excelência que tornou seu nome reconhecido aqui e no mundo”, declara Nikolas.
Ao olhar para o futuro, Sidney Kina mantém sua essência inovadora, sempre à frente no campo da odontologia. AORA não é apenas uma nova marca, mas uma extensão de seu legado, que combina excelência técnica, ciência de ponta e um olhar estético apurado. “Nosso compromisso é entregar aos pacientes o que há de mais moderno, sempre preservando a naturalidade e a saúde. Com AORA, buscamos transformar sorrisos de forma invisível, mas com um impacto duradouro”, afirma Kina. Com essa visão, ele prepara o Instituto Kina Essential Balance para continuar sendo uma referência mundial, agora com uma nova geração de talentos ao seu lado, pronta para abraçar o futuro da odontologia.
Na página ao lado, Sidney Kina (CRO/PR 8615) posa em um dos laboratórios de prática ao vivo de estética dentária em modelo, presente no seu Instituto Kina Essential Balance. Nesta página, Kina com Nikolas Barros (CRO/PR 36151), profissional que inaugura o movimento AORA
DARTEN DENTAL ART
Um click das doutoras Darten por Jefferson Ohara. A Darten é uma clínica que se destaca pela excelência em tratamentos odontológicos, isso porque apresenta em um mesmo espaço físico um especialista de cada área que trabalham de forma integrada com o propósito de atender o paciente de forma completa e sem a necessidade de deslocamento entre uma clínica a outra.
A equipe é formada por especialistas de todas as áreas da odontologia compreendendo todos os tipos de procedimentos, desde restaurações dentárias, próteses, procedimentos estéticos, facetas, implante, ortodontia, periodontia, endodontia, pediatria e até cirurgias buco maxilo-faciais.
Da esq. para a dir.: as doutoras
Verônica Lezcano, Denise Vencelel, Luisa Preis Falavigna e Lisia Nishimori
RECCO
45 anos
Sempre guiada pela feminilidade que é autoral da brasileira, a Recco, uma indústria genuinamente maringaense, se consolidou como a marca de intimate wear do Brasil em sua trajetória de 45 anos de sucesso, uma história belíssima desenhada por Antônio e Myriam Recco, e que em 2024 é marcada por uma nova estratégia de mercado, um novo posicionamento para a indústria e uma nova cara para a marca
história da Recco inicia muito antes de sua fundação formal em 31 de agosto de 1979, data que marca a criação de uma indústria que, na época, era formada por uma modelista e duas costureiras, que trabalhavam nos fundos da loja localizada na Rua Santos Dumont de Maringá. A história da Recco começou a ser desenhada por Antônio Recco em meados da década de 1970 quando, ainda como bancário, vislumbrou um mercado em grande ascensão à época: os enxovais de noivas.
Sim, a menos de 5 décadas, moças de 13 anos já começavam a preparar seu enxoval de casamento, um arsenal riquíssimo em cama, mesa e banho, onde entravam também robes, baby dolls, pijamas e lingeries. Natural de Arapongas, Antônio buscou em fábricas de Londrina, Apucarana e Rolândia a oportunidade de ser um representante comercial, encontrando grande sucesso. “Em 1977 promovi um jantar com desfile exclusivo para 500 pessoas entre mães e noivas, só naquela noite vendi para mais de 80 noivas”, lembra saudoso.
O distanciamento da sua carreira de bancário aconteceu de forma natural. O episódio que na sua memória marcou esta ruptura foi quando sua comissão pela venda de um enxoval para uma única noiva de Londrina superou seu salário mensal no banco. “Mas a recompensa só vem para quem trabalha duro, eu costumo dizer que o vendedor está desempregado todos dias”.
Sua primeira venda aconteceu em Maringá, em uma quinta-feira após ter desembarcado segunda-feira na cidade. “eu já estava quase desistindo da cidade”, brinca. Não apenas não desistiu, como decidiu fincar raízes por aqui, onde estabeleceu sua própria indústria, onde casou-se com Myriam, que por décadas trabalha na direção criativa e de estilo da marca, e onde nasceram Ivan, Rafael e Marcelo Recco.
Seu ímpeto para fundar uma indústria própria veio da insatisfação pessoal com as fábricas e produtos que representava. Por isso a Recco já nasceu com o DNA do cuidado, uma jornada construída com dedicação obcecada aos detalhes, que tornam cada peça Recco realmente única.
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS MARCOS PAULO / CLÁUDIA STEINERT
Antônio e Myriam Recco celebram os 45 anos da Recco Lingerie com um novo posicionamento, estratégia e feeling para a marca, mas conservando a mesma essência desde sua fundação
UMA NOVA RECCO
Hoje com mais de 500 colaboradores diretos, que representam apenas 50% de toda a produção da indústria – a outra metade da produção vem de parceiros terceirizados –, 26 lojas próprias, 10 franquias e mais de 2 mil revendas multimarcas. Presente em todos os Estados brasileiros, a Recco celebra seus 45 anos de tradição lançando para o mercado um novo branding, uma nova marca. Uma renovação que vem sendo arquitetada por mais de 2 anos, e que significa não apenas uma nova cara para a Recco, mas uma mudança de estratégia que visa abraçar uma nova geração de consumidores. “Não se trata meramente de ajustes estéticos na identidade da marca, mas sim de um reposicionamento completo , que redefine nossa identidade e visão para o futuro”, explica Antônio Recco.
Considerando que a Recco tem 45 anos de trajetória, a marca já se conectou com pelo menos 3 gerações de consumidores, com o mérito de uma taxa média de retenção de clientes de 46,5% em território nacional, e um índice NPS (uma metodologia de pesquisa que avalia o grau de satisfação do consumidor) de 4,8 em uma escala de 0 a 5. Então, para que mudar o que já está bom? “Para garantir os próximos 45 anos”, diz Antônio, que completa: “o mercado muda muito, e muito rapidamente, se as palavras ‘constância’ e ‘agilidade’
não forem presentes em uma empresa, ela não subsiste. Temos uma colaboradora, a Carla, que está conosco há 43 anos no chão de fábrica, ela aprendeu que mudança é a regra do jogo, e que tem ano que a fábrica nem parece a mesma do ano anterior”.
Toda mudança, porém, sempre veio embasada na essência presente nos pilares de fundação da marca desde o princípio. Marcelo Recco, hoje membro da diretoria da empresa, explica que junto do rebranding foi consolidado um guide de direção criativa onde foram preservadas as verdades e premissas estabelecidas por Myriam Recco há muitos anos. “O guide vai funcionar como um guia de estilo, que vai permitir que novas gerações de estilistas e de gestores criativos caminhem com mais segurança por uma estrada já criada”, declara Marcelo.
UM FUTURO SUBLIME
A revitalização do branding da Recco é o desabrochar de um novo rejuvenescimento, é um projeto visceral e profundo em aspectos como direção criativa de produto, comunicação, tom de voz da marca, com o objetivo de escalar a marca no mercado brasileiro a curto e médio prazo, principalmente no varejo monomarca através
de franquias e lojas próprias.
Nesta nova fase, diferenciais que sempre fizeram parte da marca, com o tempo ofuscados, vêm à tona com mais força com o novo branding, sendo os principais deles: uma brasilidade que encanta, sensualidade na medida e a cultura artesanal tech.
A brasilidade não clichê e encantadora vem da inspiração na exuberância da natureza e também na pluralidade dos corpos da mulher brasileira. Este aspecto é tão real e tão presente no DNA da marca que a Recco ostenta nada menos do que 52 tamanhos de sutiã, e ainda assim desenvolve sob medida se nenhuma dessas numerações atender uma cliente, “porque todas as mulheres merecem esse abraço”.
Peças especiais como sutiã para amamentação, sutiã para prótese e calcinha absorvente são apenas alguns traços que definem o cuidado especial que a marca tem com todos os públicos.
É na lingerie de ateliê que o DNA Recco encontra sua expressão máxima de criatividade e exclusividade. Criada para momentos especiais da vida, a linha de alta costura revela técnicas apuradas de modelagem, bordados, plissados, aplicações manuais e acabamentos de excelência que os gestores chamam de artesanal
tech. “Parace contradição, mas o artesanal e o tecnológico caminham lado a lado em nossos processos de fabricação, combinando inúmeros beneficiamentos por meio de automação e cortes eletrônicos, com a finalização manual que proporciona o zelo, a textura, o acabamento visual e a sinestesia do toque que traduz tudo o que a gente faz”, declara Marcelo.
E por fim, e não menos importante, a sensualidade na medida é, talvez, a principal característica da Recco, cujas peças são imbuídas de uma sutileza arrebatadora. Há 45 anos a marca tem o dom de empoderar mulheres, sem a necessidade de alçar para um apelo sexista e vulgar. “Nós esculpimos e valorizamos o corpo feminino, em uma entrega muito genuína de elegância e de conforto, um legado lançado por minha mãe, diretora criativa por mais de 4 décadas, e totalmente consolidado no nosso novo guide criativo”, conclui Marcelo.
Somente em Maringá a Recco possui 7 lojas de varejo e 2 de atacado. Como parte da estratégia de rebranding, todas as lojas físicas da marca vão passar por um processo de reforma acelerada, planejada para criar uma nova experiência sensorial, um novo look e um novo feel, mais afetivo e mais contemporâneo.
BUOSI RAQUEL
Invadimos o universo particular da jovem médica, aspirante a dermatologista, Raquel Buosi. Uma menina-mulher compenetrada nos estudos e em seus propósitos de vida, sem abrir mão do dom natural que sempre teve pela moda
aquel Buosi, 25 anos, médica recém-formada, vive um dos momentos mais intensos da sua vida. O foco? Passar na tão sonhada residência de dermatologia. Filha de Katia e Waldemar Buosi, Raquel sempre foi apaixonada por moda, um hobby com certeza herdado da mãe e também da avó, a Dona Katar, aclamada joalheira da cidade por muitos anos.
Raquel, no entanto, desenvolveu um estilo próprio, que julga minimalista e até clássico. “Minha avó gosta, naturalmente, de muitas joias e acessórios, e minha mãe também tem um pezinho no maximalismo, eu já sou mais linear, plana, não tem um estilo que me define, mas minhas composições vão sempre tender para um clássico revisitado”, explica.
Muito sóbria e determinada em seus propósitos, a moda na vida de Raquel não é uma obsessão, pelo contrário, é apenas um acessório e uma válvula de descompressão em face da rotina estressante de estudos e plantões esporádicos. Tanto é que, em nosso primeiro bate-papo, ela vestia calça legging e cropped, um look de academia ali na Marco’s Boutique de Pão. Diva confiante!
Por falar em academia, os treinos são, com certeza, uma ferramenta importante para descomprimir e relaxar, todos os dias! “Treino pelo menos 5 vezes por semana, duas horas por dia entre musculação e cardio, e aos finais de semana a caminhada em família é sagrada, é nosso ritual de domingo. Meu pai, que trabalha a semana inteira, sempre se junta a nós”.
Raquel é o retrato da determinação. Há um ano está focada
FOTOS HUEL FRANCO BELEZA JÚLIA NARDIN
em estudos intensos para tentar a tão concorrida residência em dermatologia, ela se prepara para as principais instituições do país, em São Paulo, Rio e Curitiba. “É uma das especialidades mais disputadas hoje, então, o planejamento e os estudos são essenciais,” explica.
Para estudar, ela utiliza o método Pomodoro, uma técnica que consiste em dividir o tempo de estudo por blocos de 45 minutos, intercalados com 5 minutos de pausa. Já cansei só de ler! [risos]
Além da família, um dos grandes incentivadores de seus estudos é o namorado, Enzo, que conheceu nas cadeiras da universidade. “Nos conhecemos já no terceiro ano, porque minha turma de medicina na UniCesumar tinha 180 pessoas, era tão grande que precisávamos ser divididos em 4 salas de aula”. Hoje em dia, estudar juntos continua sendo um programa a dois. “A gente acaba transformando os momentos de estudo em momentos juntos, o que deixa tudo mais leve,” sorri ela.
Com uma vida marcada pelo esforço e dedicação, Raquel está pronta para o que vier. “Estou ansiosa para as provas, mas confiante. E, se tudo der certo, meu sonho é voltar para a minha cidade e atuar como dermatologista. Por aqui o mercado é amplo, bem explorado, e tem profissionais nas quais me inspiro”.
Ela também buscou inspiração dentro da própria família. Seu tio, Marcelo Furlan, irmão de sua mãe, é um respeitado cirurgião plástico em São Paulo, mas é na prima, Andrea Fabre, uma dermatologista em Campo Grande, que ela encontrou um verdadeiro laboratório para suas experiências em campo. “Eu fiz um estágio voluntário observacional na clínica da minha prima antes de ter certeza de que iria seguir esta carreira, e foi maravilhoso, a Andrea, além de muito profissional, atenciosa e paciente comigo, é uma médica muito bem-quista por todas as suas pacientes, o que me inspirou e me fez lembrar do verdadeiro motivo pelo qual escolhi a medicina: cuidar de pessoas”.
Além do lado profissional, Raquel valoriza muito suas amizades. Apesar de manter um círculo íntimo e seleto de amigas de infância, sua lealdade é conhecida entre todos que a cercam. E quando se trata de família, sua conexão com a irmã Luiza é especial. “Ela é uma das pessoas que mais amo no mundo. Não sou muito de demonstrar afeto com palavras, mas sempre faço algo para mostrar o quanto me importo,” reflete.
PRONTA PRA TUDO
Raquel equilibra a vida acadêmica com seu amor pela moda. Ela acompanha de perto influenciadoras de estilo, está sempre por dentro das tendências e tem um olhar clínico para peças icônicas. Antes mesmo de a conhecermos pessoalmente, o que nos chamou a atenção foi o deslumbrante vestido usado em sua festa de formatura, da marca britânica Solace London. “Comprei esse vestido diretamente no site da marca e mandei entregar na casa da minha irmã Luiza, em Paris, onde ela estuda Administração. Meus pais foram visitá-la e trouxeram para mim”. Ela conta também que a peça vestiu como uma luva, sem necessitar de ajustes.
Ao invadir o closet de Raquel, encontramos um verdadeiro tesouro de peças que refletem sua personalidade multifacetada. Ali, o clássico se mistura ao moderno, com vestidos estruturados em tons neutros, perfeitos para ocasiões mais sofisticadas, ao lado de peças fluídas e vibrantes, que exala irreverência e estilo. Entre jaquetas de couro e blazers bem cortados, há também espaço para conjuntos, calças cargo e o bom jeans, peças adquiridas em viagens ou surfando pela internet. Cada uma conta uma história de elegância e propósito.
Entre um click e outro do fotógrafo Huel Franco, quem roubou a cena mesmo foi Bibi, a Shih Tzu queridinha da família. “Aqui em casa eu falo pra todo mundo que ela é minha filha, mas a disputa é grande”, brinca.
MAISON
TRESSOLDI
Há 10 anos conquistando as melhores marcas da moda festa para Maringá, o grupo Maison Tressoldi reúne, em três diferentes endereços, cinco operações exclusivas para o mercado de noivos, formandas, madrinhas e festas. Um legado de elegância construído por Samara Tressoldi e Rodrigo Store
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUEL FRANCO
Há dez anos, Samara Tressoldi se encontrava em uma situação que muitas mulheres conhecem bem: a busca pelo vestido perfeito para ser madrinha de casamento. No entanto, o que deveria ser uma tarefa prazerosa se tornou um desafio, pois não encontrou na cidade exatamente o que buscava. Foi a partir dessa experiência que a história do grupo Maison Tressoldi começou a ser escrita, transformando-se, ao longo dos anos, em uma das maiores referências de moda festa da cidade. Com a primeira loja inaugurada na Avenida Tiradentes em parceria com seu esposo, Rodrigo Store, Samara iniciou a jornada da Maison Tressoldi com determinação e visão de futuro. Durante os primeiros anos de operação, a loja enfrentou desafios para conquistar espaço no competitivo mercado da moda festa. “Não tínhamos acesso imediato às melhores marcas”, recorda Samara. No entanto, com muito esforço e persistência, o grupo começou a trilhar um caminho de sucesso, sempre com foco em trazer o que há de melhor para suas clientes.
O grande diferencial da Maison Tressoldi foi sua capacidade de entender o mercado e, gradualmente, conquistar exclusividades que hoje fazem da loja uma referência em moda festa em Maringá e além. Marcas de renome, como Fabiana Milazzo, Thays Temponi, Arte Sacra, M. Rodarte, Letícia Manzano, Fleche D’or, Raquel de Queiroz, Honória e Lia Rabello, fazem parte da curadoria da Maison, todas representadas com exclusividade em Maringá. Com um estoque que ultrapassa 2.500 peças, a loja se destaca por oferecer uma combinação única de marcas mineiras de moda festa, reconhecidas por sua riqueza de detalhes e pela alta qualidade de seus produtos.
A Maison Tressoldi se tornou um destino desejado por muitas jovens, especialmente as formandas de medicina, direito e engenharia, que planejam o grande dia de sua formatura com anos de antecedência. “Estamos aqui para despertar desejo”, explica Samara. Esse conceito tornou a loja um
Samara Tressoldi e Rodrigo Store na emblemática escadaria da loja Maison Tressoldi Noivas
sonho para quem busca uma peça especial para momentos memoráveis. Além da venda, a Maison também oferece locação de vestidos, inclusive de marcas renomadas, atendendo a diferentes estilos e orçamentos.
Desde o início, a Maison Tressoldi sempre se destacou pelo atendimento diferenciado e pela preocupação em criar uma experiência única para cada cliente. “Temos um perfil de atendimento a todos os públicos, gerando uma experiência única, personalizada”, diz Samara, enfatizando que todas são tratadas com o mesmo cuidado e atenção. Essa filosofia de atendimento se reflete nos altos índices de satisfação, com a empresa alcançando uma média de 98% de avaliações entre “muito satisfeito” e “satisfeito” no totem de pesquisa NPS presente na loja.
UM GRUPO 5 MARCAS
O crescimento da Maison Tressoldi ao longo dos anos se deu também pela diversificação de suas operações. Além da loja principal, especializada em moda festa, o grupo conta com cinco operações diferentes, cada uma atendendo a um público específico. A Maison Tressoldi Noivas, por exemplo, oferece um atendimento exclusivo para noivas, com marcas renomadas como a do estilista Lucas Anderi e também estilistas internacionais, dos Estados Unidos, Ucrânia, Itália e Espanha.
A loja masculina Tressoldi Homem Alfaiataria surgiu para atender a uma demanda crescente de padrinhos e noivos que buscavam por ternos de alto padrão, tanto para locação quanto para venda. “Oferecemos produtos com modelagem impecável, tecidos e acabamentos de alta qualidade”, explica Samara. A marca própria da Tressoldi Homem Alfaiataria já é um sucesso, e a empresa também oferece uma linha completa de sapatos e acessórios.
Outro destaque do grupo é a MV Concept, voltada para a moda festa minimalista, onde convidadas e madrinhas que
não desejam investir em uma peça de marca assinada podem encontrar opções mais acessíveis, mas ainda assim cheias de elegância e estilo. A linha infantil, com vestidos para daminhas e roupas para pajens, também faz parte da oferta diversificada da Maison Tressoldi, complementando o portfólio do grupo.
Um dos projetos mais especiais da Maison Tressoldi é o Maria Helena Atelier, onde vestidos são bordados sob medida, com pedrarias que podem chegar a 50 mil unidades em uma única peça. “Trabalhamos com bordados em tule e entregamos um produto final que é o reflexo do desejo da cliente”, destaca Samara. A exclusividade e o cuidado com cada detalhe fazem do atelier uma verdadeira joia dentro do grupo, oferecendo vestidos únicos para as ocasiões mais especiais.
Ao olhar para o futuro, Samara Tressoldi se mostra confiante no crescimento contínuo do grupo. “Estamos sempre em busca de novidades, acompanhando as tendências e mantendo o nosso foco no atendimento humanizado”, conclui.
Fabricia Nakashima Otsuki e Ana Karina Dantas, fundadoras da Shopmigah, a loja da mulher contemporânea. Elas vestem Shopmigah, com acessórios Maria Dolores, Make up de Aline Ramos com Hair styling de Francieli Alves
SHOPMIGAH
De um movimento criado por duas amigas em plena pandemia surgiu uma nova loja, voltada para a mulher contemporânea, que valoriza o autocuidado e a autoestima em qualquer circunstância. Com vocês, Shopmigah, da Ana e da Fá
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO RICKARDO ANDRADE
De botinha ortopédica no pé, chega Ana Karina Dantas, mais conhecida como Anaka, ao estúdio de Rickardo
Andrade para a sessão de fotos mais alto astral desta edição. Ela, junto da amiga de longa data, Fabricia Nakashima, são a pura personificação da filosofia principal da loja que têm juntas: ajudar mulheres a se sentirem bem consigo mesmas, independentemente das circunstâncias. Até mesmo a fundação da loja, inaugurada em plena pandemia, é uma metáfora linda da resiliência, força e criatividade que encontramos na curadoria de peças incríveis presentes na loja.
Ana e Fá se conheceram há mais de vinte anos, trabalhando como dentistas. No passado, chegaram a vender sapatos enquanto ainda atuavam na odontologia. A paixão pela moda sempre esteve presente, mesmo quando a vida levou cada uma para diferentes caminhos. Fabricia se mudou para São Paulo, onde viveu por oito anos, e Ana ficou em Maringá, passando por grandes mudanças. O reencontro aconteceu quando Fabricia retornou à cidade e começou a colaborar com a loja da mãe, a 154 Store.
Durante a pandemia, impossibilitada de receber clientes na loja, Fabricia convidou a amiga Ana para fazer fotos de provadores, incentivando as mulheres a se arrumarem mesmo no isolamento. “Eu sempre amei moda, mas não tinha descoberto o meu propósito na moda, até que percebi que o propósito era exatamente este: ajudar as mulheres a estarem bem consigo mesmas, independentemente das circunstâncias”, declara Ana, com aquele sorriso que é sempre presente no seu rosto.
Assim nasceu a Shopmigah, de um pequeno corner dentro da 154 Store, hoje uma Store in store que ocupa metade das instalações da loja, um espaço de apoio e inspiração para
todas as mulheres.
Além deste espaço físico localizado em plena Rua Piratininga com a Rua Arthur Thomas, a presença digital da loja é muito forte. A maior parte das vendas acontece online, especialmente pelo Instagram, que se tornou uma vitrine poderosa para o Brasil e até mesmo para o exterior, para onde já enviaram peças via correio, principalmente aos EUA e Europa. “Nosso próximo passo é lançar um e-commerce, expandindo ainda mais a marca”, diz Fabricia com entusiasmo.
A Shopmigah acolhe todas as mulheres, de diferentes idades e tamanhos, oferecendo peças que valorizam a beleza e o estilo da mulher real. “A mulher Shopmigah veste até 48”, dizem Ana e Fá, orgulhosas por promoverem inclusão e diversidade. As peças são pensadas para a mulher que vive a correria do dia a dia, que trabalha, cuida da casa, dos filhos, mas que não abre mão de se sentir bonita e confiante.
Com 45 e 48 anos, respectivamente, Fabricia e Ana sabem o valor da autoestima e da vaidade como pilares do bem-estar. “Temos muito orgulho de inspirar mulheres de todas as idades, adolescentes ou mesmo avós, a se vestirem fora de rótulos e fora de padrões, o importante é sentir-se bem”, contam. Elas ajudaram muitas mulheres jovens e maduras a ousarem mais no visual, reforçando a importância do autocuidado, mesmo diante das adversidades.
A Shopmigah não é apenas uma loja de roupas; é uma comunidade que celebra a diversidade da beleza feminina. Inspirando mulheres a ousarem e cuidarem de si mesmas, Ana e Fá transformaram um sonho em realidade, e, juntas, continuam a construir uma marca que representa resiliência, autoestima e coragem.
PRIMA
VERA ECLE TICA
Babados, brocados, balonês, plissados… Lisos, listrados, estampados, bordados… O que você quer vestir na primavera? A gente tem tudo e algo mais
CURADORIA
Thais Fernandes com vestido estampado Shooter Piratininga.
Isabelly Galhardo veste Maison Tressoldi Festas. Acessórios de Cazza Flor
Thais Fernandes veste camisa, vestido e acessórios Shopmigah
Ana Boutique. Thais Fernandes veste saia estampada e blusa
Ma Donna Boutique. Acessórios Cazza Flor
Michele Fantaussi
usa vestido xadrez e acessórios Dida Su.
Isabelly Galhardo
veste calça e regata Colcci, com acessórios
Cazza Flor
ROCHA GOMES
No cenário empresarial brasileiro, onde a complexidade tributária é um dos principais desafios enfrentados por companhias de todos os portes, Talia Rocha, Myke Gomes e José G. Gomes lideram um time
referência em soluções estratégicas e personalizadas. O escritório Rocha
Gomes é especialista em auditoria, consultoria tributária e negociações complexas, entregando resultados com transparência e muita agilidade
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS RICKARDO ANDRADE
Fundado pelos advogados Myke Gomes e Talia Rocha, com a participação do experiente contador José G. Gomes que tem mais de 40 anos de carreira no ramo de tributação, o escritório Rocha Gomes Auditoria Tributária ganhou todo o território nacional a partir do seu sucesso em mitigar problemas de ordem fiscal e tributária de pequenas e grandes companhias.
Com sede em Cabo Frio, Rio de Janeiro, e Apucarana, no Paraná, o Rocha Gomes Auditoria Tributária está presente em todo o território nacional, com equipes atuando em mais de 13 Estados.
Foram mais de 100 cases dentro do Estado do Paraná, todos vindos por meio de indicação de empresários com Talia Rocha, sócia no escritório, ativamente presente nestas captações, levando-os a estabelecer sua primeira filial física fora do Estado do Rio de Janeiro, consolidando e fortalecendo sua atuação no Sul do País.
Talia Rocha tem experiência de mais de 10 anos no mercado negocial envolvendo multinacionais de mercado interno e externo, no campo de negociações, vendas e
contratos. Ela também tem a experiência atuando na Procuradoria Geral do Estado do Paraná e no Tribunal de Justiça avaliando processos de recuperação judicial, falências e execuções fiscais envolvendo empresas de médio e grande porte dentro do Estado do Paraná.
“Dentre os tantos cases que temos aqui no Paraná, podemos destacar alguns: conseguimos em 45 dias eliminar por completo um débito que estava prestes a judicializar; tem o caso de uma pessoa física que iria pagar 2 milhões de imposto de renda e conseguimos reduzir para 800 mil; e tem o nosso primeiro cliente no Paraná, com quem estamos há 3 anos e já eliminamos mais de 3 bilhões em encargos deste grupo econômico que tem mais de 100 empresas”, esclarece Myke.
O diferencial da Rocha Gomes está na capacidade de oferecer soluções customizadas para problemas que, muitas vezes, parecem insuperáveis para empresários e gestores. Seja na esfera administrativa ou jurídica, o escritório trabalha lado a lado com seus clientes, fornecendo desde o planejamento tributário até a defesa fiscal administrativa,
Talia Rocha e Myke
Gomes têm um escritório voltado para auditoria tributária, com foco em regularização tributária em diversos setores
WIT | MATÉRIA DE CAPA
Ela veste Ventri. Ele veste Aramis
Nós prezamos e valorizamos as parcerias com empresários e seus contadores, administradores, tributaristas e setor jurídico, sem o objetivo de substituí-los, pelo contrário, temos como base fundamental do nosso trabalho formar parcerias sólidas, de transparência e confiança
sempre com o objetivo de mitigar riscos e otimizar a gestão de tributos. “Nós prezamos e valorizamos as parcerias com empresários e seus contadores, administradores, tributaristas e setor jurídico, sem o objetivo de substituílos, pelo contrário, temos como base fundamental do nosso trabalho formar uma parcerias sólida, de transparência e confiança”, explica Talia, Diretora Negocial responsável pelo setor de captação, negociação e operacionalização de clientes.
O escritório Rocha Gomes se destaca pela forma como entende e navega pelo sistema tributário brasileiro, que é amplamente reconhecido por sua complexidade e constante evolução. A equipe, composta por especialistas altamente qualificados, atua com uma abordagem multidisciplinar que abrange desde a análise minuciosa de autuações fiscais até a identificação de oportunidades de economia tributária para empresas de diferentes setores. A presença em vários estados do país possibilita um atendimento personalizado, com soluções adequadas à realidade local de cada cliente.
Um dos pilares do sucesso da Rocha Gomes é a visão estratégica que combina experiência e inovação.
Enquanto José G. Gomes traz a expertise acumulada em décadas de atuação no campo contábil, Myke Gomes agrega um olhar jurídico profundo, com especialização em Direito Empresarial pela FGV e uma formação robusta em negociação pela Harvard Business School. Ao longo de sua carreira, Myke participou de negociações complexas envolvendo o setor público e privado, conduzindo projetos de fusão, aquisição e regularização tributária
com grande sucesso. Juntos, eles formam um time que alia conhecimento técnico a uma visão de mercado diferenciada.
A atuação do escritório vai além da simples resolução de problemas fiscais. “Nosso trabalho não é apenas preventivo, mas também estratégico. Buscamos garantir que nossos clientes possam atuar de forma tranquila, sabendo que sua situação tributária está regularizada e otimizada”, explica Myke. Essa visão proativa tem sido responsável pela consolidação da Rocha Gomes como referência em auditoria e consultoria tributária no Brasil.
A expertise do escritório se reflete na amplitude de serviços oferecidos, que vão desde a revisão tributária até a defesa em processos administrativos e judiciais. O trabalho minucioso de revisão dos tributos pagos nos últimos cinco anos é um dos serviços mais procurados, pois muitas empresas, sem saber, acabam pagando mais impostos do que deveriam. Com a revisão realizada pela Rocha Gomes, é possível recuperar esses valores por meio de compensações junto à Receita Federal, o que pode representar uma economia significativa para as empresas. Outro aspecto que destaca o escritório é sua atuação em negociações fiscais junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Essas negociações são fundamentais para empresas que precisam regularizar dívidas com o governo e, muitas vezes, enfrentam dificuldades em lidar com a burocracia e os entraves legais. A Rocha Gomes assume a liderança nesses processos, apresentando soluções customizadas para cada cliente, desde parcelamentos até a
utilização de créditos tributários para a quitação de débitos.
A Rocha Gomes também se destaca por sua capacidade de atuar em diferentes setores da economia. Seja no varejo, na indústria, no agronegócio ou em transportes, a equipe possui conhecimento profundo das particularidades de cada segmento, o que lhe permite identificar oportunidades específicas de economia tributária e implementar soluções eficientes. “Cada setor tem suas particularidades tributárias, e nossa missão é oferecer uma estratégia personalizada que se adeque às necessidades de cada cliente, independentemente de seu porte ou segmento de atuação”, afirma Talia Rocha.
Além de sua forte atuação no setor privado, o escritório também presta consultoria para o setor público, auxiliando prefeituras e governos estaduais a otimizar suas receitas e equalizar dívidas públicas. Esse trabalho é crucial em um cenário onde a gestão fiscal eficiente pode fazer a diferença na capacidade de investimento de estados e municípios.
A credibilidade da Rocha Gomes não se deve apenas ao resultado de seu trabalho, mas também à transparência e à confiança que constroem com seus clientes. Desde o primeiro contato até a implementação das soluções propostas, a equipe faz questão de manter um diálogo aberto e de garantir que todas as etapas do processo sejam compreendidas. Para os clientes, essa postura se traduz em segurança e tranquilidade, sabendo que suas operações estão em conformidade com a legislação e que possíveis problemas fiscais estão sendo tratados de forma antecipada. Com uma trajetória de crescimento contínuo, a Rocha Gomes se consolidou como um dos principais escritórios de auditoria e consultoria tributária do Brasil, sempre com foco em resultados e na construção de parcerias duradouras. “Nosso objetivo é ser mais do que prestadores de serviço. Queremos ser parceiros estratégicos dos nossos clientes, oferecendo soluções que contribuam diretamente para o crescimento sustentável de suas empresas”, conclui Myke.
Na página anterior, Myke e Talia no escritório inaugurado em Apucarana. Nesta página, de cima para baixo: Time Rocha Gomes no escritório de Cabo Frio, Rio de Janeiro; foto da sala de reuniões da sede em Apucarana; um cafezinho servido pelo staff Rocha Gomes.
RODA
A
RODA
No asfalto ou Off-road, a moto é a paixão em comum deles, convidados da WIT para posar com suas máquinas e compartilhar conosco o que é, afinal, ter poeira no sangue
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS HUEL FRANCO
MARCELO PUZZI
O cardiologista Marcelo Puzzi diz que andar de moto é comparável à medicina: “O segredo é sempre estar com medo da moto. Assim como na medicina, quando você acha que salvou o paciente sempre pode vir uma nova complicação, com a moto precisamos estar sempre atentos, respeitar ela ao máximo e estar preparado para novos desafios”. Ele, em sua BMW R 1250 GS, já foi até na Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, a maior em extensão do mundo, com 240 quilômetros de faixa de areia contínua. Para 2025 o plano é ir ainda mais longe: Machu Picchu, Peru.
ERITON PODANOSCKI
Em sua KTM 1290 Super Adventure R, uma marca austríaca renomada e aclamada pelo público que gosta e entende de moto, Eriton parou às margens da Estrada Zaúna para fazer o que faz de melhor: falar da sua paixão por motos. Tudo começou quando, aos 18 anos de idade, saiu do berço agro para iniciar uma nova vida em Maringá, onde morou inicialmente em uma república. “Aprendi a pilotar moto em uma Yamaha TT 125 do meu amigo da república”. Nesta mesma república morava um amigo que gerenciava a oficina de uma concessionária Honda, de quem veio o convite para fazer parte do time. “Foi quando mergulhei de cabeça no mundo das motocicletas, e cheguei a passar em um concurso muito concorrido que me levou junto de dois colegas para uma experiência de 27 dias na Honda do Japão”. Hoje Eriton tem duas concessionárias, uma em Maringá e outra em Londrina, foi campeão paranaense na modalidade Enduro e, além de praticar, já organizou muitos campeonatos em nível nacional.
SYLVIO FRANCO
Sylvio ganhou a primeira moto do pai quando tinha 14 anos de idade. Era 1978 e a moto uma Honda CG 125. Desde então, Sylvio sempre teve moto. Uma delas, inclusive, fica em exposição permanente na sala da sua casa, uma Honda CB500 Four, comprada zero km por seu pai, e que ele conserva até hoje na família. Na foto, ele posa com sua Harley Davidson Custom, que ele tira da garagem mais aos finais de semana e em viagens programadas com amigos. “Infelizmente andar de moto no dia a dia se tornou perigoso, por causa do trânsito e dos motoristas com quem nos deparamos nele”, lamenta. Sua última viagem de moto a longa distância foi para Tiradentes, que representa mais de mil km rodados até chegar nesta cidade localizada em Minas Gerais. “Fomos em 40 Harleys, com parada para pernoite em Ribeirão Preto. De vez em quando aparecem encontros como estes”, diz animado.
MARCIO R. MARQUES
Marcio nos conta que andar de moto era uma rotina antiga e que com o passar dos anos se tornou seu meio de transporte preferido. Desde menino, sempre quis ter uma moto grande, mais especificamente uma Harley Davidson. “Esse momento chegou quando, na pandemia, com todas as restrições existentes para as atividades que eu costumava fazer, percebi que andar de moto era algo que, além de permitido, poderia me dar muito prazer”. Sua Harley Davidson Fat Boy 114 foi adquirida em 2020 e com ela já viajou para lugares inesquecíveis no Brasil. Agora, o projeto é realizar viagens para o exterior e seu maior sonho é um dia rodar pela U.S. Route 66, a mundialmente conhecida Rota 66. “Pilotar é um momento só meu, onde mantenho o foco na estrada e reflito sobre minha vida. Ótimas ideias para os meus negócios e também projetos e evoluções pessoais surgiram na estrada, sobre duas rodas”.
Fundador do Trail Club de Curitiba e de Maringá, Turkinho aparece aqui na WIT com sua Honda Africa Twin 1100L Adventure ainda suja de lama, um sinal evidente de que o que ele gosta mesmo é de aventuras Off-road. A moto tem uma expressão e significado muito importantes em sua vida, desde cedo. Foi por meio dela que ele parou de fumar aos 20 anos. “Eu falei pra minha mãe ‘me ajuda a comprar uma moto que eu paro de fumar’, e nunca mais voltei a fumar”, conta com orgulho. Na ocasião, a moto adquirida foi uma Yamaha RD 75 de um leilão da Copel, desde então ele já perdeu as contas de quantas motos teve. “A moto é minha válvula de escape, faço trilhas e também viajo em média 35 mil km por ano”.
Qual a maior que você pode deixar para
o seu
FILHO? HERANÇA
Em um mundo secularizado, a maior herança que uma família pode deixar para seus filhos realmente vai além de bens materiais; trata-se de um legado de opor tunidades e valores. Investir e m u m a e d u c a ç ã o d e q u a l i d a d e é proporcionar aos filhos as ferramentas necessárias para que eles possam construir seu próprio futuro. Uma educação de qualidade não apenas ensi-
na conceitos acadêmicos, mas também forma cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a sociedade.
E s c o l h e r u m a e s c o l a q u e par tilh e prin cípios e valores s ó l i d o s é f u n d a m e n t a l . I s s o ajuda a moldar o caráter da criança, incentivando-a a ser r e s p e i t o s a , r e s p o n s á v e l e e m p á t i c a . A l é m d i s s o , u m a m b i e n t e e d u c a c i o n a l q u e valoriza a inclusão e prepara os jovens para viver em um mundo complexo.
Ao investir na educação dos filhos, os pais estão não apenas garantindo um bom desempen h o a c a d ê m i co, m a s t a m b é m cul tivando habilidades sociais e emocionais que serão essenciais ao longo da vida. Esse tipo de investimento é, sem dúvida, a maior herança que um pai pode deixar, pois forma não apenas o f u t u r o p r o fi s s i o n a l , m a s t a mbém o cidadão íntegro e conscie n te q u e fa r á a d i f e re n ç a n o mundo.
A E d u c a ç ã o A d ve n t i s t a t r a z uma proposta educacional, que vem ao encontro dessa necessidade. Um dos nossos maiores objetivos é promover, através da educa ção cristã, o desenvolvim e n to i n te g r a l d o e d u c a n d o , formando cidadãos autônomos, c o m p r o m e t i d o s c o m o b e mestar da comunidade, da pátria e com Deus.
A p r o p o s t a p e d a g ó g i c a d a R e d e E d u c a c i o n a l A d v e n t i s t a v i s a a te n d e r à s n e c e s s i d a d e s
g e r a i s d e a p r e n d i z a g e n s , f o rmando alunos pensantes e criat i vo s . A l é m d i s s o, i n ce n t i va a transformação de conhecimentos em atitudes, a par tir de soluções de problemas relacionados ao cotidiano dos educandos. Fundamentada nas premissas
de uma educação cristã, essa proposta tem como compromisso nor tear as atividades didáticas das escolas da rede, sistematizando a prática pedagógica e o cotidiano escolar, imprimindo a ideia de qualidade do ensino.
Escolha o melhor para o futuro do seu filho, escolha a Educação Adventista.
Estamos com matrículas abertas para 2025.
Entre em contato com a nossa equipe e garanta um futuro de sucesso para o seu filho!
ÚLTIMAS VAGAS
ESPALHADAS PELO MUNDO (44) 99991-1046 ( (44) 3224 -3073
128 anos
A VIDA É
PERFORMANCE
Metas claras e desafiadoras sempre precederam as maiores conquistas da vida do empresário Paulo Henrique Costa, tanto em âmbito profissional quanto pessoal. Com vocês, PH
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO HUEL FRANCO
Em uma manhã de sexta-feira, às 8h, Paulo já estava pronto para receber a reportagem da WIT em seu apartamento. As boasvindas ficaram por conta de Snow, Spitz Alemão xodó da casa, já tão velhinho que até lhe faltam os pêlos. “Isso é calvície canina?”, perguntei. Então Paulo deu um longo discurso explicando que o Spitz está entre as raças que mais sofrem com problemas de pele, como alergias, dermatites e outros termos que eu só conseguiria descrever se à essa altura a entrevista já estivesse sendo gravada. Paulo é assim, bom entendedor e sabedor de tudo o que o cerca.
Tão ágil na fala quanto nos pensamentos. Basta estar com ele e certamente uma avalanche de informações estará à disposição. Se apropria dela quem pode…
Natural de Foz do Iguaçu, Paulo mudou-se para São Miguel do Iguaçu com apenas 1 ano de idade, onde passou a infância. O estilo de vida simples, recheado de brincadeiras na rua, pescarias e aventuras de bicicleta, moldou o espírito explorador e competitivo que o acompanha até hoje. Aos 15 anos, partiu para Maringá para estudar o Ensino Médio quando todos os seus amigos foram para Curitiba ou Foz. “De 100, fui o único a vir para Maringá”, cidade pela qual nutre um carinho especial
e onde vive até hoje. “Por isso sou maringaense de coração”, enfatiza ele.
A escolha por Maringá aconteceu em virtude da proximidade com a pequena Floraí. Seus avós foram fundadores da cidade de Floraí, e sua conexão com a região é sólida. Foi lá que seus pais se casaram, e estar mais próximo da família, mesmo estudando em outra cidade, é um valor que foi sempre presente.
Ele relembra, com gratidão, o apoio familiar que sempre teve. Aos 13 anos, começou a trabalhar no cartório do pai em São Miguel do Iguaçu, o que lhe proporcionou um contato precoce com o mundo jurídico e uma introdução à vida profissional. Ainda jovem, Paulo já havia aprendido sobre disciplina e responsabilidade. “Eu era muito jovem quando fiz um curso de datilografia e aprendi muito cedo diversas competências voltadas para o mundo jurídico e o mundo dos cartórios”.
Foi esse ambiente que o levou a cursar Direito e, mais tarde, a prestar concurso para cartório, onde atuou como oficial titular até os 40 anos. Sua esposa, Fernanda, também é formada em Direito e é, ainda hoje, uma oficial de registro de imóveis.
Paulo sempre acreditou na importância de oferecer
Paulo posa ao lado de vaso ícone em seu acervo vietnamita, usando traje de competições automobilísticas. Ao fundo, uma oliveira centenária, símbolo da resiliência tão presente em sua vida
uma experiência diferenciada, e sua abordagem no cartório não foi diferente. “Não é porque é um serviço público que você não pode vender excelência”, afirma. Ele se destacou por resolver problemas e proporcionar um atendimento ágil, conquistando a confiança de grandes empresas da região de Maringá. “Meu cartório era fora de Maringá, no distrito de Iguatemi, e não era o maior da região, a única forma de eu vender meu serviço era vender uma experiência melhor, por isso passei a atender uma classe empresarial na melhor hora para ele, como sábados, domingos, a noite… e passei a ser conhecido como o cara que resolve problemas”, afirma.
Mas Paulo sabia que havia algo mais para explorar. O espírito empreendedor e a paixão por aprender o impulsionaram a novas fronteiras. Fez cursos no Sebrae e na Associação Comercial de Maringá, mergulhando em temas como gestão, finanças e planejamento estratégico. Foi nesse momento que ele percebeu que suas habilidades poderiam ser aplicadas em outros campos. “Eu sou um vendedor”, reflete ele, ao recordar a decisão de fundar a Organne, marca de vasos de luxo que rapidamente se destacou no mercado.
A Organne começou com quatro amigos em 2008, mas, após algumas saídas de sócios, Paulo assumiu o controle junto com um parceiro, e juntos transformaram a empresa em uma referência no segmento de decoração
o que nos faz chegar ao cume é um objetivo claro, comprometimento, capacitação e, acima de tudo, renúncia
e design. “Na minha experiência como cartorário aprendi muito com o erro dos outros, durante anos vi empresas gigantes se esfacelar por ego e vaidade, vi pequenas empresas crescerem muito, vi problemas de sucessão familiar acabar com o negócio, e vi também empresas fecharem por acreditar que um modelo de negócio de 10 anos atrás funcionaria hoje”, conta ele.
Essa visão de “performance”, presente em cada aspecto de sua vida, não se limita ao mundo empresarial. Paulo sempre foi movido pela disciplina e pelo treino, seja no karatê, esporte no qual foi campeão paranaense e brasileiro, seja no automobilismo, sua paixão desde criança. “Hoje, eu corro com um Voyage 777 na competição nacional de carros clássicos chamada Gold Classic”, diz ele com orgulho, enquanto descreve a sensação de estar atrás do volante em uma prova de alta performance.
Desde criança Paulo sempre acompanhou de perto provas de automobilismo, com ênfase na Fórmula 1 e no seu grande ídolo, Ayrton Senna. Foi no ano de 1995 que ele deu o primeiro passo para transformar esta paixão em esporte, quando se matriculou em uma aula de pilotagem em Londrina e comprou seu primeiro carro de corrida, um Voyage. Das aulas ele logo se viu fazendo uma prova em Londrina, depois Cascavel, Curitiba, e quando percebeu já estava disputando campeonatos estaduais.
O gosto pelo desafio também o levou a escalar três das sete montanhas mais altas do mundo, o circuito Seven Summits. As jornadas ao Kilimanjaro, na África, ao Monte Elbrus, na Rússia, e ao Aconcágua, nos Andes, foram experiências transformadoras para Paulo. “Escalar montanhas de altitude é onde o filho chora e a mãe não vê. O desafio é grande, e a vontade de superar tem que ser maior”, filosofa ele, ao recordar momentos de superação extrema, como derreter gelo para beber água e enfrentar temperaturas congelantes.
Paulo compara essas experiências de montanha com sua trajetória nos negócios. “Momentos difíceis exigem decisões claras e assertivas. Tal como nas montanhas, o que nos faz chegar ao cume é um objetivo claro, comprometimento, capacitação e, acima de tudo, renúncia”, afirma ele. Para Paulo, tanto no esporte quanto no empreendedorismo, é preciso estar preparado mental e fisicamente para enfrentar os desafios diários e alcançar o topo.
Paulo é movido por desafiar-se, constantemente. Recentemente colocou na cabeça que queria fazer kitesurf, e foi lá para Fortaleza, nas praias de Cumbuco e Preá – consideradas as melhores do país para a prática do esporte – ter aulas práticas de kitesurfing. “Kite é muito difícil, é um ciclo de desenvolvimento pessoal e paciência
muito grande, mas sempre que eu me lanço um novo desafio, o que tenho em mente é exatamente onde quero chegar. Metas claras, foco, propósito tem tudo a ver com esporte e com a vida empresarial também, e você pode perceber que entre grandes empresários há sempre um cara que se destaca no Ironman e outras modalidades”.
Essa mentalidade de alta performance também é algo que ele busca transmitir aos seus filhos. Bruno, de 19 anos, estuda Empreendedorismo em São Paulo, enquanto Laura, prestes a completar 23 anos, cursa Medicina em Maringá. Para Paulo, é importante que eles entendam que empenho e desempenho não são sinônimos. “Não adianta trabalhar 15 horas por dia sem eficiência”, alerta ele, reforçando a importância de se trabalhar de forma inteligente e estratégica.
Com uma trajetória que combina negócios, esporte e superação pessoal, Paulo Henrique Costa é o exemplo vivo de que a vida é, de fato, uma performance constante. Para ele, não há limites para o que se pode conquistar quando se tem uma meta clara, disciplina e, claro, paixão pelo que se faz.
E para conhecer ainda mais o Paulinho, vá no Spotify e confira seu projeto PHCast, o Podcast com ele no comando de um bate papo com uma galera super relevante. Viva o Paulinho!
Na imagem principal: PH no cume do Aconcágua, nos Andes. Nas demais imagens, seu Voyage disputando prêmios de automobilismo Brasil afora
Luppi Agropecuária
Em um Estado tipicamente conhecido pela agricultura, o pecuarista
Rafael Luppi vem estabelecendo um dos mais tecnológicos confinamentos de gado de corte do Paraná. É dele a primeira fazenda com automação no Estado, dotada do sistema mais avançado do mundo em otimização e eficiência biológica de rebanho, que gera uma produção de novilhas para cortes nobres, voltados a um público de alto padrão de consumo
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTOS HUEL FRANCO
A história da Luppi Agropecuária é marcada por determinação, inovação e evolução ao longo dos anos, refletindo o espírito empreendedor de João Luppi e sua família. Há mais de 50 anos, João Luppi, pai de Rafael Luppi, começou sua jornada como pecuarista, sendo o pioneiro da família. Desde pequeno, Rafael acompanhava o pai nas fazendas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, onde a família se estabeleceu definitivamente há cerca de 30 anos.
“Lembro de visitar as fazendas com meu pai, ainda criança, de chupeta na boca, com menos de 3 anos de idade, sempre na companhia do meu pai e do meu irmão, Cesar”, relembra Rafael.
João Luppi, além de pecuarista, possuía uma transportadora, que foi a base para a expansão de suas propriedades rurais. Com o tempo, ele começou a trocar sua frota de caminhões por terras, construindo um verdadeiro império agropecuário no Paraná. À medida que seu irmão foi se afastando dos negócios do campo e assumindo a transportadora, Rafael foi naturalmente abraçando as responsabilidades nas fazendas.
Rafael aprendeu com o pai todos os aspectos da pecuária tradicional, que se baseava em métodos extensivos, com o gado solto. No entanto, ele viu a oportunidade de modernizar
e intensificar a produção. Com o apoio do pai, começou a experimentar o semi-confinamento e outros métodos intensivos, que permitiram mais ciclos de produção e maior rentabilidade. “A Luppi Agropecuária nasceu quando, no Natal de 2014, encorajei meu pai a delegar a mim a gestão de uma fazenda onde eu pudesse aplicar, na prática, tudo o que havia aprendido por meio de cursos e do benchmarking que fiz nas principais fazendas de confinamento do país”.
A fazenda sede da Luppi Agropecuária está localizada em Ivaté, a poucos quilômetros de Umuarama, Paraná. De um abate de 300 animais no primeiro ano, a Luppi Agropecuária chegou a 6.900 cabeças abatidas no ano passado, com uma perspectiva de 9.200 abates em 2024 e uma meta de 18.000 para 2025, tornando-se um dos maiores em número de abates no Paraná. A fazenda busca excelência em seus trabalhos e também em bem-estar animal. Desde sua implantação, aumentou o número de baias de confinamento de 8 para 50, planejando manter 5 mil animais estáticos em breve.
Rafael pensa em cada detalhe, inclusive em como tornar a fazenda um ambiente de trabalho mais leve, para isso, trouxe o cargo de RH, hoje feito por sua mãe Samara Resquetti. “Porque para mim a maior riqueza da empresa são os colaboradores”.
Rafael Luppi posa diante de uma de suas unidades de confinamento. Ao fundo, área de plantação de toda a silagem utilizada na alimentação dos bovinos. Uma fazenda tecnológica e sustentável
Foto do caminhão automatizado que usa tecnologia embarcada para fazer a leitura, por meio de chip, de cada baia, identificando cada estágio do confinamento e fazendo a distribuição de alimento de forma eficaz para cada animal
TECNOLOGIA DE PONTA
Um dos grandes diferenciais da Luppi Agropecuária é seu foco em tecnologia e inovação. Rafael tem o objetivo de transformar a fazenda em uma referência em tecnologia pecuária no Paraná, um Estado mais conhecido pela agricultura do que pela pecuária. A Luppi é a primeira fazenda no Paraná a implementar um sistema de automação completo, que permite controlar precisamente a alimentação de cada animal. Com o uso do sistema FarmTell Beef, considerado um dos mais tecnológicos do mundo na pecuária, a fazenda consegue monitorar diariamente o consumo de cada animal, controlar os custos e otimizar a eficiência biológica do rebanho. “No sistema tradicional os animais eram alimentados por livre demanda, hoje fala-se em eficiência biológica, que quantifica o que o animal consome e converte em crescimento e produção. Essa eficiência é crucial para a sustentabilidade e rentabilidade da produção pecuária, pois influencia diretamente os custos de alimentação e os ganhos econômicos do negócio”, explica Rafael.
A fazenda está dívida por setores como recria intensiva a pasto e enfermaria, já o confinamento está sub-dividido em quarentena, adaptação, crescimento e terminação que fecha o ciclo de engorda, garantindo um manejo mais eficiente e detalhado. O aprimoramento da carcaça também é um foco, com atenção especial ao acabamento, marmoreio e precocidade dos animais, seguindo as exigências das cooperativas do Paraná. Rafael destaca que, antigamente, o boi era abatido com 4 anos de idade, enquanto hoje, o objetivo é abater bois com 2 anos e novilhas com 13 meses, garantindo uma carne mais saborosa e de alta qualidade. “O Paraná é conhecido a nível Brasil
por produzir uma carne muito saborosa, por isso estamos usando tecnologia e ciência para aumentar ainda mais nosso Estado nos rankings de melhores carnes nobres do país”, declara Rafael.
Além de todas essas inovações, a Luppi Agropecuária busca ser sustentável, plantando e colhendo, dentro dos limites da fazenda, toda a silagem utilizada na alimentação do gado. A automação não se limita à alimentação: desde o carregamento de ingredientes até a mistura dentro dos caminhões, tudo é feito de forma automatizada, garantindo precisão e eficiência no manejo do rebanho. “Um colaborador conduz o caminhão que automaticamente faz a leitura, por meio de chip, de cada baia e identifica cada estágio do confinamento, fazendo a distribuição de forma eficaz para cada animal, além de fornecer em tempo real gráficos com índices de assertividade que me dão parâmetros diários dos custos de produção e da fazenda como um todo”, explica Rafael.
Atualmente, a Luppi Agropecuária conta com uma equipe direta de 30 colaboradores formais, além de mais 20 colaboradores indiretos. A empresa abate 50% de seus animais para frigoríficos e o restante sob sua própria marca, a Luppi Carnes Nobres, garantindo controle total sobre a qualidade do produto final.
A história da Luppi Agropecuária é uma narrativa de transformação e modernização contínua, guiada pela visão de Rafael Luppi e pelo legado de seu pai. Com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade, a fazenda se destaca no cenário pecuário do Paraná e do Brasil, sendo um exemplo de como tradição e modernidade podem caminhar lado a lado para criar um futuro próspero e sustentável na agropecuária.
ANDREA MARRANO TRAVEL DESIGNER
Além de viagens personalizadas e roteiros selecionados, a agência de Andrea Marrano lança serviço de gerenciamento de milhas
TEXTO VINÍCIUS LIMA FOTO ACKLEY SERRANO
Viajar com conforto de classe executiva gastando o mesmo valor de classe econômica parece impossível? Não mais! A travel designer Andrea Marrano acaba de lançar uma novidade que promete transformar a forma como seus clientes acumulam e utilizam suas milhas. Com um serviço de gestão de programas de milhagem exclusivo, Andrea auxilia seus clientes para aproveitarem ao máximo das promoções para compra ou ganho de milhas, aumentando o acúmulo e garantindo que cada viagem seja feita com ainda mais vantagens.
O grande diferencial está na possibilidade de emitir passagens em classe executiva gastando o mesmo valor que seria necessário para voar em classe econômica. Isso é possível graças ao sistema que identifica as melhores oportunidades
de resgate de passagens executivas utilizando menos milhas. Imagine voar com mais conforto, espaço e serviços de bordo exclusivos, sem pesar no bolso!
Outro diferencial da agência de Andrea Marrano está em localizar destinos que vão “bombar” no futuro, mas que ainda têm preços super atraentes. “São destinos super exclusivos, mas ainda pouco explorados, por isso conseguimos preços muito atraentes, potencializando ainda mais o valor das milhas acumuladas por nossos clientes”, explica Andrea.
Agora que você já conhece as vantagens do gerenciamento de milhas, que tal planejar sua próxima aventura? Separamos três destinos tendência para você explorar e aproveitar ao máximo:
A Europa Oriental vem conquistando cada vez mais viajantes. A Eslovênia encanta com suas paisagens montanhosas e o famoso Lago Bled, um dos cenários mais fotogênicos do continente. Já a Croácia, com suas praias cristalinas e cidades históricas como Dubrovnik, oferece uma mistura perfeita de história, cultura e belezas naturais. Com voos que frequentemente entram em promoção, esse é o momento de conhecer essas duas joias da Europa.
O roteiro sugerido por Andrea pela costa Dalmácia, abriga os melhores destinos que combinam cidades medievais super preservadas e paisagens naturais de tirar o fôlego. A viagem começa em Split, com tour pelo centro histórico da cidade, incluindo o Palácio de Diocleciano e a magnífica Golden Gate. Em seguida, explora os belos lagos de águas cristalinas do famoso Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, uma das maiores maravilhas naturais da Europa reconhecida como
Patrimônio Mundial da Unesco.
LOS CABOS, MÉXICO
Se você busca uma experiência única, a África do Sul é o destino ideal. Com safáris impressionantes e a icônica Cidade do Cabo, é possível explorar desde a vida selvagem até vinícolas renomadas, com paisagens de tirar o fôlego. E para quem acumula milhas, é um destino que frequentemente oferece ótimas oportunidades de resgate, inclusive para voos em classe executiva. Um luxo acessível para uma viagem inesquecível!
A sugestão de roteiro de Andrea Marrano começa pela capital Cidade do Cabo, incluindo o famoso conjunto de montanhas Table Mountain, o jardim botânico Kirstenbosch e o colorido bairro de Bo-Kaap, um dos mais antigos e charmosos da cidade; as vinícolas de Franschhoek, conhecida como a capital da comida e do vinho sul-africano, e segue para Costa das Baleias, região famosa pelas paisagens e praias pitorescas. O roteiro termina com a melhor experiência de safáris no Parque Nacional do Kruger, o maior parque nacional do país e um dos mais conhecidos do mundo!
Com praias paradisíacas e uma vibrante vida noturna, Los Cabos é o lugar perfeito para quem quer relaxar e curtir ao mesmo tempo. Este destino, que combina o charme do Pacífico com uma atmosfera sofisticada, é ideal para uma fuga romântica ou férias em família. E o melhor: frequentemente aparecem promoções de milhas para voar até lá, o que torna o destino ainda mais atraente. Situada no extremo sul da Península da Baja California, no lado Pacífico do México, o paraíso declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco é conhecido pelas paisagens, pela gastronomia espetacular e excelente infraestrutura hoteleira, com opções que atendem casais, famílias e grupos de amigos.
Repleto de hotéis e resorts, o corredor turístico da região é formado por duas principais cidades: a pitoresca San José del Cabo, que conserva o autêntico estilo mexicano em ruas de pedras, restaurantes íntimos e boutiques; e a badalada Cabo de San Lucas, com bares animados e centros comerciais próximos ao ancoradouro.
ÁFRICA DO SUL
WIT ACONTECE
A seguir, um giro social por cenários onde passa do bom e do melhor...
KINA APRESENTA O NOVO AORA COM PALESTRA DE CARPINEJAR
O Instituto Kina Essential Balance celebra 7 anos de inauguração com uma novidade: AORA Invisible Dentistry, uma spin-off da marca que promete colocar a clínica ainda mais próxima do público maringaense. Para celebrar este momento, uma palestra do renomado poeta Fabrício Carpinejar emocionou a todos.
Sophia Kina
Vania Volpato Kina, Fabrício Carpinejar, Sidney Kina
Vera Lucia e Fabiola Tasca
Aníbal e Tania Verri
Ione Junqueira e Carlos Favoretto Nikolas Barros
Lucio Kanashiro
Antonio Fiel, Angélica Fiel
Marcela Quirino
Keila Campos
Georgia Kina
Valdemar Lima, Marli Waterkemper
LOTEADORA JARDIM LANÇA CONDOMÍNIO NAVEGANTES
Em momento festivo nos domínios do Noah, a família Jardim reuniu clientes amigos e investidores para apresentar oficialmente o Condomínio Navegantes, o primeiro do grupo às margens do Rio Paraná. Que sucesso!
Rafaella Lanfranchi
Terezinha Perin
Renato Alencar
Ely Nogueira
Nícolas Oliveira, Stella Ferreira
Elton Carvalho, Ageu Torino, Renan
Michelli Guiciardi
Fabricio Bergamasco, Thalita Targa
Marli e Antonio Neto Erica e Luciano Braz
Aline e Adriele Jardim
Alexandre de Paula, Verônica Ramos, Beatriz Almeida Angelica Fernandes, Ed Menoia Maikel e Hugo Michelin
Glaucia Peron, Luis Bannach
Cidinha e José Luiz Jardim
CLÍNICA M.KLEIN DE CASA NOVA
A Dra. Micheline Klein reuniu convidados especiais para a inauguração de seu novo endereço, sua nova clínica em Umuarama, um espaço maravilhoso assinado por Edgar Monteiro. A noite festiva contou com a presença da WIT e do people que você confere aqui. Sucesso à M.Klein!
Vanessa Caldas
Dani Bartholo, Rodrigo Bartholo
Leonardo Klein
Sabrina Falaschi
Rô Locateli
Mariana Longhini, Mariana Boleta
Ana Luiza Biasi
Aline Ruge, Iolanda
Edgar Monteiro
Micheline Klein
André Klein
Matheus e Andressa Gomiero
Rejane
Fernando Munhoz, Fer Leitão
Sophia Furlan, Cyntia
Aline Mantovani
Marcia Matsumoto
ROCHA GOMES INAUGURA 1ª FILIAL NO SUL DO PAÍS
Estabelecida na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a Rocha Gomes Auditoria Tributária está presente em todos os Estados Brasileiros. Sua atuação no Sul, porém, levou o grupo a inaugurar sua primeira filial física fora do Estado do Rio de Janeiro, um escritório em Apucarana que na sua abertura se tornou palco de uma festa para amigos e empresários locais, com gastronomia de Sheyla Hermoza, drinks de Cia de Bar e direção de Lu Paina. As fotos são de Ricardo Andrade.
Desire Rosete, Nayara Matulo e Aline Galmacci
Alisson Rossete e João Matulo
Daniel dos Santos Neto
Myke Gomes e Talia Rocha
Daniel Revetria, Fábio Vargas
Sarah Rizzo, Matheus Bertolini, Tiago Guadagnini, Netling Camilla
Denise Benvenuto
Murilo Prado e Heloísa Prado com Myke e Talia
Adan Lenharo
Família Gomes e Família Rocha
Apresentador Silverado, José G. Gomes, Dr. Teodoro e Prefeito Júnior
Hugo Galmacci
Joice e Thiago Federovicz
Carlos Alberto e Leonardo Gonçalves
Valéria Sartori, Maria Fernanda e Fernando Sartori
Myke e Talia com Ariane e Beto Bittencourt
Myke e Talia com Silvane Stipanich e Aurélio Pontes
Myke e Talia com Raggi Feguri e Cris Feguri
Luciene e Jairo Paina
Pedro Maistrovicz e Adriana Maistrovicz
Camila Herrera e Paulo Campos
Eigidio Camargo
BLACK BULL STEAKHOUSE
A Black Bull Steakhouse, unidade Cerro Azul, abriu as portas para o seu primeiro Festival de Queijos, Massas e Vinhos, um evento que vai fazer parte do calendário da casa com periodicidade mensal. Na noite, clientes e convidados puderam provar das iguarias preparadas pelos Chefs Maicon Sunelaitis e David Ricardo. Simplesmente delicioso!
Aline Bertechini e Ana Bertechini
Maju Morais
Geovana Sordi e Clarinha
Nádia Corsi e Rodrigo
Juliana Tasim e Barbara Brambila Fábio Salvador
May Caroline
Yasmin Castaldelli
Patricia Botti Pacheco
Gledson Pacheco e AlexandreGasparotto
Douglas Emiliano e Andréia Silva Alexandra Mello
Lucas bertechini, Silvio Barros, Sandra Jacovós, Ricardo Mendes
COM VOCÊS: GALERIA PRC ARUNA
Aclamadíssima e muita aguardada, a inauguração da Galeria PRC Aruna marca oficialmente o início de uma transformação chamada Cidade Aruna, um ecossistema urbano em plena Gleba Itororó. Só podia ser da PRC Empreendimentos. Maravilhoso!
André Buzzo, Raphael Ferreira, João Ferreira
Nelson Freitas
Eduardo Paulino
Gustavo Sabaini
Alessandra Izelli Bernadete Barros
Kássila Nasser
Guilherme Ribeiro, Bruna Macedo Silvinho Iwata
Miriam Parmezani, Nelson Freitas Marina Mewes
Elseli Moreno, Gabriel Vecchi e Cesar Moreno
Ulisses Maia Fernanda Monteiro, Marcelo Liberati
Katrinne e Guilherme Morroni José Carlos Barbieri
João e Maria Clara Drzeviechi Cezar e Claudio Ivantes
Daoud e Analia Nasser
Pedro Buzzo e Marcela Koster
Caroline Ferreira
Glaucia Gatto e Alexandre Buzzo
Josef e Ana Maria Lorena Nazário
Silvio e Fátima Iwata Vinícius Lima, Nelson Freitas, Hamilton Mariano
Pedro, Adriana e André Buzzo
Dani Motta e Wanderlei Jr.
Cadu Ribeiro e Carol
Camila e Thiago Abrão
Raphael Ferreira Téo Granado
REVISTA WIT & SWAROVSKI apresentam WIT FASHION WOMAN
AKLO, COLCCI, ENTHUSIASM, PÁPRIKA e ZINA foram as marcas que brilharam na passarela do WIT Fashion Woman, em noite linda, nos domínios da Sierra Maringá, que está de endereço e casa nova, nos altos da XV. O ritmo da noite foi embalado pela DJ Raq Lima, com direito à gastronomia deliciosa do Chef Matheus Nicolosi, frisantes Adega Bedetti, drinks de Vivi Galanti, apresentação de Vanessa Belei, ambientação de Flor de Elis e, claro, o brilho reluzente de Swarovski. Coordenação de Vera Gurgel. Tudo muito lindo!
Vanessa Bellei Deleise Demczuk
Duda Cito, Ari Vatanabe e Karol Beker Dani Corona
Tati Egoroff
Adriana Albuquerque
Sílvia Sirotti Meurer
Stéphanie e Carol Leila Andrades e Simone Carvalho
Ana Paula Libório
Andressa
Nely Ardenghi
Magda Egoroff
Silvia Brito
revista wit |
Patricia Palma Manu Telles, Andressa Gomiero
Malu Fernandes, Vera e Nina Gurgel
Fernanda Fernandes e Fernanda Carrasco
Milena Oliveira Dani Picolli
Mônika e Barbara Ganem
Andrea Marrano
Michelle Paniça Paula Locks
Valentina e Dani Georgeto Tabata Recco e Juliana Feliciano
Karol Beker, Duda Cito e Mavi Lopes
Inez Amorim
Rosi Ortega Ana Claudia Libório
ANNA CLAUDIA & LUIZ GUILHERME
Em Umuarama, no Jardim de Versailles, ao som do Grupo Maggiore, Anna Claudia Françolin e Luiz Guilherme Lopes Lima protagonizaram um momento Wedding inesquecível, com direito a cenas emocionantes, carregados de lágrimas de alegria. A comemoração no Umuarama Country Club foi um capítulo à parte, com gastronomia do Buffet Vivaro, doces de Ligia Grisolia e os famosos e deliciosos bem casados de Izas blablabla. O ponto alto de tudo foi a sessão musical que teve Star Beatles, Banda Scope e a Big Time Orquestra. Todos dançaram até o sol raiar. Vale registrar aqui a decoração de Wilma Bellotto, que tanto para cerimônia quanto para a festa apresentou um trabalho de tirar o fôlego de todos. O casal Mansano registrou tudo. Thais Mariani respondeu pela assessoria.
A Catedral de Nossa Sra. da Glória em Maringá serviu de cenário para o sim de Giovana Feio Ribeiro e Hugo Miliatti Caldeiras. A décor de Beto Burim imprimiu uma linguagem minimalista jamais vista, quase que sem flores, mas ainda assim muito marcante. Neste cenário Giovana rompeu a passarela e, perfeita, surgiu em um Versandbrand, ao som majestoso do Coral Ébano. No altar, seu Hugo a aguardava tomado de emoção. A cerimônia foi tocante, linda. No Country o decorador abalou geral. Uma profusão floral em verde e branco sem fim com várias espécies de orquídeas, ornithigalum, brassicas, cinéria marítima, eriynginum e flor de cenoura, o que resultou num ambiente magistral. Para animar os convidados teve o Nova Tentação, DJ Marcos Godoy e o Ebolive. O Buffet Planalto respondeu pela sessão gastronomia de dar água na boca. A sessão doceria ficou por conta de Giovana Tintori e Carla Sales. Victor Knaben clicou tudo e Karla Rossi respondeu pela assessoria impecável, que produziu uma das Wedding Sessions mais show da temporada.
César Caldeiras, Edina Miliatti, Hugo, Giovana, Inez Amorin Costa, Francisco Feio Ribeiro Filho